Não queria entrar na discussão, mas vi pontos dos dois lados e queria deixar algumas informações sobre o que estão discutindo, sem ser fanboy e nem hater, apenas informações:
Ta no mundo de bob com varias afirmações ai.
O primeiro celular com notch se chama Aguos da Sharp, sem contar que o Essential phone e mais alguns outros mundo "undergroud".
Sim, está correto, o Sharp no japão foi o primeiro a aparecer, mas o Esssencial Phone foi o primeiro de fato com “notch” a ser lançado não sendo undergroud, ele já vinha sendo desenvolvido a algum tempo e tinha o Andy Rubin como cabeça, co-fundador do Android (antes de ser do Google), então tinha boas expectativas do que viria.
O notch no estilo do iphone X foi uma solução pontual de 1 geração, algo que não vingou, n foi aceito pelo mercado. Tanto é que o iphone X é um produto problematico por nascença e que foi descontinuado.
Hj a maior tecnologia nesse quesito é da xiaomi com a camera dentro da tela, que daqui uns 3~4 anos deve ser lançada em algum iphone ai. Sem contar outras coisas que ja rodam no mundo android que será inovador somente quando for copiado pela Apple.
Não acho que não vingou e também não acho que não foi aceito, foi uma solução que a Apple teve de entregar uma identidade visual diferente com um aproveitamento melhor das bordas, junto disso, foi a solução também pra abrigar os sensores do Face ID, foi aceito esse conceito, querendo ou não, mesmo a mídia descendo a lenha, porque vendeu, garantiu uma nova identidade visual aos iPhones e está pra ter a 3ª geração de smartphones com essa solução.
A Apple não melhorou o conceito do notch pra deixar menor porque ela não é uma empresa de se arriscar muito, pelo menos no presente, se mantem mais conservadora nos seus lançamentos e uma das poucas que mantem uma line-up de 1 série enxuta de lançamentos durante o ano, enquanto uma Xiaomi da vida pode experimentar qualquer coisa porque o modus-operandi da empresa é de cerca de 2 lançamentos por mês, o giro de geração é maior, então se em um mês um slide-câmera lançado não vende muito (Mi Mix 3), no outro mês tem um com teardrop notch que vende horrores (Mi 9).
O Android em si, por ser open-source é mais inovador, não tem como negar isso, porque dá ao publico e empresas o poder de decidir o que pode colocar e como funciona, tem a liberdade de experimentar coisas novas, mas não quer dizer que seja melhor, por muitas vezes é o “calcanhar de Aquiles” também, porque aparece coisas boas, cópias e inspirações que logo não funcionam bem e são descartadas, acaba deixando consumidores meio frustrados e assim vai.
A Samsung tem variantes de celulares por tamanho desde o S6. Então n vejo como Google copiando apple.
Convenhamos que o Pixel 3 XL, querendo ou não é uma cópia as pressas do conceito de notch, é muito mal implementado pela Google realmente dá impressão de ser algo apenas pra “seguir a onda” do iPhone, fica mais claro isso agora que o Google no Pixel 4 voltou atrás e nenhuma versão vai ter notch mais, vai ter uma borda cheia e pronto.
Nessa o Google vacilou no meu ver.
Sem contar que o sistema de gestos existem a seculos, desde a epoca do meego da nokia e divesas empresas ja possuiam gestos a sua maneira. O que a google fez foi criar um padrão base para vir no android.
Na verdade o sistema de gestos veio um pouco antes do Meego da Nokia, veio com a Palm Pre no WebOS, o iOS pegou bastante como inspiração os gestos e agora o Android, a diferença, é que no iOS não foi algo colocado “aos trancos e barrancos” igual no Android, já que o Android até a versão 9, nunca tinha sido desenvolvido visando o uso total de gestos pela interface, no iOS foi tudo pensado e implementado conscientemente até chegar a versão final no iOS 11 com o iPhone X.
Existe uma matéria (não achei de primeira, mas vou procurar e colocar depois) que é uma entrevista de um ex-funcionário da Apple que participou do desenvolvimento do iOS full gesture, ele dizia que existe muitas nuances que muita gente não liga, como que pra um bom sistema de gestos e reconhecimento deles o touch tem que ter um reflesh-rate entre 90 a 120Hz, pra se tornar algo mais natural, o sistema tem que manter uma fluidez constante de 60fps e que existe muito desenvolvimento das áreas ativadas e tempos de respostas a dadas parte dos dedos que a interface interage.
No Android 10 as coisas agora são mais bem pensadas, o sistema todo foi redesenhado (internamente) pra funcionar pelos gestos, mas o problema agora são os apps com menus “hamburguer” que a Google achou uma gambiarra pra não serem ativados e não conflitarem (é um editor de sensibilidade lateral que reconhece o tempo do dedo da borda ao médio pra identificar o que será ativado).
Até então, o único Android que vai funcionar 99% parecido com o que existe de gestos no iOS em termos de fluidez é o OnePlus 7 Pro, porque a tela e o touch funcionam em 90Hz, o sistema da OnePlus (OxyenOS) foi modificado e otimizado pra funcionar 100% a 60fps, dizem por ai que o Pixel 4 e o próximo Galaxy S11 virá com essas características.