[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Estou com uma dúvida terrível. Vale o upgrade para uma 7900xt/xtx ou uma 4070ti super ? Não ligo muito pra consumo de energia e sim performance bruta. Sei que alguns títulos a amd se sai melhor porém o dlss é algo a se pensar. Atualmente tenho uma Rx 6800xt Aorus Master, minha preferência para Nvidia seria a Gigabyte Gaming OC 4070ti super/Msi Gaming X 4070ti super tb. Pro lado da Amd seria a Tuf Gaming 7900xt/xtx ou Sapphire Vapor X xtx(a gigantesca). Claro que penso bastante na longevidade apesar da 6800xt rodar tudo muito bem e não me deixar na mão e aí fica a minha dúvida. Vale a pena eu trocar a placa agora ? Ou é melhor aguardar a Rdna4 que será uma correção (bem-vinda) para a Rdna3.

Ah outra dúvida, dá pra manter a mesma fonte ou é melhor já pensar em algo acima dos 850w ? Atualmente tô com uma fonte RM 750x da corsair + x670e Plus Tuf Gaming + R7 7800x3d + 32gb 5200mhz.
Em relação a GPU, aí vai dos recursos que vc prefere ou não
Se gosta de RT e mexe com cuda, vai na NVidia
Se gosta de recursos da como freesync, FSR e não liga pra RT, vai de AMD
Sobre a fonte, ela da conta de ambas as placas

Se a AMD lançar alguma RX 8x00 (ou seja lá o rótulo que colocarem nas RDNA 4) com o mesmo desempenho da RX 7900 XTX (ou um pouco mais), oferecendo nível maior de desempenho em Ray Tracing, sendo menor, mais leve e “bebendo menos” (consumo igual/menor a 200W), acho que compensa um upgrade; e tudo isso por uns 700 dólares? Acho difícil demais, mais provável de tacarem 900/1000,00 dólares como fizeram nas Navi 31 no lançamento.

Se as RDNA 4 forem “refreshs” sem melhorias significativas no Ray Tracing (não se equiparando as Ada Lovelace / RTX 4000 nesse quesito), vou considerar um upgrade para a Nvidia (até Blackwells / RTX 5000), pra tirar o máximo de proveito dos jogos com RT na minha TV 43" 4k 144hz FreesyncPremium PRO). O foda vai ser largar o Adrenalin Driver, me acostumei com o software da AMD (desde 2019 usando o ecossistema dela). Tudo vai depender do preço, ou do custo/benefício.

Em relação a GPU, aí vai dos recursos que vc prefere ou não
Se gosta de RT e mexe com cuda, vai na NVidia
Se gosta de recursos da como freesync, FSR e não liga pra RT, vai de AMD
Sobre a fonte, ela da conta de ambas as placas

Então, tem outro problema também que é a desvalorização da 6800xt. Não sei se consigo R$ 4.000 na venda mas uns R$ 3.500 é possível. Andei olhando muito a 4070ti super por conta do ray tracing, dlss, que também poderei usar o FSR e não custa muito na troca pra performar bem em 1440p. Não pretendo migrar pra 4k até pq nem a 4090 tá conseguindo dar conta. Tô na Amd desde a série Hd 6850 toxic (eu tive essa com cooler zalman e tal). Mas como eu disse, me importo mais com a longevidade da placa e não recursos. Eu acho que vale ainda aguardar a nova geração sair pra ver o que o Rdna4 tem a propor para os usuários. Meu uso é só pra jogar mesmo hehe.

Driver AMD Radeon Software Adrenalina 24.5.1​

Download

Destaques​

ytGgzdv.jpeg

FkjJoYw.jpeg

Novo suporte para jogos

• Ghost of Tsushima DIRECTOR’S CUT
  • Senua’s Saga: Hellblade II
  • F1® 24
Suporte expandido para HYPR-Tune
  • Ghost of Tsushima CORTE DO DIRETOR
  • Edição completa do Horizon Forbidden West™
  • Campo estelar
  • The Last of Us™ Parte I
  • Habilite o HYPR-RX e obtenha um aumento instantâneo no desempenho de até 136% na GPU Radeon™ RX 7600XT em jogos como Baldur's Gate 3, F1 23, Resident Evil 4 e muito mais! RS-643
  • Habilite o HYPR-RX e obtenha um aumento instantâneo no desempenho de até 86% na APU Ryzen™ 8700G em jogos como Baldur's Gate 3, F1 23, Resident Evil 4 e muito mais! RS-64
  • Participe da conversa compartilhando como o HYPR-RX com AFMF está funcionando bem no seu sistema. Essas informações de milhares de jogos nos ajudam a fazer melhorias adicionais.
IA na AMD

• A versão mais recente do software AMD: Adrenalin Edition garante suporte e desempenho ideais, fornecendo os aprimoramentos e otimizações mais refinados para a melhor experiência do usuário.
  • O software AMD pode potencializar a funcionalidade de IA incluída nos principais aplicativos ISV. Os criadores de conteúdo podem contar com o software AMD para acelerar recursos aprimorados por IA em muitos aplicativos de criação de conteúdo, incluindo Adobe® Creative Cloud, Blender®, DaVinci Resolve, Topaz Photo & Video AI e muitos mais.
Desenvolvimento de IA em Radeon

• O software AMD permite funcionalidade de IA de nível inferior com estruturas populares como PyTorch e ONNX Runtime no Linux®, permitindo que desenvolvedores, entusiastas e pesquisadores trabalhem com IA em GPUs de desktop Radeon série 7000 selecionadas.

Problemas corrigidos​

• Pode ocorrer travamento intermitente do aplicativo ou tempo limite do driver ao jogar World of Warcraft® ou World of Warcraft® Classic em produtos gráficos da série RDNA™ 3.
  • Pode ocorrer travamento intermitente do aplicativo ou tempo limite do driver ao jogar Overwatch® 2 em produtos gráficos da série Radeon™ RX 5000.
  • Movimentos de textura podem ser observados ao jogar Hitman: Contracts.
  • A corrupção em torno de certos elementos de água pode ser observada ao jogar Alan Wake 2 com o Radeon™ Boost ativado.

Problemas conhecidos​

• Fallout 3 e Fallout: New Vegas podem falhar no lançamento.[Hotfix pendente de verificação]
  • A corrupção do preto pode ser observada ao jogar Alien Isolation em produtos gráficos da série Radeon™ 7000.
  • A corrupção pode ser observada ao jogar Dying Light 2 Stay Human: Reloaded Edition com Radeon™ Boost ativado. Recomenda-se que os usuários que enfrentam esse problema desativem o Radeon™ Boost como solução temporária.
  • Corrupção intermitente no jogo pode ser observada ao jogar Ghost of Tsushima DIRECTOR'S CUT com AMD Software: Adrenalin Edition™ Record & Streaming e HDR habilitado.
  • Max Payne 1 e 2 podem falhar ao iniciar em produtos gráficos da série RDNA 3 quando o Anti-Aliasing estiver ativado.
  • Software AMD: As métricas de desempenho do Adrenalin Edition podem falhar intermitentemente na atualização durante o jogo HELLDIVERS™ 2.[Resolução direcionada para 24.6.1]
  • Áudio e vídeo podem ficar fora de sincronia intermitentemente durante a gravação usando o codec AV1 no software AMD: Adrenalin Edition. [Resolução prevista para o terceiro trimestre]

conteúdo do pacote​

Software AMD: Driver Adrenalin Edition 24.5.1 versão 23.40.33.01 para Windows® 10 e Windows® 11 (Windows Driver Store versão 31.0.24033.1003).

Então, tem outro problema também que é a desvalorização da 6800xt. Não sei se consigo R$ 4.000 na venda mas uns R$ 3.500 é possível. Andei olhando muito a 4070ti super por conta do ray tracing, dlss, que também poderei usar o FSR e não custa muito na troca pra performar bem em 1440p. Não pretendo migrar pra 4k até pq nem a 4090 tá conseguindo dar conta. Tô na Amd desde a série Hd 6850 toxic (eu tive essa com cooler zalman e tal). Mas como eu disse, me importo mais com a longevidade da placa e não recursos. Eu acho que vale ainda aguardar a nova geração sair pra ver o que o Rdna4 tem a propor para os usuários. Meu uso é só pra jogar mesmo hehe.

6800 XT nova na Kabum (sem cupom ou promoção) está saindo por 3,4k. Com os diversos cupons de 5%~10% que sempre aparecem da pra pegar por 3k. Usada acho que tu vai conseguir nela menos de 2k. Se ela te atende, como não tem muito lançamento de jogos de peso esse ano eu ficaria nela até as RDNA4.

6800 XT nova na Kabum (sem cupom ou promoção) está saindo por 3,4k. Com os diversos cupons de 5%~10% que sempre aparecem da pra pegar por 3k. Usada acho que tu vai conseguir nela menos de 2k. Se ela te atende, como não tem muito lançamento de peso esse ano eu ficaria nela até as RDNA4.

A minha é a Aorus Master, a topo de linha da 6800xt. Ela bate de frente ainda com muita placa de nova geração (a exemplo da 7800xt). Por hora devo permanecer com ela mas estou aguardando o lançamento da nova leva.

Sapphire anuncia Radeon RX 7700 XT Pure Frostpunk 2 Edition, inclui a edição Deluxe do jogo

A Sapphire revelou hoje a placa de vídeo Radeon RX 7700 XT Pure Frostpunk 2 Edition. O cartão é uma colaboração de marca com a 11 bit Studios, que lança Frostpunk 2 em julho. O jogo de estratégia de sobrevivência para construção de cidades é um dos lançamentos mais esperados deste verão. A Sapphire comemora isso com uma variante da placa gráfica RX 7700 XT Pure que tem um código de jogo para a Deluxe Edition do Frostpunk 2, uma placa traseira temática e alguns itens na caixa, incluindo teclas personalizadas e emblemas de alfinetes esmaltados. Embora a placa traseira seja fortemente temática do jogo, a cobertura do cooler toda branca, os impulsores brancos para as três ventoinhas e o resto da placa seguem o esquema de cores branco que é característico da marca Pure da Sapphire. O cartão vem em uma caixa de edição de colecionador com o tema do jogo.

Baseado no silício "Navi 32" de 5 nm, o Radeon RX 7700 XT possui 3.456 processadores stream em 54 unidades de computação. A GPU é baseada na arquitetura gráfica RDNA 3 e a AMD a recomenda para jogos em 1440p com configurações máximas. A placa possui 12 GB de memória GDDR6 de 18 Gbps em uma interface de memória ampla de 192 bits e 48 MB de memória Infinity Cache. A placa obtém energia de um par de conectores de alimentação PCIe de 8 pinos. As saídas de vídeo incluem dois conectores DisplayPort 2.1 (com UHBR 13.5) e dois conectores HDMI 2.1. O cartão será lançado no mercado em julho, provavelmente junto com a data de lançamento do jogo em 25 de julho, o preço ainda não é conhecido.

pgexWed.jpeg

KRQoGCP.jpeg

nW4fXnZ.jpeg

Se a AMD lançar alguma RX 8x00 (ou seja lá o rótulo que colocarem nas RDNA 4) com o mesmo desempenho da RX 7900 XTX (ou um pouco mais), oferecendo nível maior de desempenho em Ray Tracing, sendo menor, mais leve e “bebendo menos” (consumo igual/menor a 200W), acho que compensa um upgrade; e tudo isso por uns 700 dólares? Acho difícil demais, mais provável de tacarem 900/1000,00 dólares como fizeram nas Navi 31 no lançamento.

Se as RDNA 4 forem “refreshs” sem melhorias significativas no Ray Tracing (não se equiparando as Ada Lovelace / RTX 4000 nesse quesito), vou considerar um upgrade para a Nvidia (até Blackwells / RTX 5000), pra tirar o máximo de proveito dos jogos com RT na minha TV 43" 4k 144hz FreesyncPremium PRO). O foda vai ser largar o Adrenalin Driver, me acostumei com o software da AMD (desde 2019 usando o ecossistema dela). Tudo vai depender do preço, ou do custo/benefício.

O que se sabe das RDNA4 apontam para isso: Maior desempenho (arquitetura simplificada/re-arquitetada para melhor utilização dos WGPs), melhor RTRT (novo motor, aparentemente BVH8, com desempenho 2~4x superior), consumo similar (32CUs RDNA4 consumirão pouca coisa menos que 32CUs RDNA3, mas como o chip RDNA4 nessa configuração ocupará o lugar de um RDNA3 de 54CUs, obviamente teremos um consumo menor no brand-a-brand) e preço na faixa de desempenho que ele ocupará (aka, seguindo o caminho que a NVIDIA deixar).

Não sei até que ponto um RTRT ~4x mais rápido impactará no resultado final em FPS (afinal, até onde se sabe ainda será processado pelos CUs), mas dá para chutar que no melhor do melhor dos melhores casos encostará no desempenho das RTX4000, mas isso é um achismo meu. O que realmente quero saber é qual o "brand" que a AMD dará a esses chips: Se o N48 (240mm²) ocupará o lugar do N31 (530mm²) e o N44 (130mm²) o lugar do N32 (200mm²) na faixa de desempenho, como ficará o posicionamento deles no preço? A AMD só não pode ser muita cara de pau e lançar essa possível 8800XT com preço pouca coisa abaixo da 7900XT, só porque tem RTRT (muito) melhor, ela terá que vir pelo mesmo preço da 7800XT ou mais barata.

Meu chute mais que chute:
ConfigComo queria que fosseComo provavelmente será
N48 XT (64CU, 16GB @256bit)RX 8800XT (449 USD)RX 8800XT (599 USD)
N48 XL (54CU ou 48CU, 12GB @192bit)RX 8700XT (349 USD)RX 8700XT (449 USD)
N44 XTX (32CU, 16GB @128bit)RX 8600XT (379 USD)
N44 XT (32CU, 8GB @128bit)RX 8600XT (269 USD)RX 8600 (299 USD)
N44 XL (24CU, 6GB @96bit)RX 8500 (229 USD)
N44 XLE (16CU, 4GB @64bit)RX 8400 (199 USD)RX 8400 (229 USD) [se existir]

Além disso ficam as dúvidas se realmente teremos cut-downs de ambos os chips (192bit e 64/96bit)? E como será a estabilidade dos drivers, já que a RDNA4 é uma uArch bem diferente e a RDNA5, que já está batendo na porta e foco real da AMD, será uma uArch nova e portanto terá um driver completamente diferente (com os engenheiros focando nisso e não na tapa-buracos RDNA4, que aparentemente terá vida curta)? Muitas perguntas... muitas perguntas...

Última edição:

AMD confirma GPUs Navi 44 “GFX1200” e Navi 48 “GFX1201”​

A AMD confirmou suas GPUs RDNA 4 de próxima geração em ROCm, que incluem os SKUs Navi 44 “GFX1200” e Navvi 48 “GFX1201” para Radeon RX 8000.

Embora a informação não seja surpreendentemente nova, o Github do ROCm confirmou as GPUs Navi 44 e Navi 48 que são baseadas na arquitetura gráfica RDNA 4 junto com seus respectivos IDs gráficos. Como esperado, o AMD Navi 44 está marcado como “GFX1200”, enquanto o Navi 48 está marcado como SKU “GFX1201”.

AMD-RDNA-4-Radeon-RX-8000-GPUs-Navi-44-GFX1200-Navi-48-GFX1201-1.png

Não é mencionado muito no GitHub sobre este próximo SKU de GPU AMD RDNA 4, mas de acordo com os últimos rumores, espera-se que a GPU Navi 48 seja o mais rápido dos dois chips e terá como alvo as ofertas de produtos mais sofisticados. Com isso dito, o Navi 48 não é um SKU sofisticado típico como as séries Navi 31 (RDNA 3) ou Navi 21 (RDNA 2), já que eles foram supostamente descartados em favor de chips mais convencionais para atingir o mercado de massa.

Como tal, espera-se atualmente que as GPUs AMD Navi 48 atinjam algo em torno do desempenho do Navi 31, ao mesmo tempo que são fortes opções de desempenho/$ para as massas de jogos. Atualmente, a AMD Radeon RX 7900 GRE, o SKU RDNA 3 básico, é vendido por cerca de US$ 549 desde sua nova atualização de preços. Se a AMD conseguir oferecer melhor desempenho do que o 7900 GRE a um preço de cerca de US$ 400 a US$ 500, então isso poderá ser um negócio matador para os jogadores.
https://cdn.wccftech.com/wp-content/uploads/2022/06/2022-06-10_2-31-13.png
2022-06-10_2-31-13.png

Uma coisa a notar é que a arquitetura de GPU RDNA 4 da AMD terá um design totalmente novo, então devemos também considerar o fato de que a equipe vermelha pode ajustar seu desempenho em títulos de ray tracing e também oferecer vantagens adicionais, como um FSR com infusão de IA, tecnologia de upscaling que rivaliza com o DLSS da NVIDIA, embora o FSR 3 em seu estado atual seja uma alternativa muito boa para os jogadores. A aceleração de IA pode resolver algumas das deficiências do FSR e trazer qualidade de imagem aprimorada em áreas onde atualmente falta em relação ao DLSS.

Embora detalhes limitados estejam disponíveis sobre as GPUs RDNA 4, podemos esperar que a linha de próxima geração apresente suporte para memória GDDR7, que virá inicialmente em matrizes de 28/32 Gbps e com 16 Gb (2 GB VRAM por módulo). No entanto, a AMD também poderia seguir o caminho mais econômico e simplesmente usar matrizes GDDR6 mais rápidas por enquanto. Há rumores de que os chips também serão menores e monolíticos, o que significa que o design do MCD será abandonado um ano após seu lançamento.

Pessoal, perdão se for o tópico incorreto, mas ontem eu comprei uma 6650xt da XFX na terabyte. Paguei 1712 no cartão. Estava procurando uma 4060, mas o limite do cartão não era suficiente. Queria saber se foi uma compra razoável. Tenho monitor 1080p, e não ligo para Ray tracing nem coisa do tipo, só jogar a 144hz jogos competitivos e 60 fps em boa qualidade os lançamentos.

AMD confirma GPUs Navi 44 “GFX1200” e Navi 48 “GFX1201”​

A AMD confirmou suas GPUs RDNA 4 de próxima geração em ROCm, que incluem os SKUs Navi 44 “GFX1200” e Navvi 48 “GFX1201” para Radeon RX 8000.

Embora a informação não seja surpreendentemente nova, o Github do ROCm confirmou as GPUs Navi 44 e Navi 48 que são baseadas na arquitetura gráfica RDNA 4 junto com seus respectivos IDs gráficos. Como esperado, o AMD Navi 44 está marcado como “GFX1200”, enquanto o Navi 48 está marcado como SKU “GFX1201”.

AMD-RDNA-4-Radeon-RX-8000-GPUs-Navi-44-GFX1200-Navi-48-GFX1201-1.png

Não é mencionado muito no GitHub sobre este próximo SKU de GPU AMD RDNA 4, mas de acordo com os últimos rumores, espera-se que a GPU Navi 48 seja o mais rápido dos dois chips e terá como alvo as ofertas de produtos mais sofisticados. Com isso dito, o Navi 48 não é um SKU sofisticado típico como as séries Navi 31 (RDNA 3) ou Navi 21 (RDNA 2), já que eles foram supostamente descartados em favor de chips mais convencionais para atingir o mercado de massa.

Como tal, espera-se atualmente que as GPUs AMD Navi 48 atinjam algo em torno do desempenho do Navi 31, ao mesmo tempo que são fortes opções de desempenho/$ para as massas de jogos. Atualmente, a AMD Radeon RX 7900 GRE, o SKU RDNA 3 básico, é vendido por cerca de US$ 549 desde sua nova atualização de preços. Se a AMD conseguir oferecer melhor desempenho do que o 7900 GRE a um preço de cerca de US$ 400 a US$ 500, então isso poderá ser um negócio matador para os jogadores.
https://cdn.wccftech.com/wp-content/uploads/2022/06/2022-06-10_2-31-13.png
2022-06-10_2-31-13.png

Uma coisa a notar é que a arquitetura de GPU RDNA 4 da AMD terá um design totalmente novo, então devemos também considerar o fato de que a equipe vermelha pode ajustar seu desempenho em títulos de ray tracing e também oferecer vantagens adicionais, como um FSR com infusão de IA, tecnologia de upscaling que rivaliza com o DLSS da NVIDIA, embora o FSR 3 em seu estado atual seja uma alternativa muito boa para os jogadores. A aceleração de IA pode resolver algumas das deficiências do FSR e trazer qualidade de imagem aprimorada em áreas onde atualmente falta em relação ao DLSS.

Embora detalhes limitados estejam disponíveis sobre as GPUs RDNA 4, podemos esperar que a linha de próxima geração apresente suporte para memória GDDR7, que virá inicialmente em matrizes de 28/32 Gbps e com 16 Gb (2 GB VRAM por módulo). No entanto, a AMD também poderia seguir o caminho mais econômico e simplesmente usar matrizes GDDR6 mais rápidas por enquanto. Há rumores de que os chips também serão menores e monolíticos, o que significa que o design do MCD será abandonado um ano após seu lançamento.

surra que AMD vai levar nessa gen vai ser de perder o rumo de casa, Nvidia anunciando que vai acelerar a evolução e lançar anualmente novas arquiteturas e AMD tem chance de apanhar ate para serie 4000 atual.
RDNA5 vai ter que ser o santo graal das arquiteturas ou a divisão RTG pode fechar as portas.

surra que AMD vai levar nessa gen vai ser de perder o rumo de casa, Nvidia anunciando que vai acelerar a evolução e lançar anualmente novas arquiteturas e AMD tem chance de apanhar ate para serie 4000 atual.
RDNA5 vai ter que ser o santo graal das arquiteturas ou a divisão RTG pode fechar as portas.

Não acho, a estratégia tem sentido, eles vão lançar as placas que mais vendem, que são as intermediárias. Elas são uma arquitetura nova, vão ter um bom ray tracing e provavelmente algum upscaling de IA, já que os chips virão com unidades para isso.

Para sair bem, só falta um preço matador.

Assim, a unidade de GPU ganha caixa para investimentos maiores nas arquiteturas seguintes.

Não acho, a estratégia tem sentido, eles vão lançar as placas que mais vendem, que são as intermediárias. Elas são uma arquitetura nova, vão ter um bom ray tracing e provavelmente algum upscaling de IA, já que os chips virão com unidades para isso.

Para sair bem, só falta um preço matador.

Assim, a unidade de GPU ganha caixa para investimentos maiores nas arquiteturas seguintes.
Problema que não é questão de estratégia , RDNA4 highend foi cancelada por falha de projeto/rendimento, tomaram decisão de focar em uma nova arquitetura que talvez tenha outro nome, RDNA 4 internamente já é uma falha, imagine quanta grana foi jogado fora em horas de trabalho na Gpu cancelada, nao deve ter sido uma decisão fácil, estratégia de focar no mid ja se provou no passado como ineficiente .
AMD ja tem poucos parceiros fabricantes e já tem rumor da MSI descartar essa geração;

Última edição:
Para o consumidor, o problema é chamarem de intermediária, mas cobrarem 699~799USD porque a concorrência pede valor semelhante.

Problema que não é questão de estratégia , RDNA4 highend foi cancelada por falha de projeto/rendimento, tomaram decisão de focar em uma nova arquitetura que talvez tenha outro nome, RDNA 4 internamente já é uma falha, imagine quanta grana foi jogado fora em horas de trabalho na Gpu cancelada, nao deve ter sido uma decisão fácil, estratégia de focar no mid ja se provou no passado como ineficiente .
AMD ja tem poucos parceiros fabricantes e já tem rumor da MSI descartar essa geração;

Na verdade foi por falta de tempo, decidiram ganhar dinheiro com essa primeira geração de arquitetura nova, enquanto faz o pivot na RDNA5.

É o mesmo movimento da RDNA1.

Para o consumidor, o problema é chamarem de intermediária, mas cobrarem 699~799USD porque a concorrência pede valor semelhante.

A ideia é que seja menos ou mesmo preço da RX 7900 GRE, que custa 549 dólares. Deve ser entre 400 e 600 dólares, mais do que isso fica inviável, já que o desempenho não compensaria o preço.

Em questão de desempenho não há o que falar, a RDNA4 ficará atrás das high-ends RTX 4000 mesmo, se muito a N48 brigará com a 4070TI Super, tanto em raster quando em RTRT, mas como já bem disseram o que importa é desempenho por preço: Essa 4070TiS gira nos 800 dólares, então uma placa entregando o mesmo desempenho custando 600 USD é uma boa aposta, e se for menos que isso melhor ainda (afinal de contas, a futura RTX 5060 deverá entregar esse desempenho nessa faixa de preço, se conhecemos bem a verdinha, portanto num mesmo preço a AMD sai em desvantagem).

Falando da NVIDIA, lançar uma arquitetura por ano não significa que o mercado gamer terá uma geração por ano, pode ser uma uArch para DC e outra para consumidores, mantendo assim a cadência de dois anos para nós (aka, dando na mesma), mas o jaquetinha pode nos surpreender. Quanto ao RDNA5 precisar ser tudo isso, complicado suprir essa expectativa, só de competir de igual com a Blackwell, com RTRT melhor que as AdaLovelace e preço BOM já seria uma grande vitória para a divisão RTG.

Que se foda o flagship

Negócio da amd é acertar nas de entrada/intermediária mesmo, igual as rdna 2 de 1k (rx 6600), ou ainda melhor, as lendárias polaris soberanas do custo benefício

Eles precisam tiirar marketshare de quem compra rtx 3060, não 4080/4090

Última edição:
Cara, de 15 em 15 dias tô encontrando promoção da 6900XT RedDevil com chipset XTU por 3300 nova, lacrada com nota fiscal nas lojas nacionais como Kabum, Pichau, Magalu, etc... se vc conseguir 3k na sua 6800XT usada, queima logo, senão o bonde vai passar!

Sapphire lança placa gráfica Radeon RX 6750 GRE 10GB Starry Sky

Radeon RX 6750 Gold Rabbit Edition em novo esquema de cores
RDNA2 ainda recebendo atualizações.
EkPlR0g.png

Em outubro de 2023, a AMD lançou duas placas gráficas Radeon RX baseadas na série RDNA2. Essa mudança foi interessante porque a AMD já tinha uma placa gráfica RX 7600 de gama média no mercado, e a RX 7700 XT, mais premium, havia sido lançada apenas dois meses antes. No entanto, a nova Radeon RX 6750 GRE (Golden Rabbit Edition), como o nome sugere, tinha como alvo principal os clientes chineses e não foi lançada oficialmente em outras regiões.

E6ZNskW.jpeg

O3R9rpi.jpeg

A Sapphire tem sido uma grande promotora desses cartões, na verdade ambas subvariantes. Lembrando que existem versões de 12 GB e 10 GB, mas não são apenas simples modificações de memória. Na verdade, o modelo de 10 GB tem menos núcleos (2304 vs. 2560) e menor potência da placa (170W vs. 230W). Isso, é claro, tem um efeito visível no desempenho da placa gráfica.

A Sapphire lançou até cinco modelos de 12 GB e três variantes de 10 GB. O recém-lançado RX 6750 GRE 10GB, chamado PURE Starry Sky , expandirá esta linha para 9 modelos no total. Como o nome revela, é uma nova versão do cartão PURE White lançada há apenas algumas semanas. O Starry Sky usa um esquema de cores cinza, mas também oferece algum overclock.

De acordo com os dados oficiais, o RX 6750 GRE 10GB PURE Starry Sky vem com overclock de fábrica para 2.495 MHz, que é 45 MHz acima das especificações da AMD. Este é o mesmo relógio usado pelos modelos PURE White e POLAR .

O PURE Starry Sky custa 2.099 RMB, o que é 120 RMB menos que o preço sugerido oficial. Na taxa de câmbio atual, isso equivale a aproximadamente US$ 330.

Pessoal recentemente comecei a ter problemas com minha placa de video AMD. Em quase todos os jogos estou tendo drop de fps depois de uns 10 minutos jogando, e em um deles apareceu até esse erro

Ja formatei e continua tanto no windows 10 como no 11, removi e instalei os drivers tbm. Alguma dica a mais antes que eu quebre na marreta esse PC?

Pessoal recentemente comecei a ter problemas com minha placa de video AMD. Em quase todos os jogos estou tendo drop de fps depois de uns 10 minutos jogando, e em um deles apareceu até esse erro

Ja formatei e continua tanto no windows 10 como no 11, removi e instalei os drivers tbm. Alguma dica a mais antes que eu quebre na marreta esse PC?
Seu processador tem IGPU? Se sim, tenta desabilitar ele e remover os drivers pelo painel de controle e só instalar o driver da gpu dedicada.

Bom dia a todos.

7800XT junto com um Ryzen 7 5700X3D consigo rodar os jogos mais recentes em Quad HD com qualidade boa ?

Users who are viewing this thread

Voltar