[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Ta tentando instalar pelo Intel Graphics Update Tool?

Aparece alguma mensagem de erro ou algo do tipo?

Sim é pelo Intel Graphics, ele até chega a instalar mas nada acontece pois os cortes continuam do mesmo jeito, tentei com outras distros e o problema continua

Em outro notebook que tenho aonde o video é um HD 4000 ele instala sem problemas algum, nao só esse como o da Nvidia tambem

Essa vai ser a ultima vez que pego notebook Acer pois desde a instalação até a conf da bios é uma briga pra colocar Linux nessa marca haha
 
Entre Debian e Fedora, pra usuário domestico, o que vale mais?

Vai de gosto. O Debian é famoso pela estabilidade. Já o Fedora por estar sempre no topo das atualizações e novos recursos disponíveis para o linux, pois ele são uma versão de teste, um laboratório da RedHat, porém, gratuito.

O Debian usa apt e tem um suporte as versões por um tempo maior. Quando sai uma versão nova, normalmente, a antiga anda tem algum tempo de suporte e atualização. O Fedora (praticamente, a primeira distro a fazer uso do systemd) funciona por versões, sempre que sai uma nova, a antiga deixa de ser atualizada. O gerenciador de pacotes deles eram o YUM, que foi substituido pelo DNF. Atualmente o Debian tá na versão 9 e o Fedora na 27.

Em síntese, fica a gosto do freguês. Se tiver um hardware mais antigo, recomendo o Debian. Caso contrário, como disse, fica a seu gosto. Eu instalaria o VirtualBox e testaria os dois e veja qual te agrada mais. Ambos tem um comunidade muito grande e você não terá problemas com ajuda e informação na internet.
 
Gente, eu trabalhei na Itautec, empresa onde é feito o Librix. O cara que desenvolve o Librix dentro da Itautec é um psicopata. O cara tem problemas sérios de desvio de conduta, de falta de equilíbrio, de falta de ética. Ele tem problemas psicológicos. O nome dele é Fernando José Trindade. Esse Fernando é um cara que já fez várias grosserias dentro da empresa com colegas de trabalho, já fez assédio moral em colega, já fez bullying em colega e já fez chacotas pesadas com colega. Ele também já tentou puxar tapete de colega dentro da empresa. É um cara muito mau-caráter, anti-ético, mesquinho e desvirtuado moralmente. Ele já fez várias coisas imorais. E isso tudo é fato. É a mais pura verdade. Várias pessoas já viram ele fazer essas coisas. E a Itautec é uma empresa muito inidônea. A Itautec possui práticas desonestas, corruptas e erradas. Na Itautec não há meritocracia, não há plano de carreira, o salário é abaixo do mercado, os benefícios são ruins, ocorrem demissões em massa frequentemente, a rotatividade é alta, não dão aumento salarial, ocorre muito assédio moral dentro da empresa e maus-tratos e grosserias, ocorrem brigas, ocorrem ofensas, o ambiente é pesado, não há um clima bom. A empresa está indo mal e perdendo mercado. É uma empresa fracassada que só decai. Eu passei por lá e vi tudo isso. Conheço pessoas que trabalharam lá e confirmam tudo o que eu falei aqui também. Várias pessoas foram trabalhar lá e passaram por transtornos, constrangimentos, maus-tratos, grosserias, puxação de tapete e muita coisa ruim. Conheço pessoas que sofreram lá e se arrependeram profundamente de ter ido para lá (assim como eu também me arrependi). A administração é ruim e a maioria dos gestores são incompetentes, desonestos, injustos e mafiosos. Não recomendo usarem o Librix, pois é cheio de bugs e problemas, e é feito por uma empresa descreditada com todos esses defeitos aqui citados.

Eu acho muito corajoso seu relato, infelizmente as pessoas são muito conformadas com ambientes de trabalho como esse que você descreveu, não tem a coragem de relatar assim, de desabafar.
Mesmo aqui não sendo um espaço com esse objetivo fica valendo o seu texto, tomara que um dia isso acabe, ambiente de trabalho nas grandes metrópoles é isso aí ou pior...
Boa sorte e sucesso caso tenha que usar alguma resolução em um ambiente de trabalho que repita todo esse incômodo.
Em lembrar que a Google e a Microsoft já foram consideradas as melhores empresas pra se trabalhar na história do capitalismo, e serem empresas-vitrine do ramo da informática, uma pena uma empresa com um apelo de marketing consolidado como a Itautec ser essa selva toda...
Viva o Linux e voltemos ao objetivo do tópico.
 
Boa noite galera.
Pessoal, Atualmente para PCs com Ryzen, qual distro ta apresentado melhor suporte/estabilidade?
meu uso é simplesmente para aprender, e estudar programação e testar outras distros por VM, jogar como secundário(simplesmente para não reiniciar toda vez pra jogar um único jogo)
Acabei de trocar para o PC da assinatura, pelo que pesquisei esta tendo alguns problemas com o Ryzen em distros Linux, e já fiquei meio estressado ao tentar instalar o SteamOS, quero evitar futuras frustrações.
Alguma recomendação?
 
Última edição:
^^ Tente o Opensuse ou Ubuntu.
Se tiver um pouco de paciência com tutoriais, vá de Arch.
 
Galera boa noite, entre o Ubuntu Gnome3 e o Mate, qual é mais estável e que consome menos?
 
Galera boa noite, entre o Ubuntu Gnome3 e o Mate, qual é mais estável e que consome menos?

Incomparável. O Mate é muito mais econômico nos recursos que o Gnome. Embora, ele seja uma especie de fork do Gnome 2. O Gnome, para muitos, é um excelente DE, eu não gosto pela falta de personalização e pelos problemas que ele apresenta, eventualmente, como o vazamento de memória que rolou uns tempos atrás. Respondendo a pergunta, se quer economia de recursos e estabilidade, vá de Mate. Mas, como disse, para muitos o Gnome é um excelente DE e não dá problemas e tal. Se for usar nessa máquina da assinatura, acho que nem notara a diferença entre os dois. A não ser a diferença de recursos entre os dois.

Se você for testar o Gnome, não se assuste se ele estiver usando, logo de cara, uns 2 gigas de ram. Ele faz isso de proposito.
 
Incomparável. O Mate é muito mais econômico nos recursos que o Gnome. Embora, ele seja uma especie de fork do Gnome 2. O Gnome, para muitos, é um excelente DE, eu não gosto pela falta de personalização e pelos problemas que ele apresenta, eventualmente, como o vazamento de memória que rolou uns tempos atrás. Respondendo a pergunta, se quer economia de recursos e estabilidade, vá de Mate. Mas, como disse, para muitos o Gnome é um excelente DE e não dá problemas e tal. Se for usar nessa máquina da assinatura, acho que nem notara a diferença entre os dois. A não ser a diferença de recursos entre os dois.

Se você for testar o Gnome, não se assuste se ele estiver usando, logo de cara, uns 2 gigas de ram. Ele faz isso de proposito.

Na real vou usar em um note: i7 3ª gen - 8gb
 
Na real vou usar em um note: i7 3ª gen - 8gb

Se precisa de menos consumo de recursos para tarefas pesadas ou quer um DE mais "normal" que o Gnome, opte pelo Mate. Se não faz questão da diferença pode usar o Gnome mesmo. Eu, pela minha experiência e preferência, ficaria com o Mate. Com essa configuração você nem vai notar diferença. Para mim, o Gnome é muito engessado, prefiro DE's mais simples e personalizáveis como o Xfce. Aliás, tem o Xubuntu, uma boa distro da família oficial do Ubuntu. Testa os dois (Gnome e Mate) em modo live pelo pendrive e escolha o de sua preferência.

Outra sugestão, se quer uma distro leve e fácil de usar, que consome poucos recursos, eu testaria o Linux Mint com Xfce. Tá imbatível, na minha opinião, nos quesitos leveza, facilidade de uso e estabilidade.
 
Se precisa de menos consumo de recursos para tarefas pesadas ou quer um DE mais "normal" que o Gnome, opte pelo Mate. Se não faz questão da diferença pode usar o Gnome mesmo. Eu, pela minha experiência e preferência, ficaria com o Mate. Com essa configuração você nem vai notar diferença. Para mim, o Gnome é muito engessado, prefiro DE's mais simples e personalizáveis como o Xfce. Aliás, tem o Xubuntu, uma boa distro da família oficial do Ubuntu. Testa os dois (Gnome e Mate) em modo live pelo pendrive e escolha o de sua preferência.

Outra sugestão, se quer uma distro leve e fácil de usar, que consome poucos recursos, eu testaria o Linux Mint com Xfce. Tá imbatível, na minha opinião, nos quesitos leveza, facilidade de uso e estabilidade.

Qual seria, basicamente, a diferença entre a Cinnamon, Mate e a Xfce do Mint?
 
^^ E você Rodrigo? Solucionou os problemas com a leitora de CB e a scanner?
O que eu sinto mais falta nesse tópico é de distros OpenRC, tipo gentoo, funtoo, devuan, antix... Esse último parece muito especial, mesmo quando o Manjaro dava umas travadas por causa do HD em 5400 rpm ele rodava sussa na máquina virtual mesmo com a carga de memória batendo lá no teto, se eu arrumar um sshd acho que vou instalar pra uso contínuo.

O tópico do raspberry mostra que o linux do pessoal na maior parte de tempo é pra uso de servidor de arquivos, o que não é nada mal, talvez as plaquinhas sejam a esperança de sobrevivência do mercado de informática, que sucumbiram ante a Positivo, Itautec, casas Bahia e o modismo pobicitário do rádio e da TV.
 
Última edição:
^^ E você Rodrigo? Solucionou os problemas com a leitora de CB e a scanner?
O que eu sinto mais falta nesse tópico é de distros OpenRC, tipo gentoo, funtoo, devuan, antix... Esse último parece muito especial, mesmo quando o Manjaro dava umas travadas por causa do HD em 5400 rpm ele rodava sussa na máquina virtual mesmo com a carga de memória batendo lá no teto, se eu arrumar um sshd acho que vou instalar pra uso contínuo.

Rapaz to esperando um notebook novo. Vendi o meu antigo que era um Samsung I7 com placa VGA dedicada....mas era pesado...não tinha mobilidade alguma...peguei agora e estou aguardando a chegada de um I3 da Acer de 14....e o mesmo tem até um leitor de cartão já embutido...aí a dúvida se vou de Mint......Ubuntu......ou Manjaro e fazer uma VM e quando precisar emitir nota fazer isso pela VM. Meu medo na escolha da distro e pegar uma distro que quebre muito fácil o sistema...e como esse note e o do dia a dia e do trabalho essa é a minha preocupação.
 
Boa sorte, a gente pra usar linux tem que garimpar muitos fóruns e comunidades principalmente de países de fora, tem que ter um dominio de língua estrangeira pra conversar, expressar, entender... E muito, muito jogo de cintura.
 
Qual seria, basicamente, a diferença entre a Cinnamon, Mate e a Xfce do Mint?

Em relação a um ser mais leve que o outro é pouca coisa. Acho que, entre os três, o Xfce é o mais leve e o Cinnamom o mais pesado, mas a diferença é bem pequena. Em relação a personalização o Xfce ganha. Mas, os três são excelentes ambientes gráficos. Só testando para saber qual você vai preferir.

^^ E você Rodrigo? Solucionou os problemas com a leitora de CB e a scanner?
O que eu sinto mais falta nesse tópico é de distros OpenRC, tipo gentoo, funtoo, devuan, antix... Esse último parece muito especial, mesmo quando o Manjaro dava umas travadas por causa do HD em 5400 rpm ele rodava sussa na máquina virtual mesmo com a carga de memória batendo lá no teto, se eu arrumar um sshd acho que vou instalar pra uso contínuo.

O tópico do raspberry mostra que o linux do pessoal na maior parte de tempo é pra uso de servidor de arquivos, o que não é nada mal, talvez as plaquinhas sejam a esperança de sobrevivência do mercado de informática, que sucumbiram ante a Positivo, Itautec, casas Bahia e o modismo pobicitário do rádio e da TV.

Infelizmente, acho que o OpenRC vai ficar restrito ao Gentoo e Funtoo (já devo ter comentado isso em outro post). Quase não vejo mais falar dele, o pessoal não tem adotado ele mais nas distros. Alias, as distros que resistiam ao systemd estão ficando cada vez mais escassas. O DistroWatch tinha adotado a opção de init system na busca, tinha tanta pouca distro sem o systemd que eles acabaram removendo essa opção. Eu, que ando testando e procurando distros sem o systemd, só tenho visto como alternativa o Slackware ou o Salix (um slackware de uso fácil). Inclusive estou com uma instalação dele no virtualbox para aprender. De resto, tá danado. O projeto da comunidade em torno do Manjaro OpenRC era excelente, mas, infelizmente, foi descontinuado.
 
Última edição:
^^ Instalei hoje de tarde Antix 17.1 em um HD de notebook de 320GB que tava largado aqui no cafofo.
 
^^ Instalei hoje de tarde Antix 17.1 em um HD de notebook de 320GB que tava largado aqui no cafofo.

Depois posta suas impressões aqui! É uma distro baseada no Debian com o "SysV" de init, né? O que me desanima nas distros baseadas no Debian é que, alguns pacotes que uso, no Debian são meio antigos. Aqui no Mint sempre vejo isso acontecer. Acho que o Manjaro me deixou mal acostumado. :rolleyes:
 
Qual distro esta valendo a pena pra quem quer só ter algo leve, estável, conveniente e sem muita dor de cabeça? Em particular qual flavor do Ubuntu vocês recomendam?

Sempre acabo usando o Ubuntu padrão mesmo, mas não acho a interface responsiva.
 
Qual distro esta valendo a pena pra quem quer só ter algo leve, estável, conveniente e sem muita dor de cabeça? Em particular qual flavor do Ubuntu vocês recomendam?

Sempre acabo usando o Ubuntu padrão mesmo, mas não acho a interface responsiva.

Eu não tenho indicado o Ubuntu e seus flavors. Hoje só recomendo o Linux Mint ou o próprio Debian. Mas, se quiser de qualquer jeito ficar na família do Ubuntu, eu iria de Ubuntu Mate ou Lubuntu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo