[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Tô pensando em comprar no Aliexpress um mini pc atom com 4 ou 6 LANs 2,5Gb/s, esse pfsense é fácil de configurar? No caso pretendo usar 2 cabos do cable modem da Claro (em router) e uma das outras saídas 2,5GbE do mini pc ligar no meu PC de mesa que tem LAN 2,5GbE. Se tiver um tutorial ou algo assim pra passar lhe agradeço. Se for relativamente fácil mexer nesse pfsense eu até posso comprar um pc desses no Aliexpress (só quero saber se é muito complicado, pq gastar R$900 com chance de taxação ainda)..Agradeço.
@Hemerson Silva
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô pensando em comprar no Aliexpress um mini pc atom com 4 ou 6 LANs 2,5Gb/s, esse pfsense é fácil de configurar? No caso pretendo usar 2 cabos do cable modem da Claro (em router) e uma das outras saídas 2,5GbE do mini pc ligar no meu PC de mesa que tem LAN 2,5GbE. Se tiver um tutorial ou algo assim pra passar lhe agradeço. Se for relativamente fácil mexer nesse pfsense eu até posso comprar um pc desses no Aliexpress (só quero saber se é muito complicado, pq gastar R$900 com chance de taxação ainda)..Agradeço.
Já me manda link inbox kkkk, queria pegar um com i5 e tá uns 1,7k com 6 portas. Acho que ctz que levo taxa.
 
Voltei pros 600 megas

Mas a Vivo ta uma bagunça, agora quando faço qualquer teste vai pros 900 megas e ai vai caindo até 650/700 e o upload mesma coisa, bate os 500 e vai caindo....

E a URA da Vivo mostra que eu tenho 3 endereços com fibrta sendo que só tenho 2, minha casa e dos meus pais, mas o atendente só ve os 2 mesmo....
 
Pode deixar que já mando, vi um com celeron e 4 portas 2,5Gbe por 800 e pouco, mais de 1000 é complicado pq os caras vão te taxar e vai sair caro a brincadeira.
Então, geralmente passa sem imposto. Já importei alguns e sempre passa livre de taxas.

Comece a brincadeira com pelo menos um Celeron n5105, que é o que eu tenho aqui. Tem outras versões com linha Core, ou mesmo com Ryzen (esse é parrudo).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô pensando em comprar no Aliexpress um mini pc atom com 4 ou 6 LANs 2,5Gb/s, esse pfsense é fácil de configurar? No caso pretendo usar 2 cabos do cable modem da Claro (em router) e uma das outras saídas 2,5GbE do mini pc ligar no meu PC de mesa que tem LAN 2,5GbE. Se tiver um tutorial ou algo assim pra passar lhe agradeço. Se for relativamente fácil mexer nesse pfsense eu até posso comprar um pc desses no Aliexpress (só quero saber se é muito complicado, pq gastar R$900 com chance de taxação ainda)..Agradeço.
É fácil sim, pfsense é um firewall bem amigável. Vai servir ao propósito, e muito bem, por sinal.
 
Então, geralmente passa sem imposto. Já importei alguns e sempre passa livre de taxas.

Comece a brincadeira com pelo menos um Celeron n5105, que é o que eu tenho aqui. Tem outras versões com linha Core, ou mesmo com Ryzen (esse é parrudo).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É fácil sim, pfsense é um firewall bem amigável. Vai servir ao propósito, e muito bem, por sinal.
Beleza, tô com um pouco de dificuldade pra achar um tutorial mais simples,mas blz, valeu as dicas Hemerson, tmj.

Tipo dá pra deixar o modem da claro em router 2 puxar 2 cabos pro mini pc deixando o wifi ativo pro resto da casa? Daí do mini pc com as portas 2,5 eu puxava um cabo direto pro meu pc que tem LAN 2,5gbe nativa na placa mãe, o resto da casa o wifi mesmo já é o suficiente.
 
Acho que vale o comentário para quem quer embarcar nesse lance de pc como router, não esquecer do consumo de energia...
 
Acho que vale o comentário para quem quer embarcar nesse lance de pc como router, não esquecer do consumo de energia...
Mini PC o consumo de energia é desprezível, muito baixo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Beleza, tô com um pouco de dificuldade pra achar um tutorial mais simples,mas blz, valeu as dicas Hemerson, tmj.

Tipo dá pra deixar o modem da claro em router 2 puxar 2 cabos pro mini pc deixando o wifi ativo pro resto da casa? Daí do mini pc com as portas 2,5 eu puxava um cabo direto pro meu pc que tem LAN 2,5gbe nativa na placa mãe, o resto da casa o wifi mesmo já é o suficiente.
Quando estiver em mãos, chama no PV que ajudo a configurar. Mas não é difícil não, pelo menos não em relação a ser um firewall/router residencial para fazer load/failover.
Tem mais coisas complexas dentro dele, mas fazer o básico é simples.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tipo dá pra deixar o modem da claro em router 2 puxar 2 cabos pro mini pc deixando o wifi ativo pro resto da casa? Daí do mini pc com as portas 2,5 eu puxava um cabo direto pro meu pc que tem LAN 2,5gbe nativa na placa mãe, o resto da casa o wifi mesmo já é o suficiente.
Sim, o "roteador" da sua rede será o mini PC, o wi-fi ficaria conectado como AP.
Consegue configurar sim conforme deseja.
Não se preocupe que o consumo de energia é mínimo.
 
Mini PC o consumo de energia é desprezível, muito baixo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Quando estiver em mãos, chama no PV que ajudo a configurar. Mas não é difícil não, pelo menos não em relação a ser um firewall/router residencial para fazer load/failover.
Tem mais coisas complexas dentro dele, mas fazer o básico é simples.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim, o "roteador" da sua rede será o mini PC, o wi-fi ficaria conectado como AP.
Consegue configurar sim conforme deseja.
Não se preocupe que o consumo de energia é mínimo.
Ah sim, no caso o "wifi como AP" que você falou seria o wifi do modem da Claro ou de um roteador wifi à parte, ligado ao mini pc?
Desde já agradeço a disponibilidade em me ajudar! tmj!
 
Mini PC o consumo de energia é desprezível, muito baixo.

Mas gasta mais que um roteador, fora que com o mini pc, ainda tem que adicionar um AP e nisso já são no mínimo 2 fontes de alimentação que em geral tem uma eficiência ruim.
Claro que o mini pc atual ira ser bem mais poderoso que um roteador ARM, mas para a esmagadora maioria das pessoas, isso não faz diferença.
Galera está se deixando ir pela emoção e esquecendo a razão! rsrs
 
Mas gasta mais que um roteador, fora que com o mini pc, ainda tem que adicionar um AP e nisso já são no mínimo 2 fontes de alimentação que em geral tem uma eficiência ruim.
Claro que o mini pc atual ira ser bem mais poderoso que um roteador ARM, mas para a esmagadora maioria das pessoas, isso não faz diferença.
Galera está se deixando ir pela emoção e esquecendo a razão! rsrs
Mas o mini pc que tô vendo aqui tem cpu com 10w e usa ssd pro sistema... o próprio modem da Claro gasta muito mais que isso...
 
Mas gasta mais que um roteador, fora que com o mini pc, ainda tem que adicionar um AP e nisso já são no mínimo 2 fontes de alimentação que em geral tem uma eficiência ruim.
Claro que o mini pc atual ira ser bem mais poderoso que um roteador ARM, mas para a esmagadora maioria das pessoas, isso não faz diferença.
Galera está se deixando ir pela emoção e esquecendo a razão! rsrs
Desculpa, mas se o cara quer testar hardware, quer ter altas velocidades, não vai ser um router simples que vai suprir a necessidade.

Eu tenho um mini pc 4x2.5GbE com Celeron n5105, consumo dele fica em torno de +- 15W em média.
O Xiaomi AX6000 basicamente fica como rede 2.5GbE wireless (já que ele tem porta wan 2.5GbE) e usando como AP, o consumo de energia dele fica bem baixo também.

No fim, a diferença é irrisória, é totalmente besteira se preocupar com isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah sim, no caso o "wifi como AP" que você falou seria o wifi do modem da Claro ou de um roteador wifi à parte, ligado ao mini pc?
Desde já agradeço a disponibilidade em me ajudar! tmj!
Seria um "roteador wifi" conectado ao mini pc, mas apenas sendo como um AP, pois ele usaria a rede interna gerada pelo mini pc (pfsense), a fim de evitar duplo nat.
 
Mini PC o consumo de energia é desprezível, muito baixo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Quando estiver em mãos, chama no PV que ajudo a configurar. Mas não é difícil não, pelo menos não em relação a ser um firewall/router residencial para fazer load/failover.
Tem mais coisas complexas dentro dele, mas fazer o básico é simples.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim, o "roteador" da sua rede será o mini PC, o wi-fi ficaria conectado como AP.
Consegue configurar sim conforme deseja.
Não se preocupe que o consumo de energia é mínimo.
Vou chamar também hein? kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

13843041347.png


E o download no horário nobre continua nobre... já já regulariza.
 
Ah entendi, achei que deixando o modem da Claro em ROUTER, só usando 2 LANs pro mini pc eu poderia usar o WiFi do modem, já que estaria em router. Obrigado por esclarecer!
Vou chamar também hein? kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

13843041347.png


E o download no horário nobre continua nobre... já já regulariza.
aqui está aguentando de boa a velocidade:

710a7a34-db82-46f0-9842-d89b844cc7c6.png


seria bom se tivessemos uma ONU com porta 2.5GbE compatível com as OLTs da Vivo (aqui estou conectado em uma OLT Alcatel, anteriormente em uma Huawei), aí dava pra testar corretamente.
 
aqui está aguentando de boa a velocidade:

710a7a34-db82-46f0-9842-d89b844cc7c6.png


seria bom se tivessemos uma ONU com porta 2.5GbE compatível com as OLTs da Vivo (aqui estou conectado em uma OLT Alcatel, anteriormente em uma Huawei), aí dava pra testar corretamente.
esse teste é so o link da vivo?
 
esse teste é so o link da vivo?
Obviamente que sim né. Aparece Claro ali pois pegou o IP da Claro, mas o teste foi escoado para o link Vivo, para o server Vivo SPPD.
 
Obviamente que sim né. Aparece Claro ali pois pegou o IP da Claro, mas o teste foi escoado para o link Vivo, para o server Vivo SPPD.
Como havia comentado anteriormente com o prezado @j4nus isso só acontece no horário nobre, entre 20:00 e 23:00, depois fica uma belezura, eu ainda acho que é a rapaziada que consome streaming e ae fica saturado, mas de boa. Não tenho do que me queixar e mesmo com o Download ruim a IPTV continua muito boa.
PS: Mal posso esperar pra pegar uma mini PC e fazer as configs kkk.
 
Isso. Vai ser trocado de local as caixas que recebem a fibra no prédio. E se liga no 10315 não tem esse tipo de opção.
não tem essa opção por lá, vai ter q pegar o 0800 da central de CNPJ e tentar por lá... não sei ao certo quais os meios

na pior das hipóteses, tente abrir uma "reclamação" no Consumir.gov e ver se te contatam
 
Eu tava dando uma pesquisada nas ONT`s e parece que a minha nao ta aguentando mesmo, mesmo os 600 megas, eu acabei pegando uma Bluecast no ML, achei aqui mesmo no Adrena que é a melhor ONT da Vivo, amanhã chega e vou trocar pela minha atual, postarei os resultados
 
aqui está aguentando de boa a velocidade:

710a7a34-db82-46f0-9842-d89b844cc7c6.png


seria bom se tivessemos uma ONU com porta 2.5GbE compatível com as OLTs da Vivo (aqui estou conectado em uma OLT Alcatel, anteriormente em uma Huawei), aí dava pra testar corretamente.
Como você sabe o modelo da OLT que te atende?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo