[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Uma coisa que eu to pegando um certo asco de provedor pequeno nesse quase 1 ano que eu uso: Na Oi Velox eu colocava qualquer modem/roteador e ia de boas o pppoe. Na empresa que uso agora, tem que clonar o MAC do roteador fornecido por eles, senão o pppoe não libera... Já vi que na maioria deles coisas simples precisam de uma curva bem maior pra funcionar... Não é todo mundo que tem um RB em casa pra configurar VLAN...
 
Rapaz, pra que complicar desse jeito? Que brisa kkkkk
Então aí teria que configurar o IPv6 pra pegar por DHCP e ainda configurar a Vlan no roteador?

No microtik OK, mas e nesses roteadores domésticos? Não lembro de ver essa opção

Eu vou ter que rodar o Google aqui pra encontrar como configurar uma VLAN pra receber IPv6, pois nunca configurei VLAN na minha vida, muito menos em um mikrotik. Configurar o DHCP pro IPv6 é moleza.

Na empresa que uso agora, tem que clonar o MAC do roteador fornecido por eles, senão o pppoe não libera

Antigamente a NET Virtua era do mesmo jeito. Você tinha que clonar o MAC do modem no seu roteador, pois do contrário não funcionava.
 
Última edição:
Alguém tendo problema de Perda de pacotes e travamento em streaming na New Life no RS? em horários de pico (19h-23h) fica impossível de assistir alguma coisa ou jogar.
Tive o mesmo problema há uns 3 meses atrás, e o técnico relatou que tinham trocado equipamento na central, o que até pouco tempo tinha resolvido.
 
Boa Noite pessoal!
Mudei meu provedor de internet para Sumicity. Estou realizando uns testes para avaliar o serviço. Antes eu possuia a NET com 240 MB de Down e 20 MB de UP, na Sumicity o contrato é 240 MB de Down e 120 MB de UP. Fiz um teste baixando um arquivo do BRupload e achei estranho o gráfico do download que estou postando aqui para avaliação do pessoal mais experiente do fórum. O que pode estar acontecendo? O Roteador é o Huawei EG8145V5, o teste foi realizado com o computador conectado no cabo de rede.
Servidor-BRupload-01.jpg
 
Última edição:
Quando faço um traceroute para qualquer destino, após sair do meu provedor, aparece 4 saltos com IPS iniciados com 100.
Seria isso NAT?
 
Uma coisa que eu to pegando um certo asco de provedor pequeno nesse quase 1 ano que eu uso: Na Oi Velox eu colocava qualquer modem/roteador e ia de boas o pppoe. Na empresa que uso agora, tem que clonar o MAC do roteador fornecido por eles, senão o pppoe não libera... Já vi que na maioria deles coisas simples precisam de uma curva bem maior pra funcionar... Não é todo mundo que tem um RB em casa pra configurar VLAN...
Meu provedor é nesse esquema do mac também, mas não precisa clonar. Troquei de roteador 2x enquanto estou com eles e só preciso falar com o suporte pelo chat e pedir pra limpar o mac do roteador antigo de lá, aí o novo consegue conectar normal.
Dos males o menor rs

Eu vou ter que rodar o Google aqui pra encontrar como configurar uma VLAN pra receber IPv6, pois nunca configurei VLAN na minha vida, muito menos em um mikrotik. Configurar o DHCP pro IPv6 é moleza.
Já faz uns anos que configurei mikrotik, então de cabeça não lembro mesmo, mas é tranquilo configurar vlan.
Pegando pela porta wan nunca configurei, mas deve ser bem parecido, só muda a interface.
Na internet acha muita coisa.

Boa Noite pessoal!
Mudei meu provedor de internet para Sumicity. Estou realizando uns testes para avaliar o serviço. Antes eu possuia a NET com 240 MB de Down e 20 MB de UP, na Sumicity o contrato é 240 MB de Down e 120 MB de UP. Fiz um teste baixando um arquivo do BRupload e achei estranho o gráfico do download que estou postando aqui para avaliação do pessoal mais experiente do fórum. O que pode estar acontecendo? O Roteador é o Huawei EG8145V5, o teste foi realizado com o computador conectado no cabo de rede.
Servidor_BRupload.jpg.html
Posta a imagem em outro lugar, tipo o postimage
Não consegui ver por aí
 
Quando faço um traceroute para qualquer destino, após sair do meu provedor, aparece 4 saltos com IPS iniciados com 100.
Seria isso NAT?
Equipamentos da rede interna do provedor podem usar esses ips sem problemas, A oi faz isso, outros usam 10.x.x.x ou 172.x.x.x. O que importa pra você é o IP que está na sua WAN não começar com esses ips
10.x.x.x
100.x.x.x
172.x.x.x
192.168.x.x
 
Meu provedor é nesse esquema do mac também, mas não precisa clonar. Troquei de roteador 2x enquanto estou com eles e só preciso falar com o suporte pelo chat e pedir pra limpar o mac do roteador antigo de lá, aí o novo consegue conectar normal.
Dos males o menor rs


Já faz uns anos que configurei mikrotik, então de cabeça não lembro mesmo, mas é tranquilo configurar vlan.
Pegando pela porta wan nunca configurei, mas deve ser bem parecido, só muda a interface.
Na internet acha muita coisa.


Posta a imagem em outro lugar, tipo o postimage
Não consegui ver por aí
Feito !!!
 
Falei com a Brisanet agora e o setor técnico passou a seguinte informação: para ter acesso ao IPv6 em equipamento com bridge, eu preciso estar em CGNAT para poder mandar o IPv6 junto (não entendi essa :hmm:), visto que eles não possuem IPv6 fixo (what? E nem precisaria :kidding:) e caso eu continuasse com o IPv4 fixo, teriam que retirar a OLT do modo bridge.
 
Boa tarde a todos!

Na favela de um amigo na ZL de Sampa tem uma operadora FTTH chamada JP PROVIDERS, queria saber se ela é boa, pois ele não entende sobre internet e eu também não sei pesquisar sobre a qualidade da mesma.
Obrigado!
 
Última edição:
Agora sim rs

Essa oscilação aí pode ser o servidor de download, mas geralmente é o roteador não aguentando a quantidade de pacotes por ter pouca RAM e/ou processador. Como é da operadora, bem provável que seja isso.

Faz um teste no speedtest.net pra gente ver
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falei com a Brisanet agora e o setor técnico passou a seguinte informação: para ter acesso ao IPv6 em equipamento com bridge, eu preciso estar em CGNAT para poder mandar o IPv6 junto (não entendi essa :hmm:), visto que eles não possuem IPv6 fixo (what? E nem precisaria :kidding:) e caso eu continuasse com o IPv4 fixo, teriam que retirar a OLT do modo bridge.
Rapaz, essa pra mim é nova.
Mas se pensar bem, se tiver IPv4 fixo, hoje acredito que não há vantagem nenhuma de ter IPv6.

Posta no tópico de CGNAT pra ver se alguém sabe algo sobre, ainda sou novo nesse assunto rs
 
Boa noite pessoal!

Sou morador de Águas Claras - DF, e estou querendo trocar de banda larga que atualmente é da NET para uma de fibra óptica, então estou pensando ou VIVO FIBRA ou CANAÃ FIBRA ou LIVE TIM (que ainda não chegou no bairro).

Alguém usa os provedores que informei acima, uma ajuda em escolher a melhor banda larga em fibra pois meu filho é GAMER.

Obrigado!
 
Boa noite pessoal!

Sou morador de Águas Claras - DF, e estou querendo trocar de banda larga que atualmente é da NET para uma de fibra óptica, então estou pensando ou VIVO FIBRA ou CANAÃ FIBRA ou LIVE TIM (que ainda não chegou no bairro).

Alguém usa os provedores que informei acima, uma ajuda em escolher a melhor banda larga em fibra pois meu filho é GAMER.

Obrigado!

Eu iria de Vivo Fibra. A Live Tim Ultra Fibra é muito boa tbm mas dizem que o suporte deles é horrível quando você precisa.
 
Pra mim nesse teste tá belezinha, bem estável.
Teria que testar com outros arquivos em servidores diferentes pra ver se ocorre a mesma coisa.

Mas se a rede estiver funcionando bem, eu não preocuparia com isso.
Futuramente, se conseguir, eu recomendaria comprar um roteador e usar o da operadora só como um modem, qualquer coisa só chegar aqui:
 
Pessoal assinei um provedor local aqui de Curitiba chamado Netcol, eles tem cerca de 15.000 assinantes e fornecem TV a cabo e internet por fibra, achei interessante que nem cobram a TV, peguei um plano de 200/200Mbps + TV com 70 canais por R$129,90. O que me admirou é que medindo a velocidade da Vivo para o servidor da Copel dava 40ms, o da Netcol da 2ms, embora meu plano seja de 200mbps, nos testes fica 210 de down e 210 de up, o roteador enviado é um Archer C5 da TPLink, uma coisa que achei estranho é que na rede Wi-Fi 2.4Ghz a velocidade fica em 70/50 já na 5Ghz fica normal agora por exemplo testei as duas e deu 2,4Ghz=72/52 e a 5Ghz=207/217.
Gostei bastante desse provedor, aqui na região tem um outro pequeno chamado megalink, mas cobram bem mais caro, R$99 por 30/30Mbps e R$149,90 por 100/100Mbps.
 
Pra mim nesse teste tá belezinha, bem estável.
Teria que testar com outros arquivos em servidores diferentes pra ver se ocorre a mesma coisa.

Mas se a rede estiver funcionando bem, eu não preocuparia com isso.
Futuramente, se conseguir, eu recomendaria comprar um roteador e usar o da operadora só como um modem, qualquer coisa só chegar aqui:
As oscilações ocorrem em intervalos de 3 min. Os testes de velocidade não pegam.
 
Pessoal assinei um provedor local aqui de Curitiba chamado Netcol, eles tem cerca de 15.000 assinantes e fornecem TV a cabo e internet por fibra, achei interessante que nem cobram a TV, peguei um plano de 200/200Mbps + TV com 70 canais por R$129,90. O que me admirou é que medindo a velocidade da Vivo para o servidor da Copel dava 40ms, o da Netcol da 2ms, embora meu plano seja de 200mbps, nos testes fica 210 de down e 210 de up, o roteador enviado é um Archer C5 da TPLink, uma coisa que achei estranho é que na rede Wi-Fi 2.4Ghz a velocidade fica em 70/50 já na 5Ghz fica normal agora por exemplo testei as duas e deu 2,4Ghz=72/52 e a 5Ghz=207/217.
Gostei bastante desse provedor, aqui na região tem um outro pequeno chamado megalink, mas cobram bem mais caro, R$99 por 30/30Mbps e R$149,90 por 100/100Mbps.

Olá. Em 2.4ghz não irá passar dessa velocidade mesmo, pois é limitação da banda, maior alcance, menos velocidade, já em 5Ghz vc ira atingir velocidades altas, pois essa é a função do mesmo, mas velocidade, menos alcance. É basicamente isso.
 
Que estranho cara, primeira vez que vejo isso rs
O segredo é ativar o IPv6 na mesma sessão que o IPv4, não é pra ter erro.


Ele pega o IPv6 /128 no PPPoE? Eles não devem ter configurado corretamente, já tentou falar com eles?
Se eu pouco me engano, /128 só te dá 1 ip, você não tem outros pra distribuir na sua rede, por isso não funciona. O ideal é que seja no máximo /64
Essa imagem ilustra bem:
fig1.jpg



Não entendo o porque de algumas operadoras não deixarem colocar o modem em bridge, eu ficaria com raiva disso também.

Agora, não sei o que te falar sobre a troca, download vai cair um pouco, upload vai cair um monte na velocidade, e o valor vai subir um pouco e por ser provedor menor, tem que ver se eles tem link suficiente o dia todo, senão vai ter quedas na velocidade.
Eu tentaria usar isso pra reclamar com sua provedora atual, ameaça cancelar e talz, se realmente não tiver jeito aí estuda o que é melhor pra você
Demorou um pouco, mais depois que falei com o dono do provedor, apareceu o IPV6. Já tinha o ipv4 válido.
Valeu pela força.
 
As oscilações ocorrem em intervalos de 3 min. Os testes de velocidade não pegam.
Se testou fazendo download de outros arquivos de servidores diferentes, então não é problema no servidor do arquivo.
Só pode ser sua operadora (vai saber), mas mais provável que seja o roteador mesmo.

Se não estiver afetando em nada, assistir vídeos, navegar ou qualquer outra coisa, eu desencanaria. Mas se quiser resolver, vai ter que testar com outro roteador melhor.
Pode ser que troque e continue com o problema se o problema for na operadora, é bem complicado isso.
 
Tudo bom pessoal? Bom, ha algumas semanas notei uma provedora pequena distribuindo panfletos com planos bem interessantes aqui perto, fiz um orçamento e eles confirmaram que podem expandir até a minha residência tambem.
Pesquisei rapidamente o CNPJ deles, e parece em ordem, não acho que seja clandestina/"GatoNet".
Decidir contratar um plano de 20 mega por R$ 60 - atualmente pago R$ 100 por incriveis 4mega (480 KB/s) da Vivo - nenhuma outra grande possui planos melhores.

A dúvida é o seguinte: quais cuidados/testes que eu possa fazer rapidamente logo no momento da instalação?
Jogo alguns games online, e apesar do plano da Vivo sem bem lento (baixar qualquer game atual é uma tortura), packet loss e lags sempre foram extremamente raros.

Encontrei esse site aqui:
Sabem dizer se é uma boa referência?
Com o plano atual de 4mb, todos os jogos deram 0% de perdas e média de 170 ping (servidor na Georgia) - porem na opção "720p steam" ele detecta 85%+ de perda.
 
Tudo bom pessoal? Bom, ha algumas semanas notei uma provedora pequena distribuindo panfletos com planos bem interessantes aqui perto, fiz um orçamento e eles confirmaram que podem expandir até a minha residência tambem.
Pesquisei rapidamente o CNPJ deles, e parece em ordem, não acho que seja clandestina/"GatoNet".
Decidir contratar um plano de 20 mega por R$ 60 - atualmente pago R$ 100 por incriveis 4mega (480 KB/s) da Vivo - nenhuma outra grande possui planos melhores.

A dúvida é o seguinte: quais cuidados/testes que eu possa fazer rapidamente logo no momento da instalação?
Jogo alguns games online, e apesar do plano da Vivo sem bem lento (baixar qualquer game atual é uma tortura), packet loss e lags sempre foram extremamente raros.

Encontrei esse site aqui:
Sabem dizer se é uma boa referência?
Com o plano atual de 4mb, todos os jogos deram 0% de perdas e média de 170 ping (servidor na Georgia) - porem na opção "720p steam" ele detecta 85%+ de perda.
Eu verifico se o provedor tem boas rotas internacionais e se ele é conectado no PTT de São Paulo, olho essas informações pelo ASN do provedor, com isso o provedor provavelmente vai ter baixa latência pra muitos serviços.
Eu por exemplo prefiro um provedor com plano de 100Mbps e baixas latências do que um provedor com plano de 500Mbps pelo mesmo preço mas com rotas e latências altas.
Vc pode pegar o IP dos jogos que vc joga e comparar as rotas e latências pelo WinMTR.
Tem esses esses dois sites para comparar a latência media para alguns países.
Nesse site vc verifica a velocidade, qualidade e BufferBloat da conexão.
 
Aqui no meu bairro alguns anos atrás só tinha disponibilidade de Vivo Speed de até 1Mb em algumas ruas, depois chegou a GVT porém só atendia as beiradas do bairro com até 25Mb e agora neste mês de Setembro temos já 4 provedores FTTH regionais e ontem o quinto passou distribuindo panfletos pois em breve vai construir a rede FTTH no bairro. Agora só falta a Vivo migrar a rede de par metálico da finada e sucateada GVT para FTTH para aumentar ainda mais a competitividade :coolface:

www.goofiber.com.br
www.megalinkcorp.com.br
www.varzeanet.com.br <- sou cliente deste aqui por enquanto
www.pixelinternet.com.br <- chegou agora em Setembro
www.desktop.com.br<- o novo competidor que vai construi rede FTTH no bairro
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo