[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

@RHBH
salve man..
cheguei a mandar ticket pra asrock perguntando sobre agesa 1.2.x.x..

e tive a resposta que não tem nem previsão de lançarem.

compensa brincar com o PBO(1), ou fico safe no Undervolt com core fixo?

Acho que a vale a pena testar sim, mesmo com PBO1 era possível esticar os clocks, mas até onde sei, sem o CO não tem como aumentar a eficiência e ter ganho de performance sem aumentar consumo/temperatura.

Mas no fim qual resultado vale a pena depende dos resultados que você medir e temperaturas que você considerar aceitável.

Talvez um ajuste no PBO com um leve undervolt tenha performance melhor (especialmente em single) que clock/vcore fixo sem aumentar muito as temperaturas.
 
São abordagens similares, mas com algumas diferenças.

Eu não gosto de sugerir aos usuários colocar valores "altos", como PPT 300W (mesmo sabendo que o TDC e EDC vão segurar) e scaler 10X (há discussões que pode danificar o chip no longo prazo).

Esse tipo de ajuste prefiro ensinar o básico e deixar o usuário com o tempo afinando conforme ele conhecer mais do assunto com suas próprias pesquisas.

Você está correto, até agora não entendi muito sobre esse scaler, um fato curioso é toda vez que tento usar em 10x ele reinicia.
 
Estou melhorando o CO aqui, alguém como 5800x como está o de vcs?
Ontem coloquei em -7 em todos Cores, bem estável.
Problema que mesmo com um WC360 da picos de 80 graus com gabinete todo aberto.
A média de temp fica em 70.

Preciso ver como descobrir os melhores cores.
 
  • Curtir
Reações: Tyr
Como eu identifico os Cores bons?

Vc consegue ver os melhores cores com o Ryzen Master
O4Ts8BO.png
 
Uma dúvida, quanto mais negativo o CO (e estável, claro), melhor?
 
Uma dúvida, quanto mais negativo o CO (e estável, claro), melhor?

Para tirar o maior proveito do núcleo (maior clock) sim.

Quanto mais negativo maior o clock que ele tenta alcançar (pensa como um overclock mas sem aumentar a tensão).
 
Para tirar o maior proveito do núcleo (maior clock) sim.

Quanto mais negativo maior o clock que ele tenta alcançar (pensa como um overclock mas sem aumentar a tensão).

Aproveitando a dúvida do Snap, me gerou outra dúvida. Quanto mais eu subir o "Max CPU Boost", em teoria, eu teria que deixar os TICKS de cada nucleo no CO "menos negativos" para se manter estável, correto? O que vale mais a pena, tentar deixar o "Max CPU Boost" em 0 e tentar alcançar a maior "curva negativa" dos núcleos, ou encontrar um equilibrio entre os dois?
 
Para tirar o maior proveito do núcleo (maior clock) sim.

Quanto mais negativo maior o clock que ele tenta alcançar (pensa como um overclock mas sem aumentar a tensão).
A diferença de dar UV pra aumentar o PBO e o CO, é só poder customizar os cores individualmente?
 
A diferença de dar UV pra aumentar o PBO e o CO, é só poder customizar os cores individualmente?

Unvervolt tradicional você reduz a tensão no regulador de tensão da CPU.

CO você altera a curva de boost para a CPU trabalhar em frequências maiores na mesma tensão.

PBO altera os limites de operação da CPU, aumentando ou diminuindo as características do soquete e VRM.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aproveitando a dúvida do Snap, me gerou outra dúvida. Quanto mais eu subir o "Max CPU Boost", em teoria, eu teria que deixar os TICKS de cada nucleo no CO "menos negativos" para se manter estável, correto? O que vale mais a pena, tentar deixar o "Max CPU Boost" em 0 e tentar alcançar a maior "curva negativa" dos núcleos, ou encontrar um equilibrio entre os dois?

O max CPU boost pode aumentar o boost single core, mas se for necessário reduzir os ticks do CO, pode haver perda de boost multi core.

Acho que nós cenários do dia a dia, jogos, single core é mais vantajoso.

Em aplicações profissionais, multi core é mais vantajoso.
 
Unvervolt tradicional você reduz a tensão no regulador de tensão da CPU.

CO você altera a curva de boost para a CPU trabalhar em frequências maiores na mesma tensão.

PBO altera os limites de operação da CPU, aumentando ou diminuindo as características do soquete e VRM.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O max CPU boost pode aumentar o boost single core, mas se for necessário reduzir os ticks do CO, pode haver perda de boost multi core.

Acho que nós cenários do dia a dia, jogos, single core é mais vantajoso.

Em aplicações profissionais, multi core é mais vantajoso.

To usando o "Max CPU Boost" em 125mhz e o CO acho que em -15 e -20 (preciso ver, talvez tenha diminuido um pouco para ganhar establidade). Você acha que pensando somente em jogos CPU Bound, compensa eu tentar alcançar a curva negativa que eu consiga estabilidade usando +200mhz? Uma coisa que nunca mexi foi nos valores de EDC e etc, sempre deixei padrão. E o scalar também sempre em automático.
 
To usando o "Max CPU Boost" em 125mhz e o CO acho que em -15 e -20 (preciso ver, talvez tenha diminuido um pouco para ganhar establidade). Você acha que pensando somente em jogos CPU Bound, compensa eu tentar alcançar a curva negativa que eu consiga estabilidade usando +200mhz? Uma coisa que nunca mexi foi nos valores de EDC e etc, sempre deixei padrão. E o scalar também sempre em automático.


Você tem que testar e ver se sua CPU de fato está atingindo o max boost que você configurou.

Se não está conseguindo atingir o máximo com +125, mudar para +200 não vai adiantar, as vezes seu silício não é capaz de atingir isso.

Tem que pensar nisso como um gráfico com curva.

No 5800X o boost máximo é 4750 por padrão se não estou enganado.

Então pense que com 1.50v ele vai tentar 4.75GHz.

Se tu subir o max boost em +50MHz ele vai tentar 4.8GHz com 1.50v.

+100MHz vai tentar 4.85 com 1.50v e por aí vai.
 
Você tem que testar e ver se sua CPU de fato está atingindo o max boost que você configurou.

Se não está conseguindo atingir o máximo com +125, mudar para +200 não vai adiantar, as vezes seu silício não é capaz de atingir isso.

Tem que pensar nisso como um gráfico com curva.

No 5800X o boost máximo é 4750 por padrão se não estou enganado.

Então pense que com 1.50v ele vai tentar 4.75GHz.

Se tu subir o max boost em +50MHz ele vai tentar 4.8GHz com 1.50v.

+100MHz vai tentar 4.85 com 1.50v e por aí vai.

Então, monitorando pelo Hwinfo sobe sim, ta pegando 5.000ghz em todos os nucleos jogando. Quando usava +150mhz tava pegando um pouco mais, mas desci pra 125mhz porque as vezes meu jogo freezava, não sei se por conta disso ou foi coincidência.
 
tow avaliando minha config do guia com o 5800x e conseguir manda o CO de todos os nucleos em -30 🤔, testando de pouco em pouco como mesmo fala, e ainda conseguir reduzir a tensao padrao uns -0.32 offset + 75 mhz do boost max .. ele ta batendo 4.925 em single e 4.750 em multi... usando no max 1.425 de vcore , tow ate estranhando esta pegando de boa.. mais n mexi na parte do PBO ainda , usando o padrao ainda, a questao eh, daria pra eu ter ainda alguma melhorar usando isso, tanto performance como temperatura ?! nao entendi mt as alteraçoes do PBO se tem q ir diminuindo td tbm, que nem o CO aquela parte do limites personalizados como exemplo , ainda nao entendi direito..
aceitando sugestoes?!

Vlw =)
 
Ontem encontrei uma ferramenta nova para testar estabilidade de cada core dos Ryzens, se chama CoreCycler, pelo o que entendi faz a função do Switcher thread, abre uma instancia do prime e testa cada núcleo individual, parece mais fácil de usar, apenas baixar e executar, não sei bem ainda, estou testando, pois não consegui estabilidade no meu CO, após umas 2 horas tenho erros nos núcleos temperatura 75ºC, estou baixando 1 tick cada núcleo, testando e vamos ver como que vai ficando.
 
Última edição:
O que acham do Occt versão 8 para analisar cada núcleo? Ele faz um teste de estresse e gera um log separado de cada núcleo, então se tiver erro em algum núcleo separado, ele detecta e avisa exatamente o núcleo. Alguém aí está usando??
 
pessoalmente, acho que não vale a pena fritar o processador com esses aplicativos que forçam instruções gastadoras como AVX2 em diante, isso porque o uso dessas instruções já existe em aplicativos específicos e é mais interessante gastar tempo com algo útil do que forçar ao limite máximo correndo o risco de degradar o frágil silício. No AIDA64 já tem testes de FPU pesados o suficiente e não precisa passar horas ou dias. Se estiver instável, basta testar nos aplicativos que usa no dia a dia tomando o cuidado com dados importantes, porque em overclock a máquina pode travar ou reiniciar sem aviso.

evitem temperaturas acima dos 74C e invistam em refrigeração robusta (air coolers dual torre ou hidro de 280mm ou mais) , com gabinetes maiores e do tipo mesh.
 
pessoalmente, acho que não vale a pena fritar o processador com esses aplicativos que forçam instruções gastadoras como AVX2 em diante, isso porque o uso dessas instruções já existe em aplicativos específicos e é mais interessante gastar tempo com algo útil do que forçar ao limite máximo correndo o risco de degradar o frágil silício. No AIDA64 já tem testes de FPU pesados o suficiente e não precisa passar horas ou dias. Se estiver instável, basta testar nos aplicativos que usa no dia a dia tomando o cuidado com dados importantes, porque em overclock a máquina pode travar ou reiniciar sem aviso.

evitem temperaturas acima dos 74C e invistam em refrigeração robusta (air coolers dual torre ou hidro de 280mm ou mais) , com gabinetes maiores e do tipo mesh.

Eu concordo contigo, por isso no guia eu sugeri o uso de Small FFT sem AVX.
 
Eu concordo contigo, por isso no guia eu sugeri o uso de Small FFT sem AVX.
Então, no OCCT em "conjunto de instruções" eu posso selecionar SSE, AVX e AVX2... O padrão é "Auto", devo selecionar SSE?

O bom do OCCT é que é tudo em um, é literalmente clicar em "run" deixar fazendo ai que se tiver algum núcleo instável ele mesmo já mostra, sem precisar ficar mexendo em nada, gostei pela praticidade. Também posso selecionar teste extremo ou normal, e outras opçõezinhas.
 
Então, no OCCT em "conjunto de instruções" eu posso selecionar SSE, AVX e AVX2... O padrão é "Auto", devo selecionar SSE?

O bom do OCCT é que é tudo em um, é literalmente clicar em "run" deixar fazendo ai que se tiver algum núcleo instável ele mesmo já mostra, sem precisar ficar mexendo em nada, gostei pela praticidade. Também posso selecionar teste extremo ou normal, e outras opçõezinhas.

Sim, pode usar SSE.
 
Em primeiro lugar, parabens pelo guia. Extremamente bem feito!
Mantendo todas as demais configurações em stock, consegui chegar no seguinte (5600x, segunda coluna é o score do core pelo CTR)

CoresCTRFINAL
C1125-30
C2137-17
C3129-29
C4140-16
C5140-16
C6133-27

Para todos os cores eu consigo rodar dia a dia e até games com curvas mais negativas em 2-3 ticks porém sem 100% de estabilidade no teste mais torturante do prime95 (Small FFTs AVX Disabled 2T, sim 2T para ocupar as duas threads do core, isso eu percebi que é até mais exigente que o 1T recomendado no artigo)

Estou rodando com o PPT stock como já mencionei, que no caso do 5600x é 76W (no artigo esta incorreto como 88W).
Vou tentar abaixar um pouco o PPT para coisa de 65W e ver se consigo abaixar mais a curva.
Estou rodando numa mobo TUF-GAMING-X570-PLUS-BR com o cooler da AMD Wraith Prism.

Em relação a temperaturas:
-idle em ~40c
-tarefas básicas no windows ~45c
-games ~60c
-tortura do prime fica em ~70c

Curioso para saber o que outros guerreiros conseguiram.
Abraços!
 
Então, no OCCT em "conjunto de instruções" eu posso selecionar SSE, AVX e AVX2... O padrão é "Auto", devo selecionar SSE?

O bom do OCCT é que é tudo em um, é literalmente clicar em "run" deixar fazendo ai que se tiver algum núcleo instável ele mesmo já mostra, sem precisar ficar mexendo em nada, gostei pela praticidade. Também posso selecionar teste extremo ou normal, e outras opçõezinhas.
consegue me passar um norte dos numeros que usou em todo o processo, temos o mesmo CPU , MBs parecidas , e seus resultados de 5.0 enxem os olhos de qualquer um rsrss

Sim, pode usar SSE.
FINALMENTE SAIU MINHA AGESA 1.2
quando já estava com duas opcoes de mobos boletadas..
hj a noite começo a guerra.
 
Desculpa a pergunta meio leiga, mas por exemplo p quem só joga e talvez streama, fazer isso ajuda bastante na questão ganho de FPS? E se sim, saberia me dizer +/- uma média? valeuuuu
Teoricamente Sim, pq gastanto menos energia, gera menos temperatura.
Com menos energia sendo gasta e menos temperatura, a CPU consegue rodar com maior boost.
 
Estou utilizando assim, há um bom tempo já, sem erros ou qualquer coisa do tipo:

YtLWZk.jpg
yS5NRU.jpg


Na minha bios, os núcleos aparecem de 0 a 7 e não de 1 a 8. Então levando em consideração isso, para você entender, meus melhores núcleos (segundo RM e Hwinfo) são o 1 e o 5 (considerando de 0 a 7), então coloquei -20 nos meus dois melhores núcleos e -25. Usei por muito tempo assim para jogar, diria que mais de um mês, e não tive qualquer tipo de erro, crash ou qualquer instabilidade do tipo. Porrem testando no OCCT ele me reportou instabilidade no núcleo 2 e 6 (também considerando de 0 a 7 os núcleos), e ai diminui o 2 para -20 também e o 6 tive que diminuir para -15 para parar de acusar erro lá. Enfim, aqui ficou muito estável dessa forma, e ver os relógios baterem 5.0ghz é muito satisfatório hahahaha! Depois posta seus resultados!!!
 
Estou utilizando assim, há um bom tempo já, sem erros ou qualquer coisa do tipo:

YtLWZk.jpg
yS5NRU.jpg


Na minha bios, os núcleos aparecem de 0 a 7 e não de 1 a 8. Então levando em consideração isso, para você entender, meus melhores núcleos (segundo RM e Hwinfo) são o 1 e o 5 (considerando de 0 a 7), então coloquei -20 nos meus dois melhores núcleos e -25. Usei por muito tempo assim para jogar, diria que mais de um mês, e não tive qualquer tipo de erro, crash ou qualquer instabilidade do tipo. Porrem testando no OCCT ele me reportou instabilidade no núcleo 2 e 6 (também considerando de 0 a 7 os núcleos), e ai diminui o 2 para -20 também e o 6 tive que diminuir para -15 para parar de acusar erro lá. Enfim, aqui ficou muito estável dessa forma, e ver os relógios baterem 5.0ghz é muito satisfatório hahahaha! Depois posta seus resultados!!!
mto obrigado por compartilhar.. provavelmente hj a noite ja dou um feedback aqui..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo