• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Testei rapidamente o FreeBSD 12.0 e o sistema esta muito rapido, apesar de ter bugs normais para algo novo. A aceleraçao grafica esta muito boa, mesmo em uma gpu onboard (HD4600). E o mais incrivel e a fluidez do sistema que, no caso, testei o GhostBSD. Vale a pena testar e usufruir do ZFS, mas fica o alerta: nao tem compatibilidade para o EXT4, apenas EXT2 nativamente. O FreeBSD vem sendo negligenciado desnecessariamente, trata-se de um bom sistema.

No momento estou usando o Linux Deepin 15.8 ja atualizado, porem, os acentos para teclado portugues nao funcionam como deveriam: portugu^es n~ao... Apesar deste problema, o sistema esta muito profissional e configuravel, eu diria que o Deepin esta a um passo de ter licença paga.
 
Também tô testando o calculate Linux, mas já estou de prontidão com o AntiX, devo ficar com duas distros no PC, o AntiX não me abandonou quando precisei então vai me acompanhar por um bom tempo, com MATE ele fica simplesmente perfeito!
Já o Devuan, infelizmente a maldição dos pacotes(você só instala ele tipo como é com o Antergos, com conexão a internet) quebraram uma maravilhosa promessa...
E a saga do distrohopping continua...
 
Estou que nem vc Tiago, procurando uma distribuição linux pra usar permanentemente. Usei o Manjaro por um bom tempo, usei a versão dele com KDE e que coisa linda, entendi o porque do pessoal na época gostar bastante de distribuições baseadas no Arch, até pensei em instalar o Arch mesmo pra testar, mas não sei se consigo me virar com aquela penca de comandos via texto e nem saberia o que configurar, prefiro uma distribuição no estilo Manjaro mesmo.

Uma que já vinha cogitando testar há algum tempo mesmo na época do Manjaro era o Antergos, ela é uma boa distro, tá valendo a pena seu uso nos dias de hoje? De início, ainda preciso deixar o windows 10 na máquina, pois infelizmente tem algumas coisas que ainda preciso dele, o Antergos é fácil de usar em dual boot? Ele possui suporte total a frescura do secure boot, tipo o ubuntu, pelo menos nele eu não era obrigado a desativar o SB na bios, podia instalar o mesmo que ia de boa.

Uso a onboard do 4770k, ele funcionaria tranquilo em uma onboard?
 
^^ Cara nunca experimentei o Antergos em Desk, tentei instalar ele em um notebook de um amigo, como já estava familiarizado com o Manjaro e teoricamente, satisfeito continuei assim.
Foi uma quebra de pacotes e dificuldade para atualizar que me fizeram desistir do Manja, coisa que aconteceu com o Devuan, mas são casos diferentes que parecem ter o mesmo sintoma, acho que no Devuan conseguiria solução até mais fácil que no Manja, foi decepcionante...
Cara te digo, experimenta o AntiX no Mate DE, vai gostar, só peca mesmo no sistema que o KDE não fica legal, parece que vem "bugado" e você não consegue mexer direito.
Tô usando o calculate(baseado no Gentoo) mas a barba tá de molho com o Antix, e ainda tem uma partição do Manjaro com arquivos da pasta Home a mais de um ano, mas a cada dia que passa sinto bastante confiança no Calculate, ele com HDD de laptop dá boot em 35 sec, já o AntiX o boot é de praticamente 60 sec
 
usei o Antergos por mais de 2 anos até trocar pelo Arch Linux.
Foi a partir dele que eu comecei a usar mais linux do que ruwindow$ no pc,
hoje em dia não sei como a distro está. O fórum do Antergos é ótimo, com usuários muito amigáveis.
Sempre obtive respostas quando abri tópicos lá.
Atualmente uso Arch Linux em duas máquinas simples com intel hd graphics, uma rodando Gnome e a outra, KDE Plasma.
 
usei o Antergos por mais de 2 anos até trocar pelo Arch Linux.
Foi a partir dele que eu comecei a usar mais linux do que ruwindow$ no pc,
hoje em dia não sei como a distro está. O fórum do Antergos é ótimo, com usuários muito amigáveis.
Sempre obtive respostas quando abri tópicos lá.
Atualmente uso Arch Linux em duas máquinas simples com intel hd graphics, uma rodando Gnome e a outra, KDE Plasma.
Estou com a maior vontade de testar o Arch, gostei demais do Manjaro que é uma distro feita com a base dele, mas a parte de instalação do Arch me deixa assustado.

Estava vendo alguns vídeos no yt sobre a instalação dele, um fala de um jeito, outro de forma diferente, fiquei mais confuso do que já estava. Mas notei que a instalação dele não é tão complicada assim, vc tem ou sabe de algum tutorial explicativo de forma simples que ensine a instalar o Arch? Fiquei com mais dúvidas foi no processo das partições, visto que minha placa-mãe é UEFI. Vi alguns tutoriais falando da pasta EFI, que tem que criá-la na instalação e tal, qual a forma certa de particionar o HD pra instalação do Arch?
 
Última edição:
O Devuan não tem Live assim como o Arch, sempre consegui instalar mesmo no modo gráfico como no texto, já que ele seguia o modo janelas onde você fazia as opções de instalação, agora já não sei se o Arch SystemD já tem alguma facilidade pra lhe dar com essa questão.
 
Estou com a maior vontade de testar o Arch, gostei demais do Manjaro que é uma distro feita com a base dele, mas a parte de instalação do Arch me deixa assustado.

Estava vendo alguns vídeos no yt sobre a instalação dele, um fala de um jeito, outro de forma diferente, fiquei mais confuso do que já estava. Mas notei que a instalação dele não é tão complicada assim, vc tem ou sabe de algum tutorial explicativo de forma simples que ensine a instalar o Arch? Fiquei com mais dúvidas foi no processo das partições, visto que minha placa-mãe é UEFI. Vi alguns tutoriais falando da pasta EFI, que tem que criá-la na instalação e tal, qual a forma certa de particionar o HD pra instalação do Arch?
Eu não uso UEFI. Essa porcaria não tem vantagem nenhuma, só atrapalha.
Eu criei um roteiro próprio de instalação após fazer algumas pesquisas sobre como instalar o Arch.
O particionamento também pode ser feito por algum programa com interface gráfica.
 
O problema da instalação do Arch é que o modo texto permite várias e variadas formas de instalação. Então, cada um faz do seu jeito. Sugiro testar algumas formas antes pelo VirtualBox e usar a que você se sentir mais confortável. A Wiki deles tem um tutorial, se estiver na dúvida, SEMPRE siga a wiki. https://wiki.archlinux.org/index.php/Installation_guide Em relação ao particionamento, você pode fazê-lo com um live de qualquer outra distro e, na instalação, do Arch já usar essas partições já criadas. Agora, se quiser usar Arch e Fedora, se prepare para muitas, muitas atualizações mesmo (praticamente diárias).

Eu já tentei usar o Arch, não me adaptei porque não tinha paciência de, toda semana, ter que baixar 2, 3GB ou, as vezes, até mais de atualização. Me adaptei mais ao Manjaro por isso, tem um ciclo mais longo de atualização. Já usei o Antergos e tive alguns problemas com bugs. Recentemente, para ser exato, a uns 5 dias, tentei instalar de novo aqui no pc. Tentei com duas isos diferentes (usei a minimal e a live "normal"), e ambas com a integridade chegadas e, não sei por qual motivo, não davam boot após instalação. Na primeira vez ele ficava numa tela preta e na segunda dava kernel panic. Acabei desistindo do Antergos e acabei instalando o Fedora 29.

Concordo com o @cygnusx-1, esse negócio de UEFI é meio confuso. Se tiver a opção de não usar lá nas configurações, eu não usaria também, não.

Por fim, esse troço de ficar caçando distro é danado. Não existe distro perfeita, uma hora ou outra você se depara com um bug ou com alguma coisa que vai dar chateação. Eu acho mais fácil achar a família que você se encaixa, .rmp, .deb etc, que ficar procurando distros que tem a mesma base. Porque, essas, tem uma possibilidade muito limitada de apresentar diferenças entre si.
 
O problema da instalação do Arch é que o modo texto permite várias e variadas formas de instalação. Então, cada um faz do seu jeito. Sugiro testar algumas formas antes pelo VirtualBox e usar a que você se sentir mais confortável. A Wiki deles tem um tutorial, se estiver na dúvida, SEMPRE siga a wiki. https://wiki.archlinux.org/index.php/Installation_guide Em relação ao particionamento, você pode fazê-lo com um live de qualquer outra distro e, na instalação, do Arch já usar essas partições já criadas. Agora, se quiser usar Arch e Fedora, se prepare para muitas, muitas atualizações mesmo (praticamente diárias).

Eu já tentei usar o Arch, não me adaptei porque não tinha paciência de, toda semana, ter que baixar 2, 3GB ou, as vezes, até mais de atualização. Me adaptei mais ao Manjaro por isso, tem um ciclo mais longo de atualização. Já usei o Antergos e tive alguns problemas com bugs. Recentemente, para ser exato, a uns 5 dias, tentei instalar de novo aqui no pc. Tentei com duas isos diferentes (usei a minimal e a live "normal"), e ambas com a integridade chegadas e, não sei por qual motivo, não davam boot após instalação. Na primeira vez ele ficava numa tela preta e na segunda dava kernel panic. Acabei desistindo do Antergos e acabei instalando o Fedora 29.

Concordo com o @cygnusx-1, esse negócio de UEFI é meio confuso. Se tiver a opção de não usar lá nas configurações, eu não usaria também, não.

Por fim, esse troço de ficar caçando distro é danado. Não existe distro perfeita, uma hora ou outra você se depara com um bug ou com alguma coisa que vai dar chateação. Eu acho mais fácil achar a família que você se encaixa, .rmp, .deb etc, que ficar procurando distros que tem a mesma base. Porque, essas, tem uma possibilidade muito limitada de apresentar diferenças entre si.
Entendi, seguirei seu conselho @JoséDaSilvaSauro, estava pensando em fazer um dual com o windows 10, mas já fiz com o Manjaro antes e o resultado não foi muito legal, era bug atrás do outro, em ambos os sistemas, tanto que preferi formatar tudo e instalar só o Manjaro apenas, pretendo fazer o mesmo com o Arch.

Uso um hd de 1tb pro sistema, algo que fico em dúvida é o tamanho que escolho pra partição "/". No site do Arch recomendam que use entre 23~32GB, é nessa partição que ficam os programas, certo? Devo colocar esse valor ou 100gb, como fiz na época que usei o Manjaro? Quero usar o KDE como DE principal, adoro essa interface, quais os pacotes necessários para a instalação da mesma? E por último tenho uma dúvida final sobre driver de vídeo, no caso uso o vídeo onboard do i7 4770k, como é o processo de instalação de driver intel, na época que usei o Manjaro ele mesmo instalou e configurou tudo de boas, mas vi que driver intel é bem chato o suporte, é tranquilo no Arch?
 
Sinceramente se não for um cenário bem específico, pra usuários gerais melhor manter tudo em uma partição. Mais fácil de gerenciar. Se for aplicação as vezes eu mantenho em partições distintas (exemplo do squid, geralmente monto uma partição separada pro cache com algumas opções pra melhorar o desempenho).

E swap de pelo menos 1GB inicial.
 
Decidi instalar o Mint mesmo, vou usá-lo pra aprender sobre o Arch via máquina virtual, quando estiver com um nível de aprendizado bacana sobre ele faço uma instalação limpa, pois ainda tenho dependências de algumas coisas do windows, ainda não dá pra removê-lo de uma vez, jogos é um dos motivos então vou de dual e pelo que pesquisei, o mint funciona muito bem nesse quesito e a versão atual dele está muito bonita.
 
Bom, atualizando esse comentário, venho informar que instalei o Arch, em dual boot com o Windows 10 LTSC e tá funcionando normalmente, foi até mais simples do que eu imaginava. Aprendi muita coisa interessante nessa saga de instalação do Arch e uma delas é que o ideal é sempre criar a partição EFI para o Linux, mesmo que já exista a do windows, pois assim é super simples de desmontar o dual boot, caso eu queira ficar apenas com o windows novamente, basta deletar as partições do Arch e pronto, windows iniciando de boas, pois o grub está instalado na partição EFI que criei para o Arch, deixei a do windows intacta.

Reservei 100GB para o arch e particionei ela em 4 partes: EFI, /, Home e Swap, depois disso foi tranquilo a instalação, mas tive um problema ao reiniciar. A porra do grub simplesmente não detectava a partição do windows :mesa:, mas bastava montar a partição EFI do windows e dar o comando grub-mkconfig e ele reconheceu normalmente agora, as vezes a wiki do arch atrapalha muito mais do que ajuda.

Agora não sei o que devo fazer na pós instalação, instalei o KDE como DE principal, junto do SDDM, tá funcionando bem, o sistema veio quase pelado, sem nada, só o basicão as configurações, nem gerenciador de arquivos veio, foi tentar acessar a pasta home e cadê o treco? :bwahaha: Não sabia que precisava instalar ainda o pacote kde-applications, depois que instalei ele apareceu vários aplicativos, como o gerenciador de arquivos, agora sim o dolphin tá rodando.

Agradeceria se vcs pudessem me passar dicas de como configurá-lo, quero melhorar ainda mais a performance e visual dele, quero configurar coisas como a parte de energia, nele as opções estão bem capadas, não tem nada de configurações mais avançadas.
 
Última edição:
Bom, atualizando esse comentário, venho informar que instalei o Arch, em dual boot com o Windows 10 LTSC e tá funcionando normalmente, foi até mais simples do que eu imaginava. Aprendi muita coisa interessante nessa saga de instalação do Arch e uma delas é que o ideal é sempre criar a partição EFI para o Linux, mesmo que já exista a do windows, pois assim é super simples de desmontar o dual boot, caso eu queira ficar apenas com o windows novamente, basta deletar as partições do Arch e pronto, windows iniciando de boas, pois o grub está instalado na partição EFI que criei para o Arch, deixei a do windows intacta.

Reservei 100GB para o arch e particionei ela em 4 partes: EFI, /, Home e Swap, depois disso foi tranquilo a instalação, mas tive um problema ao reiniciar. A porra do grub simplesmente não detectava a partição do windows :mesa:, mas bastava montar a partição EFI do windows e dar o comando grub-mkconfig e ele reconheceu normalmente agora, as vezes a wiki do arch atrapalha muito mais do que ajuda.

Agora não sei o que devo fazer na pós instalação, instalei o KDE como DE principal, junto do SDDM, tá funcionando bem, o sistema veio quase pelado, sem nada, só o basicão as configurações, nem gerenciador de arquivos veio, foi tentar acessar a pasta home e cadê o treco? :bwahaha: Não sabia que precisava instalar ainda o pacote kde-applications, depois que instalei ele apareceu vários aplicativos, como o gerenciador de arquivos, agora sim o dolphin tá rodando.

Agradeceria se vcs pudessem me passar dicas de como configurá-lo, quero melhorar ainda mais a performance e visual dele, quero configurar coisas como a parte de energia, nele as opções estão bem capadas, não tem nada de configurações mais avançadas.

Boa. Já foi instalando direto, hein. Seguiu mais a wiki mesmo? Eu também acho que, por excesso de informação, tem hora que ela (a wiki) deixa a gente meio perdido mesmo. Porque eles põe muitas informações para o artigo ficar bem completo.

Qual parte de energia? O visual é só instalar temas e adicionar um wallpaper bonito, uai. :)

Nesse vídeo, embora o cara use o KDE Neon (a distro) ele dá uma boa passada nas personalizações básicas do KDE, veja se ajuda:
 
Boa. Já foi instalando direto, hein. Seguiu mais a wiki mesmo? Eu também acho que, por excesso de informação, tem hora que ela (a wiki) deixa a gente meio perdido mesmo. Porque eles põe muitas informações para o artigo ficar bem completo.

Qual parte de energia? O visual é só instalar temas e adicionar um wallpaper bonito, uai. :)

Nesse vídeo, embora o cara use o KDE Neon (a distro) ele dá uma boa passada nas personalizações básicas do KDE, veja se ajuda:

Um pouco dela, de alguns outros usuários, mas usei como base os vídeos do carinha do softwarelivre ou sejalivre, não lembro qual o nome do canal dele, foi o melhor tutorial explicativo que encontrei sobre instalção do arch para novatos, me ajudou a entender muita coisa sobre ele e uma delas foi justamente criar uma partição EFI específica para o Arch, não usar a do Windows, pois caso a partição EFI tenha problemas é mais fácil resolver.

Ainda estou tentando achar o equilíbrio perfeito, acho que estou chegando lá, mas tem algo que tá me incomodando e muito, isso é mais gosto pessoal apenas. Tem como eu configurar o KDE pra ficar com as fontes com a mesma aparência do Windows 10? Se tem algo que acho muito bonito no win10 são as fontes padrões, tanto para janelas, programas, aplicativos e etc, acho essa configuração de fonte padrão do KDE um horror. Como faço pra configurá-lo e deixá-lo com a apararência das fontes do windows 10?
 
vc instalou as fontes noto no kde?
Acho que não são instaladas por padrão, aí fica uma porcaria mesmo.
 
vc instalou as fontes noto no kde?
Acho que não são instaladas por padrão, aí fica uma porcaria mesmo.
Abri as configurações de fontes e elas estão em todas as opções, acho essa fonte um horror. Creio que ela deve ter sido instalada quando instalei o pacote kde-applications. Já adicionei as fontes do windows 10 no Arch, segui o tutorial da wiki pra copiar as fontes do windows, funcionou perfeitamente, então dá pra usá-las sem problemas. Caso precise delas já estão instaladas.
 
O KDE Neon é uma boa distro? Estava vendo uns vídeos dele e gostei bastante do que vi, praticamente a instalação dele é bem parecida com a do Arch, vem pouquíssimos programas instalados, bem enxuto, gostei disso. Que usa pode me falar um pouco sobre a experiência de usá-lo no dia a dia?
 
Se você já ouviu falar no kubuntu, então você não vai encontrar dificuldades.
O KDE Neon é baseado no Ubuntu/Debian, pelo que vi deve ser bem interessante, mas por enquanto não quero experimentar nada em SystemD.
 
Foi lançando o a nova versão da distro do Linux Mint. Acho que ele muito bom.
 
Usando o Mint 19.1 tanto no notebook como no desktop do trabalho, e está perfeito.

Já tinha migrado tudo para o Mint a uns dois meses....Windows agora somente na maquina virtual para utilizar o sistema da empresa.
 
Usando o Mint 19.1 tanto no notebook como no desktop do trabalho, e está perfeito.

Já tinha migrado tudo para o Mint a uns dois meses....Windows agora somente na maquina virtual para utilizar o sistema da empresa.

Realmente o Mint esta muito bom, mas eu sou o contrário, uso o Windows para desktop normal até porque uso programas de terceiros e todos são plataforma Windows, mas para projetos de trabalho sempre é Linux, um sistema que uso apenas para administração de sistemas.
 
^^ Cara nunca experimentei o Antergos em Desk, tentei instalar ele em um notebook de um amigo, como já estava familiarizado com o Manjaro e teoricamente, satisfeito continuei assim.
Foi uma quebra de pacotes e dificuldade para atualizar que me fizeram desistir do Manja, coisa que aconteceu com o Devuan, mas são casos diferentes que parecem ter o mesmo sintoma, acho que no Devuan conseguiria solução até mais fácil que no Manja, foi decepcionante...
Cara te digo, experimenta o AntiX no Mate DE, vai gostar, só peca mesmo no sistema que o KDE não fica legal, parece que vem "bugado" e você não consegue mexer direito.
Tô usando o calculate(baseado no Gentoo) mas a barba tá de molho com o Antix, e ainda tem uma partição do Manjaro com arquivos da pasta Home a mais de um ano, mas a cada dia que passa sinto bastante confiança no Calculate, ele com HDD de laptop dá boot em 35 sec, já o AntiX o boot é de praticamente 60 sec

Atualizando, até tentei usar o AntiX/MX, mas não deu, não gostei da DE e nem do sistema dos 2, é estranho e chato demais pra mim, pelo visto, vai ser difícil eu esquecer do Arch, aquele sistema de atualização e instalação de pacotes dele é muito foda.

Vou reinstalá-lo novamente, dessa vez vou corrigir algumas falhas da instalação anterior, uma delas é referente a partição EFI, não vou criar outra, usarei a do próprio windows, usar uma separada deixou o GRUB meio louco, ficou ruim de manuseá-lo, pois qualquer mudança, ele perdia as configurações do windows, por isso vai ficar tudo na partição dele. A outra correção vai ser em relação a DE, se eu soubesse jamais teria instalado a KDE-applications, foi um vacilo daqueles, esse pacote instalou um bocado de porcaria que eu sequer uso e só precisava do pacote do dolphin, mas o vacilão foi eu, bastava um pacman -S dolphin e o problema estaria resolvido. Espero que faça certo dessa vez, algo que ainda preciso entender é sobre a instalação do driver intel, o certo é aquele xf86-video-intel? Ele já habilita a aceleração vaapi ou é preciso instalar o driver vaapi-intel?

O vídeo dessa cara até mostra uma instalação do Arch de uma maneira bem simples e rápida , mas isso é apenas pra instalação limpa, não faço ideia de como configura dessa forma pra dual boot, alguém entende esse parada do bootctl? Nos comentários falam que é muito mais prático usar o bootctl do que o grub, eu mesmo nunca gostei do grub, sempre ferra alguma coisa, o que vcs acham?

 
Última edição:
^^ Então amigo @blacklynx nesse caso é sempre bom você ter uma máquina virtual pra manter a barba de molho, eu gosto de distro hopping e com a tua config tu roda sussa qualquer VM que quiser.
Eu também adoro o Manjaro, Antergos e todas aquelas sub distros baseadas no Arch, o parábola foi o último que tentei rodar(instalar) mas desisti mesmo.
Por enquanto tou tentando emplacar alguma distro baseada em Debian por causa do APT, o pacmam e o Yaourt me deixaram na mão de uma maneira que tirei umas férias deles.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo