[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Comprei uma tomada inteligente Kabum Smart pra fazer essa função e crei a rotina de desligar todos os dias as 03:00 e religar as 03:05, porém ela desliga e não liga de novo, porque não tem conexão de internet 🤡🤡. Tô fazendo algo de errado ou ela depende de estar conectada na internet pra ligar de novo?

Vlw!
Creio que ela deveria continuar conectada, eu tenho uma que passa energia assim que eu ativasse no aplicativo, ela não deveria desconectar nunca pois o objetivo é justamente uso remoto, então há alguma falha de software ou hardware.

Consegui fazer um dump do firmware do meu aparelho e estou explorando (no limite dos meus conhecimentos) os arquivos dele.

Pelo que entendi, o bloqueio foi implementado diretamente no servidor HTTP do painel (/usr/bin/mini_httpd) pois há referências aos endpoints bloqueados no binário compilado.

Até tentei abrir ele no Ghidra e explorar um pouco mas conheço pouquíssima coisa de assembly e de programação low-level.

Alguém aí entende de engenharia reversa?
Eu fiz algo parecido com isso em um Askey: https://forum.adrenaline.com.br/thr...fibra-optica.594503/page-1770#post-1076998819

Infelizmente não tenho conhecimento de assembly MIPS, mas no meu caso existe um nível de acesso definido pelo servidor TR-69, em que o servidor httpd verifica se o nível é igual ou maior que 5 para permitir o acesso ao /padrão. Talvez seja mais fácil mudar a string "service05" para "service04" ou menor no binário do que mexer nas condições em si, mas o problema ainda seria de sobrescrever isso no aparelho que no meu caso esses blocos estão como apenas leitura. Existe comandos para fazer isso mas acredito ser bem arriscado de "bricar" o HGU, ainda mais que não tive tempo de estudar métodos de recuperação (talvez via serial?).

Bom dia galera.

sou cliente VIVO desde a epoca da GVT , tem aproximadamente uns 10 a 15 anos. Sempre foi uma internet com estabilidade acima da média, entrega a velocidade contratada
e zero problemas com bloqueios , traffic shaping.
Tenho um ÚNICO problema, que não sei se conseguirei resolver. Comecei jogar o simulador ASSETTO CORSA COMPETIZIONE desde o meio do ano passado.
EU tenho um "BUG" de conexão com o LOBBY do jogo.. O que seria isto? Enquanto estou no lobby , em busca de um servidor , eu tenho INUMEROS Disconnect apenas do jogo,
esse disconect dura 2 , 3 , 4 até 5 minutos , qnd o jogo consegue a conexão novamente , os servidores aparecem pra mim com o PING totalmente bugado ( srv br com 350ms )
Dai entro nesse server , e dentro do servidor , fico com 18ms e não caio. Pq pelo que pesquisei , dps que eu me conecto a algum servidor , eu "SAIO" do servidor do JOGO e vou
para o servidor que está hospedado, que é proprio da comunidade dos usuarios , ou seja , posso me conectar em um user do Norte a Sul do país e o ping fica semprre na casa de 20.
Quando entro em SERVER EUA , fico com 140-150 , o que esta completamente normal , iguais todos os outros jogos com srv Eua.
Enfim, a minha internet NUNCA cai , eu fico no discord , eu fico com live do YT transmitindo e tudo , o que cai é só realmente o "LOBBY" do jogo , que é o Servidor do Simulador.
Jogo com amigos , inclusive um deles tbm usam VIVO , porem ele é de SP e eu do PR, e ele não tem esse problema.
Os demais amigos usam diversas outras operadoras e ngm tem esse problema.
Testei meu PC com outra internet ( testei com 2 móveis diferentes roteada , CLARO e TIM ) , com ambas elas , eu não tenho o problema de disconnect.
Ou seja , claramente é um problema de ROTA da VIVO com o servidor do game. Já tentei testar EXITLAG , WTFAST e outras plataforma , não adianta.
Há alguma coisa que se possa fazer no suporte para soliciar a mudança de rota da minha internet ou coisas do tipo ?
Estou cogitando trocar de operadora, pois corro qse todos os dias no simulador , e gasto mais tempo no looby esperando servidores aparecerem do que correndo.

Obrigado e desculpa o textão , é pra ficar explicado tudo certo.
Acontece comigo de vez em quando em atualizações do COD Warzone ou no Rainbowsix Siege. Resolvo ligando VPN, logo tenho certeza que a operadora faz um traffic shapping feroz.
Meu link também é Vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, modens da Vivo fibra está aceitando deixar em bridge pra usar outro roteador?
Em vez de usar modo brige no modem da vivo, faço apenas uma DMZ com o ip estático da LAN pra ligar no roteador melhor, assim consigo fazer as aberturas de portas tranquilo e redirecionar também, sem a necessidade do bridge...no meu caso uso uma RB750GR3 Mikrotik abaixo do Askey...funciona tudo!

Última edição:
Eu fiz algo parecido com isso em um Askey: https://forum.adrenaline.com.br/thr...fibra-optica.594503/page-1770#post-1076998819

Infelizmente não tenho conhecimento de assembly MIPS, mas no meu caso existe um nível de acesso definido pelo servidor TR-69, em que o servidor httpd verifica se o nível é igual ou maior que 5 para permitir o acesso ao /padrão. Talvez seja mais fácil mudar a string "service05" para "service04" ou menor no binário do que mexer nas condições em si, mas o problema ainda seria de sobrescrever isso no aparelho que no meu caso esses blocos estão como apenas leitura. Existe comandos para fazer isso mas acredito ser bem arriscado de "bricar" o HGU, ainda mais que não tive tempo de estudar métodos de recuperação (talvez via serial?).
Eu até imaginei que isso seria feito via algum arquivo na /var ou na /tmp por ser uma das únicas pastas que podem ser escritas em tempo real, mesmo que sejam zeradas quando o modem é reiniciado.
Quando troco pra VIVO2 e o painel avançado funciona, o binário do servidor HTTP é o mesmo. Significa que isso é definido via memória ou via arquivo.
Também comparei os arquivos da /var e da /tmp do perfil VIVO1 e do VIVO2 e não achei nada que se parecesse com uma flag...
Mas é bom saber que, no seu aparelho parte do "quebra-cabeça" é exatamente isso que eu imaginei... Significa que tem grande chance de que quem modificou os arquivos do Mitrastar use um método semelhante.

Perfil VIVO1 ou VIVO2?
Aqui eu troquei o meu modem semana passada, perfil VIVO1, não consigo acessar nada.
Mesmo aparelho, mesmo firmware.
Se eu trocar o perfil pra VIVO2, consigo acessar o painel avançado.

Pra quem precisa desativar o SSID Único, é possível fazer isso pelo painel da Movistar que "esqueceram" no firmware da Vivo acessando a URL http://192.168.15.1/cgi-bin/mhs.cgi pra rede 2.4GHz ou http://192.168.15.1/cgi-bin/wifi5g.cgi rede 5GHz.

Consegui fazer um dump do firmware do meu aparelho e estou explorando (no limite dos meus conhecimentos) os arquivos dele.

Pelo que entendi, o bloqueio foi implementado diretamente no servidor HTTP do painel (/usr/bin/mini_httpd) pois há referências aos endpoints bloqueados no binário compilado.

Até tentei abrir ele no Ghidra e explorar um pouco mas conheço pouquíssima coisa de assembly e de programação low-level.

nC9aBvK.png
eu não lembro qual região é o vivo 1 e vivo 2, mas aqui não é nada da antiga GVT não, alias nunca teve GVT aqui.

Comprei uma tomada inteligente Kabum Smart pra fazer essa função e crei a rotina de desligar todos os dias as 03:00 e religar as 03:05, porém ela desliga e não liga de novo, porque não tem conexão de internet 🤡🤡. Tô fazendo algo de errado ou ela depende de estar conectada na internet pra ligar de novo?

Vlw!
Desculpe mas eu ri kkkkkkk

Vlw!
usa um temporizador analogico/digital, é barato e funciona por si so

Acontece comigo de vez em quando em atualizações do COD Warzone ou no Rainbowsix Siege. Resolvo ligando VPN, logo tenho certeza que a operadora faz um traffic shapping feroz.
Meu link também é Vivo.

Em vez de usar modo brige no modem da vivo, faço apenas uma DMZ com o ip estático da LAN pra ligar no roteador melhor, assim consigo fazer as aberturas de portas tranquilo e redirecionar também, sem a necessidade do bridge...no meu caso uso uma RB750GR3 Mikrotik abaixo do Askey...funciona tudo!
estou praticamente decidido em sair da VIVO após qse 15 anos..
alem de pagar mais caro , ter menos velocidade do que provedores regionais e os demais grandes , agora o serviço está deixando a desejar , que era o seu principal diferencial.

Pessoal, li sobre a importancia de reinciiar diaramente os HGU principalmente quando usados em router e distribuindo wifi, vi que algumas pessoas fazem isso.

Vcs fazem desligando ele da energia ou reinicia pela pagina? Estou fazendo a cada 2 dias pelo botao power mesmo
Isso seria importante pq? Quando tecnico veio aqui indicou q desligasse no max 1x por semana so pra dar um refresh na conexão

Perfil VIVO1 ou VIVO2?
Aqui eu troquei o meu modem semana passada, perfil VIVO1, não consigo acessar nada.
Mesmo aparelho, mesmo firmware.
Se eu trocar o perfil pra VIVO2, consigo acessar o painel avançado.

Pra quem precisa desativar o SSID Único, é possível fazer isso pelo painel da Movistar que "esqueceram" no firmware da Vivo acessando a URL http://192.168.15.1/cgi-bin/mhs.cgi pra rede 2.4GHz ou http://192.168.15.1/cgi-bin/wifi5g.cgi rede 5GHz.

nC9aBvK.png
Continuando minha aventura de engenharia reversa pra decifrar o tal do mini_httpd aqui, descobri que o que define se as páginas avançadas serão acessíveis é uma variável X_5067F0_Ext_CountryCode da configuração do perfil (acho que o nome interno é RDM).
As páginas são desativadas quando esse country code é 0xD0.
Criei um arquivo em /tmp/a.ccc com o seguinte conteúdo:
Código:
echo RDMNAME config;
echo REQUEST;
echo SEL InternetGatewayDevice.DeviceInfo;
echo SET X_5067F0_Ext_CountryCode string D1;
echo SEND;
e depois executei o comando ccctest -f /tmp/a.ccc.
feito isso, consegue acessar todas as configurações avançadas do aparelho.
Porém, depois de alguns minutos o roteador reiniciou sozinho. Provavelmente tem algum watchdog vendo se essa configuração foi alterada?
Fiz o teste setando a tal flag para 0xD1 mas não sei se tem algum valor "seguro" pra essa variável (talvez 0x00)

Enfim, tudo isso foi pra descobrir que a configuração que eu queria alterar já estava ativada (a delegação de prefixo de ipv6)

Isso seria importante pq? Quando tecnico veio aqui indicou q desligasse no max 1x por semana so pra dar um refresh na conexão
Trocar de IP, pra alguns.

O modem tem um sistema operacional, e com o tempo pode dar algum probleminha no sistema. Memoria ram e cpu, tbm dão problemas por serem bem ruins.

Não sei te explicar ao certo, com todos os detalhes, mas as vezes percebo algum problema como tv perdendo a conexao, alexa nao encontra a lampada do quarto pra ligar, alexa nao liga a tv, ou até a musica ambiente entre as echo dot falha, toca so na principal. Aí tudo isso resolvo resetando, geralmente dá problema quando da uma semana por ai de conexao, ai pra evitar algo na hora que o povo ta usando, estou reiniciando periodicamente quando todos estao dormindo.

Pessoal,

Me mudei para um condomínio em que a Vivo cabeou somente a rua com as primeiras casas, de modo que a minha casa que fica mais pra baixo da rua não tem disponibilidade.

O cabeamento do condomínio é todo subterrâneo e os cabos de energia passam junto com os de telecom. O pessoal do condomínio diz que a vivo "não quer cabear o resto".

Tem como fazer isso por fora? Como saber se a vivo "quer ou não quer" atender o condomíno. Alguém já passou por alguma situação parecida?

Minha Vivo Fibra voltou ao ar hoje depois de um tempo suspensa, aí por sorte meu HGU não foi atualizado, se eu quiser posso colocar bridge aqui.
Porém, o erro de perfil dela parece que voltou, não passa de 480 Mega.
Agora tô num dilema, ficar com a Vivo e pagar uma baita multa na Claro ou tentar a sorte de sair da Vivo e só voltar quando acabar o contrato da Claro daqui 9 meses. É aquele negócio, não mexa no que tá funcionando e quieto. A Vivo nunca me enganou em valores, mas fiz um quadplay na Claro onde tinha 500 Mega, que aumentei pra 750 e confirmei hoje de novo por telefone que fui refidelizado na troca, o que não era o acordo já que a troca era temporária e a multa é alta pra voltar pra 500, são 300 reais. Coloquei TV a cabo, o Claro Box, com Netflix e Globoplay e o valor acordado foi 96, já vi que tá aparecendo 114 no sistema deles. Plano Móvel desse combo era pra ser 49,90, na central confirmaram que será 54,90. Pô, dá até desânimo e não foi falta de aviso.
Amiguinhos que tem Vivo e pensam em se aventurar em outras operadoras, pensem muito antes de fazer isso, porque atendimento e prestação de serviços no nível da Vivo, não tem.
Entra no consumidor.gov.br entra com propaganda enganosa(descumprimento da regra da Anatel) e abre reclamação com a claro no mínimo voce vai ganhar desconto

Minha Vivo Fibra voltou ao ar hoje depois de um tempo suspensa, aí por sorte meu HGU não foi atualizado, se eu quiser posso colocar bridge aqui.
Porém, o erro de perfil dela parece que voltou, não passa de 480 Mega.
Agora tô num dilema, ficar com a Vivo e pagar uma baita multa na Claro ou tentar a sorte de sair da Vivo e só voltar quando acabar o contrato da Claro daqui 9 meses. É aquele negócio, não mexa no que tá funcionando e quieto. A Vivo nunca me enganou em valores, mas fiz um quadplay na Claro onde tinha 500 Mega, que aumentei pra 750 e confirmei hoje de novo por telefone que fui refidelizado na troca, o que não era o acordo já que a troca era temporária e a multa é alta pra voltar pra 500, são 300 reais. Coloquei TV a cabo, o Claro Box, com Netflix e Globoplay e o valor acordado foi 96, já vi que tá aparecendo 114 no sistema deles. Plano Móvel desse combo era pra ser 49,90, na central confirmaram que será 54,90. Pô, dá até desânimo e não foi falta de aviso.
Amiguinhos que tem Vivo e pensam em se aventurar em outras operadoras, pensem muito antes de fazer isso, porque atendimento e prestação de serviços no nível da Vivo, não tem.
Já me preocupei com os valores que aparecem no sistema e fiz a reclamação na Ouvidoria. A atendente me respondeu que no sistema aparecem os valores cheios.
Porém no momento em que a fatura é fechada são aplicados os descontos e o boleto é emitido. Realmente, quando chegou o boleto os descontos apareceram.
Agora não sei se foi um migué da pessoa que me atendeu e ela corrigiu os valores para as próximas faturas ou se realmente o sistema deles é assim.
Posterior a essa reclamação, os valores continuaram cheios no sistema e no boleto vinha o valor com os descontos.

Se bricar, é so abrir chamado e a vivo vai e troca.... :limo:

Continuando minha aventura de engenharia reversa pra decifrar o tal do mini_httpd aqui, descobri que o que define se as páginas avançadas serão acessíveis é uma variável X_5067F0_Ext_CountryCode da configuração do perfil (acho que o nome interno é RDM).
As páginas são desativadas quando esse country code é 0xD0.
Criei um arquivo em /tmp/a.ccc com o seguinte conteúdo:
Código:
echo RDMNAME config;
echo REQUEST;
echo SEL InternetGatewayDevice.DeviceInfo;
echo SET X_5067F0_Ext_CountryCode string D1;
echo SEND;
e depois executei o comando ccctest -f /tmp/a.ccc.
feito isso, consegue acessar todas as configurações avançadas do aparelho.
Porém, depois de alguns minutos o roteador reiniciou sozinho. Provavelmente tem algum watchdog vendo se essa configuração foi alterada?
Fiz o teste setando a tal flag para 0xD1 mas não sei se tem algum valor "seguro" pra essa variável (talvez 0x00)

Enfim, tudo isso foi pra descobrir que a configuração que eu queria alterar já estava ativada (a delegação de prefixo de ipv6)
Tenta desativar o TR-069 quando conseguir acessar as configurações, aproveita tb e salva um backup das configurações. Quando o roteador reiniciar, vc tenta aplicar o backup.
Outra coisa, vc ja tentou verificar se tem a senha de algum usuario de serviço no backup das configurações?? Aqui com o meu da TIM eu consegui isso abrindo o bkp das configurações e achando a senha do usuario de serviço do modem q libera todas as configurações.

Última edição:
Vou contar uma coisa estranh que aconteceu comigo, eu estou tendo problema no meu telefone fixo desde que eu fiz a portabilidade para o combo fixo + internet com a VIvo, algumas vezes que eu liguei tanto na ouvidoria quanto no 10315 alguns atendentes tinham falado que eu tinha um problema no cadastro mas nunca me falaram o que era, hoje eu liguei novamente pela manha para ver se alguem resolvia antes de voltar no Procon e o atendente me falou que no sistema só aparecia o nome do titular e o meu plano e nenhum outro dado, ele achou estranho isso (varias vezes tinham me falado a mesma coisa) e depois de tentar fazer alguns testes ele resolveu tentar fazer a troca do meu plano para 300mb (por 10 reais a mais) e durante o processo o cadastro foi atualizado e normalizado no sistema, uma atendente da Vivo responsavel pela parte da Anatel tinha mencionado esse mesmo erro mas nem ela sabia por qual motivo que ele estava assim, agora vou esperar até amanha para normalizar a velocidade minha atual (100MB) para os 300 feitos hoje

Alguem ja teve um problema parecido ? Talvez o problema quase semanal que eu tenho no meu fixo seja por conta disso, depois que ele fez a atualização no sistema apareceu tudo desde o modelo o modem instalado, o armario que esta o meu cabeamento, sinal da potencia e tudo mais, antes disso teve umas duas vezes que eu precisei agendar com um tecnico e não aparecia nem meu endereço no sistema

Pessoal, estou tendo problemasa com a Tim, e ai estava pensando em ir para a vivo, mas infelizmente a vivo informa não ter viabilidade técnica no meu condominio. Vocês sabem dizer se o condominio nao tiver fibra da vivo, se a vivo instala essa infra somente para um usuario ou eles ficam esperando mais pessoas pedirem no condominio para fazer adequação e passar a fibra????

Pessoal, estou tendo problemasa com a Tim, e ai estava pensando em ir para a vivo, mas infelizmente a vivo informa não ter viabilidade técnica no meu condominio. Vocês sabem dizer se o condominio nao tiver fibra da vivo, se a vivo instala essa infra somente para um usuario ou eles ficam esperando mais pessoas pedirem no condominio para fazer adequação e passar a fibra????

Pessoal,

Me mudei para um condomínio em que a Vivo cabeou somente a rua com as primeiras casas, de modo que a minha casa que fica mais pra baixo da rua não tem disponibilidade.

O cabeamento do condomínio é todo subterrâneo e os cabos de energia passam junto com os de telecom. O pessoal do condomínio diz que a vivo "não quer cabear o resto".

Tem como fazer isso por fora? Como saber se a vivo "quer ou não quer" atender o condomíno. Alguém já passou por alguma situação parecida?

Estou praticamente na mesma, postei logo acima. . No aguardo das respostas.

Estou praticamente na mesma, postei logo acima. . No aguardo das respostas.

Em caso de condomínios eu desconheço eles efetuarem a instalação para somente 1 apartamento.
Fazem somente após adequação para os demais moradores.

O que pode ser feito é o síndico entrar em contato com a operadora e solicitar a adequação.
Porém eles devem fazer um estudo antes para validar se é viável economicamente.

Em caso de condomínios eu desconheço eles efetuarem a instalação para somente 1 apartamento.

O que pode ser feito é o síndico entrar em contato com a operadora e solicitar a adequação.
Então acredito que não vai rolar... 😭.
Eu já imaginava que fosse assim.

Se depender do sindico aqui também não vai rolar. Infelizmente.

Olá, pessoal. Mudei meu plano vivo de 300 para 500 mega, porém a velocidade limita a 480.
Estou usando um cabo cat6. A placa de rede é gigabit. Só tem o google instalado no note, praticamente. Fiz o teste com o programa speedtest. Vi relatos nos tópicos que seria erro de perfil, etc... Alguém conseguiu realmente solucionar ?! Ou vai ter que ligar e pedir para um técnico vim e toda aquela história ? Será que por telefone eles resolvem ? Obrigado.

testes realizados:

Olá, pessoal. Mudei meu plano vivo de 300 para 500 mega, porém a velocidade limita a 480.
Estou usando um cabo cat6. A placa de rede é gigabit. Só tem o google instalado no note, praticamente. Fiz o teste com o programa speedtest. Vi relatos nos tópicos que seria erro de perfil, etc... Alguém conseguiu realmente solucionar ?! Ou vai ter que ligar e pedir para um técnico vim e toda aquela história ? Será que por telefone eles resolvem ? Obrigado.

testes realizados:

Cara esse perfil de 500 deles é zoado. Pra bater/passar de 500 vai precisar abrir visita técnica e convencer o técnico que não está batendo a velocidade. As vezes o upload vem zoado também e não chega a 100, aí eh mais fácil o técnico corrigir. Acho engraçado pq no finado plano de 600 batia certinho, de 300 bate certinho, de 700 que eu tenho bate certinho e o de 1gb que eu tinha batia certinho também.

Users who are viewing this thread

Voltar