[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Mostra aí ligando pra um Claro 3G se vai exibir AMR-WB ou EVS:SWB. No aguardo.
VIVO VoLTE(SAMSUNG) nos dois primeiros prints e CLARO 3G (SAMSUNG) o mesmo codec usado entre um VIVO VoLTE e TIM VoLTE.
Whats-App-Image-2021-07-05-at-20-37-07.jpg
Whats-App-Image-2021-07-05-at-20-37-07-1.jpg
PRINTCLARO.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se no meu mostrou, e no seu não. Algum problema tem né!?
O único problema é que o recurso ainda não funciona por falta de disponibilidade das operadoras, não por causa do aparelho.
 
Última edição:
VIVO VoLTE(SAMSUNG) nos dois primeiros prints e e CLARO 3G (SAMSUNG)
Whats-App-Image-2021-07-05-at-20-37-07.jpg
Whats-App-Image-2021-07-05-at-20-37-07-1.jpg
PRINTCLARO.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O único problema é que o recurso ainda não funciona por falta de disponibilidade das operadoras, não por causa do aparelho.
E desde quando AMR-NB é HD? Está certo exibir assim em uma chamada que envolva um número Claro.
Seria estranho se fosse WB ou EVS-SWB com um número Claro.
Mas se exibir AMR-NB com chamada entre Vivo também, talvez seu aparelho não seja compatível com AMR-WB e EVS-SWB. Geralmente os aparelhos que só tem um microfone, não tem suporte ao EVS-SWB (que é o HD+), não sei o AMR-WB se funciona neles.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por isso citei aparelho básico anteriormente, não por arrogância.
 
E desde quando AMR-NB é HD? Está certo exibir assim em uma chamada que envolva um número Claro.
Seria estranho se fosse WB ou EVS-SWB com um número Claro.
Mas se exibir AMR-NB com chamada entre Vivo também, talvez seu aparelho não seja compatível com AMR-WB e EVS-SWB. Geralmente os aparelhos que só tem um microfone, não tem suporte ao EVS-SWB (que é o HD+), não sei o AMR-WB se funciona neles.
Na ligação que você fez entre TIM e Vivo, chegou a olhar o service mode do aparelho da Tim pra ver o codec?
 
Na ligação que você fez entre TIM e Vivo, chegou a olhar o service mode do aparelho da Tim pra ver o codec?
Do aparelho Tim não, pois não estava em mãos. Mas claramente a chamada estava com qualidade HD na prática. Além do codec e o ícone. Estava igual quando ligo pra um Vivo 3G ou telefone fixo de casa, estando em AMR:WB. Ambos superiores audivelmente a uma chamada pra Claro.
Atrás apenas do HD+ EVS:SWB entre celulares topo de linha Vivo-Vivo.
 
Eu "recadastrei" um eSIM da TIM usando o mesmo QRCode, porem no mesmo iphone.

alguem ja testou cadastrar em outro aparelho?

sobre os papos acima, eu prefiro ficar na claro pq a Vivo nao entrega 40gb + 35gb por 64 reais...
 
VIVO VoLTE(SAMSUNG) nos dois primeiros prints e CLARO 3G (SAMSUNG) o mesmo codec usado entre um VIVO VoLTE e TIM VoLTE.
Procurei saber aqui e, de fato, o @antoniocpjunior tá certo.

A interoperabilidade Vivo-TIM começou. Ainda está limitado, mas, breve, deve ser liberado pra todos assim como o codec HD do 3G.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atrás apenas do HD+ EVS:SWB entre celulares topo de linha Vivo-Vivo.
A Tim, infelizmente, não usa esse codec mesmo. Somente o AMR-WB, mas já é bacana ver q tanto a Vivo e a TIM, em breve, já estão em HD tbm.
 
Última edição:
Como o da Vivo funciona meia boca, se só contando a qualidade de voz, é superior a da claro? Explica essa?
Já usei das duas, não tem nem como comparar, além de ativar sempre, o Voz Wi-Fi da Vivo tem qualidade HD+ se o aparelho suportar.
Nos celulares de casa, que são: i12, S10 e S9, as chamadas são feitas em EVS:SWB seja de 4G pra 4G, ou de Voz Wi-Fi pra 4G e vice versa, entre eles.
Não ter SMS, não vale como argumento pra um recurso focado em chamadas via Wi-Fi, ser meia boca hein..
Meia boca que eu disse aqui não é qualidade sonora, mas da FUNCIONALIDADE.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas que equipamentos e software seriam esses pro Wifi Calling da VIVO funcionar?
É um servidor (no caso da vivo) ou dois, no caso da claro, que usam os protocolos ims e xcap.
 
Meia boca que eu disse aqui não é qualidade sonora, mas da FUNCIONALIDADE.
Sim, mas não deu pra entender muito. Pois um funciona o tempo todo e bem.
O outro mal funciona. E contando que o serviço se chama “Chamadas por Wi-Fi”, não ter SMS não faz ser meia boca. 🤔
 
O da claro é pq limitam se n tiver cobertura ou tiver 1 barra ele vai funcionar eles deixaram o VoWIFI mais pra funciona quando não tem realmente cobertura
Só na teoria. Já consegui o VozWiFi da claro funcionar em local com sinal forte, e não funcionar em local de sinal zero nem no modo avião, com wifi de qualidade. Neste momento, por exemplo, estou com sinal E VozWiFi funcionando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, mas não deu pra entender muito. Pois um funciona o tempo todo e bem.
O outro mal funciona. E contando que o serviço se chama “Chamadas por Wi-Fi”, não ter SMS não faz ser meia boca. 🤔
O meia boca aqui, (foi falha minha não explicitar) se eu ligar pelo VozWiFi da claro para um telefone desligado, uma gravação fala q está fora da área de cobertura ou desligado.

Já pelo VozWiFi da vivo, a ligação cai instantaneamente sem nenhum aviso. Idem ocupado.

E se você tentar me ligar, com o meu VozWiFi vivo ativo, a ligação não se completa. O telefone não chama.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você já usou o VoLTE e VoWIFI da Claro?
se sim, como é a qualidade das chamadas via VoLTE, me refiro quando as duas linhas estão com o VoLTE ativo, são em HD e realmente boas?
Sim. Muito boas
 
Só na teoria. Já consegui o VozWiFi da claro funcionar em local com sinal forte, e não funcionar em local de sinal zero nem no modo avião, com wifi de qualidade. Neste momento, por exemplo, estou com sinal E VozWiFi funcionando.
Eu, em anos usando o claro pós, mal via funcionar. Passei por três aparelhos usando a claro e era a mesma porcaria. Só funciona quando quer. Essa é a definição de meia boca. Imagina depender de um serviço desse pra fazer chamada num lugar sem sinal. Com a Vivo não teria esse risco. Aí não adianta nada suportar SMS e tal, se não funciona direito.
 
Exato.
Há macetes que "aumentam" a chance do VozWiFi da claro "subir".
Quando sobe, O QUE É BEM RARO, diga-se de passagem, funciona melhor que o VozWiFi da vivo, que "sobe" fácil mas não te dá satisfação de uso, poucas vezes funciona corretamente.
É isso que eu quis dizer.
 
Exato.
Há macetes que "aumentam" a chance do VozWiFi da claro "subir".
Quando sobe, O QUE É BEM RARO, diga-se de passagem, funciona melhor que o VozWiFi da vivo, que "sobe" fácil mas não te dá satisfação de uso, poucas vezes funciona corretamente.
É isso que eu quis dizer.
Entendi. Mas nunca tive problema com o Voz Wi-Fi da Vivo.
Fica o dia todo ativo, faço chamada e recebo normal. Acho que não tem satisfação de uso melhor do que essa. Sem nem mencionar a qualidade de voz.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já pelo VozWiFi da vivo, a ligação cai instantaneamente sem nenhum aviso. Idem ocupado.

E se você tentar me ligar, com o meu VozWiFi vivo ativo, a ligação não se completa. O telefone não chama.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim. Muito boas
Pelo menos aqui a VIVO já resolveu esses problemas, eu lembro que isso acontecia muito no início do ano passado, mas agora esse ano essas falhas já foram resolvidas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Procurei saber aqui e, de fato, o @antoniocpjunior tá certo.

A interoperabilidade Vivo-TIM começou. Ainda está limitado, mas, breve, deve ser liberado pra todos assim como o codec HD do 3G.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A Tim, infelizmente, não usa esse codec mesmo. Somente o AMR-WB, mas já é bacana ver q tanto a Vivo e a TIM, em breve, já estão em HD tbm.
Então pode ser que seja alguns testes restrito a certos DDDs ou linhas aleatorias.
 
Por isso não se pode generalizar usando experiências passadas, no caso do VozWi-Fi da Vivo. :pense:
Ou experiências com aparelhos limitados no caso do VoLTE. :miau: Existem 2 níveis de Voz em HD, e tem aparelhos que não são compatíveis com nenhum tipo, apenas fazendo a chamada via VoLTE com codec de definição padrão. VoLTE não é sinônimo de VozHD. Existem aparelhos que fazem chamada HD com AMR-WB e existem os aparelhos mais completos que fazem chamada com HD+ com EVS-SWB.
Sobre a interoperabilidade com a Tim, provei com um screenshot funcionando aqui no DDD19 funcionando em HD padrão AMR-WB. Que bom que começou e que abranja mais DDDs.
Mas lembrando, você precisa ter um aparelho que suporte pelo menos o primeiro nível de VozHD pra poder usar. ;)
 
Eu não tenho problemas pra subir o VoWIFI da claro: Ele segue a regra da qualidade do sinal, se está fraco/ruim o VoWIFI sobe. Eu passei o domingo no modo avião e o VoWIFI ficou o tempo todo ativo.
 
Existem 2 níveis de Voz em HD, e tem aparelhos que não são compatíveis com nenhum tipo
Na vdd, todos os celulares com suporte ao VoLTE atualmente tem o AMR-WB, q é o famoso HD.

Esse n é um codec novo. Pode ser novidade no Brasil, mas já existe a décadas nos outros países.

A única limitação é em relação ao codec EVS, q, na Samsung, só alguns tops de linha suportam, mas marcas como a Motorola, já tem disponível até nos telefones mais baratos. A Tim também não tem suporte a esse codec, pelo menos até agora.
 
Na vdd, todos os celulares com suporte ao VoLTE atualmente tem o AMR-WB, q é o famoso HD.

Esse n é um codec novo. Pode ser novidade no Brasil, mas já existe a décadas nos outros países.

A única limitação é em relação ao codec EVS, q, na Samsung, só alguns tops de linha suportam, mas marcas como a Motorola, já tem disponível até nos telefones mais baratos. A Tim também não tem suporte a esse codec, pelo menos até agora.
Sim, mas não todos. Conforme vimos no print do colega acima, a chamada estava em AMR-NB via VoLTE. Inclusive em casa tenho um A10 parado que era do meu pai, e tbm não funciona WB.
Em aparelhos mais simples com 1 microfone apenas também não deve surtir muito efeito ter o EVS, visto que não tem como ser feito a chamada em estéreo e não tem cancelamento de ruídos.
E tem muito aparelho até intermediário ainda hoje vindo com apenas um microfone em pleno 2021.
 
Pra quem tem celular snapdragon com root, dá pra ativar o EVS na maioria dos aparelhos, até nos mais simples: https://mt-tech.fi/en/enable-evs-codec-on-qualcomm-android-phones/

Mesmo os chips de entrada suportam EVS: https://www.qualcomm.com/products/snapdragon-450-mobile-platform

Então é apenas questão de ativar.
Sim, mas não todos. Conforme vimos no print do colega acima, a chamada estava em AMR-NB via VoLTE. Inclusive em casa tenho um A10 parado que era do meu pai, e tbm não funciona WB.
Em aparelhos mais simples com 1 microfone apenas também não deve surtir muito efeito ter o EVS, visto que não tem como ser feito a chamada em estéreo e não tem cancelamento de ruídos.
E tem muito aparelho até intermediário ainda hoje vindo com apenas um microfone em pleno 2021.
Onde consigo ver se o telefone suporta o EVS sem ser ligando para alguem na prática?
 
Pessoal eu tinha um plano da claro, mas agora mudei pra vivo, percebi que durante a noite standby quando estou dormindo o celular gastava em média 2% de bateria na claro, agora está gastando cerca de 10% na vivo, o sinal da claro era inferior do que a vivo e gastava menos bateria, tem alguma explicação logica? Percebi que tem consumo de telefone em espera consumindo a bateria usando a vivo, na vivo fica na frequência iwlan 2600, e na claro quando tinha ficava usando 700mhz
 
Pessoal eu tinha um plano da claro, mas agora mudei pra vivo, percebi que durante a noite standby quando estou dormindo o celular gastava em média 2% de bateria na claro, agora está gastando cerca de 10% na vivo, o sinal da claro era inferior do que a vivo e gastava menos bateria, tem alguma explicação logica? Percebi que tem consumo de telefone em espera consumindo a bateria usando a vivo, na vivo fica na frequência iwlan 2600, e na claro quando tinha ficava usando 700mhz
Há alguns meses eu adquiri um chip da Vivo para testar o sinal no interior do estado. Lá não tem 4G ainda, apenas o 3G. No meu Galaxy S20 Ultra percebi uma queda significativa na autonomia da bateria ao usar a Vivo.
Fiz um teste, deixando o celular em stand-by por 8 horas.

Na Claro: 5% de bateria.
Vivo: 14% de bateria

Local do teste: Nova Cruz, RN

Editado: No meu Xiaomi, apesar da excelente autonomia, também notei redução.
 
Onde consigo ver se o telefone suporta o EVS sem ser ligando para alguem na prática?
Boa pergunta. Seria bom poder ver isso nas especificações. Até hoje nunca achei nada que tivesse essas informações. Infelizmente.
 
Onde consigo ver se o telefone suporta o EVS sem ser ligando para alguem na prática?
You don't.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem tem celular snapdragon com root, dá pra ativar o EVS na maioria dos aparelhos, até nos mais simples: https://mt-tech.fi/en/enable-evs-codec-on-qualcomm-android-phones/

Mesmo os chips de entrada suportam EVS: https://www.qualcomm.com/products/snapdragon-450-mobile-platform

Então é apenas questão de ativar.
E pagar os royalties. Quando se trata de coisa relacionada a 3GPP e a Qualcomm, tudo tem custo, patentes, licenças, tretas...
 
You don't.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E pagar os royalties. Quando se trata de coisa relacionada a 3GPP e a Qualcomm, tudo tem custo, patentes, licenças, tretas...

Sim, quando eu disse que é questão de ativar, é que a pessoa tem que fazer.

Se levarmos em conta que linha M da Samsung vem sem suporte a CA (mesmo o chip suportando) e não homologaram VoWiFi/VoLTE na Vivo, bem esperado a maioria não ter EVS.
 
Sim, quando eu disse que é questão de ativar, é que a pessoa tem que fazer.

Se levarmos em conta que linha M da Samsung vem sem suporte a CA (mesmo o chip suportando) e não homologaram VoWiFi/VoLTE na Vivo, bem esperado a maioria não ter EVS.
meu chute é que a engenharia da vivo convenceu o financeiro de que o gasto a mais em royalties compensa a economia de capacidade (afinal EVS é mais eficiente que AMR)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo