[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 88 33.2%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.4%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.2%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    265
Asus soltou nova BIOS beta AGESA "FireRangePI" 1.1.7.0 com suporte ao Granite Ridge 😮

Enfim, parece que os Zen5 de fato devem aparecer na Computex 🤔
 
Asus soltou nova BIOS beta AGESA "FireRangePI" 1.1.7.0 com suporte ao Granite Ridge 😮

Enfim, parece que os Zen5 de fato devem aparecer na Computex 🤔
saiu somente para x670

mas tá bugado, se a iGPU for desativada, dá looping infinito. Tem que deixar em [auto] para carregar normalmente, isso é claro se você está usando uma placa gráfica dedicada. Já passou da compilação 2001 para 2003 e alguns continuam com problema, outros não.
Essas bios vão trazer o suporte às DDR5 256GB (é o total)
 
Pessoal, vejam se conseguem me ajudar com uma dúvida cruel!!

Estou em busca de uma placa mãe pro Ryzen 9 7900x3d e queria uma indicação sobre qual escolher.

Encontrei a ASRock PG Lighting X670e por 2400. Pretendo pegar uma por essa faixa de preço. Será uma boa escolha ou tem algo melhor na mesma faixa ?

Estou dando preferência pela quantidade de slot M2 e Pci5.0, serão utilizados futuramente.
 
Asus soltou nova BIOS beta AGESA "FireRangePI" 1.1.7.0 com suporte ao Granite Ridge 😮

Enfim, parece que os Zen5 de fato devem aparecer na Computex 🤔
Parece que vai ser um Pacotão de anuncios nessa Computex, desde Zen5 mobile e desktop até as GPUs Navi 4x(RDNA4)
 
Pessoal, vejam se conseguem me ajudar com uma dúvida cruel!!

Estou em busca de uma placa mãe pro Ryzen 9 7900x3d e queria uma indicação sobre qual escolher.

Encontrei a ASRock PG Lighting X670e por 2400. Pretendo pegar uma por essa faixa de preço. Será uma boa escolha ou tem algo melhor na mesma faixa ?

Estou dando preferência pela quantidade de slot M2 e Pci5.0, serão utilizados futuramente.

Tem também, nessa faixa de preço, a Placa-Mãe Asus TUF Gaming X670E-Plus. Na loja que explode, atualmente, tá por R$ 2.172,03.

E, COM SORTE*, a versão deste mesmo modelo da ASUS, com WIFI, na faixa de preço desejado!
 
Tem também, nessa faixa de preço, a Placa-Mãe Asus TUF Gaming X670E-Plus. Na loja que explode, atualmente, tá por R$ 2.172,03.

E, COM SORTE*, a versão deste mesmo modelo da ASUS, com WIFI, na faixa de preço desejado!

Pois é, tinha encontrado essa também, até realizei o pagamento e cancelaram. Entregue pela loja que explode e vendida pela Gigantec.

Olhei direto no site da Gigantec e nem tinha mais em estoque, provavelmente foi por isso que cancelaram.

Vou dar uma olhada nelas e acompanhar os preços, valeu!!
 
Galera, coisa estranha aqui, acho que é culpa de um jogo singular.

Como alguns sabem estou com 7800X3d e o cooler Thermalright Phantom Spirit 120SE e Curve Negativo 30 (all cores). Com essa config em Cyberpunk 2077 e nos jogos que testei, a temperatura está ótima, e uso limite de temperatura em 75, mas nem chegava perto, ficava em 62-63. Inclusive zerei o Phantom Liberty e nem liguei mais o MSI Afterburner nesse jogo.

Mas ai comecei a jogar o jogo Outcast a New Beginning (estou gostando do jogo), mas percebi engasgar um pouco, ai liguei o MSI Afterburner e para minha surpresa CPU em 75 graus. Resolvi subir o limite na BIOS para 80 e nesse jogo(e apenas nesse jogo), a temp foi para 80.

Eu resolvi deixando o limite em 75, e colocando o jogo no máximo com um limite de framerate. Fica em 75 graus, mas os travamentos leves foram embora. Pelos meus testes deve ser algo desse jogo. Estranho.

Fica a recomendação para sempre usar limite de temperatura, acho que se não colocasse limite era capaz de chegar a 89 graus.
 
Galera, coisa estranha aqui, acho que é culpa de um jogo singular.

Como alguns sabem estou com 7800X3d e o cooler Thermalright Phantom Spirit 120SE e Curve Negativo 30 (all cores). Com essa config em Cyberpunk 2077 e nos jogos que testei, a temperatura está ótima, e uso limite de temperatura em 75, mas nem chegava perto, ficava em 62-63. Inclusive zerei o Phantom Liberty e nem liguei mais o MSI Afterburner nesse jogo.

Mas ai comecei a jogar o jogo Outcast a New Beginning (estou gostando do jogo), mas percebi engasgar um pouco, ai liguei o MSI Afterburner e para minha surpresa CPU em 75 graus. Resolvi subir o limite na BIOS para 80 e nesse jogo(e apenas nesse jogo), a temp foi para 80.

Eu resolvi deixando o limite em 75, e colocando o jogo no máximo com um limite de framerate. Fica em 75 graus, mas os travamentos leves foram embora. Pelos meus testes deve ser algo desse jogo. Estranho.

Fica a recomendação para sempre usar limite de temperatura, acho que se não colocasse limite era capaz de chegar a 89 graus.
cada aplicação pode fazer uso de um set de instruções de modo mais "intenso" e isso pode resultar também em maior consumo e temperatura elevada. Alguns testes do Aida64 são bem pesados em um ritmo que aumenta demasiadamente a temperatura interna, como sabemos, o calor é uma função exponencial, então a dissipação precisaria ser igualmente exponencial, mas geralmente não é e ainda há limites na capacidade de se dissipar (área de contato, material dos objetos, pasta térmica, cooler com limite de dissipação até 250 watts e etc)

os Ryzen têm sensores que verificam se dá para subir mais o Clock quando há exigência, a temperatura limitada pelo usuário é um freio que pode ser ultrapassado até uns 10°C (ou até mais, depende de outras configurações internas) até se alcançar algo próximo do limite de funcionamento do silício. Com um WC de 360mm forte, cheguei a bater 115°C porque o sistema detectava que daria para subir mais o Clock. Já os Ryzen x3D, eles vêm limitados por padrão e não é tão preocupante assim porque o Clock tende a cair ao se alcançar esses limites.

Se um Ryzen x3D têm algum problema de temperatura com um game, um Intel também pode ter sob as mesmas condições, então pode ser até um bug do game.
 
cada aplicação pode fazer uso de um set de instruções de modo mais "intenso" e isso pode resultar também em maior consumo e temperatura elevada. Alguns testes do Aida64 são bem pesados em um ritmo que aumenta demasiadamente a temperatura interna, como sabemos, o calor é uma função exponencial, então a dissipação precisaria ser igualmente exponencial, mas geralmente não é e ainda há limites na capacidade de se dissipar (área de contato, material dos objetos, pasta térmica, cooler com limite de dissipação até 250 watts e etc)

os Ryzen têm sensores que verificam se dá para subir mais o Clock quando há exigência, a temperatura limitada pelo usuário é um freio que pode ser ultrapassado até uns 10°C (ou até mais, depende de outras configurações internas) até se alcançar algo próximo do limite de funcionamento do silício. Com um WC de 360mm forte, cheguei a bater 115°C porque o sistema detectava que daria para subir mais o Clock. Já os Ryzen x3D, eles vêm limitados por padrão e não é tão preocupante assim porque o Clock tende a cair ao se alcançar esses limites.

Se um Ryzen x3D têm algum problema de temperatura com um game, um Intel também pode ter sob as mesmas condições, então pode ser até um bug do game.
Eu to achando que é o jogo mesmo. Outros jogos tudo normal. Mas dá para jogar o jogo de boa, colocando limite de temperatura na Bios e limitando o framerate.
 
Eu to achando que é o jogo mesmo. Outros jogos tudo normal. Mas dá para jogar o jogo de boa, colocando limite de temperatura na Bios e limitando o framerate.
pode ser, o Ryzen 7000 tem dois pontos onde se configura a temperatura, um para a temperatura de throttle e o outro o TjMAX que é o ponto máximo de funcionamento do transístor, nos meus testes, deixar o TjMAX padrão não é boa ideia devido a velocidade que a temperatura sobe, ao menos comigo, estou deixando esse valor em 74°C

7950x não tem como mandar tudo o que pode em um Air Cooler grande
 
Eu to achando que é o jogo mesmo. Outros jogos tudo normal. Mas dá para jogar o jogo de boa, colocando limite de temperatura na Bios e limitando o framerate.

Aparentemente é do jogo mesmo, se você procurar "outcast a new beginning stuttering" no Google, vai te retornar dezenas de resultados, inclusive tem um video no Youtube mostrando possíveis soluções para os travamentos nesse jogo 🤔
 
Aparentemente é do jogo mesmo, se você procurar "outcast a new beginning stuttering" no Google, vai te retornar dezenas de resultados, inclusive tem um video no Youtube mostrando possíveis soluções para os travamentos nesse jogo 🤔
O jogo nem está travando, apenas subindo a temperatura muito. De vez em quando tem traversal stuttering, mas é bem raro, e é algo que em jogos na Unreal Engine 4 eu já espero. Apenas Gears é que não tem dos UE4 que joguei.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pode ser, o Ryzen 7000 tem dois pontos onde se configura a temperatura, um para a temperatura de throttle e o outro o TjMAX que é o ponto máximo de funcionamento do transístor, nos meus testes, deixar o TjMAX padrão não é boa ideia devido a velocidade que a temperatura sobe, ao menos comigo, estou deixando esse valor em 74°C

7950x não tem como mandar tudo o que pode em um Air Cooler grande
Eu deixei em 75.
 
AMD não é mais nossa amiga @dayllann ?


É só um rumor e a AMD já fez algo similar com o AM2/AM2+ e AM3/AM3+, mas se for confirmado, mostra que a longevidade do soquete AM4 foi realmente um outlier. As fabricantes de placa-mãe devem ter feito pressão pra isso não se repetir.
não faz sentido, porque estão lançando BIOS nova justamente agora e toda bugada, sinal de que vem hardware diferente dentro do x600, e no detalhe que tem apenas para x600 mais topo. Essa nova AGESA, o firmware base, está com algo novo porque a Asustek lançou em pouco tempo quatro versões e sequer conseguiram corrigir os problemas, até nos NVME está dando pau. A AGESA já pode estar com suporte aos novos Ponte Sul x700 que vão substituir os x600 atuais. Ao que tudo indica, na AMD, não testaram direito o funcionamento dessa AGESA com os Ryzen 7000 e, portanto, estão deixando na mão das integradoras a tarefa de corrigir tudo que for de bug.
Vai ser uma longa jornada...
Geralmente, quando há nova BIOS na área de testes, eles lançam poucas versões e a depender de quanta gente reporta problema, podem empacotar e colocar no site do suporte para upgrade. Já houve bons avanços na gestão elétrica das placas-mãe, muita gente está conseguindo atingir bom resultado nas memórias, falta a melhor gestão das DDR5 de 32GiB por módulo e esse novo AGESA foi anunciado para suportar 64GiB por módulo e, talvez, possamos ver o sistema com essas memórias chegar a Clocks mais altos sem tanto sofrimento.
Lançar uma nova leva de placas x700/B700 pode acontecer, mas as x600/B600 são boas e ajustáveis, seria um desperdício de mercado forçar uma mudança para o AM5+ incompatível, a menos que graves problemas tenham sido resolvidos apenas com uma mudança radical na plataforma. Isso aconteceu no AM3/AM3+ para DDR3 e os FX/Phenom I e II que, se não me engano, foi necessário um upgrade porque os processadores estavam matando essas AM3, daí veio o AM3+ (corrijam-me se estiver equivocado)
 
AMD não é mais nossa amiga @dayllann ?


É só um rumor e a AMD já fez algo similar com o AM2/AM2+ e AM3/AM3+, mas se for confirmado, mostra que a longevidade do soquete AM4 foi realmente um outlier. As fabricantes de placa-mãe devem ter feito pressão pra isso não se repetir.
Isso daí seria só pros zen 6, caso seja verdade.

Fora isso, se for que nem os AM3/AM3+, ambos os sockets seriam compatíveis entre si, então não vejo qual o problema.
 

CPU ES de desktop AMD Ryzen 9000 “Granite Ridge” com 8 núcleos Zen5 foi retratada​


AMD Ryzen 9000 “Granite Ridge” na foto​

A primeira amostra de engenharia.
rNt49qf.png

Um novo vazamento revelou uma amostra de engenharia de um próximo processador AMD, marcado com o código de produto (OPN) 100-000001290-11 . Este chip pertence à linha de desktops de última geração e é baseado na arquitetura Zen5 , fazendo parte da esperada série “ Granite Ridge ” para uso em desktops.

Esta amostra de engenharia mantém o mesmo design do Integrated Heat Spreader (IHS) visto nos atuais processadores Ryzen 7000 “Raphael”, que utilizam a microarquitetura Zen4. É importante notar que este processador ainda não tem um nome oficial de mercado, o que é comum para amostras iniciais de engenharia que ainda estão em desenvolvimento e ainda não posicionadas na linha futura. No entanto, seria razoável esperar que este processador fosse lançado como Ryzen 7 9800X ou Ryzen 7 9700X.

Segundo a fonte que compartilhou a fotografia, a amostra é uma versão de 8 núcleos e 16 threads. No entanto, espera-se que a CPU Granite Ridge com especificações completas ofereça até 16 núcleos e 32 threads.

Vf7JB2z.png



Vale acrescentar que este código OPN já foi visto. Um documento de remessa identificou o código como pertencente a um processador com 6 núcleos e TDP de 105W. Segundo HXL , outra fonte, que é uma plataforma de computação chamada einstein@home, indica que o OPN está vinculado a um processador com 16 threads. Mais importante ainda, este vazamento indica que o código OPN já está em circulação há algum tempo, pelo menos desde 2 de junho do ano anterior.

XGScPCn.png


PW6BsHv.jpeg


A AMD não forneceu confirmação sobre a data de lançamento da série Granite Ridge. Mesmo assim, espera-se que os primeiros produtos baseados na arquitetura Zen5 sejam lançados no mercado ainda este ano. Há uma crença comum de que a AMD apresentará oficialmente a nova série Ryzen durante a Computex no início de junho, semelhante à forma como a empresa apresentou a série Ryzen 7000 em 2022.

Fonte: VallahExperte , HXL
 
Isso daí seria só pros zen 6, caso seja verdade.

Fora isso, se for que nem os AM3/AM3+, ambos os sockets seriam compatíveis entre si, então não vejo qual o problema.

No passado eram compatíveis, a diferença era só mais power delivery e melhora na fixação do cooler, tem que ver o que muda agora no Am5+.

Até faz sentido, o povo já excede os 230w de pico do soquete AM5, principalmente em over, sendo que o nominal é 170w.

Se a próximas gerações vieram com +cores/threads ainda, vai ser necessário esse "extra juice" para dar conta.

E seria legal se o am5+ viesse mais baixo, pro IHS não precisar de ser da grossura de um "granito".
 
Aparentemente não há "AM5+":


There is no AM5+, AFAIK. This is a misunderstanding.


I've seen some articles mentioning a rumored "AM5+" socket based on the changelog of MCE. However, the "+" symbol there simply referred to "AM5 and newer/future" platforms, not an actual socket change by AMD.


I forgot about the old AM3+ when writing this. I will keep that in mind from now on to avoid the "+" symbol as a shortcut for AMD. 🙄 In fact, I had used the "AM5+" in the same manner back in September 2023 (https://github.com/platomav/MCExtractor/releases/tag/v1.92.1-r275). It does not mean anything.
 
O meu coloquei 80C, so tem um jogo que chega nisso (pubg)

O resto fica entre 60-70C

O meu fica no máximo em 65. Em geral 63 ou menos. Agora esse jogo (Outcast a new ...) passa de 75, fica em 75-76 sendo segurado pela config na bios. Estou convencido que tem algo estranho no jogo. Nada que impeça de jogar, pq 75 é tranquilo para jogar, e com framerate limit não tem problema de travamentos.
 

CPU AMD Ryzen 5 7600X Zen4 de 6 núcleos cai para US$ 179​


A AMD agora tem mais opções para jogadores com orçamento limitado.
PprHdfG.png

A AMD expandiu sua linha AM5 há dois meses com o lançamento do Ryzen 8000G, oferecendo mais opções para jogadores preocupados com o orçamento. Esta mudança ocorre mais de um ano após a introdução da plataforma AM5. No entanto, o momento se alinha bem com a disponibilidade de placas-mãe AM5 e memória DDR5 a preços mais acessíveis.

Como resultado desses lançamentos, espera-se que as CPUs AMD Ryzen 7000 sofram reduções de preço. Além disso, nos próximos meses, a AMD deverá revelar sua série Ryzen 9000, apresentando a arquitetura Zen5. Este lançamento provavelmente reduzirá ainda mais os preços da série Zen4.

Entre as primeiras CPUs a serem impactadas por esses ajustes de preços estão os modelos básicos, como a série Ryzen 5 7600 de 6 núcleos. O preço de US$ 179 é o preço mais baixo para este processador na Amazon desde que foi lançado, há 544 dias. A CPU foi lançada por US$ 299 em 22 de setembro de 2022.

AMD Ryzen 5 7600X (link de afiliado):​

RXUx5b4.png

Atualmente, o Ryzen 5 7600X custa US$ 179, marcando o preço mais baixo até agora para este processador. Surpreendentemente, isso torna a CPU US$ 20 mais barata do que a variante Ryzen 5 7600 não X, apesar de ter configurações de núcleo semelhantes, mas clocks mais baixos. É importante notar que a versão não-X foi recentemente vendida por US$ 189, vendida por um varejista diferente.

Além disso, o Ryzen 5 7600X está agora disponível pelo mesmo preço que o Ryzen 5 8500G, o Hawk Point APU com 2 núcleos Zen4 e 4 Zen4c. No entanto, para sistemas equipados com GPUs discretas, o 7600X oferece desempenho superior em jogos, tornando-o a escolha certa nesta faixa de preço.

dslrU3l.png
 
No passado eram compatíveis, a diferença era só mais power delivery e melhora na fixação do cooler, tem que ver o que muda agora no Am5+.

Até faz sentido, o povo já excede os 230w de pico do soquete AM5, principalmente em over, sendo que o nominal é 170w.

Se a próximas gerações vieram com +cores/threads ainda, vai ser necessário esse "extra juice" para dar conta.

E seria legal se o am5+ viesse mais baixo, pro IHS não precisar de ser da grossura de um "granito".
se não me engano, a maioria das AM5 atuais aguentam fácil um Ryzen 9 7950X, apenas modelos mais modestos A620 é que não seguram esse aí, sendo ideais para modelos de consumo menor. Overclock extremo não é problema nos AM5 x670 e em boa parte das B650 com algumas exceções. A questão é que tem gente que se arrisca no delid com Intel, mas poucos tentam com AMD para obter o máximo de desempenho impresso na propaganda, o risco é todo do usuário.
Aparentemente não há "AM5+":

é o que imagino, o AM5 já é bem robusto e devem ter se confundido. O que pode acontecer mesmo é do Zen5 sair em 4nm sendo que originalmente era para ser até 2nm (ou 3nm), daí podem lançar um Zen5+ em 3nm ou menos. No máximo, e obviamente, a Ponte Sul vai ser uma X700/B700 e suporte a BT e WiFi mais recentes.
O meu fica no máximo em 65. Em geral 63 ou menos. Agora esse jogo (Outcast a new ...) passa de 75, fica em 75-76 sendo segurado pela config na bios. Estou convencido que tem algo estranho no jogo. Nada que impeça de jogar, pq 75 é tranquilo para jogar, e com framerate limit não tem problema de travamentos.
os x3D já são pré-definidos para um consumo menor restando poucos ajustes a mais, eles não podem torrar tanto sob o risco de queimar mais fácil, devido o cache 3D adicional. São processadores bem mais seguros do que os outros nesse ponto e junto ao fato de que TODAS as versões de BIOS, mesmo as antigas, já foram corrigidas para evitar problemas sérios. Os demais Ryzen 7000X é interessante reajustar o TjMAX para 74°C manualmente e o Throttle para 80°C (que pega mais 15°C de margem)

CPU AMD Ryzen 5 7600X Zen4 de 6 núcleos cai para US$ 179​


A AMD agora tem mais opções para jogadores com orçamento limitado.
PprHdfG.png

A AMD expandiu sua linha AM5 há dois meses com o lançamento do Ryzen 8000G, oferecendo mais opções para jogadores preocupados com o orçamento. Esta mudança ocorre mais de um ano após a introdução da plataforma AM5. No entanto, o momento se alinha bem com a disponibilidade de placas-mãe AM5 e memória DDR5 a preços mais acessíveis.

Como resultado desses lançamentos, espera-se que as CPUs AMD Ryzen 7000 sofram reduções de preço. Além disso, nos próximos meses, a AMD deverá revelar sua série Ryzen 9000, apresentando a arquitetura Zen5. Este lançamento provavelmente reduzirá ainda mais os preços da série Zen4.

Entre as primeiras CPUs a serem impactadas por esses ajustes de preços estão os modelos básicos, como a série Ryzen 5 7600 de 6 núcleos. O preço de US$ 179 é o preço mais baixo para este processador na Amazon desde que foi lançado, há 544 dias. A CPU foi lançada por US$ 299 em 22 de setembro de 2022.

AMD Ryzen 5 7600X (link de afiliado):​

RXUx5b4.png

Atualmente, o Ryzen 5 7600X custa US$ 179, marcando o preço mais baixo até agora para este processador. Surpreendentemente, isso torna a CPU US$ 20 mais barata do que a variante Ryzen 5 7600 não X, apesar de ter configurações de núcleo semelhantes, mas clocks mais baixos. É importante notar que a versão não-X foi recentemente vendida por US$ 189, vendida por um varejista diferente.

Além disso, o Ryzen 5 7600X está agora disponível pelo mesmo preço que o Ryzen 5 8500G, o Hawk Point APU com 2 núcleos Zen4 e 4 Zen4c. No entanto, para sistemas equipados com GPUs discretas, o 7600X oferece desempenho superior em jogos, tornando-o a escolha certa nesta faixa de preço.

dslrU3l.png
AMD vai agora fazer isso, começa caro e vai baixando aos poucos. Zen4 vai continuar sendo vendido enquanto o Zen5 chega arrancando os dois rins e o fígado. Não espero bondades dessas empresas, mas tem gente que torce para um lado (quanta besteira)
 
se não me engano, a maioria das AM5 atuais aguentam fácil um Ryzen 9 7950X, apenas modelos mais modestos A620 é que não seguram esse aí, sendo ideais para modelos de consumo menor. Overclock extremo não é problema nos AM5 x670 e em boa parte das B650 com algumas exceções. A questão é que tem gente que se arrisca no delid com Intel, mas poucos tentam com AMD para obter o máximo de desempenho impresso na propaganda, o risco é todo do usuário.

É justamente no 7950X non-3D que o povo já tem power limit. O X3D tem limitações.

O socket tem um limite físico, mas os VRMs também delimitam limite, não é por causa do chipset. Tem B760 com VRM melhor que algumas X670.

é o que imagino, o AM5 já é bem robusto e devem ter se confundido. O que pode acontecer mesmo é do Zen5 sair em 4nm sendo que originalmente era para ser até 2nm (ou 3nm), daí podem lançar um Zen5+ em 3nm ou menos. No máximo, e obviamente, a Ponte Sul vai ser uma X700/B700 e suporte a BT e WiFi mais recentes.

Não conte com isso... as infos até agora mostram que o X870 vai ter 2x chipsets + 1x Asmedia pq a AMD não integrou USB4 nos chipsets ainda.
 
É justamente no 7950X non-3D que o povo já tem power limit. O X3D tem limitações.

O socket tem um limite físico, mas os VRMs também delimitam limite, não é por causa do chipset. Tem B760 com VRM melhor que algumas X670.
A maior limitação dos Ryzen é a dissipação, nessa faixa dos 200watts o calor gerado foge do controle, além disso, o sistema que gerencia a parte elétrica não é muito inteligente para gerenciar essas situações mais extremas de calor com softwares pesados, daí é o usuário que tem de configurar na mão

os VRMs das placas boas para AM5 são suficientes, ao menos para atingir boa parte da performance. Não fosse a limitação da dissipação...

Não conte com isso... as infos até agora mostram que o X870 vai ter 2x chipsets + 1x Asmedia pq a AMD não integrou USB4 nos chipsets ainda.
é, vai ser por aí
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo