Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Oi, pessoal. Estou pensando em entrar no mundo dos concursos, mas não sei por onde começar e nem qual estratégia adotar. Acredito que as provas ocorram meses depois da publicação do edital, o que me leva a crer que o ideial seria eu já estar estudando antes dele. Surge a dúvida: como vou saber se o edital vai mesmo ser publicado? E como fico sabendo sobre os próximos concursos? Devo estudar para mais de um ao mesmo tempo? Enfim, eu gostaria de umas dicas/ conselhos para tentar traçar um objetivo, delimitar a minha área de interesse dentro desse universo dos concursos. Agradeço a ajuda de todos vocês.
Se é concurso grande geralmente tem rumores que ele vai sair, ai vc pode começar a acessar sites de concursos para saber.
Exemplo

Agora se vc quer saber que concurso está aberto eu recomendo esse


Agora não tem como te ajudar se não sabemos sua área e nem o que vc quer prestar.
Depois de um edital publicado é quase impossível vc estudar todo ele no prazo até a aplicação da prova.

Veja por exemplo o da PP do PR. Edital saiu ontem e tem 7 matérias específicas (dentro delas diversas leis) + o básico de pt, mat e informática.

Então o início de tudo é estudar PT, Mat/Raciocínio lógico e informática e depois ir vendo o que vc precisa estudar de acordo com a sua área.
 
Se é concurso grande geralmente tem rumores que ele vai sair, ai vc pode começar a acessar sites de concursos para saber.
Exemplo

Agora se vc quer saber que concurso está aberto eu recomendo esse


Agora não tem como te ajudar se não sabemos sua área e nem o que vc quer prestar.
Depois de um edital publicado é quase impossível vc estudar todo ele no prazo até a aplicação da prova.

Veja por exemplo o da PP do PR. Edital saiu ontem e tem 7 matérias específicas (dentro delas diversas leis) + o básico de pt, mat e informática.

Então o início de tudo é estudar PT, Mat/Raciocínio lógico e informática e depois ir vendo o que vc precisa estudar de acordo com a sua área.
Oi. Sou bacharel em Direito, mas não tenho OAB. Na verdade, eu estava pensando em fazer outra faculdade (Biologia), mas, pensando melhor, talvez não seja uma boa abrir mão de toda a minha graduação. Durante a faculdade, desenvolvi alguns problemas de ansiedade e confiança que acabaram abalando a minha autoestima e a minha vontade de progredir, só que agora pretendo mudar essa situação. Lendo o relato de alguns colegas aqui do tópico sobre a iniciativa privada, talvez eu deva mesmo focar nos concursos.
Muito obrigado pelas dicas!
 
Oi. Sou bacharel em Direito, mas não tenho OAB. Na verdade, eu estava pensando em fazer outra faculdade (Biologia), mas, pensando melhor, talvez não seja uma boa abrir mão de toda a minha graduação. Durante a faculdade, desenvolvi alguns problemas de ansiedade e confiança que acabaram abalando a minha autoestima e a minha vontade de progredir, só que agora pretendo mudar essa situação. Lendo o relato de alguns colegas aqui do tópico sobre a iniciativa privada, talvez eu deva mesmo focar nos concursos.
Muito obrigado pelas dicas!
O básico para começar a estudar para concursos é escolher uma carreira: administrativa, bancária, fiscal, policiais, tribunais, etc...

Dificilmente uma pessoa consegue ser aprovada se não focar em uma carreira especifica, para reaproveitar o aprendizado em várias provas consecutivas. Concursos são muito concorridos e as vagas são decididas por um ponto. Quem fez um micro gerenciamento mais eficiente consegue a vantagem.

O edital para o concurso da Caixa Econômica acabou de sair, eu dei uma olhada e veio muita coisa a mais que o do Banco do Brasil, realizado em abril de 2023. Muitos ficaram próximos da aprovação neste último, e continuaram a estudar esperando o seguinte. Como estão avançados nos estudos, focarão em revisar o que já aprenderam e em absorver o conteúdo novo. Quem vai começar agora, falando francamente, tem poucas chances.

É isso aí: escolha uma área e dedique-se. Você vai conseguir.
 
Tava iludido achando que vinha coisa boa pra TI nesse edital... salário baixo, só pra trabalhar em cidades com custo de vida alto.
Talvez bom pra quem já mora nelas, mas pra se mudar, sem chances.
Depois de 1 ano tu pode te candidatar em processo seletivo pra virar assistente júnior, salário vai pra 8k bruto. Depois vai pra pleno, senior, master, etc que pode chegar a 15-16k ou mais. Se tiver graduação, pós, experiência em TI, tu aparentemente sai à frente nesses processos seletivos. A progressão lá dentro é por comissionamento/gratificação, não pelo cargo em si.

Lembrando que o VR/VA da caixa é 1800 reais limpo e tem os PLRs semestrais que são mais uns 5-6k.

Eu achei interessantíssimo justamente pelo salário inicial baixo pra TI, a concorrência qualificada não vai nem olhar pra esse edital. Isso é uma vantagem enorme pra quem já é da TI e tem uma base do conhecimento específico.
 
Última edição:
Dizem que depois do período de experiência dobra o salário.
Isso é no BB, na caixa não tem esse benefício automático....
Mas como todo banco tem as funções comissionadas que podem aumentar sim o seu salário...
Enfim eu estava/estou focado no cnu, mas fiquei balançado com esse da caixa pois na minha cabeça é mais fácil de passar (e eu já vi boa parte de ti, lgpd gestão pública e gestão governamentais ou seja uns 20-30% do edital eu já vi estudando pro cnu)
 
Dizem que depois do período de experiência dobra o salário.
Isso só ouvi falar no BB. Pelo que vi, na Caixa não era tão fácil.
Depois de 1 ano tu pode te candidatar em processo seletivo pra virar assistente júnior, salário vai pra 8k bruto. Depois vai pra pleno, senior, master, etc que pode chegar a 15-16k ou mais. Se tiver graduação, pós, experiência em TI, tu aparentemente sai à frente nesses processos seletivos. A progressão lá dentro é por comissionamento/gratificação, não pelo cargo em si.

Lembrando que o VR/VA da caixa é 1800 reais limpo e tem os PLRs semestrais que são mais uns 5-6k.

Eu achei interessantíssimo justamente pelo salário inicial baixo pra TI, a concorrência qualificada não vai nem olhar pra esse edital. Isso é uma vantagem enorme pra quem já é da TI e tem uma base do conhecimento específico.
Aí fica interessante mesmo... o problema pra mim é justamente as localidades pra trabalhar. Eu sou do interior de SP e me interessaria a ficar no estado, porém difícil esse salário inical tendo família e ir morar na capital.
 
Parece que o PCs da Caixa não é tão ruim assim como vi uma galera falando:

imagem-3.png
 
Parece que o PCs da Caixa não é tão ruim assim como vi uma galera falando:

imagem-3.png

Quem entrar no cargo de TI, que é nível médio, passa da referência 201 pra 248?
Ou pode ir pra qualquer uma das outras na tabela de PFG?
 
Não tá fácil essa vida de concursos não.

Prova pra CR e tem 249 pessoas inscritas :fire:
 
Quem entrar no cargo de TI, que é nível médio, passa da referência 201 pra 248?
Ou pode ir pra qualquer uma das outras na tabela de PFG?
A certo tempo atrás aqui no tópico tinha um cara que trabalhava na caixa, se ele aparecer e puder dá uma luz nesse sentido kkkk, pesquisei um pouco e a única coisa que achei foi que vc pode progredir até 2 níveis por ano, mas tem que ser por merecimento ou por antiguidade (agora não sei se é um de cada ou pode ser os dois por antiguidade como funciona) tbm queria achar a tabela completa, tipo 201,202,203....247,248, pq a maioria dos cargos comissão que vejo e mais no sentido dos bancarios(venda) gerente é tals, como meu objetivo é TI creio que depender dessa progressão lá seja um pouco mais lenta, mas se já tiver essa "automática" da carreira já é god
 
Uma dúvida.
Abriu concurso PP/PR e os caras lançaram o edital com 7 vagas e 500 serão chamados para o curso de formação.
Ocorre que dessas 500 somente 50 serão para o sexo feminino e o STF entende que não pode ter essa distinção, inclusive PMSC tá parado por conta disso.

Dito isso, é quase com certeza que irão parar esse concurso por causa disso, mas a pergunta é para quem é feita essa denúncia? MP? Ou a pessoa tem que entrar com ação individual?
 
Depende mano.

Primeiro concurso?
Tem alguma graduação?
Já teve contato com os assuntos de alguma dessas áreas? (Conhecimentos bancários - Caixa ou Matérias do Direito - TJSP?)
já tinha estudado pra o BB e também pra tribunais, mas ainda não domino totalmente nenhuma matéria

meu questionamento é só em relação ao cargo em si, qual dos dois compensaria mais assumir

o cargo de técnico bancário ou escrevente
 
já tinha estudado pra o BB e também pra tribunais, mas ainda não domino totalmente nenhuma matéria

meu questionamento é só em relação ao cargo em si, qual dos dois compensaria mais assumir

o cargo de técnico bancário ou escrevente
Não existe resposta certa pra essa pergunta, vai muito de cada pessoa, estilo e perfil de trabalho. São dois universos totalmente diferentes.

Escrevente: carreira "engessada", você vai ser escrevente e ponto final, suas progressões serão pela passagem do tempo apenas. Trampo tranquilo nos fóruns, mas especificamente do TJSP não tenho ideia de como funciona para relotar, se seria fácil você ir pra uma cidade que queira ou se vc "caiu num buraco, é lá que vai ficar mesmo". Horário de boas e vários recessos, inclusive recesso forense final do ano (de 20/12 a 06/01 é folga). Contato com o público/atendimento relativamente baixo, e possibilidade de teletrabalho.

Caixa: você pode progredir na carreira a depender de seu empenho e qualificações, não é tão difícil trocar de agência/cidade (menos difícil que servidor de tribunal seguramente). Trabalho é bancário, vai lidar com público, meta, produtividade, tirando pessoal que cai no TI não sei se existe possibilidade de teletrabalho. Folgas bem mais restritas já que banco não para por qualquer coisinha.
 
já tinha estudado pra o BB e também pra tribunais, mas ainda não domino totalmente nenhuma matéria

meu questionamento é só em relação ao cargo em si, qual dos dois compensaria mais assumir

o cargo de técnico bancário ou escrevente
Então, mas aí voce vai ter que decidir qual área você quer. Não adianta ficar pulando de uma pra outra, isso só vai atrasar sua aprovação.
 
Alguém aqui já tem assinatura do Tec Concursos? Vale mesmo a pena?

Eu tenho o QConcursos, mas estou achando que está deixando muito a desejar na parte dos filtros / comentários das questões.
 
Saiu a relação de inscritos no CNU:
S6ubKZ6.png


Mais de 300mil inscritos pra AFT surpreendeu, mas a esmagadora maioria deve ser turista que se inscreveu só pq o salário é alto e não deve ter nem ideia do que a função desempenha.

Boa sorte aos que se inscreveram e vão encarar o provão!
 
Alguém sabe como ficam as férias nao gozadas quando toma posse em outro cargo público e dentro da mesma esfera?
 
Alguém sabe como ficam as férias nao gozadas quando toma posse em outro cargo público e dentro da mesma esfera?

Você pega uma declaração do órgão anterior referente ao tempo de serviço e informando que as férias não foram usufruídas e entrega no novo órgão para averbar o tempo de serviço e poder tirar normalmente.

Quando saí do Executivo Federal para o Judiciário Federal foi assim. Só averbei o tempo de serviço do órgão anterior e pude tirar as férias normalmente no novo órgão sem precisar esperar completar um ano de trabalho no novo cargo para obter o direito de tirar férias.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo