[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Bom, não vou me estender nem direcionar a resposta a ninguém, mas o video abaixo pode ajudar muita gente a nao passar raiva por não entender direito como o sistema funciona..


ia falar isso do ptt agora, a garantia 80% da anatel é entre cliente e o ptt
ela até tem um ASN de link internacional, mas não é qualquer rota que vai passar por ele, óbvio, o buraco é mais embaixo
empresa de telecom adora fazer merda, mas não dá pra falar que tráfego internacional é simples
já tive esse problema com provedor menor que usava link embratel também
 
Última edição:
Pessoal, será que isso pode ser da Vivo? Tá escrito American Tower na plaquinha. Estão colocando na cidade toda. Tirei essa foto em Lagoa Santa, MG.

20200929-170727.jpg
É Vivo fibra sim.. no estado de MG a operadora fez uma parceria com a American Tower


Provavelmente sim.


No modelo a AT constrói a rede na rua, a vivo opera, lança o drop e instala dentro da casa do cliente.

Estão fazendo isso aí em todas as cidades onde já existia backbone da cemig telecom (comprada pela AT).

É o mesmo modelo de CTO que a VIVO tem usado aqui em Belo Horizonte, nas últimas expansões. É uma pena que aparentemente pararam e muitos bairros seguem largados no VDSL.
 
Faz sentido sim, por N motivos.

Alguns que posso citar rápido.

- A maioria dos servidores http/ftp não suportam resumir o download, muito menos o upload(nesse não sei nem se é possível).
- Impede o usuário de rodar um servidor de qualquer coisa: de jogo, http, um banco de dados etc. Uma vez que a qualidade seria inaceitável.

Presumir boa fé da empresa que tem histórico jurídico comprovado de agir a margem da lei e da Anatel em desfavor do consumidor é difícil.

Tem gente da Vivo nesse fórum, a narrativa de alguns sem nenhum fundamento técnico para certos problemas como no caso pppoe é a mesma de funcionários da Vivo. Então seja seletivo e pesquise.
sei lá cara, o troço incomoda mas tenho coisas mais urgentes pra preocupar que conexão
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É o mesmo modelo de CTO que a VIVO tem usado aqui em Belo Horizonte, nas últimas expansões. É uma pena que aparentemente pararam e muitos bairros seguem largados no VDSL.
até as adequações prediais são feitas pela AT e caixas com splitter vem com a logo dela, mas quem atende o cliente final mesmo é sempre o pessoal da vivo, já tive olhando algumas instalações deles.
 
Bom, não vou me estender nem direcionar a resposta a ninguém, mas o video abaixo pode ajudar muita gente a nao passar raiva por não entender direito como o sistema funciona..



A medição da resolução da Anatel sobre medição se refere ao PTT. Não significa nada além disso.

Mas não existe qualquer impedimento técnico em conexão internacional, não tem se quer diferença. Tampouco a empresa está entregando o que vende, até o vídeo é para explicar uma suposta "malandragem" ou brecha da qual as operadoras estariam se aproveitando.

A propósito, como exemplo pelo speedtest.net um teste para servidor da Vultr bate 300mbps porém se for direto da Vultr ta capado em 11Mb/s igual todos. Impossível já que o problema seria a Vultr não estar no PTT de acordo com o vídeo.
 
Última edição:
A propósito, como exemplo pelo speedtest.net um teste para servidor da Vultr bate 300mbps porém se for direto da Vultr ta capado em 11Mb/s igual todos. Impossível já que o problema seria a Vultr não estar no PTT de acordo com o vídeo.

Mas o teste do speedtest é feito com múltiplas conexões, enquanto o download direto pelo navegador provavelmente abre uma conexão só. Se você utilizar um gerenciador de downloads poderá abrir 3 conexões e usar toda a sua banda disponível.
 
Mas o teste do speedtest é feito com múltiplas conexões, enquanto o download direto pelo navegador provavelmente abre uma conexão só. Se você utilizar um gerenciador de downloads poderá abrir 3 conexões e usar toda a sua banda disponível.

O speedtest tem opção de conexão única, acabei de testar e realmente deteriorou muito no Vultr. Depois vou testar três conexões.

Mas em servidor BR não deteriora nem com conexão única, qual seria a explicação? O próprio PTT?
 
Última edição:
Se colcar a VLAN de internet em Brudge não precisa tagear a VLAN no seu roteador. Só PPPoE.

Hmm.. Eis o que eu sempre fiz (quando eu tinha Vivo Fibra em 2019).
No Askey:
a. Seta ele em modo Bridge pelo 192.168.15.1 (usando o user 'admin' mesmo, nunca precisei entrar usando o 'support')
No meu Asus:
b. Ligava PPPoE com user 'cliente@cliente' e pass 'cliente'
c. Dava tag 10 no VLan 1 (ou Internet, não me recordo agora)

Talvez esteja interpretando seu post errado, mas acho que vc esta dizendo que não precisa tagear o VLan no Asus somente se eu mexer no Askey nas configs avançadas entrando com o user 'support', certo? Antes como eu nem precisava fazer isso eu nem chegava a usar o 'support', talvez algo tenha mudado de 2019 pra cá. Eu estou indo pra trás nas páginas aqui mas até agora não vi ninguem com problema similar ao meu, mas com 800 páginas é tenso hehe.
 
O speedtest tem opção de conexão única, acabei de testar e realmente deteriorou muito no Vultr. Depois vou testar três conexões.

Mas em servidor BR não deteriora nem com conexão única, qual seria a explicação? O próprio PTT?
Sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alessandro, hoje vou dar uma fuçada nas configs pra ver se funciona. Estou dando uma pensada e se for pelo caminho do DMZ, podemos ter possível problema de duplo nat? Pensando se sim como melhor evitar isso.
Com dmz não tem duplo nat. A liberação é total, tanto de portas quanto conexões (exceto o pppoe, que continua pelo modem). A liberação de portas e upnp é feita no seu roteador, o modem só vai repassar as conexões. Só toma cuidado para não deixar o modem da vivo com os canais de wi fi em auto para não dar conflito. Escolha entre os canais 1, 6 e 11 pois eles não se sobrepõe e coloque o seu roteador em um destes canais. (isso no 2.4G) No 5G é mais fácil: coloque em canais bem afastados.
 
Última edição:
A medição da resolução da Anatel sobre medição se refere ao PTT. Não significa nada além disso.

Mas não existe qualquer impedimento técnico em conexão internacional, não tem se quer diferença. Tampouco a empresa está entregando o que vende, até o vídeo é para explicar uma suposta "malandragem" ou brecha da qual as operadoras estariam se aproveitando.

A propósito, como exemplo pelo speedtest.net um teste para servidor da Vultr bate 300mbps porém se for direto da Vultr ta capado em 11Mb/s igual todos. Impossível já que o problema seria a Vultr não estar no PTT de acordo com o vídeo.

Colega isso não é exclusivo da VIVO, acontece com a Oi com a tim com a claro.. até provedores regionais, com adsl vdsl 4g. enfim.

Inclusive muita gente reclamando de rotas internacionais da oi e tim. nunca que vão garantir os 300mb fora do Brasil.
 
Hmm.. Eis o que eu sempre fiz (quando eu tinha Vivo Fibra em 2019).
No Askey:
a. Seta ele em modo Bridge pelo 192.168.15.1 (usando o user 'admin' mesmo, nunca precisei entrar usando o 'support')
No meu Asus:
b. Ligava PPPoE com user 'cliente@cliente' e pass 'cliente'
c. Dava tag 10 no VLan 1 (ou Internet, não me recordo agora)

Talvez esteja interpretando seu post errado, mas acho que vc esta dizendo que não precisa tagear o VLan no Asus somente se eu mexer no Askey nas configs avançadas entrando com o user 'support', certo? Antes como eu nem precisava fazer isso eu nem chegava a usar o 'support', talvez algo tenha mudado de 2019 pra cá. Eu estou indo pra trás nas páginas aqui mas até agora não vi ninguem com problema similar ao meu, mas com 800 páginas é tenso hehe.
Bom, não sei como esse roteador em específico funciona, mas nos antigos Askey, Mitra, DLink, a gente conseguia mexer em cada tipo de conexão (Internet, TV e Telefone) separadamente, e dentro de cada uma dessas opções tínhamos controle do tipo de conexão e da vlan usada..
Bastava entrar na Internet (seja ela Vlan10 ou Vlan600) e alterar o tipo de conexão para Bridge e pronto.. A Vlan10 de Internet já estava taggeada e bastava conectar por PPPoE no nosso roteador.
mVwYSNV.png


Mas pode ser que isso tenha mudado nos novos equipamentos, impossibilitando o Bridge da VLAN, e sim de todas as conexões.. Aí sim, nesse caso seria preciso colocar seu router para taggear a VLAN de internet e concluir a autenticação PPPoE..
 
No Fibra 300mbps downloads de sites estrangeiros parecem estar capados em 11MB/s ou cerca de 100mbps, testei vários e todos batem nesse mesmo exato limite. Só servidor no BR que consigo chegar em torno dos 300mbps.

Três bons sites para testar:

não sei se entendi bem, mas eu fiz o teste do download e deu essa velocidade.
xKLrhcE.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como a Vivo vai competir contra Claro e provedores regionais com este preço? Aqui na minha cidade os provedores regionais e a Claro estão na faixa dos 240 ~ 250 megas por 99 com linha telefônica.

6W98lhp.png
eu cai no conto do mais barato na Oi fibra e não deu certo, todo dia de noite a twitch não rodava nem em 160p. Agora abrindo uma vpn rodava de boa 1080p60, fora que no csgo a rota da Oi fazia eu jogar em servidor do Chile. Baixei o exitlag para um teste e olha que coisa linda, conseguia me conectar com servidor de sp.
 
Como a Vivo vai competir contra Claro e provedores regionais com este preço? Aqui na minha cidade os provedores regionais e a Claro estão na faixa dos 240 ~ 250 megas por 99 com linha telefônica.

6W98lhp.png
Esse sempre foi o comportamento da Vivo. Ela nunca foi focada em ser a operadora mais barata. E aqui em Rio Verde pelo menos ela ta obtendo sucesso, pois a Claro ta saturada aqui na cidade e a Vivo ta abocanhando o filão e pegando muito cliente da Claro que ta com a fidelidade em encerramento.
 
Como a Vivo vai competir contra Claro e provedores regionais com este preço? Aqui na minha cidade os provedores regionais e a Claro estão na faixa dos 240 ~ 250 megas por 99 com linha telefônica.

6W98lhp.png
Esses dias vi esses valores no site (ou aqui no tópico) e também achei bem esquisito, estou pagando R$79,99 por 100Mbps (avulso) há meses e tenho degustação de 300Mbps até o ano que vem.

Mesmo se quisesse mudar provavelmente não encontraria valor menor em outro provedor, na minha região só há Oi (Fibra) e Claro (HFC), nenhum provedor local atende.
 
Eu pedi no tópico da Oi para o pessoal testar, parece que sem download manager fica mais ou menos igual a Vivo.

Colega isso não é exclusivo da VIVO, acontece com a Oi com a tim com a claro.. até provedores regionais, com adsl vdsl 4g. enfim.

Inclusive muita gente reclamando de rotas internacionais da oi e tim. nunca que vão garantir os 300mb fora do Brasil.
 
sei lá cara, o troço incomoda mas tenho coisas mais urgentes pra preocupar que conexão
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


até as adequações prediais são feitas pela AT e caixas com splitter vem com a logo dela, mas quem atende o cliente final mesmo é sempre o pessoal da vivo, já tive olhando algumas instalações deles.
E como é a identificação da cto, vivo ou at?
 
Eu pedi no tópico da Oi para o pessoal testar, parece que sem download manager fica mais ou menos igual a Vivo.
Mais cedo comentei que fiz um teste usando um circuito de um ISP Tier 1 e o resultado foi bem similar então é pouco provável que redes Tier 2/3 tenham resultados muito diferentes, mas tudo dependerá da origem/destino e dos tratados de troca de tráfego existentes entre cada operadora mas, conexões únicas normalmente são 'limitadas' justamente para não saturar a comunicação de todos os clientes que compartilham o mesmo "tubo" entre os continentes.

Contratualmente não há nada que obrigue a VIVO (ou qualquer outro provedor) a entregar 100% da velocidade de um servidor no Japão, Coréia, Russia ou nos EUA até a sua casa pois tecnicamente é algo quase impossível de se garantir, especialmente em um link doméstico. O objetivo de CDNs, PTTs e afins é justamente trazer o conteúdo mais próximo do cliente e por consequência permitir maiores velocidades dentro do Brasil e não internacionalmente.

Não me leve a mal mas se você realmente precisa de velocidade 'de pico' para redes/servidores de algum país específico talvez seja mais interessante se mudar pra lá.
 
Como a Vivo vai competir contra Claro e provedores regionais com este preço? Aqui na minha cidade os provedores regionais e a Claro estão na faixa dos 240 ~ 250 megas por 99 com linha telefônica.

6W98lhp.png
Eu estava com 100mbps com degustação de 300mbps por 99 reais, isso aí provavelmente deve sofrer alterações no fim do ano, como sempre tem. Perceba que Claro e Vivo, as duas, ao mesmo tempo, pararam de oferecer dobro da velocidade de um tempo pra cá. Veremos na black fraude como será.
 
Como a Vivo vai competir contra Claro e provedores regionais com este preço? Aqui na minha cidade os provedores regionais e a Claro estão na faixa dos 240 ~ 250 megas por 99 com linha telefônica.

6W98lhp.png

Faz parte, mesmo assim ela está em posição confortável no mercado.

Mas só para deixar algo a se pensar.

Quantas pessoas fazem carreira num provedor regional? Qual o salário teto?

Quantas pessoas fazem carreira numa empresa do porte da Vivo? Qual o salário teto? E os outros N benefícios que a maioria das empresas não oferecem (aposentadoria com cota da empresa... auxílio creché/babá...), qual o custo de todo esse marketing e modus operandi "sustentável" "carbon neutral"?
 
Contratei o VIVO FIBRA 300 MEGAS, instalaram e analisando o contrato, me deparo com isso:

franquia%2Bde%2Bdados%2BVivo%2BFibra.png


Franquia de dados de 300 GB
 
Bom, não sei como esse roteador em específico funciona, mas nos antigos Askey, Mitra, DLink, a gente conseguia mexer em cada tipo de conexão (Internet, TV e Telefone) separadamente, e dentro de cada uma dessas opções tínhamos controle do tipo de conexão e da vlan usada..
Bastava entrar na Internet (seja ela Vlan10 ou Vlan600) e alterar o tipo de conexão para Bridge e pronto.. A Vlan10 de Internet já estava taggeada e bastava conectar por PPPoE no nosso roteador.

Mas pode ser que isso tenha mudado nos novos equipamentos, impossibilitando o Bridge da VLAN, e sim de todas as conexões.. Aí sim, nesse caso seria preciso colocar seu router para taggear a VLAN de internet e concluir a autenticação PPPoE..

Eu tinha visto esse tuto mas realmente o roteador que eu to aqui é completamente diferente (veja imagem abaixo). Estou fuçando mas incrivelmente parece não ter opção de bridge.

ELiV5to.png
 
Como a Vivo vai competir contra Claro e provedores regionais com este preço? Aqui na minha cidade os provedores regionais e a Claro estão na faixa dos 240 ~ 250 megas por 99 com linha telefônica.

6W98lhp.png
Eu já tinha reclamado desses preços absurdos no início do mês, ao invés de colocar novas velocidades, ela acabou com às promoções e aumentou o preço de tudo, a última promoção foi em abril, coisa que nunca aconteceu, já que praticamente era promoção o ano inteiro em outras épocas. Parece que a Vivo não quer mais competir em preço com a Claro e Oi, e os que estão eperando pela Black Friday por algo melhor acho que vão cair do cavalo. Se a Oi fibra chegar aqui troco na mesma hora pros 400 megas por 139.
 
não sei se entendi bem, mas eu fiz o teste do download e deu essa velocidade.
xKLrhcE.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


eu cai no conto do mais barato na Oi fibra e não deu certo, todo dia de noite a twitch não rodava nem em 160p. Agora abrindo uma vpn rodava de boa 1080p60, fora que no csgo a rota da Oi fazia eu jogar em servidor do Chile. Baixei o exitlag para um teste e olha que coisa linda, conseguia me conectar com servidor de sp.
Assinei a vivo por conta das boas rotas e boa disponibilidade do serviço. (a NET era mais barata mas caía pelo menos 4x ao dia e tinha que reiniciar o modem cada vez que caia.) Já na vivo o modem tá ligado no nobreak 24/7 e nunca precisei reiniciar ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esses dias vi esses valores no site (ou aqui no tópico) e também achei bem esquisito, estou pagando R$79,99 por 100Mbps (avulso) há meses e tenho degustação de 300Mbps até o ano que vem.

Mesmo se quisesse mudar provavelmente não encontraria valor menor em outro provedor, na minha região só há Oi (Fibra) e Claro (HFC), nenhum provedor local atende.
Estou pagando o mesmo valor em 100Mb + telefone
 
Contratei o VIVO FIBRA 300 MEGAS, instalaram e analisando o contrato, me deparo com isso:

franquia%2Bde%2Bdados%2BVivo%2BFibra.png


Franquia de dados de 300 GB

300GB? Estou na merda, um dia vai chegar uma conta de internet de R$2mil pra eu pagar :olar:

W1PhsrS.png


OkqcRWv.png
 
Sobre a questão de velocidade em sites estrangeiros. Eu fiz um pedido de informações a Anatel.
A Anatel não permite que o provedor de internet entregue velocidade inferior a 80% independente de PTT.

Perguntei

"A resolução CD/ANATEL nº 574 de 28/10/2011 diz:

§ 7º A medição deve ocorrer do terminal do Assinante ao PTT.

Mas e quando o assinante estiver se conectando a um servidor que não está no PTT ? Neste caso qual seria a velocidade média e mínima que o provedor de internet tem que entregar? "


Resposta da Anatel

"Tanto para baixar como para enviar arquivo(s), a prestadora deve garantir pelo
menos 80% da velocidade máxima contratada. Essas informações, assim como
restrições à utilização do serviço, devem ser descritas no contrato ou termo de
adesão por todas as operadoras.
Fundamentação: Artigos 3º, e 17 da Resolução nº 574, de 28 de outubro de 2011
(Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia -
RGQ-SCM); e 50, inciso VII, da Resolução nº 632, de 7 de março de 2014
(Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações
– RGC).
Atenciosamente,
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações "
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo