• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Sim, eu recomendo começar pelo CO e depois ajustar os limites do PBO.

Se você aumentar o boost override, pode ser necessário diminuir o CO em alguns ticks nos melhores núcleos, o PBO vai tentar dar um boost maior e portanto o núcleo pode precisar de mais tensão (o undervolt pode "segurar" o núcleo).

Quais valores sugere para um start aqui?
 
-5 nos núcleos bons.
-10 nos núcleos normais.


Opa valeu, mas infelizmente não da jeito só faz subir temperatura sem falar no bsod que tive jogando flight simulator , tenho usado override + offset 1.31v em carga normal, 1.29 em cinebench por exemplo mantendo o PBO normal, 5025mhz em single, 4.650 em heavy load, ja tentei usar varias vezes usar o vcore em auto mas não tem jeito se só fosse o aumento de temperatura, até aceitaria porque alterou muito pouco, mas é caso de BSOD.
 
Opa valeu, mas infelizmente não da jeito só faz subir temperatura sem falar no bsod que tive jogando flight simulator , tenho usado override + offset 1.31v em carga normal, 1.29 em cinebench por exemplo mantendo o PBO normal, 5025mhz em single, 4.650 em heavy load, ja tentei usar varias vezes usar o vcore em auto mas não tem jeito se só fosse o aumento de temperatura, até aceitaria porque alterou muito pouco, mas é caso de BSOD.

Deixa a tensão no automático (ele vai jogar dinâmicamente até 1.50v no regulador de tensão da CPU, não necessariamente o núcleo está recebendo 1.50v).

Fixa os limites do PBO no padrão da sua CPU (PPT 142/ TDC 95/ EDC 140), dessa forma a temperatura e consumo permanecerá conforme stock.

Então começe a alterar os ticks do CO até encontrar o ponto de estabilidade, se está difícil estabilizar comece com -5 em todos os núcleos.

Quando encontrar os valores mais negativos que cada núcleo da sua CPU suporta sem perder estabilidade, pode começar a alterar os limites do PBO.
 
Deixa a tensão no automático (ele vai jogar dinâmicamente até 1.50v no regulador de tensão da CPU, não necessariamente o núcleo está recebendo 1.50v).

Fixa os limites do PBO no padrão da sua CPU (PPT 142/ TDC 95/ EDC 140), dessa forma a temperatura e consumo permanecerá conforme stock.

Então começe a alterar os ticks do CO até encontrar o ponto de estabilidade, se está difícil estabilizar comece com -5 em todos os núcleos.

Quando encontrar os valores mais negativos que cada núcleo da sua CPU suporta sem perder estabilidade, pode começar a alterar os limites do PBO.

Você colocou algum OC para sobrepor? Tipo aquele 100mhz 50mhz notei que se colocar pra chegar aos 5.025 em single ele é o causador dos picos do vcore.
 
Você colocou algum OC para sobrepor? Tipo aquele 100mhz 50mhz notei que se colocar pra chegar aos 5.025 em single ele é o causador dos picos do vcore.

No início não, só recomendo usar o Max boost override após encontrar um CO estável.
 
Deixa a tensão no automático (ele vai jogar dinâmicamente até 1.50v no regulador de tensão da CPU, não necessariamente o núcleo está recebendo 1.50v).

Fixa os limites do PBO no padrão da sua CPU (PPT 142/ TDC 95/ EDC 140), dessa forma a temperatura e consumo permanecerá conforme stock.

Então começe a alterar os ticks do CO até encontrar o ponto de estabilidade, se está difícil estabilizar comece com -5 em todos os núcleos.

Quando encontrar os valores mais negativos que cada núcleo da sua CPU suporta sem perder estabilidade, pode começar a alterar os limites do PBO.

Estou começando a brincar com o meu 5800X, mas vou ter que trocar a refrigeração.
Esse H150i PRO XT está dando conta tranquilamente do seu 5900X?
 
Pessoal meu 5800x junto com o Corsair H100i V2 está pegando nos jogos máxima de 70ºC e rodando o Cinebench ele chega nos 85ºC, está tudo conforme veio de fábrica, só alterei o "XMP", devo me preocupar com essas temps ou deixo quieto?
 
Pessoal meu 5800x junto com o Corsair H100i V2 está pegando nos jogos máxima de 70ºC e rodando o Cinebench ele chega nos 85ºC, está tudo conforme veio de fábrica, só alterei o "XMP", devo me preocupar com essas temps ou deixo quieto?

Jogando esta como?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou começando a brincar com o meu 5800X, mas vou ter que trocar a refrigeração.
Esse H150i PRO XT está dando conta tranquilamente do seu 5900X?

Dá sim.

Com TDP padrão de 105W e tensão auto (1.50v).

CB R20 Multi bate 66 graus no máximo, jogos 70 graus no máximo.

Temperatura ocioso depende muito da temperatura ambiente, aqui no verão a maioria dos dias fica 38 a 40 graus ocioso.

Em dias frios cai pra 32 a 34.

O 5800X é mais quente que o 5600X e 5900X pois tem maior densidade térmica por mm2 (8 núcleos por CCD vs 6 núcleos por CCD).

O 5950X também tem 8 núcleos por CCD mas ele é top bin (é o melhor silício, maior eficiência, tipo o i9 9900KS).
 
Última edição:
Jogando esta como?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Dá sim.

Com TDP padrão de 105W e tensão auto (1.50v).

CB R20 Multi bate 66 graus no máximo, jogos 70 graus no máximo.

Temperatura ocioso depende muito da temperatura ambiente, aqui no verão a maioria dos dias fica 38 a 40 graus ocioso.

Em dias frios cai pra 32 a 34.

O 5800X é mais quente que o 5600X e 5900X pois tem maior densidade térmica por mm2 (8 núcleos por CCD vs 6 núcleos por CCD).

O 5950X também tem 8 núcleos por CCD mas ele é top bin (é o melhor silício, maior eficiência, tipo o i9 9900KS).

Em média jogando fica uns 60ºC, dependendo do jogo, chega até uns 70ºC
 
Sim, esta tudo do jeito que veio de fábrica, em single ta pegando 4850Mhz em multi pega uns 4600~4700Mhz.

Creio que 85 graus que você vê atingir não seja em stock. O PBO provavelmente subiu o PPT.

Mas de qualquer forma, 4.7 all core batendo 85 graus está dentro do que a maioria tem atingido.
 
Creio que 85 graus que você vê atingir não seja em stock. O PBO provavelmente subiu o PPT.

Mas de qualquer forma, 4.7 all core batendo 85 graus está dentro do que a maioria tem atingido.

Bom, fiz as alterações o single aumentou muito, to voando no simulador as vezes passo horas a fio vc considera estes vcores seguros? Vlw a força ai.

nmuhu17.png
 
Bom, fiz as alterações o single aumentou muito, to voando no simulador as vezes passo horas a fio vc considera estes vcores seguros? Vlw a força ai.

nmuhu17.png

Não vejo problema, pela spec da AMD é normal.

Mas lembrando que não ocorre 1.50v em todos núcleos ao mesmo tempo.
 
Deixa a tensão no automático (ele vai jogar dinâmicamente até 1.50v no regulador de tensão da CPU, não necessariamente o núcleo está recebendo 1.50v).

Fixa os limites do PBO no padrão da sua CPU (PPT 142/ TDC 95/ EDC 140), dessa forma a temperatura e consumo permanecerá conforme stock.

Então começe a alterar os ticks do CO até encontrar o ponto de estabilidade, se está difícil estabilizar comece com -5 em todos os núcleos.

Quando encontrar os valores mais negativos que cada núcleo da sua CPU suporta sem perder estabilidade, pode começar a alterar os limites do PBO.

Após encontrar limite de cada núcleo em stock, como seria melhor para começar ajustar os limites do PBO? Acredito que aqui seria o teste até onde não extrapole muito as temperaturas?

Após chegar em um limite tolerável, já com CO ajustado, limites PBO ajustado, se tiver espaço é só colocar mais um MHz no maxboost?
 
Após encontrar limite de cada núcleo em stock, como seria melhor para começar ajustar os limites do PBO? Acredito que aqui seria o teste até onde não extrapole muito as temperaturas?

Após chegar em um limite tolerável, já com CO ajustado, limites PBO ajustado, se tiver espaço é só colocar mais um MHz no maxboost?

Apenas pra ir atualizando os testes enfim, joguei grande maioria para 18 dos primeiros núcleos, desativei os limites de PBO auto OC em 200mhz , o melhor núcleo -14 ainda tentarei -15 e para completar notei que ao desativar os limites de PBO meu pico ficou em 142w sem falar que acalmou os picos de vcore tendo ficado com 15,762 pontos no Cinebench R23 e 1643 em single.

kl1P0PV.png
 
Última edição:
Após encontrar limite de cada núcleo em stock, como seria melhor para começar ajustar os limites do PBO? Acredito que aqui seria o teste até onde não extrapole muito as temperaturas?

Após chegar em um limite tolerável, já com CO ajustado, limites PBO ajustado, se tiver espaço é só colocar mais um MHz no maxboost?

Pode seguir dessa forma, apenas atenção que pode ser necessário reduzir alguns ticks do CO após colocar alguns MHz no Max boost.
 
Desculpa a pergunta meio leiga, mas por exemplo p quem só joga e talvez streama, fazer isso ajuda bastante na questão ganho de FPS? E se sim, saberia me dizer +/- uma média? valeuuuu
 
Desculpa a pergunta meio leiga, mas por exemplo p quem só joga e talvez streama, fazer isso ajuda bastante na questão ganho de FPS? E se sim, saberia me dizer +/- uma média? valeuuuu

Em jogos, vai notar diferença em cenários CPU bound.

Um cenário em que isso vai te ajudar é caso você faça stream usando CPU enquanto joga em CPUs mais "modestas" (6 ou 8 núcleos).
 


não sei se alguém viu esse vídeo, porem ainda mais de querer saber o quão ele pode agregar para nós ou o que pode está errado nele em base nesse guia do tópico.
Vlw
 
Última edição:


não sei se alguém viu esse vídeo, porem ainda mais de querer saber o quão ele pode agregar para nós ou o que pode está errado nele em base nesse guia do tópico.
Vlw


São abordagens similares, mas com algumas diferenças.

Eu não gosto de sugerir aos usuários colocar valores "altos", como PPT 300W (mesmo sabendo que o TDC e EDC vão segurar) e scaler 10X (há discussões que pode danificar o chip no longo prazo).

Esse tipo de ajuste prefiro ensinar o básico e deixar o usuário com o tempo afinando conforme ele conhecer mais do assunto com suas próprias pesquisas.
 
São abordagens similares, mas com algumas diferenças.

Eu não gosto de sugerir aos usuários colocar valores "altos", como PPT 300W (mesmo sabendo que o TDC e EDC vão segurar) e scaler 10X (há discussões que pode danificar o chip no longo prazo).

Esse tipo de ajuste prefiro ensinar o básico e deixar o usuário com o tempo afinando conforme ele conhecer mais do assunto com suas próprias pesquisas.

No vídeo ele diz RYZEN 3000, está funcionando neles também? esse método que você ensinou no topic?
 
No vídeo ele diz RYZEN 3000, está funcionando neles também? esse método que você ensinou no topic?

O Ryzen 3000 faz todos ajustes do tópico, exceto o CO.

Eu não sei dizer se o algoritmo de boost é o mesmo e teria o mesmo comportamento, pois a AMD fez questão de chamar o recurso como "PBO2" nos Ryzen 5000.

Pode ser que funcione de maneira similar, mas como eu não pude testar os resultados em um Ryzen 3000, preferi não colocar algo no tópico do qual não tenho conhecimento.
 
Última edição:
@RHBH
salve man..
cheguei a mandar ticket pra asrock perguntando sobre agesa 1.2.x.x..

e tive a resposta que não tem nem previsão de lançarem.

compensa brincar com o PBO(1), ou fico safe no Undervolt com core fixo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo