[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

tópico errado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui eu uso com esse boost de 200mhz, e a diferença, é q chega a 1.42v aqui em pico, sem o boost não chega... Como a temperatura não descontrolou mantive...

Aqui se eu botar 200mhz ocorre reinicio , consegui aqui no 5800x curva em -18 com 175mhz deixando em 5025mhz single, se eu baixar para 150mhz fica em 5000mhz consigo aumentar a curva para -20 no caso melhorando em multi.
 
Aqui se eu botar 200mhz ocorre reinicio , consegui aqui no 5800x curva em -18 com 175mhz deixando em 5025mhz single, se eu baixar para 150mhz fica em 5000mhz consigo aumentar a curva para -20 no caso melhorando em multi.

O 5600x vai a 4650mhz, e com o boost +200 vai a 4850mhz. E o PPT coloquei em 90w. O normal dele com PBO é 76w.

O 5800x já parte de 4850mhz. Da uma olhada em 4850mhz com CO -30 e vai subindo de 25 em 25 o boost pra ver oq fica legal pra ti. Talvez em 4850mhz já fica legal aí, baixando o PPT talvez que é mais alto no 5800x.
 
O 5600x vai a 4650mhz, e com o boost +200 vai a 4850mhz. E o PPT coloquei em 90w. O normal dele com PBO é 76w.

O 5800x já parte de 4850mhz. Da uma olhada em 4850mhz com CO -30 e vai subindo de 25 em 25 o boost pra ver oq fica legal pra ti. Talvez em 4850mhz já fica legal aí, baixando o PPT talvez que é mais alto no 5800x.
Nunca testei em -30 mas já vi queda com -25 acho que não segura não, na verdade pelo que entendi nesse tipo de OC é escolher entre single ou multi, é impossível obter um ganho muito alto com baixo CO negativo muito baixo, inclusive desativei o PBO pois ficam dando altos picos e passando de 142w no teste sintético, se deixar em auto é o mesmo que desativado e se por pra mobo gerenciar tenho um alto ganho em temperatura, agora o meu max é 72 graus dando 142w de package.
 
Nunca testei em -30 mas já vi queda com -25 acho que não segura não, na verdade pelo que entendi nesse tipo de OC é escolher entre single ou multi, é impossível obter um ganho muito alto com baixo CO negativo muito baixo, inclusive desativei o PBO pois ficam dando altos picos e passando de 142w no teste sintético, se deixar em auto é o mesmo que desativado e se por pra mobo gerenciar tenho um alto ganho em temperatura, agora o meu max é 72 graus dando 142w de package.

No meu caso aumentei o PPT pra 90w, então ele segura, por exemplo, no CB R20, 4650mhz 1.20v 70 graus, no multi. Em stock ficaria uns 4500mhz 1.15v 60 graus com PPT de 76w. O teu processador aparentemente não baixa todo o CO, então já partiria de uma voltagem maior, aí pra segurar uma frequência que você acha legal no multi, vai precisar aumentar o PPT, e aí precisa ver a temperatura disso.

Aqui, nos jogos que uso, como não usa todos os núcleos, ele roda em 4850mhz de boa.

Eu utilzei PPT de 90w porque o processador sendo testado em 2 núcleos, 4 núcleos por exemplo, onde ele roda esses núcleos a 4850mhz, a temperatura chega mais ou menos a isso, 70 graus. Então achei um equilibrio entre multi e single onde as temperaturas sejam parecidas. Não sei se deu de entender.

Consigo por o PPT em 100w por exemplo, e rodar o CB R20 a 4725 / 4750mhz no multi a uns 1.28v, porém a temperatura chega em 80 graus...
 
Nevermind, já resolvi
 
Última edição:
Ótimo post, bem informativo. Passei as ultimas duas semanas brincando com o Curve Optimizer.

Embora eu tenha feito vários testes de estabilidate primariamente focados em CPU (Prime95 small ou OCCT extreme SEE), e por não não ter tido nenhum error, achei que meu CO estava estável, mas quando rodei algum teste que é focado tanto em CPU quando memória (Prime95 large ou OCCT large) percebi que o meu pior core começou a dar instabilidade em qualquer que fosse minha frequência na memória (tanto JEDEC quando XMP). Mas em testes focados 100% na memória, como TM5 e memtest, nenhum erro aparecia, e tudo parecia estável.

Minha teoria é que dependendo do CO que vc fez para algum core específico, o IMC (internal memory controller) fique instável por algum motivo e cause problemas com memória.

Acho que vale acrescentar que talvez vocês não tenham o mesmo problema, e isso talvez só esteja acontecendo comigo, mas acho bom que vcs verifiquem também a estabilidade do CO com testes que foquem bastante na memória e no CPU ao mesmo tempo.
 
Última edição:
No 5600x, (usando CO) reduzindo o PPT stock de 76W para 60W já cai quase 10c (70c -> 60c) em games mantendo 120fps
Num 5800X imagino que a queda seja maior ainda, uma vez q normalmente em games CPU é menos exigida.

Não vejo muito sentido em fazer um undervolt junto com CO quando temos o PPT

10c a menos é muito bom. Vou tentar estudar isso melhor, pois aqui de vez em quando chego nos 70, também.
 
Yep, por isso mesmo fico "encucado". Talvez eu até tenha passado a pasta térmica errado (ou pouca). Acho que no feriado agora eu vou deitar o PC e passar de novo.

Mas em idle é tranquilo. Varia de 35 pra 40º. Nas cargas com o clock lá no topo que começa a festa.

Edit: se bem que os coolers frontais do meu 570X são bem bostinhas. Daí, como deixei o H100 no topo, ele pega ar do bolsão que forma. Vou tentar trocar um cooler aqui pra fazer um teste
 
Última edição:
Galerinha, 35 em iddle e 58 no talo em uma 5600x ta ok ne uhyahsuahus
 
Galerinha, 35 em iddle e 58 no talo em uma 5600x ta ok ne uhyahsuahus

35 no idle nem sei como vc chega, pq aqui ta isso ambiente

35 graus ocioso nas CPUs com TDP de 65W é bem comum, especialmente se a tensão do vSOC estiver a 1.0v ou menor.

Meu 3300X batia 27 graus ocioso nos dias frios, mas normalmente 32~33 graus com o H150i.
 
35 graus ocioso nas CPUs com TDP de 65W é bem comum, especialmente se a tensão do vSOC estiver a 1.0v ou menor.

Meu 3300X batia 27 graus ocioso nos dias frios, mas normalmente 32~33 graus com o H150i.
Po mas e pra airflow ta bom ne uhashuuahsuhas , a voltagem ta 1.2 e um pouquinho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

35 no idle nem sei como vc chega, pq aqui ta isso ambiente
Ar condicionado + 2 be quiet , um akasa viper, uma fan velha de 230mm nervosa e outra de 140 atras UHAUHSUHASUHA
to arrumando meu airflow no gabinete e vendo oq consigo fazer e mantendo silencioso ao mesmo tempo... parece que cheguei num jeito bem legal ate
 
Po mas e pra airflow ta bom ne uhashuuahsuhas , a voltagem ta 1.2 e um pouquinho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ar condicionado + 2 be quiet , um akasa viper, uma fan velha de 230mm nervosa e outra de 140 atras UHAUHSUHASUHA
to arrumando meu airflow no gabinete e vendo oq consigo fazer e mantendo silencioso ao mesmo tempo... parece que cheguei num jeito bem legal ate

Você está usando 1.2v no VSOC?
 
Po mas e pra airflow ta bom ne uhashuuahsuhas , a voltagem ta 1.2 e um pouquinho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ar condicionado + 2 be quiet , um akasa viper, uma fan velha de 230mm nervosa e outra de 140 atras UHAUHSUHASUHA
to arrumando meu airflow no gabinete e vendo oq consigo fazer e mantendo silencioso ao mesmo tempo... parece que cheguei num jeito bem legal ate
Ah imaginei, com ar condicionado vai kkkkk Po vc mandou q tava iddle 35, aqui em SP ontem tava tipo 34 falei pqp


Você está usando 1.2v no VSOC?
Deve ser vCore, deve ter se confundido a não ser q ele tem um puta over na RAM
 
Vocês sabem o que o teste 112k do prime 95 faz nos Zen3?

Pergunto, pois quando chego nesse teste, tenho erros, ajusto manual no Prime, deixo 112k mínimo e máximo, FFTs enable, AVX disable, defino pelo gerenciador afinidade no núcleo 4, que seria o segundo melhor núcleo e tenho erros em menos de 2 min, pior que esta tudo em stock nesse momento (PBO auto, CO disable, vcore auto, vsoc auto, ram em 3200 1.35 que é o XMP) e tenho erros, estou achando que está com defeito esse processador, é possível?
 
Vocês sabem o que o teste 112k do prime 95 faz nos Zen3?

Pergunto, pois quando chego nesse teste, tenho erros, ajusto manual no Prime, deixo 112k mínimo e máximo, FFTs enable, AVX disable, defino pelo gerenciador afinidade no núcleo 4, que seria o segundo melhor núcleo e tenho erros em menos de 2 min, pior que esta tudo em stock nesse momento (PBO auto, CO disable, vcore auto, vsoc auto, ram em 3200 1.35 que é o XMP) e tenho erros, estou achando que está com defeito esse processador, é possível?
Você tá rodando com FFTs in-plance habilitado?

Já experimentou aumentar as tensões do infinity fabric? VDDG CCD e VDDG IOD para 0.95v.
 
Você tá rodando com FFTs in-plance habilitado?

Já experimentou aumentar as tensões do infinity fabric? VDDG CCD e VDDG IOD para 0.95v.

Sim, FFTs in-place habilitado. AVX e AVX2 Disable.

Vsoc 1.1
VDDG CCD 1.050
VDDG IOD 1.050

Cheguei nesses máximos e não subi mais, pois mesmo setado em auto e em stock, tenho erros em menos de 2 minutos.
Pela que li, recomendado seria não passar muito disso.
 
Sim, FFTs in-place habilitado. AVX e AVX2 Disable.

Vsoc 1.1
VDDG CCD 1.050
VDDG IOD 1.050

Cheguei nesses máximos e não subi mais, pois mesmo setado em auto e em stock, tenho erros em menos de 2 minutos.
Pela que li, recomendado seria não passar muito disso.

Complicado que 112k pode em teoria caber no cache, fica dificil de saber se é cache (CPU) ou IMC/RAM.

Esses erros acontecem no memtest64?

Se sim, é memória ou IMC (mais provavelmente memória pois tuas tensões estão mais do que suficientes pra um FLCK 1600MHz).
Se não, é CPU/cache.
 
Complicado que 112k pode em teoria caber no cache, fica dificil de saber se é cache (CPU) ou IMC/RAM.

Esses erros acontecem no memtest64?

Se sim, é memória ou IMC (mais provavelmente memória pois tuas tensões estão mais do que suficientes pra um FLCK 1600MHz).
Se não é CPU/cache.

Passei o Memtest que vem juto com o Calculator, cobri 1000% sem erros, passei umas 4hr no Prime95 Large FFTs, sem erros, 3733MHz e 1.42v 16 16 16 16 34 50 300, 1866MHz IF, TM5 peguei na internet uma config que seria bem exigente, levou uns 20 min, não pegou erros também.

Imagem do erro, PBO deixei em Motherboard e CO desativado.


Uso um PCYes Sangue Frio 2 WC 240mm, as temps bate 70ºc BF4, PUBG, BFV que as vezes chega nos 80ºc, isso em dias muito quente, Cinebench 20 MC 6000~6100, SC 605~610 é mais ou menos pelo que vi na internet, achei meu SC baixo, maioria bate 620, achei que o meu podia ser ruim de SC.

Estou pensando seriamente em abrir um RMA, faz um mês e meio que comprei esse processador.
 
Última edição:
Passei o Memtest que vem juto com o Calculator, cobri 1000% sem erros, passei umas 4hr no Prime95 Large FFTs, sem erros, 3733MHz e 1.42v 16 16 16 16 34 50 300, 1866MHz IF, TM5 peguei na internet uma config que seria bem exigente, levou uns 20 min, não pegou erros também.

Imagem do erro, PBO deixei em Motherboard e CO desativado.


Uso um PCYes Sangue Frio 2 WC 240mm, as temps bate 70ºc BF4, PUBG, BFV que as vezes chega nos 80ºc, isso em dias muito quente, Cinebench 20 MC 6000~6100, SC 605~610 é mais ou menos pelo que vi na internet, achei meu SC baixo, maioria bate 620, achei que o meu podia ser ruim de SC.

Estou pensando seriamente em abrir um RMA, faz um mês e meio que comprei esse processador.

O que eu tentaria:

Instalação limpa do Windows.
Atualize a BIOS (não use perfil de configuração salvo na BIOS antiga, refaça as configurações do zero).
Desabilite o DOCP, deixa o overclock tuner no manual.
Desabilite qualquer preset de performance na bios (cinebench, etc...).
Deixa o LLC em automático.
Deixa o CPU power phase em "Extreme".
Coloca um offset positivo na tensão vCore em +10mV.
Sobe a tensão 1.8v PLL para 1.85v ou 1.90v.

Se com esses ajustes e PBO desligado os erros persistirem eu recomendaria RMA, ou pelo menos teste com outra CPU se possível.
 
O que eu tentaria:

Instalação limpa do Windows.
Atualize a BIOS (não use perfil de configuração salvo na BIOS antiga, refaça as configurações do zero).
Desabilite o DOCP, deixa o overclock tuner no manual.
Desabilite qualquer preset de performance na bios (cinebench, etc...).
Deixa o LLC em automático.
Deixa o CPU power phase em "Extreme".
Coloca um offset positivo na tensão vCore em +10mV.
Sobe a tensão 1.8v PLL para 1.85v ou 1.90v.

Se com esses ajustes e PBO desligado os erros persistirem eu recomendaria RMA, ou pelo menos teste com outra CPU se possível.
Perfeito, bios é a mais recente oficial, agesa 1.2.0.0.

Vou dar clear CMOS, refazer a configuração e seguindo esses parâmetros que vc me passou, testar, se der erros novamente, formatarei, pois estou com o Windows ainda de inúmeras telas azuis, travamentos, resets aleatórios, até aprender e entender os ryzen, hauaahau.. mas está reparado, limpo e configurado, se após tudo isso não resolver, volto a relatar aqui e vou abrir um rma, pois não terei disponível processador e placa mãe. Muito obrigado pela ajuda, obrigado mesmo.
 
Última edição:
Perfeito, bios é a mais recente oficial, agesa 12.0.0.0.

Vou dar clear CMOS, refazer a configuração e seguindo esses parâmetros que vc me passou, testar, se der erros novamente, formatarei, pois estou com o Windows ainda de inúmeras telas azuis, travamentos, resets aleatórios, até aprender e entender os ryzen, hauaahau.. mas está reparado, limpo e configurado, se após tudo isso não resolver, volto a relatar aqui e vou abrir um rma, pois não terei disponível processador e placa mãe. Muito obrigado pela ajuda, obrigado mesmo.

Esqueci de comentar, é bom também instalar o driver do chipset mais atual.
 
Passei o Memtest que vem juto com o Calculator, cobri 1000% sem erros, passei umas 4hr no Prime95 Large FFTs, sem erros, 3733MHz e 1.42v 16 16 16 16 34 50 300, 1866MHz IF, TM5 peguei na internet uma config que seria bem exigente, levou uns 20 min, não pegou erros também.

Imagem do erro, PBO deixei em Motherboard e CO desativado.


Uso um PCYes Sangue Frio 2 WC 240mm, as temps bate 70ºc BF4, PUBG, BFV que as vezes chega nos 80ºc, isso em dias muito quente, Cinebench 20 MC 6000~6100, SC 605~610 é mais ou menos pelo que vi na internet, achei meu SC baixo, maioria bate 620, achei que o meu podia ser ruim de SC.

Estou pensando seriamente em abrir um RMA, faz um mês e meio que comprei esse processador.
Mas rapaz, PPT esta em 1000W pelo Ryzen Master
Roda denovo os testes com tudo stock na CPU e XMP na RAM
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo