[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início
Muito bom seus resultados hein! Obrigado por compartilhar.

Vou repetir os testes sem a parte da frente do gabinete pra ver. Aqui a temperatura ambiente está 32ºC hoje, moro em São Paulo.

O water cooler é um Cooler Master 240mm. Pelo que pesquisei ele até que é bom, mas como vc disse, pode ser a instalação tbm, vou dar uma olhada. Mas notei uma coisa ontem, um pequeno ruído vindo da bomba, parece um chiado, que aparece só às vezes. Já entrei em contato com a garantia pra ver o que pode ser, tem pouco tempo de uso. Ah, e a pasta térmica que uso é da SnowDog, foi trocada não tem 1 mês ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@insanee420 fiz mais um teste, agora sem o painel frontal e sem filtro de poeira:

Teste 4: -30 All Core e -0.125mv (Gabinete sem painel frontal) : 9880 pts
30-All-Core-e-0-125mv-1-aberto-9880-pts.png
30-All-Core-e-0-125mv-2-aberto-9880-pts.png
Mesmo a 32c creio que era pra dar um resultado melhor com apenas 76w, achei que tirando a frente do gabinete daria uma redução maior que esses ~4c (já vi casos aqui de 15c de diferença kkkk)

Talvez uma curva de fans mais agressiva pro WC e pro gabinete possa ajudar também (eu gosto do software Fan Control pra mexer nisso) a depender da rotação atual que os fans tão mantendo aí, e essa pasta térmica é boa, restaria saber se a aplicação tá ok (cobrindo o CPU todo) e se a pressão na montagem também tá ok, verificado isso tudo aí fico sem mais nada pra recomendar de teste, se tivesse um AC em mãos seria interessante porque aí não teria o fator bomba do WC envolvido, as vezes não tá funcionando tão bem quanto deveria mas é algo que não tem como testar sem outro cooler pra fazer um comparativo

Mesmo a 32c creio que era pra dar um resultado melhor com apenas 76w, achei que tirando a frente do gabinete daria uma redução maior que esses ~4c (já vi casos aqui de 15c de diferença kkkk)

Talvez uma curva de fans mais agressiva pro WC e pro gabinete possa ajudar também (eu gosto do software Fan Control pra mexer nisso) a depender da rotação atual que os fans tão mantendo aí, e essa pasta térmica é boa, restaria saber se a aplicação tá ok (cobrindo o CPU todo) e se a pressão na montagem também tá ok, verificado isso tudo aí fico sem mais nada pra recomendar de teste, se tivesse um AC em mãos seria interessante porque aí não teria o fator bomba do WC envolvido, as vezes não tá funcionando tão bem quanto deveria mas é algo que não tem como testar sem outro cooler pra fazer um comparativo
Muto obrigado pelas dicas, ajudaram bastante!

Fiz um último teste aqui e deixei assim: PPT 70, TDC 55, EDC 75 e Vcore Offset -0.15V.

A temperatura máxima foi de 68ºC, e o consumo máximo de 71w.

Vou ver a questão da instalação do water cooler e da pasta térmica agora pra ver como tá. Por último vou reinstalar o Fan Control, já usei algumas vezes e acabei desinstalando.

Valeu demais! 🤝

Muto obrigado pelas dicas, ajudaram bastante!

Fiz um último teste aqui e deixei assim: PPT 70, TDC 55, EDC 75 e Vcore Offset -0.15V.

A temperatura máxima foi de 68ºC, e o consumo máximo de 71w.

Vou ver a questão da instalação do water cooler e da pasta térmica agora pra ver como tá. Por último vou reinstalar o Fan Control, já usei algumas vezes e acabei desinstalando.

Valeu demais! 🤝
Boa tarde, pessoal! Fiz a troca aqui do water cooler de 240mm e coloquei um air cooler AK400 para testar. Mas, para minha surpresa, as temperaturas estão batendo 77ºC em jogos, mesmo com CO em -30 all core e PBO com valores padrão. Tudo bem que o gabinete não tem um air flow tão bom, mas mesmo assim achei bem alta essa temperatura. Não sei mais o que posso fazer para diminuir :fire:

Users who are viewing this thread

Voltar