[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 45 4.8%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 92 9.9%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 200 21.5%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 181 19.4%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.7%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 93 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 44 4.7%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 44 4.7%

  • Total de votos
    932
Fico pensando como a maioria dos cursinhos devem estar abarrotados de gente ferrada da cabeça, mesmo fora deles deve ter vários jovens surtados igual vc passou. Mas no convívio do dia a dia todo mundo parece tranquilo e feliz. O que aconteceu com a sociedade?
Normalmente, quem vai pra cursinho já tem um pé na instabilidade. Pode ser por uma infelicidade, como um amigo meu que precisou fazer um ano de cursinho pq, apesar de notas absurdas em matemática e naturezas, penou na prova de humanas e de linguagens e não passou. Mas isso é apenas um caso simples, ele se recuperou e conseguiu ser aprovado este ano, fiquei muito feliz por ele.

Porém, como eu já tinha dito, tem MUITA gente que simplesmente parece que desistiu da vida, já não aguenta uma rotina focada de estudos pelo burnout de anos sem algo concreto no qual se ancorar. É triste.
 
Fico pensando como a maioria dos cursinhos devem estar abarrotados de gente ferrada da cabeça, mesmo fora deles deve ter vários jovens surtados igual vc passou. Mas no convívio do dia a dia todo mundo parece tranquilo e feliz. O que aconteceu com a sociedade?
Redes sociais, um mundo de influencer que vendem uma vida perfeita, gerando um monte de expectativas e falsos padrões que 99% das pessoas não vão se encaixar. Eu não acho surprendente o número de pessoas com problemas de auto estima pq ficam se comparando padrões inalcançáveis.
Eu to num projeto de ficar um tempo sem Instagram, Facebook e Twitter e é impressionante o quanto a minha vida melhorou em todas as áreas, eu achei que eu ficaria sozinho por perder o contato mas eu me aproximei de volta dos meus amigos mais próximos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sei que desviei um pouco do foco, mas combinado ambiente tóxico frustração de cursinho com o mundo perfeito das pessoas ao teu redor
 
Normalmente, quem vai pra cursinho já tem um pé na instabilidade. Pode ser por uma infelicidade, como um amigo meu que precisou fazer um ano de cursinho pq, apesar de notas absurdas em matemática e naturezas, penou na prova de humanas e de linguagens e não passou. Mas isso é apenas um caso simples, ele se recuperou e conseguiu ser aprovado este ano, fiquei muito feliz por ele.

Porém, como eu já tinha dito, tem MUITA gente que simplesmente parece que desistiu da vida, já não aguenta uma rotina focada de estudos pelo burnout de anos sem algo concreto no qual se ancorar. É triste.
nao to dizendo que sou contra cursinho, curso superior(por mais que desci o sarrafo aqui no topico), só acho que foi uma sucessão de cobranças, mentiras e falsas expectativas, seja da geração passada ou do governo, que fazem com que hoje muita gente coloque o sentido da vida e a solução de todos os problemas num cargo estável e de alta renda como medicina, independente do preço a se pagar, do tempo que leve, junto com o mundo de fantasia das redes sociais, cria-se uma expectativa de algo que nunca irá acontecer. Muita gente colocando o propósito de vida no status e dinheiro.
 
Fico pensando como a maioria dos cursinhos devem estar abarrotados de gente ferrada da cabeça, mesmo fora deles deve ter vários jovens surtados igual vc passou. Mas no convívio do dia a dia todo mundo parece tranquilo e feliz. O que aconteceu com a sociedade?
Minha sobrinha passou em primeiro lugar em enfermagem na USP no segundo colegial. Logicamente não poderia cursar, mas só pra ter uma noção de como tava.

O sonho dela é medicina. Já terminou o terceiro colegial e não passou, pois medicina o buraco é mais em baixo. Meu irmão ta bancando ela em são paulo capital (5h de distância de onde moramos) num cursinho fudidasso de caro pra ela continuar tentando. Nas privadas ela passa, pública nem pensar. E ele lá bancando ela em outra cidade morando com parente e com a promessa de que mais um ano ela passa.

O fato é que ela não quer medicina porque quer ajudar as pessoas, porque quer a profissão em si. Ela quer o status, a riqueza. Meu próprio irmão diz que ela é filhinha de papai. E ele lá gastando rios de dinheiro com ela e nada dela passar.

Ela era matriculada com bolsa naquele SuperCOC e o escambau. Eu imagino como seja a pressão dessas coisas e como fica a cabeça da pessoa se ela desistir. Ainda mais quem quer por motivos superficiais.

Ela estuda pra cacete e medicina é concorrido. Pode ser que ela passe, mas eu no lugar dele daria o ultimato de mais um ano só.
Mimada pra cacete, usa cartão de crédito dele e mente sobre as coisas que compra e ele fica aí feito trouxa bancando. Gastona que só vendo. Só medicina mesmo. Imagino como vai ficar metida.

Se ela quisesse mesmo ajudar as pessoas, enfermagem em primeiro lugar na USP já abriria altas portas pra ela. Mas né...
 
Minha sobrinha passou em primeiro lugar em enfermagem na USP no segundo colegial. Logicamente não poderia cursar, mas só pra ter uma noção de como tava.

O sonho dela é medicina. Já terminou o terceiro colegial e não passou, pois medicina o buraco é mais em baixo. Meu irmão ta bancando ela em são paulo capital (5h de distância de onde moramos) num cursinho fudidasso de caro pra ela continuar tentando. Nas privadas ela passa, pública nem pensar. E ele lá bancando ela em outra cidade morando com parente e com a promessa de que mais um ano ela passa.

O fato é que ela não quer medicina porque quer ajudar as pessoas, porque quer a profissão em si. Ela quer o status, a riqueza. Meu próprio irmão diz que ela é filhinha de papai. E ele lá gastando rios de dinheiro com ela e nada dela passar.

Ela era matriculada com bolsa naquele SuperCOC e o escambau. Eu imagino como seja a pressão dessas coisas e como fica a cabeça da pessoa se ela desistir. Ainda mais quem quer por motivos superficiais.

Ela estuda pra cacete e medicina é concorrido. Pode ser que ela passe, mas eu no lugar dele daria o ultimato de mais um ano só.
Mimada pra cacete, usa cartão de crédito dele e mente sobre as coisas que compra e ele fica aí feito trouxa bancando. Gastona que só vendo. Só medicina mesmo. Imagino como vai ficar metida.

Se ela quisesse mesmo ajudar as pessoas, enfermagem em primeiro lugar na USP já abriria altas portas pra ela. Mas né...
Vai ser uma fantasiada de médica, porque profissional mesmo não vai ser. E vai passar 6 anos ou mais se frustrando, pior ainda pra quem sustenta. É trouxa mesmo.
 
This, isso resume MUITA coisa. Vou aproveitar pra contar minha experiência pessoal com curso superior:

Eu sempre fui um cara extremamente preocupado com meu futuro financeiro, a nível patológico mesmo, já fui ameaçado de ser arrastado pra um psicólogo por querer abrir um VGBL com o dinheiro acumulado da minha mesada. Além disso, sempre gostei muito de história e de matemática, foram ambas minhas matérias preferidas por muitos anos. Quando estava no 1 ano do ensino médio, comuniquei aos meus progenitores a vontade de cursar Economia, e a resposta foi maravilhosa: levei um puta esporro e tive de aguentar meu pai discursando por meia hora sobre como todos os economistas que ele conhecia estavam à margem da miséria. Ok, bacana, lá se foi minha vontade de estudar e, consequentemente, meu desempenho acadêmico: de primeiro lugar geral do ensino fundamental de uma escola famosa pra um merda qualquer no ensino médio. Na hora de me inscrever no vestibular, taquei o foda-se, coloquei eng elétrica. Mas, pesquisando sobre a profissão, comecei a ficar cada vez mais encantado com a ideia (imatura e completamente idiota) de que eu ia projetar linha de distribuição e construir sistema embarcado de foguete.

Mas é como dizem, a ambição é o motor do esforço.

Carreguei um piano nas costas, estudei feito uma mula, passei na federal (UFPA) com nota suficiente para qualquer outro curso, inclusive medicina. Fui o quarto lugar de elétrica (malditos nerds que queriam ITA desde os 6 anos de idade).

Não demorou um ano pra eu sair do curso, a realidade caiu como um martelo na minha cabeça. Fiquei perdido em meio a relatos de desemprego, pobreza e o famoso "sou engenheiro e rodo 14 horas de uber". Larguei o curso e fiz a besteira de prestar o enem 2020 sem rever redação, fui de 960 pra 740 KKKKKKKK. Comecei o ano de 2021 completamente focado em virar médico e nunca mais me preocupar com falta de dinheiro e de emprego.

Não durei 3 meses no cursinho: clima pesadíssimo, tinha gente ali tentando enem fazia mais de 7 anos (sério), e muitos com o meu perfil, desiludidos com a vida e com o futuro, buscavam na medicina o mesmo que outros buscavam no álcool e nas drogas, um refúgio temporário pro inevitável, o sentimento de que a tua vida é um vazio sem direção e que a única luz no fim do túnel é um curso de 6 anos onde 80% da sala odeia a própria existência e só quer saber de ganhar o suficiente para viver dignamente. Talvez seja exatamente por isso que ninguém conseguia passar, sem o tesao ninguém sustenta um projeto de estudar integralmente um ano inteiro pra uma prova chata como o Enem.

Em junho deste ano eu estava indo a loucura, eu sabia que meu lugar era nas exatas, já tinha decidido sair do cursinho, mas não queria me arrepender de nada, e a ansiedade começou a piorar, cheguei a tomar remédio pra dormir, opioide mesmo, correndo risco de vício.

Chutei o balde, não tava afim de fazer Enem de novo, quase 20 anos na costa e me sentia incapaz de decidir sobre meu futuro, era uma impotência do caralho, dia por dia me consumindo. Virei um cara insuportável, brigava com todo mundo constantemente, até com a minha família que, coitados, nada tinham haver com isso (exceto meu pai, como já falei).

Numa madrugada em claro, no ápice do desespero, me matriculei numa universidade privada, em eng de produção. Mas, dessa vez, eu tinha (tenho, pq essa história ainda não acabou) um plano: ia fazer esse curso e me especializar justamente onde sempre foi meu sonho trabalhar, ou seja, na área financeira. Dito e feito, passei na CPA-10, da Ambima, com 19 anos. Ainda vou fazer o Enem, quero cursar economia paralelamente com eng, mas numa universidade pública (preparem o c* para o bombardeio da militância, especialmente num curso da área de humanas).

Sim, eu fiz um post imenso só pra dizer que amanhã é minha primeira entrevista para estagiário de uma corretora de investimentos.

The wind is rising, we must try to live.

Boa sorte pra todo mundo aqui, espero que vocês se encontrem e sejam tão bem sucedido quanto desejam. E, especialmente, que sejam felizes, pq custa caro pra caralho repintar a parede de um kitnet dps de apertar o gatilho de um 38 no céu da boca.

Meu caso é parecido. Vou tentar resumir.

Em 2006, logo saindo do ens. médio, sempre gostei de exatas e hist/geo.
Fiz o que? Passei na federal do estado em economia.
Fui fazer o curso.
Uma bosta. Nada relacionado com o que eu gostava.
Ainda aguentei 1 ano. Larguei. Voltei para casa, fiz 6 meses de cursinho.
Passei em Eng. Civil em uma ótima faculdade (UNESP).
Formei lá para 2014.
Prestei concursos, passei em alguns, pulei de um e outro.
Agora estou em um que está pagando bem, uns 11k líquidos.

Mas, de qlqer forma, morei nos EUA por 1 ano e meu maior sonho é retornar para América do Norte algum dia. Deixo qlqer trabalho aqui no BR para pintar parede (legalmente) por lá.

Edit. Tinha colocado um data errada.
 
Última edição:
A APInfo liberou a pesquisa de Salários e Mercado desse ano:


Destaques :​


  • A epidemia de Covid gerou uma grande demanda por profissionais da área de TI
  • O nível de 80% de expectativas positivas, para os próximos 5 anos, é recorde no histórico de todas as pesquisas
  • 94% dos profissionais trabalharam em home office, um algum momento durante a pandemia, 75% ainda continuam totalmente em home office
  • Durante a pandemia, 56% declararam ter recebido mais propostas de trabalho
  • De março de 2020 a agosto de 2021, apenas 8% tiveram redução salarial
  • 69% mantiveram pleno emprego durande a pandemia
  • Apenas 9% ficaram mais de 8 meses sem trabalho, contra 18% em 2018
  • Alguns perfis espécíficos da área de desenvolvimento tiveram aumento salarial acima da inflação
  • Na área de suporte técnico, o aumento da demanda ainda não impactou de forma significativa os salários
  • A participação feminina teve um pequeno aumento chegando a 15%
  • Jovens entre 22 e 28 anos voltaram a ter um crescimento na participação do total de profissionais na área de TI
  • O grau de escolaridade continua aumentando, 36% dos profissionais possuem MBA ou pós graduação, em 2004 eram 14,1%
  • A fluência em inglês continua evoluindo, mas de forma muito lenta, apenas 22% dos profissionais consideram-se fluentes, em 2010 eram 18%
  • Houve um crescimento no número de profissionais certificados, mas 63% não possuem nenhuma certificação
  • ITIL continua sendo a certificação mais frequente
  • Java e C# permanecem entre as linguagem mais utilizadas
  • A participação de quem trabalha como PJ, aumentou para 23%, mas ainda abaixo do pico de 29% de 2008
  • 41% dos profissionais não possuem, nem nunca tiveram empresa aberta
  • O percentual de micro empresas saltou de 10% em 2010, para 24% em 2021
  • 55% das empresas oferecem notebook como benefício em 2021, contra 15% em 2010
  • A grande maioria gosta do trabalho em home office
  • A economia de tempo e menores gastos, são os principais benefícios apontados por quem gosta do trabalho em home office
  • 52% das empresas não controlam as horas trabalhadas em home office, o que vale são os resultados
  • 53% dos profissionais receberam algum tipo de ajuda para montar ou manter o home office
  • O excesso de estress e responsabilidade, destaca-se dentre os principais desafios na área de TI


Pesquisa feita pela internet de maio a julho de 2021, pelo site www.apinfo.com.
23.742 participantes de todo o Brasil, com maior concentração nos estados do Sudeste e Sul.

A pesquisa completa pode ser acessada no site
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu caso é parecido. Vou tentar resumir.

Em 2006, logo saindo do ens. médio, sempre gostei de exatas e hist/geo.
Fiz o que? Passei na federal do estado em economia.
Fui fazer o curso.
Uma bosta. Nada relacionado com o que eu gostava.
Ainda aguentei 1 ano. Larguei. Voltei para casa, fiz 6 meses de cursinho.
Passei em Eng. Civil em uma ótima faculdade (UNESP).
Formei lá para 2014.
Prestei concursos, passei em alguns, pulei de um e outro.
Agora estou em um que está pagando bem, uns 11k líquidos.

Mas, de qlqer forma, morei nos EUA por 1 ano e meu maior sonho é retornar para América do Norte algum dia. Deixo qlqer trabalho aqui no BR para pintar parede (legalmente) por lá.

Edit. Tinha colocado um data errada.
Se você quer emigrar pros USA seus maiores erros foram prestar concurso e cursar engenharia civil.

Pode esquecer que nunca vai conseguir trampo legalmente lá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha sobrinha passou em primeiro lugar em enfermagem na USP no segundo colegial. Logicamente não poderia cursar, mas só pra ter uma noção de como tava.

O sonho dela é medicina. Já terminou o terceiro colegial e não passou, pois medicina o buraco é mais em baixo. Meu irmão ta bancando ela em são paulo capital (5h de distância de onde moramos) num cursinho fudidasso de caro pra ela continuar tentando. Nas privadas ela passa, pública nem pensar. E ele lá bancando ela em outra cidade morando com parente e com a promessa de que mais um ano ela passa.

O fato é que ela não quer medicina porque quer ajudar as pessoas, porque quer a profissão em si. Ela quer o status, a riqueza. Meu próprio irmão diz que ela é filhinha de papai. E ele lá gastando rios de dinheiro com ela e nada dela passar.

Ela era matriculada com bolsa naquele SuperCOC e o escambau. Eu imagino como seja a pressão dessas coisas e como fica a cabeça da pessoa se ela desistir. Ainda mais quem quer por motivos superficiais.

Ela estuda pra cacete e medicina é concorrido. Pode ser que ela passe, mas eu no lugar dele daria o ultimato de mais um ano só.
Mimada pra cacete, usa cartão de crédito dele e mente sobre as coisas que compra e ele fica aí feito trouxa bancando. Gastona que só vendo. Só medicina mesmo. Imagino como vai ficar metida.

Se ela quisesse mesmo ajudar as pessoas, enfermagem em primeiro lugar na USP já abriria altas portas pra ela. Mas né...
Já que ela gosta de status e é filhinha de papai, fala pra ela fazer Superior em Enfermagem na universidade publica, inglês/francês na ponta da língua e escolher entre Canadá, Australia e NZ que estão praticamente buscando em casa pra emigrar pra lá porque eles tem uma demanda grande nessa área e não conseguem suprir.
 
Última edição:
A APInfo liberou a pesquisa de Salários e Mercado desse ano:


Destaques :​


  • A epidemia de Covid gerou uma grande demanda por profissionais da área de TI
  • O nível de 80% de expectativas positivas, para os próximos 5 anos, é recorde no histórico de todas as pesquisas
  • 94% dos profissionais trabalharam em home office, um algum momento durante a pandemia, 75% ainda continuam totalmente em home office
  • Durante a pandemia, 56% declararam ter recebido mais propostas de trabalho
  • De março de 2020 a agosto de 2021, apenas 8% tiveram redução salarial
  • 69% mantiveram pleno emprego durande a pandemia
  • Apenas 9% ficaram mais de 8 meses sem trabalho, contra 18% em 2018
  • Alguns perfis espécíficos da área de desenvolvimento tiveram aumento salarial acima da inflação
  • Na área de suporte técnico, o aumento da demanda ainda não impactou de forma significativa os salários
  • A participação feminina teve um pequeno aumento chegando a 15%
  • Jovens entre 22 e 28 anos voltaram a ter um crescimento na participação do total de profissionais na área de TI
  • O grau de escolaridade continua aumentando, 36% dos profissionais possuem MBA ou pós graduação, em 2004 eram 14,1%
  • A fluência em inglês continua evoluindo, mas de forma muito lenta, apenas 22% dos profissionais consideram-se fluentes, em 2010 eram 18%
  • Houve um crescimento no número de profissionais certificados, mas 63% não possuem nenhuma certificação
  • ITIL continua sendo a certificação mais frequente
  • Java e C# permanecem entre as linguagem mais utilizadas
  • A participação de quem trabalha como PJ, aumentou para 23%, mas ainda abaixo do pico de 29% de 2008
  • 41% dos profissionais não possuem, nem nunca tiveram empresa aberta
  • O percentual de micro empresas saltou de 10% em 2010, para 24% em 2021
  • 55% das empresas oferecem notebook como benefício em 2021, contra 15% em 2010
  • A grande maioria gosta do trabalho em home office
  • A economia de tempo e menores gastos, são os principais benefícios apontados por quem gosta do trabalho em home office
  • 52% das empresas não controlam as horas trabalhadas em home office, o que vale são os resultados
  • 53% dos profissionais receberam algum tipo de ajuda para montar ou manter o home office
  • O excesso de estress e responsabilidade, destaca-se dentre os principais desafios na área de TI


Pesquisa feita pela internet de maio a julho de 2021, pelo site www.apinfo.com.
23.742 participantes de todo o Brasil, com maior concentração nos estados do Sudeste e Sul.

A pesquisa completa pode ser acessada no site
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se você quer emigrar pros USA seus maiores erros foram prestar concurso e cursar engenharia civil.

Pode esquecer que nunca vai conseguir trampo legalmente lá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já que ela gosta de status e é filhinha de papai, fala pra ela fazer Superior em Enfermagem na universidade publica, inglês/francês na ponta da língua e escolher entre Canadá, Australia e NZ que estão praticamente buscando em casa pra emigrar pra lá porque eles tem uma demanda grande nessa área e não conseguem suprir.

que?
 
Você disse que seu sonho é emigrar pros Estados Unidos, eu disse que não vai acontecer e te disse o motivo porque, só isso :bat:

Mas o que tem a ver o fato dele ter prestado concurso/cursado engenharia aqui no Brasil com o fato de não conseguir emprego legalmente lá nos EUA? Por que seria impeditivo?

(Perguntas sérias, porque realmente sou bem leigo nessa parte de emigração).
 
Mas o que tem a ver o fato dele ter prestado concurso aqui no Brasil com o fato de não conseguir emprego legalmente lá nos EUA? Por que seria impeditivo?

(Perguntas sérias, porque realmente sou bem leigo nessa parte de emigração).
Falei de Engenharia porque pra ele trabalhar como engenheiro civil lá ele tem que fazer a validação do diploma e passar na prova do CREA dos USA lá (não lembro o nome) e isso é raro.

Sobre ser Servidor Publico, não existe nenhum impedimento legal se é o que você está perguntando mas se ele queria emigrar teria sido melhor trabalhar na iniciativa privada pra tentar trabalhar em uma empresa multinacional que tivesse talvez o interesse de sponsor ele pra outro país.... Funcionário publico não tem sequer a chance de isso acontecer, é só aquilo e acabou.
 
Mas você fala como se esse fosse o único jeito de se mudar pro EUA.
Eu disse baseado nas informações que ele passou, existem inumeras maneiras de "se mudar pro tio Sam", aí ele que procure né?
 
Eu disse baseado nas informações que ele passou, existem inumeras maneiras de "se mudar pro tio Sam", aí ele que procure né?
Então não é uma coisa que "não vai acontecer" né...
 
Então não é uma coisa que "não vai acontecer" né...
obvio que não...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Que cara doido. Parece cartomante traçando o futuro alheio.
obvio né mas se voce quer ficar de picuinha porque leu algo que não gostou vou fazer o que? Continue com o seu sonho... vai conseguir.... :coolface:
 
Trocar 11k líquido por viver ilegal, tem que ter um argumento 1000x melhor do que poder de compra e segurança pra justificar isso. Ou será que está se iludindo com os youtubers?
Que? Eu só falei que caso ele queira realmente imigrar, existe várias formas. Não é algo impossível como o amigo tava vendendo pra ele.
 
Que? Eu só falei que caso ele queira realmente imigrar, existe várias formas. Não é algo impossível como o amigo tava vendendo pra ele.
As vezes é o Paulo Guedes disfarçado e ele não quer farra de empregadas na Disney.
 
Uma ajuda dos amigos aqui. Um mês atrás eu tinha feito matrícula num EAD do curso de ADS, mas a faculdade não tava preparada pra entregar conteúdo online. A plataforma era uma m**** e resolvi sair. Eu também faço Design Gráfico num Instituto Federal e estou quase acabando (Final de 2022).

Agora apareceu a oportunidade de fazer ADS na nova modalidade da UNINTER, a Telepresencial. Serão aulas ao vivo 4x por semana. O que vocês fariam? Iriam para ADS + cursos por fora ou continuariam em Desgin Gráfico + cursos de TI por fora? Falo isso porque os horários vão conflitar e terei que escolher um ou outro.

Não sei até onde o curso de Design agregaria no mercado de TI, então tenho medo de no final ter feito "atoa". E o telepresencial ajudaria bastante por ter um horário e cronograma definido, não dependendo só de mim para fazer os horários e sem interação alguma e tem o networking.

Já tentei estudar sozinho como autodidata, mas não consigo ir até final. Começo terapia semana que vem pra tentar resolver isso pois pelo que andei pesquisando e conversando com algumas pessoa da área, pode ser um caso de TDAH e preciso procurar como melhorar esse foco.

Estou nesse impasse ai.
 
Então desiste de TI. Sério, é a área que mais necessita que vc seja autodidata.
Eu ia falar isso. Tenho estudado religiosamente ao menos duas horas por dia, usando a faculdade como um guia pois praticamente nem aproveito os conteúdos de lá (são bem fracos).
Enquanto isso a galera da turma de ADS reclama toda semana que precisa estudar por fora pois o material da faculdade não é suficiente.

----------

Fiz a inscrição para um seletivo de estágio de uma empresa hoje. Achei algo muito bem feito, realmente voltado pra estágio (a prova de lógica era simples) e sem exigir nenhum conhecimento ou linguagem específica. Agora tem a parte chata para os introvertidos (eu incluso) que é gravar um video de 1 min sobre alguma experiência que tenha tido que se encaixe num dos príncipios da empresa. Já nem reclamo pq isso tem até aqui na estatal.

Supondo que eu passe nisso tudo, vou chegar no dilema da década: largar o emprego público para ganhar menos da metade em um estágio (numa multinacional e com boa reputação).
 
Então desiste de TI. Sério, é a área que mais necessita que vc seja autodidata.
O problema não é estudar sozinho. É mais conseguir buscar o conteúdo certo. Me expressei mal.
Eu prefiro sempre algo estruturado pois não consigo saber qual caminho seguir e acabo vendo MUITA coisa ao mesmo tempo. Talvez por ser iniciante, não sei onde focar e o que procurar.

O não conseguir ir até o final é por conta da frustação de ver muita coisa e não conseguir dar conta de nada. Tanto que venho fazendo um curso de JS da Onebitcode que tem um plano de estudo semanal e venho conseguindo seguir normalmente. Apesar de perder o foco de vez em quando e começar a ver qualquer outra coisa ao invés de estudar, tento me forçar a estudar pelo menos usando pomodoro. Espero que a terapia também consiga me ajudar mais nisso.
 
Eu ia falar isso. Tenho estudado religiosamente ao menos duas horas por dia, usando a faculdade como um guia pois praticamente nem aproveito os conteúdos de lá (são bem fracos).
Enquanto isso a galera da turma de ADS reclama toda semana que precisa estudar por fora pois o material da faculdade não é suficiente.

----------

Fiz a inscrição para um seletivo de estágio de uma empresa hoje. Achei algo muito bem feito, realmente voltado pra estágio (a prova de lógica era simples) e sem exigir nenhum conhecimento ou linguagem específica. Agora tem a parte chata para os introvertidos (eu incluso) que é gravar um video de 1 min sobre alguma experiência que tenha tido que se encaixe num dos príncipios da empresa. Já nem reclamo pq isso tem até aqui na estatal.

Supondo que eu passe nisso tudo, vou chegar no dilema da década: largar o emprego público para ganhar menos da metade em um estágio (numa multinacional e com boa reputação).
Ai vai do que vc quer daqui pra frente. Eu arriscaria. Não teria como vc fazer o estágio e continuando na estatal ou escolheu no msm horário?
 
Ai vai do que vc quer daqui pra frente. Eu arriscaria. Não teria como vc fazer o estágio e continuando na estatal ou escolheu no msm horário?
Se for pra seguir 100% do meu objetivo, largaria a estatal. Acho difícil conciliar, já que ambos tem jornada de 6 horas.

E eu acho bem possível pagar meus gastos fixos atuais com um salário de 2k do estágio desse porte. Se precisasse de um extra ainda teria reserva e poderia vender meu carro (quitado e ainda teria uma queda de despesas).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo