• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] SpaceX - Starlink

BattleHawk

Legendary Member
Registrado
Revolução na banda larga a caminho?

Para entender melhor vou colocar nesse tópico quais serão os diferenciais da Starlink em relação ao que se tem hoje em dia em internet banda larga:

- Em primeiro lugar será uma internet via satélite de baixa latência, o próprio Elon Musk confirmou que a intenção é que o ping fique abaixo dos 20ms inicialmente e que pode ficar abaixo dos 10ms com o tempo. Como isso é possível, considerando que internet via satélite tem latência altíssima? Os satélites atuais que fornecem internet ficam em órbita geoestacionária, a uma distância de ~36 mil km, enquanto os satélites da Starlink vão ficar a uma distância entre 340km e 1150km (os primeiros vão ficar a 550km).



- Vai ser uma empresa que fornecerá banda larga globalmente, ou seja, qualquer pessoa de qualquer país poderá contratar a internet da SpaceX. Já imagino como algumas teles e políticos do Brasil devem estar :mesa: :sefu:

- Estão prometendo que o preço será competitivo mesmo para os grandes centros urbanos onde já tem fibra.

- O receptor vai ser um antena pequena do tamanho de uma caixa de pizza e poderá ser levada e colocada em qualquer lugar, o Elon Musk já deu uma pista que poderá ter receptor para ser colocado em carros.

- O número de satélites Starlink será maior do que todos os satélites operacionais atualmente em órbita da Terra.

- Os satélites se comunicarão entre si usando laser (inicialmente só vão se comunicar com estações no solo).

- E por último, para quem não percebeu, o ping para grandes distâncias (cerca de mais de ~3 mil km) será menor do que a de qualquer operadora de fibra ótica em terra. O ping do Brasil para a Europa e EUA, por exemplo, será menor do que usando FTTH, o Starlink tem a vantagem de transferir dados via laser pelo vácuo onde a velocidade da luz é consideravelmente maior do que dentro do cabo de fibra ótica.


Satélites da Starlink avistados no céu ao redor do mundo:


 
Última edição:
Revolução na banda larga a caminho?

Para entender melhor vou colocar nesse tópico quais serão os diferenciais da Starlink em relação ao que se tem hoje em dia em internet banda larga:

- Em primeiro lugar será uma internet via satélite de baixa latência, o próprio Elon Musk confirmou que a intenção é que o ping fique abaixo dos 20ms inicialmente e que pode ficar abaixo dos 10ms com o tempo. Como isso é possível, considerando que internet via satélite tem latência altíssima? Os satélites atuais que fornecem internet ficam em órbita geoestacionária, a uma distância de ~36 mil km, enquanto os satélites da Starlink vão ficar a uma distância entre 340km e 1150km (os primeiros vão ficar a 550km).

- Vai ser uma empresa que fornecerá banda larga globalmente, ou seja, qualquer pessoa de qualquer país poderá contratar a internet da SpaceX. Já imagino como algumas teles e políticos do Brasil devem estar :mesa: :sefu:

- Estão prometendo que o preço será competitivo mesmo para os grandes centros urbanos onde já tem fibra.

- O receptor vai ser um antena pequena do tamanho de uma caixa de pizza e poderá ser levada e colocada em qualquer lugar, o Elon Musk já deu uma pista que poderá ter receptor para ser ser colocado em carros.

- O número de satélites Starlink será maior do que todos os satélites operacionais atualmente em órbita da Terra.

- Os satélites se comunicarão entre si usando laser (inicialmente só vão se comunicar com estações no solo).

- E por último, para quem não percebeu, o ping para grandes distâncias (cerca de mais de ~3 mil km) será menor do que a de qualquer operadora de fibra ótica em terra. O ping do Brasil para a Europa e EUA, por exemplo, será menor do que usando FTTH, o Starlink tem a vantagem de transferir dados via laser pelo vácuo onde a velocidade da luz é consideravelmente maior do que dentro do cabo de fibra ótica.


Satélites da Starlink avistados no céu ao redor do mundo:




a afirmação de ping baixo frente a fibra em distancias longas impossível.

hj já utilizando satélites mesmo utilizando com banda ka e orbita baixa(pega a hughesnet como ex.) a pessoa aonde estiver em solo no brasil o sinal vai ate o satélite e volta pra base em SP, o ping médio dessa brincadeira já é de 600ms de media, agora imagina: pessoa no brasil -> satélite -> outro satélite -> estação na europa :melior3:

vai ser bom pra cobertura, e dependendo da tecnologia embarcada no satélite(provavelmente vai ser banda ka), vai ter velocidades ok, fora isso nada supera conexão por fibra óptica ligando todos os pontos.

só penso numa coisa, a spacex vai vender internet principalmente pras companhias aéreas e empresas que tem que se conectar em locais remotos ou ter algum tipo de backup do link de fibra(tipo as casas lotéricas hj).
 
a afirmação de ping baixo frente a fibra em distancias longas impossível.

hj já utilizando satélites mesmo utilizando com banda ka e orbita baixa(pega a hughesnet como ex.) a pessoa aonde estiver em solo no brasil o sinal vai ate o satélite e volta pra base em SP, o ping médio dessa brincadeira já é de 600ms de media, agora imagina: pessoa no brasil -> satélite -> outro satélite -> estação na europa :melior3:

vai ser bom pra cobertura, e dependendo da tecnologia embarcada no satélite(provavelmente vai ser banda ka), vai ter velocidades ok, fora isso nada supera conexão por fibra óptica ligando todos os pontos.

só penso numa coisa, a spacex vai vender internet principalmente pras companhias aéreas e empresas que tem que se conectar em locais remotos ou ter algum tipo de backup do link de fibra(tipo as casas lotéricas hj).
Não é impossível : )

Esse ping que você citou de 600ms é justamente a média do ping de um satélite geoestacionário que fica a cerca de 36 mil km de distância. A hughesnet só tem dois satélites em órbita e eles são geoestacionários, um deles é o EchoStar XVII. Não existe no momento ninguém oferecendo banda larga por satélites em órbita baixa porque é necessário lançar milhares de satélites.
 
- Vai ser uma empresa que fornecerá banda larga globalmente, ou seja, qualquer pessoa de qualquer país poderá contratar a internet da SpaceX. Já imagino como algumas teles e políticos do Brasil devem estar :mesa: :sefu:
Eu já acho que essa oferta de conectividade global por satélite não será prejudicial para nenhuma operadora, pois com certeza a SpaceX-Starlink irá vender conectividade para essas empresas, o que ao meu ver, poderia melhorar e muito a cobertura de sinal de celular em locais remotos assim como a oferta de TV via satélite (ou seria IPTV via satélite?).
 
a afirmação de ping baixo frente a fibra em distancias longas impossível.

hj já utilizando satélites mesmo utilizando com banda ka e orbita baixa(pega a hughesnet como ex.) a pessoa aonde estiver em solo no brasil o sinal vai ate o satélite e volta pra base em SP, o ping médio dessa brincadeira já é de 600ms de media, agora imagina: pessoa no brasil -> satélite -> outro satélite -> estação na europa :melior3:

vai ser bom pra cobertura, e dependendo da tecnologia embarcada no satélite(provavelmente vai ser banda ka), vai ter velocidades ok, fora isso nada supera conexão por fibra óptica ligando todos os pontos.

só penso numa coisa, a spacex vai vender internet principalmente pras companhias aéreas e empresas que tem que se conectar em locais remotos ou ter algum tipo de backup do link de fibra(tipo as casas lotéricas hj).

Mas a HughesNet usa o Telstar 19V, ta bem LONGE de ser baixa orbita. E não encontrei referencia no site sobre usarem baixa orbita.


edit

Não é impossível : )

Esse ping que você citou de 600ms é justamente a média do ping de um satélite geoestacionário que fica a cerca de 36 mil km de distância. A hughesnet só tem dois satélites em órbita e eles são geoestacionários, um deles é o EchoStar XVII. Não existe no momento ninguém oferecendo banda larga por satélites em órbita baixa porque é necessário lançar milhares de satélites.

Passei reto pelo seu post. xD
 
O duro é o preço cobrado na HughesNet 10mb por R$169,00,dificilmente vão cobrar barato por um link acima de 30 mega fora que choveu o sinal fica um lixo.
 
To hypado pra Starlink mesmo sabendo que vai demorar até ficar usável.
To ainda na espera de preços aqui no Brasil mas acho que vai demorar ainda.

Lembrando que o Elon Musk disse que eles só vão operar em países onde eles são licenciados e por algum motivo eu to "prevendo" que as teleco do Brasil vão tentar fazer de tudo pra bloquear a presença deles aqui.

Também vai ser interessante como agora as pessoas não vão ter que morar em cidade grande pra ter acesso a internet rápida, vai dar uma descentralizada maneira.
 
Última edição:
Este serviço quando estiver disponível em escala Global e ofertando velocidade de até 1Gb será muito bem vindo para as zonas rurais.
 
eu não vejo a hora. e quero que essa trolha entre bonito nessas telecoms de merda que temos por aqui. simplesmente quero mto.
 
eu não vejo a hora. e quero que essa trolha entre bonito nessas telecoms de merda que temos por aqui. simplesmente quero mto.
a menos que tenha alguma magica nesses satélites da spacex, eles vão oferecer o serviço mais pra empresas em grandes centros e pra geral em locais com dificuldade de conexão terrestre.

só imagina a área de sinal do satélite pegando 50% da população de SP estado e muita gente conectada nesse satélite, vai ser um gargalo loco.
 
a menos que tenha alguma magica nesses satélites da spacex, eles vão oferecer o serviço mais pra empresas em grandes centros e pra geral em locais com dificuldade de conexão terrestre.

só imagina a área de sinal do satélite pegando 50% da população de SP estado e muita gente conectada nesse satélite, vai ser um gargalo loco.

eu duvido que isso já não esteja nos planos deles. O que prevejo aqui é um lobby desgraçadamente forte pra tentar evitar a qualquer custo. Prevejo eu me prostituindo para comprar um house-boat e viver em aguas internacionais ou coisa parecida auheuhaeuhea.
 
bom, definitivamente starlink vai ser a melhor opção de conexão em locais remotos sem acesso NEM UM a conexões cabeadas em geral.




 
Última edição:
só pra constar, o cara falou nesse video que a spikes de consomo na casa dos 200w e na media fica em 100w :vish:
ta porra, essa anteninha curte um consumo de energia.
 
só pra constar, o cara falou nesse video que a spikes de consomo na casa dos 200w e na media fica em 100w :vish:
ta porra, essa anteninha curte um consumo de energia.

A antena tem aquecimento para derreter neve e ela não ficar acumulada atrapalhando o sinal, pode ser isso e deve dar para desativar já que não é todo lugar que neva. .
 
Já tá mais rapida que a internet mais rapida daqui de onde eu moro (interior da paraiba). To bem curioso pra saber como que o governo brasileiro vai arrumar um jeito de foder o serviço.
Fico imaginando se não vai ter país querendo derrubar os satélites quando eles passaram sobre ele dizendo que são usados para espionagem...
 
Meio que já existem satelites explicitamente de espionagem, inclusive usam pra descobrir o que acontece lá pela Coreia do Norte. E duvido muito que uma ditadura retardada aleatoria ai tenha tecnologia pra derrubar um satelite, ou ate mesmo vontade, quanto mais centenas deles (já que o plano da SpaceX é ter milhares de satelites starlink pelo globo). Derruba um que a SpaceX lança mais 61 com o proprio foguete, bora ver quem que sai perdendo mais.

Mas eu acredito que países vão tentar sugar a grana da SpaceX, vão dar algum jeito de taxar o serviço, não sei como exatamente.

Cenario ideal seria a pessoa fazendo negocio diretamente com a Spacex, sem interferencia de terceiros e governos, preço abaixa, é mais acessivel, menos burocracia. Acredito que o governo vai tentar taxar a antena e entrar no meio do pagamento mensal pelo serviço, sei lá, mas vão dar um jeito.
 
Meio que já existem satelites explicitamente de espionagem, inclusive usam pra descobrir o que acontece lá pela Coreia do Norte. E duvido muito que uma ditadura retardada aleatoria ai tenha tecnologia pra derrubar um satelite, ou ate mesmo vontade, quanto mais centenas deles (já que o plano da SpaceX é ter milhares de satelites starlink pelo globo). Derruba um que a SpaceX lança mais 61 com o proprio foguete, bora ver quem que sai perdendo mais.

Mas eu acredito que países vão tentar sugar a grana da SpaceX, vão dar algum jeito de taxar o serviço, não sei como exatamente.

Cenario ideal seria a pessoa fazendo negocio diretamente com a Spacex, sem interferencia de terceiros e governos, preço abaixa, é mais acessivel, menos burocracia. Acredito que o governo vai tentar taxar a antena e entrar no meio do pagamento mensal pelo serviço, sei lá, mas vão dar um jeito.
Governo obviamente vai cobrar impostos como um provedor normal de serviços - de SCM.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo