[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Um fato curioso que percebi agora pouco, liguei para um telefone fixo da VIVO do meu celular pelo VoWIFI e a ligação estava em HD pois apareceu o simbolo na tela do meu aparelho, só fiquei curioso pra saber se isso vai depender do telefone fixo ou todas as ligações para linhas fixas serão em HD.
Meu chute é que depende da operadora do fixo, mas teoricamente fixo tem capacidade pra voz de boa qualidade. Tem quem reclame que a qualidade de fixo caiu bastante com a digitalização das centrais telefônicas (o que faz algum sentido).

Esse texto é um pouco velho, mas é interessante https://spectrum.ieee.org/telecom/wireless/why-mobile-voice-quality-still-stinksand-how-to-fix-it
 
Última edição:
O
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Foto
Oi queria informar que recentemente ativaram a banda 1 na torre na onde eu moro
E vi que são 2 bandas 1 na mesma PCI
Uma de 10mhz outra de 15mhz
Além das B7 de 20mhz e outra B7de 10mhz
e a B28 de 10mhz e a B3 de 10mhz

Isso significa que pode vim 6CA ?
POIS conecta B7(20)+B7(10) + B1 (15) + B3(10)

TBM Fica B7(20) + B28(10) +B1(10) + B3(10)

Aleatoriamente pode fica de varios modos e sempre q vejo muda as bandas coml se quisesse todas se conectar
Pode ser que em breve pode ser 6ca ou 5ca
B7(20) + B7(10) + B1(15)+ B1(10) + B28(10) + B3(10)
???
MEU CELL vai até 7ca
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Foto
Oi queria informar que recentemente atiraram a banda 1 na torre na onde eu moro
E vi que são 2 na mesma PCI
Isso significa que pode vim 6CA ?
POIS conecta B7(20)+B7(10) + B1 (15) + B3(10)
TBM PODE Fica B7(20) + B28(10) +B1(10) + B3(10)

Aleatoriamente
Pode ser que em breve pode ser
B7(20) + B7(10) + B1(15)+ B1(10) + B28(10) + B3(10)
???
MEU CELL vai até 7ca
Foto 2
 
Última edição:
Algo curioso: o meu Redmi Note 10 reconheceu o 4.5G da Oi aqui em Natal.
No entanto, percebi que a velocidade diminuiu em relação ao dia anterior:

ji6nLDJ.jpg

LPaBwrw.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho duas linhas pós (Claro e Oi); sendo a Claro a minha principal e a Oi utilizo para o trabalho.
Vejo inúmeros relatos em relação a Oi, contudo, aqui no DDD 84 ela "ainda" me deixou na mão. haha
Muitas cidades pequenas aqui no RN possuem apenas cobertura da Oi, embora a TIM esteja ampliando fortemente a sua cobertura nestas cidades.
A VIVO possui a pior qualidade e a sua rede 3G é terrível, desde a queda de ligações até a péssima velocidade de internet.
Em todas as cidades aonde não possui cobertura da Oi, entro em Roaming pela TIM, ou seja, dificilmente fico sem sinal.
Oi com 4,5G em Natal?? Até hj nunca peguei isso na Oi. Consegui usar em Fortaleza. Em qual bairro vc conseguiu pegar 4,5G da Oi aqui em Natal?
 
Oi com 4,5G em Natal?? Até hj nunca peguei isso na Oi. Consegui usar em Fortaleza. Em qual bairro vc conseguiu pegar 4,5G da Oi aqui em Natal?

Ponta Negra, próximo a Rota do Sol.
Foi uma bela surpresa!
Eu uso a linha da Oi num Xiaomi e, até então, pensava que ele não estava agregando frequências. Já inseri os chip da Claro e Vivo e nunca obtive o 4.5G ou o 4G+.
E desde ontem estou no 4.5G da Oi (agregação da banda 7 e 3).
 
Ponta Negra, próximo a Rota do Sol.
Foi uma bela surpresa!
Eu uso a linha da Oi num Xiaomi e, até então, pensava que ele não estava agregando frequências. Já inseri os chip da Claro e Vivo e nunca obtive o 4.5G ou o 4G+.
E desde ontem estou no 4.5G da Oi (agregação da banda 7 e 3).
Muito bom saber disso. Tomara que a Oi expanda essa cobertura. Moro no Tirol, já peguei as bandas 3 e 7, mas não agregavam. E na banda 3 a velocidade de internet é inutilizável! Por isso eu travava sempre na banda 7. E vai de boa nessa banda.

Sobre a Claro, já tive o plano dela e pagava de boa o 4.5G (No Tirol e em Lagoa Nova), dando bons picos de velocidade, mas foi piorando até que cancelei. A vivo cheguei a testar por pouco tempo no plano Vivo Easy, tbm pagava 4.5G.

Hj na linha móvel tenho Tim Beta, e pega tanto 4.5G quanto VoLTE. E em casa como internet "fixa" tenho esse plano Oi ilimitado.

Falando em beta tô com 5 convites aqui, se alguem tiver um pré da tim e quiser o convite, faço o envio 0800.
 
Muito bom saber disso. Tomara que a Oi expanda essa cobertura. Moro no Tirol, já peguei as bandas 3 e 7, mas não agregavam. E na banda 3 a velocidade de internet é inutilizável! Por isso eu travava sempre na banda 7. E vai de boa nessa banda.

Sobre a Claro, já tive o plano dela e pagava de boa o 4.5G (No Tirol e em Lagoa Nova), dando bons picos de velocidade, mas foi piorando até que cancelei. A vivo cheguei a testar por pouco tempo no plano Vivo Easy, tbm pagava 4.5G.

Hj na linha móvel tenho Tim Beta, e pega tanto 4.5G quanto VoLTE. E em casa como internet "fixa" tenho esse plano Oi ilimitado.

Falando em beta tô com 5 convites aqui, se alguem tiver um pré da tim e quiser o convite, faço o envio 0800.

O 4G+ da Claro aqui sempre dá uma velocidade de download acima dos 100 MB tranquilamente, usando o Galaxy S20 Ultra.

No 4.5G da Oi, notei uma queda na velocidade, comparado ao 4G na banda 7. Uma surpresa mesmo conectar o 4.5G no Xiaomi.

A TIM aqui possui uma velocidade que não chega aos 10 MB no 4G+ e o sinal da Vivo é muito fraco.
 
Última edição:
Desabilitei o VoLTE da TIM faz algumas semanas após reclamarem que as ligações pro meu numero não estarem completando. O problema foi solucionado totalmente, imagino se eu não tivesse desativado, provavelmente tinha perdido a vaga de emprego.

Problema da TIM ou do meu celular? (Galaxy J8 nacional)
 
O
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Foto
Oi queria informar que recentemente ativaram a banda 1 na torre na onde eu moro
E vi que são 2 bandas 1 na mesma PCI
Uma de 10mhz outra de 15mhz
Além das B7 de 20mhz e outra B7de 10mhz
e a B28 de 10mhz e a B3 de 10mhz

Isso significa que pode vim 6CA ?
POIS conecta B7(20)+B7(10) + B1 (15) + B3(10)

TBM Fica B7(20) + B28(10) +B1(10) + B3(10)

Aleatoriamente pode fica de varios modos e sempre q vejo muda as bandas coml se quisesse todas se conectar
Pode ser que em breve pode ser 6ca ou 5ca
B7(20) + B7(10) + B1(15)+ B1(10) + B28(10) + B3(10)
???
MEU CELL vai até 7ca
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Foto 2
Qual a sua cidade e seu aparelho? As vezes seu aparelho pode até ter os 7ca, só q pode não ter nesse combo na EnB que lhe atende. Tem aparelho q tem dificuldade em fazer 7+7 (quando não é 7c), ou quando é 1+1 (quando não é 1c). Meu S10e mesmo em Ribeirão do Sul não faz os 6ca q tem na EnB (fica no máximo em 4ca pelo o q percebi já).
 
Qual a sua cidade e seu aparelho? As vezes seu aparelho pode até ter os 7ca, só q pode não ter nesse combo na EnB que lhe atende. Tem aparelho q tem dificuldade em fazer 7+7 (quando não é 7c), ou quando é 1+1 (quando não é 1c). Meu S10e mesmo em Ribeirão do Sul não faz os 6ca q tem na EnB (fica no máximo em 4ca pelo o q percebi já).
Note 20 ultra talvez ainda vai ter
Pois faz 1 semana só que ativaram
Taubaté SP a torre ainda n mostra no cellmapper
Que tem banda 1
Mais já tinha no centro essa banda mais só era 4 PCI iqual que fazia os 4cc

Essa é a primeira vez que vi 2 bandas 1
Na mesma PCI
Mais ainda n juntam na mesma portadora
Só mesmo as bandas 7
O curioso é chegando a quase 60mhz que nunca vi isso
Talvez nas próximas semanas se chega a fica 5cc ou 6cc mando ft aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma pergunta quanto a bandas 1 ativo pelo 4G aqui
eu coloquei no 3G e não apareceu mais a banda 1 somente a banda 5

Isso é pq realmente mudaram pra funciona so no 4G ?
A claro é a que ta mais colocando a banda 1 deste novembro de 2020 tinha no centro e só ta espalhando
Isso vai vira comum iqual a banda 3 ??

O 3G só vai fica na banda 5 ???

E eles vão ativar no futuro a banda 5 tbm no 4G como que vai fica o 3G ?

Pq o VoLTE ainda n tem se a claro tem várias bandas ???

Eles vão lança pra mais esse ano ou no ano que vem ? Já vai fazer 4 anos de teste de de 2019
E nada do VoLTE pega massivamente
Deveria ter pq é injusto sai desse 4.5G
Pra fica ainda no 3G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tomara que quando lança o VoLTE massivamente n tenha problemas igual a vivo de atendente não saberem
Pq quando desativa o 3G e o 2G vai ter que ter o VoLTE
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual a sua cidade e seu aparelho? As vezes seu aparelho pode até ter os 7ca, só q pode não ter nesse combo na EnB que lhe atende. Tem aparelho q tem dificuldade em fazer 7+7 (quando não é 7c), ou quando é 1+1 (quando não é 1c). Meu S10e mesmo em Ribeirão do Sul não faz os 6ca q tem na EnB (fica no máximo em 4ca pelo o q percebi já).
Mais se o meu tem que é o note 20 ultra
E a ENB Não deixa
Uma hora o seu e o meu vai fica ne ?
 
Última edição:
Olá galera, comprei um Samsung s20 FE com snapdragon SM-G780G, porém o serviço VoLTE e o VoWiFi da vivo não funciona nem a pau, tenho os servicos ativo na linha, pois coloquei em um samsung a01 e subiu na hora, andei pesquisando e vi que falta homologar "IMEIS" deste modelo de aparelho junto a vivo, isso procede?
 
Note 20 ultra talvez ainda vai
Não, não vai ter esse combo específico fonte.

torre ainda n mostra no cellmapper
Você já ajudou a mapear para TENTAR atualizar a EnB? Qualquer coisa você poderia travar a banda para tal feito.

n juntam na mesma portadora
Imagino que nem podem, há alguma operadora entre essas bandas, certo?

Pq o VoLTE ainda n tem se a claro tem várias bandas ???
A resposta está na própria pergunta. Há uma frase de um user que é a seguinte: " Com o latifúndio de frequências que ela comprou com a Nextel o VoLTE vai demoraaaar... "

isso procede?
Aparentemente infelizmente sim.
 
Note 20 ultra talvez ainda vai ter
Pois faz 1 semana só que ativaram
Taubaté SP a torre ainda n mostra no cellmapper
Que tem banda 1
Mais já tinha no centro essa banda mais só era 4 PCI iqual que fazia os 4cc

Essa é a primeira vez que vi 2 bandas 1
Na mesma PCI
Mais ainda n juntam na mesma portadora
Só mesmo as bandas 7
O curioso é chegando a quase 60mhz que nunca vi isso
Talvez nas próximas semanas se chega a fica 5cc ou 6cc mando ft aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma pergunta quanto a bandas 1 ativo pelo 4G aqui
eu coloquei no 3G e não apareceu mais a banda 1 somente a banda 5

Isso é pq realmente mudaram pra funciona so no 4G ?
A claro é a que ta mais colocando a banda 1 deste novembro de 2020 tinha no centro e só ta espalhando
Isso vai vira comum iqual a banda 3 ??

O 3G só vai fica na banda 5 ???

E eles vão ativar no futuro a banda 5 tbm no 4G como que vai fica o 3G ?

Pq o VoLTE ainda n tem se a claro tem várias bandas ???

Eles vão lança pra mais esse ano ou no ano que vem ? Já vai fazer 4 anos de teste de de 2019
E nada do VoLTE pega massivamente
Deveria ter pq é injusto sai desse 4.5G
Pra fica ainda no 3G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tomara que quando lança o VoLTE massivamente n tenha problemas igual a vivo de atendente não saberem
Pq quando desativa o 3G e o 2G vai ter que ter o VoLTE
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mais se o meu tem que é o note 20 ultra
E a ENB Não deixa
Uma hora o seu e o meu vai fica ne ?
Aqui também ativaram a B1 15MHz e 10MHz recentemente e desativaram o 3G na B1
 
Olá galera, comprei um Samsung s20 FE com snapdragon SM-G780G, porém o serviço VoLTE e o VoWiFi da vivo não funciona nem a pau, tenho os servicos ativo na linha, pois coloquei em um samsung a01 e subiu na hora, andei pesquisando e vi que falta homologar "IMEIS" deste modelo de aparelho junto a vivo, isso procede?

Procede. O S20 FE com Snap não está na whilelist da Vivo
 
Note 20 ultra talvez ainda vai ter
Pois faz 1 semana só que ativaram
Taubaté SP a torre ainda n mostra no cellmapper
Que tem banda 1
Mais já tinha no centro essa banda mais só era 4 PCI iqual que fazia os 4cc

Essa é a primeira vez que vi 2 bandas 1
Na mesma PCI
Mais ainda n juntam na mesma portadora
Só mesmo as bandas 7
O curioso é chegando a quase 60mhz que nunca vi isso
Talvez nas próximas semanas se chega a fica 5cc ou 6cc mando ft aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma pergunta quanto a bandas 1 ativo pelo 4G aqui
eu coloquei no 3G e não apareceu mais a banda 1 somente a banda 5

Isso é pq realmente mudaram pra funciona so no 4G ?
A claro é a que ta mais colocando a banda 1 deste novembro de 2020 tinha no centro e só ta espalhando
Isso vai vira comum iqual a banda 3 ??

O 3G só vai fica na banda 5 ???

E eles vão ativar no futuro a banda 5 tbm no 4G como que vai fica o 3G ?

Pq o VoLTE ainda n tem se a claro tem várias bandas ???

Eles vão lança pra mais esse ano ou no ano que vem ? Já vai fazer 4 anos de teste de de 2019
E nada do VoLTE pega massivamente
Deveria ter pq é injusto sai desse 4.5G
Pra fica ainda no 3G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tomara que quando lança o VoLTE massivamente n tenha problemas igual a vivo de atendente não saberem
Pq quando desativa o 3G e o 2G vai ter que ter o VoLTE
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mais se o meu tem que é o note 20 ultra
E a ENB Não deixa
Uma hora o seu e o meu vai fica ne ?
Como já respondi em outra oportunidade: VoLTE não é prioridade pra Claro, eles tem uma quantidade absurda de espectro e podem manter o 2G e o 3G ativos pra voz tranquilamente enquanto ativam o 4G em todas as bandas disponíveis no Brasil. A aposta da Claro é simplesmente deixar o WhatsApp com chamadas ilimitadas (inclusive no pré) para tapar esse buraco do VoLTE. Tanto que o VoLTE propriamente dito só está liberado para planos pós em DDDs específicos. A Claro é mais pra quem quer ter internet muito rápida, a TIM é a casa do VoLTE no Brasil... Pra quem precisa dessa função, a TIM é quase obrigatória pra conseguir sem stress.

Liberar VoLTE em massa requer investimentos ($$$) da própria Claro, implementação de servidores e etc... Deixando as chamadas do WhatsApp ilimitadas, ela joga a conta nas costas do facebook.
 
No interior de SP a Claro tem estás bandas:
B1 15mhz
B1 10mhz
B3 10mhz
B7 20mhz (P)
B28 10mhz
B7 10mhz em alguns locais

Total 65mhz ou 75mhz onde tem a B7 P.

Tem ainda B5 10mhz + 2,5mhz, para 3g e de acordo com alguns mapeamentos do Cellmapper 2g. E B8 para 2g.

Vai demorar para aparecer VoLTE...

Comparando com a TIM...
B7 10mhz ou 20mhz RAN Sharing
B28 10mhz
B1 15mhz
B3 20mhz

Total 55mhz/65mhz Ran Sharing

Além de B8 2,5mhz para 2g

-----
Lembrando que não basta ter um monte de frequências na interface aérea, precisa ter backbone que aguente.

Por aqui a Claro tem geralmente fibra de 1gbps em cada eNb.
Supondo que numa eNb hipotética com todas estás bandas, 64qam/16qam e mimo 2x2 cada setor tem um potencial de trafegar 562/37mbps na interface aérea. Ou seja, 2 setores de 3 já usariam todo o link de 1gbps...

Ainda é melhor que a TIM que tem em algumas eNb um link de 100mbps...
 
Última edição:
Aqui no bairro Praia de Itaparica, nesse horário de madrugada fiz teste com um chip da Oi em um modem Huawei B715S-23C.

z8MpHVW.jpg
Eu acho que é instabilidade da rede mesmo. Aqui ontem o upload tava abaixo de 2 Mb, hoje já aumentou para uns 5 Mb pela manhã e agora já beira os 10~13.
O download no celular base (que uso pra rotear para os outros) fica quase sempre em uns 45 Mb. As vezes vai pra mais, eu costumo preferir medir por KB/s e nele nos testes chega a bater 8000 KB/s.
Tava procurando um modem Wi-Fi também no AliExpress mas é tudo caro, principalmente o de 5Ghz que eu preferia pra não interferir com o Bluetooth. Esses 2.4Ghz com 150 Mb de download eu já não sei se vai fazer muita diferença não, tô usando o chip em um Moto G3 velho pra rotear, e joguei umas rotinas no Macrodroid e Automate nele e ele trabalha bem sozinho quando falta sinal, cai Internet etc com o modem eu perderia esse tipo de coisa. Só valeria a pena se melhorasse a estabilidade e a velocidade geral mesmo, já que desses 8000 KB/s que pegam no Moto G3, os outros celulares recebem no máximo uns 6000, se não me falha a memória.
 
Última edição:
Pq o VoLTE ainda n tem se a claro tem várias bandas ???

Eles vão lança pra mais esse ano ou no ano que vem ? Já vai fazer 4 anos de teste de de 2019
E nem vão. A Claro já deve até ter desistido do VoLTE. Até a página do recurso foi tirada do ar.

Tirando alguns DDDs de São Paulo e do Rio, nenhum outro estado tem ERBs compatíveis, mesmo em capitais, então só mostra a falta de interesse deles. É diferente da Vivo q já tá com todas ou quase todas ERBs compatíveis e só falta tocar no on.
O 3G só vai fica na banda 5 ???
Essas frequências baixas só tem uma função: tapar buracos. Elas são mais difíceis de se trabalhar por conta da cobertura alta, q causa interferências em sites vizinhos.

A Claro notoriamente tem o objetivo de expandir a velocidade e não a cobertura. Como o 3G tá sendo deixado apenas pra ligações, é justo manter a B5 ali só pro usuário fazer chamadas, afinal, vc reduz custos.
O curioso é chegando a quase 60mhz que nunca vi isso
Bug.
 
Alguém sabe dizer porque o Wifi Calling da VIVO só suporta ligação enquanto que o Wifi Calling da Claro suporta ligação/SMS?
Implementação. Quiseram assim. Possivelmente por escolha equipamentos e de software.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho os recursos VoLTE e VozWiFi das duas.
Na vivo, o VozWiFi "sobe" (fica diponível) sozinho, sempre q acho rede wifi. E só cai quando o sinal wifi some ou está muito fraco.

Já na claro, é como o mestre dos magos do desenho animado "caverna do dragão": surge do nada e some sem dar aviso.

Mas quando estão ativos, o da vivo funciona meia-boca e o da Claro, funciona bem.
 
E nem vão. A Claro já deve até ter desistido do VoLTE. Até a página do recurso foi tirada do ar.

Tirando alguns DDDs de São Paulo e do Rio, nenhum outro estado tem ERBs compatíveis, mesmo em capitais, então só mostra a falta de interesse deles. É diferente da Vivo q já tá com todas ou quase todas ERBs compatíveis e só falta tocar no on.

Essas frequências baixas só tem uma função: tapar buracos. Elas são mais difíceis de se trabalhar por conta da cobertura alta, q causa interferências em sites vizinhos.

A Claro notoriamente tem o objetivo de expandir a velocidade e não a cobertura. Como o 3G tá sendo deixado apenas pra ligações, é justo manter a B5 ali só pro usuário fazer chamadas, afinal, vc reduz custos.

Bug.
Bug não pois eu mostrei aqui foi no service mode
B7(20) + B7(10) + B1(15) + B3(10)
Totalizando 55mhz
Se a banda 1 colocarem 20mhz
Ia ser 60mhz
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Implementação. Quiseram assim. Possivelmente por escolha equipamentos e de software.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho os recursos VoLTE e VozWiFi das duas.
Na vivo, o VozWiFi "sobe" (fica diponível) sozinho, sempre q acho rede wifi. E só cai quando o sinal wifi some ou está muito fraco.

Já na claro, é como o mestre dos magos do desenho animado "caverna do dragão": surge do nada e some sem dar aviso.

Mas quando estão ativos, o da vivo funciona meia-boca e o da Claro, funciona bem.
O da claro é pq limitam se n tiver cobertura ou tiver 1 barra ele vai funcionar eles deixaram o VoWIFI mais pra funciona quando não tem realmente cobertura
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui olha tando 55mhz
Será que a banda 1 vai pra 20 mhz tbm ?

A claro teve suporta o 2 portadoras de 20 mhz certo ?

Bom tomara que uma hora o note 20 ultra funciona os 5CA
Vcs sabem qual é o cell que ia funcionar ???

Sobre o VoLTE da claro quando o 4G ter a a mesma cobertura da tim será que talvez ai que vão começar a liberar ?

Mn deveriam ter colocado isso como padrão deste quando lançaram o 4G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom pelo menos qualidade de velocidade a claro tem pq vi um vídeo postado tando 559 mega o 4.5G dela
E nem o 5G DSS não passa disso kkkkkk
Talvez amadureça com o tempo
Mais ia se uma boa o VoLTE
Vcs sabem me dizer se a claro suporta no pós pago o VoLTE em EVS ( HD+ )
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não, não vai ter esse combo específico fonte.


Você já ajudou a mapear para TENTAR atualizar a EnB? Qualquer coisa você poderia travar a banda para tal feito.
Sim fiz isso mais ainda n atualizou demora quanto tempo ?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo