[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 45 4.8%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 91 9.8%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 200 21.5%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 182 19.5%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.7%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 93 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 44 4.7%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 44 4.7%

  • Total de votos
    932
Compreendo essa sua precaução e justamente foi o que eu falei do pé de meia. Comece por fazer um planejamento financeiro agora para ter um Norte melhor.

Mas isso acontece com todo mundo quem esteja mudando de área. Essa é a "graça" de vc arriscar. Começar novamente do zero, porém dependendo da sua competência possa crescer mais rápido. Não pode ter medo e se vc entrar no tóco antigo verá usuários que saíram de uma área, foram pra TI ganhando menos do que obtinham nos outros empregos e dps evoluindo no final e até ganhando mais.

Sua empresa não tem uma área de TI? Se tiver fica mais fácil de migrar. Ainda mais por ser multinacional.

Pois é, eu entendo esse ponto e justamente por isso que toda vez que entro aqui bate a vontade hehe
Sobre a empresa, tem mas tirando o pessoal que cuida do suporte são 4 pessoas, entre 1200 funcionários em 14 países.

Normalmente todas as grandes empresas usam software especializado pra logística (6 das 10 maiores do mundo usam o mesmo), então acaba que eu precisaria partir pra um ramo totalmente diferente.
Pelo que eu conversei com o pessoal na minha empresa e em outras do mesmo ramo, a demanda é realmente baixa pra trabalhar dentro do ramo da logística (onde estou hoje).
 
Pois é, eu entendo esse ponto e justamente por isso que toda vez que entro aqui bate a vontade hehe
Sobre a empresa, tem mas tirando o pessoal que cuida do suporte são 4 pessoas, entre 1200 funcionários em 14 países.

Normalmente todas as grandes empresas usam software especializado pra logística (6 das 10 maiores do mundo usam o mesmo), então acaba que eu precisaria partir pra um ramo totalmente diferente.
Pelo que eu conversei com o pessoal na minha empresa e em outras do mesmo ramo, a demanda é realmente baixa pra trabalhar dentro do ramo da logística (onde estou hoje).
Se a empresa tem poucos profissionais de TI por região isso por si só já é um problema e dos grandes. Não duvido que consigam te encaixar na equipe até pra aliviar os tabalhos, mas vc precis confirmar isso primeiro.

Como te disse, é um giro em 180º que fará na carreira onde tudo será novo. Dificilmente conseguirá um salário TOP sem experiência, logo não digo que será tempo perdido e sim investido na sua nova carreira. Só depende de vc em se programar certinho e começar a coloca a mão na massa.
 
Última edição:
Para quem curte se aventurar trabalhando pra fora, recomendo fortemente a Toptal.
Geralmente a hora tá entre 25 a 40 dólares (que se pegar um contrato full daria uns 22k bruto minimo)
Ou se já tem + 10 de anos de experiência, arquitetura paga entre 60 a 80 dólares (que daria para ser uns 50k bruto)

Mas já aviso que par entrar é muito difícil, eu acabei de recusar uma proposta de 90 doletas hora, para quem está em TI, o boom é agora pra fazer o pé de meia.
Então se querem um conselho, se arrebentem de ganhar dinheiro, pq essa onda logo passa.
 
Idade: 24 Anos
Cargo: Desenvolvedor Front-End Jr II full remoto
Formação: Terminando Sistemas de Informação
Salário atual: R$ 2.800k CLT + R$ 1.000 VA + Plano de saúde Unimed

Meu primeiro emprego na área, estou fazendo 5 meses na empresa.

Inclusive já gostaria de perguntar de quanto o salário valeria a pena pra migrar pra PJ?

Digo isso pois estou conversando com outra empresa, e tudo que vi sobre ela me interessou bastante. Porém a vaga é PJ (ainda não sei o salário).
Ela me interessou, pois é uma consultoria, então vou ter a chance de trabalhar em novos projetos e desafios, e isso é justamente o que busco agora "aprendizado", mas o fato da vaga ser PJ e eu ser bem novo nessa área me deixa um pouco inseguro.
 
Para quem curte se aventurar trabalhando pra fora, recomendo fortemente a Toptal.
Geralmente a hora tá entre 25 a 40 dólares (que se pegar um contrato full daria uns 22k bruto minimo)
Ou se já tem + 10 de anos de experiência, arquitetura paga entre 60 a 80 dólares (que daria para ser uns 50k bruto)

Mas já aviso que par entrar é muito difícil, eu acabei de recusar uma proposta de 90 doletas hora, para quem está em TI, o boom é agora pra fazer o pé de meia.
Então se querem um conselho, se arrebentem de ganhar dinheiro, pq essa onda logo passa.
Como funciona esses caras ai? Sim, sou bem leigo nisso e só agora to indo atrás de uns freela kkk
 
Idade: 24 Anos
Cargo: Desenvolvedor Front-End Jr II full remoto
Formação: Terminando Sistemas de Informação
Salário atual: R$ 2.800k CLT + R$ 1.000 VA + Plano de saúde Unimed

Meu primeiro emprego na área, estou fazendo 5 meses na empresa.

Inclusive já gostaria de perguntar de quanto o salário valeria a pena pra migrar pra PJ?

Digo isso pois estou conversando com outra empresa, e tudo que vi sobre ela me interessou bastante. Porém a vaga é PJ (ainda não sei o salário).
Ela me interessou, pois é uma consultoria, então vou ter a chance de trabalhar em novos projetos e desafios, e isso é justamente o que busco agora "aprendizado", mas o fato da vaga ser PJ e eu ser bem novo nessa área me deixa um pouco inseguro.
Vc entrou já ganhando este salário e posição ou começou abaixo e foi ganhando confiança a ponto de ser promovido?
 
Digo isso pois estou conversando com outra empresa, e tudo que vi sobre ela me interessou bastante. Porém a vaga é PJ (ainda não sei o salário).
Ela me interessou, pois é uma consultoria, então vou ter a chance de trabalhar em novos projetos e desafios, e isso é justamente o que busco agora "aprendizado", mas o fato da vaga ser PJ e eu ser bem novo nessa área me deixa um pouco inseguro.
Eu sempre imploro para pessoas começando na area pra jamais otimizar pra salário no começo da carreira. Você precisa setar uma visão bem clara pra daqui 1-2 anos e aprender pra conseguir alcançar. Não vou detalhar muito "esse processo" pq não acho que cabe aqui. O TL;DR é: otimizar salário em começo de carreira é pedir pra perder controle da sua própria carreira.

O salário está bom, mas tente achar um mentor ou algumas pessoas pra você trocar uma ideia. O que você precisa fazer com confiança daqui 6 meses pra dobrar o seu salário? E daqui 1 ano? Etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hoje é dia de alegria aqui pra mim pessoal. Sexta feira meu "diretor" me ligou e recebi um aumento de 50%.
Era esperado e iria conversar sobre o assunto ano que vem. Basicamernte, a empresa contratou pessoas no mesmo nível que eu mas sem a experiência. A oferta dada pro pessoal novo era bem maior que o que eu ganhava. Isso é conhecido como "payment compression". No meu caso eu não ligava pq com stocks meio que dava na mesma.

Idade: 30 Anos
Cargo: Technical Account Manager + resolvedor de problema em outras areas
Formação: BCC em universidade pública top.
Salário atual: R$ 40-50K

Nunca imaginei que chegaria nesse salário sem empreender. Mas porra, que foi com suor e sangue no começo isso foi...
 
Última edição:
Vc entrou já ganhando este salário e posição ou começou abaixo e foi ganhando confiança a ponto de ser promovido?
Já comecei ganhando esse salário
 
Área de desenvolvimento:

Essa semana tive uma entrevista, pedi R$ 4000,00. Recebi uma proposta de R$ 3000,00 + R$ 500,00 variável (dependendo se as entregas forem pontuais) como PJ, hibrido...
Atualmente faço estágio, ganhando R$ 1800,00 + R$ 120,00 vale combustivel.

O estágio é full presencial, sei que com contratação eles permitem remoto. Sei que o salário inicial onde faço estágio é R$ 3500,00 PJ, porem esse foi um salario pra um cara que foi contratado sem saber codar uma linha, foi recomendação de outra pessoa, quem sabe por eu já estar estagiando faz seis meses e manjar consiga algo acima.

Nessa fiquei indeciso do que fazer, a empresa do meu estágio o problema é que não vai me abrir muitas portas pra fora (sistema PHP full legado, bem tenso mesmo). A empresa que recebi a proposta é uma empresa bem grande, na área de investimento, prestes a se tornar corretora ano que vem, vai ser com React + Node.JS + Typescript. São tecnologias mais atuais e sei que tem mais demandas no mercado para essas.

Hoje moro com minha namorada, contas em si não é um problema, no pior dos casos voltaria a morar com meus pais (não é o que desejo mas digo que não é algo que devo me preocupar). Porém fiquei meio cabreiro por ser 3 mil + 500 variável, esperava no minimo 3500 fixo. Também não estou desesperado pra começar a trabalhar full time, enfim, alguma sugestão?


--
Edit: Pedi 3600 fixo, abaixo de 3500 não aceito nem ferrando...

Esqueci de mencionar, sou CLT ganhando R$ 1500 pelo Senai, faço 20 horas semanais, onde meu trabalho é assistir um curso de qualificação tecnológica deles.
 
Última edição:
Hoje moro com minha namorada, contas em si não é um problema, no pior dos casos voltaria a morar com meus pais (não é o que desejo mas digo que não é algo que devo me preocupar). Porém fiquei meio cabreiro por ser 3 mil + 500 variável, esperava no minimo 3500 fixo. Também não estou desesperado pra começar a trabalhar full time, enfim, alguma sugestão?
Não dá pra você colocar na mesa algum "truque de negociação"? Exemplo:
  1. Dizer que você estava com espectativa acima de 4000, mas que gostou da empresa e das tecnologias e por isso disse um valor um pouco abaixo do que estava pensando. Infelizmente pelo oferecido você vai precisar olhar outras oportunidades no mercado que é extremamente aquecido.
  2. Você pode colocar a situação exatamente como descreveu. Mas coloque-a a seu favor: Está satisfeito aonde está e buscando outras alternativas dado o contexto do mercado. Infelizmente por um salário no valor oferecido não é atraente o bastante para você arriscar uma mudança de posição.
  3. Segura a oferta o máximo que conseguir. Em média 7-10 dias. Se o RH entrar em contato é bom sinal kkkkk. Um dia após o contato do RH você recusa a proposta educadamente e diz que vai procurar novas oportunidades na faixa que você quer.
PS: 500 variável pode ser o seu martírio. Não aceite esse tipo de coisa. Pra ser bem sincero, é uma bela bandeira vermelha e indica uma cultura desfavorável em relação a qualidade de entregas.
 
Não dá pra você colocar na mesa algum "truque de negociação"? Exemplo:
  1. Dizer que você estava com espectativa acima de 4000, mas que gostou da empresa e das tecnologias e por isso disse um valor um pouco abaixo do que estava pensando. Infelizmente pelo oferecido você vai precisar olhar outras oportunidades no mercado que é extremamente aquecido.
  2. Você pode colocar a situação exatamente como descreveu. Mas coloque-a a seu favor: Está satisfeito aonde está e buscando outras alternativas dado o contexto do mercado. Infelizmente por um salário no valor oferecido não é atraente o bastante para você arriscar uma mudança de posição.
  3. Segura a oferta o máximo que conseguir. Em média 7-10 dias. Se o RH entrar em contato é bom sinal kkkkk. Um dia após o contato do RH você recusa a proposta educadamente e diz que vai procurar novas oportunidades na faixa que você quer.
PS: 500 variável pode ser o seu martírio. Não aceite esse tipo de coisa. Pra ser bem sincero, é uma bela bandeira vermelha e indica uma cultura desfavorável em relação a qualidade de entregas.
Pensei o mesmo sobre o 500 variável, não da pra contar com.
Eu só mandei uma contra proposta pedindo 3600, na entrevista já haviam me perguntado minha pretensão e havia comentado R$ 4 mil.
Agora aguardar.
 
Eu sempre imploro para pessoas começando na area pra jamais otimizar pra salário no começo da carreira. Você precisa setar uma visão bem clara pra daqui 1-2 anos e aprender pra conseguir alcançar. Não vou detalhar muito "esse processo" pq não acho que cabe aqui. O TL;DR é: otimizar salário em começo de carreira é pedir pra perder controle da sua própria carreira.

O salário está bom, mas tente achar um mentor ou algumas pessoas pra você trocar uma ideia. O que você precisa fazer com confiança daqui 6 meses pra dobrar o seu salário? E daqui 1 ano? Etc.
Já eu penso, vivi e recomendo justamente o contrário. Aumente o teu salário o máximo que conseguir nos primeiros anos de carreira. Troque de emprego sempre que conseguir uma proposta que pague mais, mesmo que faça isso todo ano. Não aceite contraproposta. Aguente chefe de merda se o salário for bom, afinal você pode sair de lá rapidinho.

É importante ganhar bem logo no começo porque é muito provável que teu salário do começo de carreira defina o do final. Afinal é muito mais fácil aumentar teu salário 1.5k por ano do que 10k numa cacetada só.

Você provavelmente vai achar que meu começo de carreira foi um caos, mas pra mim foi muito bom. Adquiri uma bagagem extensa e variada. Nos primeiro cinco anos trabalhei com .net, PHP, python, centura em empregos diferentes, assim como trabalhei como DBA. Fiz meu salário subir muito. E agora, numa posição confortável, escolhi no que me especializar.

Nada saiu de controle. Na real, não ter foco no começo me fez conhecer coisas e me permitiu escolher o que eu prefiro tendo fundamento e experiências próprias no que basear essa escolha.

Quem tá no começo de carreira não sabe de nada. Quem tá no começo de carreira geralmente é jovem e não tem muitas obrigações. Então essa é a época de experimentar e se descobrir.
 
Última edição:
Aceitei uma outra contra proposta, 3200 fixo + 500 variavel.
Levantando todos os pontos: eu tenho um conhecimento bem básico no que vou trabalhar, tenho muito a aprender e pouco a perder

Lá no estágio vai ser punk, acredito que iam me chamar pra ficar full time agora em Dezembro, vai ser chato dizer que vou sair, mas acho que isso deve ser em qualquer empresa. Dicas pra falar que vai vazar e não quer contra proposta? ehuehuehe
 
Aceitei uma outra contra proposta, 3200 fixo + 500 variavel.
Levantando todos os pontos: eu tenho um conhecimento bem básico no que vou trabalhar, tenho muito a aprender e pouco a perder

Lá no estágio vai ser punk, acredito que iam me chamar pra ficar full time agora em Dezembro, vai ser chato dizer que vou sair, mas acho que isso deve ser em qualquer empresa. Dicas pra falar que vai vazar e não quer contra proposta? ehuehuehe
Já chega com a carta de demissão na mão e fala que quer sair. Se oferecerem contraproposta, fala que não tem interesse.

Sim, pedir demissão é chato.
 
Parabéns cara, para um primeiro emprego na área o salário é super alto.
Obrigado. Tenho muito a agradecer a galera do fórum. Fazia tratamento psiquiátrico e tava sempre entre a linha de estar bem ou estar depressivo, recebi uns conselhos de uma galera aqui do fórum e dei uma mudada na rotina, mais ou menos 1 ano atrás comecei a estudar programação com foco total.
Aí lá por meados de março arrumei meu primeiro estágio remoto (moro no interior do nordeste) aqui não tem vaga de jeito nenhum rsrs. Esse estágio foi péssimo, sofria pressão psicológica e fiquei bem mal, fiquei 1 mês e pedi pra sair, novamente galera aqui do fórum me deu umas dicas pra não desistir e depois de 1 mês consegui esse meu atual emprego.
 
caramba, o pessoal do fórum é bem elitista, não vi quase ninguém aqui ganhando salário de miséria kkk, até eu que somando salario+vale da uns 4k sou da classe baixa segundo os que responderam. Ninguém aqui ganha pouco e/ou é de classe baixa?
 
caramba, o pessoal do fórum é bem elitista, não vi quase ninguém aqui ganhando salário de miséria kkk, até eu que somando salario+vale da uns 4k sou da classe baixa segundo os que responderam. Ninguém aqui ganha pouco e/ou é de classe baixa?
  • Abaixo de 1000​

    Votes: 33 5.3%
  • De 1001 a 2000​

    Votes: 102 16.5%
O grande x da questão é que quem ganha menos de 1000 ou menos de 2000 não tem motivos para ficar anunciando
:crycat:
 
caramba, o pessoal do fórum é bem elitista, não vi quase ninguém aqui ganhando salário de miséria kkk, até eu que somando salario+vale da uns 4k sou da classe baixa segundo os que responderam. Ninguém aqui ganha pouco e/ou é de classe baixa?
Acho que a maior parte da galera que frequenta aqui tem dinheiro pra comprar um PC pra jogos, ou um console, ou celular, afinal é o assunto principal do fórum. Então é gente que tem um poder aquisitivo um pouco maior e pode "esbanjar".

-------

Gostaria de pedir que atualizassem seus votos na enquete sempre que mudar algo no salário. Pensei em criar a terceira edição desse tópico, mas como nesse dá pra mudar o voto, ao contrário do primeiro, achei desnecessário.

Tava vendo aqui e meu líquido saltou de 2696 euros para 2843 com o aumento na empresa antiga, e pra 3535 na empresa nova. O que me fez subir uma categoria na enquete, pois o euro a 6 e pouco faz passar de 20k reais tranquilamente.
 
Acho que a maior parte da galera que frequenta aqui tem dinheiro pra comprar um PC pra jogos, ou um console, ou celular, afinal é o assunto principal do fórum. Então é gente que tem um poder aquisitivo um pouco maior e pode "esbanjar".

-------

Gostaria de pedir que atualizassem seus votos na enquete sempre que mudar algo no salário. Pensei em criar a terceira edição desse tópico, mas como nesse dá pra mudar o voto, ao contrário do primeiro, achei desnecessário.

Tava vendo aqui e meu líquido saltou de 2696 euros para 2843 com o aumento na empresa antiga, e pra 3535 na empresa nova. O que me fez subir uma categoria na enquete, pois o euro a 6 e pouco faz passar de 20k reais tranquilamente.
Deixa pra mudar o tóco dps, ainda é mto cedo comparado com o primeiro onde literalmente foi necessário pela inflação e mudança de poder de compra.

Seria até interessante num futuro tóco atualizado (se a programação do fóro permitir) implementar salários tanto em Real quanto em Dólar e Euro. Até pq a "conversão burra" dessas moedas para o Real não reflete como é o poder de compra em determinados países.
 
Deixa pra mudar o tóco dps, ainda é mto cedo comparado com o primeiro onde literalmente foi necessário pela inflação e mudança de poder de compra.

Seria até interessante num futuro tóco atualizado (se a programação do fóro permitir) implementar salários tanto em Real quanto em Dólar e Euro. Até pq a "conversão burra" dessas moedas para o Real não reflete como é o poder de compra em determinados países.
Eu pensei em outro tópico porque o corona causou uma boa mudança no cenário de TI. Mas sim, dá pra esperar. Ainda mais que agora dá pra mudar o voto.
 
Afinal é muito mais fácil aumentar teu salário 1.5k por ano
Eu acho que consigo isso dentro da mesma empresa que estou, creio que até meio do ano que vem devo ficar perto dos 10k líquidos.
Tô bem confortável e não consigo pensar em nenhuma outra empresa em solo brasileiro que me faria sair da atual, só vou continuar a pegar mais experiência e senioridade pra tentar algo nas gringas em um futuro não tão distante.
 
caramba, o pessoal do fórum é bem elitista, não vi quase ninguém aqui ganhando salário de miséria kkk, até eu que somando salario+vale da uns 4k sou da classe baixa segundo os que responderam. Ninguém aqui ganha pouco e/ou é de classe baixa?
cara, a não ser que a pessoa venha de uma familia mais estruturada, vai começar de baixo, eu comecei ganhando 700 + 300 de VR fazendo estágio (e na época era estágio de 8 horas sem direito à férias ou tirar o dia pra estudar) mas ao menos naquela época com essa grana eu conseguia dar o dinheiro em casa pra pagar as contas e fazer as compras do mês no mercado (meu pai nessa época era marreteiro, só dava prejuízo :haha:e quem sustentava a cara era eu), claro que com isso eu não pagava a faculdade mas consegui empurrar a divida da faculdade com a barriga (fazendo acordo a cada semestre) até conseguir um trampo bom clt na área e poder mandar a faculdade pro inferno. :vish:

De uns 10 anos pra cá que comecei a ganhar bem mesmo só.... :haha: :vish:
 
caramba, o pessoal do fórum é bem elitista, não vi quase ninguém aqui ganhando salário de miséria kkk, até eu que somando salario+vale da uns 4k sou da classe baixa segundo os que responderam. Ninguém aqui ganha pouco e/ou é de classe baixa?
30 anos, ganho 1300 como funcionário publico concursado, fico bobo com esse pessoal também xD
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo