[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Esse borrão mais escuro, linhas pretas, ghosting, borrão estranho - famoso Black Smearing que faz a galera temer os paineis VAs. O meu eu tava com medo de aparecer algo que não vi no vídeo, mas levando em conta que tem até comparação com o da Dell e ele se saiu bem, decidi testar. 0 arrependimentos. Infelizmente no Brasil ou gasta um pouco a mais pra pegar algo com quad hd + hz altos e por consequência acaba tendo mais paineis VAs do que IPS, ou permanecemos no Full HD para ter IPS e não se preocupar com Black Smearing. Estamos fadados mesmo a má qualidade de opções no mercado e se quiser algo de qualidade MESMO, vai acabar gastando mais de 4k fácil.
Certo.
Esse tal Black Smearing é uma característica de painel VA, ou de Painel Va com taxa de atualização Alta? Mesmo porque meu aoc simples de 75hz é VA tbm e não tem essa característica...
Nao ligo tanto pra se tem vazamento de luz, qualidade de cor, preto perfeito, contraste 1 trilhão pra 1, pra mim sendo 1080p tá otimo. Talvez no futuro eu aposente ele ou passe pra frente ele e vejo um ips de 180hz então... Vou me acostumar com o borrão e a vida segue, se o jogo for bão, nem vou notar.
 
Certo.
Esse tal Black Smearing é uma característica de painel VA, ou de Painel Va com taxa de atualização Alta? Mesmo porque meu aoc simples de 75hz é VA tbm e não tem essa característica...
Acredito que quanto maior os hz mais tu consegue notar.
 
Valeu pelo feedback.
Tô procurando um monitor 4K para usar com o meu Mac e com o PS5.
Tava olhando os novos monitores da Pichau. Um deles é o Pichau Perseus Pro 4K, com um design lindíssimo, USB-C, 125% sRGB, Delta E abaixo de 2 e etc... Defeito? Sem ajuste de altura e 60hz. E o outro é o Pichau Centauri SPRO28, 28 4K 144hz, specs fantástica, mas feio a dar com pau e um pouco mais caro.
Já testou ou conhece alguém que já estou algum desses?
Te
Compartilhando meus últimos testes de monitores que realizei aqui em casa:

1) LG C2
- 4K OLED 42"

De longe a melhor qualidade de imagem que já vi na vida, mas o DPI é mediano, não tem a mesma nitidez de um monitor menor 4K, e sendo 42" ainda é absurdamente grande pra usar na mesa, ao menos pra mim. Para office é horrível porque vc fica bitolado com burn-in e não consegue ficar em paz sabendo que vai ter a mesma janela aberta todos os dias da semana 8 horas por dia. Para jogos é o que há de melhor, sem contestação, apesar de sentir falta de um DPI maior.

Vendi pq não estava conseguindo trabalhar e estudar em paz, e pq estava ficando com dor de cabeça.

2) Dell S3221QS
- 4K VA 32" curvo

Ótimo monitor VA. Gamma shifting mínimo, mas ainda presente. Bom volume de cor e bom brilho, mas nada excepcional. Ótimo para trabalhar, bem neutro e calibrado, mas mediano em games, as cores não saltam muito aos olhos e o brilho máximo é mediano. A película também é bem forte e deixa a imagem mais lavada. Acabei devolvendo porque é incompatível com o Mac M1, mas se não fosse, provavelmente teria ficado com ele.

3) LG 32UL750
- 4K VA 32"

Comprei quatro unidades, isso mesmo, quatro. Duas vieram refurbished (vendidos como novos), e as duas que vieram novas eram péssimas em gamma shifting. A última nem ligava direito porque veio com o botão de Power emperrado. Para office é horrível por conta do gamma shifting, mas para jogos é maravilhoso por conta do contraste e do HDR600. Para jogos foi o que mais se aproximou da C2.

Devolvi todos.

4) Samsung UR550
- 4K IPS 28"

Ótimo monitor IPS, mas possui um problema horrível de tons esverdeados e balanço de branco absurdamente quente. "Ah, mas ai é só calibrar", vc diria, sim, é só calibrar, o porém é que vc vai precisar tirar tanto Green e Red que o monitor vai perder quase todo o brilho dele, e brilho baixo diminui também volume de cor. Ou seja, ele só passa dos 100% sRGB se estiver descalibrado, e se vc quiser jogar sem um tom esverdeado cobrindo toda a tela, terá uma imagem com brilho muito baixo. Para trabalho é ótimo (quando calibrado), mas para jogos é meio fraquinho porque o brilho é muito baixo (quando calibrado).

Devolvi.

5) MSI G281UV
- 4K IPS 28"

Melhor ainda que o Samsung UR550, sem o tom esverdeado absurdo e o balanço de branco totalmente fora. Ele ainda apresenta um pouco de tom esverdeado, mas é muito mais por conta da saturação dos 125% sRGB. O brilho é um tiquinho maior que o Samsung UR550, mas quando coloco os dois calibrados lado a lado, o MSI apresenta brilho muito mais forte. Ele também possui uma opção de imagem voltada para games que dá um boost ainda maior no brilho. Pra deixar o balanço de branco do MSI mais neutro precisa mexer bem menos que no Samsung, então o impacto no brilho é muito menor.

De todos os monitores que testei recentemente, é o melhor balanço entre office e games. Para trabalhar é ótimo, brilho mais que bom, calibradinho não incomoda em nada, dá pra deixar qualquer tela aberta sem absolutamente nenhuma preocupação com burn-in. Em jogos ele tem um ótimo brilho e uma ótima qualidade de imagem, as cores saltam aos olhos, mas não dá pra exigir muito de HDR.

Infelizmente minha unidade veio com uns 4 ou 5 stuck pixels (pixels travados em branco), mas são praticamente impossíveis de perceber, a não ser quando a imagem é 100% preta (#000000). A mínima tonalidade de cinza já os oculta. De qualquer forma estou estudando a troca, mas sei lá, tô ficando cansado disso tudo.

De certo é que ficarei com o MSI. Foi o melhor monitor 4K dentro das características que buscava. Ainda tem o Acer Nitro que eu desconfio ser melhor, mas estou ficando sem paciência pra isso já.

Teria ainda como opção para testes o Samsung 32" VA, mas tem tantos relatos ruins que desanimei e estou bem desanimado com VA no geral. O Samsung M8 também é mediano e não tem FreeSync, então nem cogitei. O Philips também parece ser legalzinho mas pelas próprias specs não teria como ser superior ao MSI. Os Dell 4K IPS não possuem FreeSync então descartei.

Mas é isso ai, depois de testar 8 monitores no último mês, eis minhas impressões do mercado brasileiro atual pra 4K.
Caraca ótimo relato, vai ajudar muitas pessoas. Só por curiosidade. Você não chegou a cogitar monitor 27" qhd por exemplo?
 
Uma última dúvida, vc que já testou vários monitores 4K e uma OLED C2. Sabe dizer se a percepção de nitidez/definição em jogos varia? Tipo, o jogo parece mais nítido/definido em 27 4K do que em 32 4K ou 42 4K (pelo ppi ser mais alto, respectivamente)?

A percepção de nitidez varia conforme essas três variáveis: tamanho da tela, resolução e distância da tela. Além disso, precisa levar em consideração que a distância da tela tem influência no preenchimento do campo de visão.

Então tudo gira em torno do que vc está procurando. Se vc não liga para preenchimento do campo de visão, vc pode muito bem pegar um monitor QHD e ficar longe dele. Vai ficar nítido, se estiver bem distante vai ficar nítido quase como 4K, mas a tela vai ocupar pouco espaço do seu campo de visão.

Se vc quer preenchimento de campo de visão, então precisa de resolução alta e tela grande, mas também não pode ser muito grande se não o DPI fica baixo e vc perde nitidez.

Enfim, depende muito do que vc procura.

Via de regra o mais comum para 4K é 27" ou 32", acima disso o DPI fica baixo e vc precisa se afastar demais para manter nitidez.

Para QHD geralmente é 27" no máximo, e mesmo assim a nitidez é inferior ao 4K em 32".

Para FHD seria 23".

Mas o mais importante é vc entender essa relação entre tamanho, resolução, distância e campo de visão. Entendendo isso vc consegue focar bem melhor no que vc procura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Te

Caraca ótimo relato, vai ajudar muitas pessoas. Só por curiosidade. Você não chegou a cogitar monitor 27" qhd por exemplo?

Opa, valeu.

Sim sim, eu já tive monitor QHD 27" mas preferi usar 4K 27" (mesmo baixando a resolução do jogo para 1440p) por causa desses motivos que citei nesse tópico aqui:


Resumindo: eu achei que jogar em 1440p numa tela 4K já tinha imagem muito semelhante à 1440p nativo, enquanto eu continuaria aproveitando as vantagens do 4K no uso normal do desktop e também porque em jogos mais leves eu consigo subir a resolução interna conforme o poder de processamento que sobre na VGA.
 
Chegou ontem meu novo companheiro: Acer 180hz de 24'' 1080p. Modelo qg240y S3. Painel VA.
Na promoção com cupom, consegui por 720,00, achei uma pechincha.

Nao tinha experiencia com monitor de mais de 75HZ (Estava acostumado a jogar em um aoc 75hz, que gosto muito por sinal, mas agora será meu monitor nº2).
Não tenho maquina suficiente pra jogar em 180hz todos os jogos, mas minha velha rx 580 com certeza consegue levar alguns jogos a esse patamar, se 2d, esports, ou 3d mais antigos...

Testei um jogo ontem e achei...Diferente. Hollow Knight. No meu aoc, geralmente o melhor resultado pra mim era travar 72fps com o riva tuner, freesync on, vsync off. Resultado: Liso como manteiga, frametime maravilhoso.

Fiz o mesmo no novo monitor com esse jogo, travei com o riva 177, liso.. porém... Nao sei....tem uns borrão de movimentação, algumas linhas, principalmente linhas pretas ficam um ghosting, um borrão bem estranho. No meu anterior eu deixava o overdrive no medio.

Pra mexer no overdrive, preciso desativar o freesync pro, o que não fez falta, porque o hdr do monitor é bem bosta: só de ativar, a imagem do windows ficou péssima.

Overdrive-medio
VBR- medio

Deu uma amenizada, porém Ainda tem uns borrao em contornos do jogo. Eu percebo a fluidez notadamente maior, mas esse borrão ficou na minha cabeça: é algo normal de taxa mais alta, e só devo ter que me acostumar com ele?

Ainda nao fiz uns testes com jogos 3d...Nao sei se tem mais maneiras de amenizar.

No mais, gostei no geral do monitor, cores vivas, preço otimo, tamanho e resolução que eu gosto 24'' 1080p. Unica coisa que achei ruim é que ele só vem com 1 cabo hdmi, aí eu inverti, coloquei o display port 1.2 que usava no aoc75 no acer180, e o cabo hdmi no aoc.
Esse monitor é whitelabel tem vários no mercado br inlcusive de outra marca da uma pesqusiada para você ver. Sobre os borroões deve ser black smearing ou ghosting.. infelizmente é meio que caracteristica deste tipo de painel (não entenda mal tem monitores va que são melhores nesse departartamente e fica totoalmente bom para jogar como inclusive comentaram do lg 34" aqui recentemente...). Mas ips vai ser melhor nesse departamente. Cheguei a comentar aqui inclusive sobre isso. Teve algumas promoções do lg 24gn60r (144hz) por 799 e uns quebrados (uma promo foi 799,90 outro foi 799,59...), inclusive um amigo meu pegou numa promo dessas feita na magazine luiza por 799,90. Para mim, nessa faixa de valor não há melhor do que ele. Por hora não vi mais promoção dele nessa faixa de valor, mas acredito que seja uma boa ficar de olho. Acredito que deve voltar a ter. Meu amigo gostou do monitor. Agora se não quer esperar e quer arriscar acho que o pichau 165hz ips cbs24b algo assim, pode ser uma boa para arriscar, afinal esse acer é whitelabel mesmo... O pichau chegou a ter uma promoção por 659 parcelado comprando no ml... mas faz um tempo e não vi mais. Recentemente ele anda ficando por +- 759 no pix. Agora mesmo na pichau está 749,90 com frete gratis para sul e sudeste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse borrão mais escuro, linhas pretas, ghosting, borrão estranho - famoso Black Smearing que faz a galera temer os paineis VAs. O meu eu tava com medo de aparecer algo que não vi no vídeo, mas levando em conta que tem até comparação com o da Dell e ele se saiu bem, decidi testar. 0 arrependimentos. Infelizmente no Brasil ou gasta um pouco a mais pra pegar algo com quad hd + hz altos e por consequência acaba tendo mais paineis VAs do que IPS, ou permanecemos no Full HD para ter IPS e não se preocupar com Black Smearing. Estamos fadados mesmo a má qualidade de opções no mercado e se quiser algo de qualidade MESMO, vai acabar gastando mais de 4k fácil.


Pois então, acho que falar sobre painel VA e dar um feedback positivo acaba movimentando mesmo kkkk. Eu cogitei pegar o da Dell, mas o preço me balançou um pouco. Havia visto uns relatos de atraso para receber ele, também vi e tava fora da promoção..acabei indo na LG, gosto muito dos produtos atuais deles.


Se não me falha a memória é Brilho 10 (sim, não gosto de brilho alto), Contraste 71, Nitidez 50 ou 60. As cores coloquei R 45 G 45 Blue 55, Gama 4, Temperatura C5, Sem ajuste automático de brilho, Freesync ON, Black backlight 0. Pode fazer alguns ajustes no NVCP também se quiser fazer mais algo, mas eu não fiz. O preto é bem preto, as cores são bem vivas e foi o que eu mais cheguei perto de ter minhas edições mais coerentes nas telas dos celulares, meu pad é IPS e meu Iphone 11 é LCD, ficaram com ótima qualidade também, além de ter visto já como fica no iPhone 12 em diante.

Só gostaria de complementar mais um pouco aqui sobre o monitor pra galera. Ontem finalmente consegui jogar e por benção, saiu o Dead Space justamente ontem no game pass. Outro mundo jogar em UW, depois de ajustar as cores fica muito melhor pra jogar - nas configurações que citei acima. Quando havia testado no início sem fazer calibração no olhometro mesmo era meio lavado, então agora calibrado é muito legal de jogar também. E utilizando a iluminação do ray tracing, o jogo fica praticamente muito escuro, afinal Ishimura tá fodida kkkk tenho que andar sempre mirando pra usar a lanterna. Bom, só gostaria de dizer que por 2.2k - mesmo com painel VA e Black Smearing existente porém muito pouco notório, totally worth it, ótimo custo benefício. Recomendo demais essa compra, e isso tá vindo de um cara que recusava sair do painel IPS e não sabia que era tão bom usar ultrawide, mania que o cara cria de dizer que é ruim sem ter de fato usado kkk
Muito obrigado por passar a calibração e pelo feedback.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A percepção de nitidez varia conforme essas três variáveis: tamanho da tela, resolução e distância da tela. Além disso, precisa levar em consideração que a distância da tela tem influência no preenchimento do campo de visão.

Então tudo gira em torno do que vc está procurando. Se vc não liga para preenchimento do campo de visão, vc pode muito bem pegar um monitor QHD e ficar longe dele. Vai ficar nítido, se estiver bem distante vai ficar nítido quase como 4K, mas a tela vai ocupar pouco espaço do seu campo de visão.

Se vc quer preenchimento de campo de visão, então precisa de resolução alta e tela grande, mas também não pode ser muito grande se não o DPI fica baixo e vc perde nitidez.

Enfim, depende muito do que vc procura.

Via de regra o mais comum para 4K é 27" ou 32", acima disso o DPI fica baixo e vc precisa se afastar demais para manter nitidez.

Para QHD geralmente é 27" no máximo, e mesmo assim a nitidez é inferior ao 4K em 32".

Para FHD seria 23".

Mas o mais importante é vc entender essa relação entre tamanho, resolução, distância e campo de visão. Entendendo isso vc consegue focar bem melhor no que vc procura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Opa, valeu.

Sim sim, eu já tive monitor QHD 27" mas preferi usar 4K 27" (mesmo baixando a resolução do jogo para 1440p) por causa desses motivos que citei nesse tópico aqui:


Resumindo: eu achei que jogar em 1440p numa tela 4K já tinha imagem muito semelhante à 1440p nativo, enquanto eu continuaria aproveitando as vantagens do 4K no uso normal do desktop e também porque em jogos mais leves eu consigo subir a resolução interna conforme o poder de processamento que sobre na VGA.
Showwwwwwwwww. Tem algum monitor 4k que não custe o olho da cara que você recomenda? creio que o msi seria a escolha né. Se tiver algum com taxa de hz a mais também hehehe.
 
Última edição:
Esse monitor é whitelabel tem vários no mercado br inlcusive de outra marca da uma pesqusiada para você ver. Sobre os borroões deve ser black smearing ou ghosting.. infelizmente é meio que caracteristica deste tipo de painel (não entenda mal tem monitores va que são melhores nesse departartamente e fica totoalmente bom para jogar como inclusive comentaram do lg 34" aqui recentemente...). Mas ips vai ser melhor nesse departamente. Cheguei a comentar aqui inclusive sobre isso. Teve algumas promoções do lg 24gn60r (144hz) por 799 e uns quebrados (uma promo foi 799,90 outro foi 799,59...), inclusive um amigo meu pegou numa promo dessas feita na magazine luiza por 799,90. Para mim, nessa faixa de valor não há melhor do que ele. Por hora não vi mais promoção dele nessa faixa de valor, mas acredito que seja uma boa ficar de olho. Acredito que deve voltar a ter. Meu amigo gostou do monitor. Agora se não quer esperar e quer arriscar acho que o pichau 165hz ips cbs24b algo assim, pode ser uma boa para arriscar, afinal esse acer é whitelabel mesmo... O pichau chegou a ter uma promoção por 659 parcelado comprando no ml... mas faz um tempo e não vi mais. Recentemente ele anda ficando por +- 759 no pix. Agora mesmo na pichau está 749,90 com frete gratis para sul e sudeste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Muito obrigado por passar a calibração e pelo feedback.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Showwwwwwwwww. Tem algum monitor 4k que não custe o olho da cara que você recomenda? creio que o msi seria a escolha né. Se tiver algum com taxa de hz a mais também hehehe.

Eu não tenho nenhuma recomendação de 32" 4K no mercado brasileiro.

Todos eles possuem defeitos sérios que ai entra muito na subjetividade de cada um e não tem como eu dizer o que vc vai sentir mais ou menos falta.
 
Eu não tenho nenhuma recomendação de 32" 4K no mercado brasileiro.

Todos eles possuem defeitos sérios que ai entra muito na subjetividade de cada um e não tem como eu dizer o que vc vai sentir mais ou menos falta.
Entendi, de todo modo muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Monitor 4k 144hz só vai ter o pichau? Não tem outra opção no mercado br (claro que não custe o olho da cara).
 
Entendi, de todo modo muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Monitor 4k 144hz só vai ter o pichau? Não tem outra opção no mercado br (claro que não custe o olho da cara).
Até onde eu acompanhei, sim.

Ou então TV.
 
Esse monitor é whitelabel tem vários no mercado br inlcusive de outra marca da uma pesqusiada para você ver. Sobre os borroões deve ser black smearing ou ghosting.. infelizmente é meio que caracteristica deste tipo de painel (não entenda mal tem monitores va que são melhores nesse departartamente e fica totoalmente bom para jogar como inclusive comentaram do lg 34" aqui recentemente...). Mas ips vai ser melhor nesse departamente. Cheguei a comentar aqui inclusive sobre isso. Teve algumas promoções do lg 24gn60r (144hz) por 799 e uns quebrados (uma promo foi 799,90 outro foi 799,59...), inclusive um amigo meu pegou numa promo dessas feita na magazine luiza por 799,90. Para mim, nessa faixa de valor não há melhor do que ele. Por hora não vi mais promoção dele nessa faixa de valor, mas acredito que seja uma boa ficar de olho. Acredito que deve voltar a ter. Meu amigo gostou do monitor. Agora se não quer esperar e quer arriscar acho que o pichau 165hz ips cbs24b algo assim, pode ser uma boa para arriscar, afinal esse acer é whitelabel mesmo... O pichau chegou a ter uma promoção por 659 parcelado comprando no ml... mas faz um tempo e não vi mais. Recentemente ele anda ficando por +- 759 no pix. Agora mesmo na pichau está 749,90 com frete gratis para sul e sudeste.
Pois é, depois de uns testes, considerações, pedi pra devolver. peguei na loja que explode.

1) Pra overdrive e vbr precisa desativar o freesync. Pra que ter um minitor freesync que nao pode usar?
2) Eu diminui no windows pra 75hz pra comparar lado a lado com meu humilde aoc g2460v, ora, o black smearing é mais notavel em taxas mais altas, certo? Nesse caso não! continuou exatamente igual nos 180hz. Ou seja é uma unidade ruim mesmo, pois o meu querido aoc VN simplesmente não tem um efeito desse notável aos meus olhos. Posso ter sido sorteado (no sentido negativo) na loteria do painel, mas bem, vou ver se aproveito umas promoções e pego o AOC ips de 144hz, por volta de 900, pois gosto da marca. tenho uma tv AOC tbm full hd desde 2013 firme e forte.
 
Última edição:
A Pichau lançou a versão de 60Hz do seu monitor 27Pol 4k

sera que ele é melhor que aqueles samsung/lg 4k 60Hz?


Se for apenas optar pelo 60 Hz eu iria pelo samsung, me parece que tem algumas funções um poucos mais sofisticadas mas eu aconselho o SPRO 28 144hz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Valeu pelo feedback.
Tô procurando um monitor 4K para usar com o meu Mac e com o PS5.
Tava olhando os novos monitores da Pichau. Um deles é o Pichau Perseus Pro 4K, com um design lindíssimo, USB-C, 125% sRGB, Delta E abaixo de 2 e etc... Defeito? Sem ajuste de altura e 60hz. E o outro é o Pichau Centauri SPRO28, 28 4K 144hz, specs fantástica, mas feio a dar com pau e um pouco mais caro.
Já testou ou conhece alguém que já estou algum desses?
Da uma olhadinha la no meu posto aonde eu fiz uma comparação mt boa entre dois monitores 4k
 
Depende muito do seu uso essa escolha. Eu uso monitor 4K primeiro porque mais uso desktop do que jogos, e em desktop é outro papo, nitidez parece tela de celular, impecável. E em jogos tenho uma 4090, mas mesmo antes quando não tinha placa boa, como jogava pouco, era só baixar a resolução interna do jogo ou usar os esquemas de upscaling, hoje em dia estão ótimos. Jogar 4K com DLSS Balanceado é praticamente idêntico ao nativo e tem peso mais ou menos de QHD pra VGA.

Resumindo:
No desktop, usa em 4K e fica tudo nítido.

Em jogos, usa DLSS/FSR ou baixa a resolução interna até ficar jogável. No pior cenário vai ficar em QHD, nos melhores cenários vai ficar melhor que QHD nativo conforme vc consegue aumentar mais a resolução.

Antes que falem que 4K rodando em QHD é pior que QHD nativo, eu fiz um tópico comparando, veja minhas considerações:

Já teve alguma experiência de jogar 1080p num monitor 2k?

Quero partir pro QHD, mas tenho medo da vida da minha 3070 encurtar muito.
 
Galera, depois da experiência não muito legal do Dell s3422dwg (não gostei de ultra wide e da curvatura), decidi optar por um monitor flat e menor. Estou indeciso e não sei qual dos dois abaixo eu pego

Dell AW2724DM - 27" QHD 165hz - R$ 3200,00 (link produto - link review)

Cooler Master GM32-FQ - 31.5" QHD 165hz - R$ 4000,00 (link produto - link review)

Black Friday no horizonte, vou esperar e ver qual vai estar em promoção. As polegadas a mais do CM me atrai, o visual dele tbm, tem usb c (que eu poderia conectar no mac), já o que pesa a favor do Dell é o menor preço, ter uma DP a mais, o HDMI é 2.1 (e não 2.0 como no CM).

Achei pouquissima info sobre esse CM, alguém tem ou já usou?
 
Já teve alguma experiência de jogar 1080p num monitor 2k?

Quero partir pro QHD, mas tenho medo da vida da minha 3070 encurtar muito.

Não recentemente, só QHD em 4K mesmo.
 
  • Curtir
Reações: Mil
Pois é, depois de uns testes, considerações, pedi pra devolver. peguei na loja que explode.

1) Pra overdrive e vbr precisa ativar o freesync. pra que ter um minitor freesync que nao pode usar?
2) Diminui a taxa no windows pra 75hz pra comparar lado a lado com meu humilde aoc g2460v, ora, o black smearing é mais notavel em taxas mais altas, certo? Nesse caso não! continuou exatamente igual nos 180hz. Ou seja é uma unidade ruim mesmo, pois o aoc simplesmente não tem um efeito desse notável aos meus olhos. Posso ter sido sorteado (no sentido negativo) na loteria do painel, mas bem, vou ver se aproveito umas promoções e pego o AOC ips de 144hz, por volta de 900, pois gosto da marca. tenho uma tv AOC tbm full hd desde 2013 firme e forte.
Não foi questão de sorte. Se trocar terá a mesma situação. E sobre diminuir a taxa de hz ter menos ghosting ou blacksmearing, não necessariamente. Tem painéis que ao usar taxa de hz menor é pior nesse sentido e no tempo de resposta.... isso pode ser visto em reviews de alguns monitores no rtings por exemplo. Lá que tem reviews mais detalhados. Ai nesse monitores eles recomendam não usar taxa de hz baixa por exemplo.... Mas fez bem. Agora sobre pegar o aoc hero eu repensaria essa decisão. Eles usam paineis panda e tem um índice de problema maior. Volto a bater nesta tecla, mas nessa faixa de preço a melhor opção vai ser o lg 24gn60r mesmo pagando um pouco mais acredito que valha a pena ir nele. único ruim para mim da lg é ter apenas um ano de garantia. Mas esse problema também existe na aoc. Poderiam oferecer 3 anos de garantia como dell, cooler master, asus. Ontem teve promoção do hero na amazon por 899 em 10x e na kabum ficou por 890 no pix usando cupom de desconto. Mas eu não acho que valha a pena. Duro é saber se o lg vai ter promoção novamente, mas já teve mais de uma vez essa promoção inclusive sendo uma das vezes no mercado livre e outra na magazine luiza (meu amigo pegou quando teve na magazine). Pela lógica é para ter próximo ou na black friday então sugiro ficar de olho. Se tiver por 799,90 como teve e meu amigo pegou, recomendo. Só abraça sem olhar para trás. Mesmo que não tenha, como a diferença de valor entre eles não é alta ainda sim acho que ir na lg uma escolha mais sensata.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for apenas optar pelo 60 Hz eu iria pelo samsung
Parece que a o msi é uma opção melhor nesse faixa de valor. Inclusive um amigo aqui do fórum teve os dois e disse que o msi é melhor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Até onde eu acompanhei, sim.

Ou então TV.
Entendi. Muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera uma dúvida minha aqui é a seguinte. Eu fiquei sem máquina por um bom tempo e quando montar certinho a mesma quero jogar jogos que não tive a oportunidade de jogar mesmo esses sendo jogos antigos como todos os call of duty, os farcry.... entre outros. Então basicamente quero jogar jogos antigos e os jogos novos, e aqui surgi minha dúvida. Jogar esses jogos mais antigos em monitor/tv que sejam acima de 1080p fica muito ruim? Agora jogos novos, eles não teriam problema quanto a resolução contudo tendo limitação de hardware da maquina seria o caso de jogar com resolução menor e tals. Pelo que vi jogar em 1440p em 4k pelo que informaram aqui não fica ruim né. Agora e 1080p em um 1440p e 4k como fica? Eu fiz cagada total, pois acabei comprando algumas peças na pandemia então paguei caro e estou com itens defasado. O item que mais caguei foi ter pego a placa de vídeo, isso porque usei um pouco com gabinete antigo mas como estava muito ruim, joguei o gabinete fora e deixei a placa guardada e até agora não comprei outro gabinete. Tradução paguei caríssima na placa que ficou guardado. Devia ter tentando vender antes de cair tanto.. mas fiquei naquela nossa vou perder muito dinheiro e agora fiquei na merda que estou.
A titulo de informação segue minhas specs:
Core i5 11400 (sem f mesmo, tem gráfico integrado) saiu por 1,5k
tuf b560m-plus wi-fi saiu por uns 1,3k
2x16gb 3200mhz cl 16 xpg gammix d30 saiu por 600
1 sn750 1tb saiu por 800 incialmente só tinha esse, depois peguei o outro
1 sn850x 1tb saiu por 800
fonte 850w gold full modular superflower devo ter pago uns 900 conto na pandemia
A cereja do bolo rtx 3060 12gb galax devo ter pago uns 5k nessa budega.
Eu tinha comprado o air cooler gammax gte v2 (argb) tinha pago uns 260 nele, usei por pouco tempo já que até mesmo o pc todo ficou meio sem uso... Meu amigo comprou um kit no aliexpress com b550 aorus elite, ryzen 5 5600 e 2x8gb hyrpex 3200mhz cl16 e ele precisava de um air cooler para poder usar o pc, acabei passando o air cooler para ele.
 
Última edição:
Eae pessoal, o monitor:

AOC 24G2​

é um bom monitor? tava procurando algo nessa faixa de até no maximo uns 1200 ~1500 reais (estourando) pra pegar um monitor novo, to com um v226hql com uns pixels mortos e precisava de um monitor novo pra deixar esse como secundário, cheguei a ver também o U2422H, P2422H ambos da Dell e um VG249Q, parecem boas opções mas não vejo muito comentários deles. Tem alguma opção melhor por ai? Ou um desses já faz a boa? Eu sei que são monitores para propostas diferentes, porém eu preciso basicamente de um monitor com ajuste de altura e ajustes na base de maneira geral, de 22 ~ 24 polegadas FHD com IPS e uma boa fidelidade de cores(tenho uma gtx 970 e não pretendo trocar tão cedo), se puder ter 144hz é algo a mais que agradeço, jogo casualmente, nada de maneira profissional.
Seria um monitor para estudos, trabalho e jogar casualmente de vez em quando.
 
Alguém tem ideia do preço desse Oled de 27 polegadas da LG? Pior que não tem nenhum monitor parecido pra comparar, só o oled da pichau que é 8k, aí complica.
Espera janeiro que a Dell vai trazer o alienware dela de 27 para o Brasil e vai ter 3 anos de garantia.
Acho que vai custar de 5k a 7k
Quando lança lá fora, chega uma semana depois no site brasileiro
 
Eae pessoal, o monitor:

AOC 24G2​

é um bom monitor? tava procurando algo nessa faixa de até no maximo uns 1200 ~1500 reais (estourando) pra pegar um monitor novo, to com um v226hql com uns pixels mortos e precisava de um monitor novo pra deixar esse como secundário, cheguei a ver também o U2422H, P2422H ambos da Dell e um VG249Q, parecem boas opções mas não vejo muito comentários deles. Tem alguma opção melhor por ai? Ou um desses já faz a boa? Eu sei que são monitores para propostas diferentes, porém eu preciso basicamente de um monitor com ajuste de altura e ajustes na base de maneira geral, de 22 ~ 24 polegadas FHD com IPS e uma boa fidelidade de cores(tenho uma gtx 970 e não pretendo trocar tão cedo), se puder ter 144hz é algo a mais que agradeço, jogo casualmente, nada de maneira profissional.
Seria um monitor para estudos, trabalho e jogar casualmente de vez em quando.
Como mencionado acima o 24gn60r vai ser opção melhor (os dell não cacei muito mas tem proposta diferente, como vantagem teria ter os 3 anos de garantia). Ele não tem ajuste de altura, mas você consegue comprar um suporte fn80 (ou de outra marca parecido) e resolve essa questão além de ganhar espaço em sua mesa. O suporte meu amigo conseguiu numa excelente promoção por 84 reais. Mas não sei se volta mais, mas esses dias ficou por 117,63 reais... então acho que pode ficar de olho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive o suporte está agora por 117,63 (usando moedas).
 
Última edição:
Como mencionado acima o 24gn60r vai ser opção melhor (os dell não cacei muito mas tem proposta diferente, como vantagem teria ter os 3 anos de garantia). Ele não tem ajuste de altura, mas você consegue comprar um suporte fn80 (ou de outra marca parecido) e resolve essa questão além de ganhar espaço em sua mesa. O suporte meu amigo conseguiu numa excelente promoção por 84 reais. Mas não sei se volta mais, mas esses dias ficou por 117,63 reais... então acho que pode ficar de olho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive o suporte está agora por 117,63 (usando moedas).
Infelizmente minha mesa não tem espaço pra um suporte por ser grudada a parede, por isso infelizmente tenho que recorrer a algo com ajuste de altura.
 
Infelizmente minha mesa não tem espaço pra um suporte por ser grudada a parede, por isso infelizmente tenho que recorrer a algo com ajuste de altura.
Estranho tenta ver certinho. Este suporte também pode ser usado furando a mesa. Mas eu daria preferência para usar abraçado a mesa. Vou mandar uma imagem aqui só um instante.
 
Compartilhando meus últimos testes de monitores que realizei aqui em casa:

1) LG C2
- 4K OLED 42"

De longe a melhor qualidade de imagem que já vi na vida, mas o DPI é mediano, não tem a mesma nitidez de um monitor menor 4K, e sendo 42" ainda é absurdamente grande pra usar na mesa, ao menos pra mim. Para office é horrível porque vc fica bitolado com burn-in e não consegue ficar em paz sabendo que vai ter a mesma janela aberta todos os dias da semana 8 horas por dia. Para jogos é o que há de melhor, sem contestação, apesar de sentir falta de um DPI maior.

Vendi pq não estava conseguindo trabalhar e estudar em paz, e pq estava ficando com dor de cabeça.

2) Dell S3221QS
- 4K VA 32" curvo

Ótimo monitor VA. Gamma shifting mínimo, mas ainda presente. Bom volume de cor e bom brilho, mas nada excepcional. Ótimo para trabalhar, bem neutro e calibrado, mas mediano em games, as cores não saltam muito aos olhos e o brilho máximo é mediano. A película também é bem forte e deixa a imagem mais lavada. Acabei devolvendo porque é incompatível com o Mac M1, mas se não fosse, provavelmente teria ficado com ele.

3) LG 32UL750
- 4K VA 32"

Comprei quatro unidades, isso mesmo, quatro. Duas vieram refurbished (vendidos como novos), e as duas que vieram novas eram péssimas em gamma shifting. A última nem ligava direito porque veio com o botão de Power emperrado. Para office é horrível por conta do gamma shifting, mas para jogos é maravilhoso por conta do contraste e do HDR600. Para jogos foi o que mais se aproximou da C2.

Devolvi todos.

4) Samsung UR550
- 4K IPS 28"

Ótimo monitor IPS, mas possui um problema horrível de tons esverdeados e balanço de branco absurdamente quente. "Ah, mas ai é só calibrar", vc diria, sim, é só calibrar, o porém é que vc vai precisar tirar tanto Green e Red que o monitor vai perder quase todo o brilho dele, e brilho baixo diminui também volume de cor. Ou seja, ele só passa dos 100% sRGB se estiver descalibrado, e se vc quiser jogar sem um tom esverdeado cobrindo toda a tela, terá uma imagem com brilho muito baixo. Para trabalho é ótimo (quando calibrado), mas para jogos é meio fraquinho porque o brilho é muito baixo (quando calibrado).

Devolvi.

5) MSI G281UV
- 4K IPS 28"

Melhor ainda que o Samsung UR550, sem o tom esverdeado absurdo e o balanço de branco totalmente fora. Ele ainda apresenta um pouco de tom esverdeado, mas é muito mais por conta da saturação dos 125% sRGB. O brilho é um tiquinho maior que o Samsung UR550, mas quando coloco os dois calibrados lado a lado, o MSI apresenta brilho muito mais forte. Ele também possui uma opção de imagem voltada para games que dá um boost ainda maior no brilho. Pra deixar o balanço de branco do MSI mais neutro precisa mexer bem menos que no Samsung, então o impacto no brilho é muito menor.

De todos os monitores que testei recentemente, é o melhor balanço entre office e games. Para trabalhar é ótimo, brilho mais que bom, calibradinho não incomoda em nada, dá pra deixar qualquer tela aberta sem absolutamente nenhuma preocupação com burn-in. Em jogos ele tem um ótimo brilho e uma ótima qualidade de imagem, as cores saltam aos olhos, mas não dá pra exigir muito de HDR.

Infelizmente minha unidade veio com uns 4 ou 5 stuck pixels (pixels travados em branco), mas são praticamente impossíveis de perceber, a não ser quando a imagem é 100% preta (#000000). A mínima tonalidade de cinza já os oculta. De qualquer forma estou estudando a troca, mas sei lá, tô ficando cansado disso tudo.

De certo é que ficarei com o MSI. Foi o melhor monitor 4K dentro das características que buscava. Ainda tem o Acer Nitro que eu desconfio ser melhor, mas estou ficando sem paciência pra isso já.

Teria ainda como opção para testes o Samsung 32" VA, mas tem tantos relatos ruins que desanimei e estou bem desanimado com VA no geral. O Samsung M8 também é mediano e não tem FreeSync, então nem cogitei. O Philips também parece ser legalzinho mas pelas próprias specs não teria como ser superior ao MSI. Os Dell 4K IPS não possuem FreeSync então descartei.

Mas é isso ai, depois de testar 8 monitores no último mês, eis minhas impressões do mercado brasileiro atual pra 4K.

Alguns meses depois, o MSI ainda segue como uma excelente opção para monitor 4K?

Tenho uma 4090, meu foco é jogar na tv (Oled c3, 65), mas as vezes gosto de jogar no monitor tb, jogos em primeira eu prefiro sentar na frente do PC para jogar do q no sofá com o controle.

Qual melhor opção hj de monitor 4K entre 27-32 e na faixa de 2.000-2.500?
 
Infelizmente minha mesa não tem espaço pra um suporte por ser grudada a parede, por isso infelizmente tenho que recorrer a algo com ajuste de altura.
Segue imagens do suporte instalado. Se eu colocar a mesa encostada na parede só o rodapé da parede é o suficiente para deixar a mesa afastada o suficiente para não pegar no suporte. Inclusive sobra uma espaço ainda.
20231029-152430.jpg


20231029-152436.jpg


20231029-152508.jpg

Espero que ajude.
 
Caras eu ja uso um monitor 34' 1440p Ultrawide da LG com Painel VA. E também tenho uma TV Qled da TCL de 60hz.
A qualidade da imagem é muito superior na TV Qled. MAs queria saber se posso chegar perto da qualidade dela com esse monitor da Pichau CENTAURI SPRO28 4k.
Se 28' 4k IPS é tão bom quanto um Qled 55'?
 
Segue imagens do suporte instalado. Se eu colocar a mesa encostada na parede só o rodapé da parede é o suficiente para deixar a mesa afastada o suficiente para não pegar no suporte. Inclusive sobra uma espaço ainda.
20231029-152430.jpg


20231029-152436.jpg


20231029-152508.jpg

Espero que ajude.
Entendi, infelizmente minha mesa é "Acoplada a parede" a não ser que eu tire um pedacinho dela, e é, não gosto muito da minha mesa, ela acaba me limitando em muitas coisas, (tenho até aquelas "gavetas" de mouse e de teclado saca? Pré-histórico a parada) mas quem sabe no futuro caso eu pegue uma mesa nova (por favor que aconteça o quanto antes) pode ser uma baita opção, parece deixar um espaço bem confortável na mesa.
 
Estava entre comprar o pichau por 8k ou esse importando, estava disposto a pagar 100% a mais de taxa nesse logo, pichau e fria.
E não quero esperar 32 4k oled, prefiro quad hd pra 27.
Mas tem um esquema nessa amazon japan, o kra no discus que falou q não estava taxando, ai arrisquei logo.
sucesso total, quando sair no BR, vai vir MT mais caro doq paguei, da até vontade de mandar vir mais pra revender kkkk
Chapa, comprei pelo japao igual vc, pelo link lá que o cara deixou na matéria... levou quanto tempo desde o dia da compra até despacharem ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo