[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

E eu esperando a chegada aqui da VGA, essa maldita transportadora que não muda o status, isso porque foi expresso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

https://www.terabyteshop.com.br/pro...x-5700-xt-pulse-8gb-gddr6-256bit-11293-01-20g chegou a Sapphire na tera, demorou ¬¬



Falando em Pulse, alguém no fórum tem uma 5700 XT Pulse?
Podem me confirmar se vocês possuem o problema de ter microstuttering ao realizarem a personalização da Fan?

Aqui a VGA funciona perfeitamente, os drivers estão tranquilos, a perfomance em jogos está excelente, mas quando tento personalizar a rotação de fan, independente da forma, começam os Microstuttering e isso me incomoda um pouco porque poderia está tendo uma melhor otimização da VGA se não fosse obrigado a deixar a Fan no Automático.

Estou desconfiado que é algum problema em driver. (Acontece nas Duas BIOS; a Silent e Normal), se fosse a VGA e uma BIOS ruim, a troca de BIOS resolveria o problema. Já testei outros programas de monitoramento, outros drivers antigos, formatação do Windows, não muda. Se alguém puder dá um feedback.
 
Última edição:
alg manja se eu posso abrir o produto e testar e msm assim devolver no periodo de 7 dias por "arrependimento"?

pq to com a 5700 aqui na caixa lacrada....
 
alg manja se eu posso abrir o produto e testar e msm assim devolver no periodo de 7 dias por "arrependimento"?

pq to com a 5700 aqui na caixa lacrada....
Rapaz, eu acho que pode! Mas tem lojas que inventam suas próprias regras mas, todas devem obedecer o código de defesa do consumidor.
 
Última edição:
Rapaz, eu acho que pode! Mas tem lojas que inventam duas próprias regras mas, todas devem obedecer o código de defesa do consumidor.
comprei na americanas!
 
Saiu faz algum tempo (16 de novembro).
Ninguém postou a tabela e o suposto die size do Navi 21 (vindo do Komachi). Então segue informação dele:





* Navi 14 (série 5500) é RDNA die size 158mm² e não tem suporte para hardware RT. Tem 24CUs.
* Navi 10 (série 5700) é RDNA die size 251mm² e não tem suporte para hardware RT. Tem 40CUs.
* Navi 21 (série ?????) é RDNA2 die size 505mm² e tem suporte no hardware para RT. Pode ter 64-80CUs (???).
* Navi 21 vai concorrer no segmento top.
* sendo 505mm² o pessoal está especulando 64-80CUs. Lembrando que unidade dedicada RT pode tomar "espaço".



Lembrando da informação postada anteriormente:

1 - Navi 10 terá mais uma versão com menos compute units.
2 - Navi 14 com 1536 compute units será exclusiva da Apple.
3 - Próxima CES terá um anúncio (preview) da RDNA2.

Rumor vindo da mesma pessoa (wjm47196/chiphell) que acertou no passado: Polaris 30 (RX 590), Vega 7nm (Radeon VII) e atraso da Navi:
O cara tem um bom número de acertos.
Resta aguardar se é verdade :)



Fazendo um cálculo rápido:

505mm² 7nm - Navi 21 AMD
die = (π*((300/2)^2)/505)-(π*(300/√¯(2*505)) = 110
yield = 0,99*(1+((0,2*5,05)/8))^-8 = 0,3824
good dies = 42
die cost = 236,10

754mm² 12nm - TU102 Nvidia
die = (π*((300/2)^2)/754)-(π*(300/√¯(2*754)) = 69
yield = 0,99*(1+((0,1*7,54)/8))^-8 = 0,4816
good dies = 33
die cost = 176,68

* Navi 21 tem custo de produção elevado devido ao die size e custo 7nm. Se TSMC reduziu o preço do wafer o cenário melhora.
* considerei defeito menor devido a maturidade do processo 7nm, porém o mesmo custo divulgado pelo ibs (wafer 7nm).
* se for 7nm EUV existe redução no número de etapas, assim o custo de produção pode diminuir (se TSMC ajudar).
* TSMC pode incluir o custo de implantação inicial EUV para seus clientes (máquinas e afins).
* dependendo de todos os fatores, AMD pode lançar uma Navi 21 não full, assim pode equilibrar o custo.
* tem custo adicional, por exemplo: montagem final, teste, pagamento IP, transporte entre unidade fabril, custo de rodar a cadeia, instalação, etc.
* apareceu no SA que teve tape out de um GPU top. Como é artigo pago não tem como saber se é da AMD.
 
Última edição:
Saiu faz algum tempo (16 de novembro).
Ninguém postou a tabela e o suposto die size do Navi 21 (vindo do Komachi). Então segue informação dele:





* Navi 14 (série 5500) é RDNA die size 158mm² e não tem suporte para hardware RT. Tem 24CUs.
* Navi 10 (série 5700) é RDNA die size 251mm² e não tem suporte para hardware RT. Tem 40CUs.
* Navi 21 (série ?????) é RDNA2 die size 505mm² e tem suporte no hardware para RT. Pode ter 64-80CUs (???).
* Navi 21 vai concorrer no segmento top.
* sendo 505mm² o pessoal está especulando 64-80CUs. Lembrando que unidade dedicada RT pode tomar "espaço".



Lembrando da informação postada anteriormente:

1 - Navi 10 terá mais uma versão com menos compute units.
2 - Navi 14 com 1536 compute units será exclusiva da Apple.
3 - Próxima CES terá um anúncio (preview) da RDNA2.

Rumor vindo da mesma pessoa (wjm47196/chiphell) que acertou no passado: Polaris 30 (RX 590), Vega 7nm (Radeon VII) e atraso da Navi:
O cara tem um bom número de acertos.
Resta aguardar se é verdade :)



Fazendo um cálculo rápido:

505mm² 7nm - Navi 21 AMD
die = (π*((300/2)^2)/505)-(π*(300/√¯(2*505)) = 110
yield = 0,99*(1+((0,2*5,05)/8))^-8 = 0,3824
good dies = 42
die cost = 236,10

754mm² 12nm - TU102 Nvidia
die = (π*((300/2)^2)/754)-(π*(300/√¯(2*754)) = 69
yield = 0,99*(1+((0,1*7,54)/8))^-8 = 0,4816
good dies = 33
die cost = 176,68

* Navi 21 tem custo de produção elevado devido ao die size e custo 7nm. Se TSMC reduziu o preço do wafer o cenário melhora.
* considerei defeito menor devido a maturidade do processo 7nm, porém o mesmo custo divulgado pelo ibs (wafer 7nm).
* se for 7nm EUV existe redução no número de etapas, assim o custo de produção pode diminuir (se TSMC ajudar).
* TSMC pode incluir o custo de implantação inicial EUV para seus clientes (máquinas e afins).
* dependendo de todos os fatores, AMD pode lançar uma Navi 21 não full, assim pode equilibrar o custo.
* tem custo adicional, por exemplo: montagem final, teste, pagamento IP, transporte entre unidade fabril, custo de rodar a cadeia, instalação, etc.
* apareceu no SA que teve tape out de um GPU top. Como é artigo pago não tem como saber se é da AMD.


Cara você é o antigo user "alejandro1"? :hmm:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

comprei na americanas!

Então cara, eu não faria isso. Teoricamente você pode, sim, devolver o produto que foi aberto... Mas isso vai te dar dor de cabeça. As lojas nunca querem receber de volta um produto que já foi aberto e devolver o dinheiro integral porque isso vai dar algum prejuízo à loja.

Eu sei que é lei e que tá no CDC, mas eu acho meio injusto. Eu devolveria sem abrir. Acho que com o acesso à informação e internet em casa que todo mundo tem, todo mundo tem condições de pesquisar se o produto que quer comprar vai atender.

Você pesquisou muito antes de comprar e comprou na dúvida. :haha::haha: Se algo não te traz segurança pra ficar com o produto e ele ainda tá fechado, devolve logo sem abrir e espera uma promo da 5700 XT. Voltou na Terabyte por 1999 e eu já boletei de novo. :lol2::lol2:
 
Não, nem sei quem é ele :)


RX 5500 vs RX 590



Opa, perdão hehehe. Ele era um user que se parecia com você na forma de escrever, e ele nos trazia as informações mais complexas e profundas sobre as arquiteturas das placas, assim como você. Ele sumiu do fórum e logo depois você apareceu. :haha:
 
Opa, perdão hehehe. Ele era um user que se parecia com você na forma de escrever, e ele nos trazia as informações mais complexas e profundas sobre as arquiteturas das placas, assim como você. Ele sumiu do fórum e logo depois você apareceu. :haha:
Longe disso, mas agradeço.
Quem conhece muito sobre arquitetura é outro usuário, dayllann, que abriu um tópico sobre RDNA:

Só compartilho informação :)
 
O freesync é ativado sozinho? ou tem que fazer alguma coisa?

Meu monitor é 144hz com freesync , AOC.
 
comprei na americanas!
Americanas então é bem provável q veio de alguma loja do marketplace ou seja abrir e depois querer devolver é pedir pra ter dor de cabeça
 
Americanas então é bem provável q veio de alguma loja do marketplace ou seja abrir e depois querer devolver é pedir pra ter dor de cabeça
A q comprei é vendida e entregue pela própria americanas, não é mkt
 
Eu até cantei a pedra, dificilmente vão encontrar preços mais baratos que a três meses atrás, dólar em alta e estoque baixo, as lojas metem a faca sem dó!
Eu prevejo no máximo 100,00 a menos e frete grátis nessa BF.
Quem tiver a sua por 1900 pague logo, não acredito que fiquem menos que isso, quem pegou por menos, deu sorte!
 
Ainda bem que comprei a minha Rx 5700 xt da Asus na GK, paguei 1950, estou muito feliz com o desempenho, aqui black friday nao vira, nem existe para produtos lançamentos, geralmente o que acha é produtos encalhados e fora de linha, sem contara alta do dolar.
 
Se continuar nesse ritmo em 2020 é viajar pro paraguai e montar um setup, se a policia parar no caminho ainda perde a cnh por causa do contrabando. LOL

Que lugar escroto esse país hhauha. :br::br::br::br::br::br::br::br::br::br:
 
Falando em Pulse, alguém no fórum tem uma 5700 XT Pulse?
Podem me confirmar se vocês possuem o problema de ter microstuttering ao realizarem a personalização da Fan?

Aqui a VGA funciona perfeitamente, os drivers estão tranquilos, a perfomance em jogos está excelente, mas quando tento personalizar a rotação de fan, independente da forma, começam os Microstuttering e isso me incomoda um pouco porque poderia está tendo uma melhor otimização da VGA se não fosse obrigado a deixar a Fan no Automático.

Estou desconfiado que é algum problema em driver. (Acontece nas Duas BIOS; a Silent e Normal), se fosse a VGA e uma BIOS ruim, a troca de BIOS resolveria o problema. Já testei outros programas de monitoramento, outros drivers antigos, formatação do Windows, não muda. Se alguém puder dá um feedback.


TEnho 5700 XT Pulse e todo jogo tenho problema também com stuttering, kkkkkkkkkkkkkk
 
TEnho 5700 XT Pulse e todo jogo tenho problema também com stuttering, kkkkkkkkkkkkkk
É a personalização da Fan, é deixar automático que fica normal. Faz o teste aí.
 
É a personalização da Fan, é deixar automático que fica normal. Faz o teste aí.

Já tinha visto algumas páginas um user aqui falando sobre isso, a AMD já está ciente desse bug será ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo