VR - Tópico Dedicado

Tenho um Quest 2 e ultimamente tem me dado vontade de testar o Pico 4, por conta das lentes melhores e tamanho / peso reduzidos.

Pra alguém que usa unicamente ligado no PC, acham que vale a troca?
 
Tenho um Quest 2 e ultimamente tem me dado vontade de testar o Pico 4, por conta das lentes melhores e tamanho / peso reduzidos.

Pra alguém que usa unicamente ligado no PC, acham que vale a troca?
Pelo que andei pesquisando, seria mais um sidegrade do que upgrade. No Pico 4, vc ganha nas lentes e na resolução, mas as cores, brilho e tracking são melhores no quest 2; se fosse só por isso eu ainda diria que o pico 4 é melhor, mas o quest 2 ainda tem uma quantidade maior de usuários, aí isso implica em maior compatibilidade, acessórios, tutoriais/soluções de problemas feitos pela comunidade na internet. então fica meio difícil dizer se um é melhor que o outro...
 
Tenho um Quest 2 e ultimamente tem me dado vontade de testar o Pico 4, por conta das lentes melhores e tamanho / peso reduzidos.

Pra alguém que usa unicamente ligado no PC, acham que vale a troca?

Você vai trocar o Airlink e outras tecnologias do Oculus para PCVR por um produto de uma empresa que não investe metade do que o Meta investe na plataforma.
Cada um faz o que quer com o dinheiro, mas eu jamais colocaria toda a grana que pedem um aparelho de VR em uma plataforma relativamente nova, sem nenhuma garantia de continuidade e suporte.

O Meta pode até estar ruim das pernas em relação à sua divisão de VR, mas pelo menos tem todo o desenvolvimento legado do Oculus para sustentar.
 
Tenho um Quest 2 e ultimamente tem me dado vontade de testar o Pico 4, por conta das lentes melhores e tamanho / peso reduzidos.

Pra alguém que usa unicamente ligado no PC, acham que vale a troca?
Eu comprei um Pico 4 pra utilizar em PCVR e substituir o meu Samsung Odyssey da primeira geração.

Quest 2 eu cheguei a usar/testar apenas em Stand Alone, quando estava no EUA, já é um upgrade em relação a primeira leva dos VR, mas comparando entre o Pico 4, o Pico 4 é superior, fica abaixo apenas do Quest Pro.

Se vale a pena? É um upgrade, no grupo do WhatsApp que estou, tem em torno de 250 pessoas, muita gente fez a troca e achou que vale a pena... mas sugiro você olhar bastante os comparativos no youtube, tanto os de review como aqueles que colocam a câmera dentro dos óculos.... isso me ajudou muito.
 
Eu comprei um Pico 4 pra utilizar em PCVR e substituir o meu Samsung Odyssey da primeira geração.

Quest 2 eu cheguei a usar/testar apenas em Stand Alone, quando estava no EUA, já é um upgrade em relação a primeira leva dos VR, mas comparando entre o Pico 4, o Pico 4 é superior, fica abaixo apenas do Quest Pro.

Se vale a pena? É um upgrade, no grupo do WhatsApp que estou, tem em torno de 250 pessoas, muita gente fez a troca e achou que vale a pena... mas sugiro você olhar bastante os comparativos no youtube, tanto os de review como aqueles que colocam a câmera dentro dos óculos.... isso me ajudou muito.
Desse grupo que você está, como é a usabilidade do Pico 3? achei bem interessante o valor dele no Aliexpress por R$ 1400..
 
Desse grupo que você está, como é a usabilidade do Pico 3? achei bem interessante o valor dele no Aliexpress por R$ 1400..
É um grupo do WhatsApp voltado pro Pico 4, procurei no histórico se tinha algum comentário em relação ao Pico 3, mas não encontrei nada.

Se te ajuda algumas comparações entre o Pico 4 x Pico Neo 3 x Quest 2 x Pico Neo 3 Link
 
Galera, vcs sentem dor nos olhos dps de um tempo jogando? Com o tempo acostuma? Pq dps de 1 hora ou 2 jogando, senti um incomodo absurdo.
 
Galera, vcs sentem dor nos olhos dps de um tempo jogando? Com o tempo acostuma? Pq dps de 1 hora ou 2 jogando, senti um incomodo absurdo.
Eu tenho VR a 4 anos e não me acostumei... dependendo do dia fico o dia com dor de cabeça, dor no olho e enjoado.
 
Eu também ficou com os olhos ardendo. O enjoo melhorou muito. Ganhei resistência.

Eu ativei nas configurações aquele modo "noite" que diminui o brilho e as cores. Ajuda a não forçar a vista. Tem também a opção de colocar lentes com filtro azul, tipo da KSLENS.
 
Não sinto absolutamente nada, e já passei umas 3 ou 4 horas jogando direto. No máximo incomoda o peso do headset no rosto, mas nunca senti enjoo. Dor de cabeça só quando exagero, mas é raro.

É sempre bom passar no oftalmo se a pessoa não usa óculos e começa a ter incômodos desse tipo, mesmo que seja só com o VR.
 
Última edição:
Galera, vcs sentem dor nos olhos dps de um tempo jogando? Com o tempo acostuma? Pq dps de 1 hora ou 2 jogando, senti um incomodo absurdo.
pode ocorrer se o seu IPD for muito diferente do headset
 
Acho que depende muito do que cada um tá jogando.

Eu jogo umas 5x na semana, sessões de 1h30 a 2hr de tênis de mesa. 0 incomodo. Mas no tênis de mesa o chão não se movimenta, vc fica basicamente parado e se movimenta e volta pra posição.
 
Tô com um Quest 2 e até então tava jogando com uma 2070 Super. Como tava complicado arrumar um espaço pra jogar não estive jogando muito, mas nao geral fiquei bem decepcionado com a nitidez da imagem e os stutters/bugs, sei lá, através do AirLink. Troquei agora para uma 3080 12GB e pretendo testar novamente, mas caso não melhore muito, acredito que possa ser meu roteador.

Atualmente tenho um TP-LINK Archer C6. Qual seria a melhor opção custo x benefício que me atenda bem para uso com VR? Tô precisando de mais um roteador mesmo, talvez seja hora de pegar.
 
Tô com um Quest 2 e até então tava jogando com uma 2070 Super. Como tava complicado arrumar um espaço pra jogar não estive jogando muito, mas nao geral fiquei bem decepcionado com a nitidez da imagem e os stutters/bugs, sei lá, através do AirLink. Troquei agora para uma 3080 12GB e pretendo testar novamente, mas caso não melhore muito, acredito que possa ser meu roteador.

Atualmente tenho um TP-LINK Archer C6. Qual seria a melhor opção custo x benefício que me atenda bem para uso com VR? Tô precisando de mais um roteador mesmo, talvez seja hora de pegar.
Antes de comprar um novo, vê se tá configurado certinho:
- Usando apenas a frequencia de 5Ghz e em um canal não congestionado (dê preferência para canais menos congestionados de número maior)
- 80Mhz de largura de banda
- No mesmo cômodo do headset
- Conectado diretamente ao PC com cabo ethernet CAT 6
- Configurado como ponto de acesso e exclusivo pro headset pra evitar colisões
-Liga OFDMA; desliga TWT e Smart Connect

Se, depois de tudo isso ainda continuar ruim, tenta essas configurações aqui:
 
Galera, sempre vejo recomendarem wifi 6 pro quest 2. Mas qual o sentido disso? O bitrate pra rodar o air link ou virtual desktop é de 200Mbps, mas o Wifi5 já alcança +800Mbps

Pelo que andei pesquisando é pq o Wifi5 não suporta OFDMA e tem menos subportadoras, aí tem menos estabilidade de conexão. Mas pra um roteador dedicado, usado somente pro Quest 2, no mesmo cômodo, isso seria relevante?
 
Última edição:
Tô com um Quest 2 e até então tava jogando com uma 2070 Super. Como tava complicado arrumar um espaço pra jogar não estive jogando muito, mas nao geral fiquei bem decepcionado com a nitidez da imagem e os stutters/bugs, sei lá, através do AirLink. Troquei agora para uma 3080 12GB e pretendo testar novamente, mas caso não melhore muito, acredito que possa ser meu roteador.

Atualmente tenho um TP-LINK Archer C6. Qual seria a melhor opção custo x benefício que me atenda bem para uso com VR? Tô precisando de mais um roteador mesmo, talvez seja hora de pegar.

O firmware v46 do Quest 2 está super bugado. Tem queda de frames no codificador. Tem gente relatando problema até com conexão no cabo. Tem um tópico do beta do v47 no forum do Meta que um dos representantes diz que os engenheiros da empresa estão cientes e trabalhando para corrigir o problema! Por enquanto uma solução é usar o Virtual Desktop.

Galera, sempre vejo recomendarem wifi 6 pro quest 2. Mas qual o sentido disso? O bitrate pra rodar o air link ou virtual desktop é de 200Mbps, mas o Wifi5 já alcança +800Mbps

Pelo que andei pesquisando é pq o Wifi5 não suporta OFDMA e tem menos subportadoras, aí tem menos estabilidade de conexão. Mas pra um roteador dedicado, usado somente pro Quest 2, no mesmo cômodo, isso seria relevante?

Acho que não. Eu tenho um roteador antigo que é Wifi5 e deixo dedicado pra VR. Roda lisinho. A única vantagem do Wifi6 seria para suporte de vários aparelhos na mesma rede.
 
Galera, sempre vejo recomendarem wifi 6 pro quest 2. Mas qual o sentido disso? O bitrate pra rodar o air link ou virtual desktop é de 200Mbps, mas o Wifi5 já alcança +800Mbps

Pelo que andei pesquisando é pq o Wifi5 não suporta OFDMA e tem menos subportadoras, aí tem menos estabilidade de conexão. Mas pra um roteador dedicado, usado somente pro Quest 2, no mesmo cômodo, isso seria relevante?
Acho que a galera recomenda mais por ser uma solução mais genérica e fácil de resolver que ficar analisando caso a caso e fazer um monte de passos pra melhorar a qualidade, a maior parte da galera tem um roteador pra casa toda e coisa assim então é mais fácil falar pra adquirir um roteador wifi6. Pra ligar 2 roteadores tem toda a questão de configurar a rede e etc.
 
Acho que a galera recomenda mais por ser uma solução mais genérica e fácil de resolver que ficar analisando caso a caso e fazer um monte de passos pra melhorar a qualidade, a maior parte da galera tem um roteador pra casa toda e coisa assim então é mais fácil falar pra adquirir um roteador wifi6. Pra ligar 2 roteadores tem toda a questão de configurar a rede e etc.
Uma recomendação que não parecia fazer sentido era o USB 3.0 pro link. Pq o USB 2.0 já tem uma taxa de transferência de 400Mbps. O que acontece é que tem a pegadinha: o 2.0 é Half-Duplex, enquanto o 3.0 é Full-Duplex. Pensei que teria uma pegadinha dessas pro roteador wifi6.
 
Galera, tava pensando aqui... e se a porra do controle quebrar? Não tô encontrando peça pra substituição. Só encontrei um vendedor no ali express com reputação de 88%, mas cada controle é 1000 reais.

Não tô precisando ainda, mas ja ja bati a mão na parede, na cadeira, no ventilador... isso em 1 semana de uso. É só uma questão de tempo ate eu esmagar o controle em algum lugar...
 
Galera, tava pensando aqui... e se a porra do controle quebrar? Não tô encontrando peça pra substituição. Só encontrei um vendedor no ali express com reputação de 88%, mas cada controle é 1000 reais.

Não tô precisando ainda, mas ja ja bati a mão na parede, na cadeira, no ventilador... isso em 1 semana de uso. É só uma questão de tempo ate eu esmagar o controle em algum lugar...
É isso mesmo. O preço avulso do controle é quase o do oculus. Cuide muito bem dele. Compre uma capinha. Se possível use o Hand Tracking para descansar o controle.
 
É isso mesmo. O preço avulso do controle é quase o do oculus. Cuide muito bem dele. Compre uma capinha. Se possível use o Hand Tracking para descansar o controle.
Infelizmente a capinha não vai ajudar muito quando tu se empolgar no Skyrim VR/Blade&Sorcery/Bonelab/similares e meter um porradão na parede/mesa/cadeira quando estiver tentando decapitar um inimigo no chão.

Capinha é mais pra conforto mesmo, e pra quem sua muito na mão. (ainda mais pra quem tem quest com controlinho branco, aquilo lá deve dar uma encardida dependendo da pessoa kk)

Agora pra segurança do controle em si, não tem muito o que fazer a não ser fazer o possível pra manter o espaço de jogo "limpo". E pra quem tem pouco espaço e inevitavelmente acaba jogando com móveis e paredes próximas, pode tentar se acostumar a jogar com um tapetinho que delimite a área de jogo máxima que tu consegue jogar sem esbarrar em nada esticando os braços.

Aí tu tem essa referência tátil nos pés de onde tu tem que estar pra não macetar o controle em algum lugar.

@brasileirinho1337 Felizmente esses controles tem uma resistência fantástica. Eu tenho o meu Odyssey+ desde 2020, já arrebentei a mão várias vezes. Principalmente jogando Blade & Sorcery. E felizmente nunca tive um problema sequer com os controles. Continuam firmes e funcionando perfeitamente.

Mas claro, eletrônico eventualmente falha em algum momento. E isso que é complicado dos equipamentos VR ... se precisar de um controle extra é uma fortuna. O que eu mais tenho medo mesmo é da hora que o cabo eventualmente "quebrar", se acontecer. Já pesquisei bastante sobre e parece ser inviável a substituição do cabo do Odyssey, teria que fazer algum remendo mirabolante. O HP Reverb G2 já não tem esse problema, já que o cabo é "destacável" e a HP vende o cabo avulso pra repor. E pra quem tem o Quest isso não é uma preocupação (eu já tive o 2 mas não curti, passei pra frente e continuei com o O+).

A outra dica é limitar sua "gaiola de jogo" um pouco mais. Sabe a gaiolinha que aparece quando tu chega no limite que tu definiu? Pra tu saber que tá saindo da área delimitada. Tenta deixar essa área menor pra te dar uma margem de manobra onde tu esbarraria das coisas. As vezes pode ajudar a tu se controlar mais na região segura.

Enfim ... O meu O+ tá indo pro terceiro ano de uso firme e forte mesmo com os porradões (provavelmente porque minha mão acaba absorvendo os choques kk). Mas creio que os controles do Quest 2 não fiquem muito pra trás em durabilidade.

O único que já ouvi reclamações sobre foi o do Valve Index em questão de durabilidade ... talvez porque seja um controle mais sensível devido aos sensores pra rastrear todos os dedinhos ali e tal. Ou talvez pelo formato dele que permite que as porradas afetem mais a estrutura do controle. Vai saber.
 
Infelizmente a capinha não vai ajudar muito quando tu se empolgar no Skyrim VR/Blade&Sorcery/Bonelab/similares e meter um porradão na parede/mesa/cadeira quando estiver tentando decapitar um inimigo no chão.

Capinha é mais pra conforto mesmo, e pra quem sua muito na mão. (ainda mais pra quem tem quest com controlinho branco, aquilo lá deve dar uma encardida dependendo da pessoa kk)

Agora pra segurança do controle em si, não tem muito o que fazer a não ser fazer o possível pra manter o espaço de jogo "limpo". E pra quem tem pouco espaço e inevitavelmente acaba jogando com móveis e paredes próximas, pode tentar se acostumar a jogar com um tapetinho que delimite a área de jogo máxima que tu consegue jogar sem esbarrar em nada esticando os braços.

Aí tu tem essa referência tátil nos pés de onde tu tem que estar pra não macetar o controle em algum lugar.

@brasileirinho1337 Felizmente esses controles tem uma resistência fantástica. Eu tenho o meu Odyssey+ desde 2020, já arrebentei a mão várias vezes. Principalmente jogando Blade & Sorcery. E felizmente nunca tive um problema sequer com os controles. Continuam firmes e funcionando perfeitamente.

Mas claro, eletrônico eventualmente falha em algum momento. E isso que é complicado dos equipamentos VR ... se precisar de um controle extra é uma fortuna. O que eu mais tenho medo mesmo é da hora que o cabo eventualmente "quebrar", se acontecer. Já pesquisei bastante sobre e parece ser inviável a substituição do cabo do Odyssey, teria que fazer algum remendo mirabolante. O HP Reverb G2 já não tem esse problema, já que o cabo é "destacável" e a HP vende o cabo avulso pra repor. E pra quem tem o Quest isso não é uma preocupação (eu já tive o 2 mas não curti, passei pra frente e continuei com o O+).

A outra dica é limitar sua "gaiola de jogo" um pouco mais. Sabe a gaiolinha que aparece quando tu chega no limite que tu definiu? Pra tu saber que tá saindo da área delimitada. Tenta deixar essa área menor pra te dar uma margem de manobra onde tu esbarraria das coisas. As vezes pode ajudar a tu se controlar mais na região segura.

Enfim ... O meu O+ tá indo pro terceiro ano de uso firme e forte mesmo com os porradões (provavelmente porque minha mão acaba absorvendo os choques kk). Mas creio que os controles do Quest 2 não fiquem muito pra trás em durabilidade.

O único que já ouvi reclamações sobre foi o do Valve Index em questão de durabilidade ... talvez porque seja um controle mais sensível devido aos sensores pra rastrear todos os dedinhos ali e tal. Ou talvez pelo formato dele que permite que as porradas afetem mais a estrutura do controle. Vai saber.
Ai ai... os problemas de ser early adopter kkkkk
 
Os controles do Quest são resistentes. Já dei algumas porradas acidentais e aguentaram. O que costuma dar problema pelo que eu vejo são os "drifts" dos analógicos.
 

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