[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Alguém conseguiu colocar o VOIP em aparelho dedicado? Sei que ele funciona em uma VLAN separada, e o técnico não soube me passar as configurações ao mudar o modem da Claro para modo bridge.
Eu fiz isso, eu coloquei os dados do SIP da claro como um trunk do 3CX, funciona certinho.
Pra pegar os dados do SIP eu desbloqueei a ONT huawei, com o tutorial que tem aqui no fórum.

Conforme larga experiência de uso dos serviços da Claro S.A., afirmo que você está errado.

A box é streaming, consome SIM a banda contratada mesmo usando a box na rede da Claro. Inclusive eu uso a Box atualmente.

Diferente na Vivo, que também já usei a TV deles por alguns anos, que é por IPTV, tem vlan dedicada para TV.
Consome da Franquia.

A TV continua pelo HFC, se vc tirar só vai ter opção de Claro Box depois.
Então se o cara contratar apenas Banda Larga via Fibra em um primeiro momento não vai poder contratar TV tradicional via HFC sem ser streaming da Box?

Se for assim, é ruim. Tava vendo que o delay dessas box da Claro são absurdos se for comparar com HFC.

Se a empresa já passou a Fibra na casa do cliente, qual o problema de colocarem um Splitter e um receptor de tv com padrão GPON?

Então se o cara contratar apenas Banda Larga via Fibra em um primeiro momento não vai poder contratar TV tradicional via HFC sem ser streaming da Box?

Se for assim, é ruim. Tava vendo que o delay dessas box da Claro são absurdos se for comparar com HFC.

Se a empresa já passou a Fibra na casa do cliente, qual o problema de colocarem um Splitter e um receptor de tv com padrão GPON?
Pq rede pon nao splita igual hfc, é completamente diferente a sua parte da estrutura.

O terminal de acesso na casa do cliente é a ONU. Dele que tem que sair o si al para a tv.

E entre fazerem tv via vlan só pra rede local ftth, e fazerem a tv box centralizada para nível nacional usar, incluindo cliente que não tem rede fixa da claro disponível.
Fica claro qual opção a claro preferiu seguir.

Em tese ainda é possível contratar o serviço de TV no cabo.
Vejo isso mais como uma questão regulatória do que técnico, não há limitação técnica alguma. A Claro que não quer mais bancar o custo regulatório do Serviço TV por assinatura "tradicional".

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera...

Esse TX está muito ruim? O que causa isso?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Screenshot-20231101-165350-Samsung-Internet.jpg

O IPTV SVA (Streaming/ Box e App) é um serviço de streaming de vídeo, como Netflix, Amazon Prime Video ou Disney+. Ele é disponibilizado na internet e acessível através de qualquer conexão à internet disponível. Como qualquer serviço de streaming, o IPTV SVA consome banda, o que pode impactar na velocidade da sua internet. A Claro, por exemplo, não aplica Zero Rating ao IPTV SVA, o que significa que o consumo de banda desse serviço é descontado do seu plano de internet.

O IPTV SeAC (IPTV sobre uma rede gerenciável/ STB/Box), por outro lado, é um serviço de IPTV disponibilizado por uma operadora de televisão paga. Ele é disponibilizado de forma atrelada à própria infraestrutura da operadora e acessível apenas através desta infraestrutura específica. Como o IPTV SeAC não é disponibilizado na internet, ele não consome banda.

Portanto, a principal diferença entre o IPTV SVA e o IPTV SeAC é o consumo de banda. O IPTV SVA consome banda, enquanto o IPTV SeAC não.

Conforme larga experiência de uso dos serviços da Claro S.A., afirmo que você está errado.

A box é streaming, consome SIM a banda contratada mesmo usando a box na rede da Claro. Inclusive eu uso a Box atualmente.

Diferente na Vivo, que também já usei a TV deles por alguns anos, que é por IPTV, tem vlan dedicada para TV.

Consome da Franquia.
Caramba, então quando eu fui ver os boxes da Claro de perto, fui com essa pergunta na cabeça e me responderam que usando na rede da Claro não comprometeria banda justamente por ser um serviço da Claro, fosse via Wi-Fi ou cabo. A pessoa que me disse estava enganada então ou não preparada pra essa pergunta e respondeu qualquer coisa. Mas numa coisa ela tava certa, em eventos patrocinados da Claro, eu conseguia assistir o Claro TV+ App até com crédito mínimo, sem descontar do pacote de dados. Assisti muitos jogos da Copa do Qatar desse jeito por exemplo.
Se gasta da banda, já desinteressei mais, porque tava bem interessado naquele Soundbox, pra ouvir música em modo Hi-Fi Dolby Atmos.
Inclusive se vocês já testaram e consome, não faz muito sentido né? Mesma operadora pô. A Claro tá vacilando nesse quesito aí.
Vivo e Oi não consomem banda com seus decoders.

@dudu1505 este tópico tem mais de 3200 páginas e vários assuntos que são relevantes a apenas uma tecnologia ficam aqui misturados. Não seria melhor criar um tópico dedicado para termos melhor navegação?
não sou eu que administro a área.

só me lembro que a muito tempo atras, la pra 2012 foi rearranjado os tópicos para justamente unificar eles.
era uma bagunça completa antigamente, hj o que é da operadora fica no tópico dela independente do que ela utilize de tecnologia fixa.

inclusive, além de ter tópico de operadora por tecnologia, sempre brotava mais uns especificando de cidade a ate de região de cidade :que:

do jeito que unificaram, e é ate hj é mais organizado, vai por mim.
mas se quiser falar com a administração dos tópicos é com o @Mosqueteirors e o @neo666

(...) eu conseguia assistir o Claro TV+ App até com crédito mínimo, sem descontar do pacote de dados. (...)

Você está falando ver Claro TV+ App pelo pacote de dados do celular/internet móvel?!? Entendo que estamos falando aqui do consumo de banda da Claro TV+ da internet fixa (HFC ou Fibra). Para consumo de dados de internet móvel de fato tem apps que não consomem do plano, isso dependendo do pacote de dados móveis que vc assina. Mas são coisas diferentes...

Você está falando ver Claro TV+ App pelo pacote de dados do celular/internet móvel?!? Entendo que estamos falando aqui do consumo de banda da Claro TV+ da internet fixa (HFC ou Fibra). Para consumo de dados de internet móvel de fato tem apps que não consomem do plano, isso dependendo do pacote de dados móveis que vc assina. Mas são coisas diferentes...
Sobre as duas questões. Quando questionei o pessoal da Claro onde eu tava mexendo nas boxes, perguntei sobre as duas questões.
A da Móvel eu já sabia que não descontava em certos eventos, mas a da fixa eu tinha a dúvida. Eles me falaram uma coisa e aqui já disseram que é outra. Acredito mais no pessoal daqui do fórum porque a gente vive testando essas coisas.
E eu acho que a Claro deveria rever essa questão da Claro Box consumir banda da própria rede dela, porque dá pra fazer de um jeito que não consuma.

Sobre as duas questões. Quando questionei o pessoal da Claro onde eu tava mexendo nas boxes, perguntei sobre as duas questões.
A da Móvel eu já sabia que não descontava em certos eventos, mas a da fixa eu tinha a dúvida. Eles me falaram uma coisa e aqui já disseram que é outra. Acredito mais no pessoal daqui do fórum porque a gente vive testando essas coisas.
E eu acho que a Claro deveria rever essa questão da Claro Box consumir banda da própria rede dela, porque dá pra fazer de um jeito que não consuma.

Para não misturar as coisas, aqui é o tópico de internet fixa da Claro. Note também que Claro TV Box e app Claro TV+ são produtos diferentes (você misturou os dois no teu post, e também misturou pacotes de dados de internet móvel com franquia de internet fixa, são produtos diferentes, contratos diferentes, regras diferentes). De qquer maneira, como o pessoal já comentou, ambos (Claro TV Box e app Claro TV+) consomem dados da franquia da internet fixa.

Porém cabe ressaltar que para Fibra atualmente a Claro não está contabilizando o consumo (pelo menos não nas cidades onde existe sobreposição), e para HFC o consumo é contabilizado porém o limite da franquia não é imposto/aplicado (fora os casos excepcionais de alguns assinantes que passam de 4TB e são movido para a "blacklist" da Claro e tem o download reduzido para 30Mbps).

Concordo contigo que se um dia a Claro resolver cobrar os limites da franquia de dados da internet fixa, o consumo da Claro TV Box ou Claro TV+ não deveria, ser contabilizado nessa franquia.

Última edição:
Caramba, então quando eu fui ver os boxes da Claro de perto, fui com essa pergunta na cabeça e me responderam que usando na rede da Claro não comprometeria banda justamente por ser um serviço da Claro, fosse via Wi-Fi ou cabo. A pessoa que me disse estava enganada então ou não preparada pra essa pergunta e respondeu qualquer coisa. Mas numa coisa ela tava certa, em eventos patrocinados da Claro, eu conseguia assistir o Claro TV+ App até com crédito mínimo, sem descontar do pacote de dados. Assisti muitos jogos da Copa do Qatar desse jeito por exemplo.
Se gasta da banda, já desinteressei mais, porque tava bem interessado naquele Soundbox, pra ouvir música em modo Hi-Fi Dolby Atmos.
Inclusive se vocês já testaram e consome, não faz muito sentido né? Mesma operadora pô. A Claro tá vacilando nesse quesito aí.
Vivo e Oi não consomem banda com seus decoders.
Como eu disse, é classificado como Streaming.
Você pode assinar o serviço normal de TV, a cabo, que inclusive você recebe um mesmo receptor só que com entrada coaxial. A experiência de uso é exatamente a mesma sistemicamente, mas com imagem melhor e sem o delay da box.

Você deve comparar o serviço de TV por assinatura da Vivo com o serviço a cabo da Claro, e não com a box.

Para não misturar as coisas, aqui é o tópico de internet fixa da Claro. Note também que Claro TV Box e app Claro TV+ são produtos diferentes (você misturou os dois no teu post, e também misturou pacotes de dados de internet móvel com franquia de internet fixa, são produtos diferentes, contratos diferentes, regras diferentes). De qquer maneira, como o pessoal já comentou, ambos (Claro TV Box e app Claro TV+) consomem dados da franquia da internet fixa.

Porém cabe ressaltar que para Fibra atualmente a Claro não está contabilizando o consumo (pelo menos não nas cidades onde existe sobreposição), e para HFC o consumo é contabilizado porém o limite da franquia não é imposto/aplicado (fora os casos excepcionais de alguns assinantes que passam de 4TB e são movido para a "blacklist" da Claro e tem o download reduzido para 30Mbps).

Concordo contigo que se um dia a Claro resolver cobrar os limites da franquia de dados da internet fixa, o consumo da Claro TV Box ou Claro TV+ não deveria, ser contabilizado nessa franquia.
Então, acho que da forma que eu coloquei as coisas pode ter sido difícil de entender o que eu quis dizer. Vou tentar explicar de outro jeito.
A Claro tem o HFC, internet e TV, ok, aqui não há confusão porque a TV vem tradicionalmente pelo cabo sem se envolver com a internet.
A Claro tem a Fibra, mas não tem um Claro TV Fibra, no formato que Vivo e Oi trabalham, que são decoders que se conectam a ONT, porém utilizam um outro protocolo IPTV, que não vai comprometer a velocidade da banda larga do cliente.
A Claro trabalha com os modelos Claro Box e o Claro TV+ App para vender TV hoje.

Até aqui ok?

Agora vem a outra parte que foi a que eu questionei quando estava lá na Claro.
Nos moldes como funcionam o IPTV na Vivo e Oi, perguntei pra eles se na Claro, eu usando um Claro TV Box, na banda larga FIXA da Claro, comprometeria a velocidade da banda e disseram que não. Porque Claro Box é um produto da Claro, então seria igual Vivo e Oi, não comprometeria a banda FIXA por ser IPTV da Claro e internet da Claro.
Eu comentei que a Claro já fazia algo parecido na rede Móvel, onde o Claro TV+ App não descontava franquia em alguns eventos patrocinados pela Claro. Até comentei que assisti jogos da Copa do Mundo pelo Claro Móvel sem descontar da franquia.

Só que o pessoal aqui do tópico, e eu confio mais no pessoal daqui do tópico que vive fazendo testes do que a pessoa que estava lá, já disse que compromete SIM a banda fixa da Claro, mesmo o Claro TV Box sendo da Claro. Entendeu? Foi isso que eu quis dizer. Eu achava que não iria consumir banda porque me disseram lá, mas o pessoal daqui já desmentiu.

E eu tenho interesse no Claro Box, mas se vai comprometer banda, esse interesse meio que fica comprometido.
Como eu disse, é classificado como Streaming.
Você pode assinar o serviço normal de TV, a cabo, que inclusive você recebe um mesmo receptor só que com entrada coaxial. A experiência de uso é exatamente a mesma sistemicamente, mas com imagem melhor e sem o delay da box.

Você deve comparar o serviço de TV por assinatura da Vivo com o serviço a cabo da Claro, e não com a box.
Então, por exemplo, em área que a Claro só está cobrindo com a Fibra e não tem HFC, a opção fica somente do Claro TV Box. Inclusive quando fui conhecer os aparelhos eu vi que eles tem entrada para o coaxial atrás e a entrada de cabo de rede, então acredito que eles podem funcionar das duas formas.
Agora, o ponto que eu quero chegar é, que a Claro poderia fazer como a Vivo, que tem decoder de TV bem parecido com as HGU, que pode funcionar tanto pelo cabo de rede como pelo Wi-Fi, ligadas ao HGU, para quem tem pacote de IPTV da Vivo e a Vivo consegue fazer o esquema de não consumir da banda.
Entendi que a Claro TV Box e App funcionam no esquema de ser apenas mais um serviço de streaming e não um IPTV de fato como é na Vivo.
E pode ser que a Claro fez essa escolha porque quer se adaptar as regras mais brandas do mercado de TV.
Mas para quem pretende usar um Claro TV Box na Claro Fibra e ainda usar para outras coisas como jogar, trabalhar, assistir streaming em outros equipamentos, pode ser desinteressante ter um Claro Box por conta do comprometimento da banda.
Se houver um jeito da Claro fazer com que não consuma a banda, seria bem vindo.

Acreditar em conversa de funcionário ou atendente da Claro é a mesma coisa que acreditar que Papai Noel existe.
Então, mas eram duas pessoas demonstrando os aparelhos né? Deveriam ter algum preparo para falar sobre eles. É aquele negócio, as vezes os clientes sabem mais.

Vender XGS-PON com upload de GPON é sacanagem.
Observou que para velocidades acima de 1Gb só é possível atingir esta velocidade utilizando vários dispositivos juntos. Ou seja, o equipamento que fornecem não deve ter porta de 2.5Gb o que é de se estranhar visto que utilizam tecnologia XGS-PON.

Observou que para velocidades acima de 1Gb só é possível atingir esta velocidade utilizando vários dispositivos juntos. Ou seja, o equipamento que fornecem não deve ter porta de 2.5Gb o que é de se estranhar visto que utilizam tecnologia XGS-PON.

Pode ser o mesmo de uma operadora do sul que tbm usa XGS-PON com ONT sem porta 2.5. Se não me engano é um ZTE.

Users who are viewing this thread

Voltar