Qual o mínimo de salário que alguém deve ter para viver bem no Brasil?

Qual o mínimo de salário?

  • R$ 10.000

    Votes: 61 30.7%
  • R$ 15.000

    Votes: 26 13.1%
  • R$ 20.000

    Votes: 15 7.5%
  • R$ 30.000 +

    Votes: 9 4.5%
  • + que R$ 30.000

    Votes: 9 4.5%
  • - que R$ 10.000

    Votes: 79 39.7%

  • Total de votos
    199
O papo de solteirão peter pan viver melhor com menos é balela. Sem filhos na conta, duas pessoas com salario similar vivem bem melhor que uma sozinha. 4000 sustenta um, uma boca adulta a mais não sobe tão exponencialmente assim os gastos. Duas pessoas ganhando 4000, com 8000 um casal sem filhos vive uma vida ótima.

O que não da é um só ganhando grana.
Se conseguir uma boa moça que ganhe tanto quanto você ou mais, é mais sortudo do que quem ganha na mega sena.
 
200 conto só se pagar tudo pra ela e for num restaurante muito bom e num cinema seguidos.

Concordo, por isso que tem a questão da classe social que esta inserida... Eu vim de família pobre e nao ligo de comer um podrao da esquina 😂
Ate porque prefiro lanches do que restaurante hehe.... Mas minha namorada é medica e rapaz vai fácil R$200, se pegar um vinho bom senta e chora kkkk
O bom é que ela nao é nariz empinado e uma vez vamos nesses restaurantes chiques e na outra nas barraquinhas de cachorro quente 😅
 
Concordo, por isso que tem a questão da classe social que esta inserida... Eu vim de família pobre e nao ligo de comer um podrao da esquina 😂
Ate porque prefiro lanches do que restaurante hehe.... Mas minha namorada é medica e rapaz vai fácil R$200, se pegar um vinho bom, senta e chora kkkk
O bom é que ela nao é nariz empinado e uma vez vamos nesses restaurantes chiques e na outra nas barraquinhas de cachorro quente 😅
Bom, contanto que não atrapalhe o orçamento, tem que gastar mesmo. O que não dá é ficar pagando tudo pra namorasa/esposa, essa época acabou.
 
Vocês não tem noção de custo nem de energia e água. Povo somando água + internet + energia por uns R$400,00. Onde isso? Só de energia pra dois eu gasto R$450,00. Água R$150 e internet uns R$100,00. Ninguém tem carro aqui não? Um popular você gasta uns R$600,00 mensais (carro não precisa apenas de gasolina....). Qlqer capital o aluguel de um apartamento ok é uns R$1300,00. Se quiser morar em cafofo vc paga uns R$700-900. Condomínio? nesses MRV da vida já custa uns R$300,00. Qlqer AP mais decente já é R$400,00 pra mais. Mercado? Qlqer ida que vou com minha esposa deixo uns R$400-500 e devemos ir até umas 3x por mÊs, fora comprinha besta de fim de dia que não sai por menos de R$100,00. Enfim....
 
.
 
Última edição:
Vocês não tem noção de custo nem de energia e água. Povo somando água + internet + energia por uns R$400,00. Onde isso? Só de energia pra dois eu gasto R$450,00. Água R$150 e internet uns R$100,00. Ninguém tem carro aqui não? Um popular você gasta uns R$600,00 mensais (carro não precisa apenas de gasolina....). Qlqer capital o aluguel de um apartamento ok é uns R$1300,00. Se quiser morar em cafofo vc paga uns R$700-900. Condomínio? nesses MRV da vida já custa uns R$300,00. Qlqer AP mais decente já é R$400,00 pra mais. Mercado? Qlqer ida que vou com minha esposa deixo uns R$400-500 e devemos ir até umas 3x por mÊs, fora comprinha besta de fim de dia que não sai por menos de R$100,00. Enfim....
Tem um pessoal aqui que acostumou com a miséria, ai já sabe.

O OP está confundindo os níveis de consumo com viver bem. Pro cara que é pobre viver bem é ter teto e comida. No nível que ele se encontra viver bem é ter as coisas que ele ainda não tem. Como algum eletrônico caro. Pro cara que está num nível acima viver bem será ter um carro premium, casa na praia, um barco. É uma escada e ela não tem fim. Ele pensa que a realidade dele é a de todo mundo. Mas quando conseguir oq quer logo irá querer outras coisas ainda mais caras. Enjoamos rápido da nossa realidade. Não passa 1 mês e queremos algo melhor do que temos.
Oq ele perguntou de fato é quanto precisa para o próximo degrau na realidade dele. E não tem como sabermos.
É verdade, depende muito do nível da pessoa. Você está confortável com seus bens, carro 2013, ap 50m e umas saídas no mês, mas tem gente que não.
 
Por curiosidade, quanto influencia no orçamento de vocês o combustível mensal ?
Eu tenho um carro 1.0 e uso para ir ao trabalho , namorada e quando vamos para a sogra eu e a namorada rachamos a gasolina.
Pergunto do orçamento pois eu ganho 1.2k por mês e ele não me pesa no bolso ( rodo ao mes mais ou menos 500km) , e o mesmo me tira de 10 a 15% da renda, claro que não tenho filhos , não trabalho com o carro, o uso para lazer e locomoção diaria só
 
Tem um pessoal aqui que acostumou com a miséria, ai já sabe.


É verdade, depende muito do nível da pessoa. Você está confortável com seus bens, carro 2013, ap 50m e umas saídas no mês, mas tem gente que não.
Um estilo de vida hedonista assim, nem nos EUA se sustentaria. Não faz nenhum sentido esse orçamento.
 
Meu Deus como isso?
Eu e minha esposa trabalhamos em casa, luz e 2 computadores o dia inteiro, chuveiro elétrico 7700W, usamos forno elétrico, ela seca o cabelo com secador de 2000W a cada 2 dias. e nossa luz vem no máximo R$160.
Água a taxa básica é 40 e não passamos do mínimo.
Carro tenho um Polo, e só gasto o combustível, uns 150/200 no mês. troca de óleo da 150 a cada uns 9 meses. Seguro? 90 por mês. Que gasto que tem a mais?.

E qualquer capital não, 1300 é aluguel de casa. Aqui um AP top é 900 com condomínio incluso. Ou vc compra um e paga parcelas de 700/800. Aqui só eu pago, já planejo com minha esposa que quando ela puder pagar +ou- isso também, viveríamos numa casa em condomínio. pagando 1600 por mês.

Mercado acredito que nunca deixei 300. mas como mais fora do que em casa;

fui ver a taxa d aágua aqui é 37, pra 5 Mil litros. como 2 pessoas gastam mais de 166 litros por dia? :sefu: não tem como, mesmo que gastasse 300L por dia não chegaria a 150.

Vc deve viver num lugar extremamente caro, não é possível.
Aqui em casa com 4 pessoas nossa luz costuma vir 400 reais todo mês, sem usar ar condicionado. É facil gastar mais de 166 litros de água por dia, cada descarga no vaso dá 20 litros, só eu mijo umas 5x ou mais por dia, só aí ja foram 100 litros. Aqui em niterói rj, apto zuado é 1200 reais + condominio

Eu tenho sorte de morar com meus pais, tenho 24 anos e ganho líquido 2,900 reais por mês. Mas se eu morasse sozinho iria gastar 1000 com apartamento minúsculo 50m² + condomínio, 300 de comida, 100 de água, 200+ de luz, 300 de plano de saúde, 80 de gás, 150 de internet. Então, pra ser solteiro e viver razoavelmente aonde eu moro tem que ganhar 2500 líquido por mês.
 
Última edição:
Meu Deus como isso?
Eu e minha esposa trabalhamos em casa, luz e 2 computadores o dia inteiro, chuveiro elétrico 7700W, usamos forno elétrico, ela seca o cabelo com secador de 2000W a cada 2 dias. e nossa luz vem no máximo R$160.
Água a taxa básica é 40 e não passamos do mínimo.
Carro tenho um Polo, e só gasto o combustível, uns 150/200 no mês. troca de óleo da 150 a cada uns 9 meses. Seguro? 90 por mês. Que gasto que tem a mais?.

E qualquer capital não, 1300 é aluguel de casa. Aqui um AP top é 900 com condomínio incluso. Ou vc compra um e paga parcelas de 700/800. Aqui só eu pago, já planejo com minha esposa que quando ela puder pagar +ou- isso também, viveríamos numa casa em condomínio. pagando 1600 por mês.

Mercado acredito que nunca deixei 300. mas como mais fora do que em casa;

fui ver a taxa da água aqui é R$37, pra 5 Mil litros. como 2 pessoas gastam mais de 166 litros por dia? :sefu: não tem como, mesmo que gastasse 300L por dia não chegaria a 150.

Vc deve viver num lugar extremamente caro, não é possível.
AP top 900 reais com condomínio incluso? por gentileza, aonde você mora? Nunca deixou mais que 300 R$? vive bem sim, aham, já viu quanto custa uma carne BOA mesmo? putz, tá difícil. Só um outback já vai 150 R$ velho.
 
Meu Deus como isso?
Eu e minha esposa trabalhamos em casa, luz e 2 computadores o dia inteiro, chuveiro elétrico 7700W, usamos forno elétrico, ela seca o cabelo com secador de 2000W a cada 2 dias. e nossa luz vem no máximo R$160.
Água a taxa básica é 40 e não passamos do mínimo.
Carro tenho um Polo, e só gasto o combustível, uns 150/200 no mês. troca de óleo da 150 a cada uns 9 meses. Seguro? 90 por mês. Que gasto que tem a mais?.

E qualquer capital não, 1300 é aluguel de casa. Aqui um AP top é 900 com condomínio incluso. Ou vc compra um e paga parcelas de 700/800. Aqui só eu pago, já planejo com minha esposa que quando ela puder pagar +ou- isso também, viveríamos numa casa em condomínio. pagando 1600 por mês.

Mercado acredito que nunca deixei 300. mas como mais fora do que em casa;

Vc deve viver num lugar extremamente caro, não é possível.


Não vou me alongar muito, mas infelizmente é isso que gastamos. Moro em uma capital que a tarifa de água é cara, energia é ok. De diferente é que tenho 4 ar condicionados, no verão passa de R$ 500,00 a energia.

Carro? O que eu tenho para manter: IPVA fica 3500 ano, seguro 2800, combustível por mês uns 350, revisão anual uns 1000. Na verdade deu quase 1000 por mês de carro.... não esqueça que carro tem mais coisas para olhar....

Fiquei curioso em ver o seu padrão de apartamento top por R$900,00 e casa em condomínio por R$1600,00. Mostra um exemplo aí pra gente em site de locação.
 
.
 
Última edição:
Por curiosidade, quanto influencia no orçamento de vocês o combustível mensal ?
Eu tenho um carro 1.0 e uso para ir ao trabalho , namorada e quando vamos para a sogra eu e a namorada rachamos a gasolina.
Pergunto do orçamento pois eu ganho 1.2k por mês e ele não me pesa no bolso ( rodo ao mes mais ou menos 500km) , e o mesmo me tira de 10 a 15% da renda, claro que não tenho filhos , não trabalho com o carro, o uso para lazer e locomoção diaria só

Aqui gasto uns R$950,00 mensais já considerando os fixos de um carro. IPVA, seguro, manutenção (Sem contar pneu) e combustível para o tanto que rodo.
 
.
 
Última edição:
Aqui gasto uns R$950,00 mensais já considerando os fixos de um carro. IPVA, seguro, manutenção (Sem contar pneu) e combustível para o tanto que rodo.
Como você faz ,separa sempre um dinheiro FIXO pro carro e vai pagando as despesas ? Tipo , separa 500 reais mensais e gasta o que tem que gastar e o restante guarda pra não se enrolar com paulada de revisão , IPVA e emergenciais ( se necessário ) ? Primeiro ano com o carro e não peguei a mandada ainda.
 
Se vc vivesse essa realidade que sonha, saberia exatamente quanto ela custa. provavelmente está na miséria, apenas não aceita. O melhor caminho pra viver melhor é o hábito de economia. Se vc desde jovem é viciado em consumo vai viver é na miséria mesmo que ganhe o dobro.
Por gentileza amigo, faz o que o usuário acima disse, mostra pra gente em um site de locação um AP top por 900 reais com condomínio incluso. No mínimo o seu padrão de top deve ser bem esquisito.
 
.
 
Última edição:
Se conseguir uma boa moça que ganhe tanto quanto você ou mais, é mais sortudo do que quem ganha na mega sena.

isso vale pros dois lados viu :haha::true:
 
Top é uma coisa, seria uma mansão, me referi a um local pra viver bem, que é oq vc perguntou. Pra vc qual é o mínimo de espaço que precisa pra viver bem sozinho? 40m o cara já vive muito bem.
E qualquer capital não, 1300 é aluguel de casa. Aqui um AP top é 900 com condomínio incluso. Ou vc compra um e paga parcelas de 700/800. Aqui só eu pago, já planejo com minha esposa que quando ela puder pagar +ou- isso também, viveríamos numa casa em condomínio. pagando 1600 por mês.
Você mesmo disse 'top'. Eu quero apenas ver em um site de locação esse ap que você disse, 900 com condomínio incluso.
 
Adoro esse tipo de tópico, já participei de tópicos assim em outros fóruns, parece um delírio coletivo. Maluco quer morar sozinho mas precisa ser um AP de 50m2 pra mais(ou seja, um quarto fica inutilizado), acha que vai gastar um botijao de gás todo mês (moro em casal e ele dura 5), 100.de água e 200 de luz sozinho,só se abrisse uma lavanderia no ap.
E eu digo isso sendo que se considerar a renda normal minha e da minha esposa, da mais de 6k líquido + 1200 de vale refeição e alimentação + dois carros e dois cachorros. O Brasil é caro sim, mas há um limite entre ser obrigado a pagar caro e ser burro.
 
.
 
Última edição:
Adoro esse tipo de tópico, já participei de tópicos assim em outros fóruns, parece um delírio coletivo. Maluco quer morar sozinho mas precisa ser um AP de 50m2 pra mais(ou seja, um quarto fica inutilizado), acha que vai gastar um botijao de gás todo mês (moro em casal e ele dura 5), 100.de água e 200 de luz sozinho,só se abrisse uma lavanderia no ap.
E eu digo isso sendo que se considerar a renda normal minha e da minha esposa, da mais de 6k líquido + 1200 de vale refeição e alimentação + dois carros e dois cachorros. O Brasil é caro sim, mas há um limite entre ser obrigado a pagar caro e ser burro.
Eu creio que as vezes o pessoal estipula pra cima demais mesmo, minha namorada mora com uma amiga dela , num ap de 43m² , tem cachorro , gasta 900 reais ( aluguel + condomio que é incluso água e gás), luz quando tão inspirada vem 50 reais kkkkk , o AP é bacana, muitíssimo bem localizado, do lado da faculdade que é no centro da cidade
 
Queria conhecer o paraíso que essa galera vive pagando pouco de energia, água e aluguel e comida no mercado
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo