[Portateis] Asus ROG Ally [TÓPICO OFICIAL]

Besteira.
compre um powerbank, e um carregador com cabo de 3 metros, problema resolvido. bateria quando vc não tiver tomada por perto, vc configura ele low energy e consegue um tempo razoavel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se alguém tiver interesse esse hub é o melhor custo x beneficio que achei.

é QUASE perfeito.
Funciona hdmi 2.1
VRR freesync funcionou, 4k 120hz ok.
Porem não funcionou o modo 30w nele, mesmo com o carregador da ugreen de 100w. funciona 25w.
de qq forma prefiro 25w com freesync funcionando, doq 30w sem VRR que a maioria oferece.
paguei R$200 e recebi refound de 36 quando reclamei dos 30w, então pelo preço final, excelente compra.

IMG-20240130-WA0005.jpg

Parece que o Ally ainda tem problemas com isso, não libera o modo 30W mesmo você usando um carregador (e dock) que fornece até mais do que os 65W do carregador que vem com ele.
 
Parece que o Ally ainda tem problemas com isso, não libera o modo 30W mesmo você usando um carregador (e dock) que fornece até mais do que os 65W do carregador que vem com ele.

Há opções de Dock que ativam o modo turbo com o carregador que vem com o Ally. Dá uma olhada na postagem abaixo:

 
Vcs acham que o S.O original de fabrica (W11 single language com os softwares de fabrica) eh melhor que fazer uma instalação limpa e instalar o Windows 11 Pro zeradinho e instalar os app da asus depois ou nem preciso?
 
Ja de cara o W11 home SL que vem nele é mais leve que o Pro pois vem menos serviços e apps instalados e ativos, portanto mais leve. Percebi tb que esse W11 da Asus já vem com customizações, entao acho que é mais indicado mesmo ficar nesse "unattended setup" da Asus mesmo...
 
Vi que estão vendendo nos EUA a muito tempo a versão de entrada do Rogy Ally com 200 dólares de desconto, saindo D$ 399.

Alguém sabe o motivo? Essa versão tem algum problema ou será porque micou? Vale a pena ou melhor compra a mais cara?

Tenho uma viagem aos EUA e por esse preço achei interessante pegar um.

Como dá pra ver no comparativo que o colega postou, o problema é que a iGPU do Ryzen Z1 (Radeon 740M) só tem 4 CUs contra 12 CUs da 780M presente no Ryzen Z1 Extreme, fazendo o desempenho ser consideravelmente menor, principalmente quando plugado na tomada. Como antes custava apenas $100 a menos que a versão com o Z1 Extreme/780M, o modelo com a iGPU capada micou.

Mesmo por $399 eu não sei se compraria, visto que assim como um notebook, não tem upgrade por ser tudo soldado. Vai ser que nem quem comprou um Xbox Series S e logo se arrependeu de não ter comprado um Series X de uma vez, pra não se incomodar tão cedo. Além disso, eu li que dá pra encontrar o modelo com Z1 Extreme por $599 em promoções, aí não tem o que pensar.

Enfim, deixo comparativos pra ajudar na sua decisão:



(pule pra 4:34)
 
Eu tb nao compraria, a diferença de performance é muito grande! Se for pra pegar o Z1 comum, iria de Steamdeck sem nem pensar 2x!
 
IMG-20240109-124947809-MP.jpg%22 alt=%22IMG-20240109-124947809-MP

À venda, quem tiver interesse está lacrado, é um pacote com duas películas, melhor que estas genéricas do ML.
 
Há opções de Dock que ativam o modo turbo com o carregador que vem com o Ally. Dá uma olhada na postagem abaixo:


Quando uso o carregador dele na dock ele ativa os 30W, mas não ativa com o meu carregador Ugreen de 100W.

Então isso me faz crer que o problema é na compatibilidade com os carregadores, mesmo os de marcas famosas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como dá pra ver no comparativo que o colega postou, o problema é que a iGPU do Ryzen Z1 (Radeon 740M) só tem 4 CUs contra 12 CUs da 780M presente no Ryzen Z1 Extreme, fazendo o desempenho ser consideravelmente menor, principalmente quando plugado na tomada. Como antes custava apenas $100 a menos que a versão com o Z1 Extreme/780M, o modelo com a iGPU capada micou.

Mesmo por $399 eu não sei se compraria, visto que assim como um notebook, não tem upgrade por ser tudo soldado. Vai ser que nem quem comprou um Xbox Series S e logo se arrependeu de não ter comprado um Series X de uma vez, pra não se incomodar tão cedo. Além disso, eu li que dá pra encontrar o modelo com Z1 Extreme por $599 em promoções, aí não tem o que pensar.

Enfim, deixo comparativos pra ajudar na sua decisão:



(pule pra 4:34)


Esse esquema que a Asus fez realmente não dá pra entender.
Se ao menos o desempenho da bateria aumentasse muito, mas parece que nem isso.
 
Última edição:
Quando uso o carregador dele na dock ele ativa os 30W, mas não ativa com o meu carregador Ugreen de 100W.

Então isso me faz crer que o problema é na compatibilidade com os carregadores, mesmo os de marcas famosas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Esse esquema que a Asus fez realmente não dá pra entender.
Se ao menos o desempenho da bateria aumentasse muito, mas parece que nem isso.
Eu tenho esse do Ugreen tbm, é coisa do Ally ou windows, pq tem vezes que permite os 30w e outras não (ele fica como se não estivesse ligado na tomada).
Aqui eu nunca uso 30w, então não tenho muito problema
 
Eu tenho esse do Ugreen tbm, é coisa do Ally ou windows, pq tem vezes que permite os 30w e outras não (ele fica como se não estivesse ligado na tomada).
Aqui eu nunca uso 30w, então não tenho muito problema
Sim, também notei isso.
Na real, eu acho o esquema da Asus nessa parte meio confuso, inclusive com relação à configuração dos perfis de TDP. Ao menos eu me perco geral ali de várias formas: de configurar um esquema e ele não ficar disponível, até não entender a utilidade em ter 3 curvas diferentes para cada ventoinha. Kkkkkkkkkk

Também não entendi qual foi a da Asus ao lançar uma "dock" (na verdade tá mais pra um hub/carregador) oficial pro Ally que além de caríssima não é compatível com uma função importantíssima para um portátil: o VRR/Freesync. Quer dizer, em tese ela até poderia ser compatível mesmo sendo HDMI 2.0, porém os relatos são de que não funciona. Ou seja: o Ally tem VRR na sua tela nativa mas o usuário perde isso ao usar uma tela externa. Não tem sentido nenhum... Vejam o Steam Deck, por exemplo, que é um caso curioso. Ele nem tem VRR na sua tela nativa (embora a opção de sincronizar a taxa de FPS com os Hz da frequência da tela a partir dos 40FPS/hz meio que substitua isso), mas permite VRR por meio de sua Dock oficial (mesmo ela sendo HDMI 2.0). É uma abordagem completamente diferente, pois considera a importância dessa feature, principalmente no uso com telas externas. A posição da Asus quanto a isso não tem explicação pois já temos no mercado docks da JSAUX para o Rog Ally que prometem VRR e todas as funções gamers que o HDMI 2.1 permite.​
 
Quando uso o carregador dele na dock ele ativa os 30W, mas não ativa com o meu carregador Ugreen de 100W.

Então isso me faz crer que o problema é na compatibilidade com os carregadores, mesmo os de marcas famosas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Esse esquema que a Asus fez realmente não dá pra entender.
Se ao menos o desempenho da bateria aumentasse muito, mas parece que nem isso.
Acho que o preço do chip Ryzen Z1 não deve ser muito mais baixo que o do Z1 Extreme, aí não tem muito o que a Asus fazer. Acho completamente desnecessário o modelo básico, melhor só fabricar o modelo com APU mais potente e ganhar em economia de escala.
 
Para quem ainda não viu, o Starfield foi atualizado e agora conta com FRS3 + gerador de quadros.

Pelos meus testes aqui, usando uma configuração intermediária nos gráficos e resolução de 900p + TDP 25W, o jogo saiu dos 30 FPS para os 60 FPS.

Ajustando direitinho, acredito ser possível também usar um perfil de 18W para economizar bateria e ainda assim obter um ótimo desempenho.
 
Pelos meus testes aqui, usando uma configuração intermediária nos gráficos e resolução de 900p + TDP 25W, o jogo saiu dos 30 FPS para os 60 FPS

Zerei Starfield pelo ROG Ally antes dessa atualização, mas estou impressionado com o desempenho após o FSR3, muito bom mesmo. Que mais jogos recebam esse recurso 🙏
 
Há dias estou girando em volta do rabo pra decidir por um portátil, desde que seja PC/Windows, pois assino gamepass e detesto ficar preso apenas a uma plataforma (Steam Deck).

Viajo mês q vem pra Londres e lá o preço “tabelado” do Ally nas grandes varejistas tá em 549 libras, ou seja, já teve uma queda… pelo ebay consigo pegar seminovo open box lá por 400/450, mas daí não sei se vale a diferença de preço pela garantia.

O Legion Go me interessou a princípio, mas broxei total quando soube q não tem VRR…

Os chinas até cheguei a cogitar, mas se precisar de suporte qquer tô é ferrado, daí o barato sai caro.


Sobre o Ally, como estão os problemas? Resolveram o crônico com os cartões SD? Bateria sei q é o ponto fraco do Ally, mas como de todos os portáteis… tbm vi uma notícia de q a Asus pretende lançar nova versão dele ainda esse ano, o q me faz repensar se realmente vale a pena agora ou esperar. De toda forma, na pior das hipóteses eu o traria e revenderia, pois aqui o preço ainda está abusivo…
 
Resolveram o crônico com os cartões SD?

Há quem nunca teve problema e há quem teve e depois que mandou para a Asus o problema foi resolvido. Enfim, é uma questão não resolvida, caso opte pelo Ally considere ignorar o slot para cartão SD. Eu não sinto falta, pois instalo apenas o que estou jogando. Atualmente, estou jogando Persona 3 Reload (Game Pass), mas também tenho instalado o Resident Evil 2 Remake (Game Pass), Red Dead Redemption (Yuzu) e Super Mario Bros. Wonder (Yuzu). Acho que ainda tenho quase 300GB de espaço disponível no SSD.

tbm vi uma notícia de q a Asus pretende lançar nova versão dele ainda esse ano, o q me faz repensar se realmente vale a pena agora ou esperar.

Ainda não saiu um processador que justifique um upgrade para uma nova versão. Acho que uma nova leva de processadores da AMD deve ocorrer apenas em 2025. De qualquer modo, é um PC portátil, ou seja, diferente dos consoles, novas gerações de processadores não impedem que joguemos os novos lançamentos.

De toda forma, na pior das hipóteses eu o traria e revenderia, pois aqui o preço ainda está abusivo…

O preço da versão nacional é abusivo mesmo, mas já é possível achar importado em promoções por até 4k.

Enfim, eu comprei e não me arrependi. Jogo nativamente no Game Pass, muita facilidade para usar com jogos Steam e não Steam. Para ter uma noção do meu perfil de uso, abaixo a lista dos jogos que zerei no Ally:

1) Death Stranding
2) God of War
3) Sea of Stars
4) Starfield
5) Celeste
6) Judgment
7) The Expanse: A Telltale Series
8) Jusant
9) Alan Wake 2

Contudo, é preciso entender que é um PC, não um console. Saber tanto lidar com o Windows quanto adequar as configurações gráficas (considerando que o aparelho tem vídeo integrado ao processador) é essencial para uma boa experiência com o Ally (ou com qualquer pc portátil com Windows).
 
Sobre o Ally, como estão os problemas? Resolveram o crônico com os cartões SD? Bateria sei q é o ponto fraco do Ally, mas como de todos os portáteis… tbm vi uma notícia de q a Asus pretende lançar nova versão dele ainda esse ano, o q me faz repensar se realmente vale a pena agora ou esperar. De toda forma, na pior das hipóteses eu o traria e revenderia, pois aqui o preço ainda está abusivo…

Sobre o cartão SD é como já disseram aí: esquece.
A Asus não resolveu (e nem vai resolver) e, segundo dizem, mesmo quem acionou a garantia poderá ter problemas novamente.
Mas ainda assim o Rog Ally acaba sendo o meu preferido, principalmente pelo conjunto do hardware (tela 1080p/120hz com FreeSync, áudio Dolby Atmos fantástico, processador poderoso) e pela liberdade que a plataforma Windows permite (o que na minha opinião supera e muito os pontos negativos do sistema operacional).

O Steam Deck também é incrível e tem suas vantagens: bateria rende bem mais, ergonomia muito melhor, sistema muito mais simplificado (se parece mais com um console portátil do que com um pc portátil), e suporte do fabricante (e também da comunidade) diferenciado. No entanto, por ser um sistema Linux restrito à loja da Steam e ter um hardware mais fraco, ele acaba sendo mais indicado para quem já é um PC Gamer e quer utilizá-lo mais como um complemento, e não como uma solução completa. Ou seja, como extensão de um bom PC desktop o Steam Deck pode ser extremamente útil, até por facilitar o remote play (streaming do PC desktop para o Deck), o que elimina o gargalo do hardware do Deck.

Já o Legion Go eu não compraria por ser muito grande. Acho que acaba perdendo muito o conceito de portabilidade. Mas não ter VRR/Freesync também é uma falha grave.

Tem ainda o MSI Claw que está pra lançar e parece ser bom, mas se não me engano é baseado numa APU da Intel, que até onde sei nunca conseguiu bater de frente com AMD e Nvidia na área de processadores para gráficos. Mas... vai que nos portáteis a história seja diferente. Vamos ver...

No final é aquilo: se você for sempre aguardar o próximo lançamento você nunca vai comprar nada e vai ficar sem jogar, pq sempre estão lançando algo novo. Entendo a preocupação e concordo que pode ser frustrante, mas é como o mercado funciona, infelizmente.​
 
Há quem nunca teve problema e há quem teve e depois que mandou para a Asus o problema foi resolvido. Enfim, é uma questão não resolvida, caso opte pelo Ally considere ignorar o slot para cartão SD. Eu não sinto falta, pois instalo apenas o que estou jogando. Atualmente, estou jogando Persona 3 Reload (Game Pass), mas também tenho instalado o Resident Evil 2 Remake (Game Pass), Red Dead Redemption (Yuzu) e Super Mario Bros. Wonder (Yuzu). Acho que ainda tenho quase 300GB de espaço disponível no SSD.



Ainda não saiu um processador que justifique um upgrade para uma nova versão. Acho que uma nova leva de processadores da AMD deve ocorrer apenas em 2025. De qualquer modo, é um PC portátil, ou seja, diferente dos consoles, novas gerações de processadores não impedem que joguemos os novos lançamentos.



O preço da versão nacional é abusivo mesmo, mas já é possível achar importado em promoções por até 4k.

Enfim, eu comprei e não me arrependi. Jogo nativamente no Game Pass, muita facilidade para usar com jogos Steam e não Steam. Para ter uma noção do meu perfil de uso, abaixo a lista dos jogos que zerei no Ally:

1) Death Stranding
2) God of War
3) Sea of Stars
4) Starfield
5) Celeste
6) Judgment
7) The Expanse: A Telltale Series
8) Jusant
9) Alan Wake 2

Contudo, é preciso entender que é um PC, não um console. Saber tanto lidar com o Windows quanto adequar as configurações gráficas (considerando que o aparelho tem vídeo integrado ao processador) é essencial para uma boa experiência com o Ally (ou com qualquer pc portátil com Windows).


Sobre o cartão SD é como já disseram aí: esquece.
A Asus não resolveu (e nem vai resolver) e, segundo dizem, mesmo quem acionou a garantia poderá ter problemas novamente.
Mas ainda assim o Rog Ally acaba sendo o meu preferido, principalmente pelo conjunto do hardware (tela 1080p/120hz com FreeSync, áudio Dolby Atmos fantástico, processador poderoso) e pela liberdade que a plataforma Windows permite (o que na minha opinião supera e muito os pontos negativos do sistema operacional).

O Steam Deck também é incrível e tem suas vantagens: bateria rende bem mais, ergonomia muito melhor, sistema muito mais simplificado (se parece mais com um console portátil do que com um pc portátil), e suporte do fabricante (e também da comunidade) diferenciado. No entanto, por ser um sistema Linux restrito à loja da Steam e ter um hardware mais fraco, ele acaba sendo mais indicado para quem já é um PC Gamer e quer utilizá-lo mais como um complemento, e não como uma solução completa. Ou seja, como extensão de um bom PC desktop o Steam Deck pode ser extremamente útil, até por facilitar o remote play (streaming do PC desktop para o Deck), o que elimina o gargalo do hardware do Deck.

Já o Legion Go eu não compraria por ser muito grande. Acho que acaba perdendo muito o conceito de portabilidade. Mas não ter VRR/Freesync também é uma falha grave.

Tem ainda o MSI Claw que está pra lançar e parece ser bom, mas se não me engano é baseado numa APU da Intel, que até onde sei nunca conseguiu bater de frente com AMD e Nvidia na área de processadores para gráficos. Mas... vai que nos portáteis a história seja diferente. Vamos ver...

No final é aquilo: se você for sempre aguardar o próximo lançamento você nunca vai comprar nada e vai ficar sem jogar, pq sempre estão lançando algo novo. Entendo a preocupação e concordo que pode ser frustrante, mas é como o mercado funciona, infelizmente.​
Valeu, amigos, vou ver se descolo um na viagem então. Resta saber se vale pagar 100 libras a mais por ser novo ou pegar mesmo um open box ainda na garantia no eBay por 400/450 libras. Tem até alguns já com case e SSD instalado. De qquer forma não devo gastar mais do q 3 mil reais na conversão direta, o q já fica vantajoso frente ao preço daqui…


Aproveitando: vcs recomendam algum número de série específico pra pegar já um “revisado”?




Viram isso?





Será q bate de frente com o Ally?
 
Última edição:
Valeu, amigos, vou ver se descolo um na viagem então. Resta saber se vale pagar 100 libras a mais por ser novo ou pegar mesmo um open box ainda na garantia no eBay por 400/450 libras. Tem até alguns já com case e SSD instalado. De qquer forma não devo gastar mais do q 3 mil reais na conversão direta, o q já fica vantajoso frente ao preço daqui…


Aproveitando: vcs recomendam algum número de série específico pra pegar já um “revisado”?




Viram isso?





Será q bate de frente com o Ally?
Só veja qual versão do processador é esse que estão vendendo. Tem um Rog Ally de entrada que é mais fraquinho.

Esse da MSI vai ser intel - mais fraco -. Ninguém tá botando fé.
 
Claw pelos testes leva pau do Ally na iGPU, Intel Arc ainda está engatinhando nesse mercado.... Pode ser que melhore a performance com novos drivers mas é um pode ser meio arriscado pra apostar.

Dizem por aí que vc consegue acionar a Garantia do Ally mesmo comprando fora do Brasil, mas não consigo te dar total certeza.
 
Valeu, amigos, vou ver se descolo um na viagem então. Resta saber se vale pagar 100 libras a mais por ser novo ou pegar mesmo um open box ainda na garantia no eBay por 400/450 libras. Tem até alguns já com case e SSD instalado. De qquer forma não devo gastar mais do q 3 mil reais na conversão direta, o q já fica vantajoso frente ao preço daqui…


Aproveitando: vcs recomendam algum número de série específico pra pegar já um “revisado”?




Viram isso?





Será q bate de frente com o Ally?
Aproveita pra comprar um SSD por lá, aqui ou é muito caro ou pouco confiável
 

Artigo muito interessante explicando como funcionam as tecnologias da AMD para jogos, e as diferenças entre cada uma. FSR x RSR, e CAS x RIS. E ainda o HYPR-RX.

Segundo o texto, o FSR3 e o AFMF, que são os geradores de quadros, serão tratados em um artigo separado futuramente, o que indica que em breve devem chegar ao Rog Ally também!​
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo