• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Ou seja, pra uso comum não muda nada ser IPS, VA ou VN ? E oq seria ter "ACESSO" a um calibrador de cores ? Tem que pagar ?
Pq o pessoal aqui pede dicas de 1 monitor 144hz ( com quase toda certeza pra jogar ) ai nego indica 1 monitor X e o pessoal cai matando pq não é IPS ....
 
Na verdade não tem a ver com ser top de linha, e sim mais no uso específico do painel. IPS é mais pra quem quer fidelidade e uniformidade de cores quando trabalha com imagens / design / fotografia, e tem acesso a um calibrador. Não adianta ter um IPS descalibrado, e achar que ele vai ser melhor que outros, como normalmente vem de fábrica.

A uniformidade das cores de um IPS é superior ao VA. A fidelidade das cores também é quando que calibrado corretamente. Mas não significa que virá assim de fábrica. É possível um VA vir de fabrica com cores mais fieis que um IPS, mesmo o painel VA sendo inferior e sendo menos uniforme.

A Dell tem uma linha já calibrada de fábrica, própria pra quem trabalha com design fotografia - mas nesse caso, pra quem se importa realmente com isso é muito melhor comprar um calibrador. Porque monitores também se descalibram naturalmente com o tempo - o ideal é recalibrar de tempos em tempos.

Pra quem está interessado em jogos apenas, é bem melhor se atentar aos outros fatores do que a fidelidade de cores, porque sem calibrador nunca será possível averiguar isso. Normalmente os fabricantes entucham a saturação e brilho no talo e o pessoal gosta (o que é péssimo pra fidelidade de cores, mesmo a pessoa leiga padrão achando o contrário), então vai muito do uso.

Então se estão interessados nesse ponto, procurem reviews que testem a calibração de como o monitor vem de fábrica, seja VA ou IPS. Procurem pelo termo delta E, é o valor que mede o desvio em relação ao padrão. Quanto maior esse valor, pior.

Aqui um exemplo de delta E medidos no meu monitor Ozone 27 IPS antes e depois da calibração:

QhRDYAE.jpeg


E aqui o delta E após a calibração para cada cor:

dvMXKx3.jpg


WLIMg7q.jpg


Perceba que os valores após a calibração são baixíssimos, o que mostra que o painel do Ozone é excepcionalmente bom em relação a fidelidade de cores, melhor ainda que o Dell antigo que eu tinha próprio para fotografia. Mesmo painéis tops de linha específicos para fotografia e design muitas vezes não conseguem atingir esses valores.

Agora, repare bem no Delta E antes da calibração - bem ruim. Bem ruim assim como qualquer outro monitor que não vem calibrado de fábrica, é bem normal esses valores para monitores comuns - sim a grande maioria é bem ruim de fábrica mesmo monitores top de linha (quando o foco não é design, fotografia). Por isso é bom ver reviews conceituados.

Agora, esse "bem ruim" é visível a olho nu? Nem sempre. Nesse caso do Ozone a diferença a olho nu entre antes e depois foi bem sutil. Se você está vendo desvios grandes de cor a olho nu, normalmente tem algo de muito errado ou com o painel ou com as configurações.

Qual equipamento tu usou pra calibrar?
 
Qual equipamento tu usou pra calibrar?
Colormunki Display, e o software que gera esses relatórios é o https://displaycal.net/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ou seja, pra uso comum não muda nada ser IPS, VA ou VN ? E oq seria ter "ACESSO" a um calibrador de cores ? Tem que pagar ?
Pq o pessoal aqui pede dicas de 1 monitor 144hz ( com quase toda certeza pra jogar ) ai nego indica 1 monitor X e o pessoal cai matando pq não é IPS ....

Ter acesso significa ter um calibrador ou conhecer alguem que tenha, o equipamento é caro sim.

VN ficou um pouco pra trás em diversos pontos, mas a tecnologia dos VAs avançou e tem avançado bastante. O que acontece é que as pessoas ACHAM que precisam da fidelidade de cores, quando na verdade elas nem sabem o que significa isso: a maioria acha que isso é igual à "cores saltarem aos olhos", o que é falso. Se a pessoa gosta de usar o monitor com cores mais mais saturadas já não está mais fiel; se gosta de cores mais frias, já não está mais fiel; se gosta de deixar o contraste bem alto, já não está mais fiel. Fidelidade é reproduzir o conteúdo exatamente da mesma forma que ele foi concebido e feito para ser visto, apenas isso.

Quanto ao contraste que é maior nos VAs, por exemplo, o nível de preto mais profundo pode vir às custas dos "crushed blacks" que é perder informação nas partes escuras. Pra gamers pode causar um aspecto visual mais bonito, mas para criadores de conteúdo perder informação é a pior coisa que pode existir. Ou a falta de uniformidade pode fazer o criador achar que tem que clarear / escurecer uma parte isolada de um vídeo ou foto que ficou diferente, quando na verdade é apenas uma falha de uniformidade do painel e fazer uma "correção errada".

Por isso sobre VA x IPS eu diria que ambos podem ser melhores e piores em várias coisas. Para gamers existem vários outros pontos a se analisar como ghosting, tempo de resposta, Adaptive Sync, frequência, HDR, resolução, preço etc. que podem fazer muito mais diferença na hora da escolha.

Se consideram esse assunto de fidelidade de cores bem relevante, vejam o valor de delta E como vem de fábrica que já é uma boa referência e usem as configurações recomendadas pela pessoa do review. Não adianta comprar achando que a fidelidade do monitor é alta e depois socar saturação, contraste e brilho no talo (ou ainda colocar modos no monitor que fazem isso com a imagem).
 
Última edição:
Pego um XB253QG ou AW2521HF?
 
Dia 19 chegou o meu AW2521HF, esperei esses 5 dias para poder criar uma opinião sobre ele, ele é um monitor bom, porém peca em alguns quesitos, como o seu suporte, é muito bonito, com sua fita led na traseira e etc, mas ainda não entendo o motivo de ser tão grande comparado com a concorrência. Sobre o painel, tem um bom contraste, input lag excelente, comparado a um XL2540 que já testei, porém tem uma quantidade alta de bleeding, no meu painel, mostrando que o QC não é tãããão bom. Não possui HDR nem ULMB, que são tecnologias muito legais presentes no principal concorrente o VG259QM. De resto, acho que vou permanecer com ele, 144hz para 240hz realmente não é aquele salto, como do 60hz pro 144hz, mas é satisfatório, daqui 2-3 anos, quando lançar as RTX 4000 ou equivalente, faço um up de GPU + Monitor, para um 1440p 240hz IPS, provavelmente até lá será mais acessível.

IMG-20210319-195207.jpg
IMG-20210321-002740.jpg
IMG-20210321-002852.jpg

A diferença de 144 pra 240 é menor que de 60 pra 144, de fato, mas é porque já está chegando perto do limite de ganhos em fluidez e input lag, mas como você disse, a mudança ainda é satisfatória. Por isso que a maioria prefere ficar nos 144.

Pra mim foi satisfatório principalmente porque o FreeSync fica bem mais fluido em 240.



Estou pesquisando monitor 27" QHD, 100 - 200 Hz , IPS, HDR 10.

No momento, tenho uma Gtx 1060 3gb - que será trocada assim que possível.

1 - Ela "aguenta" um monitor desses? Ou, mesmo que não use tudo que o monitor pode oferecer (por enquanto) seria bom comprar um monitor "com sobra" para futuro upgrade na GPU, não?

2 - Gostei de vários monitores no Rtings, mas não consigo encontrar nenhum aqui no Brasil. É assim mesmo?

Ex:
Gigabyte G27Q / M27Q;
LG 27GL83A-B / 27GN850-B / 27GL850-B;
BenQ EX2780Q;
Dell S2721DGF;
ASUS TUF VG27AQ / VG27AQL1A (único que vi por aqui, por + de 3k);

Tem tbm o Ozone DSP27 IPS, que não tem review no Rtings, mas tá saindo por 2,2k.

Desde já agradeço qlqr comentário que possa acrescentar conteúdo, pq sei mto pouco sobre esse assunto.

Aguentar ... aguenta, pois tem uma diferença entre rodar em 144Hz e atingir em 144fps. Rodar em 144Hz até mesmo uma Radeon RX 560 roda, agora rodar em 144fps "já são outros 500". Tem que ver o tipo de jogo que tu vai jogar, tem que ver se a engine do jogo não tem alguma limitação e por último se sua máquina aguenta empurrar os 144fps. Mas de qualquer forma se mantendo dentro do range do FreeSync já está valendo, visto que todos os monitores de alto refresh rate atuais já possuem a tecnologia. Percebo que os varejistas nem colocam mais os monitores comuns de 144Hz e 240Hz à venda, devido a baixa procura, visto que a diferença de preço entre um "144Hz com FreeSync" e um "144Hz sem FreeSync" é quase nula.
 
Estou pesquisando monitor 27" QHD, 100 - 200 Hz , IPS, HDR 10.

No momento, tenho uma Gtx 1060 3gb - que será trocada assim que possível.

1 - Ela "aguenta" um monitor desses? Ou, mesmo que não use tudo que o monitor pode oferecer (por enquanto) seria bom comprar um monitor "com sobra" para futuro upgrade na GPU, não?

2 - Gostei de vários monitores no Rtings, mas não consigo encontrar nenhum aqui no Brasil. É assim mesmo?

Ex:
Gigabyte G27Q / M27Q;
LG 27GL83A-B / 27GN850-B / 27GL850-B;
BenQ EX2780Q;
Dell S2721DGF;
ASUS TUF VG27AQ / VG27AQL1A (único que vi por aqui, por + de 3k);

Tem tbm o Ozone DSP27 IPS, que não tem review no Rtings, mas tá saindo por 2,2k.

Desde já agradeço qlqr comentário que possa acrescentar conteúdo, pq sei mto pouco sobre esse assunto.

Gigabyte M27Q-SA apareceu a venda por 2,6k. É um pouco mais que o Ozone, e um pouco menos que o TUF L1A.
1 - Será que vale o que está sendo cobrado ?
2 - Será que esse modelo "SA" (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=135665) é igual ao modelo avaliado no Rtings (https://www.rtings.com/monitor/reviews/gigabyte/m27q#page-top) ?
 
Última edição:
Gigabyte M27Q-SA apareceu a venda por 2,6k. É um pouco mais que o Ozone, e um pouco menos que o TUF L1A.
1 - Será que vale o que está sendo cobrado ?
2 - Será que esse modelo "SA" (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=135665) é igual ao modelo avaliado no Rtings (https://www.rtings.com/monitor/reviews/gigabyte/m27q#page-top) ?

Belo achado, parece muito bom, não conhecia esse monitor. Não cita nada sobre os 10 bits mas aparentemente deve ter as mesmas specs que o Ozone e o Asus.

Uma coisa interessante que nunca tinha me atentado e o Rting pegou nesse review: o padrão de ordem dos pixels é BGR ao invés de RGB e esse offset pode causar perda de nitidez principalmente em detalhes muito finos (o teste deles é em "claridade"/nitidez do texto). Eles conseguiram contornar o "problema" virando o painel de ponta cabeça mas aumentou o tempo de resposta para 15ms e o Gsync parou de funcionar.

Nunca imaginaria que isso pudesse causar alguma coisa visível, mas que não parece ser muito grave pela nota que eles deram. A calibração de fábrica dele é excelente.
 
Belo achado, parece muito bom, não conhecia esse monitor. Não cita nada sobre os 10 bits mas aparentemente deve ter as mesmas specs que o Ozone e o Asus.

Uma coisa interessante que nunca tinha me atentado e o Rting pegou nesse review: o padrão de ordem dos pixels é BGR ao invés de RGB e esse offset pode causar perda de nitidez principalmente em detalhes muito finos (o teste deles é em "claridade"/nitidez do texto). Eles conseguiram contornar o "problema" virando o painel de ponta cabeça mas aumentou o tempo de resposta para 15ms e o Gsync parou de funcionar.

Nunca imaginaria que isso pudesse causar alguma coisa visível, mas que não parece ser muito grave pela nota que eles deram. A calibração de fábrica dele é excelente.
Me tira uma dúvida @alfas, o ideal é deixar o monitor em 10-bit pra calibrar, se eu calibrar em 10-bit e depois mudar pra 8-bit teria que recalibrar? To aguardando o meu calibrador chegar ainda
 
Me tira uma dúvida @alfas, o ideal é deixar o monitor em 10-bit pra calibrar, se eu calibrar em 10-bit e depois mudar pra 8-bit teria que recalibrar? To aguardando o meu calibrador chegar ainda
Sim, é melhor deixar em 10 bits pra fazer a calibração. Em 10 bits o monitor consegue mostrar mais nunces de cores, então a calibração consegue ser feita com mais precisão.

Porém a calibração é feita com uma amostragem muito pequena de cores, e estas cores podem ser representadas no universo de 8bits sem problemas. Idealmente, mudando para 8 bits, a mesma cor mostrada no programa de calibração não deveria variar por estar contida no intervalo de 8 já. Mas mesmo se variar, a diferença para calibrar em 8 ou 10 bits não é muita coisa não, certamente nada perceptível a olho nu.

Pode calibrar em 10bits e aí alternar para eventuais jogos em 8bits e voltar sem precisar recalibrar. Agora se for trabalhar com produtividade direto em 8 bits ai eu calibraria em 8 bits tb e usaria a calibração exatamente no modo que usaria para trabalhar.
 
Um monitor para uso comum, pouco de excel e programas de engenharia e pra alguns jogos, acho que 75hz ja serviria. Estou na duvida de pegar um mais barato ou investir logo mais(nao sei se vai valer a pena para o meu uso). Estava de olho naquele Philips que estaria em torno de 700, ou no Samsung CF390 que estava uns 800(mas agora ta mais caro). A duvida seria se vale a pena pra esse perfil pagar mais caro, ate uns 1200, e se tem opção boa nesse valor.
Não faço questao dos 144hz pois os jogos nao rodariam a esse fps constantemente.
 
Fala galera!
Alguem tem alguma recomendação de monitor para meu uso?
Trabalho e jogo no PC, hoje tenho um monitor de 24" FHD e estou sentindo falta de uma tela maior e de maior resolução.
Fico em duvida entre 2 tipos de monitores, 4K 60Hz ou 2K 144 Hz, alguém tem uma recomendação de um monitor bom e confiável nessas configurações?
Estava pensando e gastar algo beirando os 2k mas posso flexibilizar um pouco mais o orçamento.
 
Pessoal , comprei recentemente um monitor ASUS TUF VG279Q1R mas estou achando as cores dele muito ruins, especialmente o amarelo que é muito esverdeado, tentei configurar de várias formas mas ainda continua um pouco, fora que ele parece ser muito fragil. Estou pensando em devolver o monitor e pegar outro com configurações parecidas ( 27" 144hz 1080P ).

Alguma dica??

OBS: Saí de um AGON ag322fcx pq estava achando o tamanho dele muito grande, mas as cores dele eram bem melhores que esse ASUS.
 
Fala galera!
Alguem tem alguma recomendação de monitor para meu uso?
Trabalho e jogo no PC, hoje tenho um monitor de 24" FHD e estou sentindo falta de uma tela maior e de maior resolução.
Fico em duvida entre 2 tipos de monitores, 4K 60Hz ou 2K 144 Hz, alguém tem uma recomendação de um monitor bom e confiável nessas configurações?
Estava pensando e gastar algo beirando os 2k mas posso flexibilizar um pouco mais o orçamento.
Olha, acredito que monitor 4k ainda deva ser bem caro (com specs boas). E imagino que tenha que ter uma placa de vídeo bem robusta pra tirar proveito dessa resolução tbm...
Eu indicaria um 2k @ 144Hz. Mas tbm não são baratos:
- Ozone DSP27 IPS (falam bem, marca espanhola e nova por aqui) por cerca de R$ 2.200;
- Asus MQ27 (parece ser mto bom) por R$2.600;
- Asus TUF Gaming VG27AQL1A (parece ser mto bom) por cerca de R$ 3.000;
Olhando as análises no Rtings.com, existem modelos de outras marcas tb que parecem ser bons, mas não lembro de ter visto disponíveis no mercado brasileiro.... =/
Por fim, aguarde opiniões mais embasadas ddo pessoal aí, pq estou apenas aprendendo sobre o assunto..
 
Olha, acredito que monitor 4k ainda deva ser bem caro (com specs boas). E imagino que tenha que ter uma placa de vídeo bem robusta pra tirar proveito dessa resolução tbm...
Eu indicaria um 2k @ 144Hz. Mas tbm não são baratos:
- Ozone DSP27 IPS (falam bem, marca espanhola e nova por aqui) por cerca de R$ 2.200;
- Asus MQ27 (parece ser mto bom) por R$2.600;
- Asus TUF Gaming VG27AQL1A (parece ser mto bom) por cerca de R$ 3.000;
Olhando as análises no Rtings.com, existem modelos de outras marcas tb que parecem ser bons, mas não lembro de ter visto disponíveis no mercado brasileiro.... =/
Por fim, aguarde opiniões mais embasadas ddo pessoal aí, pq estou apenas aprendendo sobre o assunto..
O VG27WQ1B vale a pena?
 
estou querendo pegar um monitor QHD 144Hz (ou mais), 1ms, e estou na duvida entre TUF gaming VG27WQ1B ou OZDPS27IPS-Fless , ou tem alguma outra opção melhor? (no máximo 3.3k) pesquisei bastante, mas ainda estou meio por fora sobre monitores..

 
estou querendo pegar um monitor QHD 144Hz (ou mais), 1ms, e estou na duvida entre TUF gaming VG27WQ1B ou OZDPS27IPS-Fless , ou tem alguma outra opção melhor? (no máximo 3.3k) pesquisei bastante, mas ainda estou meio por fora sobre monitores..

O colega postou esse aqui, ele foi bem avaliado. Pelo que vi tem 2 modelos o M é painel IPS enquanto o G é VA.
Estou pesquisando sobre o final "SA"(até agora não achei nada sobre), to achando que quer dizer South America.
 
Última edição:
O colega postou esse aqui, ele foi bem avaliado. Pelo que vi tem 2 modelos o M é painel IPS enquanto o G é VA.
Estou pesquisando sobre o final "SA"(até agora não achei nada sobre), to achando que quer dizer South America.

Pelas fotos do site rtings e do site que explode, me parece ser o mesmo! Só que ainda da duvida porque nas especificações no site que explode, não tem mostrando lá o FreeSync e o
G-SYNC compatível, que fala no site rtings.
 
Pelas fotos do site rtings e do site que explode, me parece ser o mesmo! Só que ainda da duvida porque nas especificações no site que explode, não tem mostrando lá o FreeSync e o
G-SYNC compatível, que fala no site rtings.
É freesync premium(funciona com HDR).
edit: nesse site da pra ver que o modelo "M" é de 2020 e o "G" 2021
 
Existe monitor de 24 bom e barato? 75hz, freesync...

Atualmente tenho um de 29 ultrawide LG, e estou estudando troca por 3 de 24".
 
O colega postou esse aqui, ele foi bem avaliado. Pelo que vi tem 2 modelos o M é painel IPS enquanto o G é VA.
Estou pesquisando sobre o final "SA"(até agora não achei nada sobre), to achando que quer dizer South America.


Fui seco ver o anúncio e está esgotado. Eu tava muito atrás de um 27" 1440p IPS pra aposentar meu dell guerreiro aqui. :(
 
Fui seco ver o anúncio e está esgotado. Eu tava muito atrás de um 27" 1440p IPS pra aposentar meu dell guerreiro aqui. :(

Eu boletei 1 aqui (vencimento dia 29/03), mas depois decidi incluir outro item no carrinho, por isso não vou pagar. Acho que terça ele deve estar disponível...
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Quanto ao contraste que é maior nos VAs, por exemplo, o nível de preto mais profundo pode vir às custas dos "crushed blacks" que é perder informação nas partes escuras. Pra gamers pode causar um aspecto visual mais bonito, mas para criadores de conteúdo perder informação é a pior coisa que pode existir. Ou a falta de uniformidade pode fazer o criador achar que tem que clarear / escurecer uma parte isolada de um vídeo ou foto que ficou diferente, quando na verdade é apenas uma falha de uniformidade do painel e fazer uma "correção errada".

Por isso sobre VA x IPS eu diria que ambos podem ser melhores e piores em várias coisas. Para gamers existem vários outros pontos a se analisar como ghosting, tempo de resposta, Adaptive Sync, frequência, HDR, resolução, preço etc. que podem fazer muito mais diferença na hora da escolha.

Se consideram esse assunto de fidelidade de cores bem relevante, vejam o valor de delta E como vem de fábrica que já é uma boa referência e usem as configurações recomendadas pela pessoa do review. Não adianta comprar achando que a fidelidade do monitor é alta e depois socar saturação, contraste e brilho no talo (ou ainda colocar modos no monitor que fazem isso com a imagem).

Estou meio por fora desse universo. Recentemente comprei um monitor de baixo custo da Dell que utiliza painel VA. Fiquei muito impressionado com o nível de preto, que realmente parece ser bem escuro, ficando bem próximo da minha TV de Plasma. Não imaginava que uma simples tela de LCD sem local dimming fosse capaz disso.

No geral os paineis VA costumam ser assim?
 
O colega postou esse aqui, ele foi bem avaliado. Pelo que vi tem 2 modelos o M é painel IPS enquanto o G é VA.
Estou pesquisando sobre o final "SA"(até agora não achei nada sobre), to achando que quer dizer South America.

Descobri mais algumas coisas sobre o monitor:
Cabo Displayport: vc consegue os 170HZ e o Gsync, mas perde o HDR.
Cabo HDMI: FreeSync com HDR e taxa de atualização de 144HZ(perde o Gsync).
 
Galera to querendo pegar um monitor novo mas to bem por fora do mercado, qual o CxB do momento? eu pensei em pegar um com resolução 2.5k visando um futuro upgrade de GPU mas acho que seria melhor um 1080p 144hz mesmo. Atualmente uso um 1080p60hz 24'' LG de 2013 que não tem freesync, inclusive qual os ganhos dessa tecnologia em comparação ao vsync? não sei a diferença na prática.
 
Eu boletei 1 aqui (vencimento dia 29/03), mas depois decidi incluir outro item no carrinho, por isso não vou pagar. Acho que terça ele deve estar disponível...

Valeu pelo toque. Além dele ser uma spec que eu prefiro (testei alguns VAs e nao curti muito), ele tem um lance de KVM que vai me ser muito útil.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo