• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

consegue me passar um norte dos numeros que usou em todo o processo, temos o mesmo CPU , MBs parecidas , e seus resultados de 5.0 enxem os olhos de qualquer um rsrss


FINALMENTE SAIU MINHA AGESA 1.2
quando já estava com duas opcoes de mobos boletadas..
hj a noite começo a guerra.

Alias depois quero ver os seus resultados de memória/IF com a possibilidade de usar 1.45v agora hehehe! Agora você consegue até 1.45v na Steel Legends? Ou da para passar disso?
 
Alias depois quero ver os seus resultados de memória/IF com a possibilidade de usar 1.45v agora hehehe! Agora você consegue até 1.45v na Steel Legends? Ou da para passar disso?
pelo que vi ontem , "sem limites" KKKKKKKKKKK
cheguei a colocar 1.7 e aceitou, mas é claro que nem sai da bios com isto setado..
enfim.. 1.5 que me espere... não sei o que o IF vai ajudar.
 
Estou utilizando assim, há um bom tempo já, sem erros ou qualquer coisa do tipo:

YtLWZk.jpg
yS5NRU.jpg


Na minha bios, os núcleos aparecem de 0 a 7 e não de 1 a 8. Então levando em consideração isso, para você entender, meus melhores núcleos (segundo RM e Hwinfo) são o 1 e o 5 (considerando de 0 a 7), então coloquei -20 nos meus dois melhores núcleos e -25. Usei por muito tempo assim para jogar, diria que mais de um mês, e não tive qualquer tipo de erro, crash ou qualquer instabilidade do tipo. Porrem testando no OCCT ele me reportou instabilidade no núcleo 2 e 6 (também considerando de 0 a 7 os núcleos), e ai diminui o 2 para -20 também e o 6 tive que diminuir para -15 para parar de acusar erro lá. Enfim, aqui ficou muito estável dessa forma, e ver os relógios baterem 5.0ghz é muito satisfatório hahahaha! Depois posta seus resultados!!!

Como da para ver no hwinfo, qual melhor núcleo ?
 
Como da para ver no hwinfo, qual melhor núcleo ?

No HWInfo aparece do lado de cada núcleo como pref 1/1 (esse seria o melhor) e o segundo melhor seria o 1/2, e por ai vai sacou? O primeiro numero é sempre 1 e o segundo numero depois da barra é a ordem "dos melhores núcleos". Já no Ryzen Master aparece uma estrelinha no melhor núcleo e uma bolinha no segundo melhor.
 
Como da para ver no hwinfo, qual melhor núcleo ?
Baixa o ClockTuner for Ryzen (CTR) e abre, cada núcleo vai ter um número ao lado tipo 127/140 etc quanto mais alto o valor melhor o core.
Bom do CTR é que ao contrário do Ryzen Master e do HWinfo, aqui vc tem uma noção de quão bom é cada um perto do outro, não só um rank
 
Em primeiro lugar, parabens pelo guia. Extremamente bem feito!
Mantendo todas as demais configurações em stock, consegui chegar no seguinte (5600x, segunda coluna é o score do core pelo CTR)

CoresCTRFINAL
C1125-30
C2137-17
C3129-29
C4140-16
C5140-16
C6133-27

Para todos os cores eu consigo rodar dia a dia e até games com curvas mais negativas em 2-3 ticks porém sem 100% de estabilidade no teste mais torturante do prime95 (Small FFTs AVX Disabled 2T, sim 2T para ocupar as duas threads do core, isso eu percebi que é até mais exigente que o 1T recomendado no artigo)

Estou rodando com o PPT stock como já mencionei, que no caso do 5600x é 76W (no artigo esta incorreto como 88W).
Vou tentar abaixar um pouco o PPT para coisa de 65W e ver se consigo abaixar mais a curva.
Estou rodando numa mobo TUF-GAMING-X570-PLUS-BR com o cooler da AMD Wraith Prism.

Em relação a temperaturas:
-idle em ~40c
-tarefas básicas no windows ~45c
-games ~60c
-tortura do prime fica em ~70c

Curioso para saber o que outros guerreiros conseguiram.
Abraços!
Cara, o 2T, o que seria exatamente? Li rapidamente em outro momento, cheguei a achar que vc mudou o Comando Rate para 2T, mas li depois novamente melhor e pelo que entendi seria algum parâmetro no Prime?
 
Infelizmente vou "quase" duplicar o post la do outro topico..

pois eu devo ter feito alguma errada na config , ou faltando algum detalhe que passou em branco..

@RHBH @Caronize


"""""eu devo estar fazendo alguma coisa muito errada , ou realmente a b450M está segurando o 5800x.
testei núcleo por núcleo no OCCT ( com as respectivas curvas negativas , -15 em nos dois melhores , -20 nos demais) e rodei por 10 min cada núcleo , sem erros. ( não coloquei +MHZ ALGUM )
dps de testado individualmente ( cerca de 80 minutos ), fiz testes no CPU-Z ( Single 672pts e Multi 6800 ) (atualmente 628 e 6650). Me empolguei.........
Fui rodar um teste que gosto mto , IntelBurnTest , ok passou... Porem chegou a consumir 160w e 90c... Estou habituado com Under+FixCore (4550) batendo 120W e 78C.
Entrei no BFV , vi praticamente o mesmo FPS que tenho normalmente ,porem com meu CPU a 82-84C, quando estou acostumado a 60-64c.
Agora eu começo a entender pq alguns falavam que 5800x era quente... Esses devem usar PBO+CO desde o inicio e se acostumaram a isto..

Resumindo , mesmo custando 15-20C a mais , nem se quer vi meu cpu startar acima de 4850 ( boost ) , ou seja , o que ja existia antes sem PBO2+CO.
O mesmo Core Fixo e Undervolt que usava antes , não é mais possível , eu sai de 1.21V para 1.25V para passar nos mesmos testes que estava acostumado.
Sim , meu LC CACHE desbugou com a agesa.. era na casa de 330-350gb/s.. Agora é na casa de 700GB/s , praticamente dobrou... o que Isso muda? Não sei...
BFV é muito melhor que qualquer test... é impressionante vc rodar 1 , 2, 3, 4 programas e dar um resultado legal , entrar 5min no BFV testar e crashar... BFV>ALLPROGRAMASTEST. tanto para cpu , quanto RAM.

Setei então minha config que ja usavaa antes , e testei as 3h30 da manhã... Ok nada mudou , e só gastei horas e horas , e to sem dormir hj KKKKKKKKKK..

vou repensar algumas coisas que possa testar novamente , ou cogito a possibilidade da troca de mobo. Volto a pensar na B550-E ROG."""
 
Cara, o 2T, o que seria exatamente? Li rapidamente em outro momento, cheguei a achar que vc mudou o Comando Rate para 2T, mas li depois novamente melhor e pelo que entendi seria algum parâmetro no Prime?
Cada core físico do Ryzen é representado por 2 cores no windows (1 core = 2 threads)
Logo se vc quer estressar um core especifico do Ryzen vc tem q alocar o prime95 nas duas threads que compõe o core real.
No meu caso 5600x tem 6 cores, no windows são mostrados 12 cores.
Se eu quiser verificar a estabilidade do meu core 1, eu abro o prime95, uso as config que o OP colocou e no gerenciador de tarefas eu acho prime95 dou propriedades e dou afinidade somente para os cores 0/1 (aqui vão de 0-11)

Agora se quiser fazer de forma automatizada, tem o switcher que o OP falou, e qdo vc abre as config do script ele é bem claro nisso (hyper_threading), imagino q ele saiba lidar com isso mas eu prefiro fazer manualmente
 
Infelizmente vou "quase" duplicar o post la do outro topico..

pois eu devo ter feito alguma errada na config , ou faltando algum detalhe que passou em branco..

@RHBH @Caronize


"""""eu devo estar fazendo alguma coisa muito errada , ou realmente a b450M está segurando o 5800x.
testei núcleo por núcleo no OCCT ( com as respectivas curvas negativas , -15 em nos dois melhores , -20 nos demais) e rodei por 10 min cada núcleo , sem erros. ( não coloquei +MHZ ALGUM )
dps de testado individualmente ( cerca de 80 minutos ), fiz testes no CPU-Z ( Single 672pts e Multi 6800 ) (atualmente 628 e 6650). Me empolguei.........
Fui rodar um teste que gosto mto , IntelBurnTest , ok passou... Porem chegou a consumir 160w e 90c... Estou habituado com Under+FixCore (4550) batendo 120W e 78C.
Entrei no BFV , vi praticamente o mesmo FPS que tenho normalmente ,porem com meu CPU a 82-84C, quando estou acostumado a 60-64c.
Agora eu começo a entender pq alguns falavam que 5800x era quente... Esses devem usar PBO+CO desde o inicio e se acostumaram a isto..

Resumindo , mesmo custando 15-20C a mais , nem se quer vi meu cpu startar acima de 4850 ( boost ) , ou seja , o que ja existia antes sem PBO2+CO.
O mesmo Core Fixo e Undervolt que usava antes , não é mais possível , eu sai de 1.21V para 1.25V para passar nos mesmos testes que estava acostumado.
Sim , meu LC CACHE desbugou com a agesa.. era na casa de 330-350gb/s.. Agora é na casa de 700GB/s , praticamente dobrou... o que Isso muda? Não sei...
BFV é muito melhor que qualquer test... é impressionante vc rodar 1 , 2, 3, 4 programas e dar um resultado legal , entrar 5min no BFV testar e crashar... BFV>ALLPROGRAMASTEST. tanto para cpu , quanto RAM.

Setei então minha config que ja usavaa antes , e testei as 3h30 da manhã... Ok nada mudou , e só gastei horas e horas , e to sem dormir hj KKKKKKKKKK..

vou repensar algumas coisas que possa testar novamente , ou cogito a possibilidade da troca de mobo. Volto a pensar na B550-E ROG."""
Na real, na gen passada eu tinha um 3800x e depois de um tempo vc chega na conclusão q n precisa de tudo isso, pq são pouquíssimas situações que um 8core vai ser mais rápido que um 6core.
No dia a dia o 6 core é até melhor (se bem configurado) pois consegue boostar mais e melhor.
Hoje sou um feliz proprietário de um 5600 q fica em 60c ou menos jogando jogos pesados como Witcher 3 com 120fps tranquilamente

Agora perdão a sinceridade, se vc esta fazendo seus testes e julgando estável para crashar em game é pq vc n esta testando a estabilidade corretamente
 
Na real, na gen passada eu tinha um 3800x e depois de um tempo vc chega na conclusão q n precisa de tudo isso, pq são pouquíssimas situações que um 8core vai ser mais rápido que um 6core.
No dia a dia o 6 core é até melhor (se bem configurado) pois consegue boostar mais e melhor.
Hoje sou um feliz proprietário de um 5600 q fica em 60c ou menos jogando jogos pesados como Witcher 3 com 120fps tranquilamente

Agora perdão a sinceridade, se vc esta fazendo seus testes e julgando estável para crashar em game é pq vc n esta testando a estabilidade corretamente
IntelBurnTest (veryhigh) , Aida (todos os testes existentes) OCCT ( nucleo a nucleo com stress máximo por 10 min cada + 20 min em all nucleos ) , Tm5@Extreme por 30 minutos.
 
Infelizmente vou "quase" duplicar o post la do outro topico..

pois eu devo ter feito alguma errada na config , ou faltando algum detalhe que passou em branco..

@RHBH @Caronize


"""""eu devo estar fazendo alguma coisa muito errada , ou realmente a b450M está segurando o 5800x.
testei núcleo por núcleo no OCCT ( com as respectivas curvas negativas , -15 em nos dois melhores , -20 nos demais) e rodei por 10 min cada núcleo , sem erros. ( não coloquei +MHZ ALGUM )
dps de testado individualmente ( cerca de 80 minutos ), fiz testes no CPU-Z ( Single 672pts e Multi 6800 ) (atualmente 628 e 6650). Me empolguei.........
Fui rodar um teste que gosto mto , IntelBurnTest , ok passou... Porem chegou a consumir 160w e 90c... Estou habituado com Under+FixCore (4550) batendo 120W e 78C.
Entrei no BFV , vi praticamente o mesmo FPS que tenho normalmente ,porem com meu CPU a 82-84C, quando estou acostumado a 60-64c.
Agora eu começo a entender pq alguns falavam que 5800x era quente... Esses devem usar PBO+CO desde o inicio e se acostumaram a isto..

Resumindo , mesmo custando 15-20C a mais , nem se quer vi meu cpu startar acima de 4850 ( boost ) , ou seja , o que ja existia antes sem PBO2+CO.
O mesmo Core Fixo e Undervolt que usava antes , não é mais possível , eu sai de 1.21V para 1.25V para passar nos mesmos testes que estava acostumado.
Sim , meu LC CACHE desbugou com a agesa.. era na casa de 330-350gb/s.. Agora é na casa de 700GB/s , praticamente dobrou... o que Isso muda? Não sei...
BFV é muito melhor que qualquer test... é impressionante vc rodar 1 , 2, 3, 4 programas e dar um resultado legal , entrar 5min no BFV testar e crashar... BFV>ALLPROGRAMASTEST. tanto para cpu , quanto RAM.

Setei então minha config que ja usavaa antes , e testei as 3h30 da manhã... Ok nada mudou , e só gastei horas e horas , e to sem dormir hj KKKKKKKKKK..

vou repensar algumas coisas que possa testar novamente , ou cogito a possibilidade da troca de mobo. Volto a pensar na B550-E ROG."""

O BF não é exatamente um jogo CPU Bound né, acredito que você não verá muita diferença mesmo, e segundo seu relato eu também iria preferir 20 graus a menos nas temps, sem dúvida. Do jeito que setei na minha bios, eu não tenho acréscimo nenhum de temperatura em relação a stock e vejo meus relógios lá em cima, então vale a pena. Tenta fazer um comparativo em um jogo full CPU, como CS por exemplo, ou qualquer outro jogo que a GPU não faça taaanta diferença assim. O que você pode tentar são os metodos que o RHBH postou, que você meio que mantém o desempenho single core em "stock" diminuindo a temperatura.
 
O BF não é exatamente um jogo CPU Bound né, acredito que você não verá muita diferença mesmo, e segundo seu relato eu também iria preferir 20 graus a menos nas temps, sem dúvida. Do jeito que setei na minha bios, eu não tenho acréscimo nenhum de temperatura em relação a stock e vejo meus relógios lá em cima, então vale a pena. Tenta fazer um comparativo em um jogo full CPU, como CS por exemplo, ou qualquer outro jogo que a GPU não faça taaanta diferença assim. O que você pode tentar são os metodos que o RHBH postou, que você meio que mantém o desempenho single core em "stock" diminuindo a temperatura.
só jogo BFV.

e pelo que vi... não tem diferenca nenhuma em desempenho e um Aumento de 20C , Consumo exorbitante , Ruido dos fans..
Tudo de ruim rsrsrsrs.

meu relogio batendo 4850 ou 4550 Fixo ingame é o mesmo FPS.
eu até HYPEI quando vi o GPUZ fazendo 672 pts.. mas só hype mesmo..

eu entendo uma parte da galera gostar , pois acredito que outros games tenham resultados , mas pro meu uso diário e jogatina.. realmente vou ficar na mesma ideia que sempre comentei la no outro topico..
FIX + Undervolt = GG.

ou então se um dia , eu criar vontade pra voltar a mexer e esquecer de algum detalhe besta , pq não consigo no momento enxergar aonde e o que pode estar errado.
 
# thread_switcher

## NOTE ABOUT NEW VERSION AS OF March 2021:

The core now loads a full physical core, which for most of you, notably those running 5600X, 5800X, 5900X or 5950X CPU's, will be 2 threads.
So make sure to run prime95 with at least 2 threads now when using this tool, **NOT SINGLE-THREADED**, for maximum stress on a single physical CPU core.
 
# thread_switcher

## NOTE ABOUT NEW VERSION AS OF March 2021:

The core now loads a full physical core, which for most of you, notably those running 5600X, 5800X, 5900X or 5950X CPU's, will be 2 threads.
So make sure to run prime95 with at least 2 threads now when using this tool, **NOT SINGLE-THREADED**, for maximum stress on a single physical CPU core.

Mudança relevante, quando atualizar aqui atualizarei as prints.
 
Porem chegou a consumir 160w e 90c... Estou habituado com Under+FixCore (4550) batendo 120W e 78C.
Entrei no BFV , vi praticamente o mesmo FPS que tenho normalmente ,porem com meu CPU a 82-84C, quando estou acostumado a 60-64c.
Interessante. Pois coloque limites no PBO em vez de fixar com undervolt. Máximo 64º e/ou máximo tdp de 120W. Nos informe os resultados.
 
Que guia fantástico, meu 5600x chega na próxima semana, testarei e postarei aqui os resultados
 
Interessante. Pois coloque limites no PBO em vez de fixar com undervolt. Máximo 64º e/ou máximo tdp de 120W. Nos informe os resultados.
quais os numeros colocou ?? pois ali no PBO usei o modo "mb".
e na outra ocasião , usei o MANUAL padrão do 5800x ( ppt 142w tdc 95a edc 140a )
SOC TDC LIMIT e SOC EDC LIMIT - 0 ( acho que seria automatico. )

algo errado ??
 
quais os numeros colocou ?? pois ali no PBO usei o modo "mb".
e na outra ocasião , usei o MANUAL padrão do 5800x ( ppt 142w tdc 95a edc 140a )
SOC TDC LIMIT e SOC EDC LIMIT - 0 ( acho que seria automatico. )

algo errado ??

Modo MB vai usar os limites maiores, padrão do fabricante.

Aqui o modo MB joga o PPT para mais de 200W... Não é de se surpreender que as temperaturas tenham aumentado mais de 15 graus, deve ter aumentado o consumo em mais de 60W facilmente.
 
Modo MB vai usar os limites maiores, padrão do fabricante.

Aqui o modo MB joga o PPT para mais de 200W... Não é de se surpreender que as temperaturas tenham aumentado mais de 15 graus, deve ter aumentado o consumo em mais de 60W facilmente.
faz todo sentido..
pensando naquele CENARIO 3 do seu tutorial , quais seriam os valores para o 5800x?
 
quais os numeros colocou ?? pois ali no PBO usei o modo "mb".
e na outra ocasião , usei o MANUAL padrão do 5800x ( ppt 142w tdc 95a edc 140a )
SOC TDC LIMIT e SOC EDC LIMIT - 0 ( acho que seria automatico. )

algo errado ??
Isso não é como o eco mode da vida que você coloca 95W no máximo mas sobe a potência até bater no limite térmico, se você setar no pbo manual 120W ele não vai passar disso. Vai parar no 120W ou no 65º, o que vier primeiro. Essas duas variáveis já vão limitar as outras se você deixa-las no automático.
Depois disso você vai ajustando a curva do undervolt porque muito provavelmente vai gerar instabilidade se você for agressivo.
Estou dizendo isso pra você tentar conseguir um pouco mais de desempenho do que você conseguia com o undervolt com clocks travados.
Seria um bom caso para analisarmos a efetividade do pbo2.
 
faz todo sentido..
pensando naquele CENARIO 3 do seu tutorial , quais seriam os valores para o 5800x?

Pode deixar no automático ou se quiser confirmar que os valores estão como stock use os seguintes limites no 5800X:

PPT: 142W (consumo máximo)
TDC: 95A
EDC: 140A

Se o seu cache L3 estiver baixo, pode subir um pouco o EDC. 160~180A deve ser suficiente. EDC é corrente de pico, não é corrente sustentada, então não costuma ser significativa para temperaturas, mas suficiente para ajudar em "bursts".
 
Pode deixar no automático ou se quiser confirmar que os valores estão como stock use os seguintes limites no 5800X:

PPT: 142W (consumo máximo)
TDC: 95A
EDC: 140A

Se o seu cache L3 estiver baixo, pode subir um pouco o EDC. 160~180A deve ser suficiente. EDC é corrente de pico, não é corrente sustentada, então não costuma ser significativa para temperaturas, mas suficiente para ajudar em "bursts".
foram os valores que usei...
assim que o windows iniciou , o comecou abrir os apps , tela azul e reiniciou.
 
foram os valores que usei...
assim que o windows iniciou , o comecou abrir os apps , tela azul e reiniciou.

Deixa a tensão e o LLC em automático, se persistir, o CO não está estável.
 
Deixa a tensão e o LLC em automático, se persistir, o CO não está estável.
deixei o LLC 1 ( mais agressivo ).

o CO foi feito em cima de teste do OCCT individualmente em cada nucleo..
 
deixei o LLC 1 ( mais agressivo ).

o CO foi feito em cima de teste do OCCT individualmente em cada nucleo..

Acho que na ASRock LLC1 é o mais agressivo sim, mas é bom confirmar, no caso da Asus é inverso (LLC1 é o menos agressivo, ou seja, maior voltage drop).

Pelo que vejo de relatos, o 5800X não costuma ter muita margem para valores muito negativos no CO. Normalmente os chips com 2 CCD (5900X e 5950X) tem mais margem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo