• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Review] - Creative SoundBlasterX AE-5

chegou hoje, acabei de instalar, ficou linda do PC, ao contrario de você instalei todas as luzinha kkkk
a diferença para o onboard é absurda, adorei a placa... estou revisitando a página inicial para pegar umas dicas rs.

Assim como você eu sai do Realtek® ALC887 onboard para a AE-5 e sim é muito grande a diferença
Testei em um PC de um amigo meu fone com o Realtek® ALC1220A e tem diferença mas se minha onboard fosse essa eu não pagaria por uma AE-5
A creative como disse o Marcos não faz questão de atualizar os drivers... pelo menos um por ano poderia né?
 
Assim como você eu sai do Realtek® ALC887 onboard para a AE-5 e sim é muito grande a diferença
Testei em um PC de um amigo meu fone com o Realtek® ALC1220A e tem diferença mas se minha onboard fosse essa eu não pagaria por uma AE-5
A creative como disse o Marcos não faz questão de atualizar os drivers... pelo menos um por ano poderia né?

Pois é, o problema desses codecs onboard são os drivers, em placas medianas como minha AX 370 gaming 3 por exemplo, o áudio tem vários recursos que vem travados no driver oficial, até eu encontrar um driver bom mesmo demorou muito. Não sei sobre o ALC 1220A, mas a diferença entre meu ALC 1220 e minha SBZ diminuiu consideravelmente depois do último driver modded que encontrei (feito por um user chamado Alan Finote), esse driver tornou agradável minha experiência com o áudio realtek mas o da SBZ ainda é consideravelmente mais nítido mesmo em volumes mais altos (talvez dando uns tapas nos recursos do driver isso melhore).

Falando em diferença de volume entre os dois, com a SBZ raramente uso o volume acima do 14, se subir muito a placa estupra meu K240 MKII e chega a distorcer o áudio dependendo do meu set de equalização (tenho um gosto bem peculiar), digo que 100 no volume do ALC é comparável ao volume 16 na placa de som, embora isso não esteja diretamente ligado ao codec. As vezes me pergunto, se tivesse encontrado esse driver antes de comprar a placa de som, seria realmente necessário? Mas depois que fui apresentado ao som as placas off, nunca mais fui capaz de usar meus fones e caixas do PC sem, tudo começou com uma SB0770.
 
Pois é, o problema desses codecs onboard são os drivers, em placas medianas como minha AX 370 gaming 3 por exemplo, o áudio tem vários recursos que vem travados no driver oficial, até eu encontrar um driver bom mesmo demorou muito. Não sei sobre o ALC 1220A, mas a diferença entre meu ALC 1220 e minha SBZ diminuiu consideravelmente depois do último driver modded que encontrei (feito por um user chamado Alan Finote), esse driver tornou agradável minha experiência com o áudio realtek mas o da SBZ ainda é consideravelmente mais nítido mesmo em volumes mais altos (talvez dando uns tapas nos recursos do driver isso melhore).

Falando em diferença de volume entre os dois, com a SBZ raramente uso o volume acima do 14, se subir muito a placa estupra meu K240 MKII e chega a distorcer o áudio dependendo do meu set de equalização (tenho um gosto bem peculiar), digo que 100 no volume do ALC é comparável ao volume 16 na placa de som, embora isso não esteja diretamente ligado ao codec. As vezes me pergunto, se tivesse encontrado esse driver antes de comprar a placa de som, seria realmente necessário? Mas depois que fui apresentado ao som as placas off, nunca mais fui capaz de usar meus fones e caixas do PC sem, tudo começou com uma SB0770.

Isso! Essa do som no volume menor eu também uso ali no 28 por ai quando jogo PUBG, no teste que fiz no ALC1220A usei no 60 de forma muito satisfatória
Mas o ALC887 sem chances... Não levava o meu fone Audio technica ATH AD500X de forma satisfatória
 
Comprei uma sound blasterx g6, para ver qual é.. se fico com ela ou com a sound blasterx ae-5
 
Saiu o driver beta novo para o AE-5: https://creative.app.box.com/s/liwqzuxoa84lj75krqae53579wjjtkk2

Os problemas conhecidos, que vão ser solucionados em um driver posterior:

1) Speaker and Headphone EQ cannot be unlocked

In certain instances, after navigating through the app, user will find that in the Playback page, both speaker and HP are locked at Classical EQ.

2) SBX Profile Greyed Out

After certain navigation through SB Command, SBX Profile that was selected by user will be greyed out and cannot be used.
 
Coloquei a minha para vender la no bazar. No precinho
 
Saiu o driver beta novo para o AE-5: https://creative.app.box.com/s/liwqzuxoa84lj75krqae53579wjjtkk2

Os problemas conhecidos, que vão ser solucionados em um driver posterior:

1) Speaker and Headphone EQ cannot be unlocked

In certain instances, after navigating through the app, user will find that in the Playback page, both speaker and HP are locked at Classical EQ.

2) SBX Profile Greyed Out

After certain navigation through SB Command, SBX Profile that was selected by user will be greyed out and cannot be used.

instalei aqui, este beta está em fase bem inicial ainda, pois não tem controle dos led da placa e da fita, interface está com serrilhado, e pensei que seria como drive nvidia, instalar um por cima do outro, só que fiquei com os 2 instalados e funcionando WTF?
vou me manter no antigo, posteriormente considero o novo quando estiver na versão final
 
instalei aqui, este beta está em fase bem inicial ainda, pois não tem controle dos led da placa e da fita, interface está com serrilhado, e pensei que seria como drive nvidia, instalar um por cima do outro, só que fiquei com os 2 instalados e funcionando WTF?
vou me manter no antigo, posteriormente considero o novo quando estiver na versão final

Então, na verdade está quase na versão final.
Os leds eles falaram que vão colocar por último, pois é uma coisa que uma minoria usa. É o pessoal pediu para lançar o driver beta logo sem o rgb.
O funcionando dos dois juntos, e por causa do RGB. Aí a pessoa controla o som no novo e o LED no antigo.
Outro detalhe é que estão falando que o audio está melhor neste novo driver. Mas ainda não instalei, por causa que o driver não está assinado pela Microsoft ainda, tendo que desativar o secure boot. Estou esperando o driver assinado, para tesar.
 
Então, na verdade está quase na versão final.
Os leds eles falaram que vão colocar por último, pois é uma coisa que uma minoria usa. É o pessoal pediu para lançar o driver beta logo sem o rgb.
O funcionando dos dois juntos, e por causa do RGB. Aí a pessoa controla o som no novo e o LED no antigo.
Outro detalhe é que estão falando que o audio está melhor neste novo driver. Mas ainda não instalei, por causa que o driver não está assinado pela Microsoft ainda, tendo que desativar o secure boot. Estou esperando o driver assinado, para tesar.

Acabei de fazer uma limpa aqui, desinstalei tudo relacionado a Creative, apaguei todas as pastas, limpei o registro e instalei o drive beta, realmente notei uma melhora na qualidade do áudio...
Eu realmente esperava que tivesse perfil para mais jogos como Battlefield V, mas pelo visto nem tocaram nisso só tem do Battlefield 1.
Não tive problema nenhum com com assinatura Microsoft, e olha que direto tenho problema com drives nvidia.
Achei bem vindo aquele botão no canto inferior esquerdo para trocar o modo de saída para fone x caixa acústica.
Tem o link de onde você está conseguindo esses informações sobre o desenvolvimento do drive, procurei no google e não encontrei nada.
 
Acabei de fazer uma limpa aqui, desinstalei tudo relacionado a Creative, apaguei todas as pastas, limpei o registro e instalei o drive beta, realmente notei uma melhora na qualidade do áudio...
Eu realmente esperava que tivesse perfil para mais jogos como Battlefield V, mas pelo visto nem tocaram nisso só tem do Battlefield 1.
Não tive problema nenhum com com assinatura Microsoft, e olha que direto tenho problema com drives nvidia.
Achei bem vindo aquele botão no canto inferior esquerdo para trocar o modo de saída para fone x caixa acústica.
Tem o link de onde você está conseguindo esses informações sobre o desenvolvimento do drive, procurei no google e não encontrei nada.

Tenho sim, acompanho no reddit. Pegar aqui.
Este tópico um gestor da comunidade da Creative que atualiza. Creative_ryan o nome dele, pode deixar dúvidas e sugestões ai que ele responde e repassa para os devs.

 
Comprei uma sound blasterx g6, para ver qual é.. se fico com ela ou com a sound blasterx ae-5
Se puder mande um review dessa G6, tive uma AE-5 e vendi com a intenção de comprar a G6 mas acabei usando o DAC/Amp da interface de áudio USB que uso pro meu microfone, acabei não comprando a G6 pois achei muito bom o combo Focusrite Scarlett Solo 2nd gen. + HD 598. Não tenho alguns recursos gamer nem outras coisas mas não está fazendo tanta falta, mas se essa G6 for realmente um avanço comparada a AE-5, talvez pegue uma pra experimentar.
 
Se puder mande um review dessa G6, tive uma AE-5 e vendi com a intenção de comprar a G6 mas acabei usando o DAC/Amp da interface de áudio USB que uso pro meu microfone, acabei não comprando a G6 pois achei muito bom o combo Focusrite Scarlett Solo 2nd gen. + HD 598. Não tenho alguns recursos gamer nem outras coisas mas não está fazendo tanta falta, mas se essa G6 for realmente um avanço comparada a AE-5, talvez pegue uma pra experimentar.

Uso ela com um dt990pro 250ohms, eu senti um avanço apenas no modo direct mode o som parece soar melhor, porém usando os recursos que vem nela para games, achei a mesma coisa. A única coisa que não gostei nela até agora é quem em direct mode não pode usar o microfone, só se for a entrada da placa onboard. Coisa que na ae-5 dava para usar. Lá fora idolatram muito esse G6 por isso peguei.. Porém em comparação ao som on-board é bem melhor. Se pretende usar em outros dispositivos como ps4, tv, celular a G6 vale muito a pena, melhora muito o som. Mas se for para usar apenas no PC, eu diria que comprasse a mais barata.
Ps: Tenho placa de som desde as primeiras creative live kkk. Chegue fica meio estranho o pc sem uma placa de som dentro.
 
Última edição:
Saiu o driver beta novo para o AE-5: https://creative.app.box.com/s/liwqzuxoa84lj75krqae53579wjjtkk2

Os problemas conhecidos, que vão ser solucionados em um driver posterior:

1) Speaker and Headphone EQ cannot be unlocked

In certain instances, after navigating through the app, user will find that in the Playback page, both speaker and HP are locked at Classical EQ.

2) SBX Profile Greyed Out

After certain navigation through SB Command, SBX Profile that was selected by user will be greyed out and cannot be used.

Milagre!
Chegar em casa desinstalar o software e passar o DDU remover driver de audio!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uso ela com um dt990pro 250ohms, eu senti um avanço apenas no modo direct mode o som parece soar melhor, porém usando os recursos que vem nela para games, achei a mesma coisa. A única coisa que não gostei nela até agora é quem em direct mode não pode usar o microfone, só se for a entrada da placa onboard. Coisa que na ae-5 dava para usar. Lá fora idolatram muito esse G6 por isso peguei.. Porém em comparação ao som on-board é bem melhor. Se pretende usar em outros dispositivos como ps4, tv, celular a G6 vale muito a pena, melhora muito o som. Mas se for para usar apenas no PC, eu diria que comprasse a mais barata.
Ps: Tenho placa de som desde as primeiras creative live kkk. Chegue fica meio estranho o pc sem uma placa de som dentro.

uahuahauhauhau
E eu aqui que tive placa de som sound blaster com slot ISA, acho que era uma Sound blaster 16 Slot ISA... tinha que ligar um cabo do drive de CD pra tocar
Saudade do velho Pentium 233 MMX primeiro micro que aprendi hardware na marra
 
Última edição:
O que não gosto da creative, além da pouca preocupação com drivers, é que não dá para remover o ícone da barra de tarefas.
 
(13/9) - Um comunicado oficial está passando pelo processo final de assinatura e está programado para ser lançado na semana de 16/09. Isso será lançado no site Creative.com e um link será atualizado aqui quando estiver disponível.

dia 16/09 sai drive novo
 
Fala galera. Blz?

Tenho recebido algumas perguntas sobre placa de som e agins, assim resolvi criar esse tópico sobre a placa.

Em um passado pouco(ou não) distante, fiz um review sobre a minha placa de som antiga, a HT Omega Claro Plus (https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/placa-de-som-ht-omega-claro-plus-review.365149/), vale dar uma conferida pois tivemos boas discussões ao longo do tópico. Não se limitando a placa em sí, mas em qualidade de audio em diversos meios.

Depois dos problemas/postura que a Creative tive com o Windows7(Vista talvez?), resolvi me distanciar da marca. Logo não dei mais importância ao que vinha fazendo, até pq depois da mudança de API de som as placas nunca mais foram as mesmas. Passou a ser um mundo novo para a placa de som dedicada sem o famoso e extinto EAX(1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0) - os mais velhos irão se identificar! Muita coisa deixou de ser processada de forma direta e passou a ser virtual/emulado - digamos assim.

Com o anuncio da SoundBlasterX AE-5, fui dar uma olhada mais a fundo do que se tratava e dei de cara muitos reviews com comentários do tipo "Finalmente a Creative está de volta". Isso despertou minha curiosidade por diversos motivos. Um deles era o AMP dedicado para fones de até 600ohms.

Dado essa breve introdução, vamos lá...


Aspectos físicos

Para uma placa de som, achei muito bem acabada. Essa capa que envolve a placa é de boa qualidade e bem consistente. Segundo informações serve para "blindar"a placa para possíveis interferências de outros periféricos do internos do PC.

Os conectores são banhados a ouro para ter menos interferência/ruído nos terminais. Até então nada de muito especial, pois isso já vem sendo feito há anos.

Esta placa conta com uma para microfone, uma saída específica para fones de ouvido, 3 saídas para sistema de caixas 5.1 e uma saída óptica.

Outro ponto que vem ganhando mais e mais espaço são os LEDs RGB - Aura. Tem toda frescurada pra placa de som ficar mudando de cor de acordo com o jogo e demais componentes LED RGB do PC. Ela vem com uma tripa de LED com 10 pontos de luz que também são RGB e respondem ao AURA. O inconveniente é o fato da necessidade de conectar um molex de força para ligar os LEDs. Porém pra mim não faz diferença alguma e nem me interesso, até pq meu gabinete é uma caixa preta. Sem led, sem janela. Apenas funcional. Mantem o pc montado e com bom fluxo de ar. :D

Algumas fotos da placa que tirei do site deles
c0.jpg

3.jpg



Informações Técnicas

Pelo que entendi no site da Creative e em outros reviews pela internet a fora, essa placa foi totalmente redesenhada, logo é bem diferente das lançadas até a data de seu anuncio. (parece que anova SoundBlaster G6 acompanha um pouco essa nova linha https://us.creative.com/p/sound-cards/sound-blasterx-g6 )

Até onde tomei ciência, as placas lançadas anteriormente utilizavam o Core3D e outras tecnologias embarcadas como Dolby DIgital(5.1 para saidas digitais - SPDIF - sem isso você terá apenas sinal estéreo), DTS e ASIO.

Para a AE-5, a Creative utilizou o processador SABRE32 Ultra Class DAC. Eu particularmente nunca ouvi falar sobre, mas segue os padrões mais recentes para processamento de audio, que são tão falados 32bits/384kHz, 122dBDAC. Porém constam pouquíssimas informações sobre a placa no site da Creative, assim fui procurar saber um pouco mais sobre esse SABRE 32Ultra e o resultado foi surpreendente.

O chip SABRE 32(Ultra e Premium) é fabricado pela ESS's (http://www.esstech.com/) a qual equipa diversos DACs, Amplificadores, Receivers, soundbars e outros dispositivos voltados para reprodução de áudio. Um dos exemplos foram os receivers Yamaha de 2013 e outros mais recentes da Pioneer SC-LX89 9.2 extremamente forte, rico em detalhe sonoro e com todas as tecnologias de ponta, ocupando o topo da linha Premium. ( https://www.pioneer-audiovisual.eu/eu/products/sc-lx59 )

Um pouco dos dados técnicos que achei sobre o SABRE32 no site da ESS
--------------------
DAC Resolution - 32-bit Patented Hyperstream™ DAC
Input Resolution - 32-bit
Jitter Elimination - Patented Time Domain Jitter Eliminator
64-bit accumulator and 32-bit processing o Distortion free signal processing
DNR o +124dB
THD+N o –110dB
Input Modes - SPDIF with 8-input MUX / PCM (I2 S, MSB/LSB) / DSD / External 8x
Digital Filter - 32-bit architecture / Selectable roll-off frequency / Per-channel user customizable
DSP Functions - Click-free soft mute and volume control / Programmable Zero detect / De-emphasis for 32kHz, 44.1kHz, and 48kHz sampling

--------------------
Quem tiver curiosidade, segue abaixo o link com PDF dos SABRE:
ULTRA - http://www.esstech.com/files/3614/4095/2153/ES9016S_PB_rev_1.7_140916.pdf
PREMIUM - http://www.esstech.com/files/1414/4095/2154/ES9018S_PB_v1.7_140916.pdf

2.jpg

Um outro ponto que me chamou atenção na placa foi a amplificação XAMP para fones de até 600oHms. Desde 2014 passei a jogar com fone de ouvido e isso logo me interessou. Ter algo de qualidade para alimentar os fones.

No início estava jogando com o meu intra-auricular V-MODA ZN, o que é extremamente fácil de empurrar. Qualquer placa de som onboard da conta de sobra pelo fato de ser pequeno, cone de 8mm e 6ohms se não me engano. Mas não se deixe levar pelo tamanho do fone. A qualidade de áudio dele é excepcional.

Recentemente adquiri o Sennheiser HD599. Esse é um fone mais complicado de empurrar em comparação ao meu ZN. Não dos mais difíceis, mas uma placa de som onboard já não faz o trabalho bem feito(na verdade nunca fez, mesmo com fones mais simples) ao empurra um cone dinâmico de 40mm e 50oHms.

A saída de exclusiva para fones de ouvido tem a vantagem de contar com o XAMP, o amplificador dedicado da placa que consegue gerenciar/alimentar os 2 canais(direito e esquerdo) independentemente um do outro e também dos demais canais da placa de som. Isso traz uma independência dos canais e maior qualidade final do que se propõe.

101.jpg

1.gif


Software

Acho que eu estava mal acostumado com o software da HT Omega, o qual é muito simples, direto e objetivo. Esse da Creative eu, particularmente, achei muito papagaiado! Muita cor, efeito, figura... Sou mais simples. Demorei um pouco pra entender como a coisa funciona mas no final acabei me acertando com ele.

Dashboard
Aqui você uma lista enorme de pre-definições de audio para o que imaginar. Para jogos de maneira geral, filme, música e também definições específicas para cada jogo como por exemplo, BF1, CoD, CS, DoTa, etc...

Procurei entender exatamente o que cada recurso da placa faz e criei dois preset pra mim, o qual um uso para jogos e outro para música.
Dash.jpg


Lighting
Como já puderam imaginar, deixo desligado! rs... (está ligado ai para ilustração, pois nem molex espetei)
Lighting.jpg


Equalizador
É gosto pessoal. Cada um gosta de um tipo de som. uns mais agudos, outros mais graves, outros mais neutros e por assim vai... Criei o meu.
Equalizador.jpg

BlasterX Acoustic Engine
Aqui é onde a coisa passa a ficar interessante. DEMAIS!

Surround
É um pouco nítido essa função, nao?! rs... Então, é possível ajustar o qual surround você quer. Os extremos não funcionam bem. Perto do zero é praticamente estéreo perto dos 100 o som fica embolado e com muito eco.

Cryistalizer
Esse recurso faz com que os médios e principalmente os agudos fiquem nítidos. E ficam mesmo. O som ganha um pouco mais de vida e detalhamento. Funciona bem. Para jogos o 25-35 está de bom tamanho. Para música eu deixei em 10 para não tornar o som artificial. A musica ganha um pouco de vida e ainda soa natural.

Bass
Acredito que muitos gostem dessa opção, porém o que a placa entrega e o que meu fone reproduz me atende muito, muito, muito bem. Porém para efeito de teste liguei e não gostei. O som fica booming demais! O grave fica extremamente presente, o que causa muita fadiga e compromete drasticamente a reprodução das demais frequências.

Smart Volume
Aqui é onde a mágica acontece. Ainda mais pra quem joga FPS como eu. Como um amigo meu definiu, é o hacker do som. De cara eu achei que funcionasse como o smart volume da tv, onde ele controla a dinâmica do som, fazendo com que o som mantenha a mesma linha de volume, não dando pico sonoro em explosões e afins. Mas não é!

Esse recurso, em jogos, aproxima o som distante. Não sei qual magia a Creative usa, mas é assustador. Tenho jogado bastante PUBG e a linha BF4, BF1 e o BFV.

De cara é estranho para acostumar até entender a logica da coisa. Mas depois de algum tempo é certeiro. Estava no PUBG (pode não ser o jogo mais otimizado, mas o audio dele é bom, principalmente em posicionamento) fazendo o de praxe, loot... quando escutei alguém no andar de cima da casa. Fui andando sorrateiramente e marcando as quinas para pegar o infeliz. Cheguei no andar de cima e não tinha ninguém. Logo depois vi um cara pulando a janela da casa do lado. o_O Sim! Da casa do lado. Notei que era possível escutar pessoas em uma segunda casa como se estivessem perto. Para se ter uma noção... Se você estiver em uma casa e uma pessoa correr dentro da casa do outro lado da rua, ou até mesmo andar, é possível escutar!!!

Quem joga BF sabe que é, ao menos pra mim, o melhor som de FPS dos últimos tempos. A qualidade de audio em geral, seja dos tiros das armas, do ambiente, explosões, etc... é muita informação. E assim é complicado de escutar alguém passando ao seu redor. Com esse Smart Volume dá pra escutar NITIDAMENTE qualquer passando por perto e até a média distancia no meio daqueles tiros e explosões. É um hack de audio! O posicionamento é surreal de perfeito. As vezes parece que você está vendo o inimigo andando na sua frente sem você ver, entende?! rs...

Dialog
Deixo desabilitado. Ele reduz o volume do que estiver tocando para dar enfase a comunicação.
Acustic.jpg


Scout
Scout Radar
É pura besteira. Nem testei. Mas vc baixa um app do celular e conecta com a placa e ele mostra visualmente de onde esta vindo o som. Você joga ou você olha pro celular. É um olho no peixe e outro no gato.

Scout Mode
Em tese ele diminui as frequências mais baixas para dar enfase mas médias/agudas. Era pra funcionar, mas é muito ruim. Abafa o som do jogo e principalmente no BF você perde toa a imersão.
Scout.jpg


Voice Clarity
Não entendi muito bem mas deixei da melhor forma para que pudessem me ouvir

Noise Reduction
Redução de ruido. Quem fala comigo no discord discordou do recurso! rs

Echo Cancelation
Esse deixou a minha voz um pouco mais clara. Pessoal do discord não discordaram

Smart Volume
Quem fala comigo no discord discordou do recurso! rs
Voice.jpg

Voice Morph
Aqui tem vários perfis de alteração da voz. Pra que? rs... Desligado!
Clip_2.jpg

Filtros
Não senti diferença nas 3 opções. Deixei na primeira. :D
Filtros.jpg


Setup
Essa parte é onde é configurado o sinal de saída da placa, seja estereo, multicanal ou fones de ouvido.

Atualmente tenho um Logitech Z2300 com 2 caixas JVC e um fone de ouvido. As caixas ficam ligadas na saída stereo dedicada para caixa amplificada e o fone está na saída dedicada para o fone. Assim dá pra tirar maior proveito do fone, pois depois de alguns testes percebi que perdia a nitidez e clareza dos médios e agudos do fone.

Aqui eu deixo sempre em 7.1, porém como disse anteriormente, a opção SURROUND é habilitada no modo GAME e desabilitada no perfil que uso para musica.

Me chamou atenção o fato de DIRETO e DIRETO HP não terem qualquer surtimento de efeito dos recursos no Dashboard da placa. Só é possível tirar proveito dos recursos no modo ESTEREO e no FONE 7.1. Acredito que seja por conta dos audiófilos puristas! rs...

Para os fones tem a configuração da resposta da placa para 3 faixas de ohms, Baixa(16-31), Média(32-149) e Alta(150-600). Para quem não sabe, isso influencia de forma direta na resposta do fone de ouvido. Você nunca viu alguém falando que o fone está baixo demais mesmo em 100% de volume? Aqui eu deixo na Baixa, pois consigo ter um bom range de volume de saída, podendo aumentar gradativamente o volume. Isso já não acontece quando coloco em ALTA, pois o mínimo de volume que aumento já fica alto demais.
vai_porra.jpg



Conclusão

Depois de muitos anos tirei o chapéu para a Creative. Essa placa de som é espetacular. Seja para jogos ou para música. Para efeito de teste, baixei umas músicas em FLAC e também em 320kbps de boa gravação. Escutei aqui no PC com o Sennheiser HD599 e depois espetei o fone no receiver da sala, um Denon X2400H. Achei o som da placa mais encorpado, vivo e colorido. Não sou aficionado por música, mas se tivesse que escolher onde escutar, eu escutaria aqui no PC. Não que o receiver seja ruim, mas o som é mais natural, o que os puristas provavelmente preteririam. Também não quero dizer que o som aqui no PC é artificial. Apenas me agradou mais.

Em jogos a placa é fora de sério. Como relatei anteriormente, é um hack do som. O efeito surround dela muito bom, mas acredito que o DolbyHeadphone embarcado na minha antiga HT Omega era um pouco melhor. O soundstage era mais amplo. Talvez costume. Não sei dizer.

Inicialmente eu ia comprar 2 placas de som pra teste, a HT Omega Fenix e a AE-5. Mas por alguma coisa escolhei a AE-5 e hoje não me arrependo nem um pouco. Pra mim a placa nota 5 de 5.


Caso alguém pergunte sobre comparação com placa de som onboard, vai o que eu acho.
Sou cético em algumas coisas. Uma placa de som offboard é uma placa de som offboard. Não há quem venha me convencer que som onboard é bom. Se o objetivo é reproduzir áudio, ele reproduz, mas não de qualidade.

A minha ultima experiência com som onboard foi ao montar um pc recentemente para um amigo. A placa mãe em questão era uma Gigabyte Gaming 7 Z170 equipada com o chip Creative Core3D e demais recursos embarcados. Equalizei o som e ativei o recurso surround da placa. Achei o som extremamente abafado e com muita falta de detalhe. Para quem quer som de qualidade e imersão, vá de placa offboard. Onboard + DAC/AMP? Acredito que para quem quer MUSICA, seja uma excelente saída. Mas para quem joga e quer imersão, posicionamento e afins, é placa de som offboard. OPINIÃO MINHA. Não é a verdade, apenas uma conclusão que cheguei ao longo desses anos na frente de um pc jogando e curtindo um bom som.


Fico aberto a qualquer pergunta ou dúvida que tiverem.

Espero que gostem do review.

Grande abraço.
Essa Placa de Som é compatível com Dolby Atmos?
 
Liberado o driver novo para a AE-5, quem testou falou que melhorou o som. Só vou poder testar quando chegar em casa:

 
Liberado o driver novo para a AE-5, quem testou falou que melhorou o som. Só vou poder testar quando chegar em casa:


Fiz uma instalação limpa aqui, está funcionando exatamente como o beta, inclusive sem o RGB... estou de saída agora, mas daqui 2h volto e consigo ver com calma...
 
Fiz uma instalação limpa aqui, está funcionando exatamente como o beta, inclusive sem o RGB... estou de saída agora, mas daqui 2h volto e consigo ver com calma...

Beleza, depois posta se teve alguma melhora no audio. Só vou chegar em casa lá pelas 19hrs :vader:...
Nem me importaria deles não colocarem mais o controlador do rgb, nem uso. Já tem RGB demais no meu gabinete.
 
Pois é, o problema desses codecs onboard são os drivers, em placas medianas como minha AX 370 gaming 3 por exemplo, o áudio tem vários recursos que vem travados no driver oficial, até eu encontrar um driver bom mesmo demorou muito. Não sei sobre o ALC 1220A, mas a diferença entre meu ALC 1220 e minha SBZ diminuiu consideravelmente depois do último driver modded que encontrei (feito por um user chamado Alan Finote), esse driver tornou agradável minha experiência com o áudio realtek mas o da SBZ ainda é consideravelmente mais nítido mesmo em volumes mais altos (talvez dando uns tapas nos recursos do driver isso melhore).

Falando em diferença de volume entre os dois, com a SBZ raramente uso o volume acima do 14, se subir muito a placa estupra meu K240 MKII e chega a distorcer o áudio dependendo do meu set de equalização (tenho um gosto bem peculiar), digo que 100 no volume do ALC é comparável ao volume 16 na placa de som, embora isso não esteja diretamente ligado ao codec. As vezes me pergunto, se tivesse encontrado esse driver antes de comprar a placa de som, seria realmente necessário? Mas depois que fui apresentado ao som as placas off, nunca mais fui capaz de usar meus fones e caixas do PC sem, tudo começou com uma SB0770.
Saudosa Xtreme Gamer!
Top essa Creative, com ASIO e um fone decente até hoje é melhor do que muitos HT e DAC+AMP de bolso.
Pena que é PCI. Slot raro hoje em dia, mas é possível usar uma placa adaptadora PCI express para PCI.

Off-topic:
Pra quem quiser conhecer mais:
 
Para o pessoal, eu baixei e instalei novo driver da creative ae5 achei que ficou muito bom o som, parece que em alguns jogos o som ficou mais cristalino (uso um AD700) .... achei meio diferente o software commando, mas acho que é questao de costume, uma coisa que senti falta foi a personalizacao dos led que tinha no software anterior

E aqui tinha diversos problemas com a placa, com o software pq as vezes nao achava a placa, mesmo o som funcionando perfeitmente, desde a mudanca dos drivers nao tive mais esse problema
 
Acabei de instalar a Creative SoundBlasterX AE-5 e instalei o Driver atual, testei e estava funcionando quado instalei o Sound Blaster Connect 2 reiniciei o PC o áudio não funciona. Ajuda​
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo