[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Solicitei a retirada do CGNAT e o atendente agendou visita tecnica. Achei que resolvia pelo tel.
durante o dia, entra no resolvaaqui da claro e especifique que voce quer o fallback de ipv4. quando eu solicitei, agendaram uma visita, mas o pessoal do datacenter me ligou e confimou o pedido e realizou por lá, logo após me ligaram do datacenter novamente pra confirmar se estava tudo certinho e depois a visita que estava marcada no app sumiu. mas se o tecnico aparecer por ai, explica pra ele que ele tem que ligar pro datacenter e solicitar, em 10 minutos de visita ele consegue, se ele tiver força de vontade
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Realmente, eu ainda não configurei como Bridge, como não sei exatamente como funciona esses roteadores da Claro tenho receio de alterar o modo e zoar alguma config e ficar dependendo deles pra voltar a funcionar, sei lá.. pode ser besteira da minha parte tbm rs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

confere se o wifi do modem ta desligado e talz, se voltar algumas páginas aqui no forum tem um texto dos colegas mais explicadinho como fazer.
e se tiver medo de configurar errado, é só usar o reset dele que volta ao normal
 
durante o dia, entra no resolvaaqui da claro e especifique que voce quer o fallback de ipv4. quando eu solicitei, agendaram uma visita, mas o pessoal do datacenter me ligou e confimou o pedido e realizou por lá, logo após me ligaram do datacenter novamente pra confirmar se estava tudo certinho e depois a visita que estava marcada no app sumiu. mas se o tecnico aparecer por ai, explica pra ele que ele tem que ligar pro datacenter e solicitar, em 10 minutos de visita ele consegue, se ele tiver força de vontade
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



confere se o wifi do modem ta desligado e talz, se voltar algumas páginas aqui no forum tem um texto dos colegas mais explicadinho como fazer.
e se tiver medo de configurar errado, é só usar o reset dele que volta ao normal
Consegui alterar aqui pro modo bridge, foi tranquilo mas não consigo ainda uma velocidade próxima a 1 Gbps. Vejo algumas pessoas com esse plano alcançando bem mais que 1 Gbps mas aqui mal chega nos 950Mbps mesmo em uma rede cabeada, com dispositivo compatível com WiFi 6 chega nos 600-700 Mbps no máximo.

Depois que alterei pro modo bridge o IP do roteador da Claro deve ter mudado, não consigo acessá-lo mais, sabe de uma forma pra poder acessar ele novamente?
 
Consegui alterar aqui pro modo bridge, foi tranquilo mas não consigo ainda uma velocidade próxima a 1 Gbps. Vejo algumas pessoas com esse plano alcançando bem mais que 1 Gbps mas aqui mal chega nos 950Mbps mesmo em uma rede cabeada, com dispositivo compatível com WiFi 6 chega nos 600-700 Mbps no máximo.

Depois que alterei pro modo bridge o IP do roteador da Claro deve ter mudado, não consigo acessá-lo mais, sabe de uma forma pra poder acessar ele novamente?
Se chegam perto dos 950 Mb, então está tudo certo.
Portas gigabit ethernet possuem limite de funcionamento nessa faixa de 950 Mb.
Para conseguir exatamente 1 Gb ou mais que isso, é necessário que os 2 dispositivos (incluindo aí o modem) tenham portas de 2,5 Gbps ou mais.
 
Pessoal, assinei contrato ontem o de 500MB, agendando para amanhã.

Alguém que tenha 250MB ou 500MB da Claro, a velocidade está dando acima de contratado?
 
Pessoal, assinei contrato ontem o de 500MB, agendando para amanhã.

Alguém que tenha 250MB ou 500MB da Claro, a velocidade está dando acima de contratado?
Geralmente entregam perto de 350 Mb nos planos de 250 Mb, e na faixa de 700 Mb nos planos de 500 Mb (HFC ou Fibra).
Em algumas regiões, o upload pode chegar a 100 Mb em ambos os planos (no HFC).
 
Geralmente entregam perto de 350 Mb nos planos de 250 Mb, e na faixa de 700 Mb nos planos de 500 Mb (HFC ou Fibra).
Em algumas regiões, o upload pode chegar a 100 Mb em ambos os planos (no HFC).

Obrigado pela informação.

Meu apartamento ainda é HFC... será que futuramente migrará para FIBRA? ( Automaticamente? ) Tem Fibra aqui em meu bairro, fica no lado da outra rua daqui, que estão liberando apenas em casas. mas falei com o pessoal da Claro pra saber quando chega pro condomínios/apts, dizem eles "não há previsão". eles acham q pode chegar em 2023.
 
durante o dia, entra no resolvaaqui da claro e especifique que voce quer o fallback de ipv4. quando eu solicitei, agendaram uma visita, mas o pessoal do datacenter me ligou e confimou o pedido e realizou por lá, logo após me ligaram do datacenter novamente pra confirmar se estava tudo certinho e depois a visita que estava marcada no app sumiu. mas se o tecnico aparecer por ai, explica pra ele que ele tem que ligar pro datacenter e solicitar, em 10 minutos de visita ele consegue, se ele tiver força de vontade
A visita estava marcada pra agora a tarde mas o tecnico ligou hj de manhã perguntando o que eu queria, falei que era sair do CGNAT e ele mesmo cancelou a visita e fez remotamente.
 
Consegui alterar aqui pro modo bridge, foi tranquilo mas não consigo ainda uma velocidade próxima a 1 Gbps. Vejo algumas pessoas com esse plano alcançando bem mais que 1 Gbps mas aqui mal chega nos 950Mbps mesmo em uma rede cabeada, com dispositivo compatível com WiFi 6 chega nos 600-700 Mbps no máximo.

Depois que alterei pro modo bridge o IP do roteador da Claro deve ter mudado, não consigo acessá-lo mais, sabe de uma forma pra poder acessar ele novamente?
Acesse pelo endereço: http://192.168.100.1/
 
Consegui alterar aqui pro modo bridge, foi tranquilo mas não consigo ainda uma velocidade próxima a 1 Gbps. Vejo algumas pessoas com esse plano alcançando bem mais que 1 Gbps mas aqui mal chega nos 950Mbps mesmo em uma rede cabeada, com dispositivo compatível com WiFi 6 chega nos 600-700 Mbps no máximo.

Depois que alterei pro modo bridge o IP do roteador da Claro deve ter mudado, não consigo acessá-lo mais, sabe de uma forma pra poder acessar ele novamente?

você está testando em qual servidor?
 
Última edição:
R2OwgAu.png


Ta zoadasso esse ping upload ne?
 
R2OwgAu.png


Ta zoadasso esse ping upload ne?
A verdade? Sem um qos/sqm pra controlar bufferbloat não tem o que fazer.

E nos modens hfc não tem opção de configuração de qos, se não quiser sofrer com esse problema é não gastar nada com isso é simplesmente nunca estoure a velocidade máxima da tua conexão, e boa sorte com isso quando se tem mais de 1 dispositivo na rede, ou compre um roteador a parte bom que tenha a opção qos/sqm para configurar e utilize em conjunto com o modem em modo bridge.

Esse problema do bufferbloat ocorre em qual quer tipo de conexão que não tem controle de qos ativo.
Independe se é dsl, docsis, gpon, ethernet e etc.
 
A verdade? Sem um qos/sqm pra controlar bufferbloat não tem o que fazer.

E nos modens hfc não tem opção de configuração de qos, se não quiser sofrer com esse problema é não gastar nada com isso é simplesmente nunca estoure a velocidade máxima da tua conexão, e boa sorte com isso quando se tem mais de 1 dispositivo na rede, ou compre um roteador a parte bom que tenha a opção qos/sqm para configurar e utilize em conjunto com o modem em modo bridge.

Esse problema do bufferbloat ocorre em qual quer tipo de conexão que não tem controle de qos ativo.
Independe se é dsl, docsis, gpon, ethernet e etc.
hummm.. entendi
Vlw man
 
Bom dia pessoal,

aqui está ocorrendo o seguinte:

Minha rede possui 3 Roteadores, 2 Xiaomi Ax6000 e 1 Xiaomi Ax3000 em mesh, ligados via cabo de rede.
Estava usando um modem Sagemcom f@st 3895 e minha conexão vivia caindo, mudei ele para Bridge e a conexão estabilizou, fiquei uns bons meses com a rede estável e sem quedas.
Tem umas 3 semanas que minha Internet voltou a ter problemas, diariamente ocorrem diversas quedas, tendo dias que essas quedas passam de 10, mesmo reiniciando o modem, o problema persiste, são quedas rápidas de alguns segundos e depois volta.
O técnico veio aqui em casa e resetou o modem sagemcom, no primeiro momento a conexão ficou estável, batendo 740mb a conexão (assino 500mb), então ele disse que o modem estava travado e n estava recebendo atualização. Ele me deu o número dele e falou pra eu ficar monitorando. O pessoal da Claro segundo ele respondeu depois, verificou a rede e não tinha nenhum problema de ruído, o sinal estava ok. Mas Internet ficou estável até o dia seguinte, quando começaram novamente as quedas.
No dia seguinte outro técnico veio e substitui o modem para um Arris tg3442. Coloquei ele em Bridge e no primeiro momento, tudo parecia resolvido, até que uns 3 dias depois, começaram novamente as quedas!
Não sei mais o que fazer, acredito que o problema está na rede da Claro, o cabeamento do poste até o modem foi refeito esse ano e só tem eu conectado no divisor lá no poste.
Falei ao técnico que verificando os níveis no site da virtua, estão normais, aí ele pediu pra verificar o nível no modem, verificando no modem o sinal TX está alto, sempre fica em vermelho variando entre 53 a 54.
Vou mandar um print dos níveis pelo virtua e do modem para vcs verem a diferença. Se alguém já passou por isso ou tem uma ideia do que pode estar ocorrendo, agradeço as orientações para que eu possa tentar uma abordagem mais acertiva com a Claro pra resolver definitivamente essa situação. Obrigado.

Níveis Virtua:


Níveis pelo próprio modem:

Boa tarde pessoal,

atualizar vcs.

Abri uma solicitação de reparo externo para equalizar o sinal, me deram um prazo de 48hrs.
Hj pela manhã a Internet estava caindo e voltando direto, perdi a paciência e pelo próprio aplicativo da Claro agendei uma visita para hj de manhã msm.

O técnico chegou, expliquei td em detalhes novamente, ele perguntou se os outros que vieram verificaram os cabos e tal, falei q não, na msm hr ele subiu no poste, trocou o conector e testou o sinal direto do poste, o TX tva dando 42. No modem ainda tva dando acima de 54, mostrei a ele a diferença de sinal do níveis para o modem e ele falou q tva errado.
Ele verificou e trocou os cabos internos até o modem, tinha um isolador conectando o cabo do poste no que descia para o modem e um cap na tomada da parede para só então chegar ao modem. Ele trocou o isolador, trocou o cabo e tirou o cap, indo direto para o modem.

Resultado, o nível do TX no modem caiu para 46.
Medindo agora tanto o nível de sinal no modem se mantém em 46 e lá no níveis virtua o TX caiu de 47 para 39.

Ele falou que deve resolver, mas deixou o telefone dele e disse q se continuar caindo pra eu avisar a ele q aí vai ser externo msm, ele fala com o supervisor dele pra ele acionar o pessoal de redes da Claro e cobrar a eles a solução.

Nivel de sinal no modem após a mudança de conectores e cabo:


Nível do sinal em niveis.virtua após a mudança de conectores e cabo:


Bom, espero que agora estabilize e as quedas parem, se não, vou ter q passar pro técnico que persiste e aguardar a Claro resolver.
 
Última edição:
O que seria ?
Tempo de concessão:
Ativar servidor DHCP primário:
Ativar retransmissão DHCP:
Ativar Opção 125:
Endereço IP da LAN
 
Muito obrigado! Deu certo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu deixo isso a cargo do app, no caso do Speedtest normalmente é Claro Móvel SP2, fica nisso:



No fast.com ele pega sempre de Campinas, Sp tbm o servidor.

Não acho legal usar o Fast ou SpeedTest para fazer teste de velocidade. Tenho usado o nperf.com e ele é o que melhor testa a velocidade.
 
Qual é o site para ver os niveis de sinais?

Meu modem da Claro tá nesse nivel:

NÍVEL DO SINAL
- TX 45.5 DBMV
- RX 6 DBMV

Sinal boa ou ruim? ainda sou muito leigo isso. rs

Contrato 500MB:
 
Não acho legal usar o Fast ou SpeedTest para fazer teste de velocidade. Tenho usado o nperf.com e ele é o que melhor testa a velocidade.
Não tem medidor mais otimizado que Speedtest. São anos de melhorias.
 
Qual é o site para ver os niveis de sinais?

Meu modem da Claro tá nesse nivel:

NÍVEL DO SINAL
- TX 45.5 DBMV
- RX 6 DBMV

Sinal boa ou ruim? ainda sou muito leigo isso. rs

Contrato 500MB:
Sinal está ok, o site é niveis.virtua.com.br
 
A claro hoje aqui está insuportável para navegar, as vezes demora pra krlho pra trocar se página, a Netflix tá funcionando de boa, isso é problema de DNS ou só saturação da rede?
Se o node está saturado, todo e qualquer serviço seria afetado negativamente.
Se o Netflix está ok e outros serviços sofrem problemas, pode ser roteamento ruim, ou saturação ( deficiência ) em algum link para determinados destinos.
Temos ainda o problema recorrente do ipv6, onde ocorrem falhas de roteamento, indisponibilidade e também falha no fornecimento do ipv6 para o cliente.
 
Se o node está saturado, todo e qualquer serviço seria afetado negativamente.
Se o Netflix está ok e outros serviços sofrem problemas, pode ser roteamento ruim, ou saturação ( deficiência ) em algum link para determinados destinos.
Temos ainda o problema recorrente do ipv6, onde ocorrem falhas de roteamento, indisponibilidade e também falha no fornecimento do ipv6 para o cliente.
Faz sentido, mas dá forma que Netflix funciona com pre carregamento, pode não ser afetada, já que fica variando as vezes fica vários segundos para carregar e outras normal. No caso a lentidão ocorre até aqui no fórum.
 
Faz sentido, mas dá forma que Netflix funciona com pre carregamento, pode não ser afetada, já que fica variando as vezes fica vários segundos para carregar e outras normal.
Mencionei a Netflix especificamente, pois eles colocam equipamento com cache dos filmes mais assistidos dentro das operadoras parceiras. Isso diminui muito os problemas, mas não resolveria o fato do node saturado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo