[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Teve que pagar alguma taxa?
Em uma das conversas que tive via chat me falaram que se teria algum custo este seria informado na hora da visita.
cBb8bIW.jpg
Não foi cobrado não, o que o técnico pode cobrar é visita improdutiva, mas pelos relatos que vi aqui no fórum de remoção de cgnat com visita técnica não foram cobrados também
 
Isso que você disse tem zero procedência. Primeiro que em 2007 maioria das conexões tinham no máximo 600kbps de upload. Naquela época nem existia conexão de 10mb. Máximo era 8mb da net (net só foi ter 12mb em 2008). Nenhuma conexão tinha 1mb de upload na época.

E demorar 8 horas para fazer upload de um vídeo, tem algo errado, veja porque:

500kbps = 62,5 KB/s
62,5 KB x 60 segundos x 60 minutos x 8 horas = 1,71 GB

Conforme demonstrado em 8 horas com uma velocidade de 500kbps seria possível fazer um upload de 1,71gb. Só que no ano de 2007, o YouTube somente permitia vídeos com a resolução máxima de 240p (qualidade de videocassete).

Para um vídeo em 240p, cada hora ocupa cerca de 200mb. Logo, se o vídeo demorava 8 horas para ser usado, ele teria de ter cerca de 8 horas e meia de duração.

Logo, isso que você disse não corresponde a realidade dos fatos. Mesmo que fosse feito upload com a metade da velocidade, teria sido feito envio de mais de 4h de vídeo. Considerando que é praticamente impossível que um vídeo de conteúdo original próprio em 2007 tivesse tal extensão (além do fato do YouTube limitar a 2 horas na época), isso que você disse não é verdade.


Jacias, como vc não é da área de redes, bem como nunca trabalhou com redes, nem nunca foi assinante de nenhum serviço HFC, pode parecer difícil de entender, mas irei explicar de forma simples:

A questão do HFC ter um upload mais baixo decorre do fato do HFC ter uma capacidade de banda limitada para upload por node.

O uso de OFDM é OFDMA por parte da NET melhorou a capacidade da rede para upstream, especialmente quando usado em mid-split (sofre menos interferencia).

Além disso, o HFC costuma ter um número maior de assinantes maior por node, o que faz com que se divida entre mais pessoas a capacidade disponível para upload. Para se ter uma capacidade maior de upload, só se a NET desativasse a tv por cabo (QAM) e passasse para IPTV/Streaming.

Apesar dos pesares, a NET tem se esforçado para entregar uma quantidade maior de upload. Embora o site informe uma quantidade de upload, a NET fornece bem mais upload que o contratado. Hoje, mesmo nos planos mais simples, como os de 250mb e 350mb, costumam ter upload de até 100mb. Nos planos maiores tambem é até 100mb.

Para o usuário comum, 100mb é uma quantidade aceitável. É bem diferente da época que a NET fornecia 10 ou 20mb de upload (teve uma época que a net tinha plano 100mb/2mb).

Portanto, conforme demonstrado acima, a NET não fornece maiores velocidades de upload na rede HFC em decorrência das limitações técnicas da tecnologia HFC. Dentro dessas limitações, no entanto, a NET tenta oferecer uma velocidade de upload razoável no HFC, embora menor que o GPON.
Quando contratei a NET em 2014, lembro que tinha 120 Mb e o upload era de 4 Mb.
De lá pra cá, melhorou bastante.
Aqui no meu bairro o máximo é 50 Mb por limitações dos ativos de rede (não tem OFDMA pra ninguém aqui). Entretanto, todos os clientes recebem 50 Mb, mesmo o plano sendo o menor. Então, há realmente esse esforço de disponibilizar o melhor possível.
Já onde tem OFDMA ativo, ofertam até 150 Mb de up, como é o caso dos pais de um amigo meu. Lá é 125 Mb, e quando faço Speedtest lá chega 175 de down e 151 de up.
Na próxima vez que eu for por lá, faço o teste novamente e compartilho aqui no tópico.
 
Aqui nos CEP's do Rio de Janeiro não tem essa promoção de 150 reais. Simulando aqui, deu 179,90 mensais.

Se você colocar o telefone fixo junto baixa um pouco o valor, no meu caso por exemplo o plano de 750MB com o fixo mais barato que a Claro oferece sai de R$179,90 para R$169,90. É assim com o plano que tenho, o plano de 600MB com tel fixo sai por R$120, se for a banda larga avulsa fica R$130. Não muda muito, mas de qualquer forma é um pequeno desconto sem perder nada, além de ganhar uma linha.

Eu não utilizo o telefone da Claro, sequer tenho o aparelho conectado ao modem. Eu nem sei meu número, teria que consultar. Eu peguei para ter um desconto a mais.
 
Isso que você disse tem zero procedência. Primeiro que em 2007 maioria das conexões tinham no máximo 600kbps de upload. Naquela época nem existia conexão de 10mb. Máximo era 8mb da net (net só foi ter 12mb em 2008). Nenhuma conexão tinha 1mb de upload na época.

E demorar 8 horas para fazer upload de um vídeo, tem algo errado, veja porque:

500kbps = 62,5 KB/s
62,5 KB x 60 segundos x 60 minutos x 8 horas = 1,71 GB

Conforme demonstrado em 8 horas com uma velocidade de 500kbps seria possível fazer um upload de 1,71gb. Só que no ano de 2007, o YouTube somente permitia vídeos com a resolução máxima de 240p (qualidade de videocassete).

Para um vídeo em 240p, cada hora ocupa cerca de 200mb. Logo, se o vídeo demorava 8 horas para ser usado, ele teria de ter cerca de 8 horas e meia de duração.

Logo, isso que você disse não corresponde a realidade dos fatos. Mesmo que fosse feito upload com a metade da velocidade, teria sido feito envio de mais de 4h de vídeo. Considerando que é praticamente impossível que um vídeo de conteúdo original próprio em 2007 tivesse tal extensão (além do fato do YouTube limitar a 2 horas na época), isso que você disse não é verdade.


Jacias, como vc não é da área de redes, bem como nunca trabalhou com redes, nem nunca foi assinante de nenhum serviço HFC, pode parecer difícil de entender, mas irei explicar de forma simples:

A questão do HFC ter um upload mais baixo decorre do fato do HFC ter uma capacidade de banda limitada para upload por node.

O uso de OFDM é OFDMA por parte da NET melhorou a capacidade da rede para upstream, especialmente quando usado em mid-split (sofre menos interferencia).

Além disso, o HFC costuma ter um número maior de assinantes maior por node, o que faz com que se divida entre mais pessoas a capacidade disponível para upload. Para se ter uma capacidade maior de upload, só se a NET desativasse a tv por cabo (QAM) e passasse para IPTV/Streaming.

Apesar dos pesares, a NET tem se esforçado para entregar uma quantidade maior de upload. Embora o site informe uma quantidade de upload, a NET fornece bem mais upload que o contratado. Hoje, mesmo nos planos mais simples, como os de 250mb e 350mb, costumam ter upload de até 100mb. Nos planos maiores tambem é até 100mb.

Para o usuário comum, 100mb é uma quantidade aceitável. É bem diferente da época que a NET fornecia 10 ou 20mb de upload (teve uma época que a net tinha plano 100mb/2mb).

Portanto, conforme demonstrado acima, a NET não fornece maiores velocidades de upload na rede HFC em decorrência das limitações técnicas da tecnologia HFC. Dentro dessas limitações, no entanto, a NET tenta oferecer uma velocidade de upload razoável no HFC, embora menor que o GPON.
Ele não te lê, vc não é passador de pano da Oi então foi ignorado.
 
essa parada de remover do cgnat é bem esquisito porque o técnico quando tava aqui na minha casa(semana passada), disse que não poderia fazer esse tipo de serviço, mas eu falei com uma atendente no mesmo dia, e ela simplesmente queria passar pra um técnico, ou seja, um fica jogando pro outro quando não estão aptos. Minha solução foi insistir ligando até achar uma atendente que conseguiu resolver o problema sem agendar uma visita técnica
 
essa parada de remover do cgnat é bem esquisito porque o técnico quando tava aqui na minha casa(semana passada), disse que não poderia fazer esse tipo de serviço, mas eu falei com uma atendente no mesmo dia, e ela simplesmente queria passar pra um técnico, ou seja, um fica jogando pro outro quando não estão aptos. Minha solução foi insistir ligando até achar uma atendente que conseguiu resolver o problema sem agendar uma visita técnica

As vezes você pode pegar um técnico novo na função que não sabe como proceder, teve uma situação relatada no fórum que o técnico sequer sabia do que se tratava CGNAT. Eu já passei algumas vezes por situações que tive de insistir até resolver. Não cito apenas o caso da Claro, já tive problemas o serviço móvel da Vivo.
 
Teve que pagar alguma taxa?
Em uma das conversas que tive via chat me falaram que se teria algum custo este seria informado na hora da visita.
cBb8bIW.jpg
deixa a visita ocorrer e já era
quando o técnico chegar, ele não vai levar nem 5 minutos e resolverá a questão
basicamente é falar sobre sair do ip nateado/rollback/abertura de portas, que eles entendem na hora do que se trata
 
Plano da Claro 500 Mb/s por aqui ainda está batendo 700/100...

 
Ele não te lê, vc não é passador de pano da Oi então foi ignorado.
A questão é que jacias é fanboy de qualquer operadora que fibra a rua dele. Todas as outras são taxadas de elitistas. Tanto que ele já foi fanboy da tim quando a tim implantou VDSL na rua dele, depois ele se tornou hater da tim quando a oi fibrou a rua dele e a tim não. Ele detestava a vivo, mas quando a vivo fibrou a rua dele, a vivo deixou de ser elitista, mesmo sendo a mais cara das grandes operadoras.

E referente a NET, jacias já deixou bem claro que o sonho dele é ser assinante da NET (volta e meia ele vem no tópico dizendo que viu um carro da claro, um fio da claro nas proximidades, achando que a net vai expandir para a rua dele, e isso se repete desde quando ele ingressou no forum), mesmo com os atendentes da NET tendo ofendido jacias varias vezes, pois segundo jacias, os atendentes tinham chamado ele de "favelado", dito que "não instalavam na favela" (inclusive deixo claro que tal conduta dos atendentes é errada, pois mesmo a pessoa morando em aglomerado subnormal* ela jamais deve ser ofendida ou humilhada em decorrência do local aonde reside).

Jacias fica querendo falar da NET HFC sendo que nem assina o serviço - jaciel até postou um print do minha claro, só que jacias já disse certa vez em um post que na verdade o irmao dele, que mora em Cidade Ademar, tinha assinado no nome do jacias, pq o irmao nao estava conseguindo assinar usando o proprio nome, ai usou de jacias. Tanto que jacias não postou nenhum teste da NET HFC. Jacias foi falar de coisas de outros tempos que não correspondiam a realidade (conforme demonstrei no tópico)

Jacias fica espalhando desinformação (sim, desinformação, pois provei que o que ele falou está errado) aqui no tópico. O tempo todo ele fica mandando informação errada aqui no tópico e desqualificando os outros foristas, dizendo que o que ele diz é verdade pq é da área de redes, sendo que ele nunca trabalhou na área de redes (e segundo o que um outro forista mostrou, tem quatro anos que jacias não trabalha em área nenhuma). Como já mencionei, jacias já discutiu com quase todo mundo aqui desta área do tópico, e salvo engano, nunca foi punido apesar de fazer flame com frequência.

Referente minha postagem, a finalidade não é obrigatoriamente fazer com que jacias lesse (afinal parece que ele envia informações erradas deliberadamente) - a finalidade foi corrigir as informações erradas que jacias mandou no grupo, para evitar que os outros foristas sejam induzidos a erro por conta de reiteradas desinformações espalhadas pelo Sr. Jacias.

*Aglomerado subnormal --> denominação adotada pelo IBGE e governo federal para as moradias popularmente conhecidas como "favela", termo considerado ofensivo
 
Última edição:
Já tem dias que eu tô tentando achar no site da Claro os detalhes do meu plano HFC da Claro.
Ele aparece assim no app Minha Claro Residencial:

0frUgpU.png

Se alguém já teve esse plano antes, poderia explicar? Passei muito tempo no site na área de contratos que já é difícil de achar, mas não achei. Será que está no site antigo da NET? Ainda dá pra acessar ele?
 
Já tem dias que eu tô tentando achar no site da Claro os detalhes do meu plano HFC da Claro.
Ele aparece assim no app Minha Claro Residencial:

0frUgpU.png

Se alguém já teve esse plano antes, poderia explicar? Passei muito tempo no site na área de contratos que já é difícil de achar, mas não achei. Será que está no site antigo da NET? Ainda dá pra acessar ele?
Esse plano é o de 350mbps mesmo, ele é de oferta vinculativa ou nesse caso, conforme diz a nomenclatura, é o de Migração.

Consegue mandar print dos níveis de sinal e canais do modem, bem como teste de velocidade? Pois você estava dizendo que o upload batia 20mbps, mas é estranho pois basicamente ninguém recebe mais essa taxa de upload, é sempre mais alta (antes que @Andarilho_da_noite venha falar que não é contratual, etc, a verdade é que usuários do Virtua estão com maiores taxas de upload do que informa no contrato, então podemos sim classificar como um padrão na rede).
 
Já tem dias que eu tô tentando achar no site da Claro os detalhes do meu plano HFC da Claro.
Ele aparece assim no app Minha Claro Residencial:

0frUgpU.png

Se alguém já teve esse plano antes, poderia explicar? Passei muito tempo no site na área de contratos que já é difícil de achar, mas não achei. Será que está no site antigo da NET? Ainda dá pra acessar ele?
Jacias, é só vc fazer um teste de velocidade e vc saberá qual a velocidade. Como vc tinha dito em outro post que este contrato está no endereço do seu irmão em Cidade Ademar (pq seu irmão não podia usar assinar no nome dele, ai ele assinou no seu), é só pedir pra ele fazer um teste de velocidade no speedtest e mandar por e-mail para você um print da velocidade, ai vc saberá a velocidade do plano.
 
Última edição:
Já tem dias que eu tô tentando achar no site da Claro os detalhes do meu plano HFC da Claro.
Ele aparece assim no app Minha Claro Residencial:

0frUgpU.png

Se alguém já teve esse plano antes, poderia explicar? Passei muito tempo no site na área de contratos que já é difícil de achar, mas não achei. Será que está no site antigo da NET? Ainda dá pra acessar ele?
Vergonhoso vc colocar isso na assinatura aqui do forum sendo que a internet nem é sua
 
Esse plano é o de 350mbps mesmo, ele é de oferta vinculativa ou nesse caso, conforme diz a nomenclatura, é o de Migração.

Consegue mandar print dos níveis de sinal e canais do modem, bem como teste de velocidade? Pois você estava dizendo que o upload batia 20mbps, mas é estranho pois basicamente ninguém recebe mais essa taxa de upload, é sempre mais alta (antes que @Andarilho_da_noite venha falar que não é contratual, etc, a verdade é que usuários do Virtua estão com maiores taxas de upload do que informa no contrato, então podemos sim classificar como um padrão na rede).
Mando sim, quando estiver lá eu acesso o site. É niveis.virtua não é? Vi alguém postando aqui outro dia. Algo a mais que eu devo observar nos testes?
 
Mando sim, quando estiver lá eu acesso o site. É niveis.virtua não é? Vi alguém postando aqui outro dia. Algo a mais que eu devo observar nos testes?
Sim.
niveis.virtua.com.br, também pode consultar no modem caso queira mais informações.
sobre os testes, é aquilo, como você diz que chega em 20mbps o upload, eu daria uma olhada nos canais de upstream no modem

aproveita e manda todos os prints, aí vemos o que pode ser, pois a essa altura do jogo, não é para ninguém da base HFC receber só 20mbps de up...
 
Vergonhoso vc colocar isso na assinatura aqui do forum sendo que a internet nem é sua
Oxe, de onde tirou isso? kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim.
niveis.virtua.com.br, também pode consultar no modem caso queira mais informações.
sobre os testes, é aquilo, como você diz que chega em 20mbps o upload, eu daria uma olhada nos canais de upstream no modem

aproveita e manda todos os prints, aí vemos o que pode ser, pois a essa altura do jogo, não é para ninguém da base HFC receber só 20mbps de up...
Beleza, vou testar isso aí.
 
Na própria mensagem que eu escrevi, leia de novo, meu irmão tem um combo da Claro HFC com fixo e não conseguiu contratar TV, eu cito a burocracia sistêmica da Claro pra isso.
Eu contratei Claro HFC com TV para meu outro endereço. Não se pode contratar um contrato novo, um combo novo para um mesmo endereço.
São 2 lugares distintos com serviços da Claro. Esse HFC que eu contratei não tem nem 5 meses. Meu irmão tem a mais de 20 anos. Época da NET ainda com NET Fone.
 
Alguém conseguiu um reparo caseiro para a possessão dos aparelhos da Intelbras com o NETFONE? Meu telefone era santo até quinta aqui em BH, mas caiu em tentação e está precisando de exorcismo agora. Liguei no suporte e falaram para trocar o modem ou levar na assistência. Haja saco.

Me parece que é um bug do aparelho e se acontece em mais de um, já é vício do lote fabricado. Não vejo como o sistema da NET poderia afetar um aparelho assim.

O que me disseram é se tratar de uma incompatibilidade específica com esse modelo de modem da Sagemcom (F@ST3895), que é o que outro colega (denis21sp) postou aqui no forum também. O curioso é que esse modem já está aqui há mais de um ano e o problema só começou na quinta, depois de uma tempestade. Agora tenho que avaliar se tento a troca do modem com a Claro, a ida na assistência ou compro telefones novos. Nos três cenários eu tenho despesa e dor de cabeça, tenho que decidir pra que lado eu vou.

liga pra claro, relata esse problema, diga que o aparelho nao apresenta esse defeito na claro do vizinho, e vamos ver as perolas ou soluçoes pra ti. Ou seja, vai eliminando ponto a ponto, pois se tu entrar em contato com intelbras vao fazer mesma coisa alegando que nao é com ela... primeiro claro e depois intelbras
A possessão saiu do telefone do mesmo jeito que chegou: sem motivo aparente. A única coisa que fiz foi desconectar o cabo de telefone entre o modem e a base do telefone sem fio e conectar de novo, ontem antes do almoço, e desde então os 666 aleatórios deixaram de aparecer. Obrigado a quem tentou ajudar!
 
A possessão saiu do telefone do mesmo jeito que chegou: sem motivo aparente. A única coisa que fiz foi desconectar o cabo de telefone entre o modem e a base do telefone sem fio e conectar de novo, ontem antes do almoço, e desde então os 666 aleatórios deixaram de aparecer. Obrigado a quem tentou ajudar!
entao era ip errado dos serviços digitais da claro com seu intelbras. Simplesmente reiniciando o modem e trocar de ip (netfone)
 
(antes que @Andarilho_da_noite venha falar que não é contratual, etc, a verdade é que usuários do Virtua estão com maiores taxas de upload do que informa no contrato, então podemos sim classificar como um padrão na rede).

Olá amigo, se a grande maioria da base recebe além do que consta em contrato eu concordo com você que é possível classificar como padrão. Eu não disponho desse dado, mas temos a base amostral do Adrenaline que nos dá uma noção, afinal de contas tem pessoas de várias regiões do pais.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo