[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Rapaz, dei uma pesquisada e ele agradou se for esse do link abaixo:

Porém, achei as especificações bem parecidas com esse daqui, porém esse acaba sendo de 32 polegadas:

Pelo rtings, é um monitor agradável. Será que existe alguma desvantagem desse de 32 em comparação com o vg27?
Os 2 tem painel VA, parece que há alguns pontos negativos na transição das imagens, então não é recomendável.
Procure por Review dos 2, se tiver no rtings e eles falarem que é bom, eu confio.

Alguém sabe os monitores que dão certo os 120hz do PS5? Quero um 1080p e 144hz...

Bom dia galera, blz?
To querendo sair do meu atual G2460PF para outro monitor, e aqui onde moro apareceram estes 2 modelos:
1 - Acer Nitro XZ 270 - R$ 2000,00
2 - Alienware AW2518HF - R$ 2500,00

O já tive oportunidade de testar e em comparação de imagem com meu AOC é bem melhor neste quesito, porém quero exclusivamente para jogar FPS, então qual dos 2 seria o mais indicado?

Tenho o samsung soviético, jogo em full hd, 1440p e 4k com a 2060, mesmo em 1080p o monitor faz uma escala boa, e os filtros de nitidez da Nvidia também ajudam bastante.

Além que funcionou Freesync com o cabo DP.

Paguei 1800 nele, pra mim valeu muito (uso pra trabalho também).
@revan_br ,

Cara, o monitor chegou e estou gostando bastante.

Porém, estou com alguns problemas com a calibração das cores e gama.

Você consegue me passar os valores que está usando no seu para eu testar?

@revan_br ,

Fala mano, que bom que estais gostando, posso te passar sim, mas já lhe adianto que quase não mexi, visto que não tenho calibrador.

Assim que estiver no Pc te passo.

Alguém me indique bons monitores 144hz? Todos que eu procuro tem relatos de defeitos kkk.

Alguém sabe os monitores que dão certo os 120hz do PS5? Quero um 1080p e 144hz...

Não é bem assim, tem que ver se o monitor foi testado para ter os 120Hz disponível no PS5. Por enquanto é tudo na tentativa e erro. Mais fácil procurar por alguma lista de monitores testados com essa funcionalidade. Os que fazem FreeSync no Xbox One S/X, tem probabilidade alta de funcionar. Pelo menos vai ser assim até esses Consoles novos passarem a suportar qualquer monitor acima de 120Hz sem frescura ou quando chegarem os monitores com HDMI 2.1 no mercado. Até porque muito das limitações é puro lobby, já que esses novos Consoles já eram para estar com o FreeSync funcionando redondinho desde o lançamento.

Aqui tem uma lista da ASUS de monitores que fazem 120Hz nos novos Consoles (Xbox Series S/X e PlayStation 5) para quem tem interesse:

Não é bem assim, tem que ver se o monitor foi testado para ter os 120Hz disponível no PS5. Por enquanto é tudo na tentativa e erro. Mais fácil procurar por alguma lista de monitores testados com essa funcionalidade. Os que fazem FreeSync no Xbox One S/X, tem probabilidade alta de funcionar. Pelo menos vai ser assim até esses Consoles novos passarem a suportar qualquer monitor acima de 120Hz sem frescura ou quando chegarem os monitores com HDMI 2.1 no mercado. Até porque muito das limitações é puro lobby, já que esses novos Consoles já eram para estar com o FreeSync funcionando redondinho desde o lançamento.

Aqui tem uma lista da ASUS de monitores que fazem 120Hz nos novos Consoles (Xbox Series S/X e PlayStation 5) para quem tem interesse:

Obrigado. Essa lista da Asus é oficial? Pensei em pegar o VG249Q.

Última edição:
Galera, acabou de chegar meu monitor

Monitor Gamer LED Asus TUF Gaming 27´, Full HD, IPS, HDMI/DisplayPort, FreeSync, 144Hz, 1ms - VG279Q1R​

O que devo me preocupar nesse período de teste de 1 semana que vejo tanta gente fazendo? Tem algum software pra ajustar alguma coisa etc? Agradeço quem responder.

Amigo oq achou do monitor ?? Eu comprei ele e achei ele legal, não veio com deadpixel e não tem quase nenhum vazamento mas achei o amarelo dele meio esverdeado ...

Amigo oq achou do monitor ?? Eu comprei ele e achei ele legal, não veio com deadpixel e não tem quase nenhum vazamento mas achei o amarelo dele meio esverdeado ...
Cara, eu tava achando o laranja igual amarelo. Nisso fui nas config, Cor > Tom da Pele > Avermelhado. E ficou de boa.
Tô gostando também do monitor.

Obrigado. Essa lista da Asus é oficial? Pensei em pegar o VG249Q.

Oficial não digo, porque achei essa lista por um acaso. Se fosse oficial mesmo eles divulgariam mais, afinal funciona como marketing para vender mais monitores deles, pois tem muito monitor por ai no mercado que não suporta 120Hz quando ligado junto com esses novos Consoles e isso já é um diferencial. Mas creio que essa lista eles montaram testando os monitores aos poucos. Mas pode confiar nela visto que está no suporte oficial da ASUS.

A última atualização que eles deram na lista (versão global que é em Inglês) foi 04/03/2021. Então essa lista tende a crescer com o tempo.

Quem comprou esse LG e testou, deu certo. Porém precisou por o ps5 em performance mode. Não tenho ps5 pra testar ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

lg 24gl600f esse monitor da lg vale a pena?
Não vale. Esse tem painel tn.

Última edição:
Oficial não digo, porque achei essa lista por um acaso. Se fosse oficial mesmo eles divulgariam mais, afinal funciona como marketing para vender mais monitores deles, pois tem muito monitor por ai no mercado que não suporta 120Hz quando ligado junto com esses novos Consoles e isso já é um diferencial. Mas creio que essa lista eles montaram testando os monitores aos poucos. Mas pode confiar nela visto que está no suporte oficial da ASUS.

A última atualização que eles deram na lista (versão global que é em Inglês) foi 04/03/2021. Então essa lista tende a crescer com o tempo.
Entendi, vlw.

@revan_br ,

Não tem muito segredo:

Brilho 100
Contraste 70
Nitidez 72
Cor RGB 50
Tonalidade Pessoal
Gama Modo 2

Basicamente assim.

Não tem muito segredo:

Brilho 100
Contraste 70
Nitidez 72
Cor RGB 50
Tonalidade Pessoal
Gama Modo 2

Basicamente assim.
Mano, você não vai acreditar.

Ontem a noite cheguei na mesma conclusão que a sua, com a diferença que a gama estava no modo 1 aqui.

No 2 fica um pouco mais escuro, em compensação parece que ganha mais em contraste.

De um jeito ou de outro, ficou bom mesmo.

Muito obrigado!

Quem comprou esse LG e testou, deu certo. Porém precisou por o ps5 em performance mode. Não tenho ps5 pra testar ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não vale. Esse tem painel tn.

Ah sim, eu tava vendo isso mesmo e nessa lista da ASUS também tem manual de como botar em 120Hz nos dois Consoles e o procedimento do PlayStation 5 é esse mesmo de botar em "Performance Mode".

Alguém me indica monitores que não tenham tantos relatos de dead pixel e outras coisas? De 144hz e 240hz.

Dia 19 chegou o meu AW2521HF, esperei esses 5 dias para poder criar uma opinião sobre ele, ele é um monitor bom, porém peca em alguns quesitos, como o seu suporte, é muito bonito, com sua fita led na traseira e etc, mas ainda não entendo o motivo de ser tão grande comparado com a concorrência. Sobre o painel, tem um bom contraste, input lag excelente, comparado a um XL2540 que já testei, porém tem uma quantidade alta de bleeding, no meu painel, mostrando que o QC não é tãããão bom. Não possui HDR nem ULMB, que são tecnologias muito legais presentes no principal concorrente o VG259QM. De resto, acho que vou permanecer com ele, 144hz para 240hz realmente não é aquele salto, como do 60hz pro 144hz, mas é satisfatório, daqui 2-3 anos, quando lançar as RTX 4000 ou equivalente, faço um up de GPU + Monitor, para um 1440p 240hz IPS, provavelmente até lá será mais acessível.

IMG-20210319-195207.jpg
IMG-20210321-002740.jpg
IMG-20210321-002852.jpg

Estou pesquisando monitor 27" QHD, 100 - 200 Hz , IPS, HDR 10.

No momento, tenho uma Gtx 1060 3gb - que será trocada assim que possível.

1 - Ela "aguenta" um monitor desses? Ou, mesmo que não use tudo que o monitor pode oferecer (por enquanto) seria bom comprar um monitor "com sobra" para futuro upgrade na GPU, não?

2 - Gostei de vários monitores no Rtings, mas não consigo encontrar nenhum aqui no Brasil. É assim mesmo?

Ex:
Gigabyte G27Q / M27Q;
LG 27GL83A-B / 27GN850-B / 27GL850-B;
BenQ EX2780Q;
Dell S2721DGF;
ASUS TUF VG27AQ / VG27AQL1A (único que vi por aqui, por + de 3k);

Tem tbm o Ozone DSP27 IPS, que não tem review no Rtings, mas tá saindo por 2,2k.

Desde já agradeço qlqr comentário que possa acrescentar conteúdo, pq sei mto pouco sobre esse assunto.

Estou pesquisando monitor 27" QHD, 100 - 200 Hz , IPS, HDR 10.

No momento, tenho uma Gtx 1060 3gb - que será trocada assim que possível.

1 - Ela "aguenta" um monitor desses? Ou, mesmo que não use tudo que o monitor pode oferecer (por enquanto) seria bom comprar um monitor "com sobra" para futuro upgrade na GPU, não?

2 - Gostei de vários monitores no Rtings, mas não consigo encontrar nenhum aqui no Brasil. É assim mesmo?

Ex:
Gigabyte G27Q / M27Q;
LG 27GL83A-B / 27GN850-B / 27GL850-B;
BenQ EX2780Q;
Dell S2721DGF;
ASUS TUF VG27AQ / VG27AQL1A (único que vi por aqui, por + de 3k);

Tem tbm o Ozone DSP27 IPS, que não tem review no Rtings, mas tá saindo por 2,2k.

Desde já agradeço qlqr comentário que possa acrescentar conteúdo, pq sei mto pouco sobre esse assunto.
Sim, tava na mesma procura e desisti, pensei em pegar o Ozone, mas é uma loteria, ou se dá bem e pega um painel perfeito, ou pega um horrível e é obrigado a devolver, no fim, peguei um 240hz IPS(da assinatura), pelo preço do Ozone e tô bem satisfeito, mesmo sendo 1080p.

Cara, eu tava achando o laranja igual amarelo. Nisso fui nas config, Cor > Tom da Pele > Avermelhado. E ficou de boa.
Tô gostando também do monitor.
Fiz isso e realmente deu uma melhorada, mas continuo achando as cores dele um pouco estranhas , o pior é o amarelo meio esverdeado, eu tinha um Agon de 32 polegadas com painel VA e as cores dele eram bem melhores ... Sinceramente essa paranóia de painel bom tem que ser IPS só deve servir para painéis top de linha ...

Fiz isso e realmente deu uma melhorada, mas continuo achando as cores dele um pouco estranhas , o pior é o amarelo meio esverdeado, eu tinha um Agon de 32 polegadas com painel VA e as cores dele eram bem melhores ... Sinceramente essa paranóia de painel bom tem que ser IPS só deve servir para painéis top de linha ...
Na verdade não tem a ver com ser top de linha, e sim mais no uso específico do painel. IPS é mais pra quem quer fidelidade e uniformidade de cores quando trabalha com imagens / design / fotografia, e tem acesso a um calibrador. Não adianta ter um IPS descalibrado, e achar que ele vai ser melhor que outros, como normalmente vem de fábrica.

A uniformidade das cores de um IPS é superior ao VA. A fidelidade das cores também é quando que calibrado corretamente. Mas não significa que virá assim de fábrica. É possível um VA vir de fabrica com cores mais fieis que um IPS, mesmo o painel VA sendo inferior e sendo menos uniforme.

A Dell tem uma linha já calibrada de fábrica, própria pra quem trabalha com design fotografia - mas nesse caso, pra quem se importa realmente com isso é muito melhor comprar um calibrador. Porque monitores também se descalibram naturalmente com o tempo - o ideal é recalibrar de tempos em tempos.

Pra quem está interessado em jogos apenas, é bem melhor se atentar aos outros fatores do que a fidelidade de cores, porque sem calibrador nunca será possível averiguar isso. Normalmente os fabricantes entucham a saturação e brilho no talo e o pessoal gosta (o que é péssimo pra fidelidade de cores, mesmo a pessoa leiga padrão achando o contrário), então vai muito do uso.

Então se estão interessados nesse ponto, procurem reviews que testem a calibração de como o monitor vem de fábrica, seja VA ou IPS. Procurem pelo termo delta E, é o valor que mede o desvio em relação ao padrão. Quanto maior esse valor, pior.

Aqui um exemplo de delta E medidos no meu monitor Ozone 27 IPS antes e depois da calibração:

QhRDYAE.jpeg

E aqui o delta E após a calibração para cada cor:

dvMXKx3.jpg

WLIMg7q.jpg

Perceba que os valores após a calibração são baixíssimos, o que mostra que o painel do Ozone é excepcionalmente bom em relação a fidelidade de cores, melhor ainda que o Dell antigo que eu tinha próprio para fotografia. Mesmo painéis tops de linha específicos para fotografia e design muitas vezes não conseguem atingir esses valores.

Agora, repare bem no Delta E antes da calibração - bem ruim. Bem ruim assim como qualquer outro monitor que não vem calibrado de fábrica, é bem normal esses valores para monitores comuns - sim a grande maioria é bem ruim de fábrica mesmo monitores top de linha (quando o foco não é design, fotografia). Por isso é bom ver reviews conceituados.

Agora, esse "bem ruim" é visível a olho nu? Nem sempre. Nesse caso do Ozone a diferença a olho nu entre antes e depois foi bem sutil. Se você está vendo desvios grandes de cor a olho nu, normalmente tem algo de muito errado ou com o painel ou com as configurações.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar