Galera, eu tinha lido que era possível um bottleneck de uns 9% da 5700XT quando usada com um Ryzen 5 2600.
Encarei essa possibilidade e comprei a GPU.
Recebi a placa, usei o DDU e instalei o último driver 2020.4.1, atualizei tudo (BIOS, Chipset, Windows 10 1909) e comecei uns benchmarks.
1) Especificações:
- Ryzen 5 2600 stock: eu não tenho conseguido um overclock estável em 3,9 ou 4,0Ghz (apesar de não ter mexido na voltagem).
- Mobo Gigabyte B450 DS3M - Atualizada para BIOS mais recente: F50
- RAM: 16GB Corsair Vengeance DDR4 2400Mhz - CMK16GX4M2A2400C16 - CL16 1,2V -> Overclock para 2666Mhz, ainda em 1,2V. (Fiz para 2800 e poucos Mhz + 1,25V mas tive instabilidades)
Edit: são dois pentes de 8Gb.
- Windows 10 1909
- RX 5700 XT Sapphire Pulse
2) Problema geral
Eu notei que a placa não chega em 100% de uso em vários cenários, mantendo framerates abaixo do que seria compatível com 100% do seu uso.
Em certos casos, a placa senta em 60-70% de uso enquanto o jogo está rodando abaixo de 60 fps.
Nesses cenários as temperaturas permanecem amenas (CPU e GPU abaixo de 70ºC, VRAM por volta de 80ºC).
Seguem alguns exemplos:
2.1) Assassin's Creed Odissey:
Nos benchmarks que vemos na web, esse é um dos jogos onde a placa pior performa, mas permanece com média de fps muito alta em 1080p. Alguns benchmarks dão média de 90 fps (Anandtech), outros dão 72 fps (techpowerup).
Eu sei que eles usam PCs fodas, mas pensei que a minha configuração fosse segurar os 1080p60 tranquilos, mas isso não acontece. No benchmark do jogo, eu consigo uma média de 52-55 fps, a depender das configurações gráficas setadas. A GPU, contudo, não passa de 75% de uso durante o benchmark. In-game, depois de ter feito um overclock na memória RAM, eu percebi que a placa está fazendo 60 fps boa parte do tempo, inclusive chegando a 99% de uso, mas ela frequentemente cai para a casa dos 50 fps quando há muita coisa acontecendo na tela (cidades, combate etc.).
Durante os testes, a CPU está em maxboost em média de 3,7Ghz e não passa de 60% de uso em média geral de núcleos (alguns estão em 80%).
Obs: já fiz várias otimizações nas configurações do jogo, rodando nuvens no low e outras coisas no high/mid.
2.2) Far Cry 5
Nos benchmarks da web, vemos que performance com média de 128 fps (legitreviews, gpucheck).
Aqui, no benchmark do jogo, eu peguei média de 89 fps enquanto a GPU estava, em média, com 60% de uso, com leves picos em 85%. A CPU estava o tempo todo com 50 a 55% de uso.
3) Bottleneck?
Vendo esse cenário e percebendo que a placa em regra não está usando 100% da sua capacidade, suponho que o framerate aquém é resultado dessa subutilização. Agora, a razão dessa subutilização é que eu investigo agora. É o resto do meu sistema que está segurando 20-40% do potencial da placa? É possível um bottleneck tão grande ocasionado por um processador razoável como o Ryzen 5. Aquele site que calcula bottleneck sugeriu 9%.
E aí, galera, agradeço desde já seus insights.
Gostaria de saber como é a experiência de vocês, já que esse combo Ryzen 5 2600 + RX 5700 XT é relativamente comum.
Encarei essa possibilidade e comprei a GPU.
Recebi a placa, usei o DDU e instalei o último driver 2020.4.1, atualizei tudo (BIOS, Chipset, Windows 10 1909) e comecei uns benchmarks.
1) Especificações:
- Ryzen 5 2600 stock: eu não tenho conseguido um overclock estável em 3,9 ou 4,0Ghz (apesar de não ter mexido na voltagem).
- Mobo Gigabyte B450 DS3M - Atualizada para BIOS mais recente: F50
- RAM: 16GB Corsair Vengeance DDR4 2400Mhz - CMK16GX4M2A2400C16 - CL16 1,2V -> Overclock para 2666Mhz, ainda em 1,2V. (Fiz para 2800 e poucos Mhz + 1,25V mas tive instabilidades)
Edit: são dois pentes de 8Gb.
- Windows 10 1909
- RX 5700 XT Sapphire Pulse
2) Problema geral
Eu notei que a placa não chega em 100% de uso em vários cenários, mantendo framerates abaixo do que seria compatível com 100% do seu uso.
Em certos casos, a placa senta em 60-70% de uso enquanto o jogo está rodando abaixo de 60 fps.
Nesses cenários as temperaturas permanecem amenas (CPU e GPU abaixo de 70ºC, VRAM por volta de 80ºC).
Seguem alguns exemplos:
2.1) Assassin's Creed Odissey:
Nos benchmarks que vemos na web, esse é um dos jogos onde a placa pior performa, mas permanece com média de fps muito alta em 1080p. Alguns benchmarks dão média de 90 fps (Anandtech), outros dão 72 fps (techpowerup).
Eu sei que eles usam PCs fodas, mas pensei que a minha configuração fosse segurar os 1080p60 tranquilos, mas isso não acontece. No benchmark do jogo, eu consigo uma média de 52-55 fps, a depender das configurações gráficas setadas. A GPU, contudo, não passa de 75% de uso durante o benchmark. In-game, depois de ter feito um overclock na memória RAM, eu percebi que a placa está fazendo 60 fps boa parte do tempo, inclusive chegando a 99% de uso, mas ela frequentemente cai para a casa dos 50 fps quando há muita coisa acontecendo na tela (cidades, combate etc.).
Durante os testes, a CPU está em maxboost em média de 3,7Ghz e não passa de 60% de uso em média geral de núcleos (alguns estão em 80%).
Obs: já fiz várias otimizações nas configurações do jogo, rodando nuvens no low e outras coisas no high/mid.
2.2) Far Cry 5
Nos benchmarks da web, vemos que performance com média de 128 fps (legitreviews, gpucheck).
Aqui, no benchmark do jogo, eu peguei média de 89 fps enquanto a GPU estava, em média, com 60% de uso, com leves picos em 85%. A CPU estava o tempo todo com 50 a 55% de uso.
3) Bottleneck?
Vendo esse cenário e percebendo que a placa em regra não está usando 100% da sua capacidade, suponho que o framerate aquém é resultado dessa subutilização. Agora, a razão dessa subutilização é que eu investigo agora. É o resto do meu sistema que está segurando 20-40% do potencial da placa? É possível um bottleneck tão grande ocasionado por um processador razoável como o Ryzen 5. Aquele site que calcula bottleneck sugeriu 9%.
E aí, galera, agradeço desde já seus insights.
Gostaria de saber como é a experiência de vocês, já que esse combo Ryzen 5 2600 + RX 5700 XT é relativamente comum.
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