Os jogos da SONY são incrivelmente bem otimizados para o console... eles tiram muito "leite de pedra" de um hardware razoavelmente defasado, em relação a PC de ponta atual. E definitivamente não se preocupam muito com o desempenho port ou com denuvo... querem fazer um extra com um produto já desenvolvido. Pra eles, o que vier é lucro. E, no final das contas, PC sempre tem que resolver tudo com força bruta e com alguns patchs e hotfix. Esse é só mais um caso. Mas o jogo vale a pena.
Longe de defender a Sony, até porque ela não merece, mas isso é por conta das empresas que foram contratadas pra realizar o port.
Falha da Sony em não averiguar, mas é só observar os jogos que vieram cagados e quem foi que trabalhou no port.
Horizon Zero Dawn - Virtuos = Ruim/cagado, Guerrilla teve que fazer patch corrigindo por mais de 1 ano.
Days Gone - Própria Bend Studio = Port excelente, quase nada de problemas.
God of War - Jetpack Interactive = Port ótimo, alguns patches foram lançados para melhorar ainda mais, no launch o game estava bom.
Spider Man/Miles - Insomniac/Nixxes = Port ótimo, chegou sem grandes prooblemas, foram lançados alguns patches que deixaram o jogo melhor ainda.
Returnal - Climax Studios = Port ótimo, sem grandes problemas, veio bem otimizado.
Uncharted - Iron Galaxy = Port razoável, o game em si já atrasou um bocado porque estava cagado, chegou razoável, problema do mouse demorou um bom tempo pra ser resolvido e até hoje ainda não está 100%.
TLoU - Iron Galaxy = Port ruim, no nível de Horizon.