Bom, tu fez teu tema de casa na questão dos testes, então. Eles não podem argumentar nada contrário nesse sentido. Muito bom.
Quanto ao problema em si, eu tentei fazer uns cálculos aqui e, cara, tô pra te dizer que tá me cheirando que não tem nada "tecnicamente errado" com a tua taxa de download (pelo contrário, talvez ela esteja "literalmente 100% correta" - já explico melhor na sequência).
TL;DR: Suspeito que a OLT que te atende tá te limitando a exatos/cravados 500 Mbps, sem nada de
overprovisioning (nem 1 bitzinho a mais). E a Vivo provavelmente vai se achar no direito de não mudar nada (por estar tecnicamente correta a configuração).
A minha hipótese só fica de pé se algumas premissas forem válidas:
- Se a Vivo estiver limitando a velocidade dos clientes na OLT (via T-CONT profile -> GEM port profile -> service profile). Acho que essa é a única opção da Vivo, na real, já que não vejo eles fazendo isso no PPP porque ali é todo mundo igual (é tudo "cliente@cliente").
- Se o limite de banda levado em conta pela OLT e setado no T-CONT profile contabilizar os bits trafegados na camada 2. Acho que pode ser o caso pois FTTH com GPON trabalha com frames Ethernet, mesmo.
- Se os testadores de velocidade exibirem a velocidade medida na camada 3 (IP)
Tomando essas premissas como verdadeiras, eu tô analisando tua medição de 489.39 Mbps (talvez uma das melhores que tu conseguiu até agora - quiçá a melhor) e visualizando a questão da seguinte forma:
489.39 Mbps na camada 3 = 499.31 Mbps na camada 2
(mostro o cálculo mais pro fim do post)
Com isso, tá me parecendo muito que tua banda tá sendo limitada a exatamente 500 Mbps (tá correta até demais - não deram nem um suspiro a mais pra garantir). Nesse caso, a Vivo pode realmente afirmar que tá tudo corretamente configurado do lado deles. O que nós "achamos de errado", na verdade, é ela apenas não estar dando nada de
overprovisioning "de brinde", como costuma acontecer. Por isso eu acredito no relato de que lá eles não estão observando nada de errado.
Posto isso, se tu ainda tiver paciência e for insistir com a Vivo para ver se melhoram a taxa de download, o segredo é ser educado e continuar explicando a situação que tu tá observando e o que tu espera como resolução (sem cair na pilha de alguns aqui de tirar todo mundo pra ignorante e sair inventando história, porque assim é ainda menos provável que a questão seja passada pro supervisor ou pra outros níveis).
Enfim, se for algo remotamente próximo ao que especulo aqui, torço pra que eles entendam e dêem a gordurinha a mais na velocidade.
(mas também existe a possibilidade de eu estar fazendo uma análise incorreta das informações e estar viajando totalmente, passando bem longe da real situação)
Observação 1: o tal problema de perfil que tanto citam aqui é outro (onde o upload ficava limitado a menos de 100 Mbps - claramente uma configuração errada). Já o teu caso é diferente. Se houver alguma configuração errada, estamos falando de uma discrepância muito menor e mais sutil nesse caso.
Observação 2: eis o cálculo que mencionei:
Código:
Assumindo interface WAN com MTU igual a 1480 bytes e teste de velocidade usando TCP via IPv4
(estou assumindo este cenário pois é esta condição que observei no modem Mitrastar que a Vivo me forneceu - pode ser diferente no teu caso)
Payload TCP: 1440 bytes (no máximo)
Header TCP: 20 bytes (no mínimo)
Header IP: 20 bytes (no mínimo)
Camada 3: 1440 + 20 + 20 = 1480 bytes (no máximo)
Header PPP: 2 bytes
Header PPPoE: 6 bytes
Tag 802.1Q: 4 bytes (define VLAN 10 ou VLAN 600 com prioridade best effort)
MAC destino: 6 bytes
MAC origem: 6 bytes
Header Ethernet: 2 bytes
FCS: 4 bytes
Camada 2: 1480 + 2 + 6 + 4 + 6 + 6 + 2 + 4 = 1510 bytes
(489390000 * 1510) / 1480 = 499310067.56756756756756756756757
Logo, 489.39 Mbps na camada 3 é igual a 499.31 Mbps na camada 2