[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
"Andrzej Janik passou os últimos dois anos trazendo o ZLUDA para GPUs Radeon e funciona: Muitos softwares CUDA podem rodar em HIP/ROCm sem quaisquer modificações - ou outros processos... Basta executar os binários como faria normalmente, só precisa garantir que a biblioteca ZLUDA substitua a CUDA na hora de ser carregada. Por razões que desconheço, a AMD decidiu este ano interromper o financiamento do esforço e não lançá-lo como qualquer produto de software. Mas a boa notícia é que havia uma cláusula para o caso dessa eventualidade: Janik poderia abrir o código-fonte da obra se/quando o contrato terminasse.

[...]No final das contas, o ZLUDA é incrível. É uma maravilha técnica incrível para mostrar as possibilidades de computação em GPU e colocar software somente CUDA em funcionamento em GPUs Radeon. É uma pena que a AMD não esteja prosseguindo com o esforço, mas pelo menos agora ele é de código aberto. Será interessante ver se o código-fonte aberto evolui e se há apoio suficiente da comunidade e demanda por suporte binário fácil de software CUDA em GPUs AMD. Andrzej Janik não expressou muito otimismo em relação às perspectivas de financiamento coletivo/doações para continuar o desenvolvimento do ZLUDA a toda velocidade, antes de receber novo apoio corporativo, mas mencionou o interesse em pelo menos trabalhar no ZLUDA para suas próprias necessidades pessoais, como explorar o DLSS da NVIDIA em ZLUDA para hardware AMD Radeon. Esperamos que algo possa acontecer para manter o projeto vivo."

Será que dessa vez vai? Será que agora engata? Será que ele conseguirá rodar o DLSS nas Radeon?
daí o pessoal pira ao acreditar que uma tal comunidade vai magicamente fazer algo gratuitamente.
CUDA é voltado para produtividade, mas também para GPGPU, que alguns jogos/engines utilizam. Quanto ao DLSS... o que são os Tensor Cores? Não são núcleos especializados em cálculos de baixa precisão e matrizes? Advinha quem faz isso nas Navi? Sim, as unidades computacionais.

Da mesma forma que a NVIDIA tem unidades de RTRT e a AMD faz via CUs, essas operações são feitas no mesmo pipeline do processamento gráfico e portanto, na teoria, é possível rodar o DLSS em uma Navi caso ela execute o código nativo da verdinha, e é justamente isso que esse ZLUDA faz e que o dev está tentando: Ver se dá para colocar a teoria em prática.
bom, depende de empresas financiarem, tipo se ganham $$ ao deixar de pagar alguma coisa para alguém ao usar outra biblioteca.

Ao que tudo indica será anunciada esse ano mas chegará só ano que vem. O motivo é claro: Como a AMD no máximo vai lançar uma placa mid-end (8800XT, nome provisório) sua concorrente direta será a RTX 5070 (considerando pequena evolução da NVIDIA) ou 5060Ti (considerando grande evolução da NVIDIA), e ambas essas placas só lançam alguns meses depois das flagships (5090 e 5080), então ela está completamente sem pressa, mesmo que lance no primeiro trimestre de 2025 chegará antes das correspondentes da NVIDIA.

Claro, queria muito que ela não seguisse esse caminho e lançasse o mais cedo possível, a preços agressivos, para quando a concorrente chegar ela baixar o preço e forçar uma competição acirrada, mas da forma que ela está cômoda com o segundo lugar a prioridade é vender a série RX7000 esse ano o máximo que der, e seguir de perto a verdinha :v

---
Implementação CUDA financiada silenciosamente pela AMD construída em ROCm, ZLUDA, agora é de código aberto

"Andrzej Janik passou os últimos dois anos trazendo o ZLUDA para GPUs Radeon e funciona: Muitos softwares CUDA podem rodar em HIP/ROCm sem quaisquer modificações - ou outros processos... Basta executar os binários como faria normalmente, só precisa garantir que a biblioteca ZLUDA substitua a CUDA na hora de ser carregada. Por razões que desconheço, a AMD decidiu este ano interromper o financiamento do esforço e não lançá-lo como qualquer produto de software. Mas a boa notícia é que havia uma cláusula para o caso dessa eventualidade: Janik poderia abrir o código-fonte da obra se/quando o contrato terminasse.

[...]No final das contas, o ZLUDA é incrível. É uma maravilha técnica incrível para mostrar as possibilidades de computação em GPU e colocar software somente CUDA em funcionamento em GPUs Radeon. É uma pena que a AMD não esteja prosseguindo com o esforço, mas pelo menos agora ele é de código aberto. Será interessante ver se o código-fonte aberto evolui e se há apoio suficiente da comunidade e demanda por suporte binário fácil de software CUDA em GPUs AMD. Andrzej Janik não expressou muito otimismo em relação às perspectivas de financiamento coletivo/doações para continuar o desenvolvimento do ZLUDA a toda velocidade, antes de receber novo apoio corporativo, mas mencionou o interesse em pelo menos trabalhar no ZLUDA para suas próprias necessidades pessoais, como explorar o DLSS da NVIDIA em ZLUDA para hardware AMD Radeon. Esperamos que algo possa acontecer para manter o projeto vivo."

Será que dessa vez vai? Será que agora engata? Será que ele conseguirá rodar o DLSS nas Radeon?
Complicado Nvidia já deita e rola , rumores de perder parceria com Microsoft no Xbox,
incrível como AMD vem acertando em CPUs e erra tanto em gpus, antigamente tinha desculpa do orçamento, agora é incompetência mesmo.
vai ser vergonhoso.

Ao que tudo indica será anunciada esse ano mas chegará só ano que vem. O motivo é claro: Como a AMD no máximo vai lançar uma placa mid-end (8800XT, nome provisório)
8800XT que vai ter mesma performance da 7800XT que tem mesma performance que a 6800XT, só que custará $100 a menos que 7800XT. GG 😆
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Complicado Nvidia já deita e rola , rumores de perder parceria com Microsoft no Xbox,
incrível como AMD vem acertando em CPUs e erra tanto em gpus, antigamente tinha desculpa do orçamento, agora é incompetência mesmo.
vai ser vergonhoso.
Nada!!

7900XT é mais barata que 4070TI, é mais rápida e tem mais memória e vende mais que nVidia, e ninguém usa RT e DLSS é podre (imagem cagada)...segundo a fan base AMDista em peso do Videocardz. 😜

Resgatei essa opinião sobre a 7800XT porque meu sobrinho está querendo comprar uma placa com orçamento entre R$3 mil a R$4 mil (já sabendo que ele quase não irá usar RT ou DLSS), e após uma pesquisada parece que nessa faixa a 7800XT parece ser a melhor opção, performando em geral bem melhor que uma 4070 custando pouca coisa mais caro (uns R$200 na média), praticamente empatando com a 4070 Super recém lançada (dependendo do game perde ou ganha) mas custando uns R$500 menos e performando um pouco menos que uma 4070Ti (as vezes quase empata no raster) mas aí já custando bem menos (mais de R$1000 de diferença).Vi que reclamaram muito que o desempenho dela é igual à da antecessora 6800XT, o que é verdade e decepcionou muita gente, mas em compensação agora está muito mais barata.
O que acham?

Ninguém tem opinião sobre a 7800XT?

Ninguém tem opinião sobre a 7800XT?
é uma ótima placa, superior em raster da 4070, roda todos os jogos atuais em 1440p60 no máximo, VRAM de sobra pra texturas no Ultra em qualquer jogo etc. Fisicamente, o chip da 7800XT é a Navi 32, que é a evolução direta do chip Navi 22, sendo a Navi 32 em geral 50% mais rápida. O problema é que o chip "mid" Navi 22 foi vendido na linha 700 e agora a AMD tá vendendo o chip do mesmo segmento na linha 800 e cobrando mais caro. Ao mesmo tempo, jogar o chip "mais lento" pra linha superior fez os efeitos de aumento de performance da mesma linha serem negados, visto que o chip "mid" Navi 32 é comparada com o chip "Top" da linha anterior Navi 21

Ao que tudo indica será anunciada esse ano mas chegará só ano que vem. O motivo é claro: Como a AMD no máximo vai lançar uma placa mid-end (8800XT, nome provisório) sua concorrente direta será a RTX 5070 (considerando pequena evolução da NVIDIA) ou 5060Ti (considerando grande evolução da NVIDIA), e ambas essas placas só lançam alguns meses depois das flagships (5090 e 5080), então ela está completamente sem pressa, mesmo que lance no primeiro trimestre de 2025 chegará antes das correspondentes da NVIDIA.

Claro, queria muito que ela não seguisse esse caminho e lançasse o mais cedo possível, a preços agressivos, para quando a concorrente chegar ela baixar o preço e forçar uma competição acirrada, mas da forma que ela está cômoda com o segundo lugar a prioridade é vender a série RX7000 esse ano o máximo que der, e seguir de perto a verdinha :v

---
Implementação CUDA financiada silenciosamente pela AMD construída em ROCm, ZLUDA, agora é de código aberto

acho que ela parou pois eu acho uma puta vergonha e derrota tem que emular cuda em vez de rodar via opemcl por exemplo
tem que e converter os programas para rodarem de forma nativa (devia ser transparente)

8800XT que vai ter mesma performance da 7800XT que tem mesma performance que a 6800XT, só que custará $100 a menos que 7800XT. GG 😆

Nada!!

7900XT é mais barata que 4070TI, é mais rápida e tem mais memória e vende mais que nVidia, e ninguém usa RT e DLSS é podre (imagem cagada)...segundo a fan base AMDista em peso do Videocardz. 😜
eu não uso borrador de imagens

é uma ótima placa, superior em raster da 4070, roda todos os jogos atuais em 1440p60 no máximo, VRAM de sobra pra texturas no Ultra em qualquer jogo etc. Fisicamente, o chip da 7800XT é a Navi 32, que é a evolução direta do chip Navi 22, sendo a Navi 32 em geral 50% mais rápida. O problema é que o chip "mid" Navi 22 foi vendido na linha 700 e agora a AMD tá vendendo o chip do mesmo segmento na linha 800 e cobrando mais caro. Ao mesmo tempo, jogar o chip "mais lento" pra linha superior fez os efeitos de aumento de performance da mesma linha serem negados, visto que o chip "mid" Navi 32 é comparada com o chip "Top" da linha anterior Navi 21

Grato pela resposta super-detalhada!

Realmente, a ideia é usar 1440p no Ultra, sem RT e sem DLSS pois este recurso infelizmente deixa meio borrado as letras e instrumentos dos cockpits de simuladores, por isso busquei desempenho puro em raster.

Como o kit é branco, só fica a dúvida entre a Sapphire, PowerColor e Asrock. Algum comentário sobre qualidade de construção, garantia e etc? ( A Sapphire tem 3 meses da loja + 21 meses do fabricante, mas desconheço o RMA deles, as demais de 12 meses na loja)

Última edição:
Estou pensando em montar um PC.....hoje para 2K a melhore seria uma 7800XT ou algum outro modelo abaixo me supre ?

Nada de jogos competitivos.

Estou pensando em montar um PC.....hoje para 2K a melhore seria uma 7800XT ou algum outro modelo abaixo me supre ?

Nada de jogos competitivos.

De novo isso? Cara, quantas vezes você vai mudar de ideia?

Desde pelo menos 2020, vc sempre fala em montar PC. Depois fala que PC não presta e compra console. E depois PC, e depois console, etc. :mao:

Fora o "vou usar linux", "linux não presta", "vou usar linux", "linux não presta"...

Eu não acho plausível lançar uma placa dizendo que é sucessora apenas devido ao seu preço.
Toda nova geração o mínimo que se espera é avanço em performance, o que não ocorreu com a 7800XT.

Se vc esperar 2 anos por um lançamento, e a placa entregar o mesmo que a geração anterior, então nem devia ter lançado.

E a Nvadia que lançou a 4060Ti com desempenho da 3060Ti e custando o mesmo que ela?

A AMD ao menos lançou as 7800XT = 6800XT e 7700XT = 6800 mas custando menos do que as placas da geração anterior.

A Nvidia só mandou bem na 4070 que ela lançou com desempenho da 3080 e custando U$100 a menos. Fora o consumo de 190W VS 320W.

Foi no consumo que a AMD falhou feio nessa geração atual. Não foi no valor.

Gigabyte lançará GPU para jogos Radeon RX 7900 GRE​

iqMXFlk.png

A série Radeon RX 7000 da Gigabyte oferece uma seleção limitada de designs: modelos de referência AMD, a série Gaming personalizada e uma única placa AORUS Elite, apresentada no RX 7900 XTX. Em comparação com a linha RTX 40 da NVIDIA, alguns podem achar esta coleção menos impressionante.

A empresa parece não se incomodar com esse fato e agora está introduzindo um novo SKU nesta linha, a Radeon RX 7900 GRE. A placa fará parte da série Gaming e pegará emprestado o design do modelo Radeon RX 7800 XT.

Como sabemos, o RX 7900 GRE, também conhecido como Golden Rabbit Edition, inicialmente visava especificamente o mercado chinês. Desde então, expandiu a sua disponibilidade para a Europa e outros países asiáticos. No entanto, atualmente não há informações sobre o 7900 GRE chegando às Américas.

YYIYz7m.jpeg

etknx05.jpeg

O RX 7900 GRE usa GPU Navi 31 XL, que é uma variante de tamanho reduzido da GPU Navi 31 completa usada pelos SKUs RX 7900 XT e XTX. A GPU vem em um pacote menor, comparável ao Navi 32. Assim, os parceiros da placa podem reutilizar o mesmo design de placa de seus modelos RX 7800 XT/7700 XT, especialmente considerando o requisito de energia. Na verdade, o RX 7900 GRE precisa de menos energia (260 W) do que o 7800 XT (263 W).

A empresa ainda não forneceu detalhes sobre os clocks, mas a julgar pelo nome da GPU, ela virá com overclock de fábrica pronto para uso. A Gigabyte ainda não listou oficialmente este modelo em nenhum lugar, mas os usuários podem encontrar referências a tais modelos no Japão, possivelmente indicando que ele será lançado lá também.

Se eu fosse pegar uma placa da AMD nessa geração essa placa seria justamente essa 7900 GRE da Giga. Mas acabei pegando uma 4070 branquinha com três coolers da Giga por 3.9K.

Última edição:
Foi no consumo que a AMD falhou feio nessa geração atual. Não foi no valor.
Decida-se

Uma hora tu fala de valor de um modelo, outra hora tu fala do cunsumo da geraçao toda.

Nao sabe focar no assunto que se estava discutindo (7800XT)?

• Curtir
Reações: Zyt
Decida-se

Uma hora tu fala de valor de um modelo, outra hora tu fala do cunsumo da geraçao toda.

Nao sabe focar no assunto que se estava discutindo (7800XT)?

Eu disse que não foi no valor que ela falhou e sim no consumo. Pois no caso do Valor VS Desempenho ela conseguiu entregar placas com desempenho equivalente mas custando menos. Mas isso não aconteceu no consumo. Capiche!!!

A Nvidia pelo menos nisso ela foi melhor. Pois a 4060Ti consome menos do que a 3060Ti e a 4070 consome beeeem menos do que a 3080.

Já entre 7800XT VS 6800XT e 7700XT VS 6800 isso nem aconteceu.

Eu disse que não foi no valor que ela falhou e sim no consumo. Pois no caso do Valor VS Desempenho ela conseguiu entregar placas com desempenho equivalente mas custando menos. Mas isso não aconteceu no consumo. Capiche!!!

A Nvidia pelo menos nisso ela foi melhor. Pois a 4060Ti consome menos do que a 3060Ti e a 4070 consome beeeem menos do que a 3080.

Já entre 7800XT VS 6800XT e 7700XT VS 6800 isso nem aconteceu.
Lol...o assunto era 7800XT...

ai tu emenda alhos nos bugalhos

E como se a 7800XT VS 6800XT fosse a única placa que a AMD lançou com mesmo desempenho da geração anterior. Ela vem fazendo isso desde a RX580 = RX5500XT = RX6500XT. Mas ao menos nesse caso além do valor o consumo também era nitidamente menor nos modelos seguintes.

Já nas 7800XT e 7700XT a AMD ficou devendo no consumo em relação as 6800XT e 6800.

A 7900XT também ficou com consumo alto. A 7900XTX nem se fala. Consome uns 50W a mais que a 7900XT. Meio como ficou a diferença entre as 7600 e 7600XT.

Até que na 7900GRE ela fez um bom trabalho. Mas foi só nela. No restante deixou muito a desejar em relação a Desempenho VS Consumo.

Vamos ver se nas RDNA 4.0 ela da uma melhorada nisso.

Aí mesmo que ela me lance uma 8800XT sendo igual a uma 6800XT/7800XT eu espero que essa 8800XT consuma nitidamente menos do que elas.

O mesmo eu espero de uma 8700XT. Mesmo que ela venha equivalente as 6800/7700XT.

E a 8600 também tem que vir consumindo menos que a 7600.

Quem sabe ela não consiga uma RX8600 de U$250 com consumo de uma RX570 4GB!

Ou uma RX8700XT de U$350 com consumo de uma RX6600 8GB!

Porque como ela disse que nem vai lançar placas Premium, só resta ela focar no Valor e Consumo.

A 7900GRE por U$600 é um bom exemplo a ser seguido. Para mim esse é o melhor modelo dessa linha 7mil da AMD nos quesitos Desempenho VS Valor VS Consumo VS Temperatura.

Para mim a GRE é o melhor custo benefício dessa atual geração da AMD.

Última edição:
Gente, estou pensando em pegar uma 7800 XT. AMD ainda é um problema?

Estou entre ela e a saudosa 4070. Não ligo para RT, tenho um monitor QHD 165Hz. Na gringa eu vejo o pessoal rasgando elogios para a 7800XT, mas aqui no Brasil vejo muito pouco conteúdo.

Gente, estou pensando em pegar uma 7800 XT. AMD ainda é um problema?

Estou entre ela e a saudosa 4070. Não ligo para RT, tenho um monitor QHD 165Hz. Na gringa eu vejo o pessoal rasgando elogios para a 7800XT, mas aqui no Brasil vejo muito pouco conteúdo.
vc já se decidiu e está precisando de um ombro de apoio para dizer que fez a decisão correta?

Ainda não, meu amigo.
acho que sim hein,...mencionou 3 coisas...saudosa e nao usa RT para 4070, lá fora só elogios para 7800XT...
ta querendo que alguém diga...sim compre a 7800XT que é legal.

Eu não acho plausível lançar uma placa dizendo que é sucessora apenas devido ao seu preço.
Toda nova geração o mínimo que se espera é avanço em performance, o que não ocorreu com a 7800XT.
Se vc esperar 2 anos por um lançamento, e a placa entregar o mesmo que a geração anterior, então nem devia ter lançado.

Mas se a placa nova custa bem mais barato , não estou nem aí se não teve ganho de performance.

Se amanhã lançarem uma 5090 com o mesmo desempenho da 4090 (e já faz quase 2 anos do lançamento) mas custando metade do preço, não estou nem aí como vão chamá-la ou classificá-la, podem dizer que é a 5090 Jesus Christ Advanced, Galactic Monster ou Devil Definitive Version, pouco me importa.

Mas se a placa nova custa bem mais barato , não estou nem aí se não teve ganho de performance.

Se amanhã lançarem uma 5090 com o mesmo desempenho da 4090 (e já faz quase 2 anos do lançamento) mas custando metade do preço, não estou nem aí como vão chamá-la ou classificá-la, podem dizer que é a 5090 Jesus Christ Advanced, Galactic Monster ou Devil Definitive Version, pouco me importa.
lol... problema seu.

e quem nao quer a performance da 4090 pela metade do preço...nada a ver a comparação.

Pega então a RX580 por 20,00 hoje....

e quem nao quer a performance da 4090 pela metade do preço...nada a ver a comparação.

Tudo a ver, pois a 7800XT é performance da 6800XT a um preço menor e lançada bem depois. Exatamente mesmo caso.

E segundo você, "esperar 2 anos por um lançamento, e a placa entregar o mesmo que a geração anterior, então nem devia ter lançado", então ainda segundo você, uma 5900 2 anos depois entregando o mesmo que uma 4900 nem devia lançar, mas pelo visto você mudou de ideia bem rápido.

Última edição:
Tudo a ver, pois a 7800XT é performance da 6800XT a um preço menor e lançada bem depois. Exatamente mesmo caso.
claro que não.
tu compara com uma placa muito superior dizendo que se lançarem uma igual com preço menor...ué e quem não vai querer ?

agora se vc pega uma placa de 3 anos atrás que era performance top e hoje considerado mediano, lançam modelo novo só com mudança de preço, se tu acha isso legal isso,..nossa...meus parabéns.

daqui 4 anos quero ver tu achar legal, a 9800XT com mesma performance da 6800XT, 7800XT e 8800XT, só que por $100 a menos que a 8800XT...super bão né.

ai coloca para rodar os jogas que lançarem em 2028 com placa de performance de 2020.

Última edição:
agora se vc pega uma placa de 3 anos atrás que era performance top e hoje considerado mediano, lançam modelo novo só com mudança de preço, se tu acha isso legal isso,..nossa...meus parabéns.

Contextualize: A 7800XT ainda tem uma performance bastante boa pelo preço pois empurra muito bem 1440p no Ultra, supera com folga uma 4070 e chega perto de uma 4070TI custando o preço de uma 4070 e ainda tem mais VRAM.

E é só isso que interessa, então sim, é bem legal.

Mas não precisamos concordar, se você não acha, beleza, fim do assunto.

Última edição:
Contextualize: A 7800XT ainda tem uma performance bastante boa pelo preço pois empurra muito bem 1440p no Ultra, supera com folga uma 4070 e chega perto de uma 4070TI custando o preço de uma 4070 e ainda tem mais VRAM.
Pouca coisa na frente de uma 4070 e fica atrás até da 4070 Super, não? Se não me engano a 7800XT fica bem entre essas 2 então me soa estranho dizer que supera com folga a 4070 e chega perto de uma 4070 Ti já que a diferença (a mais vs a 4070 e a menos vs a 4070 Super) é +- a mesma, de qualquer forma vai da pessoa ver o que é mais interessante pra ela mesmo, VRAM no caso da 7800XT e tempo de garantia no caso da Nvidia em geral

E é só isso que interessa, então sim, é bem legal.

Mas não precisamos concordar, se você não acha, beleza, fim do assunto.
já desviou do assunto.
não é nada sobre eficiência dela nos jogos de hoje e muito menos comparativo com a concorrência.
mas tudo bem, se quiser usar isso para justificar a compra de uma placa requentada com nova embalagem.

Users who are viewing this thread

Voltar