• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] O papo é Programação/Desenvolvimento e áreas de TI afins

Sem querer jogar um balde de água fria, mas não consigo enxergar como DevOps chegaria nesse ponto, já que essa área daí é algo muito mais puxado pra engenharia elétrica/eletrônica.
Fiz engenharia de controle e automação, ficar sem criar dispositivos pra mim é foda, kkk. Em todos os meus TCCs teve que ter um protótipo. E semicondutores é mto foda.
Sem querer jogar um balde de água fria, mas não consigo enxergar como DevOps chegaria nesse ponto, já que essa área daí é algo muito mais puxado pra engenharia elétrica/eletrônica.


Eu pularia a parte de servidores, rede e infra (física) e iria logo pra containers em nuvem, vc vai aprender linux na marra desse jeito.
Obg pela dica. Foi como eu disse, preciso de um Norte para seguir e quanto mais pessoas ajudarem, melhor não só pra mim, mas tmb pra quem quiser serguir o msm caminho.
 
Fiz engenharia de controle e automação, ficar sem criar dispositivos pra mim é foda, kkk. Em todos os meus TCCs teve que ter um protótipo. E semicondutores é mto foda.
Acho que vc tá pensando mais em coisas estilo IoT, não? Isso passa um pouco longe de semicondutores ainda kkk

Mas se quiser focar em coisas de IoT, dá pra casar com DevOps montando pipelines bacanas com arquiteturas de dispositivos enviando mensagens para sistemas de fila/mensageria, algum lugar pra consumir esses dados de forma distribuída, como agregar/visualizar/analisar eles e tal, com toda a automação pra atualização automática de firmware desses devices, setup de nós novos, health checks e alertas, etc etc
 
Sem querer jogar um balde de água fria, mas não consigo enxergar como DevOps chegaria nesse ponto, já que essa área daí é algo muito mais puxado pra engenharia elétrica/eletrônica.


Eu pularia a parte de servidores, rede e infra (física) e iria logo pra containers em nuvem, vc vai aprender linux na marra desse jeito.
Penso o mesmo. Hoje em dia vc aprende a lidar com servidores e containers na nuvem. Aprender a puxar cabo de rede? naaaahhhh

Se o chefe tá pagando, vai se AWS e aprende esse treco. FICAR FERA NO AWS SÓ TE TRARÁ BENEFICICOS. Se vc souber bem levantar um servidor com CI (Integração continua), banco de dados escalonando bem, controle de DDOS, essas coisas.... Kubernetes.... Cara, vc ta bem na fita !

E acho super complexo e AWS é meu fraco. Eu me dou bem com Digital Ocean e heroku. quebra o galho.

Como plus aprende bem linux, linha de comando (bash), e uma linguagem de programação pra fazer algumas coisas diferenciadas.


Duvida: Sua empresa (na verdade do seu chefe) é de que? É grnade? Pequeno? O AWS é um tiro de canhão, se sua empresa for um sitezinho vai de Digital Ocean q segura susssa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

, ficar sem criar dispositivos pra mim é foda
Entao nao é DevOps. DevOps é criar e manter sistemas/sites/serviços funcionando.


isso ae é outra coisa e foge da minha área
 
Entao nao é DevOps. DevOps é criar e manter sistemas/sites/serviços funcionando.
*insira debate SRE vs DevOps aqui*

O AWS é um tiro de canhão, se sua empresa for um sitezinho vai de Digital Ocean q segura susssa
Eu acho a DO muito carente em termos de serviços, até pra coisas pessoais eu prefiro usar o GCP por ter facilmente serviços como o cloud run, eventos, logs unificados e cloud functions ao invés de só uma VM básica.
 
Acho que vc tá pensando mais em coisas estilo IoT, não? Isso passa um pouco longe de semicondutores ainda kkk

Mas se quiser focar em coisas de IoT, dá pra casar com DevOps montando pipelines bacanas com arquiteturas de dispositivos enviando mensagens para sistemas de fila/mensageria, algum lugar pra consumir esses dados de forma distribuída, como agregar/visualizar/analisar eles e tal, com toda a automação pra atualização automática de firmware desses devices, setup de nós novos, health checks e alertas, etc etc
Mexo tmb com IoT e acredito que é uma boa parta para se dedicar ao semicondutores. Enquanto estava na facul estudava sobre isso, mas dps que saí parei. Mas me intersso por ambos, porém o foco no momento é DevOps ou Engenheiro de Infra.
Se o chefe tá pagando, vai se AWS e aprende esse treco. FICAR FERA NO AWS SÓ TE TRARÁ BENEFICICOS. Se vc souber bem levantar um servidor com CI (Integração continua), banco de dados escalonando bem, controle de DDOS, essas coisas.... Kubernetes.... Cara, vc ta bem na fita !
Estou montando um cronograma baseado no que o @Corneliu Codreanu montou. Windows Server meio que terei que aprender pq o curso veio como padrão e a empresa utiliza os serviços da MS no seu gerenciamento. Mas eu já sabendo como estudar pra tirar AWS (sonho) já é o pau na mesa estralando. Kkkkk
Como plus aprende bem linux, linha de comando (bash), e uma linguagem de programação pra fazer algumas coisas diferenciadas.
Existe um curso focado somente nessas coisas? Aprendi o básico de Terminal e cmd no Windows, geralmente se quero saber algo vou no autodidata msm. O que coloquei para aprender nessa parte foi:
  • Terminal (Bash script, Vim, nano, PowerShell, Emacs)
  • Compilar programas (gcc)
  • Performance do sistema (nmon, iostat, sar, vmstat)
  • Outros (strace, dtrace, systemtap, uname, df, history)
Porém não sei se isso já cai automaticamente quando se estuda pra nuvem ou é a parte.
Duvida: Sua empresa (na verdade do seu chefe) é de que? É grnade? Pequeno? O AWS é um tiro de canhão, se sua empresa for um sitezinho vai de Digital Ocean q segura susssa
A empresa é de varejo estrangeira de grande porte. Meu chefe tmb é de TI e já estudou uma caralhada de coisas sobre Windows e o essencial de redes (não configura Switches) e agora está focado em outra coisa. O cara é gente boa dms então praticamente está dependendo do meu cronograma pra começar a buscar os cursos. Ela não é de site, mas tmb oferece serviços por ele. Seu forte continua sendo o presencial.
Eu acho a DO muito carente em termos de serviços, até pra coisas pessoais eu prefiro usar o GCP por ter facilmente serviços como o cloud run, eventos, logs unificados e cloud functions ao invés de só uma VM básica.
Cara, uma hr vou entender do que vc tá falando pq pra mim por enquanto é sopa de letras. Kkkkk

Ah, aproveitei pra colocar virtualização pq se utiliza mto isso aqui e acho que dará um Plus a mais na minha carreira.
 
Galera, não sei se aqui é o melhor lugar para se postar, pois geralmente é mais para programadores ao invés de quem está querendo se tornar Engenheiro de Infra ou o popular DevOps.

Estou querendo justamente me tornar isso que citei acima, um Engenheiro de Infra ou DevOps trabalhando com Nuvem por agora e, posteriormente, me envolvendo com semi condutores para projetos de hardware e afins. Meu chefe está pedindo pra eu mandar pra ele uma lista de cursos dos quais me interessa, pois assim a empresa estará bancando com tudo por conta de me tornar uma mão de obra qualificada para eles, bem como ajudar em novos projetos.

Por isso, gostaria da ajuda de quem está na área para me auxiliar no que devo estudar, quais cursos e tecnologias estão em alta e sendo usadas e, se possível, escolas online ou presencial que oferecem tais cursos. Primeiramente estarei cursando Windows Server por ser usado em larga escala pela empresa, mas eu pretendo tmb cursar Linux e dps ver o que pode ser feito. Lembrando que já estudei Redes na ETEC, ou seja, configuração de Switches e Roteadores eu peguei legal, porém ainda não pratiquei na vida profissional ainda. Outras coisas como AWS, Azure, Oracle e coisas que se integram à elas como containers, NODE.JS e etc eu tenho uma baita dúvida e não saberia como linká-las. A ordem do cronograma que penso é mais ou menos isso:
  1. Sistemas Operacionais (Windows Server, Linux, protocolos...);
  2. Servidores;
  3. Redes (parte lógica);
  4. Infra (parte física);
  5. Nuvem;
  6. Programação (Node.JS e outras que foquem no backend);
  7. Containers;
Isso é por agora o que penso para se tornar um DevOps, sei que tem mto mais para ser adicionado, porém preciso saber se essa minha lista bate ou ordem das escolhas precisa ser mudada. Meu foco é Nuvem pra deixar bem claro, mas sempre abrindo portas para um "plano B" ou algo que adiciona à favor. Dessa lista, Redes e Infra eu já tenho conhecimento e só preciso dar aquela relida de uma semana pra voltar com tudo, pois como eu já disse eu não pratico ainda no meu trampo. Windows Server e Linux tive o básico e o resto não faço ideia. kkkk

Obg para aqueles que me ajudarem!

Esse curso tem um roadmap bem daora pra seguir. Estou na lista de espera pra pegar ele.
 

Esse curso tem um roadmap bem daora pra seguir. Estou na lista de espera pra pegar ele.
Foda o fluxograma do aprendizado dele, viu! :notbad:
 
Boa noite, brocadores e brocadoras


Visando lógica de programação, indicam alguns textos para aprendizado ou o ideal seria videoaula?
 
Bash script, Vim, nano, PowerShell, Emacs
Apesar de eu programar usando só editor de texto modal (kakoune), não vejo porque aprender emacs, vim e nano.

Toda distro acho que vem com nano que é basicamente um editor de texto padrão só que em terminal, facinho de usar. Editores modais (vim, neovim, kakoune, helix) tem uma curva de aprendizado complicada e se você não é usuário de linux full time nem tem muito porque aprender.

No máximo saiba como editar o texto e sair do Vim caso você se depare com alguma distro que só tem ele.

i entra no modo insert pra editar o texto, esc sai do modo insert e aí voce digita :wq (w pra salvar, q pra quit) ou se quiser sair sem salvar digita :q!
Só isso precisa.
 
Apesar de eu programar usando só editor de texto modal (kakoune), não vejo porque aprender emacs, vim e nano.

Toda distro acho que vem com nano que é basicamente um editor de texto padrão só que em terminal, facinho de usar. Editores modais (vim, neovim, kakoune, helix) tem uma curva de aprendizado complicada e se você não é usuário de linux full time nem tem muito porque aprender.

No máximo saiba como editar o texto e sair do Vim caso você se depare com alguma distro que só tem ele.

i entra no modo insert pra editar o texto, esc sai do modo insert e aí voce digita :wq (w pra salvar, q pra quit) ou se quiser sair sem salvar digita :q!
Só isso precisa.
Eu mexia no VI e via que, dependendo da distro, ele se comportava diferente. Principalmente pq algumas distros te davam mais liberdade até pra mover o cursos com as setinhas sem cagar o texto, outras já seguiam uma política de sair do modo texto e, aí sim, mover o cursor livremente, mas ainda naquela de selecionar o texto para trás ou em seguida da letra. Enfim.
 
Eu mexia no VI e via que, dependendo da distro, ele se comportava diferente. Principalmente pq algumas distros te davam mais liberdade até pra mover o cursos com as setinhas sem cagar o texto, outras já seguiam uma política de sair do modo texto e, aí sim, mover o cursor livremente, mas ainda naquela de selecionar o texto para trás ou em seguida da letra. Enfim.
Provavelmente em umas distros era o Vi original e em outras o Vim. Tem também o Nvi.
Geralmente as distros fazem symlink do vi para a implementação do vi que ta instalada. Então na distro X você digita vi e abre o vim, na distro Y abre o nvi, na distro Z o vi original.

Porém mexer no vi/vim/nvi e outros modais (kakoune/helix) e usar as setinhas tira todo o propósito. No começo é chato, mas se teimar em uma semana acostuma com o hjkl pra movimentar. 90% dos meus aplicativos usam o hjkl como movimento (player de musica, navegador de arquivos), incluindo o firefox (plugin vimium-ff).
 
Provavelmente em umas distros era o Vi original e em outras o Vim. Tem também o Nvi.
Geralmente as distros fazem symlink do vi para a implementação do vi que ta instalada. Então na distro X você digita vi e abre o vim, na distro Y abre o nvi, na distro Z o vi original.

Porém mexer no vi/vim/nvi e outros modais (kakoune/helix) e usar as setinhas tira todo o propósito. No começo é chato, mas se teimar em uma semana acostuma com o hjkl pra movimentar. 90% dos meus aplicativos usam o hjkl como movimento (player de musica, navegador de arquivos), incluindo o firefox (plugin vimium-ff).
Tomara que eu acostume, pois é tão simples ser nas setinhas do teclado (até pelo visual msm). Mas o importante é conseguir editar sem perder a cabeça.

Enfim, montei o cronograma aqui e vou adicionando conteúdo do aprendizado conforme eu for achando. Acredito que até o fim do ano eu consiga aprender umas coisinhas, já.
De qlqr forma obg à todos que estão ajudando, isso vai ser útil para os dms que queiram seguir carreira em outra área de TI que não seja só em programação. :joia:
 
@Alberth-OC o tópico é geral, engloba todas as áreas de TI. Fique a vontade para postar sobre DevOps. Inclusive é uma área que penso bastante, porque estou bastante envolvido atualmente, então tbm estou estudando.

*insira debate SRE vs DevOps aqui*


Eu acho a DO muito carente em termos de serviços, até pra coisas pessoais eu prefiro usar o GCP por ter facilmente serviços como o cloud run, eventos, logs unificados e cloud functions ao invés de só uma VM básica.

Eu vi um artigo esses dias falando sobre as reais diferenças, vou caçar aqui e postar.
 
Pessoal, estou tentando uma vaga de programador junior há semanas. Já enviei vários currículos, mas não tenho tido resposta. Queria dicas de como otimizar isso, usar sites como o programathor pode ajudar?
 
Comecei a faculdade doido para aprender a programar, a mexer com as coisas de tecnologia, etc. Estou terminando a faculdade com uma vontade de trancar e sem vontade nenhuma de mexer com programação, quero programação longe de mim :eca: só se fosse em Python, aí seria outra história :haha:.

Foda que quero mexer na área de segurança, e segurança querendo ou não pega programação :bua:
 
Pessoal, estou tentando uma vaga de programador junior há semanas. Já enviei vários currículos, mas não tenho tido resposta. Queria dicas de como otimizar isso, usar sites como o programathor pode ajudar?

A questão é que cada vaga de junior tem um monte de gente se candidatando, sem um diferencial fica bem complicado, precisaria ter uma formação diferenciada, experiência com estágio ou algum projeto legal. Fora isso é mandar milhares de currículos até alguem te chamar. Apesar do que falam por ai, entrar na área de programação não esta tão fácil assim.
 
A questão é que cada vaga de junior tem um monte de gente se candidatando, sem um diferencial fica bem complicado, precisaria ter uma formação diferenciada, experiência com estágio ou algum projeto legal. Fora isso é mandar milhares de currículos até alguem te chamar. Apesar do que falam por ai, entrar na área de programação não esta tão fácil assim.
O meu diferencial mesmo HOJE seria o meu curso de inglês concluído, realizado durante 6 anos, falo como um fluente tanto na fala quanto na escrita, mas na escrita estou um pouco enferrujado.
 
A questão é que cada vaga de junior tem um monte de gente se candidatando, sem um diferencial fica bem complicado, precisaria ter uma formação diferenciada, experiência com estágio ou algum projeto legal. Fora isso é mandar milhares de currículos até alguem te chamar. Apesar do que falam por ai, entrar na área de programação não esta tão fácil assim.
Sim, eu entendo. Sou formado em cc, agora em 2022 mesmo e estou tentando entrar no mercado faz uns 3 meses. Tenho uns 15 repositórios no github, alguns web, alguns desktop. Vou seguir mandando currículo e buscar melhorar o portfolio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu diferencial mesmo HOJE seria o meu curso de inglês concluído, realizado durante 6 anos, falo como um fluente tanto na fala quanto na escrita, mas na escrita estou um pouco enferrujado.
Pois é, aqui é exatamente o contrario, coloquei no currículo o inglês como intermediário, leio e escrevo tranquilo, agora ouvindo não manjo nada.
 

DevOps, SRE e Engenharia de Plataforma

Eu compilei este tópico no Twitter e, de repente, chamou bastante atenção. Então, aqui, vou tentar elaborar um pouco mais sobre o assunto. Talvez seja útil para alguém tentando tomar uma decisão de carreira ou apenas melhorar a compreensão geral dos títulos mais badalados da indústria.



Durante minha carreira, eu costumava trabalhar em equipes e empresas onde, como desenvolvedor, eu subia código para um repositório e só esperava que funcionasse bem quando algum administrador de sistema mítico eventualmente o levasse para produção. Eu também estava em configurações em que precisaria provisionar servidores físicos na segunda-feira, descobrir a estratégia de implantação na terça-feira, escrever alguma lógica de negócios na quarta-feira, lançá-la na quinta-feira e combater um incidente de produção na sexta-feira. E tudo isso sem sequer estar ciente da existência de títulos extravagantes como DevOps ou engenheiro SRE.

Mas então as pessoas ao meu redor começaram a falar de DevOps e SRE, comparando-os entre si e compilando listas incríveis de recursos. Novas oportunidades de trabalho começaram a surgir e eu rapidamente entrei no trem da SRE. Então, abaixo está minha experiência de estar envolvido em todas as coisas de SRE e Engenharia de Plataforma do ponto de vista do antigo desenvolvedor de software. E sim, acho que é aplicável principalmente para empresas onde o produto é algum tipo de serviço voltado para a web. Este é o tipo de empresa em que trabalhei dez anos. Pessoas que fazem software embarcado ou implementam bancos de dados provavelmente vivem em realidades totalmente diferentes.

O que é Desenvolvimento​


Este é o mais simples de explicar. Desenvolvimento - trata-se de programação de aplicativos, ou seja, escrever a lógica de negócios do seu produto principal. Esta é a única atividade entre as três que estão sendo discutidas aqui que gera dinheiro diretamente para a empresa.



A única coisa que traz retorno para uma empresa são as vendas, todo o resto são despesas :)

Na minha opinião, o desenvolvimento é super quente! Como desenvolvedor, você rapidamente começa a pensar que é a pessoa mais importante do mundo. Sem o seu código, não há nada. Mas, aparentemente, apenas escrever código muitas vezes não é suficiente. O código precisa ser entregue à produção e executado lá.

Eu carregava o título de Desenvolvedor de Software (ou Engenheiro de Software) desde o início da minha carreira em 2011. E ainda me lembro da dor muito vividamente - sempre desejei ter controle sobre a implantação do meu código. E raramente tive. Em vez disso, haveria algum procedimento obscuro quando alguém, geralmente nem mesmo seu colega sênior, teria acesso aos servidores de produção e implantaria o código lá para você. Portanto, se depois de enviar as alterações para o repositório, você tiver o azar de notar um bug apenas na versão de produção do seu serviço, precisará implorar por um lançamento extra. Definitivamente foi uma merda.

O que é DevOps​


Eu nem vou tentar citar a definição oficial aqui. Em vez disso, vou compartilhar a experiência em primeira mão. Para mim, o DevOps foi uma mudança cultural que deu às equipes de desenvolvimento mais controle sobre o envio do código para a produção. A implementação pode variar. Eu estive em configurações onde os desenvolvedores teriam apenas permissão sudo em servidores de produção. Mas provavelmente a abordagem mais comum é fornecer às equipes de desenvolvimento algum tipo de pipeline de CI/CD.

Em um mundo GitOps ideal, os desenvolvedores ainda estariam apenas enviando código para repositórios. No entanto, haveria um botão mágico em algum lugar à disposição da equipe que colocaria a nova versão do sistema ou talvez até forneceria uma nova infraestrutura para cobrir os novos requisitos.

A ideia original do DevOps é provavelmente muito mais ampla do que apenas isso. Mas pelo que vejo nas descrições de trabalho, o que ouço de recrutadores tentando me caçar para uma posição de DevOps e o que consegui reunir de meus colegas com o título de engenheiro de DevOps, na maioria das vezes, trata-se de criar um maneira de implantar coisas produzidas pelo Desenvolvimento. Em configurações mais avançadas, o DevOps também pode se preocupar com outras coisas, melhorando a velocidade de desenvolvimento. Mas o próprio DevOps nunca se preocupa com a lógica de negócios do aplicativo real.

O que é SRE​


Há uma excelente série de livros do Google explicando a ideia da Engenharia de Confiabilidade do Site e, o que é ainda mais importante para mim, compartilhando algumas práticas reais de tecnologia conduzidas pelos SREs do Google. Em particular, diz que o SRE é apenas uma das maneiras de implementar a cultura DevOps - class SRE implements DevOps {}.

Essa explicação não me ajudou muito. Mas o que era ainda mais intrigante, subconscientemente, eu sempre me empolgava ao ler as descrições de trabalho do SRE e ficava entediado rapidamente com as de DevOps... Então, havia claramente uma diferença, mas, por muito tempo, não consegui destilar.

Claro, isso é apenas sobre minhas preferências pessoais, mas sempre que alguém menciona a configuração de um pipeline de CI/CD, eu sempre fico deprimido. E as descrições de trabalho do DevOps hoje em dia estão cheias de tais responsabilidades. Não me entenda mal, os pipelines de CI/CD são incríveis! Fico sempre feliz quando tenho a chance de usar um. Mas configurá-los não é uma coisa que eu goste mais. Pelo contrário, quando alguém me pede para entrar e dar uma olhada em uma produção sangrenta, seja perseguindo um bug, um vazamento de memória ou degradação de desempenho, estou sempre mais do que feliz em ajudar.

Desenvolver código e enviá-lo para produção ainda não fornece uma visão completa. Alguém precisa manter a produção viva e saudável! E é assim que vejo o lugar do SRE no meu modelo de mundo.

O livro SRE do Google se concentra no monitoramento e alerta, definindo SLOs de seus serviços e rastreamento de orçamentos de erros, resposta a incidentes e postmortems. Estas são as coisas que se precisa aplicar para tornar a produção confiável. O Facebook tem uma função famosa de Engenheiro de Produção, mas é muito difícil distingui-la de uma função típica de SRE, julgando apenas pela descrição do trabalho.

Aqui também está um ótimo tweet que meio que confirma minha sensação de que o foco principal do SRE é a produção.



Minha resposta muito simplificada quando alguém diz qual é a diferença entre SRE e DevOps.
* SRE = focado principalmente na produção
* DevOps = focado principalmente em CI/CD e velocidade do desenvolvedor


E mais um:



Eu gosto disso! Minha resposta típica é:
O SRE funciona da Produção para trás.
O DevOps funciona desde o desenvolvimento. Em algum lugar no meio, eles se encontram.


Assim, o DevOps mantém a produção atualizada. A SRE mantém a produção saudável.

UPD : Bruce Dominguez publicou recentemente um artigo com algumas reflexões sobre o que diferencia as equipes de SRE das equipes de operações ou engenharia de plataforma, e isso ecoou minha experiência. O ROAD to SRE descreve as principais áreas de foco de uma equipe SRE (e na minha opinião, a ordem importa):

  • Response - configurando uma cultura eficiente de resposta a incidentes
  • Observability - instrumentação, monitoramento e alerta
  • Availability & Reliability - SLI/SLOs e gerenciamento de falhas
  • Delivery - construção, provisionamento e implantação eficientes (IaC, CI/CD, etc. )
UPD 2 : Um artigo recente SRE vs. DevOps: Qual é a diferença entre eles? por spacelift.io pessoal reforça minha opinião sobre o assunto. Em grande medida, as informações do artigo repetem minha experiência pessoal.

O que é Engenharia de Plataforma​


Quando eu era o único engenheiro em uma startup, uma parte decente do meu trabalho era transformar alguns recursos genéricos que eu alugava do provedor de infraestrutura em algo mais adaptado às necessidades da empresa. Então, eu tinha vários scripts para provisionar um novo servidor, alguma compreensão de como fornecer conectividade de rede entre nossos servidores em diferentes data centers, algumas habilidades para replicar a configuração de produção no teste e talvez até escrever um ou dois daemons para ajudar me com coleta de log. Eu realmente não entendia, mas essas coisas constituíam nossa Plataforma.

Ingressar em uma empresa muito maior e começar a consumir recursos relacionados à infraestrutura me fez perceber que há uma terceira área de foco que pode estar bem próxima de DevOps e SRE. Chama-se Engenharia de Plataforma.

Do meu entendimento, a Engenharia de Plataforma se concentra no desenvolvimento de um ecossistema que pode ser usado com eficiência dos pontos de vista de Dev, Ops e SRE.

Pode haver bastante escrita de código na Engenharia de Plataforma. Ou pode ser principalmente sobre como configurar as coisas. Mas, novamente, não se trata da lógica de negócios principal do seu produto - trata-se de tornar uma infraestrutura básica mais adequada às necessidades do dia-a-dia.



A Engenharia de Plataforma não é sobre desenvolvimento de infraestrutura. A Engenharia de Plataforma consiste em permitir que outros façam o que quiserem. Twitter era uma plataforma magnífica nos primeiros dias, nada a ver com infra.

Para ser honesto, não vejo uma contradição entre minha maneira de ver a Engenharia de Plataforma e a explicação deste tweet. O desenvolvimento precisa de infraestrutura para executar o código. Portanto, se a Engenharia de Plataforma visa permitir que outros façam o que quiserem, pelo menos em parte, ela deve se preocupar com o desenvolvimento da infraestrutura.

Tenho a sensação de que em uma configuração maior, quando uma empresa teria milhares de servidores bare metal em seus próprios data centers, uma Engenharia de Plataforma começaria gerenciando essa frota de máquinas. Assim, algum tipo de software de inventário pode precisar ser instalado ou mesmo desenvolvido internamente. A instalação de sistemas operacionais e pacotes básicos nos servidores que estão sendo provisionados provavelmente também cairia na responsabilidade da Engenharia de Plataforma.

Felizmente, as nuvens fizeram a Engenharia de Plataformas operar em camadas muito mais altas. Todas as tarefas básicas de gerenciamento de frota já estão resolvidas para você. E até mesmo a orquestração de suas cargas de trabalho é resolvida por projetos como Kubernetes ou AWS ECS. No entanto, a solução é bastante genérica, enquanto suas equipes provavelmente implantarão microsserviços bastante semelhantes. Portanto, fornecer a eles um modelo de projeto padrão que seria integrado às métricas da empresa e aos subsistemas de coleta de logs tornaria as coisas muito mais rápidas.

E os títulos?​


Até agora, eu estava deliberadamente evitando falar sobre papéis e títulos. Desenvolvimento, Operações, SRE e Engenharia de Plataforma para mim são áreas de foco. E, em muito menor grau, sobre títulos. Uma pessoa pode ser um Dev esta semana, depois um Ops na próxima semana e um SRE na semana seguinte.

Pela minha experiência, a separação entre Dev, Ops, SRE e PE fica mais aparente quando o tamanho da empresa aumenta. Um tamanho de empresa maior geralmente significa mais especialistas e menos generalistas. É assim que você acaba com equipes SRE dedicadas e um departamento de Engenharia de Plataforma. Mas é claro que não é uma regra estrita. Por exemplo, com meu título de SRE, passei um ano fazendo todas as coisas de SRE verdadeiro (SLO, monitoramento, alerta, resposta a incidentes) e depois fiz a transição para a Engenharia de Plataforma, onde faço mais desenvolvimento de infra do que o SRE tradicional. YMMV.

Para onde vai a segurança?​


Quando meu tópico se tornou viral no Twitter, alguém me perguntou como a segurança se encaixa nessa imagem. E essa é realmente uma pergunta muito boa! Mas não tenho uma resposta simples. Para mim, uma abordagem razoável é tornar a segurança um tema transversal em todos os Dev, Ops, SRE e PE. Diferentes preocupações de segurança podem ser abordadas em diferentes camadas usando ferramentas diferentes. Por exemplo, o desenvolvimento pode se preocupar em evitar injeções de SQL, enquanto o pessoal da plataforma pode fortalecer a rede configurando algumas políticas sofisticadas de cilium.

Em vez de conclusão​


Não se esqueça, todas as coisas acima são minhas opiniões 😉

 
Sim, eu entendo. Sou formado em cc, agora em 2022 mesmo e estou tentando entrar no mercado faz uns 3 meses. Tenho uns 15 repositórios no github, alguns web, alguns desktop. Vou seguir mandando currículo e buscar melhorar o portfolio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pois é, aqui é exatamente o contrario, coloquei no currículo o inglês como intermediário, leio e escrevo tranquilo, agora ouvindo não manjo nada.

Para que tipos de vagas você esta se candidatando? Quais linguagens você domina e gostaria de trabalhar? Qualquer coisa posta o seu github aqui que o pessoal ajuda com algumas dicas.
 
Sim, eu entendo. Sou formado em cc, agora em 2022 mesmo e estou tentando entrar no mercado faz uns 3 meses. Tenho uns 15 repositórios no github, alguns web, alguns desktop. Vou seguir mandando currículo e buscar melhorar o portfolio.
Estou me formando também em CC, você me deixou levemente com medo agora :scare: porém eu tenho experiência com RH, entrei como jovem aprendiz em 2017 e estou até hoje aqui, diferença que agora eu sou gerente de RH da empresa, mas não gosto deste tipo de serviço, só do salário mesmo.
 
Para que tipos de vagas você esta se candidatando? Quais linguagens você domina e gostaria de trabalhar? Qualquer coisa posta o seu github aqui que o pessoal ajuda com algumas dicas.
Cara, na verdade, eu faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, pois ainda não tenho experiência profissional, entende? Se tiver uma vaga pra junior, seja desktop ou web, eu to mandando o curriculo, pois tenho alguns projetos no portfólio referentes a essas stack. Com relação ao foco, acho que me dou melhor com backend, mas até que arranho no front usando frameworks (bootstrap, por exemplo), acho que poderia desempenhar uma função fullstack.
 
Cara, na verdade, eu faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, pois ainda não tenho experiência profissional, entende? Se tiver uma vaga pra junior, seja desktop ou web, eu to mandando o curriculo, pois tenho alguns projetos no portfólio referentes a essas stack. Com relação ao foco, acho que me dou melhor com backend, mas até que arranho no front usando frameworks (bootstrap, por exemplo), acho que poderia desempenhar uma função fullstack.
Tipo o chapéu para quem vai se dispor a trabalhar fullstack, eu prefiro muito mais o front do que o back.
 
Cara, na verdade, eu faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, pois ainda não tenho experiência profissional, entende? Se tiver uma vaga pra junior, seja desktop ou web, eu to mandando o curriculo, pois tenho alguns projetos no portfólio referentes a essas stack. Com relação ao foco, acho que me dou melhor com backend, mas até que arranho no front usando frameworks (bootstrap, por exemplo), acho que poderia desempenhar uma função fullstack.

Ah algumas páginas atrás um user postou um teste que pediram pra ele fazer em uma vaga de junior, acho que seria legal se basear e criar algo parecido para postar no seu github, o teste era esse aqui.

Objetivo:
Desenvolva um serviço de manipulação de dados e persistência em base de dados
relacional.

Requisitos Obrigatórios:
● § Criar um serviço usando uma dessas linguagens: GO, Python,
Javascript/Typescript (NodeJS), que receba um arquivo csv/txt de entrada
(Arquivo em anexo).
● § Este serviço deve persistir no banco de dados relacional (postgresql)
todos os dados contidos no arquivo.
● § Obs: O arquivo não possui um separador muito convencional
● § Deve-se fazer o split dos dados em colunas no banco de dados
● § Docker Compose, para toda estrutura, não sendo necessário instalar
nada além do Docker para execução do projeto. (Adicionar orientações
para executar no arquivo readme)
● § Realizar higienização dos dados após persistência (sem acento,
maiúsculas etc.)
● § Validar os CPFs/CNPJs contidos (válidos e não válidos numericamente)
● § Todo o código deve estar disponível em repositório público do GIT

Desejável:
● § Pode ser executado diretamente no serviço em GO ou em sql
● § Integração contínua na plataforma do repositório escolhido
● § Testes automatizados
Você será avaliado por:
● § Performance na execução da importação e tratamento dos dados (tempo de
execução - desejável menos de 1min).
● § Utilização de melhores práticas de desenvolvimento (nomenclatura, funções,
classes, etc);
● § Utilização dos recursos mais recentes das linguagens;
● § Boa organização lógica e documental (readme, comentários, etc);
● § Cobertura de todos os requisitos obrigatórios.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou me formando também em CC, você me deixou levemente com medo agora :scare: porém eu tenho experiência com RH, entrei como jovem aprendiz em 2017 e estou até hoje aqui, diferença que agora eu sou gerente de RH da empresa, mas não gosto deste tipo de serviço, só do salário mesmo.

O melhor seria buscar fazer algum estágio enquanto ainda esta na faculdade, depois vai ficar bem mais dificil entrar na área, apenas a faculdade sem nenhuma experiência é bem complicado.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O melhor seria buscar fazer algum estágio enquanto ainda esta na faculdade, depois vai ficar bem mais dificil entrar na área, apenas a faculdade sem nenhuma experiência é bem complicado.
Pretendo ir para o estágio ano que vem (me formo final do ano que vem) porque eu estou no aguardo porque parece que o meu patrão quer por eu para ser gerente do T.I daqui da empresa, por isso vou me assegurar mais esse ano.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo