• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] É possível não ter Screen Tearing sem utilizar Freesync / Gsync / Vsync?

Jackbauer86

know-it-all Member
Registrado
Muitos vídeos que tem por aí sobre o assunto falam que o Screen Tearing acontece quando a placa está entregando mais fps que seu monitor suporta. Limitar o FPS não funciona, pq continua tendo. Existe alguma maneira de não enfrentar os rasgos sem utilização dos Syncs da vida ??
 
Muitos vídeos que tem por aí sobre o assunto falam que o Screen Tearing acontece quando a placa está entregando mais fps que seu monitor suporta. Limitar o FPS não funciona, pq continua tendo. Existe alguma maneira de não enfrentar os rasgos sem utilização dos Syncs da vida ??
Sem alguma forma de sincronização com o refresh hate, creio que não. Existe aquele scanline sync, do RTSS, mas ele só move a linha de screen tearing pra "fora da tela", e tem que dar uma configurada. Existem outros "sync" também, como o fast sync da nvidia e enhanced sync da AMD, mas ambos só funcionam bem se o fps recebido passar do dobro do refresh hate utilizado.

Tu só tem curiosidade mesmo, ou tá enfrentando problemas com freesync/gsync? Pq seu monitor e hardware são mais do que capazes de tirar proveito deles.
 
Sem alguma forma de sincronização com o refresh hate, creio que não. Existe aquele scanline sync, do RTSS, mas ele só move a linha de screen tearing pra "fora da tela", e tem que dar uma configurada. Existem outros "sync" também, como o fast sync da nvidia e enhanced sync da AMD, mas ambos só funcionam bem se o fps recebido passar do dobro do refresh hate utilizado.

Tu só tem curiosidade mesmo, ou tá enfrentando problemas com freesync/gsync? Pq seu monitor e hardware são mais do que capazes de tirar proveito deles.

Então a situação é que o meu monitor 34 VA UltraWide foi pra assistência por uns problemas na imagem ... Enquanto isso comprei um 27 IPS da lg msm ... O 34 voltou foi reparado mas ele possui muito flickering e pelo que vi é característica comum desses painéis VA que não são topo de linha. Esse flickering é devido ao freesync. Sem ele não tem esse problema. Então se tivesse alguma forma de n precisar usar o freesync ,eu ficaria com ele pois a resolução e espaço na tela são muito bons tanto pra jogo quanto pra trabalho.. mesmo tomando um banho no quesito cor e tempo de resposta pro 27 IPS ,se n fosse o flickering ficaria com ele msm assim
 
Última edição:
Ah sim. É, realmente, flickering em painéis VA é comum com freesync. Mas tu já pensou em baixar o refresh hate? Não sei qual é o máximo do seu 34", mas ir pra 120, talvez 100, melhore isso. Dependendo do FPS que tu normalmente pega, o que joga, talvez nem faça diferença pra você.
 
Existe alguma maneira de não enfrentar os rasgos sem utilização dos Syncs da vida ??
A solução que geralmente mais ameniza seria limitar o FPS a uns 2 ou 3 frames a mais ou a menos de acordo com os Hz utilizado. Por exemplo, se for 144Hz você precisa limitar em 141/142 o 146/147FPS. Ainda continua as quebras, mas menos agressivo.

possui muito flickering e pelo que vi é característica comum desses painéis VA que não são topo de linha. Esse flickering é devido ao freesync
Meu monitor VA acontece o mesmo. Como não coloco muito brilho no monitor, a cintilação é menos perceptível, mas realmente é algo que incomoda quando se nota.
 
o Screen Tearing acontece quando a placa está entregando mais fps que seu monitor suporta. Limitar o FPS não funciona, pq continua tendo. Existe alguma maneira de não enfrentar os rasgos sem utilização dos Syncs da vida ??
Na verdade isso ocorre por causa de uma variação do FPS e o monitor por ter uma taxa fixa (e não conseguir acompanhar) acaba embolando tudo gerando o tal ST.

Uma outra maneira de solucionar isso sem depender das características do monitor, é utilizando uma “memória intermediária” (aka buffer), o que é isso?
O buffer é como se fosse a caixa d'água da sua casa, enquanto ela enche de água e se mantiver cheia, por mais que hajam flutuações no fornecimento dessa água, o fluxo de saída dela sempre será constante. Em termos leigos, basicamente é assim que um buffer funciona, enquanto o buffer estiver cheio, o fluxo de dados será constante. Essa opção inclusive tem disponível nos drivers das GPU's mais recentes com o nome de "Buffer Triplo" ou algo do tipo.

Por que NÃO usar?

Pelo mesmo motivo explicado anteriormente, ao ativar o "buffer", a memória só vai ser liberada DEPOIS que ela estiver cheia (imagine 3x). Assim sendo, este recurso introduz atraso (input lag) na resposta do que você está vendo na tela, somado com o atraso natural do monitor, isso em jogos competitivos pode causar diversos problemas, se o povo reclama de 1~5ms de atraso, imagina adicionar mais 10~30 ms (isso é uma estimativa pois vai depender muito de hardware para hardware, incluindo o monitor).

Por que USAR?

Quando você não depende de tempo de resposta como nos jogos por exemplo, ele é responsável de manter uma certa fluidez no seu desktop, alguns programas como VLC, KODI, MPC-BE e vários outros que lidam com sincronização de quadros por exemplo, podem oferecer uma experiência fluída na reprodução de vídeos com 23.98 fps, 24 fps, 30 fps, 29.976 fps, 50 fps, 59.94 fps e 60 fps nos casos onde a taxa de atualização do monitor é fixa, ou são do tipo G-Sync/FreeSync que possuem uma taxa de atualização variável. Em alguns casos, há recursos internos que fazem a inversão do telecine (conversão de material "filme" 23.98 fps/24.fps para 59.94 fps ou 60 fps dando essa sensação de exibição de fluxo constante).
 
Última edição:
De forma geral não, mesmo limitando o framerate pro refresh rate do monitor ainda vai ter tearing, pois jogo/monitor não estão perfeitamente sincronizados.

Pra placas da AMD tem o Enchanced Sync, ele remove o tearing sem adicionar o input lag do v-sync. Porém ele não limita o framerate, então é algo feito pra se usar com framerates maiores provavelmente. Eu limito os jogos a 60fps, em jogos mais antigos o Enhanced Sync parece funcionar perfeitamente, mas em jogos mais novos geralmente ele causa um stuttering estranho mesmo o jogo estando cravado nos 60fps e não dá pra usar. Não cheguei a testar com framerates maiores.
 
Muitos vídeos que tem por aí sobre o assunto falam que o Screen Tearing acontece quando a placa está entregando mais fps que seu monitor suporta. Limitar o FPS não funciona, pq continua tendo. Existe alguma maneira de não enfrentar os rasgos sem utilização dos Syncs da vida ??
O que vc vai ver de conteúdo errado sobre tearing... Muita gente falando besteira. Como essa que vc mencionou ter lido. Tem também aquela baboseira que em monitor VRR vc não vai sentir a variação de frames (hjahahhaa essa é a pior, típico de quem ou não tem nenhuma sensibilidade ou tá falando sem nunca ter tido).

Respondendo. Existe sim. Vsync ou um método do RTSS chamado Scanline Sync. Esse método é muito bom, mas confuso de se utilizar. Precisa de trabalho de GPU livre pra funcionar e ainda assim vc vai precisar de um ajuste manual. Bem chatinho e varia de jogo pra jogo.

A tua questão aí é mais o problema do monitor que tu mandou pro RMA, né? Essa parada as vezes pode ser até cabo, má alimentação, etc. Pessoal fala que é característica de alguns painéis, mas eu sinceramente não sei se entro muito nessa. Quem em sã consciência vai comercializar e vender um produto que sua característica é apresentar problema o tempo todo? Sei lá, não acho que isso faça sentido. Pra mim tem algo ai funcionando mal. Alimentação ou cabo.

Na pior das hipóteses, faz uma resolução personalizada com a frequência que seu monitor aguenta sem ficar piscando. Tipo 90Hz. Dai vc coloca 90Hz como taxa máxima e liga o Freesync. Ou simplesmente trave os frames, como vc fazia, abaixo de onde começa o problema.

O ideal no teu caso acho que é pedir o dinheiro de volta. Se não devolverem, juizado de pequenas causas. Qlq coisa manda msg q eu tenho uma advogada que cobra baratinho pra essas coisas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

De forma geral não, mesmo limitando o framerate pro refresh rate do monitor ainda vai ter tearing, pois jogo/monitor não estão perfeitamente sincronizados.

Pra placas da AMD tem o Enchanced Sync, ele remove o tearing sem adicionar o input lag do v-sync. Porém ele não limita o framerate, então é algo feito pra se usar com framerates maiores provavelmente. Eu limito os jogos a 60fps, em jogos mais antigos o Enhanced Sync parece funcionar perfeitamente, mas em jogos mais novos geralmente ele causa um stuttering estranho mesmo o jogo estando cravado nos 60fps e não dá pra usar. Não cheguei a testar com framerates maiores.
Sim, essa é uma das razões pelas quais não recomendo mais AMD. Apenas uma das razões. Enquanto o Fast Sync da nVidia funciona perfeitamente, o AMD Enhanced Sync simplesmente não funciona como deveria. Maioria das vezes só piora muito tudo.
 
Última edição:
O que vc vai ver de conteúdo errado sobre tearing... Muita gente falando besteira. Como essa que vc mencionou ter lido. Tem também aquela baboseira que em monitor VRR vc não vai sentir a variação de frames (hjahahhaa essa é a pior, típico de quem ou não tem nenhuma sensibilidade ou tá falando sem nunca ter tido).

Respondendo. Existe sim. Vsync ou um método do RTSS chamado Scanline Sync. Esse método é muito bom, mas confuso de se utilizar. Precisa de trabalho de GPU livre pra funcionar e ainda assim vc vai precisar de um ajuste manual. Bem chatinho e varia de jogo pra jogo.

A tua questão aí é mais o problema do monitor que tu mandou pro RMA, né? Essa parada as vezes pode ser até cabo, má alimentação, etc. Pessoal fala que é característica de alguns painéis, mas eu sinceramente não sei se entro muito nessa. Quem em sã consciência vai comercializar e vender um produto que sua característica é apresentar problema o tempo todo? Sei lá, não acho que isso faça sentido. Pra mim tem algo ai funcionando mal. Alimentação ou cabo.

Na pior das hipóteses, faz uma resolução personalizada com a frequência que seu monitor aguenta sem ficar piscando. Tipo 90Hz. Dai vc coloca 90Hz como taxa máxima e liga o Freesync. Ou simplesmente trave os frames, como vc fazia, abaixo de onde começa o problema.

O ideal no teu caso acho que é pedir o dinheiro de volta. Se não devolverem, juizado de pequenas causas. Qlq coisa manda msg q eu tenho uma advogada que cobra baratinho pra essas coisas.

Sim , o problema origjnal no qual mandei o monitor pro RMA foi resolvido.

Então a questão do Flickering já li bastante a respeito e realmente é característica do painel VA, que na variação do FPS o contraste muda rapidamente e com isso vc percebe o flicker. São raros os painéis VA que não apresentam, pelo que li o Samsung G7 e G9... Existem até uns tutoriais para minimizar usando o CRU, mas sinceramente achei um pouco complicado, além de em alguns casos vc ter que limitar a 72fps e também vi relatos que QUANDO funciona, diminui mas n acaba com o problema. Se tu for no google e digitar Painel VA Flickering vai ver zilhões de tópicos de usuários insatisfeitos. A única forma de não ocorrer isso é desabilitando o FreeSync, mas aí vem o Tearing.
Pedir dinheiro de volta ou entrar na justiça não sei se teria efeito já que não é um problema do produto e sim uma característica do Painel.
Sobre cabo, já ate usei um da Ugreen que havia comprado... e não tem jeito para essa característica.
 
Última edição:
Sim , o problema origjnal no qual mandei o monitor pro RMA foi resolvido.

Então a questão do Flickering já li bastante a respeito e realmente é característica do painel VA, que na variação do FPS o contraste muda rapidamente e com isso vc percebe o flicker... Existem até uns tutoriais para minimizar usando o CRU mas não acaba com o problema . Se tu for no google e digitar Painel VA Flickering vai ver zilhões de tópicos de usuários insatisfeitos. A única forma de não ocorrer isso é desabilitando o FreeSync, mas aí vem o Tearing.
Pedir dinheiro de volta ou entrar na justiça não sei se teria efeito já que não é um problema do produto e sim uma característica do Painel.
Sobre cabo, já ate usei um da Ugreen que havia comprado... e não tem jeito para essa característica.
Falamos disso pelo Steam. Característica é uma coisa, o que tá acontecendo com vc é falha, é defeito. É vício.

Flicker o tempo inteiro não é característica. Isso é lenda. É um mito e sei lá porque carga d'água as pessoas acreditam num negócio desse. Vez ou outra até vai, embora nossas leis nos protejam desse tipo de coisa também, mas o tempo todo não pode ser considerado característica. Ninguém venderia um painel se a característica dele fosse simplesmente não funcionar, como acontece ai. Seria como vender um ventilador que para de funcionar por alguns segundos e volta. Um carro que desliga e volta. Isso não é caraceterística, nenhum fabricante colocaria no mercado um produto com essas características. Não por tanto tempo, pois falhas de engenharia ocorrem. Uma característica jamais pode inviabilizar o uso de um produto dentro de seu uso comum e esperado. E aqui nem to falando de lei, to falando de um fabricante reconhecido e renomado perder tempo com algo que simplesmente não funciona. Mas a lei também garante isto.

Eu garanto 1000% que vc consegue +- triplo do valor que gastou no juizado especial cívil e com um advogado por trás, caso vc abra uma nova reclamação por esse defeito, peça o valor estornado e eles não venham a cumprir. Ainda que esse absurdo fosse uma característica (e não é), o CDC nos protege de vícios como esse. Eu nem to colocando qualquer dúvida. Estou afirmando que vc ganha com tranquilidade qualquer eventual processo e na minha experiência bate ali quase ou até 3x o valor de compra se a petição estiver com tudo que é necessário.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo