o Screen Tearing acontece quando a placa está entregando mais fps que seu monitor suporta. Limitar o FPS não funciona, pq continua tendo. Existe alguma maneira de não enfrentar os rasgos sem utilização dos Syncs da vida ??
Na verdade isso ocorre por causa de uma variação do FPS e o monitor por ter uma taxa fixa (e não conseguir acompanhar) acaba embolando tudo gerando o tal ST.
Uma outra maneira de solucionar isso sem depender das características do monitor, é utilizando uma “
memória intermediária” (aka
buffer), o que é isso?
O buffer é como se fosse a caixa d'água da sua casa, enquanto ela enche de água e se mantiver cheia, por mais que hajam flutuações no fornecimento dessa água, o fluxo de saída dela sempre será constante. Em termos leigos, basicamente é assim que um buffer funciona, enquanto o buffer estiver cheio, o fluxo de dados será constante. Essa opção inclusive tem disponível nos drivers das GPU's mais recentes com o nome de "
Buffer Triplo" ou algo do tipo.
Por que
NÃO usar?
Pelo mesmo motivo explicado anteriormente, ao ativar o "buffer", a memória só vai ser liberada
DEPOIS que ela estiver cheia (imagine 3x). Assim sendo, este recurso introduz atraso (input lag) na resposta do que você está vendo na tela, somado com o atraso natural do monitor, isso em jogos competitivos pode causar diversos problemas, se o povo reclama de 1~5ms de atraso, imagina adicionar mais 10~30 ms (isso é uma estimativa pois vai depender muito de hardware para hardware, incluindo o monitor).
Por que
USAR?
Quando você não depende de tempo de resposta como nos jogos por exemplo, ele é responsável de manter uma certa fluidez no seu desktop, alguns programas como VLC, KODI, MPC-BE e vários outros que lidam com sincronização de quadros por exemplo, podem oferecer uma experiência fluída na reprodução de vídeos com 23.98 fps, 24 fps, 30 fps, 29.976 fps, 50 fps, 59.94 fps e 60 fps nos casos onde a taxa de atualização do monitor é fixa, ou são do tipo G-Sync/FreeSync que possuem uma taxa de atualização variável. Em alguns casos, há recursos internos que fazem a inversão do telecine (conversão de material "filme" 23.98 fps/24.fps para 59.94 fps ou 60 fps dando essa sensação de exibição de fluxo constante).