• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Voltei pro Arch mesmo fiquei viciado nesse sistema de atualizações dele. Como eu imaginava, fiz muita coisa errada na instalação anterior, não é a toa que ficou estranho a performance dele, já começando pelo lixo do grub, essa bosta só presta pra encher o saco.

Estou usando o bootctl/systemd pra gerenciar os sistemas, é muito melhor que o grub, mas estou com um probleminha. O bootctl não enxerga a partição do windows 10, mas o motivo eu sei, preferi instalar a EFI do Arch numa partição própria, pois caso desse merda em algo eu poderia bootar no windows sem problemas.

Pesquisando um pouco, vi que é possível configurar o systemd pra reconhecer o windows, mas não faço a mínima ideia do que adicionar nos arquivos loader.conf e arch.conf, que foi os arquivos criados na instalação do Arch. Vc sabe como adiciono a entrada do windows no systemd @Tiago Flanker?
 
Cara eu cheguei a rodar ela sem sucesso, não consegui chegar a instalação, parece que o MD5 da .iso da época tava bugada, aí desisti.
As vezes sai tanta coisa ao mesmo tempo que você não consegue emplacar algumas e depois de um tempo você simplesmente esquece, mas acho que deve valer a pena.

Voltei pro Arch mesmo fiquei viciado nesse sistema de atualizações dele. Como eu imaginava, fiz muita coisa errada na instalação anterior, não é a toa que ficou estranho a performance dele, já começando pelo lixo do grub, essa bosta só presta pra encher o saco.

Estou usando o bootctl/systemd pra gerenciar os sistemas, é muito melhor que o grub, mas estou com um probleminha. O bootctl não enxerga a partição do windows 10, mas o motivo eu sei, preferi instalar a EFI do Arch numa partição própria, pois caso desse merda em algo eu poderia bootar no windows sem problemas.

Pesquisando um pouco, vi que é possível configurar o systemd pra reconhecer o windows, mas não faço a mínima ideia do que adicionar nos arquivos loader.conf e arch.conf, que foi os arquivos criados na instalação do Arch. Vc sabe como adiciono a entrada do windows no systemd @Tiago Flanker?

Pow amigo vou ficar te devendo, o GRUB as vezes me deixa na mão mas ainda assim insisto nele, boa sorte se eu souber de algo te aviso.
 
Cara eu cheguei a rodar ela sem sucesso, não consegui chegar a instalação, parece que o MD5 da .iso da época tava bugada, aí desisti.
As vezes sai tanta coisa ao mesmo tempo que você não consegue emplacar algumas e depois de um tempo você simplesmente esquece, mas acho que deve valer a pena.



Pow amigo vou ficar te devendo, o GRUB as vezes me deixa na mão mas ainda assim insisto nele, boa sorte se eu souber de algo te aviso.
Tranquilo, em outro fórum me recomendaram usar apenas a partição do windows, mas ai vai se tornar um problema ainda maior, pois nem sei por onde começar.

Então caso eu decida usar a partição do windows, eu teria que refazer todo o procedimento de instalação do Arch, mas apenas a parte da montagem da EFI? Isso é possível fazer pelo próprio sistema ou tem que ser feito pelo pendrive de instalação outra vez?
 
A parte da EFI já resolvi, deixei mesmo tudo junto na partição EFI do windows, assim o systemd realmente reconhece os dois sem problemas. Achei que ele não tinha a função chainload, ele tem, mas ela só funciona se tudo estiver na mesma partição, em partições separadas ele não funciona, ai só com o grub mesmo.
 
Última edição:
Pessoal, qual a vantagem de montar as partições do Arch tudo em ext4? Estava vendo um vídeo de um gringo no yt, ele montou todas as partições do Arch em ext4, claro tirando a swap, que tem a formatação própria, quais as consequências de montar a EFI em ext4? Há alguma vantagem nisso?
 
Pessoal, qual a vantagem de montar as partições do Arch tudo em ext4? Estava vendo um vídeo de um gringo no yt, ele montou todas as partições do Arch em ext4, claro tirando a swap, que tem a formatação própria, quais as consequências de montar a EFI em ext4? Há alguma vantagem nisso?

Olha eu não sei explicar em detalhes, tem várias documentações explicando na rede, creio eu que se você instalar em EXT4 você não se arrependerá, é um sistema de arquivos user friendly, não te deixará na mão concerteza.
Black você utiliza o linux em um SSD ou unidade mecânica(HDD)? Pois o EXT funciona perfeitamente em qualquer das duas unidades.
 
Olha eu não sei explicar em detalhes, tem várias documentações explicando na rede, creio eu que se você instalar em EXT4 você não se arrependerá, é um sistema de arquivos user friendly, não te deixará na mão concerteza.
Black você utiliza o linux em um SSD ou unidade mecânica(HDD)? Pois o EXT funciona perfeitamente em qualquer das duas unidades.
Em HDD ainda, mas pretendo adicionar um SSD nesse ano que vem, deixar o HD para arquivos apenas.
 
Pessoal, se tem algo que me sempre me incomodou nas distribuições linux são suas fontes, acho elas bastante feias, no Arch não é diferente. Queria uma configuração de fontes que deixasse meu sistema com uma aparência de fontes parecida com a do windows, pois se tem algo que gosto do windows é o modelo e qualidade de suas fontes.

Firefox no linux as fontes são um horror, feia demais, ficam embaçadas e sem brilho, feia mesmo. Estou usando no momento a configuração desse link - https://www.reddit.com/r/archlinux/comments/5r5ep8/make_your_arch_fonts_beautiful_easily/, mas não gosto dessa configuração, ainda não acho a ideal.

Quais configurações de fontes ficam legais no arch, que tenha uma boa aparencia nos aplicativos, como o Firefox? No firefox, por exemplo, estava vendo um site de mangás, onde o título dos mangás ficam em cima da imagem do mesmo, no firefox no windows fica certinho, mas no arch, a frase fica uma parte por trás da imagem, fica desproporcional, é bizarro. Tem como consertar esse problema de fontes ficarem foram de alinhamento também?

Vou testar o pacote ttf-mscorefonts-installer na live do kde neon, quero ver como o FF fica com esse pacote
 
Última edição:
Tem que ver a questão de patentes.
Eu já meio que me acostumei, sempre gostei de Arial e Arial itálico, mas acho que pra mim foi fácil pois sempre utilizei distros baseadas em Debian no início e elas tinham fontes bem harmoniosas!
 
Pessoal, no Windows sei que o VLC não é lá essas coisas, mas vi que ele evoluiu muito nas últimas versões, ficou bem mais completo, mas ainda prefiro o bom e guerreiro mpc-hc.

Mas no Linux, como ele é/está? Sempre usei o mpv, pra mim, acho difícil algum player de vídeo ter a performance excepcional que ele tem, é leve e super foda pra rodar videos em altas resoluções, nesse ponto acho ele melhor até o o mpc-hc do windows.

Mas ele tem algo que incomoda, o fato de não ter uma interface, é um porre fazer tudo por atalhos, mexer nas configurações então esquece, é tudo via texto, uma chatisse só. No linux, o vlc tem o mesmo nível de qualidade que o mpc-hc tem para com o windows?

Como no KDE Neon o vlc vem por padrão, caso ele seja bom, deixo o mesmo como padrão, mas se não for, vou de mpv mesmo, pois já estou mais acostumado, o que vcs me dizem?
 
Pessoal, no Windows sei que o VLC não é lá essas coisas, mas vi que ele evoluiu muito nas últimas versões, ficou bem mais completo, mas ainda prefiro o bom e guerreiro mpc-hc.

Mas no Linux, como ele é/está? Sempre usei o mpv, pra mim, acho difícil algum player de vídeo ter a performance excepcional que ele tem, é leve e super foda pra rodar videos em altas resoluções, nesse ponto acho ele melhor até o o mpc-hc do windows.

Mas ele tem algo que incomoda, o fato de não ter uma interface, é um porre fazer tudo por atalhos, mexer nas configurações então esquece, é tudo via texto, uma chatisse só. No linux, o vlc tem o mesmo nível de qualidade que o mpc-hc tem para com o windows?

Como no KDE Neon o vlc vem por padrão, caso ele seja bom, deixo o mesmo como padrão, mas se não for, vou de mpv mesmo, pois já estou mais acostumado, o que vcs me dizem?

Pra rodar música desde que conheci o Audacious poucas vezes experimentei alguma alternativa.
O VLC aqui na Debian based roda de boas, com o mesmo critério do Audacious, vi, gostei e fiquei.
 
Pra rodar música desde que conheci o Audacious poucas vezes experimentei alguma alternativa.
O VLC aqui na Debian based roda de boas, com o mesmo critério do Audacious, vi, gostei e fiquei.
Testar ele aqui, se rodar bem igual o mpv fico com ele. E aproveitando, tem algum programa ou extensão no kde neon que faça download de vídeos do yt?
 
Última edição:
^^ Pow também tô procurando.
No AntiX tem o "mps youtube" mas achei meio complicado de usar, fica estilo terminal, tem até um "how works" bom mas no final não funfa, me decepcionou, tomara que apareça um fórum user que saiba manipular e deixar aqui uma tuto pois senti uma frieza nesse programa
 
^^ Pow também tô procurando.
No AntiX tem o "mps youtube" mas achei meio complicado de usar, fica estilo terminal, tem até um "how works" bom mas no final não funfa, me decepcionou, tomara que apareça um fórum user que saiba manipular e deixar aqui uma tuto pois senti uma frieza nesse programa
É algo que sinto falta, no windows temos várias opções, já pra linux não faço ideia se tem alguma e caso tenha qual seja. Sei que no mpv tem aquele youtube-dl, mas não entendo como ele funciona. E aproveitando, vc pode me recomendar alguns programas pra verificar temperatura, tipo o aida64 do windows?

Achei bacana esse que o carinha do average linux usa http://averagelinuxuser.com/wp-content/uploads/2018/11/KDEneon_about.jpeg, é bacana demais esse addon.
 
Eu usava isso aqui no linux, mas de um temp pra cá as dependências tem surgido quebradas e nunca mais consegui instalar, uma pena, ótimo programa!

 
Testei a live do deepin e não gostei do estilo dele, só vi beleza e nada mais. Agora algo que queria saber é se vale a pena criar a partição swap. Tenho 8gb de ram, nunca vi o arch ou kde neon usar mais de 2gb de ram, vale a pena criar ela?

Estou assistindo um tutorial de novembro do ano passado de um carinha no yt, ele só criou a efi e o restante deixou pro sistema, nem perdeu tempo separando a /, home e etc, deixou o restante pra tudo, acho até mais interessante assim, pois imagino a partição root lotada e a dor de cabeça pra estendê-la sem ferrar o resto do sistema. O que acham, evito a swap?
 
Última edição:
Fui tentar instalar o Driver 390 da Nvidia no Devuan, mano, que trabalho! E o tiro foi pela culatra, fiz isso pra ter um acesso melhor da GT730 que tem aqui e substituir o Nouveau, acabou que o sistema na hora do "autoremove" removeu os pacotes do "Devuan" ao invés de substituir os drivers nouveau...
Ou seja, quando o sistema foi atualizado e reiniciado só inicia em modo texto e não tem nada nesse mundo que recupere o gerenciador de sessão e a GUI das DE's que foram instaladas...
Lamentável, ainda bem que tinha uma "a mais"

Testei a live do deepin e não gostei do estilo dele, só vi beleza e nada mais. Agora algo que queria saber é se vale a pena criar a partição swap. Tenho 8gb de ram, nunca vi o arch ou kde neon usar mais de 2gb de ram, vale a pena criar ela?

Estou assistindo um tutorial de novembro do ano passado de um carinha no yt, ele só criou a efi e o restante deixou pro sistema, nem perdeu tempo separando a /, home e etc, deixou o restante pra tudo, acho até mais interessante assim, pois imagino a partição root lotada e a dor de cabeça pra estendê-la sem ferrar o resto do sistema. O que acham, evito a swap?

Cara se você for usa swap tenha em mente que se a instalação estiver em um HDD vale a pena, agora se tiver em SSD já complica um pouco pois não é recomendável.
Acho que você usa HD né Black?
 
Mint rodando liso no notebook.....

Peguei um servidor antigo da empresa que foi desativado....coloquei como minha estação....Linux Mint 19.1 Cinnamon rodando em um Xeon...kkkkk
 
Rodrigo tu tá usando Xeon plataforma 772(LGA 775) ou ainda mais antigo(ou mais recente)?
Cara como é bom usar o linux, eu tava chateado com os problemas de modulação que o sistema apresenta, o processador(Athlon 64 x2 65nm) tá "farofando" rodando emulador de play 1 e navegador ao mesmo tempo, e pra variar não consigo rodar o Firefox 32 bit, mas nada que um palemoon não resolva e ainda de quebra economize um absurdo de memória rodando com todos sites completos! Viva!
 
Rodrigo tu tá usando Xeon plataforma 772(LGA 775) ou ainda mais antigo(ou mais recente)?
Cara como é bom usar o linux, eu tava chateado com os problemas de modulação que o sistema apresenta, o processador(Athlon 64 x2 65nm) tá "farofando" rodando emulador de play 1 e navegador ao mesmo tempo, e pra variar não consigo rodar o Firefox 32 bit, mas nada que um palemoon não resolva e ainda de quebra economize um absurdo de memória rodando com todos sites completos! Viva!

Fala chefe.

Estou usando um Intel Xeon E3-1220v3 (3.1 GHz/4-core/8MB/80 W).

O servidor é esse:

https://support.hpe.com/hpsc/doc/public/display?docId=emr_na-c03761153
 
^^ Só é um Xeon 4gen só, e rodando linux...
É como fosse um i7 né produção?
Baba baby! kkkkkkkkkkk
 
Algo que notei foi que o Firefox fica bem melhor se instalado do zero, copiei as fontes do windows 10, estou usando o Neon, cansei um pouco de bater cabeça no Arch, vou treinar outro momento via VM, depois rodei o comando fc-cache e iniciei o FF, de cara já notei que fica muito melhor não usar backup de outro sistema, pois como eu tinha apenas um backup do Windows o jeito era usar ele pra não perder tudo.

Mas resolvi ir de instalação limpa no Neon, apenas peguei os favoritos da versão windows, as configurações do prefs.js, fui editando o ff do Neon manualmente, pois algumas coisas diferem da versão windows, mas a maioria é tudo igual. Até o momento estou gostando do FF, as fontes, boa parte delas estão sendo carregadas normalmente, alguns sites aindaa estão carregando fontes diferentes, mas estão agradáveis, então nem me importo. Acho que vou apenas pegar o histórico do ff do windows, pois tem muita coisa ali que nem lembro mais de onde pesquisei, vai me ajudar, espero que o arquivo formhistory.sqlite do windows seja compatível com a versão do Neon.
 
Última edição:
Pessoal, hoje estou com um probleminha bem chato no Neon e não estou sabendo resolver. Toda vez que tento atualizar o sistema via pkcon refresh e pkcon update ou apt-get update da esse erro aqui:

Erro fatal: E: http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu bionic InRelease is not (yet) available (Cannot initiate the connection to br.archive.ubuntu.com:80 (2801:82:80ff:8000::5). - connect (101: Network is unreachable) Could not connect to br.archive.ubuntu.com:80 (200.236.31.4), connection timed out)

Como resolvo isso? Até ontem tava tudo normal, não mudei nada nas configurações do roteador, está a mesma coisa que estava ontem. O que pode tá gerando esse erro?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo