[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Pouca coisa na frente de uma 4070 e fica atrás até da 4070 Super, não? Se não me engano a 7800XT fica bem entre essas 2 então me soa estranho dizer que supera com folga a 4070 e chega perto de uma 4070 Ti já que a diferença (a mais vs a 4070 e a menos vs a 4070 Super) é +- a mesma, de qualquer forma vai da pessoa ver o que é mais interessante pra ela mesmo, VRAM no caso da 7800XT e tempo de garantia no caso da Nvidia em geral

No teste abaixo ficou na média 10% acima da 4070 e 8% abaixo da 4070ti, então meio que deve empatar com a Super ou perder de pouco.

Lembrando que eu sou dono de uma 4070Ti, mas se fosse comprar uma placa hoje, como não uso DLSS nem RT e rodo simuladores que precisam de muita VRAM, compraria sem dúvida a 7800XT, pois perderia apenas 8% de desempenho e ganharia + 4GB de VRAM garantindo menos stutters, mas estaria pagando cerca de 30% mais barato, o que é muita coisa (peguei os valores mais baratos de ambas que achei hoje, R$4.852 no Pato contra R$3.598 na GK, isso é 35% de diferença)

 
Última edição:
me soa estranho dizer que supera com folga a 4070 e chega perto de uma 4070 Ti

Pelo chart do TechPowerUP da 7800XT está exatamente no meio da 4070 e a 4070 Super... então... existe uma folga aí. Nada exagerado, mas existe.

Acho que no final o que vai definir qual a melhor é preço.
 
já desviou do assunto.
não é nada sobre eficiência dela nos jogos de hoje e muito menos comparativo com a concorrência.
mas tudo bem, se quiser usar isso para justificar a compra de uma placa requentada com nova embalagem.

Meu caro, não desviei de nada, qualquer papo sobre GPU sempre, SEMPRE é sobre eficiência nos jogos e SEMPRE comparando com a concorrência, não tô lhe entendendo, você fica 10x seguidas falando que desviou do assunto, não tem a ver e etc, nem dá para entender mais do que tu está falando, já que TUDO você diz "não tem nada a ver, não tem nada a ver, não tem nada a ver"...

Vou simplificar para você: Qual placa você compraria hoje entre R$3 e R$4 mil para rodar 1440p no Ultra sem RT e DLSS? Afinal essa foi a questão original.
 
Gente, estou pensando em pegar uma 7800 XT. AMD ainda é um problema?

Estou entre ela e a saudosa 4070. Não ligo para RT, tenho um monitor QHD 165Hz. Na gringa eu vejo o pessoal rasgando elogios para a 7800XT, mas aqui no Brasil vejo muito pouco conteúdo.

É uma boa placa. Aqui tu vai ver menos informação porque ela chegou caríssima no BR, imagino que pouca gente comprou.
Se for relevante pra ti, ela tem bastante potencial pra OC também.
 
Meu caro, não desviei de nada, qualquer papo sobre GPU sempre, SEMPRE é sobre eficiência nos jogos e SEMPRE comparando com a concorrência, não tô lhe entendendo, você fica 10x seguidas falando que desviou do assunto, não tem a ver e etc, nem dá para entender mais do que tu está falando, já que TUDO você diz "não tem nada a ver, não tem nada a ver, não tem nada a ver"...

Vou simplificar para você: Qual placa você compraria hoje entre R$3 e R$4 mil para rodar 1440p no Ultra sem RT e DLSS? Afinal essa foi a questão original.
lol o assunto é sobre a AMD lançar produto novo, 3 anos depois, com mesma performance do modelo que veio a substituir.

cara, se nao entende isso, nao posso fazer nada.

o pior que tu acha legal isso, meus parabens.

AMD pode continuar lançando o mesmo produto, só muda o nome e cortando preço ao longo dos anos que vai ter trouxa comprando achando bonito, lindo isso.
 
Última edição:
lol o assunto é sobre a AMD lançar produto novo, 3 anos depois, com mesma performance do modelo que veio a substituir.
cara, se nao entende isso, nao posso fazer nada.
o pior que tu acha legal isso, meus parabens.
AMD pode continuar lançando o mesmo produto, só muda o nome e cortando preço ao longo dos anos que vai ter trouxa comprando achando bonito, lindo isso.

Não respondeu: Qual placa você compraria hoje entre R$3 e R$4 mil para rodar 1440p no Ultra sem RT e DLSS?
 
lol o assunto é sobre a AMD lançar produto novo, 3 anos depois, com mesma performance do modelo que veio a substituir.

cara, se nao entende isso, nao posso fazer nada.

o pior que tu acha legal isso, meus parabens.

AMD pode continuar lançando o mesmo produto, só muda o nome e cortando preço ao longo dos anos que vai ter trouxa comprando achando bonito, lindo isso.
Nvidia fez o mesmo com 3070 -> 4070 e ainda aumentou o preço. Mas é, dois erros não fazem um acerto. Teria sido menos feio se a 7800XT tivesse sido 7800 ou 7700 XT.
P.S.: ressalvando que ao menos a 4070 é 20% mais rápida que sua antecessora.
 
Não respondeu: Qual placa você compraria hoje entre R$3 e R$4 mil para rodar 1440p no Ultra sem RT e DLSS?
Duh...Trident ou Matrox ou AJA...deixa eu pensar que essa é difícil, tem tantas opções né...
Vou simplificar para você: Qual placa você compraria hoje entre R$3 e R$4 mil para rodar 1440p no Ultra sem RT e DLSS? Afinal essa foi a questão original.
LOL, caiu de paraqueda no assunto e acha que era sobre isso....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nvidia fez o mesmo com 3070 -> 4070 e ainda aumentou o preço. Mas é, dois erros não fazem um acerto. Teria sido menos feio se a 7800XT tivesse sido 7800 ou 7700 XT.
P.S.: ressalvando que ao menos a 4070 é 20% mais rápida que sua antecessora.
Não disse nada sobre nVidia, mas a 4070 tem performance da 3080 e não da 3070. questão é performance e não é preço. O foda é 7800XT = 6800XT em performance.
Se vc falasse da 3060TI para a 4060TI, concordaria. A única diferença que nVidia deu uma "desculpinha" trouxe inovação no DLSS e lançou FG, coisa que a 3000 não tem. Coisas que AMD só copia, não inova, mas nem é essa a questão.
 
Última edição:
Pelo chart do TechPowerUP da 7800XT está exatamente no meio da 4070 e a 4070 Super... então... existe uma folga aí. Nada exagerado, mas existe.

Acho que no final o que vai definir qual a melhor é preço.

Depende do game, em alguns a 4070 S ganha, outros a 7800XT, vide o teste deste vídeo.

Então, a definição será pelo preço mesmo, ou o interesse pelo RT e DLSS onde a AMD ainda está bem atrás.

Lembrando que lá fora o custo por frame da 7800XT é superior (o vídeo mostra isso), já por aqui os preços nem sempre seguem a lógica, mas por enquanto aqui a 4070 S está uns R$700 a R$900 mais cara, as vezes com preço bem perto de algumas 4070 Ti (o que não tem lógica nenhuma)

 
Última edição:
Alguém sabe sobre a redução de preço da RX 7900 XT?
Se chegar aqui, será que vai ficar na faixa dos 4.000/4.200?
 

AMD Ryzen 9 7900X3D por US$ 409,99​

A CPU teve um desconto de US$ 50, em comparação ao preço de janeiro.
BQME12j.png

Em fevereiro do ano anterior, a AMD revelou dois modelos Ryzen 9 equipados com 3D V-Cache – o 7950X3D e o 7900X3D. Este último serve como um meio termo, posicionado entre a variante de 16 núcleos e o amplamente popular CPU para jogos da AMD, o 7800X3D, com 8 núcleos. Devido ao design não uniforme dos chiplets Zen4 da série X3D, apenas um chiplet apresenta o 3D V-Cache, enquanto o outro oferece uma configuração padrão sem cache adicional. O 7900X3D, com 4 núcleos habilitados no chiplet padrão secundário, não possui o recurso 3D V-Cache.

O preço das séries 7950X3D e 7800X3D sofreu várias mudanças ao longo do ano passado, atualmente em um ponto muito mais baixo em comparação com o MSRP ainda oficial. Definitivamente já vimos esses SKUs a preços mais baixos, mas é a variante de 12 núcleos que agora marca seu preço mais baixo.

O Ryzen 9 7900X3D manteve-se listado em US$ 500 durante a maior parte de 2023. Em janeiro, outra onda de descontos reduziu o preço para US$ 460 e, a partir de hoje, foi reduzido ainda mais para US$ 409, marcando outra redução de US$ 50.

Preços do AMD Ryzen 7000X3D (em 15 de fevereiro de 2024)​

Poderemos receber comissões de afiliados por compras feitas através desses links.

Apenas dois dos varejistas populares nos EUA têm este SKU listado a esse preço, mas deve-se esperar que outros o sigam em breve. Mesmo a loja oficial da AMD ainda não tem esse preço (onde permanece em US$ 449).

sdDoyUD.png


Descobrir se o preço vale a pena em comparação com a versão de 8 núcleos é um pouco complicado. O 7800X3D ainda custa 50 dólares a menos e não há problemas de jogo com afinidade de thread, já que ele possui apenas um chiplet. Ainda assim, é US$ 190 mais barato que o SKU de primeira linha da AMD com 16 núcleos, então talvez esse SKU finalmente faça sentido com esse preço.

AXZwcDC.png
 
Alphacool apresenta Eiswolf 2 AIO para referência RX 7900XT e XFX RX 7900 XTX Merc


Novo Eiswolf 2 AiO – agora também para designs personalizados das GPUs RX 7900XT/XTX! Alphacool expande sua linha de produtos e permite o resfriamento das placas gráficas RX 7900XT/XTX da AMD com o inovador water cooler Fullcover GPU AIO. O enorme calor residual da nova geração de placas gráficas é dissipado de forma excelente com esses coolers. O excelente fluxo de água e a grande superfície de resfriamento são o resultado da estrutura particularmente filigranada das aletas. A placa de jato com motor de entrada revisado também distribui a água perfeitamente pelas aletas de refrigeração. O cromamento de toda a superfície do cooler não só oferece proteção resistente contra ácidos, arranhões e danos, mas também alcança uma bela homogeneidade e brilho excepcional. O design Aurora do cooler impressiona pelo seu design visualmente calmo e simples, bem como pela iluminação maravilhosamente uniforme, que é obtida através de LEDs RGB endereçáveis digitalmente.

O Eiswolf 2 expansível oferece um pacote completo e despreocupado e garante que seu usuário possa acessar facilmente um sistema de refrigeração líquida GPU orientado para desempenho pronto para uso. Também estão incluídos o radiador NexXxos ST30 de 360 mm, as ventoinhas Rise Aurora de 120 mm, a bomba DC-LT 2 e as mangueiras TPV com acoplamento de liberação rápida.
O Eiswolf 2 AiO - 360 mm para RX 7900XT Reference e RX 7900XTX Merc 310 já está disponível na loja online Alphacool.

mAkrWSj.jpeg


FquYxXZ.jpeg


2IakSPD.jpeg


otb43U6.jpeg


hWCdnE8.jpeg


Características Eiswolf
Radiador AiO 2
  • Aletas de resfriamento de material, pré-câmaras e canais de resfriamento: Cobre
  • 360 mm para 3 ventoinhas de 120 mm

  • Alphacool Rise Aurora 120 mm
  • Conexão e controle: PWM de 4 pinos
  • Velocidade do ventilador: 0-2500 RPM/min
  • Máx. Fluxo de Ar: 119,8 m³/h
  • Máx. pressão estática: 3,17 mm/H2O
Refrigerador e bomba
  • Material base do refrigerador: Cobre cromado
  • Material superior mais frio: Acrílico
  • Material da carcaça da bomba: Acetal
  • Estrutura da aleta: 0,4 x 0,4 mm
  • Tipo de bomba: DC-LT 2 (2600 rpm/min +/- 10%)
  • Conexão e controle: PWM de 4 pinos
Compatibilidade
Eiswolf 2 AIO - 360 mm RX 7900XT Referência
  • AMD Radeon RX 7900 XT, 20 GB GDDR6
  • ASRock Radeon RX 7900 XT, 20 GB GDDR6
  • Asus Radeon RX 7900 XT, RX7900XT-20G, 20 GB GDDR6
  • Biostar Radeon RX 7900 XT, 20 GB GDDR6
  • Gigabyte Radeon RX 7900 XT 20G, 20 GB GDDR6
  • PowerColor Radeon RX 7900 XT, 20 GB GDDR6
  • Sapphire Radeon RX 7900 XT, 20 GB GDDR6
  • XFX Radeon RX 7900 XT, 20 GB GDDR6
Eiswolf 2 AIO - 360 mm RX 7900XTX Merc 310
  • XFX Speedster MERC 310 Radeon RX 7900 XT Black Edition, 20 GB GDDR6
  • XFX Speedster MERC 310 Radeon RX 7900 XT, 20 GB GDDR6
  • XFX Speedster MERC 310 Radeon RX 7900 XTX Black Edition, 24 GB GDDR6
Para mais informações e para comprar, visite esta página .
 

AMD Ryzen 9 7900X3D por US$ 409,99​

A CPU teve um desconto de US$ 50, em comparação ao preço de janeiro.
BQME12j.png

Em fevereiro do ano anterior, a AMD revelou dois modelos Ryzen 9 equipados com 3D V-Cache – o 7950X3D e o 7900X3D. Este último serve como um meio termo, posicionado entre a variante de 16 núcleos e o amplamente popular CPU para jogos da AMD, o 7800X3D, com 8 núcleos. Devido ao design não uniforme dos chiplets Zen4 da série X3D, apenas um chiplet apresenta o 3D V-Cache, enquanto o outro oferece uma configuração padrão sem cache adicional. O 7900X3D, com 4 núcleos habilitados no chiplet padrão secundário, não possui o recurso 3D V-Cache.

O preço das séries 7950X3D e 7800X3D sofreu várias mudanças ao longo do ano passado, atualmente em um ponto muito mais baixo em comparação com o MSRP ainda oficial. Definitivamente já vimos esses SKUs a preços mais baixos, mas é a variante de 12 núcleos que agora marca seu preço mais baixo.

O Ryzen 9 7900X3D manteve-se listado em US$ 500 durante a maior parte de 2023. Em janeiro, outra onda de descontos reduziu o preço para US$ 460 e, a partir de hoje, foi reduzido ainda mais para US$ 409, marcando outra redução de US$ 50.

Preços do AMD Ryzen 7000X3D (em 15 de fevereiro de 2024)​

Poderemos receber comissões de afiliados por compras feitas através desses links.

Apenas dois dos varejistas populares nos EUA têm este SKU listado a esse preço, mas deve-se esperar que outros o sigam em breve. Mesmo a loja oficial da AMD ainda não tem esse preço (onde permanece em US$ 449).

sdDoyUD.png


Descobrir se o preço vale a pena em comparação com a versão de 8 núcleos é um pouco complicado. O 7800X3D ainda custa 50 dólares a menos e não há problemas de jogo com afinidade de thread, já que ele possui apenas um chiplet. Ainda assim, é US$ 190 mais barato que o SKU de primeira linha da AMD com 16 núcleos, então talvez esse SKU finalmente faça sentido com esse preço.

AXZwcDC.png
Acho bem interessante se eu fosse montar um PC do zero ou um upgrade de algo mais atrasado.
Pra quem já tem um processador bom mesmo com o processador nesses valores vale a pena esperar a próxima geração pra ter um ganho maior
 
Nvidia fez o mesmo com 3070 -> 4070 e ainda aumentou o preço. Mas é, dois erros não fazem um acerto. Teria sido menos feio se a 7800XT tivesse sido 7800 ou 7700 XT.
P.S.: ressalvando que ao menos a 4070 é 20% mais rápida que sua antecessora.

A 4070 é equivalente a uma 3080. Mas a 4070 vem com 2GB a mais e consome bem menos. É 190W VS 320W.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não respondeu: Qual placa você compraria hoje entre R$3 e R$4 mil para rodar 1440p no Ultra sem RT e DLSS?

Eu peguei uma 4070 White com três coolers da Giga por 3.9K. É que prezo bastante pelo consumo. A 7800XT consome muito.

Mas entendo quem prefere pegar a 7800XT pelos seus 4GB a mais de memória.
 
claro que não.
tu compara com uma placa muito superior dizendo que se lançarem uma igual com preço menor...ué e quem não vai querer ?

agora se vc pega uma placa de 3 anos atrás que era performance top e hoje considerado mediano, lançam modelo novo só com mudança de preço, se tu acha isso legal isso,..nossa...meus parabéns.

daqui 4 anos quero ver tu achar legal, a 9800XT com mesma performance da 6800XT, 7800XT e 8800XT, só que por $100 a menos que a 8800XT...super bão né.

ai coloca para rodar os jogas que lançarem em 2028 com placa de performance de 2020.

Eu entendo a sua revolta. É bastante compreensível. Mas vc não pode exagerar também né! A AMD já disse que não vai trazer placas Premium nas RDNA 4. Portanto não tem como fazer como vc deseja.

Fora que como eu já citei exemplos ela meio que foi lançando placas com mesma performance mas com consumo menor. Vide as RX580 VS RX5500XT VS RX6500XT.

Logicamente que não faz muito sentido ela lançar uma RDNA 5.0 como uma RX7800XT tendo desempenho de uma RX6800XT. Mas na RDNA 3 fez todo sentiudo. Ainda mais que lançou por menos. Mas o problema como eu disse foi no consumo que não teve avanço como no lado verde da força. Portanto espero que na RDNA 4 ela melhore esse quesito. E na RDNA 5 ela faça como vc deseja. Pois será no RDNA 5.0(placa que deve vir equipado nos próximos Xbox e Play)que realmente teremos um avanço.

Esquece a RDNA 4 para vc não ficar ainda mais decepcionado. Bem provável que venha uma 8700XT com desempenho de uma 6800XT e uma 8800XT com desempenho de uma 6900XT. Até porque ela nem deve lançar placa mais forte que a 7900XTX.

O negócio será ela lançar uma 8900XT com desempenho de uma 7900XTX mas consumindo bem menos e custando menos também.

Agora no final de 2026 ou início de 2027 com a RDNA 5.0 a coisa será diferente. Pode acreditar nisso.

Aí sim deveremos ver uma 9600 com desempenho de uma 6800/7700XT mas com consumo de uma 6600.

Também deveremos ver uma 9700XT com desempenho de uma 7900XT mas consumindo e custando menos.

A 9800XT provavelmente virá com performance um pouco superior a 7900XTX mas com consumo bem menor.

E a 9900XT deverá vir uns 20% superior a 7900XTX mas consumindo o mesmo de uma 8800XT.

DETALHE: Não espere placa dobrar de desempenho meio como tivemos entre a R9 290 VS RX580 ou R9 280 VS RX570.

OBS: Só lembrando que a 270X tinha performance da HD7870. E a 260X performance da HD7850. E as R9 280 e 280X tinham performance das HD7950 e HD7970 respectivamente. Portanto não é de agora que ela vem fazendo isso que vc está reclamando.
 
Última edição:
A 4070 é equivalente a uma 3080. Mas a 4070 vem com 2GB a mais e consome bem menos. É 190W VS 320W.
A nVidia lançou a 3080 12Gb, mais rápida com mais CUDA que a de 10gb e descontinuou a de 10Gb.
4070 tá mais próxima da de 12Gb.

Eu testei as 2x aqui em casa, raster 3080 12Gb melhor. RT 4070 melhor, mas a diferença não é nem 5%.
O grande lance da 4070 foi o consumo bem mais baixo como vc disse e as inovações no DLSS e FG que a fazem dar um bom salto na frente quando usado, fora o preço.
 
Última edição:
Mas placa mãe e memórias ainda estão muito caras. Pelo visto vou continuar com meu AM4 9 5900X por muito tempo ainda.

Já tem kit AM5 sendo vendido a 3k (7600x, b650 e memória), ta valendo a pena já partir pra ele
 
Já tem kit AM5 sendo vendido a 3k (7600x, b650 e memória), ta valendo a pena já partir pra ele

Preciso de no mínimo 8 núcleos, de preferência 10 ou 12, 7600X não rola para mim, uso vários servidores de Banco de Dados, VMs, muita coisa aberta, por isso uso 5900X que tem 12 núcleos. E um 12 núcleos AM5 é uns R$2500, só a CPU.
 
Preciso de no mínimo 8 núcleos, de preferência 10 ou 12, 7600X não rola para mim, uso vários servidores de Banco de Dados, VMs, muita coisa aberta, por isso uso 5900X que tem 12 núcleos. E um 12 núcleos AM5 é uns R$2500, só a CPU.
Meus ups de servidor aqui, para rodar varias VMs e dockers...Xeon 14/28 64Gb DDR4 -> 5900X 128Gb DDR4 -> 7900X 192Gb DDR5.
Valeu o investimento, a unica coisa que me incomodou foi uns cold reboot do nada, aconteceu sem mais nem menos no dia/dia, suspeito de memória, estabilizou depois que diminui o clock das memórias.
 

AMD Ryzen 9 7900X3D por US$ 409,99​

A CPU teve um desconto de US$ 50, em comparação ao preço de janeiro.
BQME12j.png

Em fevereiro do ano anterior, a AMD revelou dois modelos Ryzen 9 equipados com 3D V-Cache – o 7950X3D e o 7900X3D. Este último serve como um meio termo, posicionado entre a variante de 16 núcleos e o amplamente popular CPU para jogos da AMD, o 7800X3D, com 8 núcleos. Devido ao design não uniforme dos chiplets Zen4 da série X3D, apenas um chiplet apresenta o 3D V-Cache, enquanto o outro oferece uma configuração padrão sem cache adicional. O 7900X3D, com 4 núcleos habilitados no chiplet padrão secundário, não possui o recurso 3D V-Cache.

O preço das séries 7950X3D e 7800X3D sofreu várias mudanças ao longo do ano passado, atualmente em um ponto muito mais baixo em comparação com o MSRP ainda oficial. Definitivamente já vimos esses SKUs a preços mais baixos, mas é a variante de 12 núcleos que agora marca seu preço mais baixo.

O Ryzen 9 7900X3D manteve-se listado em US$ 500 durante a maior parte de 2023. Em janeiro, outra onda de descontos reduziu o preço para US$ 460 e, a partir de hoje, foi reduzido ainda mais para US$ 409, marcando outra redução de US$ 50.

Preços do AMD Ryzen 7000X3D (em 15 de fevereiro de 2024)​

Poderemos receber comissões de afiliados por compras feitas através desses links.

Apenas dois dos varejistas populares nos EUA têm este SKU listado a esse preço, mas deve-se esperar que outros o sigam em breve. Mesmo a loja oficial da AMD ainda não tem esse preço (onde permanece em US$ 449).

sdDoyUD.png


Descobrir se o preço vale a pena em comparação com a versão de 8 núcleos é um pouco complicado. O 7800X3D ainda custa 50 dólares a menos e não há problemas de jogo com afinidade de thread, já que ele possui apenas um chiplet. Ainda assim, é US$ 190 mais barato que o SKU de primeira linha da AMD com 16 núcleos, então talvez esse SKU finalmente faça sentido com esse preço.

AXZwcDC.png
Esperando o 9800X3D pra finalmente migrar pra AM5 :incri1:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo