Qual o mínimo de salário que alguém deve ter para viver bem no Brasil?

Qual o mínimo de salário?

  • R$ 10.000

    Votes: 61 30.7%
  • R$ 15.000

    Votes: 26 13.1%
  • R$ 20.000

    Votes: 15 7.5%
  • R$ 30.000 +

    Votes: 9 4.5%
  • + que R$ 30.000

    Votes: 9 4.5%
  • - que R$ 10.000

    Votes: 79 39.7%

  • Total de votos
    199
Você está confundindo nova yorkino médio de Manhattan com average Joe.

O adulto médio americano acima de 25 anos trabalha como blue-collar ou então algo relacionado a vendas/escritório, tem uma renda mediana (mediana, não média) de 28k anuais brutos, o que dá ~ 2.33k dólares mensais, o que daria R$12 mil brutos ou ente 8k e 10k reais líquidos mensais dependendo dos abatimentos que tiver.

Nos EUA com esse valor você tem um padrão de vida razoável, com casa (via de regra hipotecada), sustentando um filho, dois carros bons na garagem. Mas tem algumae diferenças muito grandes entre lá e aqui:
- o custo dos bens de consumo, principalmente de tecnologia, são menores lá. Não dá pra fazer conversão direta simples.
- o custo de serviços e mao de obra tende a ser mais caro lá. Um americano padrão assusta ao saber que um brasileiro de classe média pode pagar uma diarista uma vez por semana ou mesmo por mês, ou que não tem problema em chamar um encanador ou eletricista que não vai afetar muito seu orçamento mensal.
- a sociedade americana é muito baseada em divida. Muito, mas muito mais que aqui. Lá é comum a dívida de uma família ser igual ou próxima ao próprio patrimônio dela. Só ver que no Brasil tem muito mais proprietários de imóveis quitados que lá, onde quase todo mundo paga uma ou mais hipotecas

Então sim, o americano médio vai ter acesso a muitos e muitos bens de consumo. Quebrou o microondas, joga fora e compra outro. Quero trocar o celular? Mesmo os top de linha não custam mais do que metade de um salário do trabalhador padrão. Mas isso não é pq o salário mediano (estamos falando do average Joe) de lá é absurdamente elevado, mas porque esses bens são baratos lá.


Aqui com 8-10k líquidos você tem sim um padrão de vida absurdamente confortável para 1 a 3 pessoas tranquilamente, podendo ter também seu financiamento imobiliário e um carro padrão na garagem quitado em pouco tempo. Claro que aqui você não teria acesso a todo e qualquer bem de consumo em um estalar de dedos, mas conseguiria comprar praticamente tudo que quisesse com algum planejamento. Em compensação teria algumas poucas vantagens também, como serviços muito mais baratos, custo de vida em alguns produtos/serviços mais básicos menor, e algumas proteções sociais que não existem lá e que o americano médio precisa pagar do bolso (por pior que seja a saúde pública no Br, a previdência social, seguro desemprego e essas paradas, que sim, são pessimamente geridos, pelo menos é alguma coisa. Experimenta quebrar um braço nos EUA, você morre com uns 3 meses de salário tranquilamente. Uma dor de barriga é 15 dias dos seus vencimentos)

Considerando prós e contras creio que o padrão de vida / classe social seria mais ou menos equivalente ao americano médio, talvez um pouco inferior, perdendo no quesito material mas ganhando um pouco por outro lado. E claro, lembrando que o americano pode até trocar seu iPhone com mais constância, em compensação ele normalmente vai ter uma mega dívida nas costas (hipotecaS do imóvel, carros financiados e refinanciados, dezenas de cartões de crédito por pessoa) que é quase uma cultura lá. Já aqui, embora também tenhamos uma sociedade endividada, é em proporção muito, mas muito menor.

Lembrando só que NÃO é possível fazer conversão direta de uma coisa para outra, se você sair daqui com seus R$8k e ir pra lá com essa grana no bolso esse dinheiro não vale quase nada.


Falado tudo isso, parece que você tem uma visão muito crua do que é VIVER BEM, e que realmente acha que ter uma placa de vídeo top ou um super celular é sinônimo de vida boa (talvez por isso não tenha respondido a pergunta da idade). Não, não é. Muita gente com pc high end, carro de 100+k e essas paradas deve mais do que tem, aqui e lá. Salários acima de 5 mil reais são os 10% mais ricos do Brasil, e acima de 20 mil você está na classe alta dos 1% mais ricos (parece pouco mas é a realidade dos fatos).

Viver bem é subjetivo, mas dá pra dizer que uma forma de definir é que seus ganhos sejam menores que seus gastos básicos e secundários, não lhe faltando nada de uma vida normal e propicie tambem prazer e algum nível de pequenos luxos, e principalmente o deixe seguro e confortável de que esta condição não mudará radicalmente no curto prazo. E para isso não precisa ter necessariamente um salário de 8k, 15k, 20k, 100k. Dependendo da cidade e estilo de vida 4k são suficientes. Talvez 6k, talvez 8k, para alguns 10k.

Mais que isso acho que já foge do "viver bem" para "viver a vida que eu sempre quis"

Um último recado: JAMAIS leve o público de um fórum como o adrenaline, um usuário do Reddit ou de um fórum que curte PCs /programação nem nada parecido como um retrato da população brasileira ou americana, conforme o caso. Normalmente esse pessoal já está em uma posição superior a média (basta ver o tópico sobre salários daqui, foge demais da média e da mediana do brasileiro padrão). Se fizer isso vai cair em falácias como "10 k é pouco", "5k não dá pra sustentar uma família". Não, isso não é verdade, a realidade é outra, 5k / 10k são valores bem consideráveis hoje em dia no brasil e qualquer um que ganhe disso pra cima pode se considerar privilegiado
O ponto era que um americano médio consegue viver sozinho (não precisa ser uma casa de luxo) com um carro novo, iphone novo todo ano, roupa decente e consegue comer fora quase todos os dias. Dentro do que você falou aí, me parece que é viável sim e não precisa ser nenhum mago, já que, 5K aqui é 10% dos mais ricos pra ter um apartamento e um carro velho parcelado em não sei quantas vezes.

O que eu quis dizer sobre viver bem é que lá fora se trabalha menos e consegue mais comparado ao Brasil, bens materiais foram apenas exemplos.
Eu botei 10k ali mas pra uma familia , creio que 5k cada um do casal mantenedor da familia já é mais que o suficiente pra um padrão muito bom ( pelo menos da minha cidade)

Aluguel / Parcela de um imóvel novo de uns 100m² = 950 - 1200 ( se for ap pode botar + 250-400 de condominio)
Parcela carro (40-50k de FIPE) = 800
Agua + Luz + Internet = 250
Lazer = 300
Plano de celular = 50
Mercado = 600
Parcela cartão (roupas, cosméticos, utensilios) = 500

Total = 3700 e ainda tem uma gordura pra queimar
Mas nesse caso é minha região , cidade com 120k de habitante , perto de médios centros e tal
É surreal como é muito mais barato a moradia em outros estados. Em SP, RJ, com esse valor aí se consegue morar em um lugar medíocre.
O "average joe" que você fala esta quebrado e com dividas ate os dentes... EUA tem uma cultura consumista e normalmente gastam mais do que ganham,
toda hora estão recebendo cobrança de cartão de credito atrasado, largando os carros nas rodovias pq não aguentam pagar, se ficar doente então f@#$%
pq muitos nem seguro tem ai vai para o hospital e ficam com nome "sujo" e não conseguem comprar mais nada... Mas o que vale é postar a foto no instagram
para os outros acharem que você é bem de vida. Por esse pensamento de que tudo é barato consomem num nível alarmante, e ai saem arrumando segundo, terceiro emprego, para manter o consumismo e depois mal tem tempo para aproveitar o que compra.
Concordo que os americanos são consumistas. Mas se eles controlassem, não concorda comigo que viveriam bem melhor trabalhando menos?
Cara, você realmente está superestimando os EUA e quem dirá outros países de 'primeiro mundo'. Okay que lá tem uma moeda mais valorizada, okay que lá recebem 'um pouco melhor', mas vamos aos fatos, a vida lá é cara, porque apesar de não ser 'tão caro' para adquirir um iphone lá, moradia é cara.
E assim, não sei qual é seu conceito de comer fora, mas te digo que se teu 'comer fora' não for pizza ou pastel chinês, restaurante é uma das coisas que não fica mais barato, mesmo em países de primeiro mundo. Na Coréia, Japão e outros países asiáticos, alguns tipos de alimento como carne, ou até mesmo o famoso sushi são pratos caros e que as pessoas não comem sempre.

Aliás, a uns 2 meses no estado de Mississipi, uma menina morreu de INFESTAÇÃO DE PIOLHOS. Absurdo não? Nem no Brasil isso acontece.

Minha dica é: Antes de começar a acreditar no mantra americano, de que eles são """""o melhor país do mundo"""""" procure saber como vive o americano médio. Te garanto que apesar de terem algumas regalias que os brasileiros não conseguem ter, ainda assim passam poucas e boas, afinal, até nos filmes hollywoodianos eles retratam o famoso ato americano de hipotecar sua casa =D

Não me entenda mal, eu iria preferir morar fora do Brasil, se um dia essa oportunidade surgir eu vou abraçar, agora, é ilusão acreditar que tudo são flores e que não existem problemas... Mas quem sabiam eram os antigos, inventaram até mesmo aquele ditado... "A grama do vizinho é sempre mais verde."
"Aliás, a uns 2 meses no estado de Mississipi, uma menina morreu de INFESTAÇÃO DE PIOLHOS. Absurdo não? Nem no Brasil isso acontece."

Ainda bem que a gente tem o SUS, né?

Não digo que lá não tem problemas, mas trabalham menos e tem mais comparado aqui no Brasil. Já foi dito no tópico que 10% dos mais ricos aqui ganham 5K, é um absurdo.
 
Cara esses tópicos é sempre a mesma coisa, depende muito do que a pessoa considera se manter, do que ela considera luxo e etc. 5 mil reais (líquidos) dá e sobra pra um afegão médio se manter e ter os mimos que o OP citou (comprar PS5, trocar de celular e etc.) se vc tem garantido que ganha 5 mil líquido e estabilidade da pra parcelar a perder de vista e ai pode ter uma renda ainda menor. Eu e minha esposa gastamos 5 mil isso com gastos com 2 carros (1 de 100 mil e outro de 40 mil), quarto com ar condicionado 24 horas, ida para a capital todo final de semana (cerca de 500 km ida e volta) + uns 300 reais de comidas variadas, plano de saúde nacional para mim e para ela, água luz e internet, custeio com 2 cachorros grandes e 5 gatos, troco de celular quando dá na telha e sempre consigo atualizar meu PC, fora que tenho tudo isso ai que ta na assinatura e conseguimos viajar todo ano pra algum lugar bacana. Moro de aluguel (mas tenho casa própria alugada em outra cidade), não ando com as últimas roupas da moda (nem marcas badaladas), moro em uma casinha de 500 conto de 2 quartos mas com lote enorme, logicamente vai ter mês que estoura os 5 mil (tipo quando for pagar impostos como ipva e etc) mas vc compensa gastando menos em outros meses e "economizando".
 
O ponto era que um americano médio consegue viver sozinho (não precisa ser uma casa de luxo) com um carro novo, iphone novo todo ano, roupa decente e consegue comer fora quase todos os dias.

Baseado em que essa sua opinião de que nos EUA é assim?
 
Baseado em que essa sua opinião de que nos EUA é assim?
Cara, acho que isso vai da cabeça de cada um.

Pra muitos (acredito que a grande maioria das pessoas) viver financiado e parcelando coisas comendo 70% do salário todo mês é maneira normal de se viver. Acredito que um americano médio consiga trocar de iphone todo ano. Americano médio é burro, mas consegue. Passa a vida toda pagando parcela. Muita gente que não tem um pardal pra dar água aqui vive assim, na ostentação.

Então até consegue. Não é vida, é escravidão de aparência, mas vai de cada um. Muitos vivem de salário em salário, zerando tudo sempre. Se der uma merda grande, pega empréstimo.
 
Última edição:
O "average joe" que você fala esta quebrado e com dividas ate os dentes... EUA tem uma cultura consumista e normalmente gastam mais do que ganham,
toda hora estão recebendo cobrança de cartão de credito atrasado, largando os carros nas rodovias pq não aguentam pagar, se ficar doente então f@#$%
pq muitos nem seguro tem ai vai para o hospital e ficam com nome "sujo" e não conseguem comprar mais nada... Mas o que vale é postar a foto no instagram
para os outros acharem que você é bem de vida. Por esse pensamento de que tudo é barato consomem num nível alarmante, e ai saem arrumando segundo, terceiro emprego, para manter o consumismo e depois mal tem tempo para aproveitar o que compra.
Por isso tem que ter muito cuidado pra afirmar que trabalham menos que nós. Raramente vi um brasileiro num país desenvolvido dizer que tem trabalho sossegado e ganha bem. Geralmente se rala tanto quanto ou mais.
 
Por isso tem que ter muito cuidado pra afirmar que trabalham menos que nós. Raramente vi um brasileiro num país desenvolvido dizer que tem trabalho sossegado e ganha bem. Geralmente se rala tanto quanto ou mais.
A ideia de trabalhar menos pra ganhar mais, por si só, está errada. O que acontece na realidade é que nesses países o 'poder de compra' geralmente acaba sendo maior, isso por N fatores. E claro, não é em todas as áreas, mas em alguns casos existe de fato mais oportunidades de emprego do que aqui no Brasil. Agora, ninguém lá trabalha menos não, até porque lá o salário é medido não por mês, mas por hora. Se de fato for trabalhar menos, ganha bem menos.
 
Quem é solteiro e sem filhos que nem eu vive até com salário mínimo. Dai pra frente é ser inteligente que vc terá tudo sem precisar ser rico. No meu caso vivo que nem rei ganhando + ou - 4k/mês.

MGTOW Forever
 
Quem é solteiro e sem filhos que nem eu vive até com salário mínimo. Dai pra frente é ser inteligente que vc terá tudo sem precisar ser rico. No meu caso vivo que nem rei ganhando + ou - 4k/mês.

MGTOW Forever
Depende, aqui no RJ tu consegue viver com um salário mínimo sim... Na favela. Aluguel é caríssimo e se não tiver casa própria o jeito é procurar ou uma Kitnet bem kitnet mesmo ou se sujeitar a viver em algum lugar bem ruinzinho. E aí já não é viver bem. E isso claro, sem citar as outras necessidades. De qualquer forma, talvez no interior seja de fato possível viver mais dignamente com um salário mínimo.
 
Quem é solteiro e sem filhos que nem eu vive até com salário mínimo. Dai pra frente é ser inteligente que vc terá tudo sem precisar ser rico. No meu caso vivo que nem rei ganhando + ou - 4k/mês.

MGTOW Forever

Tem quantos anos ? Sinceramente, a não ser que você tenha entre 18 e 24 anos, onde você acha que nada na vida importa, a não ser você mesmo. Em nenhum lugar do Brasil você vive igual rei com 4k liquido.

Depois dos 25 a vida começa a cobrar, e se você tem mais de 25 e a vida não cobrou, ou você é ingênuo ou vive numa redoma onde você é o centro do mundo.

Depois dos 25, provavelmente, seus pais terão entre 50 e 60 anos. Seus pais conseguem se manter por eles mesmo ? A partir dos 50 os problemas de saúde dos pais aparecem. Eles tem plano de saúde pago por eles ? Eles precisam de remédio de uso continuo ? Ou você faz de conta que o problema não existe ou você usa uma boa parte dos "4k da vida de rei pra ajudar eles".

Você é solteiro ? Se sim, pretende ser solteiro pro resto da vida ? Solteiro, com 50 anos, somente o plano de saúde vai custar algo entre 20% e 25% da sua renda. E ae, como será a vida de rei com 4k aos 50 ?
 
Depende, aqui no RJ tu consegue viver com um salário mínimo sim... Na favela. Aluguel é caríssimo e se não tiver casa própria o jeito é procurar ou uma Kitnet bem kitnet mesmo ou se sujeitar a viver em algum lugar bem ruinzinho. E aí já não é viver bem. E isso claro, sem citar as outras necessidades. De qualquer forma, talvez no interior seja de fato possível viver mais dignamente com um salário mínimo.
Acho que nenhuma metrópole ou cidade famosa/turística serve como parâmetro pra custo de vida. O preço dos imóveis nelas, e outras coisas tbm, é um delírio coletivo.
 
E tem mais: nessa piramide de maslow, arrisco dizer que só metade dela, mais ou menos, é conseguida com dinheiro, talvez menos. Depois do segundo degrau, as necessidades são mais abstratas e relacionadas ao ego, não às necessidades básicas da vida. Há ricos solitários, ricos que não se sentem nem um pouco realizados, ricos presos ao trabalho, sem liberdade.

Há ricos presos ao trabalho... realmente, conheço empresarios que devem tirar limpo, seila...100 mil mês. Mas trabalham de segunda a sábado, a empregada ou baba asssume o papel de mãe rs

Eu acho um absurdo o que o pessoal gasta com cerveja e festa.

Não fazem nem sequer uma poupança e dai no futuro reclamam que ganham 10k e não vence pagar as contas, pq parcelou carro, parcelou casa, parcelou até celular, e ainda pra ajudar gasta o mesmo valor da parcela do carro em cerveja e balada no mês...

Viver bem no brasil tem que ganhar uns 100k mesmo como citaram, mas ainda assim uns dão um jeito de gastar 110k

padrão Brasileiro, deveria ter uma pesquisa dobre isso aí hahaha. Pai e mãe que ganham 1 salario e gastam 30% em cerveja e cigarro... se não mais
 
  • Curtir
Reações: l_x
Tem quantos anos ? Sinceramente, a não ser que você tenha entre 18 e 24 anos, onde você acha que nada na vida importa, a não ser você mesmo. Em nenhum lugar do Brasil você vive igual rei com 4k liquido.

Depois dos 25 a vida começa a cobrar, e se você tem mais de 25 e a vida não cobrou, ou você é ingênuo ou vive numa redoma onde você é o centro do mundo.

Depois dos 25, provavelmente, seus pais terão entre 50 e 60 anos. Seus pais conseguem se manter por eles mesmo ? A partir dos 50 os problemas de saúde dos pais aparecem. Eles tem plano de saúde pago por eles ? Eles precisam de remédio de uso continuo ? Ou você faz de conta que o problema não existe ou você usa uma boa parte dos "4k da vida de rei pra ajudar eles".

Você é solteiro ? Se sim, pretende ser solteiro pro resto da vida ? Solteiro, com 50 anos, somente o plano de saúde vai custar algo entre 20% e 25% da sua renda. E ae, como será a vida de rei com 4k aos 50 ?

Tenho 45, super bem vivendo um dia de cada vez....Morrer todo mundo vai, só não sei quando, tb não me interessa.....Nada na vida importa? como assim? Não entendi. Vc está generalizando kkkkk. Meu Pai infelizmente já e falecido. Deixou minha Mãe super bem financeiramente. Pra mim oque importa é paz e tranquilidade. Moro numa cidade maravilhosa, não pago aluguel, tenho as coisa que me fazem feliz. Sou concursado, guardo dinheiro todo mês (aplico no mínimo 1k), sou atleta cuido da saúde....tenho plano de saúde, não preciso de muita coisa pra ser feliz. Sei lá qual seu objetivo de vida, mas claramente são diferentes do meu. se vc pensa em casar, sugiro ficar bem esperto pra não cair numa armadilha. Casamento hj em dia é beeem complicado. O sistema não favorece em nada o homem e caso vc se separe (oque é bem provável acontecer) prepara o bolso e o psicológico. Enfim cada um faz oque quiser da sua vida. Não me interessa a vida de terceiros.... Me sinto beeem tranquilo em relação ao futuro. E ainda sou muito novo. Posso levantar vôos bem maiores futuramente, mas no momento não sinto essa necessidade.. Enfim 4k pra mim ta sobrando....

Além de tudo não tenho carro (não pago conta), trabalho perto de casa (bicicleta), ganho vale alimentação de 1k todo mês, Sei lá pq precisaria de muito mais do que isso...Casa já tenho, Pc top, vários consoles de videogame, amigos já tenho, sei lá oque preciso mais pra ser feliz;.....Mulher? Só pra trocar óleo. Desculpa a sinceridade mas é a minha realidade...

Ps: trabalho 30hrs por semana. Qualidade de vida pra MIM é melhor do que se matar atrás de dinheiro.

Já ví centenas, milhares de pessoas se matarem atrás de dinheiro a vida toda, morrer e deixar pros outros.....

Acorda filhote
 
Última edição:
No interior eu diria:
R$ 600 - aluguel
R$ 150 - luz
R$ 60 - água
R$ 500 - mercado
R$ 300 - "saídas"
R$ 250 - outras contas
--------------------------
Bota aí uns 2k você vive relativamente bem.
 
Há ricos presos ao trabalho... realmente, conheço empresarios que devem tirar limpo, seila...100 mil mês. Mas trabalham de segunda a sábado, a empregada ou baba asssume o papel de mãe rs



padrão Brasileiro, deveria ter uma pesquisa dobre isso aí hahaha. Pai e mãe que ganham 1 salario e gastam 30% em cerveja e cigarro... se não mais
Exatamente, e existem muitos exemplos de como o brasileiro é burro por causa de consumismo e vicios...
sonho da casa própria, carro premium (premium no br só), som automotivo mais caro que o carro, pagar bebida pra tentar pegar mulher, entre muitos outross.
 
O DIEESE divulga mensalmente o salário mínimo básico necessário para uma família de até 4 pessoas.
Nesse mês (nov/20) o valor foi de R$ 5.289,53.

Não entendo também esse crite´rio do DIEESE. Em nenhum país do mundo um salário mínimo sustenta uma família de 4. A nossa constituição diz que deveria, mas a realidade é mais dura do que o que desejamos escrito num papel.
 
acredito em vc. se o cara for solteiro, sem filhos e morar com os pais o cara vive igual rei sim. Eu com 24 anos ganhava 2K, tinha carro quitado, comprava tudo a vista e sobrou grana pra eu pedir demissão aos 27 anos com mais de 50K guardados (me sobrava mais de 1200 por mês). daí é outro mundo. Hj meu gasto mínimo é 4K economizando ao máximo, não dá mais pra reduzir, morando sozinho e pagando minhas contas. Mesmo assim com vida boa, comendo em restaurantes caros algumas vezes no mês. viajando, etc

Quem depende de muito dinheiro pra "curtir" deve estar tentando superar uma depressão na base do consumo. Pq o cara compra as coisas uma vez, depois só usa. Tipo uma TV o cara vai comprar uma vez e usar aquilo por anos, mesma coisa o carro, PC, smartphone, não é um gasto fixo. mesmo quando for trocar vende o anterior e paga só um pouco a mais. Se o cara tem tudo quitado faz milagre com 4K. são 133 por dia. dá pra comer bem todo dia, pagar vários serviços bacanas e ainda guardar pra viajar.
Tem toda razão.mas a indústria, o marketing lança "novidade" todo ano pra fisgar essa gente consumista ou com complexo de inferioridade. Sem contar que pra alguns, viagem é só pra Resort do nordeste, Disney, ou Europa,todo ano. Com esse padrão nem 20k/mês será suficiente. Mesmo vivendo sozinho, dá pra incluir também Diarista, balada de luxo semanal.
 
acredito em vc. se o cara for solteiro, sem filhos e morar com os pais o cara vive igual rei sim. Eu com 24 anos ganhava 2K, tinha carro quitado, comprava tudo a vista e sobrou grana pra eu pedir demissão aos 27 anos com mais de 50K guardados (me sobrava mais de 1200 por mês). daí é outro mundo. Hj meu gasto mínimo é 4K economizando ao máximo, não dá mais pra reduzir, morando sozinho e pagando minhas contas. Mesmo assim com vida boa, comendo em restaurantes caros algumas vezes no mês. viajando, etc

Quem depende de muito dinheiro pra "curtir" deve estar tentando superar uma depressão na base do consumo. Pq o cara compra as coisas uma vez, depois só usa. Tipo uma TV o cara vai comprar uma vez e usar aquilo por anos, mesma coisa o carro, PC, smartphone, não é um gasto fixo. mesmo quando for trocar vende o anterior e paga só um pouco a mais. Se o cara tem tudo quitado faz milagre com 4K. são 133 por dia. dá pra comer bem todo dia, pagar vários serviços bacanas e ainda guardar pra viajar.

Quem não vive bem com esse valor não quer se dar ao trabalho de fazer um planejamento, ou tem mente fraca pra cair nas pegadinhas do marketing das empresas
Cara, só uma saída com namorada ou qualquer coisa já vai uns 200 reais ai, como você fica sozinho e já tem carro quitado e etc fica muito mais fácil. Ai vem o outro ponto, você não é tão exigente com bens de consumo e por aí vai.
 
Cara, só uma saída com namorada ou qualquer coisa já vai uns 200 reais ai, como você fica sozinho e já tem carro quitado e etc fica muito mais fácil. Ai vem o outro ponto, você não é tão exigente com bens de consumo e por aí vai.
200 conto só se pagar tudo pra ela e for num restaurante muito bom e num cinema seguidos.
 
O papo de solteirão peter pan viver melhor com menos é balela. Sem filhos na conta, duas pessoas com salario similar vivem bem melhor que uma sozinha. 4000 sustenta um, uma boca adulta a mais não sobe tão exponencialmente assim os gastos. Duas pessoas ganhando 4000, com 8000 um casal sem filhos vive uma vida ótima.

O que não da é um só ganhando grana.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo