[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Também sou dessa época da Vivo Fibra de 50 Mbps (Região Vivo 1 - Interior de SP), e também com a Blu-Castle (que inclusive ainda tenho, pois quando eu fui migrar para 200 Mbps o pessoal da Vivo trouxe uma HGU - que está encostada aqui sem uso - mas deixou a Blu-Castle).
Comprei um roteador da ASUS e conectei a Blu-Castle nele, e funcionou muito bem. Inclusive após mais 2 upgrades de velocidade que fiz (de 200 Mbps para 300 Mbps e o último para 500 Mbps) e posso dizer que a Blu-Castle de 9 anos atrás ainda funciona muito bem, sem gargalo na entrega dos 500 Mbps. Tão bem que comprei pela internet mais 2 Blu-Castle idênticas à que eu tenho, caso a que eu uso dê algum problema. Só copiar o SLID (no meu caso que é Vivo 1) e as que eu comprei funcionaram ok também.
No caso você só teve que configurar a VLAN 10 no roteador e configurar o PPPoE meu amigo?

Essa minha limitação de 50mb foi a uns anos atrás, vou testar hoje em dia pra ver como fica.

Poderia dizer o modelo do seu roteador ASUS?
Obrigado
 
No caso você só teve que configurar a VLAN 10 no roteador e configurar o PPPoE meu amigo?

Essa minha limitação de 50mb foi a uns anos atrás, vou testar hoje em dia pra ver como fica.

Poderia dizer o modelo do seu roteador ASUS?
Obrigado
Exato, somente configurei a VLAN 10 e o PPPoE, além de alguns ajustes (que encontrei aqui mesmo no forum) para funcionar ok o IPV6.
O roteador que eu uso é o ASUS RT-AC59U
 
Alguém aqui ja viu erro de perfil em 500mb?

Se sim, como se parece?
15748929448.png

Não que seja algo que "nossa, vai prejudicar totalmente a experiência", mas pelo preço que a Vivo cobra, mais cara que as outras e as outras costumam dar muito mais sobra de internet, fica meio chato você pagar mais e a Vivo ao invés de dar sobra, dar falta.
 
Alguém aqui ja viu erro de perfil em 500mb?

Se sim, como se parece?
Normalmente chegando 485/250 (ou mais no upload) ou 480/95.
O de 485/250 honestamente a diferença é muito pequena pra ficar brigando...
 
Normalmente chegando 485/250 (ou mais no upload) ou 480/95.
O de 485/250 honestamente a diferença é muito pequena pra ficar brigando...
aqui deu 477/280 no speedtest, 444/172 no eaq, é um mitra N1 que nao entra em bridge, será que vale a pena pedir ao tecnico pra trocar pelo wifi6 pra ganhar um bom bridge e ver se ele pede pra consertar o perfil? instalação recente (- de 7 dias), cliente saindo de um regional ruim por falta de estabilidade
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

15748929448.png

Não que seja algo que "nossa, vai prejudicar totalmente a experiência", mas pelo preço que a Vivo cobra, mais cara que as outras e as outras costumam dar muito mais sobra de internet, fica meio chato você pagar mais e a Vivo ao invés de dar sobra, dar falta.
Nesse caso o que indica? Cliente quer a totalidade da conexão, afinal na outra que ainda assina, apesar da instabilidade, chega o contratado
 
Última edição:
Bom dia pessoal, estou com dificuldades para trocar o Askey RTF8115VW por um TP-Link XZ000-G7 na região Vivo 2, plano 700mb

De inicio segui todos os passos do vídeo do Pedro Pithan , mas cheguei na parte de scannear pra descobrir o VLID e no G7 não aparece esse botão de scannear.
Então conectei SSH no modem, tentei rodar os comandos 'vlantable' e 'omcicli get mib 84' mas não funcionaram, digitei um 'help' e mostrou algumas opções, dai digitei 'sysinfo show' e mostrou algumas infos mas nada do VLID.

Depois de rodar muito, vi que um cara aqui do Fórum falou sobre acessar o /wanintf.asp do modem que lá mostra o VLID mas logo redireciona pro /login, então gravei a tela do PC e consegui o VLID de 600

Com esse VLID de 600, tentei novamente no G7 e não obtive sucesso, dai a partir disso fui tentando todas as variações possíveis, muda vlid pra 10, asci + hex no GPON ou somente hex, muda OLT Mode, NADA que me faça conseguir sucesso no PPoE... no G7 exibe Fibra Registrada O5 mas que pelo que vi aqui, parece ser um status fake... estou na esperança ainda pois vi pessoas que conseguiram configurar
 
aqui deu 477/280 no speedtest, 444/172 no eaq, é um mitra N1 que nao entra em bridge, será que vale a pena pedir ao tecnico pra trocar pelo wifi6 pra ganhar um bom bridge e ver se ele pede pra consertar o perfil? instalação recente (- de 7 dias), cliente saindo de um regional ruim por falta de estabilidade
Seu plano é Vivo Total? Ou só a Fibra? O HGU Wi-Fi 6 eles estão instalando sem questionar pra quem é Vivo Total, com pelo menos 2 produtos, Fibra+Fixo ou Fibra+Móvel, você pode tentar trocar se tiver apenas a fibra, se conseguir, melhor ainda. É que a regra da atual oferta, inclusive passando nos comerciais e banners nas ruas é que o HGU Wi-Fi 6 é só pra cliente Vivo Total.
O Bridge não é mais tão garantido, tenho contato com pessoal da área de campo da Vivo, eles estão tirando o acesso ao bridge porque a galera tinha facilidade de trocar o HGU por uma ONT totalmente própria e isso dificultava o acesso da Vivo a algumas coisas específicas de configuração e manutenção.
Mas o pessoal daqui do fórum deu uma rastreada e tá conseguindo descobrir como fazer.
 
Seu plano é Vivo Total? Ou só a Fibra? O HGU Wi-Fi 6 eles estão instalando sem questionar pra quem é Vivo Total, com pelo menos 2 produtos, Fibra+Fixo ou Fibra+Móvel, você pode tentar trocar se tiver apenas a fibra, se conseguir, melhor ainda. É que a regra da atual oferta, inclusive passando nos comerciais e banners nas ruas é que o HGU Wi-Fi 6 é só pra cliente Vivo Total.
O Bridge não é mais tão garantido, tenho contato com pessoal da área de campo da Vivo, eles estão tirando o acesso ao bridge porque a galera tinha facilidade de trocar o HGU por uma ONT totalmente própria e isso dificultava o acesso da Vivo a algumas coisas específicas de configuração e manutenção.
Mas o pessoal daqui do fórum deu uma rastreada e tá conseguindo descobrir como fazer.
É total fibra+movel, valeu pela dica!!
 
Nesse caso o que indica? Cliente quer a totalidade da conexão, afinal na outra que ainda assina, apesar da instabilidade, chega o contratado
No caso do erro de perfil é alegar que você quer receber o contratado, paga 500, quer ter pelo menos 500, nem que seja o valor exato. Receber menos porque se as outras operadoras entregam mais? Aí dá chance de você sair da Vivo pra outras.
O problema é que você pode pegar técnico ou representante que vai alegar aquela regra da Anatel que libera as operadoras para entregarem 80% da conexão, o que estaria dentro aí dos 480 Mega. Tentaram alegar isso aí comigo, aí eu tive que tomar uma atitude aqui que o pessoal não gostou, dizendo que eu dei carteirada. Mas meu perfil arrumado eu consegui, recebo 590, 600, 620 Mega hoje.
O caminho é chamar o técnico, falar do erro de perfil, testar sempre no cabo, preferencialmente servidores da Vtal, Claro, TIM e Algar, que são os mais confiáveis e ele ligar no CO e pedir pra corrigir o perfil. Muitos daqui conseguiram, outros não, infelizmente. É na sorte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É total fibra+movel, valeu pela dica!!
Nesse caso, pode ligar e pedir a HGU nova e aproveita pra instalar ela no dia de corrigir o perfil. Você tem direito por ser Vivo Total.
 
Sobre essa característica com alguns clientes no plano de 500 Mbps, eu já comentei sobre aqui no fórum. Continuo achando que pode estar correto, então pessoalmente eu não classificaria como "problema de perfil" ou "perfil errado". Apenas nossas expectativas que são maiores, mesmo. Vai de cada um julgar se está a seu contento ou não em relação ao que foi contratado.
TL;DR: tudo indica que o perfil está (corretamente) limitando a exatos 500 Mbps, conforme o contratato, e nada mais.

Sobre esse caso do plano de 500 Mbps, eu já cheguei a explicar aqui com mais detalhes sobre como a Vivo pode, tecnicamente, afirmar que realmente está entregando os 500 Mbps. Apenas não há nada de overprovisioning e também não são os mesmos 500 Mbps que esses testes sintéticos de velocidade mostram (por eles trabalharem numa camada mais elevada da stack de rede).

Nós é que ficamos mal acostumados com as operadoras comumente entregando um pouquinho acima do contratado (que é o que possibilita que os testes de velocidade ultrapassem levemente a velocidade esperada), mas não há nada exatamente errado em a operadora limitar a velocidade exatamente ao contratato e nada mais (e, portanto, os testes de velocidade sempre mostrarem um número abaixo).
 
Sobre essa característica com alguns clientes no plano de 500 Mbps, eu já comentei sobre aqui no fórum. Continuo achando que pode estar correto, então pessoalmente eu não classificaria como "problema de perfil" ou "perfil errado". Apenas nossas expectativas que são maiores, mesmo. Vai de cada um julgar se está a seu contento ou não em relação ao que foi contratado.
Sim, segundo sua conta é exatamente isso, o valor do perfil tá correto, mas aos olhos de nós clientes, a gente sente que tá recebendo menos e diante do que as concorrentes entregam, só ajuda mais a querer pegar no pé da Vivo pra arrumar.

Mesma coisa aqui

Também recebi e muitos aqui do tópico receberam esse cartão de visitas da Vivo.
 
Sobre essa característica com alguns clientes no plano de 500 Mbps, eu já comentei sobre aqui no fórum. Continuo achando que pode estar correto, então pessoalmente eu não classificaria como "problema de perfil" ou "perfil errado". Apenas nossas expectativas que são maiores, mesmo. Vai de cada um julgar se está a seu contento ou não em relação ao que foi contratado.
eu entendo essa questão de overprovisioning e o cálculo bate, mas não há como negar que tem alguma limitação assim como havia nas mudanças de 100-200-300 para 600mbps no antigo sistema. a velocidade setada parece ser ~450 com overprovisioning dando 480/490, quem já viu o que era comum (e ainda é nas instalações antigas) sabe que tem sim overhead/overprovisioning pra todos, a vivo é bem capaz de lançar um produto novo (500Mbps) só pra não ter que consertar essa falha sistêmica, no próprio medidor de velocidade do site da vivo também dá menos (488 agora), mas isto nunca acontecerá com quem tem um plano de 700 ou 1 giba. Mesmo com 300 aqui batia 330-350.
 
Pessoal, existe a divulgação em algum lugar que todos os clientes que possuem Vivo Total tem direito a solicitar a troca da HGU pela nova com WiFi 6? Eu acabei de ligar no Suporte para fazer essa solicitação, mas o atendente informou que não poderia solicitar essa troca, apenas se minha HGU tivesse algum problema, e mesmo assim o técnico teria que avaliar, pois só disponibilizam o WiFi 6 para planos 700MB e acima.

Queria ver se tem alguma informação documentada para eu acionar via Consumidor.gov.
 
Pessoal, existe a divulgação em algum lugar que todos os clientes que possuem Vivo Total tem direito a solicitar a troca da HGU pela nova com WiFi 6? Eu acabei de ligar no Suporte para fazer essa solicitação, mas o atendente informou que não poderia solicitar essa troca, apenas se minha HGU tivesse algum problema, e mesmo assim o técnico teria que avaliar, pois só disponibilizam o WiFi 6 para planos 700MB e acima.

Queria ver se tem alguma informação documentada para eu acionar via Consumidor.gov.
 
Pessoal, li sobre a importancia de reinciiar diaramente os HGU principalmente quando usados em router e distribuindo wifi, vi que algumas pessoas fazem isso.

Vcs fazem desligando ele da energia ou reinicia pela pagina? Estou fazendo a cada 2 dias pelo botao power mesmo
 
Pessoal, li sobre a importancia de reinciiar diaramente os HGU principalmente quando usados em router e distribuindo wifi, vi que algumas pessoas fazem isso.

Vcs fazem desligando ele da energia ou reinicia pela pagina? Estou fazendo a cada 2 dias pelo botao power mesmo
Pode se usar tomada smart agendando o reinício por horário para semana toda.
 
Pode se usar tomada smart agendando o reinício por horário para semana toda.

Comprei uma tomada inteligente Kabum Smart pra fazer essa função e crei a rotina de desligar todos os dias as 03:00 e religar as 03:05, porém ela desliga e não liga de novo, porque não tem conexão de internet 🤡🤡. Tô fazendo algo de errado ou ela depende de estar conectada na internet pra ligar de novo?

Vlw!
 


Então, mas esse comercial só mostra que o Vivo Total está vindo com WiFi 6, mas não deixa claro que todos que já possuíam Vivo Total vão ter direito a essa troca de HGU...
 
eu entendo essa questão de overprovisioning e o cálculo bate, mas não há como negar que tem alguma limitação assim como havia nas mudanças de 100-200-300 para 600mbps no antigo sistema. a velocidade setada parece ser ~450 com overprovisioning dando 480/490, quem já viu o que era comum (e ainda é nas instalações antigas) sabe que tem sim overhead/overprovisioning pra todos, a vivo é bem capaz de lançar um produto novo (500Mbps) só pra não ter que consertar essa falha sistêmica, no próprio medidor de velocidade do site da vivo também dá menos (488 agora), mas isto nunca acontecerá com quem tem um plano de 700 ou 1 giba. Mesmo com 300 aqui batia 330-350.
Sim, esse problema só acontece com quem tem plano de 500 Mega.
Pessoal, li sobre a importancia de reinciiar diaramente os HGU principalmente quando usados em router e distribuindo wifi, vi que algumas pessoas fazem isso.

Vcs fazem desligando ele da energia ou reinicia pela pagina? Estou fazendo a cada 2 dias pelo botao power mesmo
Diariamente? Nossa, eu só faço isso mensalmente. Ou antes disso quando faltava luz aqui, meu bairro falta quase que toda semana.

Olhem essa promoção aqui galera, pra quem tá querendo chegar agora na Vivo Fibra:
promo-vivo-fibra.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, mas esse comercial só mostra que o Vivo Total está vindo com WiFi 6, mas não deixa claro que todos que já possuíam Vivo Total vão ter direito a essa troca de HGU...
Então, segundo o site o HGU Wi-Fi 6 viria somente para os planos na velocidade de 700 Mega, porém, essa propaganda que o Rcarvas postou mostra o que, que cliente Vivo Total pode ter Wi-Fi 6, não especifica velocidade e não tem letras miúdas dizendo que é no plano de 700, só fala que é pra ligar na central e se informar. Nesse caso, a propaganda diz pra gente que qualquer cliente Vivo Total pode ter esse aparelho. No regulamento, que eu já li, não fala nada sobre o aparelho. Diante dessa propaganda, a Vivo deve sim trocar o aparelho do cliente a pedido se o cliente alegar que tem aparelho Wi-Fi 6 em casa e a propaganda oferta isso, já que o cliente é Vivo Total.
 
Última edição:
Então, mas esse comercial só mostra que o Vivo Total está vindo com WiFi 6, mas não deixa claro que todos que já possuíam Vivo Total vão ter direito a essa troca de HGU...
Abre o consumidor.gov e ANATEL incluindo esse link e relatando que vários clientes VIVO Total recebem o modem de acordo com a propaganda solicitando isonomia de condições entre os clientes.
 
bom galera hoje aqui caiu a força e quando voltou atualizou o firmware

Model Name: GPT-2742GX4X5v6
Versão do firmware: GL_g1.13_100XNT0b17

Por enquanto nada mudou acessando normal as opções avançadas com a senha support
 
bom galera hoje aqui caiu a força e quando voltou atualizou o firmware

Model Name: GPT-2742GX4X5v6
Versão do firmware: GL_g1.13_100XNT0b17

Por enquanto nada mudou acessando normal as opções avançadas com a senha support
Minha Vivo Fibra voltou ao ar hoje depois de um tempo suspensa, aí por sorte meu HGU não foi atualizado, se eu quiser posso colocar bridge aqui.
Porém, o erro de perfil dela parece que voltou, não passa de 480 Mega.
Agora tô num dilema, ficar com a Vivo e pagar uma baita multa na Claro ou tentar a sorte de sair da Vivo e só voltar quando acabar o contrato da Claro daqui 9 meses. É aquele negócio, não mexa no que tá funcionando e quieto. A Vivo nunca me enganou em valores, mas fiz um quadplay na Claro onde tinha 500 Mega, que aumentei pra 750 e confirmei hoje de novo por telefone que fui refidelizado na troca, o que não era o acordo já que a troca era temporária e a multa é alta pra voltar pra 500, são 300 reais. Coloquei TV a cabo, o Claro Box, com Netflix e Globoplay e o valor acordado foi 96, já vi que tá aparecendo 114 no sistema deles. Plano Móvel desse combo era pra ser 49,90, na central confirmaram que será 54,90. Pô, dá até desânimo e não foi falta de aviso.
Amiguinhos que tem Vivo e pensam em se aventurar em outras operadoras, pensem muito antes de fazer isso, porque atendimento e prestação de serviços no nível da Vivo, não tem.
 
bom galera hoje aqui caiu a força e quando voltou atualizou o firmware

Model Name: GPT-2742GX4X5v6
Versão do firmware: GL_g1.13_100XNT0b17

Por enquanto nada mudou acessando normal as opções avançadas com a senha support
Perfil VIVO1 ou VIVO2?
Aqui eu troquei o meu modem semana passada, perfil VIVO1, não consigo acessar nada.
Mesmo aparelho, mesmo firmware.
Se eu trocar o perfil pra VIVO2, consigo acessar o painel avançado.

Pra quem precisa desativar o SSID Único, é possível fazer isso pelo painel da Movistar que "esqueceram" no firmware da Vivo acessando a URL http://192.168.15.1/cgi-bin/mhs.cgi pra rede 2.4GHz ou http://192.168.15.1/cgi-bin/wifi5g.cgi rede 5GHz.

Consegui fazer um dump do firmware do meu aparelho e estou explorando (no limite dos meus conhecimentos) os arquivos dele.

Pelo que entendi, o bloqueio foi implementado diretamente no servidor HTTP do painel (/usr/bin/mini_httpd) pois há referências aos endpoints bloqueados no binário compilado.

Até tentei abrir ele no Ghidra e explorar um pouco mas conheço pouquíssima coisa de assembly e de programação low-level.

Alguém aí entende de engenharia reversa?

nC9aBvK.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo