[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

A real é que nem a operadora quer que a visita técnica tenha qualidade. Eles querem que as visitas demorem o mínimo de tempo possível, para poder atender o maior número de clientes com o menor número de técnicos

Vide a NET, que por vezes coloca estimativa de tempo para realização de serviço que é completamente surreal.

A Vivo fibra mesmo, no princípio era preconizado que fosse feito 1 instalação por dia, depois eles passaram a querer duas por dia (numa época que ainda era fusionado - e que uma instalacao as vezes poderia demorar mais de oito horas). Nem preciso dizer que foi uma época que a qualidade caiu...

E ainda digo mais: somando o funcionário ruim + metas irreais + burocracias da vivo = problema sem solução.

Só que com isso, a operadora não percebe que o custo de novo chamado, ou de retrabalho é maior do que se tivesse feito o serviço direito...
Aí depois vão chorar pra Anatel que o pequeno provedor tá tomando o cliente dele só porque não tem as mesmas obrigações regulatórias perante à agência.
Aham... Sei...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Vivo fibra mesmo, no princípio era preconizado que fosse feito 1 instalação por dia, depois eles passaram a querer duas por dia (numa época que ainda era fusionado - e que uma instalacao as vezes poderia demorar mais de oito horas). Nem preciso dizer que foi uma época que a qualidade caiu...
Acho que já contei isso aqui no tópico: amigo meu mora no bairro Canindé, na região central de São Paulo.
Lá tiveram que refazer a rede de rua inteira por conta da instalação/montagem da rede numa combinação de pressa com mão de obra desqualificada pro trabalho.
O pior ainda foi isso: só descobriram o erro quando encheram de clientes conectados à rede.
Só na rua do meu amigo, ele e mais 8 vizinhos contrataram. Todos tiveram problemas sérios de conexão, e dezenas de visitas técnicas improdutivas por conta do defeito ser na rede, e não na casa do cliente.
Tiveram que cancelar o contrato de todos e reconstruir a rede do zero, arrancando quase tudo dos postes.
Foi em 2012 isso. Se não me engano, ainda era na época da fusão nas instalações.

Já fazem alguns dias que recebi o retorno da reclamação no consumidor.gov referente aquele promoção regional que estava rolando Fibra 300 MB por 50% off, o atendente confirmou ser regional e disse que infelizmente como o plano de 300 MB não esta sendo mais comercializado na minha região (mínimo 500 MB) não haveria possibilidade de aplicar desconto na mensalidade, ofereceu a isenção de 1 mês na fatura, pago R$ 100,00. Alguém que tenha 500 MB conseguiu algum tipo de desconto junto à Vivo? Em tempo, penso em migrar para o Vivo Total 500 MB + 53 GB no pós por R$ 150,00, mas estou com preguiça de tratar o erro de perfil, porque ja aconteceu quando fui migrado para o sistema novo kkk,
Nem te culpo por isso, pois realmente dá canseira isso do erro de perfil.
É por isso que critico a Vivo: os caras querem ser taxados de "operadora premium", mas cometem erros de provedor de fundo de quintal.
Algo tão primário sequer era pra acontecer mais.

Última edição:
Já fazem alguns dias que recebi o retorno da reclamação no consumidor.gov referente aquele promoção regional que estava rolando Fibra 300 MB por 50% off, o atendente confirmou ser regional e disse que infelizmente como o plano de 300 MB não esta sendo mais comercializado na minha região (mínimo 500 MB) não haveria possibilidade de aplicar desconto na mensalidade, ofereceu a isenção de 1 mês na fatura, pago R$ 100,00. Alguém que tenha 500 MB conseguiu algum tipo de desconto junto à Vivo? Em tempo, penso em migrar para o Vivo Total 500 MB + 53 GB no pós por R$ 150,00, mas estou com preguiça de tratar o erro de perfil, porque ja aconteceu quando fui migrado para o sistema novo kkk,
Aconteceu a mesmíssima coisa comigo.

Pessoal, eu tive o famoso "erro de perfil" quando upei de 300mb para 500mb. Que foi corrigido com a visita do técnico.
Sei que o problema não aconteceu quando o upgrade acontece de 300mb para 700mb.

Estou pensando em upar a minha agora de 500mb (corrigido) para 700mb. Devo ter dor de cabeça, ou será que nesse cenário é tranquilo?

Pessoal, eu tive o famoso "erro de perfil" quando upei de 300mb para 500mb. Que foi corrigido com a visita do técnico.
Sei que o problema não aconteceu quando o upgrade acontece de 300mb para 700mb.

Estou pensando em upar a minha agora de 500mb (corrigido) para 700mb. Devo ter dor de cabeça, ou será que nesse cenário é tranquilo?
Pelo que o povo comenta aqui, o perrengue é maior com 500 Mb.
600 Mb também deu muita dor de cabeça. Praticamente ninguém conseguiu os 600 Mb de primeira logo que o plano foi lançado.
Amigo meu aderiu ao plano de 700 Mb em janeiro desse ano, e foi tudo ok.

Vivo passou cerca de 13h fora hoje pra mim em Recife-PE, veio voltar agora pouco.

Vivo passou cerca de 13h fora hoje pra mim em Recife-PE, veio voltar agora pouco.
Não foi só aí.
Meu sobrinho teve que vir aqui pra minha casa ontem por conta de estar sem internet desde as 5 da manhã. Ele trabalha de forma remota.
Somos de Fortaleza.
Segundo ele, só voltou o sinal na fibra por volta de 17h.
Essa é a sétima vez (!!!!) esse ano que ele fica sem internet e sem poder trabalhar em casa.
Na última vez, que aconteceu no inicio de abril, foram 5 dias sem internet.

Hoje eu liguei na ouvidoria para tentar cancelar esse meu combo sem pagar a multa ja que estou com problema praticamente toda semana desde Dezembro, uma atendente deles me falou que o cliente é obrigado a deixar o wifi do modem ligado sem poder desligar pois do contrario configura como alteração das configurações do aparelho e com isso o cliente não pode reclamar de defeito (?) tambem falou que é por isso que meu telefone esta com problema para fazer e receber ligação da Oi, argumentei que não tem logica apenas desligando o wifi do modem Vivo iria causar esse problema mas ela só enrolou e quis bater o pé comigo

Amanha vou ver se consigo a liberação e ja entro para um provedor local que tem na minha cidade sem pagar um centavo de multa para a Vivo, tenho gravações do problema, mais de 20 protocolos, Procon e tudo mais, não sei se dei azar com eles ou mais alguem teve problema desse tipo com a Vivo mas hoje não recomendaria para ninguem, ainda mais com eles privando ao maximo do usuario ter algum pingo de acesso ao modem deles

Hoje eu liguei na ouvidoria para tentar cancelar esse meu combo sem pagar a multa ja que estou com problema praticamente toda semana desde Dezembro, uma atendente deles me falou que o cliente é obrigado a deixar o wifi do modem ligado sem poder desligar pois do contrario configura como alteração das configurações do aparelho e com isso o cliente não pode reclamar de defeito (?) tambem falou que é por isso que meu telefone esta com problema para fazer e receber ligação da Oi, argumentei que não tem logica apenas desligando o wifi do modem Vivo iria causar esse problema mas ela só enrolou e quis bater o pé comigo

Amanha vou ver se consigo a liberação e ja entro para um provedor local que tem na minha cidade sem pagar um centavo de multa para a Vivo, tenho gravações do problema, mais de 20 protocolos, Procon e tudo mais, não sei se dei azar com eles ou mais alguem teve problema desse tipo com a Vivo mas hoje não recomendaria para ninguem, ainda mais com eles privando ao maximo do usuario ter algum pingo de acesso ao modem deles
É complicado cara, tudo é uma dificuldade, muito empecilho, muita burocracia para nada, o cliente que se dane, da outra vez eu consegui o cancelamento via consumidor.gov sem pagar multa por um erro deles, na sequência fui para um provedor local que já fui cliente em uma outra oportunidade que tive problema com eles de oscilação e velocidade, por tanto eu decidi voltar por relatos de amigos que trabalham nesse provedor e deram um feedback positivo e ao voltei, porém tive problemas para achar partidas no Call of Duty Warzone e Multiplayer de WWIII.

Acredito que devido estar em CGNAT, reclamei no suporte deles e tentamos resolver durante semanas, vários testes com suporte NV 2 e 3, sem sucesso e consegui cancelar sem multa, tentaram me ganhar no cansaço, me ofertaram velocidade maior com IP Fixo válido pelo mesmo valor, porém não resolveu, isso é intrigante, não tinha problema de oscilação e da velocidade não chegar o contratado, o que me chamou a atenção que o provedor local o ping nesses jogos era em torno de 5 ~ 8ms a menos comparado ao da VIVO Fibra.

Diante disso resolvi voltar para VIVO, pois tem IP válido e o NAT dentro do jogo ficava aberto, e no provedor ficava restrito. Estão com meu caso resolvendo internamente segundo o atendente que está cuidando do meu caso, pediu para aguardar que diante de novidades iria me mantendo informado.​

Do jeito que eles tratam o cliente, fazem parecer que é um favor, e não um serviço que é pago todo mês (e caro).

Achei bem interessante esse plano, so não migrei pq na vivo e no móvel estou pagando R$122,33.
ótimo custo X beneficio em relação a concorrência, porem felizmente estou pagando mais barato.

A real é que nem a operadora quer que a visita técnica tenha qualidade. Eles querem que as visitas demorem o mínimo de tempo possível, para poder atender o maior número de clientes com o menor número de técnicos

Vide a NET, que por vezes coloca estimativa de tempo para realização de serviço que é completamente surreal.

E ainda digo mais: somando o funcionário ruim + metas irreais + burocracias da vivo = problema sem solução.

Só que com isso, a operadora não percebe que o custo de novo chamado, ou de retrabalho é maior do que se tivesse feito o serviço direito...
Pior a claro que aumentou o preço da visita improdutiva 100 reais.. absurdo! não deveria nem ser cobrado. tipo tem que conviver com o problema ou pagar 100 reais caso o técnico ache que o problema é seu. Lembro uma vez que trocaram todo o cabeamento do meu condomínio e ainda queria me cobrar por visita improdutiva sendo que todo dia abria um chamado pq ficava sem sinal a partir das 22:30. Na vivo tem os técnicos que so fazem algo quando são pressionados, mas pelo menos não cobram a mais, e quando reclamo no consumidor sempre dão desconto na fatura.. pq quase sempre é culpa deles.. a ultima vez foi a 3 anos atrás do problema de perfil que foi resolvido tudo remotamente.

Última edição:
Há alguns dias limaram a degustação de 600Mbps que já vinha de longa data e voltei para 200Mbps.
Resolvi migrar para 500Mbps, tudo certo com o perfil e interessante saber que funciona num HGU de 2016 em bridge e que não atualiza firmware há sei lá quanto tempo :notbad:

16319513046.png

Há alguns dias limaram a degustação de 600Mbps que já vinha de longa data e voltei para 200Mbps.
Resolvi migrar para 500Mbps, tudo certo com o perfil e interessante saber que funciona num HGU de 2016 em bridge e que não atualiza firmware há sei lá quanto tempo :notbad:

16319513046.png
Sua degustação durou bastante até, a minha foi cortada em março, e não teve jeito de renovar...

Essas HGUs são bastante resiliêntes. Tecnicamente tem ONT de 2010 que funciona 500mb...

O ruim é que parece que esse plano de 500mb não tem overhead praticamente (quando tive 600, vinha quase 700)

16319513046.png
Mais um alerta que a minha degustação está no fim também kkkk.... contando os dias.... a minha HGU também nunca mais atualizou desde o dia que setei em bridge.. tem desde 2020

Essas HGUs são bastante resiliêntes. Tecnicamente tem ONT de 2010 que funciona 500mb...
Tecnicamente não há dúvida de que sejam capazes, me referi mais a software/firmware mesmo.

As mais novas segmentam VLAN, tem páginas secretas e alguma 'maracutaia' para colocar em bridge, achei que trocariam o equipamento ao migrar para algum desses planos mas felizmente não foi necessário, talvez por ter apenas internet.

O ruim é que parece que esse plano de 500mb não tem overhead praticamente (quando tive 600, vinha quase 700)
Aqui o overhead sempre foi baixo independentemente do plano mas pessoalmente não me incomoda, atendendo no dia a dia com boa velocidade e estabilidade é o que importa.

To tentando configurar um huawei ax3s pra ficar de router com a hgu nova wifi6 em bridge e não funciona de forma alguma. Já tentei em dhcp, em pppoe, clonando mac adress ou não e em nenhuma delas da certo. Alguem pra dar um help, por favor?

Não rola usar o DNS-01 pra isso?
Com certeza, porém hoje uso um domínio gratuito do no-ip e eu precisaria pagar para fazer isso. Supondo que eu pagasse, eu precisaria ver como fazer o challenge, pois o container que uso só suporta o HTTP-01.
Eu até fui atrás de fazer dessa forma, incluindo pesquisa de preço de domínio e VPS, mas como nesse momento só estou hospedando um feed RSS bobo, achei melhor simplesmente usar outra porta e cagar pro HTTPS.
Se no futuro eu continuar a fazer coisas mais importantes (tenho ideia de ter um Nextcloud, por exemplo), aí retomo isso com mais atenção.

Mas obrigado pela sugestão. :)

Galera para compartilhar aqui
Desde que trocaram aqui o HGU para o HGU6 Wifi6 senti uma certa instabilidade principalmente nos dispositivos inteligentes como a lâmpada com a Alexa, eu tenho Vivo Total, então tv, fixo e celular junto com a Fibra, por isso o HGU6 precisava estar em modo router e não em bridge para funcionar tudo, acontece que eu deixava o meu roteador como AP, e estava tendo muito 'engasgos' pois parecia que o HGU6 não aguentava o tranco de tantos dispositivos ligado nele...
Pois estava aqui pensando uma forma de separar a rede mas sem deixar de fazer a tv da vivo e o telefone parar de funcionar
Tentei vários modos, e até que arrisquei no mais comum:
Deixei o meu Router Asus, para pegar conexão IP Dinâmico com o HGU6, até ai tudo ok, mas tenho um receptor da vivo tv por wifi e funcionava quando era só no modo AP pois ia direto a conexão com o HGU6, foi ai que, descobri que o meu asus conseguia fazer um roteamento multicast ativei ele, e pronto, a magica aconteceu, ele conectou, subiu e os canais carregaram normalmente, sem estar na rede do HGU6 da Vivo
Agora com o Asus sendo router estabilizou tudo aqui, pois só ele que fica conectado no HGU6, e segue puxando os pico 700mb na velocidade (tenho 500mb).

Depois de trocar a velocidade de 300Mb para 500, pra variar fiquei com erro de perfil, o técnico veio ontem e acabou
trocando o HGU Askey por um Mitrastar.

Porém o Mitrastar não está conectando no IPV6, sendo que o Askey conectava:

Screenshot-20240601-121806-Edge.jpg

Screenshot-20240601-121835-Edge.jpg

Alguém sabe como resolver ?

Depois de trocar a velocidade de 300Mb para 500, pra variar fiquei com erro de perfil, o técnico veio ontem e acabou

Aqui quando instalou não pegou de imediato o IPv6, porém uns dia depois já estava disponível.

Depende da sua rede da Vivo, aqui sempre funcionou o ipv6, usando esse mesmo modelo.

Só deixei ele bridge pois os últimos firmware caparam a performance na rede 5GHZ.

Sua degustação durou bastante até, a minha foi cortada em março, e não teve jeito de renovar...

Tem gente que usa as ONUs da época do Speedy Fibra, que são bem mais antigas, e funciona 100%.
Quanto ao overhead, não tem relação com o plano, pois quem eu conheço que tem Vivo é 2 ou 3 Mb de overhead e só.
Um tem 300 Mb, outro 500, e o outro mudou há alguns meses para 700.
Nenhum tem overhead generoso.

Users who are viewing this thread

Voltar