[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

qual eh essa onda de monitor curvo? eu n gosto muito....
o que vcs acham?
Acredito ser questão de gosto realmente, a mim não convem kkk.
Pensei muito em pegar um de 34" para testes, mas fui para o de 32" da LG mesmo...
Minhas primeiras impressões sobre o LG Ultragear 32GN600-B, caso alguém faço downgrade de um painel que tenha muito brilho maior que 300 Nits, já vai sentir bastante a diferença.
O ajuste de cor da minha preferencia ainda não consegui atingir testei alguns presets e não agradaram.
Mas para aquilo que ele foi adquirido ficou muito bom, que era justamente ter uma tela maior para jogar a uma distancia razoável(lá na minha cama kkk) distancia de quase 4 metros.
O HDR dele no Playstation 5 é um lixo na minha opinião, não compensa e foi desabilitado para tal.
Jogando alguns jogos não senti tanta diferença lá no PS5, até porque nessa distancia um monitor de 27 acaba que você tem que ficar forçando demais para ver qualquer coisa.
Não adquiri uma tv pois faria baixo uso dela, fora que trabalho com desenvolvimento e queria testar uma tela VA.
Se por um acaso alguém não quer abrir mão de cores bem vividas não recomendo esse monitor, perante o que vejo aqui não vale essa troca de um IPS por esse VA.
Caso alguém tenha alguma dica fora a do Rtings para a calibração aceito de coração kkk, mas não está me incomodando.
 
Eu gosto do monitor curvo, acho que para telas grandes onde vc fica mais próximo é melhor. Pelo menos eu curti o meu, na época nem tinha reparado que era curvo. Percebi quando chegou em casa kkk, mas foi uma grata "surpresa"
 
Hoje uso um UW plano de 29", a ideia de um monitor maior e curvo é para uso em simuladores de corrida, do contrário, até 32" não vejo motivos para serem curvos.
 
Minhas primeiras impressões sobre o LG Ultragear 32GN600-B, caso alguém faço downgrade de um painel que tenha muito brilho maior que 300 Nits, já vai sentir bastante a diferença.
...não vale essa troca de um IPS por esse VA.

Qnd comprei meu monitor tava na dúvida se pegava esse ou o UR550. Fui ver um vídeo review bem básico msm de um kra q comprou o LG e disse q as cores eram boas :kidding:.

Se c/ um vídeo de YT já deu pra perceber q o contraste do VA é bem + opaco vs o IPS, imagina ao vivo. Fui de UR550 e não me arrependo.
 
qual eh essa onda de monitor curvo? eu n gosto muito....
o que vcs acham?

Depende muito do tamanho, de 30" para cima acho benéfico, especialmente no caso dos Ultrawide de 34" tem que ser curvo ou as bordas já ficam em um ângulo muito ruim para sua visão, afinal o monitor fica bem mais perto de seus olhso que uma TV, então o monitor curvo acaba suavizando este ângulo e deixando na prática a tela mais reta em relação a seus olhos, parece contraditório mas é isso.

Já para monitores menores, de 28" para baixo, não vejo necessidade.
 
Depende muito do tamanho, de 30" para cima acho benéfico, especialmente no caso dos Ultrawide de 34" tem que ser curvo ou as bordas já ficam em um ângulo muito ruim para sua visão, afinal o monitor fica bem mais perto de seus olhso que uma TV, então o monitor curvo acaba suavizando este ângulo e deixando na prática a tela mais reta em relação a seus olhos, parece contraditório mas é isso.

Já para monitores menores, de 28" para baixo, não vejo necessidade.
faz senido
 
Nao gosto, prefiro mil vezes a tela plana mesmo

Auxilia em aumentar a cobertura do campo de visão pois permite usar a tela mais próxima dos olhos, e também diminui distorções em telas VA.

Mas nem sempre, depende da resolução, do DPI e do tamanho da tela.

Em alguns casos pode ser inútil.
 
Chegou meu monitor Superframe MSFE-27144, infelizmente veio com defeito, a tela dele fica em tons de Roxo, vou solicitar devolução já. Infelizmente não consegui testar muito o monitor.
O meu chegou ontem, a imagem é muito boa, só precisa de uma pequena calibrada. Felizmente só encontrei 1 dead pixel em uma área pouco perceptível e como é bem pequeno quase nem notei ele depois de 3 testes.
 
Passando por aqui de novo pra relatar minha nova leva de decepções com monitores Pichau.
Já usei:
Centauri Pulse
Centauri Pulse Pro
Centauri CR27
SPRO28
Cepheus Fuse

Gostei do CR27, mas deu problema; odiei o pulse pro e já expliquei; odiei o pulse pq é completamente pálido, sem contraste nem cores; gostei do spro28, mas tinha problema com o FreeSync e era muito saturado; gostei do fuse, mas tem black crushing.
É isso por hoje, rapaziada, tô com tala na mão, então não vou me estender.

Ah, e o Cepheus Fuse veio na embalagem menos protegida de todos e tem os piores botões de OSD que já vi na vida, são ridiculamente duros e falham, o que foi um inferno pra minha tendinite.

I'm tired, jefe, preciso achar um monitor que não me deixe puto nem pobre. Tô pensando se fico com o Fuse (tem 1 stuck pixel verde, sim, DE NOVO) e um vazamento de luz violento num canto e outro menor em outro. E o Pulse deve voltar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu chegou ontem, a imagem é muito boa, só precisa de uma pequena calibrada. Felizmente só encontrei 1 dead pixel em uma área pouco perceptível e como é bem pequeno quase nem notei ele depois de 3 testes.

Sabe me dizer se ele é supersaturado, tem black crushing, algum problema?
 
Última edição:
Passando por aqui de novo pra relatar minha nova leva de decepções com monitores Pichau.
Já usei:
Centauri Pulse
Centauri Pulse Pro
Centauri CR27
SPRO28
Cepheus Fuse

Gostei do CR27, mas deu problema; odiei o pulse pro e já expliquei; odiei o pulse pq é completamente pálido, sem contraste nem cores; gostei do spro28, mas tinha problema com o FreeSync e era muito saturado; gostei do fuse, mas tem black crushing.
É isso por hoje, rapaziada, tô com tala na mão, então não vou me estender.

Ah, e o Cepheus Fuse veio na embalagem menos protegida de todos e tem os piores botões de OSD que já vi na vida, são ridiculamente duros e falham, o que foi um inferno pra minha tendinite.

I'm tired, jefe, preciso achar um monitor que não me deixe puto nem pobre. Tô pensando se fico com o Fuse (tem 1 stuck pixel verde, sim, DE NOVO) e um vazamento de luz violento num canto e outro menor em outro. E o Pulse deve voltar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Sabe me dizer se ele é supersaturado, tem black crushing, algum problema?
Não descarte um monitor por ser muito "saturado", isso não é defeito.

Leia aqui com atenção: https://forum.adrenaline.com.br/thr...de-monitores.450694/page-1150#post-1076737817

Sobre vazamento de luz: se não for algo REALMENTE absurdo, vc se acostuma. Não deixe de ficar com um monitor apenas por este motivo. Depois de alguns meses vc até esquece que existe, e depois quando percebe, nem se importa mais.

Não existe monitor perfeito, muito menos nessa faixa de preço.
 
Não descarte um monitor por ser muito "saturado", isso não é defeito.

Leia aqui com atenção: https://forum.adrenaline.com.br/thr...de-monitores.450694/page-1150#post-1076737817

Sobre vazamento de luz: se não for algo REALMENTE absurdo, vc se acostuma. Não deixe de ficar com um monitor apenas por este motivo. Depois de alguns meses vc até esquece que existe, e depois quando percebe, nem se importa mais.

Não existe monitor perfeito, muito menos nessa faixa de preço.
Eu não devolvi nenhum pela saturação, mas por outros problemas. Dito isso, excelentes dicas, valeu!

Resumidamente:
Centauri Pulse: pálido, sem contraste, nem cores, único sem dead/stuck pixels;
Centauri Pulse Pro: matiz do vermelho errada e não dava pra deixar bom pelo OSD (não gosto de depender de perfis de cores, pois, nem todas as aplicações usam), além de ter color banding que meu AOC 6 bits + FRC não tinha;
Centauri CR27: gostei e pretendia manter, mas começou a dar artefatos sutis na Netflix e violentos no Cyberpunk 2077 ()
Centauri SPRO28: achei muito saturado, mas tinha um defeito no FreeSync, eu acho, pq corrompeu o vídeo várias vezes na Netflix, dava uns bugzinhos, até que aconteceu isso:
Cepheus Fuse: Tô gostando, mas tem black crushing, 1 stuck pixel verde e o vazamento de luz intenso do lado do relógio do windows.
 
Não descarte um monitor por ser muito "saturado", isso não é defeito.

Leia aqui com atenção: https://forum.adrenaline.com.br/thr...de-monitores.450694/page-1150#post-1076737817

Sobre vazamento de luz: se não for algo REALMENTE absurdo, vc se acostuma. Não deixe de ficar com um monitor apenas por este motivo. Depois de alguns meses vc até esquece que existe, e depois quando percebe, nem se importa mais.

Não existe monitor perfeito, muito menos nessa faixa de preço.
Grande camarada brdtoledo, pode me indicar um calibrador?
Abração!
 
MInha mão tá coçando pra pegar um OLED G9 e vender meus dois ultrawide de 34, pra ter um visual mais "clean" na mesa.

Tenho pesquisado bastante esses dias e tô entre pegar o G9 agora ou esperar aquele Asus de 32 polegadas 4k que acabou de lançar chegar no Brasil(se chegar).

O que acham, um monitor menor porém 4k ou um G9 que é bem maior mas com menos resolução?
 
Grande camarada brdtoledo, pode me indicar um calibrador?
Abração!
Fala, brother! Tudo certo?

Eu uso esse que o colega recomendou: Datacolor Spyder X Pro.

É um modelo de entrada mas tem me atendido perfeitamente.
 
Eae rapaziada, uma dúvida. Estou pra comprar um proart 27 quad hd. É para trabalho, mas os 75hz sao bons o suficientes para jogos singleplayer offline?
 
Pessoal, dúvida. Aquele LG ultragear OLED mantém o mesmo nível de qualidade das TVs em relação ao painel OLED? Pergunto pois uma vez tive a oportunidade de ver um monitor odyssey com painel OLED e ele tinha um vazamento de luz que não é característico de painéis oleds.
 
Eae rapaziada, uma dúvida. Estou pra comprar um proart 27 quad hd. É para trabalho, mas os 75hz sao bons o suficientes para jogos singleplayer offline?
Se vc sempre usou 60Hz não sera um problema para jogos SP os 75Hz, agora se usa algum modelo 120Hz +, ai vai ter alguma dificuldade para se acostumar com a fluidez.
 
Pessoal como você comparariam a diferença de

60hz ips - 144hz ips

Para

144hz ips - 360hz oled

O salto é num nivel proximo, mudou pouco, nao notaram diferença, ou acham que pode ser placebo

Vamos supor isso pra um CS2 da vida, realmente vcs notaram uma vantagem no gameplay?
 
Pergunto pra quem ja usou um 29 ultrawide e migrou pra um 34 ultrawide, da diferenca na produtividade mesmo? Estou querendo fazer esse upgrade, mas, nao sei se realmente teria diferenca.
 
Pessoal uma duvida sobre o DSC

No display port do aw2725df acredito que 1440p a 360hz vai ativar o DSC, porem e se eu colocar o CS na resolução 1080p 360hz, isso desligaria automaticamente o DSC?

E sera que é possivel jogar a 1920x1440 360hz sem DSC? Ou estoura o limite do display port tambem
 
Pessoal uma duvida sobre o DSC

No display port do aw2725df acredito que 1440p a 360hz vai ativar o DSC, porem e se eu colocar o CS na resolução 1080p 360hz, isso desligaria automaticamente o DSC?

E sera que é possivel jogar a 1920x1440 360hz sem DSC? Ou estoura o limite do display port tambem
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo