[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Aqui em casa tem a Box da Claro e o FTTH e mesmo ligada não diminui em 1mbps a velocidade(entrega 750/350 em qualquer situação) da internet.
Você pode não estar notando, mas consome a mesma banda.
A questão é que o consumo é baixo e a Claro entrega os planos com overhead generoso, então você não vai simplesmente perceber no dia a dia, tem que ver nos gráficos de velocidade da sua rede local.

Aqui eu tenho uma pequena infra com pfsense, zabbix e grafana para visualização dos dados, e sim, consome dados e a velocidade de conexão.

E não tem jeito, só não consumiria se fosse tráfego separado.
 
Mas pra funcionar pelo coaxial precisaria ter a entrada do smartcard, não? Essa conexão deve ser porque em outros países usam pra captar o sinal da TDT
Pode ser que nesse caso tenha internamente. Porque do lado de fora só tinha a entrada do coaxial, ethernet, USB e alimentação.
Você pode não estar notando, mas consome a mesma banda.
A questão é que o consumo é baixo e a Claro entrega os planos com overhead generoso, então você não vai simplesmente perceber no dia a dia, tem que ver nos gráficos de velocidade da sua rede local.

Aqui eu tenho uma pequena infra com pfsense, zabbix e grafana para visualização dos dados, e sim, consome dados e a velocidade de conexão.

E não tem jeito, só não consumiria se fosse tráfego separado.
Pode crer, faz todo sentido isso, a Claro deixando um overhead porque quem vai usar Claro Box não vai se sentir prejudicado.
E as ferramentas que você usou mostram mesmo.
 
@dudu1505 este tópico tem mais de 3200 páginas e vários assuntos que são relevantes a apenas uma tecnologia ficam aqui misturados. Não seria melhor criar um tópico dedicado para termos melhor navegação?
Não tem sentido nenhum oque vc está falando. A operadora trabalha com as 2 tecnologia e como o dudu falo hj o fórum são mais organizados
 
Em tese ainda é possível contratar o serviço de TV no cabo.

Vejo isso mais como uma questão regulatória do que técnico, não há limitação técnica alguma. A Claro que não quer mais bancar o custo regulatório do Serviço TV por assinatura "tradicional".
É isso que eu vejo, sai mais barato a claro vender o TV Box do que manter a Tv a cabo tradicional, vai ter mais impostos, mais mão de obra, então pra ela é melhor manter o Tv box que pega em qualquer internet do que ter esses custos de uma Tv a cabo tradicional, mas que o delay é horrível, ele é.
 
É isso que eu vejo, sai mais barato a claro vender o TV Box do que manter a Tv a cabo tradicional, vai ter mais impostos, mais mão de obra, então pra ela é melhor manter o Tv box que pega em qualquer internet do que ter esses custos de uma Tv a cabo tradicional, mas que o delay é horrível, ele é.
O delay só é problema mesmo nos eventos esportivos, em outro tipo de programação, como filmes e séries, não faz diferença.
Aquele técnico que antes a Claro contratava pra ir na sua casa instalar aparelho de TV, agora está aprendendo a lidar com a fibra.
 
Estou começando a achar que a Claro me odeia. Sai do CGNAT🥳, sim graças a Deus. Mas infelizmente ainda não consigo abrir portas.
😒

aOkFO68.png


SkfeULf.png


Já testei outras e também não abrem.
 
Última edição:
Engraçado que o IP EXTERNO no encaminhamento de porta fica N/A

Teste
TCP

Endereço de IP Local:
192.168.0.34
Porta Inicial Local:
25565
Porta Final Local:
25565
Endereço de IP Externo
N/A
Porta Inicial Externo:
25565
Porta Final Externo:
25565
 
Última edição:
Engraçado que o IP EXTERNO no encaminhamento de porta fica N/A

Teste
TCP

Endereço de IP Local:
192.168.0.34
Porta Inicial Local:
25565
Porta Final Local:
25565
Endereço de IP Externo
N/A
Porta Inicial Externo:
25565
Porta Final Externo:
25565

O serviço que vai utilizar essa porta está rodando?
 
O delay só é problema mesmo nos eventos esportivos, em outro tipo de programação, como filmes e séries, não faz diferença.
Aquele técnico que antes a Claro contratava pra ir na sua casa instalar aparelho de TV, agora está aprendendo a lidar com a fibra.
Exatamente, mas com certeza que o custo de manter o serviço de Tv em um Tv box é menos que manter na Tv tradicional, mesmo que seja na fibra.
 
Posta o print de uma regra inteira aí.
145sYb7.png


O serviço que vai utilizar essa porta está rodando?
Está sim, estou conseguindo acessa-lo via 192.168.0.34:8080 tranquilamente.

Já testei:
5657
8080
80
25565

Nenhuma liberou
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ao que parece, eu consigo liberar na minha máquina pessoal com Windows normalmente.

Porém na minha máquina com Ubuntu(que é essa hospedada em 192.168.0.34) não libera.
 
Última edição:
Caramba, então quando eu fui ver os boxes da Claro de perto, fui com essa pergunta na cabeça e me responderam que usando na rede da Claro não comprometeria banda justamente por ser um serviço da Claro, fosse via Wi-Fi ou cabo. A pessoa que me disse estava enganada então ou não preparada pra essa pergunta e respondeu qualquer coisa. Mas numa coisa ela tava certa, em eventos patrocinados da Claro, eu conseguia assistir o Claro TV+ App até com crédito mínimo, sem descontar do pacote de dados. Assisti muitos jogos da Copa do Qatar desse jeito por exemplo.
Se gasta da banda, já desinteressei mais, porque tava bem interessado naquele Soundbox, pra ouvir música em modo Hi-Fi Dolby Atmos.
Inclusive se vocês já testaram e consome, não faz muito sentido né? Mesma operadora pô. A Claro tá vacilando nesse quesito aí.
Vivo e Oi não consomem banda com seus decoders.
Na dúvida é bom conferir no site da operadora.
 
É esperado mudar só os últimos 3 números, pois são bem poucos clientes fibra que a Claro tem em relação ao coaxial.
Eu tbm pensei nisso. Mas eu nao entendo muito sobre questao de distribuicao de IP etc.

Aqui no condomonio sao 80 apts.
So tem internet Claro ou Vivo Fibra e a Vivo Fibra coloca caixinha so com 8 portas, entao, a vasta maioria dos assinantes sao Claro. Não sei se sua maioria e HFC ou Fibra.
 
Eu tbm pensei nisso. Mas eu nao entendo muito sobre questao de distribuicao de IP etc.

Aqui no condomonio sao 80 apts.
So tem internet Claro ou Vivo Fibra e a Vivo Fibra coloca caixinha so com 8 portas, entao, a vasta maioria dos assinantes sao Claro. Não sei se sua maioria e HFC ou Fibra.
A Claro não obriga quem já está no HFC a mudar pra fibra.
Como já comentei aqui, quem não tem problema dificilmente pede pra migrar, ou sequer sabe que isso é possível.
Excetuando questões de uma possível inviabilidade da rede HFC, que seria uma exceção e não uma regra, é esperado que a maioria esteja na rede coaxial.
Em prédios antigos, que tem sérios problemas de tubulação e/ou de espaço disponível desta, geralmente se cogita retirar a rede coaxial e por fibra no lugar.
 
Bom dia!

Atualmente uso HFC, e liberaram fibra aqui. Vale a pena? Quanto a TV, muda alguma coisa?
A TV continua pelo HFC, se vc tirar só vai ter opção de Claro Box depois.
@KILLME , assim que instalaram o GPON aqui no condomínio eu perguntei se eu poderia migrar apenas a Banda Larga. A resposta foi sim - a TV continuaria no cabo coaxial.
Mesmo que mostre que tem fibra, será melhor ligar porque, aqui no Rio de Janeiro, em especial no bairro onde moro e condomínio, a fibra já foi instalada no meu bloco e andar mas a CLARO não confirma a viabilidade. Ainda não consegui ir até o DG do meu bloco para ver se realmente já está chegando a FIBRA. Podem ter apenas adiantado a colocação dos cabos nos blocos. Ontem eu recebi o técnico para diminuir a atenuação do sinal da BL lá no meu AP e aproveitei para falar da liberação da FIBRA. Mostrei a ele as caixas CDOI/CTO etc... ele tirou fotos e enviou para o supervisor que, ao ligar pra ele, como estava em reunião, não pode confirmar se já estava liberado. Sendo assim, o técnico me passou o seu nº e rapidamente passei as fotos que tenho. Até o exato momento (07:40) eu não obtive retorno.
Recebi retorno da CLARO na quarta-feira informando que o supervisor do técnico que esteve no meu AP na terça, pediu para me ligar e confirmar se eu queria de fato a troca de tecnologia. A minha resposta foi positiva e a funcionária me disse que retornaria a ligação para me dar uma resposta sobre a viabilidade. Hoje (03/11) a mesma pessoa me retornou e disse que a troca de tecnologia estava aprovada e me pediu para confirmar o endereço. Agendou para Sábado de 12hs as 18hs.
A Claro não obriga quem já está no HFC a mudar pra fibra.
Como já comentei aqui, quem não tem problema dificilmente pede pra migrar, ou sequer sabe que isso é possível.
Excetuando questões de uma possível inviabilidade da rede HFC, que seria uma exceção e não uma regra, é esperado que a maioria esteja na rede coaxial.
Em prédios antigos, que tem sérios problemas de tubulação e/ou de espaço disponível desta, geralmente se cogita retirar a rede coaxial e por fibra no lugar.
Isso é fato @Vanísio , até porque, se a rede não é saturada e não há reclamações, não tem porque a troca de tecnologia.
 
Última edição:
Eu não acredito que em regiões de sobreposição a Claro fique a vontade para manter duas redes operando por tempo indeterminado, por uma questão de custos não creio que o HFC permanecerá ativo no médio e longo prazo em uma região que recebeu cobertura de fibra, não faria sentido e é uma questão de tempo para a "escolha" se tornar obrigação.

Só espero que alguém não tenha a ideia de postar a fala do José Felix pois esse muda radicalmente de opinião a cada 2 ou 3 meses. Outra coisa que eu disse que discordava é a alegação que a Claro não tem pressa alguma para expandir sua rede de fibra em locais com forte presença do coaxial. Só não vê quem não quer...
 
Última edição:
Pelas fotos que tenho, a FIBRA da CLARO vai até o modem. É isso mesmo? Sai desse terminal (IMG 1) e vai direto no modem. SHOW
O plano de 500MEGA vem com wi-fi 6 ou ainda é o 5? Alguém poderia me lembrar quais moden's para FIBRA?
A caixa branca/cinza é o CDOI (IMG 2) é a que vem do 2º andar do meu bloco e leva um cabo de fibra até o 3º andar (terminal).

Claro_FIBRA_8_portas.jpeg
Caixa_cinza_CLARO_CLOSE_%282%29.jpeg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo