E difícil essas discussões, todos tem lados e pontos bons, ambos os sistemas chegaram a níveis quase iguais, mas vou dar um exemplo de pequenas coisas que me fazer dizer "pu#@ que pariu, não tem como sair da Apple":
Falei uns dias atrás de um problema com o meu cartão do Credicard Zero e o Apple Pay que só ficava em "Pendente" e não como "Aprovado". Hoje entrei no app de suporte da Apple e solicitei uma chamada, eles me ligaram, o atendente Lucas foi extremamente educado, expliquei o que estava acontecendo ele me passou pro suporte avançado do Apple Pay pra falar com o atendente Felipe, que foi extremamente educado também, me pediu acesso remoto ao aparelho, nunca tinha feito isso, ele apenas pediu meu Apple ID e apareceu uma solicitação no meu iPhone de uma conexão remota do Apple Care, ele me pediu pra mostrar na tela o que acontecia e a cada coisa que ele falava, na tela aparecia umas indicações que ele me mostrava com umas setinhas, um tempo conversando sobre o problema ele me passou algumas instruções de como funciona o processo interno de aprovação, o "Pendente" significa uma pré-aprovação do valor no cartão e que o passo seria saber com o Banco ou operadora do cartão como funciona a parte de pré-aprovação, ele também me mandou uma email com o horário dele e que queria que eu respondesse com a resposta da Credicard, sendo positiva ou negativa, para dar continuidade ou terminar o suporte, pra que eles possam passar a ajudar o sistema outras pessoas com situações parecidas.
Dito e feito, liguei na Credicard e é assim mesmo, vai aparecer "Pendente" até a fatura virar, passou o dia do fechamento, as compras do mês ficam com status "Aprovado" no Apple Pay, mandei um email de resposta ao Felipe e ele me agradeceu.