• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Então gente, hoje estava com um tempinho disponível sobrando e comecei a brincar para descobrir os sinais que chegam aqui em casa..

Instalei os aplicativos que me foram sugeridos, nenhum deles me mostrou exatamente em qual banda eu estava conectado, acredito que seja por causa de meu smartphone ser um simples LG K8.. Então, comecei a testar no tablet de minha mãe, um Samsung Galaxy Tab A.

Nele o app "net mosnter" me trouxe algumas informações. testei o chip das 4 operadoras (OI, TIM, VIVO, CLARO).

O tablet se conectou:

Claro 2G 900 com sinal de -95dbm. No medidor ficava quase na metade mas sempre dava o erro "Não registrado na Rede"

TIM 3G 850 com sinal de -105dbm. A marcação ficava similar ao da claro, porém eu conseguia fazer ligações e receber ligações, não consegui fazer o speedtest com Dados móveis, aparecia o erro "Sem Internet". acredito pelo sinal fraco.

A OI e VIVO ficou em "sem serviço".

Em meu LG K8 não consigo sinal com nenhuma das operadoras...
Não sei se, pelo tablet ser um dispositivo com especificações melhores conseguiu um sinal melhor...

Mas enfim, estou curioso para saber se quando eles ativarem e se realmente forem ativar aqui em minha cidade os 700mhz o sinal chegaria com mais qualidade aqui..

** Acredito que aquele valor: 800, 900 que apareceu no Net Monster seja o Mhz..

Sou iniciante neste assunto ainda, mas estou gostando do hobby hehe, cada visita que eu fizer em casa de parente foi ficar lá no meu cantinho medindo os sinais hauhauhauha
 
Então gente, hoje estava com um tempinho disponível sobrando e comecei a brincar para descobrir os sinais que chegam aqui em casa..

Instalei os aplicativos que me foram sugeridos, nenhum deles me mostrou exatamente em qual banda eu estava conectado, acredito que seja por causa de meu smartphone ser um simples LG K8.. Então, comecei a testar no tablet de minha mãe, um Samsung Galaxy Tab A.

Nele o app "net mosnter" me trouxe algumas informações. testei o chip das 4 operadoras (OI, TIM, VIVO, CLARO).

O tablet se conectou:

Claro 2G 900 com sinal de -95dbm. No medidor ficava quase na metade mas sempre dava o erro "Não registrado na Rede"

TIM 3G 850 com sinal de -105dbm. A marcação ficava similar ao da claro, porém eu conseguia fazer ligações e receber ligações, não consegui fazer o speedtest com Dados móveis, aparecia o erro "Sem Internet". acredito pelo sinal fraco.

A OI e VIVO ficou em "sem serviço".

Em meu LG K8 não consigo sinal com nenhuma das operadoras...
Não sei se, pelo tablet ser um dispositivo com especificações melhores conseguiu um sinal melhor...

Mas enfim, estou curioso para saber se quando eles ativarem e se realmente forem ativar aqui em minha cidade os 700mhz o sinal chegaria com mais qualidade aqui..

** Acredito que aquele valor: 800, 900 que apareceu no Net Monster seja o Mhz..

Sou iniciante neste assunto ainda, mas estou gostando do hobby hehe, cada visita que eu fizer em casa de parente foi ficar lá no meu cantinho medindo os sinais hauhauhauha
Segundo alguns user daqui, o 700Mhz teria sinal equivalente aos 1800Mhz um pouco mais forte, e eu concordo com isso, então no seu caso como os 900Mhz e 850Mhz ficaram fracos, talvez vc não consiga os 700Mhz, mas cada caso é um caso, não da pra afirmar.
 
Sinceramente para mim nao importa - se o sinal aonde tu mais usa eh tao ruim que tu precisa resortar a uma unica banda para poder usar o servico, a qualidade da operadora ja esta abaixo do nivel usavel.
Claro que ela tem valor, mas ai vai do teu uso. Aqui ela so deu valor no predio do meu medico e da minha vo, e isso nao sei nem se eh por que colocaram mais antenas ou nao (nao posso fazer root no meu celular p usar o network signal guru)

Lembrando que eh um caso diferente de quando a gente so tinha a B7, mas agora a cobertura 4G ja eh bem alta com b3 e b7 e refarmings / afins

Para mim fez diferença. antigamente raramente conseguia conectar o 4g da vivo dentro da minha casa. depois q a vivo ativou a b28, fico direto em 4G entre 2 e 3 barras de sinal.
 
Então gente, hoje estava com um tempinho disponível sobrando e comecei a brincar para descobrir os sinais que chegam aqui em casa..

Instalei os aplicativos que me foram sugeridos, nenhum deles me mostrou exatamente em qual banda eu estava conectado, acredito que seja por causa de meu smartphone ser um simples LG K8.. Então, comecei a testar no tablet de minha mãe, um Samsung Galaxy Tab A.

Nele o app "net mosnter" me trouxe algumas informações. testei o chip das 4 operadoras (OI, TIM, VIVO, CLARO).

O tablet se conectou:

Claro 2G 900 com sinal de -95dbm. No medidor ficava quase na metade mas sempre dava o erro "Não registrado na Rede"

TIM 3G 850 com sinal de -105dbm. A marcação ficava similar ao da claro, porém eu conseguia fazer ligações e receber ligações, não consegui fazer o speedtest com Dados móveis, aparecia o erro "Sem Internet". acredito pelo sinal fraco.

A OI e VIVO ficou em "sem serviço".

Em meu LG K8 não consigo sinal com nenhuma das operadoras...
Não sei se, pelo tablet ser um dispositivo com especificações melhores conseguiu um sinal melhor...

Mas enfim, estou curioso para saber se quando eles ativarem e se realmente forem ativar aqui em minha cidade os 700mhz o sinal chegaria com mais qualidade aqui..

** Acredito que aquele valor: 800, 900 que apareceu no Net Monster seja o Mhz..

Sou iniciante neste assunto ainda, mas estou gostando do hobby hehe, cada visita que eu fizer em casa de parente foi ficar lá no meu cantinho medindo os sinais hauhauhauha

assista esse video:

 
Pessoal se eu usar esse VoLTE desconta da minha franquia de dados moveis?
 
Última edição:
Para mim fez diferença. antigamente raramente conseguia conectar o 4g da vivo dentro da minha casa. depois q a vivo ativou a b28, fico direto em 4G entre 2 e 3 barras de sinal.
 


assista esse video:

 
Pessoal se eu usar esse VoLTE desconta da minha franquia de dados moveis?

Mas tu precisa do 4G na tua casa?, acredito ser a minoria que use banda 28 em casa, afinal ate a pouco tempo os routers banda larga nao suportavam ela
 
Exato, pego volte da TIM aqui no Rio independente da frequencia, e se estra agregada ou não, interior pego só a B3 mesmo, as vezes só B7 e as vezes ambas agregadas, B28 quase nao vejo por la
Aham. Estive na região dos lagos nesse final de semana, usei Vivo e Claro, mas só encontrei apenas uma torre com banda 28 que era da Vivo. Fui em um local em que a torre mais próxima da Claro estava a exatamente 12km e eu só conseguia sinal 3G em 850 MHz e dificilmente o 4G, sinal em local interno nem preciso comentar, já em local completamente aberto o sinal era 1 e 2 barrinhas, mesmo sem obstaculos na frente pq era do outro lado da "lagoa". A torre da Vivo estava em + - 1.5KM, 4G sempre em 1 e 2 pontos tanto na B7 e B3 funcionando bem pq não é temporada. Enfim, só sei que a Vivo é ridiculamente superior a Claro em sinal nessa região em todas as cidades que passei, porém a banda 28 faz uma falta enorme para a duas, principalmente Claro.
 
Aham. Estive na região dos lagos nesse final de semana, usei Vivo e Claro, mas só encontrei apenas uma torre com banda 28 que era da Vivo. Fui em um local em que a torre mais próxima da Claro estava a exatamente 12km e eu só conseguia sinal 3G em 850 MHz e dificilmente o 4G, sinal em local interno nem preciso comentar, já em local completamente aberto o sinal era 1 e 2 barrinhas, mesmo sem obstaculos na frente pq era do outro lado da "lagoa". A torre da Vivo estava em + - 1.5KM, 4G sempre em 1 e 2 pontos tanto na B7 e B3 funcionando bem pq não é temporada. Enfim, só sei que a Vivo é ridiculamente superior a Claro em sinal nessa região em todas as cidades que passei, porém a banda 28 faz uma falta enorme para a duas, principalmente Claro.

Por essas e outras a Vivo é líder disparada na região dos Lagos, DDD 22. As outras 3 já devem ter desistido da região, assim como do Espírito Santo.
 
Bauru foi desligada em março de 2018.
Será que vai levar até dezembro pra ativarem tudo mesmo?

Ainda restam 466 cidades do Estado. No ritmo de 59/mês (se manter o ritmo de Abril) leva 8 meses para completar, então bem provável que seja em Dezembro mesmo..
 
Hoje por aqui houve quedas na rede FIBRA/VDSL da Vivo e consequentemente o celular com chip da Vivo ficava sem rede 2G/3G/4G "apenas chamadas de emergência", mesmo com três torres próximas. Tanto a rede fixa, como móvel não funcionava. Não sabia que a Vivo tinha ligado as torres dela na antiga rede da GVT.
 
Hoje por aqui houve quedas na rede FIBRA/VDSL da Vivo e consequentemente o celular com chip da Vivo ficava sem rede 2G/3G/4G "apenas chamadas de emergência", mesmo com três torres próximas. Tanto a rede fixa, como móvel não funcionava. Não sabia que a Vivo tinha ligado as torres dela na antiga rede da GVT.
Talvez essas ERBs fossem ligadas por links via rádio, e com a proximidade da fibra da antiga GVT, gerou uma economia, afinal a compra foi nessa finalidade, aproveitar a infraestrutura já existente.

Mas só e uma hipótese, tem que ver como a rede tá montada em tua cidade.
 
Talvez essas ERBs fossem ligadas por links via rádio, e com a proximidade da fibra da antiga GVT, gerou uma economia, afinal a compra foi nessa finalidade, aproveitar a infraestrutura já existente.

Mas só e uma hipótese, tem que ver como a rede tá montada em tua cidade.
Hoje por aqui houve quedas na rede FIBRA/VDSL da Vivo e consequentemente o celular com chip da Vivo ficava sem rede 2G/3G/4G "apenas chamadas de emergência", mesmo com três torres próximas. Tanto a rede fixa, como móvel não funcionava. Não sabia que a Vivo tinha ligado as torres dela na antiga rede da GVT.
Uma coincidência acontecia comigo com a TIM aqui em Porto de Galinhas, Sempre que meu provedor local ficava com a internet lenta ou caía a conexão, a TIM ficava sem sinal, e vice-versa, quando eu via que a TIM estava sem sinal, eu já sabia que estava sem internet no meu provedor local, cheguei a questionar o provedor local se eles tinham alguma relação com a antena da TIM e eles disseram que eram estruturas independentes(apesar de ter um cabo de fibra do meu provedor entrando na torre).
 
Hoje por aqui houve quedas na rede FIBRA/VDSL da Vivo e consequentemente o celular com chip da Vivo ficava sem rede 2G/3G/4G "apenas chamadas de emergência", mesmo com três torres próximas. Tanto a rede fixa, como móvel não funcionava. Não sabia que a Vivo tinha ligado as torres dela na antiga rede da GVT.

aqui na RMBH, algumas cidades que n tinha gvt e ate hj n tem estrutura pra telefone e internet fixa, depois da compra pela vivo essas cidades receberam fibra nas erbs com placa da gvt.
 
Segue uma comparação da cobertura 4G da Claro na rodovia dos Tamoios que liga o Vale do Paraíba ao litoral norte de São Paulo. Mapeamento feito com o app Cellmapper.

Julho de 2018


Abril de 2019


Espero que continuem assim nas outras rodovias...
 
Última edição:
e hj pelo leilão que a anatel fez ainda tem 5Mhz de reserva na b28, n sei se é pra banda de guarda com tv uhf ou se vão inventar de leiloar ele no futuro pra uso em lte.
@dudu1505 esses 5 MHz da frequência de 700 MHz não são banda de guarda, nem são pra leilão futuro. Esses 5 MHz (703-708 | 758-763) foram destinados desde o início de leilão pro setor militar brasileiro montar uma rede 4G própria (leia-se ESTATAL), pra uso exclusivo das Forças de Segurança Brasileiras (Marinha, Aeronáutica, Exército, Forças Armadas, Polícia Civil e Militar).

https://www.mobiletime.com.br/notic...onstrucao-de-rede-4g-das-forcas-de-seguranca/

Até agora isso ainda não saiu do papel, pois depende de parcerias ainda não realizadas, que "aparentemente" complicaram com o cenário político dos últimos anos no Brasil.
 
Então pessoal, eu tenho uma dúvida bem boba, mas é que não tenho experiência no assunto. Eu entrei agora numa onda de jogar RPG Mobile, mas queria jogar fora de casa tbm (sem wi-fi). Acho que o melhor a se fazer seria assinar um plano, né? Mas eu não sei de quantos Gb eu precisaria para me suprir. Jogo atualmente o Rangers of Oblivion e por ser um RPG acredito que puxe muita internet. Se eu quisesse jogar umas 6h por dia eu deveria assinar um plano de quantos Gb?

Obs¹: Meu antigo celular não lia chip e esse que estou usando agora é novo e por isso eu realmente não entendo do assunto, pq eu nunca cheguei a botar crédito.

Obs²: Meu Chip é da Claro, pelo o que eu vi só tinha planos de 3, 4 e 5gb.
 
Talvez essas ERBs fossem ligadas por links via rádio, e com a proximidade da fibra da antiga GVT, gerou uma economia, afinal a compra foi nessa finalidade, aproveitar a infraestrutura já existente.

Mas só e uma hipótese, tem que ver como a rede tá montada em tua cidade.
Acho que deve ser isso mesmo, pelo menos aqui no bairro a GVT cobre praticamente tudo. Eu fui ver uma torre da Vivo no street view e em 2013 não tinha nenhum cabo chegando na torre. Hoje em dia já existe uma fibra saindo do poste direto para a torre. Até então, pelo que pude reparar no bairro, apenas Vivo e Nextel não eram fibradas. Algum tempo depois que eles compraram a GVT eles passaram a ativar somente 3G/4G em várias torres por perto tbm.
Segue uma comparação da cobertura 4G da Claro na rodovia dos Tamoios que liga o Vale do Paraíba ao litoral norte de São Paulo. Mapeamento feito com o app Cellmapper.

Julho de 2018


Abril de 2019


Espero que continuem assim nas outras rodovias...

Que continue assim mesmo, pq nas rodovias do RJ dps que sai do DDD 21 (Via Lagos) se pegar GPRS é muito, enquanto as concorrentes tem pelo menos 3G.
Enfim, falando no Cellmapper aconteceu algo curioso comigo essa semana. Eu mapeie o 4G da Vivo alguns lugares de Cabo Frio - RJ e região, mas por algum motivo o 4G marcou como TIMBRASIL - 72499 em locais que eu tinha 100% de sinal na Vivo, até entendo que isso pode acontecer quando não tenho sinal da operadora, mas dessa vez eu tinha sinal e registrou umas 4 erbs como se fosse da TIM. Eu usei para o 4G da Claro também e funcionou certinho, não sei pq deu esse bug com a Vivo. o_O
 
Enfim, falando no Cellmapper aconteceu algo curioso comigo essa semana. Eu mapeie o 4G da Vivo alguns lugares de Cabo Frio - RJ e região, mas por algum motivo o 4G marcou como TIMBRASIL - 72499 em locais que eu tinha 100% de sinal na Vivo, até entendo que isso pode acontecer quando não tenho sinal da operadora, mas dessa vez eu tinha sinal e registrou umas 4 erbs como se fosse da TIM. Eu usei para o 4G da Claro também e funcionou certinho, não sei pq deu esse bug com a Vivo. o_O

Isso acontece por alguns motivos, mas o principal é o fato destes locais (municípios) terem o RAN Sharing (triplo ran) entre TIM-Oi-Vivo na banda 7. No acordo, a portadora de 20Mhz de largura fica centrada no EARFCN 3200 (2665Mhz), assim ocupando os 5Mhz finais do bloco da TIM, 100% do bloco de 10Mhz da Oi e 5Mhz iniciais do bloco da Vivo.
Desta maneira, com uma única portadora, se cumpre as obrigações de cobertura do edital da B7, uma vez que a Anatal não exige a ocupação de todo o bloco. Os custos são reduzidos, pois só uma das 3 instala a infra de fato e a medida que o tráfego aumenta, o acordo pode ser desfeito e cada uma passa a operar do jeito clássico.

Sobre aparecer 724-99 em vez de 724-2: Notei isso quando há dois chips no aparelho. Se deixar somente um chip, o MNC continua o "original", senão mostra 99.
 
Isso acontece por alguns motivos, mas o principal é o fato destes locais (municípios) terem o RAN Sharing (triplo ran) entre TIM-Oi-Vivo na banda 7. No acordo, a portadora de 20Mhz de largura fica centrada no EARFCN 3200 (2665Mhz), assim ocupando os 5Mhz finais do bloco da TIM, 100% do bloco de 10Mhz da Oi e 5Mhz iniciais do bloco da Vivo.
Desta maneira, com uma única portadora, se cumpre as obrigações de cobertura do edital da B7, uma vez que a Anatal não exige a ocupação de todo o bloco. Os custos são reduzidos, pois só uma das 3 instala a infra de fato e a medida que o tráfego aumenta, o acordo pode ser desfeito e cada uma passa a operar do jeito clássico.

Sobre aparecer 724-99 em vez de 724-2: Notei isso quando há dois chips no aparelho. Se deixar somente um chip, o MNC continua o "original", senão mostra 99.
Hmm entendi, não sabia sobre isso. Agora tudo faz sentindo. Lá mostra EARFCN 3200 com downlink em 2665Mhz mesmo. Obrigado pela explicação!
 
Então pessoal, eu tenho uma dúvida bem boba, mas é que não tenho experiência no assunto. Eu entrei agora numa onda de jogar RPG Mobile, mas queria jogar fora de casa tbm (sem wi-fi). Acho que o melhor a se fazer seria assinar um plano, né? Mas eu não sei de quantos Gb eu precisaria para me suprir. Jogo atualmente o Rangers of Oblivion e por ser um RPG acredito que puxe muita internet. Se eu quisesse jogar umas 6h por dia eu deveria assinar um plano de quantos Gb?

Obs¹: Meu antigo celular não lia chip e esse que estou usando agora é novo e por isso eu realmente não entendo do assunto, pq eu nunca cheguei a botar crédito.

Obs²: Meu Chip é da Claro, pelo o que eu vi só tinha planos de 3, 4 e 5gb.

o ideal seria vc jogar o jogo via 3g/4g e monitorar o gasto de internet em 30 minutos a 1 hora, ai vc pode extrapolar pra quanto vc gastaria por 6h por dia e por mes pra ter uma ideia...

algumas vezes joguei PUBG no 4g e uma partida de 30 min nao gastou mais que 30 megas, nao usei voz online e deixo os outros em mudo, mas ai varia se vc usar audio etc...

se for um iphone vc entra em ajustes celular e vc consegue ver o gasto de internet por aplicativo.
se for android tem em configuraçoes conexoes uso de dados ou ate na parte de aplicativo ao clicar no aplicativo vc ve o gasto de dados moveis, ai da pra ter uma ideia de gasto medio por hora pra saber o quanto vai precisar em um plano mensal.
 
Acredito que a Oi, durante esse início do mês de abril, avançou com o refarming da banda 3 no Rio de Janeiro - capital.
Se antes meu aparelho só recepcionava o sinal 4G, banda 3, na Barra da Tijuca e em um pequeno espaço no centro da cidade, de uns 5 dias pra cá meu aparelho recepciona o sinal nesta banda em quase toda a zona norte, sempre agregando com a banda 7, quando essa está disponível.
Como a banda 3 ainda está com apenas 10MHz (+10MHz na b7), meu aparelho não altera o ícone para 4G+.

Ontem fui a Petrópolis e observei que lá a Oi já tem a banda 7 com 20MHz, assim como em Curitiba. Uma pena ainda não haver na capital fluminense, segundo maior mercado do país. Dentre as 4 grandes, ela é a menor no Rio (14,5%), DDD 21, e ainda assim tem apenas 400 mil linhas a menos que em Fortaleza, onde ela é líder disparada (48%) e deu prioridade na melhoria e evolução da rede.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo