[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

A Vivo cancelou 2x e agora a manutenção da rede está prevista para o dia 01/11. Acredito que essa manutenção dever ser por causa de um grande supermercado que é vizinho ao meu condomínio e deve ser inaugurado antes de dezembro.
Como tinha previsto após a manutenção do dia 01/11, hoje (03/11) desde de 10:30 AM a velocidade de down e up despencaram e ainda com jitter oscilando e nas alturas. Chamado aberto com previsão de normalidade até as 21:00 segundo o app da Vivo.

Pra que zorra mexem se está funcionando 100% desde de maio quando resolveram meu problema das quedas. Espero que volte sem surpresas.
 
Que mais testes você fez além do print que você mandou anteriormente? Utilizou só o speedtest.net? Testou só pelo navegador ou testou também via CLI? Quantos servidores diferentes você testou? De preferência, liste eles aqui para termos referência. Usou algum outro teste de velocidade como beta.simet.nic.br ou fast.com? Houveram testes via IPv4 e IPv6? Ou somente um dos protocolos?

Quanto mais testes, melhor.

Eu realmente não acredito que seja problema no service profile (não estamos falando de alguma "aberração" como velocidades abaixo de 100 Mbps, mas sim de um teste onde se fez uso de 97.5% da velocidade contratada).
O print que eu mandei anteriormente é do speedtest.net. Fiz via navegador e CLI também, mesmo resultado. Usei vários servidores do speedtest.net, mas todos os outros deram resultados piores que o servidor recomendado (automático - Grupo GTD). Foram utilizados vários testes: beta.simet.nic.br, fast.com, minhaconexao.com.br, nperf.com e o da própria Vivo. Todos deram resultados entre 450 a 488mbps. Acredito que os testes foram feitos via IPv4.

Exemplo de resultado:
image.png


Abre consumidor gov coloca todos os protocolos, coloca vários teste do Speedtest relata q a velocidade nunca chega a 500mb joga o Migué fala q no seu trabalho tinha o mesmo problema e o pessoal do CO tinha informado para técnico q era erro perfil, q foi solucionado com os novos parâmetros e update firmware e problema foi solucionado, informar q o técnico já foi na sua casa q ficou 2hrs tentando resolver e o problema continua, ae vc da uma João sem braço q se n tem problema nenhum a vivo vende plano maior porém a rede saturada de tanto cliente n consegui entregar o contratado. Porém 488mb e upload batendo 250mb vai depender da boa vontade atendente.
Fiz meio que isso. Vou ficar enchendo o saco deles.
 
Última edição:
Olá, xxxxxxxxx, tudo bem?
Nós temos uma novidade para você: a partir de 12/11/23, a McAfee fará parte dos serviços Vivo inclusos na internet da sua casa, sem alteração no valor do seu plano. O novo parceiro substituirá o LIONSGATE+, que terá seu serviço descontinuado em 08/12/23 no Brasil, e não fará mais parte do portfólio da Vivo.
Caramba, esperava um HBO Max, uma Looke, sei lá. Outro app de streaming e não McAfee.
Técnico chegou aqui. Trouxe um Askey RTF8115 idêntico ao meu. Obviamente não adiantou. Segundo ele, o último carregamento de HGUs da vivo foi todo de Askey, não tá mais chegando Mitra

Ligou na CO, atendente disse que tá tudo certo com o perfil, sem bloqueios e sem erros. Falou pra ele tentar com um Mitra. Ele conversou com o supervisor e pediu um Mitra, agora desceu lá buscar, vamos ver. Achei meio estranho, não sei se realmente vieram trazer um Mitra, ou ele já tinha um com ele e por algum motivo não trouxe logo de cara.
Mas o erro de perfil nada tem a ver com as HGU, isso eu ouvi do técnico especialista que veio arrumar o meu e das pessoas do CO que tava no viva voz, tem que arrumar o perfil no CO via sistema. Fazem os caras trocarem HGU, perda de tempo. Da pra arrumar tanto faz Mitra ou Askey.
 
Mas o erro de perfil nada tem a ver com as HGU, isso eu ouvi do técnico especialista que veio arrumar o meu e das pessoas do CO que tava no viva voz, tem que arrumar o perfil no CO via sistema. Fazem os caras trocarem HGU, perda de tempo. Da pra arrumar tanto faz Mitra ou Askey.
Tô ligado. Ele ligou no CO, a atendente foi super arrogante com ele inclusive. Disse que tá tudo certo no perfil, nada bloqueando nem nada errado. Foda. Talvez só no consumidor.gov mesmo. E se eu abrir chamado novamente vão mandar o mesmo técnico e ainda ele sai prejudicado. Senti que faltou bolas do técnico na hora de falar com a CO. A mulher metendo o louco nele e ele pianinho.
 
Tô ligado. Ele ligou no CO, a atendente foi super arrogante com ele inclusive. Disse que tá tudo certo no perfil, nada bloqueando nem nada errado. Foda. Talvez só no consumidor.gov mesmo. E se eu abrir chamado novamente vão mandar o mesmo técnico e ainda ele sai prejudicado. Senti que faltou bolas do técnico na hora de falar com a CO. A mulher metendo o louco nele e ele pianinho.
faz isso mesmo abre consumidor relatando tudo que esta acontecendo. tenta pedir um técnico próprio da vivo.
e nessa ja pede desconto tb do descaso deles.
no meu caso foi resolvido tudo via consumidor sem a necessidade de técnico aqui.

mudando o foco.. recebi o famoso sms da vivo falando que vão mexer na rede aqui dia 09/11. e pode sofrer oscilações minha conexão
deve ser a expansão das portas aqui no meu condomínio que vi o tecnico outro dia aqui, mexendo na rua passando uma fibra de fora para dentro do shaft. (técnicos próprios da vivo)
 
Última edição:
Como faço esse teste pelo celular
Acha algum aplicativo que deixe vc subir um servidor do iperf, e o mesmo app com certeza vai ter a opção de rodar como cliente também.
 
Galera, vou mudar de provedor regional para a Vivo fibra. Pretendo pegar o plano mais barato, no momento tem promoção de 50 reais por 6 meses, depois 100 reais nos meses restantes. Será que pra conseguir um preço mais em conta na black friday?
 
Galera, vou mudar de provedor regional para a Vivo fibra. Pretendo pegar o plano mais barato, no momento tem promoção de 50 reais por 6 meses, depois 100 reais nos meses restantes. Será que pra conseguir um preço mais em conta na black friday?
Custo x benefício seria 500MB com Amazon prime, se fosse você colocaria 300MB por R$ 50,00 e no sétimo mês mudaria para 500MB por R$ 120, acredito que por R$ 21,00 a mais vale a pena 200MB a mais né? E mais 100MB de UP.
 
O print que eu mandei anteriormente é do speedtest.net. Fiz via navegador e CLI também, mesmo resultado. Usei vários servidores do speedtest.net, mas todos os outros deram resultados piores que o servidor recomendado (automático - Grupo GTD). Foram utilizados vários testes: beta.simet.nic.br, fast.com, minhaconexao.com.br, nperf.com e o da própria Vivo. Todos deram resultados entre 450 a 488mbps. Acredito que os testes foram feitos via IPv4.

Exemplo de resultado:
image.png



Fiz meio que isso. Vou ficar enchendo o saco deles.
Caso ainda chame visita técnica, se o técnico ligar no suporte e quem atender ele ficar de conversinha, pede pra ele desligar e ligar de novo até alguém que saiba trabalhar atenda, ou então pede pra ele ligar pra gerência, fala que você já teve esse problema antes e só conseguiu consertar assim. Na gerência eles consertam, lá tem tipo god mode.
 
O print que eu mandei anteriormente é do speedtest.net. Fiz via navegador e CLI também, mesmo resultado. Usei vários servidores do speedtest.net, mas todos os outros deram resultados piores que o servidor recomendado (automático - Grupo GTD). Foram utilizados vários testes: beta.simet.nic.br, fast.com, minhaconexao.com.br, nperf.com e o da própria Vivo. Todos deram resultados entre 450 a 488mbps. Acredito que os testes foram feitos via IPv4.

Exemplo de resultado:
image.png



Fiz meio que isso. Vou ficar enchendo o saco deles.
Bom, tu fez teu tema de casa na questão dos testes, então. Eles não podem argumentar nada contrário nesse sentido. Muito bom. 👌

Quanto ao problema em si, eu tentei fazer uns cálculos aqui e, cara, tô pra te dizer que tá me cheirando que não tem nada "tecnicamente errado" com a tua taxa de download (pelo contrário, talvez ela esteja "literalmente 100% correta" - já explico melhor na sequência).

TL;DR: Suspeito que a OLT que te atende tá te limitando a exatos/cravados 500 Mbps, sem nada de overprovisioning (nem 1 bitzinho a mais). E a Vivo provavelmente vai se achar no direito de não mudar nada (por estar tecnicamente correta a configuração).

A minha hipótese só fica de pé se algumas premissas forem válidas:
  1. Se a Vivo estiver limitando a velocidade dos clientes na OLT (via T-CONT profile -> GEM port profile -> service profile). Acho que essa é a única opção da Vivo, na real, já que não vejo eles fazendo isso no PPP porque ali é todo mundo igual (é tudo "cliente@cliente").
  2. Se o limite de banda levado em conta pela OLT e setado no T-CONT profile contabilizar os bits trafegados na camada 2. Acho que pode ser o caso pois FTTH com GPON trabalha com frames Ethernet, mesmo.
  3. Se os testadores de velocidade exibirem a velocidade medida na camada 3 (IP)
Tomando essas premissas como verdadeiras, eu tô analisando tua medição de 489.39 Mbps (talvez uma das melhores que tu conseguiu até agora - quiçá a melhor) e visualizando a questão da seguinte forma:

489.39 Mbps na camada 3 = 499.31 Mbps na camada 2
(mostro o cálculo mais pro fim do post)

Com isso, tá me parecendo muito que tua banda tá sendo limitada a exatamente 500 Mbps (tá correta até demais - não deram nem um suspiro a mais pra garantir). Nesse caso, a Vivo pode realmente afirmar que tá tudo corretamente configurado do lado deles. O que nós "achamos de errado", na verdade, é ela apenas não estar dando nada de overprovisioning "de brinde", como costuma acontecer. Por isso eu acredito no relato de que lá eles não estão observando nada de errado.

Posto isso, se tu ainda tiver paciência e for insistir com a Vivo para ver se melhoram a taxa de download, o segredo é ser educado e continuar explicando a situação que tu tá observando e o que tu espera como resolução (sem cair na pilha de alguns aqui de tirar todo mundo pra ignorante e sair inventando história, porque assim é ainda menos provável que a questão seja passada pro supervisor ou pra outros níveis).

Enfim, se for algo remotamente próximo ao que especulo aqui, torço pra que eles entendam e dêem a gordurinha a mais na velocidade.

(mas também existe a possibilidade de eu estar fazendo uma análise incorreta das informações e estar viajando totalmente, passando bem longe da real situação)

Observação 1: o tal problema de perfil que tanto citam aqui é outro (onde o upload ficava limitado a menos de 100 Mbps - claramente uma configuração errada). Já o teu caso é diferente. Se houver alguma configuração errada, estamos falando de uma discrepância muito menor e mais sutil nesse caso.

Observação 2: eis o cálculo que mencionei:
Código:
Assumindo interface WAN com MTU igual a 1480 bytes e teste de velocidade usando TCP via IPv4
(estou assumindo este cenário pois é esta condição que observei no modem Mitrastar que a Vivo me forneceu - pode ser diferente no teu caso)

Payload TCP: 1440 bytes (no máximo)
Header TCP: 20 bytes (no mínimo)
Header IP: 20 bytes (no mínimo)

Camada 3: 1440 + 20 + 20 = 1480 bytes (no máximo)

Header PPP: 2 bytes
Header PPPoE: 6 bytes
Tag 802.1Q: 4 bytes (define VLAN 10 ou VLAN 600 com prioridade best effort)
MAC destino: 6 bytes
MAC origem: 6 bytes
Header Ethernet: 2 bytes
FCS: 4 bytes

Camada 2: 1480 + 2 + 6 + 4 + 6 + 6 + 2 + 4 = 1510 bytes

(489390000 * 1510) / 1480 = 499310067.56756756756756756756757

Logo, 489.39 Mbps na camada 3 é igual a 499.31 Mbps na camada 2
 
Bom, tu fez teu tema de casa na questão dos testes, então. Eles não podem argumentar nada contrário nesse sentido. Muito bom. 👌

Quanto ao problema em si, eu tentei fazer uns cálculos aqui e, cara, tô pra te dizer que tá me cheirando que não tem nada "tecnicamente errado" com a tua taxa de download (pelo contrário, talvez ela esteja "literalmente 100% correta" - já explico melhor na sequência).

TL;DR: Suspeito que a OLT que te atende tá te limitando a exatos/cravados 500 Mbps, sem nada de overprovisioning (nem 1 bitzinho a mais). E a Vivo provavelmente vai se achar no direito de não mudar nada (por estar tecnicamente correta a configuração).

A minha hipótese só fica de pé se algumas premissas forem válidas:
  1. Se a Vivo estiver limitando a velocidade dos clientes na OLT (via T-CONT profile -> GEM port profile -> service profile). Acho que essa é a única opção da Vivo, na real, já que não vejo eles fazendo isso no PPP porque ali é todo mundo igual (é tudo "cliente@cliente").
  2. Se o limite de banda levado em conta pela OLT e setado no T-CONT profile contabilizar os bits trafegados na camada 2. Acho que pode ser o caso pois FTTH com GPON trabalha com frames Ethernet, mesmo.
  3. Se os testadores de velocidade exibirem a velocidade medida na camada 3 (IP)
Tomando essas premissas como verdadeiras, eu tô analisando tua medição de 489.39 Mbps (talvez uma das melhores que tu conseguiu até agora - quiçá a melhor) e visualizando a questão da seguinte forma:

489.39 Mbps na camada 3 = 499.31 Mbps na camada 2
(mostro o cálculo mais pro fim do post)

Com isso, tá me parecendo muito que tua banda tá sendo limitada a exatamente 500 Mbps (tá correta até demais - não deram nem um suspiro a mais pra garantir). Nesse caso, a Vivo pode realmente afirmar que tá tudo corretamente configurado do lado deles. O que nós "achamos de errado", na verdade, é ela apenas não estar dando nada de overprovisioning "de brinde", como costuma acontecer. Por isso eu acredito no relato de que lá eles não estão observando nada de errado.

Posto isso, se tu ainda tiver paciência e for insistir com a Vivo para ver se melhoram a taxa de download, o segredo é ser educado e continuar explicando a situação que tu tá observando e o que tu espera como resolução (sem cair na pilha de alguns aqui de tirar todo mundo pra ignorante e sair inventando história, porque assim é ainda menos provável que a questão seja passada pro supervisor ou pra outros níveis).

Enfim, se for algo remotamente próximo ao que especulo aqui, torço pra que eles entendam e dêem a gordurinha a mais na velocidade.

(mas também existe a possibilidade de eu estar fazendo uma análise incorreta das informações e estar viajando totalmente, passando bem longe da real situação)

Observação 1: o tal problema de perfil que tanto citam aqui é outro (onde o upload ficava limitado a menos de 100 Mbps - claramente uma configuração errada). Já o teu caso é diferente. Se houver alguma configuração errada, estamos falando de uma discrepância muito menor e mais sutil nesse caso.

Observação 2: eis o cálculo que mencionei:
Código:
Assumindo interface WAN com MTU igual a 1480 bytes e teste de velocidade usando TCP via IPv4
(estou assumindo este cenário pois é esta condição que observei no modem Mitrastar que a Vivo me forneceu - pode ser diferente no teu caso)

Payload TCP: 1440 bytes (no máximo)
Header TCP: 20 bytes (no mínimo)
Header IP: 20 bytes (no mínimo)

Camada 3: 1440 + 20 + 20 = 1480 bytes (no máximo)

Header PPP: 2 bytes
Header PPPoE: 6 bytes
Tag 802.1Q: 4 bytes (define VLAN 10 ou VLAN 600 com prioridade best effort)
MAC destino: 6 bytes
MAC origem: 6 bytes
Header Ethernet: 2 bytes
FCS: 4 bytes

Camada 2: 1480 + 2 + 6 + 4 + 6 + 6 + 2 + 4 = 1510 bytes

(489390000 * 1510) / 1480 = 499310067.56756756756756756756757

Logo, 489.39 Mbps na camada 3 é igual a 499.31 Mbps na camada 2
A questão é que vender produto, o cliente vai querer ver o valor que ele comprou aparecendo na tela, qualquer coisa abaixo daquilo, vai se sentir lesado. Tiro por exemplo na época que usava VDSL, dava pra olhar o perfil no modem, eu assinava 50 Mega, no perfil aparecia um valor entre 53.000 porque a operadora dava uma folguinha (53.000 ÷ 1024 = 51 Mega). Quando deu problema e a velocidade não batia, eu mesmo via que era problema dos valores de perfil e ligava pra arrumar.
Infelizmente na fibra óptica não é assim, mas há como corrigir o perfil no sistema se assim eles entenderem que o cliente quer ver os 500 Mega chegarem. Se a sua teoria estiver certa, a conta do perfil foi feita pra ter exatamente 500, o que na prática dá menos do que 500 nos testes.
Pra quem tá conseguindo "arrumar" o perfil pelo CO, e eu fui um dos que conseguiram, vai ter que colocar uma folga pra poder chegar nisso.
 
Galera, vou mudar de provedor regional para a Vivo fibra. Pretendo pegar o plano mais barato, no momento tem promoção de 50 reais por 6 meses, depois 100 reais nos meses restantes. Será que pra conseguir um preço mais em conta na black friday?
Mais barato que 50 reais? Acho impossível qual è sua cidade? Lembrando que essa promoção è de apenas algumas cidades
 
Bom, tu fez teu tema de casa na questão dos testes, então. Eles não podem argumentar nada contrário nesse sentido. Muito bom. 👌

Quanto ao problema em si, eu tentei fazer uns cálculos aqui e, cara, tô pra te dizer que tá me cheirando que não tem nada "tecnicamente errado" com a tua taxa de download (pelo contrário, talvez ela esteja "literalmente 100% correta" - já explico melhor na sequência).

TL;DR: Suspeito que a OLT que te atende tá te limitando a exatos/cravados 500 Mbps, sem nada de overprovisioning (nem 1 bitzinho a mais). E a Vivo provavelmente vai se achar no direito de não mudar nada (por estar tecnicamente correta a configuração).

A minha hipótese só fica de pé se algumas premissas forem válidas:
  1. Se a Vivo estiver limitando a velocidade dos clientes na OLT (via T-CONT profile -> GEM port profile -> service profile). Acho que essa é a única opção da Vivo, na real, já que não vejo eles fazendo isso no PPP porque ali é todo mundo igual (é tudo "cliente@cliente").
  2. Se o limite de banda levado em conta pela OLT e setado no T-CONT profile contabilizar os bits trafegados na camada 2. Acho que pode ser o caso pois FTTH com GPON trabalha com frames Ethernet, mesmo.
  3. Se os testadores de velocidade exibirem a velocidade medida na camada 3 (IP)
Tomando essas premissas como verdadeiras, eu tô analisando tua medição de 489.39 Mbps (talvez uma das melhores que tu conseguiu até agora - quiçá a melhor) e visualizando a questão da seguinte forma:

489.39 Mbps na camada 3 = 499.31 Mbps na camada 2
(mostro o cálculo mais pro fim do post)

Com isso, tá me parecendo muito que tua banda tá sendo limitada a exatamente 500 Mbps (tá correta até demais - não deram nem um suspiro a mais pra garantir). Nesse caso, a Vivo pode realmente afirmar que tá tudo corretamente configurado do lado deles. O que nós "achamos de errado", na verdade, é ela apenas não estar dando nada de overprovisioning "de brinde", como costuma acontecer. Por isso eu acredito no relato de que lá eles não estão observando nada de errado.

Posto isso, se tu ainda tiver paciência e for insistir com a Vivo para ver se melhoram a taxa de download, o segredo é ser educado e continuar explicando a situação que tu tá observando e o que tu espera como resolução (sem cair na pilha de alguns aqui de tirar todo mundo pra ignorante e sair inventando história, porque assim é ainda menos provável que a questão seja passada pro supervisor ou pra outros níveis).

Enfim, se for algo remotamente próximo ao que especulo aqui, torço pra que eles entendam e dêem a gordurinha a mais na velocidade.

(mas também existe a possibilidade de eu estar fazendo uma análise incorreta das informações e estar viajando totalmente, passando bem longe da real situação)

Observação 1: o tal problema de perfil que tanto citam aqui é outro (onde o upload ficava limitado a menos de 100 Mbps - claramente uma configuração errada). Já o teu caso é diferente. Se houver alguma configuração errada, estamos falando de uma discrepância muito menor e mais sutil nesse caso.

Observação 2: eis o cálculo que mencionei:
Código:
Assumindo interface WAN com MTU igual a 1480 bytes e teste de velocidade usando TCP via IPv4
(estou assumindo este cenário pois é esta condição que observei no modem Mitrastar que a Vivo me forneceu - pode ser diferente no teu caso)

Payload TCP: 1440 bytes (no máximo)
Header TCP: 20 bytes (no mínimo)
Header IP: 20 bytes (no mínimo)

Camada 3: 1440 + 20 + 20 = 1480 bytes (no máximo)

Header PPP: 2 bytes
Header PPPoE: 6 bytes
Tag 802.1Q: 4 bytes (define VLAN 10 ou VLAN 600 com prioridade best effort)
MAC destino: 6 bytes
MAC origem: 6 bytes
Header Ethernet: 2 bytes
FCS: 4 bytes

Camada 2: 1480 + 2 + 6 + 4 + 6 + 6 + 2 + 4 = 1510 bytes

(489390000 * 1510) / 1480 = 499310067.56756756756756756756757

Logo, 489.39 Mbps na camada 3 é igual a 499.31 Mbps na camada 2

A questão é que vender produto, o cliente vai querer ver o valor que ele comprou aparecendo na tela, qualquer coisa abaixo daquilo, vai se sentir lesado. Tiro por exemplo na época que usava VDSL, dava pra olhar o perfil no modem, eu assinava 50 Mega, no perfil aparecia um valor entre 53.000 porque a operadora dava uma folguinha (53.000 ÷ 1024 = 51 Mega). Quando deu problema e a velocidade não batia, eu mesmo via que era problema dos valores de perfil e ligava pra arrumar.
Infelizmente na fibra óptica não é assim, mas há como corrigir o perfil no sistema se assim eles entenderem que o cliente quer ver os 500 Mega chegarem. Se a sua teoria estiver certa, a conta do perfil foi feita pra ter exatamente 500, o que na prática dá menos do que 500 nos testes.
Pra quem tá conseguindo "arrumar" o perfil pelo CO, e eu fui um dos que conseguiram, vai ter que colocar uma folga pra poder chegar nisso.
Pois é. Foi aquilo que o técnico disse: provavelmente a única forma de arrumar isso e é mudar o link de 500mbps pra 1gbps (assim como acontece no plano de 600mb e acima). Dessa forma eu conseguiria os 500mbps e essa "gordurinha" a mais. Como a atendente da CO foi arrogante com ele, ele nem tentou fazer esse pedido, alegando que "não vão fazer pois seu plano é 500mbps, não 600 ou mais".
 
Estou sem Internet desde umas horas atrás, alguém sabe o que pode ser?

Tenho 600Mbps aqui. Uso o modem da vivo em bridge e um roteador tplink ax5400 no WiFi.

O tplink diz sinal fraco.

Estou escrevendo do celular.

Grato a quem responder.
 
Estou sem Internet desde umas horas atrás, alguém sabe o que pode ser?

Tenho 600Mbps aqui. Uso o modem da vivo em bridge e um roteador tplink ax5400 no WiFi.

O tplink diz sinal fraco.

Estou escrevendo do celular.

Grato a quem responder.
liga na vivo
 
Voltou a internet. Esqueci de dizer que tinha ligado lá e a mulher que atendeu disse que ia abrir um chamado de visita técnica, mas ao mesmo tempo ia mandar "carga" ou "carga nova" ( algo assim ) e que era pra mim religar o modem e o roteador da tomada depois de 30 min. Foi o que fiz ( já tinha feito antes, mas sem resultado ) e funcionou :)
 
Moro em Recife, o custo benefício da igual a de provedor local nessas condições.
Como morador de Recife também, fica o aviso que a qualidade da vivo é bem meia boca aqui (moro na ZN).
 
Como morador de Recife também, fica o aviso que a qualidade da vivo é bem meia boca aqui (moro na ZN).
Vish, quais problemas ocorreram? Dos grandes operadoras tem alguma melhor por aqui? Quero mudar por ser a mais elogiada, a tim tem problema dos 2tb mensais, a brisanet pelas rotas ruins, a claro por não usar rede própria e a oi pelo processo de falência.
 
Vish, quais problemas ocorreram? Dos grandes operadoras tem alguma melhor por aqui?
Já fiquei horas com sistema fora, e tem semanas que fica super instável.
Acho que a tim fibra é um pouco melhor (também tenho), mas tem o porém de que tão cancelado o contrato de algumas pessoas que passam de 2tb de uso (vide tópico da tim aqui), mas não vi nenhum caso desses acontecendo entre meus amigos.

Oi tem problemas com rotas internacionais, aí vai do seu uso. Claro acho que é a pior da região.

Por curiosidade, qual operadora vc tá no momento? Ouvi falar bem da brisa, mas cobertura é bem limitada aqui no meu bairro.
 

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