Qual o mínimo de salário que alguém deve ter para viver bem no Brasil?

Qual o mínimo de salário?

  • R$ 10.000

    Votes: 61 30.7%
  • R$ 15.000

    Votes: 26 13.1%
  • R$ 20.000

    Votes: 15 7.5%
  • R$ 30.000 +

    Votes: 9 4.5%
  • + que R$ 30.000

    Votes: 9 4.5%
  • - que R$ 10.000

    Votes: 79 39.7%

  • Total de votos
    199
Vou falar nos custos da minha cidade, interior de SP com aproximadamente 180k habitantes e considerando uma pessoa solteira:

Aluguel: [é bem fora de padrão, a cidade só começou a ter prédios com apartamentos há poucos anos, antes eram só 6 no máximo]
Apartamento comum - R$600 + R$200 de condomínio [já vi em bons condomínios por 600 reais total, com o condomínio incluso]
Casa de bom tamanho em bairro classe média - R$750~R$900 [casa com piscina e churrasqueira]
Casa grande em bairro de elite - R$1400+

Água + Luz + Internet: por volta de R$250

Comida (marmita caseira, no plano mensal): R$500

Financiamento de um carro de 30k usado: R$700

Gasolina: R$500

Atividade física: R$100

Lazer (lanche na sexta, barzinho no sábado, pizza no domingo): R$30+R$70+R$40 = R$140 x 4 no mês = R$560
[pode-se pensar em outras coisas, tipo: cinema somente R$15 reais a meia-entrada ou R$30 a inteira; motel: R$60 num quarto médio no melhor motel da cidade; balada: R$20 de entrada + o que você consumir]

Plano de Celular: R$40
[pago isso no Claro Flex 8GB]

Somando isso, considerando 1k de aluguel, dá na faixa de R$3.650.
Não sei quanto custa um plano de saúde pra um indivíduo de uns 30 anos, mas chuto uns R$500.
Então acho que uns R$5.000,00 aqui onde moro já é um salário ótimo, pois sobra uma grana pra guardar ou imprevistos e te permite frequentar os melhores lugares.
Pro padrão de vida daqui, é um salário bem acima da média. A maioria das pessoas vive de comércio ganhando R$1.300 no mês, pouca gente ganha acima de R$2.500.

Se tiver filhos e quiser colocar nos melhores colégios particulares aqui, soma-se R$1.200 por filho. Tudo bem que teriam outros gastos, subiria conta de energia, água, etc., mas é bem possível viver tranquilamente e com um ótimo padrão de vida aqui, numa família de 4 pessoas, com R$10.000.
 
Sim, meu colega, você está com uma visão bem deturpada. Olha os pcs das assinaturas, vê se tem 3090 em alguma delas. Pergunte a todos os usuários (aliás, já até deixo aqui a pergunta) se gastam com onlyfans, se compram iphone que lança e doa pra streamer aleatório.

Muito provavelmente você está consumindo conteúdo (seja artigos, livros, blogs, vídeos, stream ou o que quer que seja) de pessoas que fazem isso e acha que todo mundo faz isso. Não, não é bem assim. Por mais que eu pareça estar querendo denegrir sua imagem, não quero. Só quero que você entenda que você está numa bolha acreditando que todo mundo faz isso, quando na verdade isso é uma baita duma mentira.
Se tá falando de brasileiro ou de gringo? pq eu to falando de gringo, q inclusive falo todo dia, os caras gastam dinheiro a rodo de um jeito. Vai em forum gringo de hardware e olha as assinaturas, te faço o convite.
 
Se tá falando de brasileiro ou de gringo? pq eu to falando de gringo, q inclusive falo todo dia, os caras gastam dinheiro a rodo de um jeito. Vai em forum gringo de hardware e olha as assinaturas, te faço o convite.

Ao menos encontramos a bolha.

Eu te faço o convite de sair dos fóruns de lá e pesquisar como é a vida real do "average joe da américa".
 
Viver bem sozinho ou com família? Rapaz cada membro extra da família (filhos e agregados) costumam ter bons gastos com educação, saude, comida... mesmo vc com a sua patroa (que possue renda também) pode ser que não vivam tão bem, ou tenha uma vida padrão. Tudo isso varia também com a região em que se quer morar.
 
Se tá falando de brasileiro ou de gringo? pq eu to falando de gringo, q inclusive falo todo dia, os caras gastam dinheiro a rodo de um jeito. Vai em forum gringo de hardware e olha as assinaturas, te faço o convite.

Não sei que fórum você anda frequentando, mas estou praticamente todo dia no reddit e posso ver que na realidade os americanos mesmo com uma condição melhor que a nossa sempre buscam o melhor custo beneficio, ta cheio de gente la pedindo sobre melhores placas para full hd ou QHD, poucos estão ostentando RTX 3090 ou seja la o que for. Acho que realmente você esta vivendo em uma bolha em pensar que Americano compra sempre o mais caro e não esta nem ai pro dinheiro, ou que tem dinheiro infinito.
 
Não sei que fórum você anda frequentando, mas estou praticamente todo dia no reddit e posso ver que na realidade os americanos mesmo com uma condição melhor que a nossa sempre buscam o melhor custo beneficio, ta cheio de gente la pedindo sobre melhores placas para full hd ou QHD, poucos estão ostentando RTX 3090 ou seja la o que for. Acho que realmente você esta vivendo em uma bolha em pensar que Americano compra sempre o mais caro e não esta nem ai pro dinheiro, ou que tem dinheiro infinito.
Mas isso é em todo lugar do mundo, cxb sempre vende mais do que placa entusiasta.

ter peças caras de computador não torna a vida da pessoa melhor. Muita gente foca só em uma coisa na vida e não gasta em outras. Eu tenho carro e um AP e me sustento sozinho e não tenho grana pra montar um PC top. Mas ajudei um colega a montar um PC de 9 mil e ele só trabalha a 1 ano no primeiro emprego, ainda nem se formou, não tem carro e mora com os pais. Nessas condições qualquer pessoa que ganha R$1500 gasta 9 mil num pc tranquilamente, pq não tem outros gastos. Se olhar apenas nas nossas assinaturas pensaria que ele tem uma vida melhor, mas não.

Sua visão de "vida melhor" está bem deturpada. As vezes o cara só joga CSGO que é bem divertido e se diverte mais do que o cara que se stressa pra jogar lançamentos pesados e precisa ficar investindo fortunas em peças.
Não falei em nenhum momento que PC melhor = vida melhor, apenas que eles tem mais condições de comprarem as coisas, parece que tudo aqui se lê na ponta da língua. E de novo cara, você é conformado com a miséria, falando na boa mesmo, está assim e irá morrer assim e eu não tenho nada a ver com isso.
Ao menos encontramos a bolha.

Eu te faço o convite de sair dos fóruns de lá e pesquisar como é a vida real do "average joe da américa".
Com certeza é melhor que o brasileiro que ganha 5.000K por mês. A não ser que você queira forçar até o talo aí dizendo que os caras são poverélos também.
 
Para o brasileiro viver orgulhosamente bem, ele deve ganhar 100 mil por mês.

Explicação: manter o padrão aquisitivo do norteamericano.
 
Queria saber a idade do op.

Ta parecendo um outro usuario q queria morar sozinho mas tava preocupado se na casa nova teria disponibilidade de internet top :haha:

Certeza que é menino novo. Se for na casa dos 30 anos, a coisa tá muito feia...

Com certeza é melhor que o brasileiro que ganha 5.000K por mês. A não ser que você queira forçar até o talo aí dizendo que os caras são poverélos também.

Desisto.

Salva esse tópico pra ler daqui uns 5 anos, vai ser interessante pro seu crescimento pessoal. E vai ser engraçado você rindo de você mesmo pelas paradas que postava.
 
.
 
Última edição:
Esse tipo de tópico é praticamente inútil. O assunto é muito subjetivo, tem muito delírio, muita comparação bizarra, muita gente que vive em bolha. Há milionários que quebraram porque na cabeça deles viver bem é colecionar carros, mansões, helicópteros, pagar baladas pros parcas. E tem família brasileira por exemplo, que mora no interior de Portugal, cada um ganha um salário mínimo e acham que vivem muito bem.
Já começa totalmente errado colocando o "American way of life" super consumista de parâmetro. Também já se começa errado achando que todas as cidades brasileiras tem escola e saúde horríveis e que tem que incluir escola e plano de saúde de elite em qualquer orçamento.
Inúmeras pesquisas já mostram que o bem-estar/felicidade crescem junto com a renda até um limite, depois disso vira luxo e ostentação.
 
Certeza que é menino novo. Se for na casa dos 30 anos, a coisa tá muito feia...


Desisto.

Salva esse tópico pra ler daqui uns 5 anos, vai ser interessante pro seu crescimento pessoal. E vai ser engraçado você rindo de você mesmo pelas paradas que postava.
Reveja seus conceitos. Procure 1 dia de vida de um trabalhador lá nos EUA, programador, engenheiro, enfermeira, verá que eles vivem muito bem. Mas pelo visto você quer dar uma de sabichão, hehe, que pena, se viver bem é ter 5K no bolso, 15K deve ser rico então.

Esse tipo de tópico é praticamente inútil. O assunto é muito subjetivo, tem muito delírio, muita comparação bizarra, muita gente que vive em bolha. Há milionários que quebraram porque na cabeça deles viver bem é colecionar carros, mansões, helicópteros, pagar baladas pros parcas. E tem família brasileira por exemplo, que mora no interior de Portugal, cada um ganha um salário mínimo e acham que vivem muito bem.
Já começa totalmente errado colocando o "American way of life" super consumista de parâmetro. Também já se começa errado achando que todas as cidades brasileiras tem escola e saúde horríveis e que tem que incluir escola e plano de saúde de elite em qualquer orçamento.
Inúmeras pesquisas já mostram que o bem-estar/felicidade crescem junto com a renda até um limite, depois disso vira luxo e ostentação.
Deixei explícito no tópico que viver bem é ter um carro legal, comer fora, sair, ter eletrônicos atuais, mas os usuários decidiram dar a concepção de "viver bem" deles. Vocês dizem que o americano é consumista, concordo, mas pelo menos os caras vivem uma vida confortável.
 
Reveja seus conceitos. Procure 1 dia de vida de um trabalhador lá nos EUA, programador, engenheiro, enfermeira, verá que eles vivem muito bem. Mas pelo visto você quer dar uma de sabichão, hehe, que pena, se viver bem é ter 5K no bolso, 15K deve ser rico então.


Deixei explícito no tópico que viver bem é ter um carro legal, comer fora, sair, ter eletrônicos atuais, mas os usuários decidiram dar a concepção de "viver bem" deles. Vocês dizem que o americano é consumista, concordo, mas pelo menos os caras vivem uma vida confortável.
confortável com muitas ressalvas. Isso é no seu ponto de vista que prioriza mais o poder de compra. Sim, lá é sem dúvidas maior, mas o país é gigantesco pra generalizar, e a vida é muito mais do que ter bens ou não precisar cozinhar. Lá tem regiões que o aluguel subiu absurdamente ou que ta cheio de morador de rua, cidades mais perigosas que o RJ, tem muito gasto com plano de saúde, muita dívida com universidade.
Já um dinamarquês por exmeplo, dificilmente terá vários eletronicos atuais, um carro top, comerá fora constantemente, vai pagar uma infinidade de imposto, mas não vai pagar nada de educação, será pago pra estudar na universidade, terá uma licença maternidade-paternidade e seguro desemprego gigantes. Tudo é questão de saber o que você prefere. Se não souber o que quer, vai ficar refém do marketing das empresas e da cultura de ostentação.
 
Reveja seus conceitos. Procure 1 dia de vida de um trabalhador lá nos EUA, programador, engenheiro, enfermeira, verá que eles vivem muito bem. Mas pelo visto você quer dar uma de sabichão, hehe, que pena, se viver bem é ter 5K no bolso, 15K deve ser rico então.


Deixei explícito no tópico que viver bem é ter um carro legal, comer fora, sair, ter eletrônicos atuais, mas os usuários decidiram dar a concepção de "viver bem" deles. Vocês dizem que o americano é consumista, concordo, mas pelo menos os caras vivem uma vida confortável.
OP, tá feio já cara.. O propósito do tópico era discutir quanto os users acham que é necessário pra ter uma boa vida ou defender o estilo de vida americano?


cara, mas não dá pra ter carro legal, comer fora, sair e ter eletrônicos com 5K? óbvio que dá. 1500 o cara banca uma casa muito boa, 1000 reais um carro bem legal. mais 2500 pra comer e parcelar alguns eletrônicos. Óbvio que dá tranquilo. Só se o cara quiser trocar uma TV de 50 por uma de 80, Um UP por uma BMW, daí não, e nem precisa pra viver bem. Se cair no papo do marketing das empresas vc morre de depressão, mas a maioria das coisas que vendem por aí vc não precisa.

Vc vive melhor gastando 5K numa viagem de 15 dias do q comprando uma TV top. O estilo de vida é escolha da pessoa, alguns são mais caros outros mais baratos, pra mim é uma vida de merda viver comprando eletrônicos pra comparar com desconhecidos num fórum.

Nada contra seu ponto de vista amigo, inclusive admiro bastante pessoas que economizam mais. Eu mesmo não me considero um cara gastão.
Mas vários users aí já falaram, depende muito do lugar e da aspiração pessoal da pessoa. Não acho que exista nenhum problema se o sonho de consumo da pessoa for o último Iphone ou um carro importado, conheço várias pessoas super reguladas quanto a gastos que usam Iphone porque é o que elas curtem.
Até a própria ostentação é um estilo de vida, não é o meu, não é o seu, mas tem gente que vive assim e acha bonito, fazer o que?

Na minha opinião o problema mesmo do OP é que ele exagerou muito no tópico e com os comentários seguintes, para não dar o braço a torcer, saiu cada vez mais do chão. Simplesmente o propósito do tópico parece não ser sobre a renda adequada para se viver bem, mas sim a renda adequada para se viver a vida de uma celebridade.
 
Vocês tão discutindo algo subjetivo, nunca que vão chegar em um consenso.

A vida que o OP descreve é meio que vida de rico ou o famoso alto padrão.

Se for isso mesmo, dificilmente vai viver assim no BR com menos de 30k- 50k / mês.
(isso pra uma família)

Normalmente quem consegue ostentar e viver alto padrão nem vive de salário e não tá preocupado com o novo modelo de carro ou iPhone, o cara compra se quiser.

Conheço homens e mulheres na casa dos 30 anos que atingiram esse patamar de vida,

Apartamento ou casa , médio ou alto padrão (alugada ou própria)

Carro importado (Audi , BMW , MB, etc..) ou nacional completo do ano

Reserva investida em outras coisas além da atividade principal

Eletrônico do ano, roupas caras, etc...

Grana sobrando pra sair

As pessoas que eu conheço, se ferraram bastante na vida pra chegar nesse nível, normalmente são autônomos (muitos médicos e advogados) ou do ramo de negócios (alguns funcionários em cargo alto e funcionários públicos de alto escalão) e ganham no mínimo 15-20mil por mês, no mínimo do mínimo.

É o estilo de vida que você compra praticamente a maioria das coisas que quer (dependendo do que quiser é claro).

Se essa é a pergunta do OP, ta respondida.

Eu considero alto padrão, porque com o dólar desse jeito, querer trocar de celular e notebook (ou PC), quase todo ano, é algo bem caro.

Principalmente com smartphone de marca cara, custando 5-6mil na loja e notebook com config forte na casa dos 5k pra cima. Só aí já vai quase 1000 por mês só pra manter os eletrônicos.
 
Última edição:
Reveja seus conceitos. Procure 1 dia de vida de um trabalhador lá nos EUA, programador, engenheiro, enfermeira, verá que eles vivem muito bem. Mas pelo visto você quer dar uma de sabichão, hehe, que pena, se viver bem é ter 5K no bolso, 15K deve ser rico então.


Deixei explícito no tópico que viver bem é ter um carro legal, comer fora, sair, ter eletrônicos atuais, mas os usuários decidiram dar a concepção de "viver bem" deles. Vocês dizem que o americano é consumista, concordo, mas pelo menos os caras vivem uma vida confortável.

Reveja você os seus conceitos. Tu acha que todos os programadores, engenheiros e enfermeiros de lá vivem essa vida aí? AEOIUAEIOUAIOUE
Eu conheço enfermeiro aqui no Brasil que anda de Toro nova, mora em casa massa, pode fazer todas essas merdas aí que você considera como "viver bem", assim como conheço enfermeiro que rala pra caralho e não consegue. Pensa nas coisas que tu tá falando. Tá geral falando que você tá vivendo numa bolha e cada novo "argumento" que você traz só ressalta isso. Achar que todo mundo vive da mesma forma porque vive no mesmo país e tem a mesma profissão é de uma burrice sem tamanho, com todo respeito.

Como já falei, você deve ser menino novo. Com o tempo vai entender o que estamos falando aqui. Ainda traz uma pirâmide de Maslow pra falar bem da "vida americana". lol

Aí ainda quer meter banca de "deixei explícito no tópico o que é viver bem", sendo que falou de "um cidadão médio americano". Caralho, com pouco de pesquisa você vê que não, o "cidadão médio americano" não vive dessa forma que tu falou.

E sim, os users estão trazendo a concepção de viver bem deles porque a porra do conceito de viver bem é subjetivo, simples assim. Viver bem pra mim não é essas merdas que você falou. Aí você não quer dar o braço a torcer com essa arrogância de moleque novo e fica falando mais besteira ainda.

Mas vamos lá então, pra você ficar felizão e sair comemorando: com 30k você consegue "viver bem" no seu padrão. Satisfeito?

Maluco cria o tópico com o tópico "qual o mínimo de salário que alguém deve ter para viver bem no Brasil" e acha que geral vai concordar que "viver bem" é ter "eletrônicos atuais e carro legal". kkkkkkk
:genio:
 
OP, tá feio já cara.. O propósito do tópico era discutir quanto os users acham que é necessário pra ter uma boa vida ou defender o estilo de vida americano?




Nada contra seu ponto de vista amigo, inclusive admiro bastante pessoas que economizam mais. Eu mesmo não me considero um cara gastão.
Mas vários users aí já falaram, depende muito do lugar e da aspiração pessoal da pessoa. Não acho que exista nenhum problema se o sonho de consumo da pessoa for o último Iphone ou um carro importado, conheço várias pessoas super reguladas quanto a gastos que usam Iphone porque é o que elas curtem.
Até a própria ostentação é um estilo de vida, não é o meu, não é o seu, mas tem gente que vive assim e acha bonito, fazer o que?

Na minha opinião o problema mesmo do OP é que ele exagerou muito no tópico e com os comentários seguintes, para não dar o braço a torcer, saiu cada vez mais do chão. Simplesmente o propósito do tópico parece não ser sobre a renda adequada para se viver bem, mas sim a renda adequada para se viver a vida de uma celebridade.
Tá escrito no primeiro post, viver bem, uma foto, logo abaixo o que eu considero viver bem, a ideia seria pra estipular um salário de qt q tem q ter pra viver naquele contexto que eu falei, pq sabia q se falasse 'viver bem' ia terminar em uma subjetividade absurda.
Vocês tão discutindo algo subjetivo, nunca que vão chegar em um consenso.

A vida que o OP descreve é meio que vida de rico ou o famoso alto padrão.

Se for isso mesmo, dificilmente vai viver assim no BR com menos de 30k- 50k / mês.
(isso pra uma família)

Normalmente quem consegue ostentar e viver alto padrão nem vive de salário e não tá preocupado com o novo modelo de carro ou iPhone, o cara compra se quiser.

Conheço homens e mulheres na casa dos 30 anos que atingiram esse patamar de vida,

Apartamento ou casa , médio ou alto padrão (alugada ou própria)

Carro importado (Audi , BMW , MB, etc..) ou nacional completo do ano

Reserva investida em outras coisas além da atividade principal

Eletrônico do ano, roupas caras, etc...

Grana sobrando pra sair

As pessoas que eu conheço, se ferraram bastante na vida pra chegar nesse nível, normalmente são autônomos (muitos médicos e advogados) ou do ramo de negócios (alguns funcionários em cargo alto e funcionários públicos de alto escalão) e ganham no mínimo 15-20mil por mês, no mínimo do mínimo.

É o estilo de vida que você compra praticamente a maioria das coisas que quer (dependendo do que quiser é claro).

Se essa é a pergunta do OP, ta respondida.

Eu considero alto padrão, porque com o dólar desse jeito, querer trocar de celular e notebook (ou PC), quase todo ano, é algo bem caro.

Principalmente com smartphone de marca cara, custando 5-6mil na loja e notebook com config forte na casa dos 5k pra cima. Só aí já vai quase 1000 por mês só pra manter os eletrônicos.
Exatamente. Não acho que 15K é vida de rico, mas ok...
 
Tá escrito no primeiro post, viver bem, uma foto, logo abaixo o que eu considero viver bem, a ideia seria pra estipular um salário de qt q tem q ter pra viver naquele contexto que eu falei, pq sabia q se falasse 'viver bem' ia terminar em uma subjetividade absurda.

Exatamente. Não acho que 15K é vida de rico, mas ok...
Na verdade nem há consenso sobre o conceito de "rico". Se levar ao pé da letra, de alguém que tem e esbanja muito, 15k é pouco mesmo. Mas se definirmos como alguém cuja renda e posses superam a maioria da população do mundo, ou de um país, aí qualquer um que ganhe 6k+ já está no top 10%. E mesmo assim tem suas ressalvas por causa de gastos e dívidas , o Nicolas Cage foi multi milionário mas quebrou de tanto imóvel de luxo que adquiriu, quis comprar até osso de dinossauro
 
Tá escrito no primeiro post, viver bem, uma foto, logo abaixo o que eu considero viver bem, a ideia seria pra estipular um salário de qt q tem q ter pra viver naquele contexto que eu falei, pq sabia q se falasse 'viver bem' ia terminar em uma subjetividade absurda.

Exatamente. Não acho que 15K é vida de rico, mas ok...

Real ta muito desvalorizado.

Se pegar o quanto um americano médio ganha por mês, sei lá vou chutar: 2500 dólares

Teria que multiplicar por 5x pra ter um poder de compra parecido, considerando eletrônicos, carros, roupas,etc..

Dá 12500, bem perto do que falamos (15k).
 
Tá escrito no primeiro post, viver bem, uma foto, logo abaixo o que eu considero viver bem, a ideia seria pra estipular um salário de qt q tem q ter pra viver naquele contexto que eu falei, pq sabia q se falasse 'viver bem' ia terminar em uma subjetividade absurda.

Resumindo: o nome do tópico deveria ser "qual o mínimo de salário que alguém deve ter para viver do jeito que eu considero viver bem".
 
Mas daí o assunto é outro, é satisfazer algum desejo específico, não viver bem. Se eu curtir possuir barcos tenho que ganhar muito mais que o cara que curte jogar videogame.

Ele está considerando suas próprias vontades como se fosse um padrão de vida universal. Tem gente que curte gastar 200K num motor-home e viver na estrada. Tem gente que curte dar a volta ao mundo num veleiro. conheço gente que o objetivo de vida era simplesmente ser mãe ou pai. Varia muito. Ele está imerso numa bolha e esquece que existe outros mundos.
Mas aí é que tá, o conceito de viver bem tá lá, é conseguir viver de forma digna e fazer sobrar um dinheirinho pra investir naquilo que você gosta. A diferença é que se aquilo que tu gosta é mais caro o pé-de-meia vai ter que ser maior, e consequentemente mais demorado, no caso do barco, bem mais demorado.

Mas de fato o OP está na bolha, o que ele sugeriu ali foi muito além de sobrar um dinheirinho pra investir nos passatempos dele, passa longe até da própria ostentação, ele quer é vida de famoso, como já disse kk.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo