• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Performance da 5700XT com um Ryzen 5 2600

valp

Well-Known Member
Registrado
Galera, eu tinha lido que era possível um bottleneck de uns 9% da 5700XT quando usada com um Ryzen 5 2600.
Encarei essa possibilidade e comprei a GPU.

Recebi a placa, usei o DDU e instalei o último driver 2020.4.1, atualizei tudo (BIOS, Chipset, Windows 10 1909) e comecei uns benchmarks.

1) Especificações:
- Ryzen 5 2600 stock: eu não tenho conseguido um overclock estável em 3,9 ou 4,0Ghz (apesar de não ter mexido na voltagem).
- Mobo Gigabyte B450 DS3M - Atualizada para BIOS mais recente: F50
- RAM: 16GB Corsair Vengeance DDR4 2400Mhz - CMK16GX4M2A2400C16 - CL16 1,2V -> Overclock para 2666Mhz, ainda em 1,2V. (Fiz para 2800 e poucos Mhz + 1,25V mas tive instabilidades)
Edit: são dois pentes de 8Gb.
- Windows 10 1909
- RX 5700 XT Sapphire Pulse

2) Problema geral
Eu notei que a placa não chega em 100% de uso em vários cenários, mantendo framerates abaixo do que seria compatível com 100% do seu uso.
Em certos casos, a placa senta em 60-70% de uso enquanto o jogo está rodando abaixo de 60 fps.
Nesses cenários as temperaturas permanecem amenas (CPU e GPU abaixo de 70ºC, VRAM por volta de 80ºC).
Seguem alguns exemplos:

2.1) Assassin's Creed Odissey:
Nos benchmarks que vemos na web, esse é um dos jogos onde a placa pior performa, mas permanece com média de fps muito alta em 1080p. Alguns benchmarks dão média de 90 fps (Anandtech), outros dão 72 fps (techpowerup).
Eu sei que eles usam PCs fodas, mas pensei que a minha configuração fosse segurar os 1080p60 tranquilos, mas isso não acontece. No benchmark do jogo, eu consigo uma média de 52-55 fps, a depender das configurações gráficas setadas. A GPU, contudo, não passa de 75% de uso durante o benchmark. In-game, depois de ter feito um overclock na memória RAM, eu percebi que a placa está fazendo 60 fps boa parte do tempo, inclusive chegando a 99% de uso, mas ela frequentemente cai para a casa dos 50 fps quando há muita coisa acontecendo na tela (cidades, combate etc.).

Durante os testes, a CPU está em maxboost em média de 3,7Ghz e não passa de 60% de uso em média geral de núcleos (alguns estão em 80%).

Obs: já fiz várias otimizações nas configurações do jogo, rodando nuvens no low e outras coisas no high/mid.

2.2) Far Cry 5
Nos benchmarks da web, vemos que performance com média de 128 fps (legitreviews, gpucheck).
Aqui, no benchmark do jogo, eu peguei média de 89 fps enquanto a GPU estava, em média, com 60% de uso, com leves picos em 85%. A CPU estava o tempo todo com 50 a 55% de uso.

3) Bottleneck?
Vendo esse cenário e percebendo que a placa em regra não está usando 100% da sua capacidade, suponho que o framerate aquém é resultado dessa subutilização. Agora, a razão dessa subutilização é que eu investigo agora. É o resto do meu sistema que está segurando 20-40% do potencial da placa? É possível um bottleneck tão grande ocasionado por um processador razoável como o Ryzen 5. Aquele site que calcula bottleneck sugeriu 9%.

E aí, galera, agradeço desde já seus insights.

Gostaria de saber como é a experiência de vocês, já que esse combo Ryzen 5 2600 + RX 5700 XT é relativamente comum.
 
Última edição:
Memória RAM em Single - Channel... Está usando somente 1 pente de 16Gb. Além de que esse overclock que fez está errado, ou você faz overclock, ou você deixa o Boost habilitado.
 
Memória RAM em Single - Channel... Está usando somente 1 pente de 16Gb. Além de que esse overclock que fez está errado, ou você faz overclock, ou você deixa o Boost habilitado.
Opa. São dois módulos de 8 Gb, em Dual.
Já desfiz também o overclock porque em auto realmente ele atingia ao menos 3,75 Ghz.

H9hkEc4.png
 
Use o OSD do MSI Afterburner para verificar se os clocks da vga caem durante os jogos.

Tive problema parecido com a 5700 XT tanto com um 7700K quanto com um 3600. Os clocks da vga diminuíam em 1080p, principalmente nos jogos da Ubisoft (que são os que mais jogo, praticamente).

Tanto que vendi a placa. Agora, meses depois, com as notícias que a AMD tinha corrigido esse problema via driver, comprei novamente outra 5700 XT Pulse, que deve chegar daqui a uns dias.

Se o problema ainda não tiver sido corrigido, talvez eu até devolva a placa.

Essa observação de clocks é importante porque se os clocks estão no máximo e a vga ainda está a 50~70%, o problema pode ser a cpu/sistema limitando. Agora se a vga está baixando os clocks, é alguma programação dela ou dos drivers que causa o problema.
 
Use o OSD do MSI Afterburner para verificar se os clocks da vga caem durante os jogos.

Tive problema parecido com a 5700 XT tanto com um 7700K quanto com um 3600. Os clocks da vga diminuíam em 1080p, principalmente nos jogos da Ubisoft (que são os que mais jogo, praticamente).

Tanto que vendi a placa. Agora, meses depois, com as notícias que a AMD tinha corrigido esse problema via driver, comprei novamente outra 5700 XT Pulse, que deve chegar daqui a uns dias.

Se o problema ainda não tiver sido corrigido, talvez eu até devolva a placa.

Essa observação de clocks é importante porque se os clocks estão no máximo e a vga ainda está a 50~70%, o problema pode ser a cpu/sistema limitando. Agora se a vga está baixando os clocks, é alguma programação dela ou dos drivers que causa o problema.

Oi, CP, os clocks variam entre 1300 e 1900 e poucos Mhz. Essa variação também aponta que a placa não está trabalhando pra valer.
 
Oi, CP, os clocks variam entre 1300 e 1900 e poucos Mhz. Essa variação também aponta que a placa não está trabalhando pra valer.
Pelo jeito o problema com os clocks em 1080p persistem, apesar do pessoal ter dito que isso tinha acabado com os últimos drivers. :notsure:

Se os clocks variam, a própria vga está reduzindo as frequências. Com isso, quem quer mais fps sai prejudicado.

Note que isso vai acontecer mais em jogos da Ubi. Se jogar RDR2, Resident Evil, por exemplo, isso não ocorre.

Será que vou ter de novo problemas com 5700 XT? Pelo jeito, provavelmente. :facepalm:
 
discussão sobre performance de AC Oddyssey no topico das Navi e RTX daria um livro com varios volumes :haha:

minha dica é: desliga tudo de OSD do driver da Radeon/métricas e só quando for jogar abre o MSI afterburner com um undervolt/over leve/RPM custom das fans... Riva só com info basica, sem frametime nem clock das CPUs
 
discussão sobre performance de AC Oddyssey no topico das Navi e RTX daria um livro com varios volumes :haha:

minha dica é: desliga tudo de OSD do driver da Radeon/métricas e só quando for jogar abre o MSI afterburner com um undervolt/over leve/RPM custom das fans... Riva só com info basica, sem frametime nem clock das CPUs
Opa, vejo que o Odissey é especialmente problemático, mas o FC5 nem tanto, mas está me dando 30 fps a menos que outros benchmarks.

Sobre a sugestão, existe alguma vantagem em fazer undervolt na placa enquanto ela está performando muito abaixo do potencial total?
 
discussão sobre performance de AC Oddyssey no topico das Navi e RTX daria um livro com varios volumes :haha:

minha dica é: desliga tudo de OSD do driver da Radeon/métricas e só quando for jogar abre o MSI afterburner com um undervolt/over leve/RPM custom das fans... Riva só com info basica, sem frametime nem clock das CPUs
Mas aí a pessoa está escondendo o problema. Não é o OSD o culpado.

Até porque quem compra vga top é pra chupar até o caroço de desempenho. Esse negócio de baixar clocks em 1080p é o fim da picada.

E como na Nvidia isso não existe, é algo das Navi ou do modelo Pulse especificamente.
 
lembro do Forum guru3d, logo que comprei a Pulse, muitos users postando que usar 1440p em super resolução ao invés de 1080p melhorava a estabilidade...
os drivers meio que "te punem" se você não forçar ela

Ultimamente eu tenho feito isso (GTAV, Oddyssey, RE2 remake, Sekiro, Control) >

aqui o LG 29UM68-P suporta 16:9 2560x1440 75Hz...
pra donos de RTX 2060/RX 5700 com esse monitor eu recomendo criar essa resolução no CRU pra jogar. Com tarja preta, mas é uma diferença gritante

incrivel como fica estável, ao contrario da propria resolução nativa 2560x1080 75Hz :chan:


Só RDR2 que rodou lindamente em 1080p 21:9 60 FPS em média aqui e nem penso em tentar 1440p a 40fps zoando as settings pro médio ou pior
 
lembro do Forum guru3d, logo que comprei a Pulse, muitos users postando que usar 1440p em super resolução ao invés de 1080p melhorava a estabilidade...
os drivers meio que "te punem" se você não forçar ela

Ultimamente eu tenho feito isso (GTAV, Oddyssey, RE2 remake, Sekiro, Control) >




Só RDR2 que rodou lindamente em 1080p 21:9 60 FPS em média aqui e nem penso em tentar 1440p a 40fps zoando as settings pro médio ou pior
Sim, mas deveria ser o user que escolhe a resolução, e não a placa.

Lembro que no Odyssey (olha ele de novo) em 1080p e 1440p eu tinha os mesmos fps, justamente porque na segunda resolução os clocks não baixavam.

Quem joga em 1080p quer mais frames. Então o cara prefere 70~80fps em 1080p do que 50~60fps em 1440p.

Eu mesmo não vou comprar monitor 1440p tão já, e acho 1080p suficiente. Só que quero mais frames.

Forçar 1440p via VSR é apenas um AA a mais, e não acho que oferece vantagem relevante. Preferia mesmo o ganho de fps.
 
Acabei de rodar testes no FC5 aqui. De fato, tanto o clock como o uso da gpu em 80p não ficam cravados.... resultado dos testes fala por si só:




Posso estar enganado, mas pra mim isso é gargalo de cpu.
 
Última edição:
Acabei de rodar testes no FC5 aqui. De fato, tanto o clock como o uso da gpu em 80p não ficam cravados.... resultado dos testes falam por si só:




Posso estar enganado, mas pra mim isso é gargalo de cpu.
Teria como testar o AC Odyssey pra gente dar uma olhada?
 
Parece um problema pontual, testei basicamente uns 10 títulos atuais aqui, e nenhum deles tem downclock em 1080p, geralmente é minha CPU + RAM que gargalam. Mas a placa fica com clock travado mesmo com 93-95% de uso.
 
2) Problema geral
Eu notei que a placa não chega em 100% de uso em vários cenários, mantendo framerates abaixo do que seria compatível com 100% do seu uso.
Em certos casos, a placa senta em 60-70% de uso enquanto o jogo está rodando abaixo de 60 fps.
Nesses cenários as temperaturas permanecem amenas (CPU e GPU abaixo de 70ºC, VRAM por volta de 80ºC).
Seguem alguns exemplos:
Eu tive a mesma experiencia que vc esta tendo com uma RX 5700, porém em um R7 2700X, a principio o problema são os drivers, o que melhor rodou foi o 19.11.3 que foi o driver onde menos ocorreram essas quedas de uso da gpu (e consequentemente o clock tb cai o que é normal), ainda assim achei que a placa estava muito instavel no R7 2700X, parti então pra um i7 8700 e notei sensivel melhora na estabilidade (frametime), porem ainda assim em BFV por exemplo, tem alguns mapas em que o uso da gpu cai pra casa dos 68% e os frames de 90fps caem pra 63-65 inexeplicavelmente, isso com o driver 19.11.3, com o driver Adrenalin 2020 os problemas eram piores e os frames caiam pra casa dos 45fps nesses mapas, recentemente a AMD lançou o novo Adrenalin e eu instalei, houve melhora esse aspecto de queda de uso da gpu e frames, mas ainda assim o melhor driver continua sendo o 19.11.3!

AMD é foda cara...ainda bem que nao é minha unica placa de video....kkkkkkkkk
 
Teria como testar o AC Odyssey pra gente dar uma olhada?
Infelizmente não, @_CP_. É um jogo que ainda está na lista.

Parece um problema pontual, testei basicamente uns 10 títulos atuais aqui, e nenhum deles tem downclock em 1080p, geralmente é minha CPU + RAM que gargalam. Mas a placa fica com clock travado mesmo com 93-95% de uso.
Concordo. Tb não tive estresse com isso ainda. Mas não nego que quem tem monitor 144hz eventualmente deva se incomodar.
Lembro que no The Division 2, que tem uma engine muito bem otimizada, quando testei com oc na casa de 2250mhz+, tb houve gargalo em 80p, mas naquele caso o uso de cpu teve picos de 100%. Por mais que o 3600 tenha algum poder de fogo, chega numa altura que ele abre as pernas, não tem jeito.

2) Problema geral
Eu notei que a placa não chega em 100% de uso em vários cenários, mantendo framerates abaixo do que seria compatível com 100% do seu uso.
Em certos casos, a placa senta em 60-70% de uso enquanto o jogo está rodando abaixo de 60 fps.
Nesses cenários as temperaturas permanecem amenas (CPU e GPU abaixo de 70ºC, VRAM por volta de 80ºC).
Seguem alguns exemplos:

Cara, no meu ponto de vista, em 99% dos casos isso se resume a sintoma de cpu gargalando. Não tem nem o que falar. Esse teste que fiz no FC5, tenho pra mim que se fosse executado com um 9900k, certamente extairia bem mais da VGA.


Eu tive a mesma experiencia que vc esta tendo com uma RX 5700, porém em um R7 2700X, a principio o problema são os drivers, o que melhor rodou foi o 19.11.3 que foi o driver onde menos ocorreram essas quedas de uso da gpu (e consequentemente o clock tb cai o que é normal), ainda assim achei que a placa estava muito instavel no R7 2700X, parti então pra um i7 8700 e notei sensivel melhora na estabilidade (frametime), porem ainda assim em BFV por exemplo, tem alguns mapas em que o uso da gpu cai pra casa dos 68% e os frames de 90fps caem pra 63-65 inexeplicavelmente, isso com o driver 19.11.3, com o driver Adrenalin 2020 os problemas eram piores e os frames caiam pra casa dos 45fps nesses mapas, recentemente a AMD lançou o novo Adrenalin e eu instalei, houve melhora esse aspecto de queda de uso da gpu e frames, mas ainda assim o melhor driver continua sendo o 19.11.3!

AMD é foda cara...ainda bem que nao é minha unica placa de video....kkkkkkkkk
Poxa, já que você possui meia dúzia de VGAs, bem que poderia executar o teste no FC5 combando tua Navi com o 9900k. Seria interessante ver o resultado, pois pra mim metade do que foi dito neste tópico não passa de cpu gargalando.
 
Obrigado pelo feedback, galera. Acho que temos alguns indicativos do que pode estar ocasionando essa instabilidade: bottleneck de CPU e drivers provavelmente. O indício do segundo seria o
sobe e desce do clock da placa junto com o uso abaixo de 80% e FPS caindo simultaneamente.

Testei o 3Dmark demo e o bench de CPU não passou de 20 fps. O Bench da GPU em vários momentos segura 99% por um bom tempo, mas ainda com oscilações (será a temperatura exigindo throtle?).

Vou tentar uma curva de fan mais agressiva para ver se a GPU fica em 99% por mais tempo, mesmo que seja no furmark.
 
Poxa, já que você possui meia dúzia de VGAs, bem que poderia executar o teste no FC5 combando tua Navi com o 9900k. Seria interessante ver o resultado, pois pra mim metade do que foi dito neste tópico não passa de cpu gargalando.
Não acho que tenha muito gargalo aí: https://pc-builds.com/calculator/Ryzen_5_2600/Radeon_RX_5700_XT/0Qj14j28/8/

Quando eu tinha um 7700K um monte de gente dizia que ele gargalava a 5700 XT. Troquei pelo 3600 e ficou praticamente igual.

Acho que isso é driver ou alguma configuração de bios da Pulse.
 
Alguém pode testar o 3DMark demo? Tem na Steam de graça.

Obtive esse resultado aqui. Não me parece muito bom para o combo R5 2600 + 5700 XT.
ozkNpPn.png
 
Alguém pode testar o 3DMark demo? Tem na Steam de graça.

Obtive esse resultado aqui. Não me parece muito bom para o combo R5 2600 + 5700 XT.
ozkNpPn.png
Esse aqui é de antes de eu vender a vga:

3600-temp.png


A diferença fica por conta do 3600.
 
Esse aqui é de antes de eu vender a vga:

3600-temp.png


A diferença fica por conta do 3600.

Opa.
Fiz um overclock na CPU para 3,9Ghz e na Ram pra 2666Mhz e consegui isso aqui:

hF3Jn2Y.png


Está bem perto do seu mesmo. Será que alguém tem outro um resultado recente, com os novos drivers?

Você se desfez na placa por causa dos problemas nos drivers, não foi?
 
Você se desfez na placa por causa dos problemas nos drivers, não foi?
Sim. Agora comprei outra porque sou sofredor. :haha:

Queria Nvidia, mas não me animei a pagar mais por menos (2060S) ou bem mais por quase o mesmo desempenho (2070S).

Os seus testes mostram que seu sistema não tem nada. O downclock é da vga mesmo.
 
Sim. Agora comprei outra porque sou sofredor. :haha:

Queria Nvidia, mas não me animei a pagar mais por menos (2060S) ou bem mais por quase o mesmo desempenho (2070S).

Os seus testes mostram que seu sistema não tem nada. O downclock é da vga mesmo.

Só dando um feedback no AC:Odissey.
Com o overclock da memória, da CPU e com uma curva mais agressiva no fan da GPU, estou vendo bastante 80%+ (nos diálogos, ela fica 90%+) de uso na GPU, com framerates bem mais satisfatórios. No benchmark do jogo com resolução 1080p * 1.4 ele está fazendo 57 fps.

Acho que está mais balanceado, e provavelmente entregaria estes mesmos frames a 1440p. Não sei porque o jogo não pede 100% o tempo todo em 1080p, mas provavelmente se fosse mais otimizado ele ficaria 60 fps sem quedas...

Acho que o que é possível já foi feito, e dá pra jogar tranquilo.
 
Só dando um feedback no AC:Odissey.
Com o overclock da memória, da CPU e com uma curva mais agressiva no fan da GPU, estou vendo bastante 80%+ (nos diálogos, ela fica 90%+) de uso na GPU, com framerates bem mais satisfatórios. No benchmark do jogo com resolução 1080p * 1.4 ele está fazendo 57 fps.

Acho que está mais balanceado, e provavelmente entregaria estes mesmos frames a 1440p. Não sei porque o jogo não pede 100% o tempo todo em 1080p, mas provavelmente se fosse mais otimizado ele ficaria 60 fps sem quedas...

Acho que o que é possível já foi feito, e dá pra jogar tranquilo.
Pra ter idéia como é desconforme, na minha 1660S rodo ele acima de 60fps o tempo todo, no very high apenas com nuvens em low. Ou seja, é uma vga bem mais fraca, mas não perde muito por não ter downclock.

Na 5700 XT em 1080p com scaling de 1.2~1.4 fica bom. E os frames praticamente sem mantém.

Detalhe: em campo aberto a vga ia quase a 100% de uso. Nas cidades é que o problema ocorria.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo