Gois, vamos montar um podcast ou algo similar. Eu, você e nosso amigo
@Maníaco Jogador. Só falta encontrar nosso D'Artagnan.
Escolhe o nome aí.
Cada vez mais estúdios entrando no barco Playstation
Esperança de que os jogos single player não irão acabar tão cedo como alguns falam
Só não vou dizer "nunca" pois essa palavra é muito forte, mas eu diria que a possibilidade dos jogos SP continuarem enquanto videogame for videogame é de 99.99%. A demanda sempre vai existir e uma coisa ainda mais importante: poucos estúdios conseguirão emplacar um MP à lá os BR mais aclamados e FIFAs da vida.
Nos SP, ao menos, eles ainda tem a chance de continuar trabalhando. Imagine um estúdio do tamanho da Ember Lab tentando emplacar um MP e falhando miseravelmente? Isso poderia significar uma falência certa. Quantos estão dispostos a colocar seu próprio negócio e, como consequência, seu sustento em jogo em nome de uma possibilidade?
Há inúmeros outros exemplos que vão nas ramificações da linha que eu apresentei, mas, de longe, a ideia mais importante é essa: a vontade de fazer jogos SP. Às vezes a gente subestima esses agentes pela crescente do ramo MP, mas a verdade é que alguns desses caras querem fazer jogos SP, não MP. Assumir o fim dos jogos single é tirar o todo pela parte.
Primeiro: a demanda por SP sempre existiu e sempre existirá. Segundo: os desenvolvedores mais apaixonados por SP -- os que estão "primeiro" pela arte e depois pelo negócio -- também sempre existirão. A verdade é que alguns desses agentes têm um certo senso de urgência e estão mais preocupados em serem inspirados, inspirarem e, por fim, fazer parte da história.
Eu me sinto plenamente confortável para separar a nível 1) de propósito e 2) de talento desenvolvedores que trabalham, por exemplo, fabricando o Cassino Virtual, também conhecido por FIFA, dos que trabalham nos mais renomados estúdios SP e até dos menores, responsáveis por jogos independentes fabulosos, tal como os que fizeram It Takes Two (meu GOTY 2021), Psychonauts e Kena ou no passado com Desperados, Disco Elysium, A Plague Tale e Hellblade.
Determinados colaboradores da EA provavelmente NUNCA presenciarão monstros como esses desenvolvendo bem na frente de seus olhos, pois estarão sempre acompanhados de profissionais medíocres, embora qualificados, debaixo daquilo que de pior há nessa indústria: figuras vampirescas como a EA, que drenarão tudo o que for possível da própria base ano após ano, descaradamente; sem remorso e sem nenhuma misericórdia.